sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Coluna do dia 10/02/12

Crédito da foto: Divulgação.

***PEÇA OS SETE GATINHOS***

***Com direção de Nelson Baskerville, a peça Os 7 Gatinhos conta a história de uma família inteira que se joga num objetivo insano: todos se sacrificam, da forma mais impura, para que a irmã mais nova Silene, case-se virgem num riquíssimo ritual. Para isso, as 4 irmãs mais velhas prostituem-se e guardam cada tostão para manter a irmã num colégio interno e fazer do casamento uma cerimônia inesquecível.

Com a notícia de que Silene fora expulsa do colégio por matar uma gata grávida e de que ela própria também engravidou todos os dogmas caem por terra e a família começa a apodrecer. Nelson Rodrigues, quando criou a fala “o mineiro só é solidário no câncer” , para Bonitinha, mas Ordinária, chegou a declarar que inspirou-se em Dostoievski, de Os irmãos Karamazov, na máxima: “se Deus não existe , tudo é permitido”. É o que acontece em cena.

Tudo passa a ser permitido. Quando não existe mais o divino, motivo para a existência, o inferno é o caminho mais provável. Traumas em estado de latência despertam. Suspeitas sobre abuso sexual do próprio pai com as filhas. Uma mulher, a Gorda, que tem, como único prazer, escrever palavrões no banheiro. E uma família que apesar de toda neurose contida, não consegue se desvencilhar de si própria.

Segundo Baskerville, “estamos passando como que por um retorno de padrões morais e religiosos rígidos. Onde a liberdade fica ameaçada por câmeras, igrejas a cada esquina e sacerdotes cada vez mais ensandecidos. E sabemos onde isso vai dar por que já passamos antes. Nelson Rodrigues diz que a liberdade é mais importante que o pão.

Aqui temos um universo à parte onde a religião, levada às ultimas consequências, emburrece o homem e tira dele o que melhor existe na vida. Seu livre arbítrio. Como na vida real.” Nelson Rodrigues inventou uma igreja, a Teofilista e a usou em duas de suas peças: A Falecida de 1953 e Os 7 gatinhos de 1958. Para essa igreja qualquer luxo é pecado, seus devotos recebem mensagens do além, o moralismo é exacerbado e no enterro seus seguidores entoam hinos. A encenação está sendo inspirada na obra de Bispo do Rosário pelo sincretismo proposto tanto por ele quanto por Nelson e sua igreja Teofilista. Um espaço meio igreja, meio terreiro e habitado por fantasmas.

Temporada: De 11/02 à 26/02 no Teatro de Arena Eugênio Kusnet em São Paulo.

Crédito da foto: Divulgação.

***Com os preparativos para o Carnaval cada vez mais próximos, destinos diferenciados são uma opção para aqueles que buscam cair na folia de um jeito inovador. O SPA Aqua Colore oferece pacotes para a folia de Momo que aliam emagrecimento, qualidade de vida, descanso e diversão num único local.

As opções de pacotes variam entre duas a sete noites e todos incluem atividades físicas diferenciadas orientadas por profissionais, como hidrofolia, karaokê, hidroginástica com temática carnavalesca, anima dance, entre outras. Refeições balanceadas criadas por nutricionistas e com assinatura do chef Daniel Lopes também estão inclusas nos pacotes. O spaziano pode incluir ainda massagens terapêuticas e estéticas.

As suítes oferecidas são todas construídas com base na cromoterapia, uma terapia que trabalha as cores como benefício à saúde e ao bem-estar. E para animar as noites de Carnaval, o SPA Aqua Colore realiza no dia 18 de fevereiro a Festa Folia com o DJ Ayvan e no dia 20 de fevereiro a Festa de Carnaval a fantasia. O hóspede poderá usufruir da programação diária do SPA e ainda aproveitar para cair na folia com qualidade de vida. O empreendimento está localizado em Joinville, SC, região de clima temperado e com tempo bom para a prática de atividades ao ar livre na maior parte do ano.

A diretora do SPA, Odete Bogo, ressalta que a proposta é “dar um empurrãozinho para sair da rotina acelerada e prestar atenção aos cuidados que o próprio corpo requer, vislumbrando uma vida longa e saudável”. O Aqua Colore é considerado um SPA de destino pela Associação Brasileira de Clínicas e SPAS, ou seja, um estabelecimento com estrutura de hospedagem e alimentação que apresenta foco integral na promoção do bem-estar e qualidade de vida. Por isso, a proposta para os spazianos é recuperar bons hábitos alimentares por meio da nutrição funcional, participando de uma programação de atividades físicas que seguem a linha do treinamento funcional e da massoterapia – tudo sem medicamentos.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****No próximo dia 11 de fevereiro a The One Harley-Davidson promove o The One H-D Weekend. O destino do “bate e volta” deste final de semana será Irati, no Paraná.

*****O CQV- Centro de Qualidade de Vida, da Clinipam, promove no dia 16 de fevereiro a palestra “Como conviver com a fibromialgia”, com a reumatologista Dra. Débora Marinello. A palestra acontece às 10h30 e tem duração de uma hora. A palestra falará, entre outros temas, sobre formas de educação para a saúde, importância da atividade física e o que o paciente pode fazer para melhorar a dor e a qualidade do sono A palestra é gratuita e é aberta para não conveniados da Clinipam. É necessário, apenas, realizar a inscrição antecipada pois as vagas são limitadas.

*****A mistura de samba com rock é: samba. No Camarote da Brahma não é diferente e representantes de todas as tribos se unem para conferir shows e desfiles. Martnália, Pitty, Toni Garrido, Arlindo Cruz, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Jorge Bem, Leo Jayme, Rogério Flausino e Tico Santa Cruz estão confirmados na temporada de festa.

*****Quatro clientes da Inove Branding + Design, uma empresa do Grupo Inove, com mais de 25 anos de expertise no mercado de design, estarão na 13ª Abimad com novas linhas assinadas pela marca. Di Frizon, Dall Móveis, MDesign (Mannes) e Germania, estarão com seus produtos em estandes próprios, destacando as novidades para o mercado.

*****Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o Audi A1 de perto, a Audi Center Curitiba montou, no Shopping Crystal, um estande para demonstra-lo. O A1 possui o sistema TFSI, que injeta o combustível em doses precisas na câmara de combustão, com o sistema de alimentação por turbocharger. O motor é 1.4T de 122 cv, que acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, mantendo um consumo combinado de 18,8 km/l e emissão de CO2 de 122 g/km rodado.

*****No domingo, dia 12 de fevereiro, será aberto ao público o Museu do Holocausto, primeiro do gênero no Brasil. A partir dessa data, as visitas poderão ser feitas individualmente ou em grupos, em dias e horários previamente agendados pelo site www.museudoholocausto.org.br ou pelos telefones (41) 3093-7462/ 3093-7461.

*****Na próxima terça-feira, 14, a galeria Ponto de Fuga iniciará a exposição “Sexta feira cidade velha”, do fotógrafo José Fernão Bastos Paim. Na sua segunda exposição na cidade de Curitiba, Paim apresenta imagens inéditas e tem como tema central a cultura da cidade de Salvador, onde o profissional reside e trabalha atualmente.


*****A ação “Grey House e Todeschini decoram a minha casa” acaba de premiar a arquiteta Keyla Kinder que participou da promoção pelo Facebook e teve a frase mais curtida da rede. A profissional ganhou uma peça de iluminação da Grey House e uma peça de mobiliário da Todeschini. A frase que rendeu o prêmio a arquiteta foi “A Todeschini e a Grey House devem decorar a minha casa, pois passei o ano todo decorando a casa dos outros. Agora quero férias e quero minha casa linda também”.

***FESTIVAL DE CURITIBA 2012***

Crédito da foto: Divulgação.

***Ao lado do diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, no Teatro Paiol, estavam a jornalista Lúcia Camargo, representando a curadoria da Mostra e os diretores Chico Pelúcio, do Grupo Galpão e João Fonseca, da companhia carioca Fodidos Privilegiados. O Galpão participa estreando novo espetáculo na Mostra e assinando uma das curadorias do Fringe. Participarm também os atores Sérgio Marone e Juliana Baroni, ambos da peça “Escravas do Amor”, que tem direção de Fonseca e celebra os 100 anos de nascimento de Nelson Rodrigues.

***De 27 de março a 08 de abril de 2012, o Festival de Teatro de Curitiba muda novamente o ritmo da capital paranaense, como sempre acontece desde sua estreia, em 1992. Serão 13 dias em que a cidade se transformará em um imenso palco e receberá artistas, jornalistas, produtores e plateias de todos os cantos, abrindo o calendário das artes cênicas brasileiras. Será a 21.ª edição, marcando a maioridade plena deste que é um dos principais festivais de teatro do Brasil.


Há mais de quatro anos, ele é o carro chefe de uma grande reunião de manifestações culturais, ao lado de outros eventos já consagrados como Risorama, Gastronomix e Guritiba, abrigados sob o grande guarda-chuva do Festival de Curitiba, espaço que mantém o pé firme no teatro, mas reúne também outras manifestações culturais. Assim, música, gastronomia, shows de humor, mágica, dança, improviso, cinema e debates se juntaram às linguagens teatrais na imensa vitrine de talentos que o evento se transformou.

Um dos poucos eventos culturais com mais de 20 anos ininterruptos do Brasil, o Festival de Curitiba tem opções para todos os gostos e idades. Uma longevidade que se deve, também, ao cuidado da produção em estar atenta às mudanças do meio artístico. “Entendemos que nossa matéria prima são pessoas e que essas pessoas têm anseios, vontades, expectativas. Lidamos com elencos, patrocinadores, imprensa e público e o respeito às pessoas que participam do evento e orbitam o Festival é uma meta constante”, diz Leandro Knopfholz, criador e diretor geral do evento.

Abertura e Mostra - A peça espanhola “Los Pájaros Muertos” abrirá oficialmente a programação do 21o. Festival de Teatro de Curitiba, com apresentação gratuita aberta ao público no Largo da Ordem. Neste ano, a Mostra terá 29 espetáculos, de seis Estados brasileiros (SP, PR, RJ, MG, PE e BA) e dois internacionais (Espanha e Inglaterra). Desse total, oito são estreias nacionais. Entre as estreias da Mostra estão as duas peças da companhia carioca Os Fodidos Privilegiados - “O Casamento” e “Escravas do Amor” -, ambas de Nelson Rodrigues, cujo centenário de nascimento será celebrado durante o Festival de Teatro de Curitiba.

O Grupo Galpão também vai estrear no Festival o espetáculo “Eclipse”, baseado na obra de Anton Tchékov. O núcleo paulista da Cia de Ópera Seca estréia a peça “Licht + Licht”, com direção de Caetano Vilela. Completam a lista de estreias “A Peça do Casamento”, com direção de Pedro Brício; "De Verdade", dirigida por Márcio Abreu, da Companhia Brasileira; "Ah, A Humanidade! e outras exclamações", da Pausa Companhia; e "Caravana - Memórias de um picadeiro", do Circo Roda, com direção de Chico Pelúcio.

A programação completa inclui, ainda, os seguintes espetáculos:

***Wil Previsto e Nos Outros, de Lara Pinheiro.

***Judy Garland - O Fim do Arco-Íris, de Möeller & Botelho.

***Gargólios, de Gerald Thomas·

***Hécuba, de Gabriel Vilela.

***Namíbia, Não!, de Lázaro Ramos·

***Nem Um Dia Se Passa Sem Notícias Suas, de Gilberto Gawronski.

***Palácio do Fim, de José Wilker·

***O Libertino, de Jô Soares·

***Obituário Ideal, de Thiare Maia e Rodrigo Nogueira·

***Luis Antônio - Gabriela, de Nelson Baskerville·

***Equus, de Alexandre Reineke·

***Essa Febre Que Não Passa, de André Brasileiro e Marcondes Lima·

***Fausto ComPacto, de Marcos Azevedo·

***Rosa, de Ana Paz·

***Estamira Beira Mundo; de Beatriz Sayad·

***Aquilo Que Meu Olhar Guardou Para Você, do Grupo Magiluth e Luiz Fernando Marques.

***Idiota, de Cibele Forjaz.

***O Jardim, de Leonardo Moreira.

A curadoria da Mostra, formada pelos jornalistas Celso Curi, Thania Brandão e Lúcia Camargo, manteve a proposta do Festival de apresentar um conjunto de espetáculos que represente democraticamente a cena teatral brasileira e internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário