quarta-feira, 3 de abril de 2019

Coluna do dia 03/04/19

***Espaço de convivência no Festival de Curitiba é uma homenagem à Bibi Ferreira***


Crédito das fotos: Daniel Sorrentino.

***Uma das mais respeitadas atrizes, cantoras e compositoras brasileiras, Bibi Ferreira acaba de receber uma justa homenagem do Festival de Curitiba – o maior evento de artes cênicas do Brasil. Um espaço de convivência que receberá os artistas, produtores, diretores, jornalistas, autoridades e os executivos das empresas que apoiam o evento, foi inspirado na carreira da também diretora e leva o nome “Espaço Bibi Ferreira”. O projeto foi um desafio para os designers Gustavo Fraga, Jordana Fraga e para a arquiteta Manuella de Fraga, irmãos e sócios-proprietários da 4F Interiores.


“Recebemos o desafio da assessoria de imprensa do Festival de Curitiba e aceitamos na hora pelo que Bibi Ferreira representa para a arte brasileira, pelo desafio e pela importância do evento para a nossa cidade e, principalmente, para o teatro nacional”, explicam os profissionais. O ambiente foi criado no Hotel Mabu Curitiba Business, localizado nos arredores do principal centro cultural da cidade, o complexo Teatro Guaíra.


Com 60 m², o espaço estava desocupado e mantinha as características originais do projeto. Em apenas 10 dias, o trio de especialistas elaborou o conceito, dentro das necessidades do Festival de Curitiba, repaginou a estrutura e criou um projeto de design de interiores com uma ampla pesquisa das características, estilo de vida, shows e biografia de Bibi Ferreira. “Uma das cores de destaque que utilizamos no espaço é do vestido que ela usou no show da sua última turnê em Curitiba, por exemplo”, explica o designer Gustavo Fraga. O Azul Veleiro destacado no espaço é uma das cores das Tintas Suvinil, bem como o Bege Cortiça.


Todos os materiais de construção foram cedidos pelo Balarotti Materiais de Construção. Na escolha dos móveis, os profissionais seguiram uma linha mais clássica, característica da própria homenageada. “No nosso levantamento de informações para o processo criativo soubemos que Bibi Ferreira não comprava móveis, gostava de reutilizá-los, ganhando muitas peças, sendo a maioria com design clássico”, explica a arquiteta Manuella de Fraga. Todos os móveis e os tapetes escolhidos para o espaço são da Black Home Design, como a poltrona Luisiana, em couro marrom, exclusiva da marca.


Os lustres pendentes e materiais de iluminação utilizados pela 4F Interiores no projeto são da marca curitibana Luna Luce. A suíte foi dividida em três áreas, a Sala Bibi Ferreira, que conta com um lounge para reuniões, networking e interação entre os artistas; a Sala Festival de Curitiba, feita para a realização de cafés com a imprensa e confraternizações; e a Sala de Entrevistas, onde os principais veículos de comunicação da área cultural e de entretenimento do país fazem suas entrevistas exclusivas.

A ambientação conta com obras do artista Mayrus Michel, que transformou imagens de Bibi Ferreira com recursos da pop art. Todos os quadros e molduras utilizados nas fotos cedidas pela família da homenageada e pelo fotógrafo Kraw Penas, que registrou o último show dela em Curitiba, são da Moldura Minuto. O espaço também recebeu a ornamentação de vasos, plantas e flores, produzidos pela Flora Sans Jardins. “Como a suíte presidencial do Hotel Mabu Curitiba Business dispõe de um amplo banheiro, nós contamos com a ajuda da Vidraçaria Irmãos Bosa para a produção de um grande espelho.

Os produtos em embalagens clássicas da Mels Brushes deram um toque charmoso ao ambiente”, explica Jordana Fraga, acrescentando que acessórios foram cedidos pela Docol Metais. Toda a obra foi conduzida pelo profissional Nestor Chicora, com a colaboração de Ewerton Martins na condução do projeto. O Espaço Bibi Ferreira está disponível para os artistas, diretores e produtores do Festival de Curitiba, bem como para a imprensa especializada, durante o período de 26 de março até 7 de abril, no 10º andar do Hotel Mabu Curitiba Business. Acompanhe as informações sobre o Festival de Curitiba pelo site www.festivaldecuritiba.

***Grife Jorge Bischoff brilha no palco do Miss Brasil Be Emotion 2019***


Crédito da foto: Divulgação.

***A exuberância da Jorge Bischoff também desfilou na passarela do Miss Brasil Be Emotion 2019, que aconteceu em março, no palco do São Paulo Expo, em São Paulo (SP). Pelo terceiro ano seguido, duas criações exclusivas da grife compuseram as produções das 27 candidatas, em uma atmosfera extremamente clássica e elegante.


Criados especialmente para o concurso, o Scarpin de salto altíssimo destacou a sofisticação da peça, em camurça de cabra no tom rosê light, associada ao design que valoriza a silhueta do pé. Já a Sandália Slim, tradicional criação da grife para os concursos de beleza, foi desenvolvida na cor nude com o toque de brilho do verniz.

O detalhe da ankle strap (pulseira no tornozelo) e as tiras finíssimas agregam ares de muita sensualidade ao modelo. Os sapatos ainda levaram personalização na palmilha: “Jorge Bischoff para a Miss Brasil 2019”. A eleita foi a Miss Minas Gerais, Júlia Horta. A jornalista, apresentadora, blogueira e influenciadora digital tem 24 anos e vai representar o País no Miss Universo.

***Vivavinho chega a Curitiba - Loja conceitual de vinhos inaugura a primeira deste segmento dentro de um hotel, o Pestana Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A marca conceitual abre sua primeira loja de vinhos na capital paranaense. E não é uma loja comum, a começar pelo local escolhido, o Hotel Pestana Curitiba. Será a primeira deste segmento localizada dentro de um hotel, bem no lobby de entrada, ou seja, todos que chegarem ao Pestana vão passar pela Vivavinho. Com um design futurista, onde os vinhos ficam à mostra como se estivessem em árvores inspiradas em araucárias, a Vivavinho traz um novo conceito também na apresentação dos seus rótulos, pois ao contrário da maioria das adegas, eles não vão ficar organizados por países ou regiões.


“Na Vivavinho eles são separados por estilos, cada um representado por uma cor. Os estilos reúnem intensidade e harmonizações. Assim fica mais simples escolher o sabor que deseja experimentar ou a melhor combinação para um prato especial”, explica o proprietário da marca, o empresário Renzo Valadares. Segundo Renzo, pesquisas realizadas com o público brasileiro apontaram que a maior dificuldade para se tornar um consumidor frequente de vinho, está na complexidade de escolhê-los e diferenciá-los corretamente. “Por isso mudamos a forma, referenciando o paladar, para facilitar essa busca aos nossos clientes”, acrescenta.

A essência da marca Vivavinho está baseada em oferecer aos clientes um ambiente convidativo e amigável, em prezar por produtos e serviços de qualidade e com preço justo, em manter uma marca leve, positiva, para que seus clientes possam reverenciar bons momentos de alegria e satisfação, fazendo com que entendam o vinho de forma fácil, ressaltando as sensações que o produto evoca, tanto físicas quanto emocionais e assim promover o acesso a novos apreciadores de vinho, como uma marca única, vanguardista.

O empresário ressalta os pilares da Vivavinho. “Colecionar experiências, compartilhar conhecimentos e quebrar paradigmas são os pilares que dão a base ao nosso trabalho”, finaliza Renzo. A loja já está em funcionamento. E para os apreciadores de vinho vale a pena dar uma passada para conferir. Durante todo o mês de inauguração a loja irá promover degustações todos os fins de tarde. O horário de funcionamento será de segunda à sexta-feira das 10h às 22h. Para conhecer mais sobre a Vivavinho acesse o site www.vivavinho.com.br.

***Abimóvel EeApex-Brasil levam, por meio do Projeto Brazilian Furniture, o melhor do Design Brasileiro Contemporâneo ao Salone Del Mobile.Milano***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Mais uma vez, o Brasil e o talento da indústria de móveis brasileira estão presentes na Milan Design Week, expondo nos concorridos pavilhões de Design do Salone del Mobile.Milano, realizado entre 9 e 14 de abril em Milão, na Itália. A exposição das marcas brasileiras no Salão do Móvel é promovida pela Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e pela Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, por meio do Projeto Brazilian Furniture. Este é o ano com o maior número de empresas brasileiras no Salone del Mobile. Sete indústrias de móveis do Brasil estão participando como expositoras, com peças de design assinado e autoral, que são expoentes do melhor do design e da produção contemporânea do país.


“Estamos muito orgulhosos por termos sido selecionados pela exigente curadoria do Salone, e por estarmos aptos a trazer a Milão a cada ano um número maior de expositores”, afirma a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri. Nesta edição, participam três empresas a mais que em 2018, ano em que a Abimóvel e a Apex-Brasil, por meio do Projeto Brazilian Furniture, demarcaram a participação brasileira na respeitada feira italiana. Os expositores de 2019 no Salone del Mobile.Milano são: Uultis/Herval, Salvatore, Ornare, Lovato, Lazz Interni, Essenza e Cristais São Marcos. Uultis e Lazz Interni já participam pelo segundo ano consecutivo.


“Este é o momento do design brasileiro no mundo. O Brasil está sendo reconhecido como um forte polo criativo. E também é considerado uma inspiração para os centros tradicionais do design”, diz a presidente da Abimóvel, Maristela Longhi. Negócios, tecnologia e design são chaves para a competitividade da indústria brasileira, com uma criação original, contemporânea e universal, com o diferencial dos materiais aliado a uma estética particular, brasileira e global ao mesmo tempo. “Trata-se de um móvel de linguagem atual e internacional, que também traz no seu DNA a envolvente singularidade da talentosa geração contemporânea de designers e arquitetos brasileiros”, considera Paulo Roberto Silva, gerente de Estratégia de Negócios na Apex-BrasilL.

Além da presença como expositoras no Salone del Mobile.Milano, a Abimóvel e a Apex-Brasil também estão levando, por meio do Projeto Brazilian Furniture, marcas brasileiras para expor no Fuorisalone, na mostra Be Brasil, no Museo dela Permanente, na Via Turati, no distrito de Brera. As empresas brasileiras do Projeto Brazilian Furniture na Be Brasil são: Boulle, Butzke, Cristais São Marcos e Lovato. Marcas Brasileiras - Abimóvel e Apex-Brasil Projeto Brazilian Furniture - Salone Del Mobile.Milano 9-14 Abril | Rho - www.salonemilano.it.

Cristais São Marcos: Hall 08 – Estande F37 Essenza: Hall 08 – Estande F40 Lazz Interni (Lazzari): Hall 18 – Estandes D08/C07 Lovato: Hall 18 – Estandes D08/C07 Ornare: Hall 18 – Estandes D08/C07 Salvatore: Hall 18 – Estandes D08/C07 Uultis/Herval: Hall 14 – Estande F44. Mostra be Brasil - Museo Della Permanente 9-14 Abril | Via Turati, 20121 Boulle Butzke Cristais São Marcos Lovato.

***BB divulga resultado do Edital de Cessão de Espaço dos CCBBs***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Banco do Brasil divulgou o resultado do Edital de Seleção Pública de Projetos Culturais, modalidade Cessão de Espaço, com os projetos que poderão compor a programação dos Centros Culturais no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte em 2019 e 2020. Ao todo, foram selecionados 71 projetos, dentre os 534 inscritos, para as áreas de Artes Cênicas, Cinema, Exposições, Ideias e Música. Para consultá-los, basta acessar o site: www.bb.com.br/cessaoespacoccbb.

Na modalidade Cessão de Espaço, as propostas selecionadas não recebem patrocínio financeiro do Banco do Brasil e devem possuir os recursos necessários para sua realização. Em outubro de 2018, o Banco do Brasil divulgou o resultado do Edital de Patrocínio 2019-2020 dos CCBBs, com a pré-seleção de 451 propostas, sendo 112 para realização e 339 para composição do banco de projetos.

Os projetos selecionados para a programação dos Centros Culturais foram avaliados pelas equipes técnicas de cada CCBB. A iniciativa permite garantir uma programação de qualidade para o próximo biênio, consolidando os CCBBs como centros de referência em arte e cultura no país, fortalecendo a imagem do Banco do Brasil como instituição que valoriza e investe no acesso e na formação cultural dos cidadãos brasileiros.

“Disponibilizar os espaços dos CCBBs, via Edital de Seleção Pública, reforça o compromisso do Banco em manter uma relação transparente com a sociedade, fomentar e democratizar o acesso à arte e à cultura”, afirma Karen Machado, gerente executiva da diretoria de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil. Somente em 2018, os Centros Culturais receberam mais de 4,36 milhões de visitantes. Banco do Brasil. 30 anos investindo em cultura. #CCBB30anos.

***Pitlak recebe prêmio da Câmara Municipal de Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Na última quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Curitiba prestou homenagem, com a entrega dos prêmios Consagração Pública, marcando os 326 anos da capital Paranaense. Entre as empresas homenageadas estava a Pitlak - Bakery Solutions, que há 15 anos vem constantemente inovando em tecnologia e em novos produtos para o mercado de panificação, confeitaria e salgados.

O prêmio Consagração Pública é destinado a pessoas jurídicas que se destacaram no exercício de suas atividades em questões importantes para Curitiba, como produtividade, tecnologia, preocupação com o meio ambiente e participação na solução de problemas sociais e comunitários.


Para o diretor-presidente da Pitlak - Bakery Solutions, Marcio Pitlak, ser homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba reitera todo o esforço e dedicação que a indústria vem desenvolvendo desde sua inauguração. “É o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e principalmente um prêmio extensivo a cada um dos nossos colaboradores, que firmemente se dedicam na gestão e criação de produtos deliciosos, para sermos reconhecidos como a solução da padaria dos nossos clientes”, enaltece.

A Pitlak - Bakery Solutions vem investindo substancialmente no lançamento de novos produtos, na inovação do parque fabril e em treinamento e desenvolvimento da equipe. Neste primeiro trimestre a indústria apresentou ao varejo novidades na linha de sobremesas, com os lançamentos do Brownie 180g e do Brigadeiro e Beijinho 100g, todos prontos para exposição no PDV.

***Luciana reivindica a construção do trevo de acesso à UFFS em Realeza***


Crédito da foto: Divulgação.

***Durante o encontro desta terça-feira (2), entre a bancada do Sudoeste e o chefe da Casa Civil do governo do estado, Guto Silva, para tratar da situação da rodovia PR 280, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT-PR) aproveitou a oportunidade para comunicar também seu envio de expediente ao governador, reivindicando a construção de um trevo na PR 182, na altura do quilômetro 466, para acesso ao Campus Realeza da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS).

A reivindicação da deputada é fruto de um pedido feito pela direção do Campus, em função dos riscos constantes que o trânsito intenso e pesado na região representa tanto para a comunidade acadêmica, composta por mais de 1.300 pessoas, quanto para a circulação das pessoas que residem, trabalham no entorno ou se utilizam dessa importante via de ligação do estado com a região fronteiriça do Sudoeste do Paraná.

Recuperação da PR 280 - No encontro com o chefe da Casa Civil, os deputados do Sudoeste discutiram soluções para os problemas na rodovia PR-280, onde ocorrem graves e constantes acidentes na região. Na próxima semana, deverá acontecer uma nova rodada de discussões, dessa vez entre os parlamentares, Guto Silva e o governador Ratinho Júnior. Na sequência, a ideia é reunir as entidades que encampam a luta por melhorias nas rodovias do Sudoeste para avaliar as alternativas encontradas e apontar os caminhos.

“Além de uma restauração rápida das estradas, nossa região demanda urgentemente a construção de terceiras faixas e de acostamentos a fim de garantir mais segurança”, afirma Luciana. A deputada lembra que o Sudoeste é uma das regiões que registra grande número acidentes no estado e que não se pode desconsiderar a relação direta desse fator com a má conservação das rodovias. “É importante que o governo do estado priorize e agilize, com recursos próprios, as soluções para a PR-280 e as demais estradas do Sudoeste”, concluiu.

***Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta com maestro inglês da Filarmônica de Goiás***


Crédito das fotos: Divulgação.

***No próximo domingo, dia 14/04, às 10h30, no Guairão, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta o concerto No Estilo da Escandinávia, com regência do maestro convidado Neil Thomson, da Orquestra Filarmônica de Goiás. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e estão disponíveis na bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo Disk Ingressos. Neil Thomson é inglês e, desde 2014, é o regente principal da OFG. Ele ajudou a orquestra a crescer e a se tornar uma das principais referências em música orquestral no Brasil.

Já regeu como convidado grandes orquestras como a London Symphony Orchestra (LSO) e a Orquestra Sinfônica da BBC. Para seu concerto com a OSP, o maestro Thomson traz um repertório com músicas três compositores do norte da Europa: Ralph Vaughan Williams, Jean Sibelius e Carl Nielsen. As três obras que serão apresentadas têm em comum elementos da música folclórica de seus países de origem e da música escandinava.


Bastidores da composição - Mais do que parte da longa lista das grandes obras sinfônicas, as três peças que serão apresentadas no concerto de 14/04 trazem histórias curiosas por trás de suas composições e falam muito sobre a personalidade de cada um dos compositores. A primeira música do programa, Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis, de Vaughan Williams, surgiu por acaso. Enquanto estudava músicas religiosas do século XVIII, o compositor encontrou uma série de obras esquecidas escritas por um antepassado, Thomas Thallis.

Empolgado com a descoberta de uma peça importante na história de sua família, Williams revisitou as obras e compôs sua própria interpretação sobre elas. Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis é uma verdadeira cápsula do tempo, escrita por duas pessoas separadas por quase dois séculos de história. A segunda música é En Saga, do compositor finlandês Jean Sibelius. Sibelius ficou famoso por seu estilo nacionalista, passando a ser patrocinado pelo governo da Finlândia até o fim da vida.

Quanto escreveu En Saga, porém, Sibelius ainda era muito jovem e estava em dúvida se iria seguir sua carreira com a composição para óperas ou para orquestra sinfônica. Com o sucesso de En Saga, música inspirada por memórias de seus tempos de infância, a trajetória do compositor na música sinfônica ficou definida. A última peça do programa é a segunda sinfonia de Carl Nielsen, também conhecida como “Os Quatro Temperamentos”.

Inspirada em uma série de gravuras descrevendo os temperamentos humanos da psicologia antiga (colérico, fleumático, melancólico e sanguíneo), o compositor dinamarquês escreveu cada um dos movimentos da sinfonia pensando nas características de cada temperamento. O movimento colérico é dissonante e acelerado, o movimento fleumático vem em forma de valsa, o movimento melancólico lembra as lentas sinfonias clássicas e o movimento sanguíneo encerra a obra com notas bem marcadas, em tom alegre.

Serviço: No Estilo da Escandinávia Domingo, 14 de abril de 2019, 10h30 Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

***Roberta Sá lança "Ela Diz Que Me Ama"***


Crédito da foto: Alice Venturi.

***Tudo começou nos almoços de domingo promovidos pelo saudoso jornalista Jorge Bastos Moreno, em 2016. Nesse ambiente inspirador, Roberta Sá e Gilberto Gil se aproximaram e veio a ideia de gravar um álbum reunindo apenas canções de Gil. A partir das duas primeiras canções que Gil compôs para Roberta, "Giro" (Gilberto Gil) e "Afogamento" (Gil/Jorge Bastos Moreno), o projeto foi se transformando em um álbum só de novas canções — 11 no total. Com o título de "Giro", o registro chega no final de abril e é uma parceria da Rosa Produções, de Roberta Sá, com a gravadora Deck.

Antes do disco completo, chega hoje às plataformas digitais o single "Ela Diz Que Me Ama". A canção é uma parceria de Gilberto Gil com Jorge Ben Jor, composta a pedido de Roberta. "Estávamos os três juntos e eu falei pro Jorge que um dia ainda gravaria uma música dele. Jorge me respondeu: "por que não agora?" Expliquei que estava fazendo um disco só de inéditas do Gil e brinquei: "se você fizer uma com ele, eu gravo", lembra. Para surpresa de Roberta, que surge ela própria como parceira de Gil em quatro faixas do álbum, a convocação foi aceita na hora.

"Uma semana depois o Gil me ligou e me mostrou a música pronta. Chamei o Jorge pra participar e ele inicialmente disse que a faixa era minha, mas nos falamos novamente e ele topou gravar com a gente". "Ela Diz Que Me Ama" marca a retomada da parceria de Gil e Ben Jor: os dois haviam dividido "Gil & Jorge: Ogum, Xangô", álbum duplo de 1975, no qual lançaram quatro canções inéditas e regravaram outras tantas. Além de compor as canções de "Giro", Gilberto Gil participa como instrumentista convidado em todas as faixas do álbum.

Na gravação de Roberta para "Ela Diz Que Me Ama", Ben Jor surge nos vocais e Gilberto Gil no violão. A banda é formada por Alberto Continentino (baixo), Domenico Lancellotti (bateria e percussão), Danilo Andrade (teclado), Marlon Sette (arranjo de sopros e trombone), Diogo Gomes (trompete), Raul Mascarenhas (sax e flauta) e Zé Carlos "Bigorna" (sax e flauta). Ouça o single: https://RobertaSa.lnk.to/ElaDizQueMeAmaPR.

***Polysom lança "Paêbirú", o LP mais raro do Brasil***


Crédito da foto: Divulgação.

***Em meados de 1974, Zé Ramalho se juntou a Lula Côrtes para gravar o LP duplo "Paêbirú". A obra foi inovadora em sua época ao ser uma das primeiras a fundir rock e ritmos nordestinos, além de ter realizado essa fusão com reconhecida competência. O álbum duplo — vinil mais raro do Brasil — agora volta às lojas em discos de 180 gramas, num lançamento especial da Polysom em parceria com a Rozenblit, pela coleção "Clássicos em Vinil".

À época 1300 unidades do disco foram produzidas, porém cerca de 1000 se perderam em uma enchente que atingiu a fábrica recifense Rozenblit, em 1975. Só esse fato já faria de "Paêbirú" um disco disputado, mas o seu sucesso entre a crítica nacional e internacional foi tão grande que colecionadores passaram a procurar exaustivamente cada um dos valiosos exemplares remanescentes — havendo poucos em bom estado de conservação.

A novidade que chega pela Polysom se destaca por contar com fabricação moderna que garante excelente qualidade sonora e remasterização feita a partir dos tapes originais pelo próprio Hélio Rozenblit, que gravou o disco à época. Espécie de 'psicodelia nordestina', o álbum duplo é dividido em quatro lados, de acordo com os elementos "Terra", "Ar", "Fogo" e "Água".

Ele foi inspirado por uma viagem da dupla de artistas pelo interior da Paraíba até a Pedra do Ingá, sítio arqueológico rodeado de lendas e fama mística. Com os mais diversos instrumentos utilizados e improvisados durante a produção do registro, destaca-se a participação de nomes como Alceu Valença, que toca pente, e de Zé da Flauta, entre outros ícones da música brasileira. Mais informações: http://polysom.com.br/site.

***ReConcert - nova casa de shows de Curitiba que aposta em conceito sustentável e conta com o melhor sistema de som da América Latina***


Crédito das fotos: Gustavo Remor.

Na foto 01: Patrick Cornelsen, idealizador da ReConcert.


Na foto 02: Os produtores Patrik Cornelsen, Jeje e Dudu.

***A ReConcert, nova casa de shows que aposta no conceito da redução e sustentabilidade, foi finalmente inaugurada na capital paranaense. Localizada na Usina 5, antigo complexo industrial que recebe os principais eventos multiculturais da cidade, a casa conta com dois palcos e capacidade para até sete mil pessoas, sendo adaptável para eventos menores, para até dois mil convidados.


Para o produtor e um dos sócios do empreendimento, Patrik Cornelsen, a casa veio para revolucionar a forma de fazer eventos em Curitiba. “A ReConcert foca na gestão sustentável e na diminuição de resíduos, movimento consciente que está tomando força em todo o mundo e, agora, também na área de produção de eventos.


A nova casa veio com o objetivo de proporcionar uma experiência de qualidade, conforto e com excelência em qualidade de áudio e luz”, comenta. A ReConcert conta com o melhor sistema de som da América Latina, assinado pela GabiSom Audio Equipment, que atua em grandes festivais, como o Rock In Rio e Lollapalooza, além de grandes shows internacionais, sendo uma das mais respeitadas em todo o mundo.

Já a iluminação ficou a cargo da LPL Professional Lighting, uma das maiores empresas de iluminação do País, que atende performances em estádios, teatros e outros eventos de grande porte. Pensando no conforto, um foyer, de cerca de 500m², foi criado pelo designer Marcelo Stefanovicz com materiais encontrados na Usina 5, como armários, cofres e outros itens, promovendo o reaproveitamento e mantendo a essência e a história do local.

A iluminação artística do espaço é assinada pela Dsgn Selo. Reforçando a sustentabilidade, 70 banheiros, sendo 30 fixos e 40 em contêineres, fazem parte da estrutura do local, assim como quatro bares, sendo dois na lateral frontal e dois ao fundo, além de um container de bar para chope. Os contêineres são da Delta Containers. Serviço: ReConcert Endereço: Usina 5 - Rua Constantino Bordignon, 5 – Prado Velho Facebook.com/ReConcert - Instagram: @Re_Concert.

***Restaurante Margot Bistrot oferece menu especial para Semana Santa e Domingo de Páscoa***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Um dos feriados mais esperados do ano está chegando! E por que a Páscoa faz tanto sucesso? Cada brasileiro mostrará a sua explicação: seja pelo significado religioso ou pela diversidade de gostosuras, todos nós temos a mesma opinião: é um momento maravilhoso para juntar a família e amigos e celebrar a data especial, seja por qual motivo for. Pensando em tornar a Semana Santa e a Páscoa ainda mais inesquecíveis para você e sua família, o Restaurante Margot Bistrot traz um menu espetacular para ser apreciado em um ambiente encantador, com muita luz e energia. De 17 a 19 de abril (Semana Santa), a chef Yasmine vai lançar o Arancini de Bacalhau – deliciosos bolinhos feitos com arroz arbóreo e Bacalhau (R$ 28 – 4 unidades).


Outras opções especiais no Menu destes dias estão o Lombo de Bacalhau confitado em azeite extravirgem, com tapenade de azeitonas pretas, batatinhas, ovo, farofa de pão e chips de alho (R$ 93,00) e o Polvo Grelhado com batatinhas ao murro, folhas de espinafre fritas, chips de alho e páprica picante (R$ 98,00). Para o Domingo de Páscoa (21 de abril), a chef prepara um espetacular Jarret de Cordeiro glaciado com molho roti, acompanhado de mini legumes, redução de romã e farofa de brioche (R$ 98 - descontos e promoções não se aplicam a este prato). Além disso, prepare-se para o Sorrentini Recheado de Alcachofra com fonduta de queijo taleggio e amêndoas tostadas (R$ 73). As deliciosas sobremesas preparadas pela chef também ocupam seu lugar de destaque no cardápio.


Para o Domingo de Páscoa, a chef prepara Crumble (purê de banana da terra com leve toque de canela, pedaços de chocolate, coberto com farofa de amêndoas e servido com sorvete de chocolate) (R$ 27). Além das delícias de dar água na boca, o Restaurante encanta pelo serviçco diferenciado e sofisticação. A casa chama atenção pela graciosa fachada e decoração impecável que percorre seus dois ambientes. No térreo, a luz natural que chega ao espaço por uma claraboia permite que uma imponente figueira-indiana e a horta de temperos complementem a atmosfera do local.


Embora o restaurante tenha sido projetado para acomodar pequenos grupos, o espaço traz também um clima acolhedor e intimista, ideal para jantares românticos. Já no andar superior, encontra-se um lounge elegante e aconchegante abrigando sofás, belos móveis, espelhos e obras de arte garimpados ao redor do mundo. Esse espaço acolhe confortavelmente reuniões de até 35 pessoas. Caso você queira juntar toda a sua família nessa Páscoa, esse é o lugar. A casa oferece uma diferenciada carta de vinhos, cardápios bem elaborados para todos tipos de eventos e um atendimento acolhedor e personalizado.

Sobre o Margot Bistrot - O Margot Bistrot é comandado pelo casal Yasmine Bahiense e Marcos Matos. Yasmine é ex-aluna do prestigiado chef francês Paul Bocuse, responsável por difundir a gastronomia francesa no mundo e um dos criadores do movimento nouvelle cuisine, que reinterpretou a culinária francesa tradicional. Yasmine também trabalhou no restaurante do estrelado chef espanhol Martin Berasategui, no D.O.M, do chef Alex Atala e Emiliano. Com um ambiente especial e romatico para reuniões intimistas e com espaços que acomodam eventos corporativos, reuniões informais, casamentos, happy-hours de até 35 pessoas, o Restaurante foi projetado para agradar os clientes mais sofisticados e exigentes.

O Margot Bistrot oferece uma culinária contemporânea e surpreendente, que preza pela manipulação equilibrada do alimento in natura. A equipe é treinada para extrair o melhor dos ingredientes, preservando o verdadeiro sabor de cada prato. Para os apaixonados pela alta gastronomia, atendimento de qualidade e bom custo benefício, o Margot Bistrot é o lugar ideal para momentos agradáveis e inesquecíveis. O espaço fica aberto para almoços e jantares além de entregar via delivery pelo iFood. Margot Bistrot, Café e Bar – R. Antônio de Macedo Soares, 1683 - Campo Belo/SP. ( (11) 2309-9515.

***Gastromotiva apresenta cheesecake inédito no Gastronomix***


Crédito das fotos: Leandro Josué.

***Nos dias 6 e 7, entre os diversos pratos deliciosos apresentados por chefs de todo o País no Gastronomix, evento gastronômico que acontece em paralelo ao Festival de Curitiba, os curitibanos poderão conhecer o Cheese U-Vita Cake. A sobremesa, feita com aproveitamento total da uva, será servida pelo chef Marcelo Apene, professor de confeitaria da Gastromotiva. Ele será auxiliado por 25 estudantes do curso profissionalizante em cozinha da organização do evento.

A massa do cheesecake é elaborada com farinha de uva, ingrediente produzido a partir da casca e das sementes da fruta, subprodutos do vinho que, normalmente, seriam jogados fora. O creme é feito com suco de uva e a calda com vinho, além da finalização, com a uva thompson fresca. Os benefícios da farinha de uva para a saúde foram comprovados por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Eles descobriram que, mesmo após a transformação em farinha, o ingrediente apresenta altos teores de resveratrol, substância extremamente benéfica para a saúde, e fibras. Por isso, tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e previne colesterol alto e doenças como câncer.


O ingrediente também preza pelos princípios da sustentabilidade, um dos pilares promovidos pela Gastromotiva em todo o mundo. Isso porque, na produção de 20 mil litros de vinho, são usadas 25 toneladas de uvas – e descartadas, ao final, 15 toneladas de cascas e sementes da fruta. Esse descarte, agora, pode ser completamente transformado em farinha, evitando o desperdício. Em suas pesquisas, o chef Apene fez experimentações com a farinha para desenvolver diversos pratos. "É um produto extremamente versátil. Consegui preparar massas frescas, pizzas, pães, bolos, barras de cereais, shakes, sucos, iogurte e diversos doces", conta. Durante o evento, os presentes poderão aprender mais sobre a farinha de uva em duas aulas-show conduzidas pelo professor.

Sustentabilidade e Gastronomia Social - O curso profissionalizante em cozinha é promovido pela Gastromotiva, em parceria com a Universidade Positivo (UP). Está em sua sétima turma, com 33 estudantes, jovens com renda familiar de até três salários mínimos. "Nós preparamos esses jovens para entrar no mercado de trabalho ao final de três meses. Participar de eventos como o Gastronomix é um marco importantíssimo para eles, pois têm experiência prática com grande público, convivem com chefs célebres e aprendem colocando a mão na massa", explica a coordenadora da Gastromotiva em Curitiba, professora Thays Ferrão. Além das aulas sobre preceitos básicos de cozinha, os alunos são estimulados a buscar sempre a ética profissional e a sustentabilidade, princípios promovidos pela Gastromotiva. "Assim como a farinha de uva, eles aprendem diversas outras formas de evitar o desperdício alimentar. Serão profissionais mais conscientes de seu papel e impacto no mundo", diz Ferrão.

Sobre a Gastromotiva - A Gastromotiva é uma organização social que acredita no poder da gastronomia como ferramenta de transformação. O projeto forma jovens de baixa renda em cursos profissionalizantes na área e os insere no mercado de trabalho. Em doze anos a Gastromotiva já formou mais de 5.000 alunos em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Cidade do México, África do Sul e El Salvador. O projeto foi fundado pelo chef curitibano David Hertz, um dos grandes impulsionadores e colíderes da Gastronomia Social no mundo. Hertz é Young Global Leader do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, e já falou no Banco Mundial e no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Serviço: Gastronomix Data: dias 6 e 7 de abril, a partir das 11 horas Entrada: R$ 12 (não consumíveis). Os pratos têm valor entre R$ 10 e R$ 25 Local: Museu Oscar Niemeyer Endereço: R. Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico, Curitiba (PR).

***Sete anos da Nova Garagem***


Crédito das fotos: Divulgação.

***De feira de garagem a uma das maiores lojas de antiguidades, peças retrôs e discos de vinil… São sete anos que a Nova Garagem, loja localizada na Rua México, 808, no centro do Bacacheri, surgiu. “A Nova Garagem surgiu como uma feira de garagem. Eu tinha algumas coisas em casa e precisava dar um jeito nelas. Foi aí que surgiu a ideia de montar uma feira para que pudesse vendê-las. Lá se vão sete anos, com muita história”, conta o sócio-proprietário da Nova Garagem, Marcelo Ricciardi.

Para comemorar a data, a Nova Garagem recebe neste sábado, das 10h às 18h, o 3º Record Store Day Curitiba. “Nos Estados Unidos é uma tradição, em abril, as lojas de música fazerem feiras de vinil. No Brasil, isso não era tão comum e nós lançamos a ideia”, explica e complementa: “esta já é a terceira edição. Recebemos expositores de todo o Brasil, que trazem lotes de vinis exóticos e diferentes.


Todos eles passam por uma seleção para participar, então, é só vinil de qualidade”, ressalta. Fora os expositores, a Nova Garagem também conta com um acervo de mais de 10.000 discos, que também estarão à disposição dos visitantes no sábado, com preços legais e promocionais. A entrada é gratuita. “Todos podem participar do evento e conhecer tanto os vinis quanto os itens da loja. Teremos um dia muito proveitoso, com DJ, foodtruck e diversão”, comenta.

Loja Nova Garagem - A Nova Garagem conta com materiais diversos, desde uma pegada mais vintage até retrô. “Quando começamos, tínhamos esse material mais vintage, os vinis e depois veio a parte de vestuário, com vestidos dos anos 1950 originais, como de bolinhas e estilo pin-up - que da mesma forma que entravam, saiam”, conta.

“Percebemos que isso era um nicho bom de mercado e foi aí que lançamos, também, a Mademoisele Lilly, uma linha própria de roupas dos anos 1940/1950/1960. Muita gente vem até aqui pois gosta deste estilo e não encontra em outro lugar”, afirma. A Nova Garagem conta com um acervo de vestuário, brechó, antiquário, carros, garimpo. “Quem quiser conhecer, estamos na Rua México, 808”. Serviço: Sete anos da Nova Garagem Data: 6 de abril - Horário: das 10h às 18h Entrada: Gratuita - Mais informações: https://www.facebook.com/events/622242488213840.

***Condor inaugura supermercado com tecnologia inédita na América do Sul***


Crédito da foto: Divulgação.

***Dando continuidade ao plano de expansão da rede, que sempre contempla em seus projetos soluções inovadoras de preservação ambiental e de sustentabilidade, o Condor Wenceslau Braz contou com um investimento de R$ 50 milhões e será inaugurado nesta quarta-feira, dia 03 de abril, às 8h da manhã. Este será o primeiro supermercado da América do Sul a utilizar em seus equipamentos refrigerados o Propano, um gás natural inofensivo à camada de ozônio e com baixíssimo GWP (Global Warming Potential).

Esta nova tecnologia carrega a chancela da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que selecionaram a Eletrofrio Refrigeração LTDA para trabalhar em uma solução que ajudasse a cumprir a meta do Protocolo de Montreal, que é substituir os HCFCs, gases refrigerantes sintéticos nocivos ao meio ambiente, até 2040 no Brasil. “Quando idealizamos uma nova loja, buscamos no mercado soluções sustentáveis para gerar o menor impacto possível no meio ambiente.

O novo Condor vai entrar para a história como a primeira rede supermercadista da América do Sul a utilizar uma tecnologia revolucionária na erradicação dos gases sintéticos que prejudicam a natureza”, destaca o presidente do Condor Super Center, Pedro Joanir Zonta. O Condor Wenceslau Braz também conta com outros diferenciais sustentáveis, como a geração da própria energia por meio de uma usina solar com 1.443 módulos solares na cobertura, instalados pela Domínio Solar, que vão gerar em média 670.000 KWh por ano, o suficiente para abastecer cerca de 282 residências. A usina vai evitar a emissão de 473 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 2880 árvores.

Lâmpadas LED foram aplicadas em 100% do estabelecimento, que além de serem mais econômicas, duram três vezes mais, o que reduz em 50% o consumo de energia elétrica e o descarte no meio ambiente. Outra solução que economiza energia elétrica é o sistema de iluminação dimerizável, que ajusta a intensidade luminosa de acordo com a luz natural. Também foram instalados na cobertura do estabelecimento os Domus Prismáticos, que permitem a entrada de luz externa no ambiente e filtram os raios ultravioletas em até 98%. Outro ponto importante que preserva os recursos naturais do planeta é a instalação do sistema de captação da água da chuva para ser utilizada na irrigação de jardins, limpeza de pisos e descarga de sanitários.

Evolução na refrigeração - Desde 2008, o Condor já vem trabalhando com uma refrigeração sustentável por meio do Glicol. O Hiper Condor Torres já foi responsável pela redução em 50% da emissão de gases poluentes. A partir de 2012, esta redução foi ampliada para 92% com a utilização do CO2 nos congelados, mas ainda restava a parte da condensação, que representava 8% dos gases sintéticos. Agora, com o Propano, o Condor atinge 100% de sustentabilidade em refrigeração. Esta nova tecnologia veio para completar o ciclo evolutivo da refrigeração e é um projeto patrocinado pelo Ministério do Meio Ambiente e da Unido, que estabeleceram esta parceria com a Eletrofrio e o Condor. “Trabalhamos sempre numa melhoria contínua em sustentabilidade e, com certeza, cada progresso da tecnologia que vá ao encontro de nossa consciência ecológica será empregado em nossas lojas”, destaca Zonta.

Sustentável desde a obra - O projeto desta obra foi aprovado legalmente como uma reforma e ampliação, já que o local já possuía uma construção. Por ser uma estrutura antiga, com muitas paredes e um piso de grande resistência e espessura, o projeto atendia ao PGRCC (Plano de Gerenciamento e de Reciclagem dos Resíduos da Construção Civil), em que toda parte demolida foi reciclada e aproveitada na própria obra. Um equipamento foi contratado para coletar e moer o concreto no local, fosse piso, viga ou laje, retirando a ferragem para envio à reciclagem e deixando o restante para reutilização na própria obra. Cerca de 500 cargas de caminhões ou 7.000 m³ deixaram de ser jogados no meio ambiente. Com isso, houve outro ganho sustentável, pois não foi necessário fazer a retirada de material da natureza, como o saibro para a base de obra de pedreiras.

A loja - Com expectativa para atender 80 mil clientes por mês, o Condor Wenceslau Braz conta com um mix de 25 mil itens distribuídos em uma área de vendas de 5 mil m². Entre os setores da loja estão as cervejas especiais, rótulos de vinhos nacionais e importados, cafés especiais e uma linha de produtos selecionados de diversos países. A loja também possui um bazar completo, com perfumaria, utilidades, Pet e presentes, além de um açougue com cortes especiais e uma cafeteria/bistrô com um espaço aconchegante para o cliente desfrutar durante as compras.

Já pensando na comodidade e segurança dos clientes, o novo Condor conta com um estacionamento rotativo coberto e descoberto para atender 3 mil veículos por dia e uma galeria de lojas, entre salão de beleza, loja de calçados, ótica, cosméticos, farmácia, loja de celular e acessórios, chaveiro, loja de bijuterias, além de uma praça de alimentação com restaurante de comida oriental e brasileira, pastelaria, quiosque de empadas e quiosque de açaí, tudo para tornar o local um centro de compras para os moradores da região. Os expositores refrigerados do novo empreendimento são da nova linha da Eletrofrio, que proporciona maior preservação dos alimentos, otimiza o espaço de exposição dos produtos e aumenta a área de circulação nos corredores da loja.

O conceito “pele de vidro”, bastante utilizado na arquitetura, foi a base do design dos expositores, que possuem portas sem molduras, maiores superfícies envidraçadas e estruturas com perfis mais leves, que não competem com as mercadorias expostas e deixam a loja mais agradável. “Chegamos a nossa 50ª loja em grande estilo, pois estamos dando um pontapé inicial para que o Brasil passe a ser um país mais engajado com as causas ambientais. Além disso, estamos gerando 280 empregos diretos, o que acaba impactando diretamente na economia local e na retomada da economia” finaliza Zonta. Condor Super Center O Condor Super Center iniciou sua trajetória em Curitiba, quando em 1974 inaugurou sua primeira loja com 110m² e apenas cinco funcionários.

Hoje, conta com mais de 13.000 colaboradores diretos e atende mensalmente a mais de 4 milhões de clientes. A rede conta com 50 lojas, entre super e hipermercados, em 17 cidades do Paraná, localizadas em Curitiba e Região Metropolitana, litoral, Campos Gerais, Norte do estado e, em Santa Catarina, nas cidades de Joinville e Mafra. A rede conta ainda com uma central de distribuição com mais de 70 mil m² em Curitiba, responsável pelo abastecimento diário das lojas da rede. Serviço: O novo Condor fica localizado na Avenida Pres. Wenceslau Braz, 790, em Curitiba-PR, e seu horário de atendimento é de segunda a sábado, das 8h às 22h, e no domingo das 8h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário