quinta-feira, 28 de março de 2019

Coluna do dia 28/03/19

***“Paixão de Cristo”, do Grupo Lanteri, será apresentada dia 19 de abril, em Araucária***


Crédito das fotos: Carlos Poly.

***Os ensaios e preparativos para a tão esperada apresentação do espetáculo “Paixão de Cristo”, do Grupo Lanteri, de Curitiba, já começaram. Esta será a 42ª montagem da peça. Os encontros acontecem todos os finais de semana até a data da encenação, que este ano será no dia 19 de abril. Assim como no ano passado, a apresentação será no Parque Cachoeira, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).


Qualquer pessoa interessada pode participar, ainda dá tempo, não precisa ter experiência com teatro e não há idade limite, basta comparecer aos ensaios realizados no Colégio CEEP, localizado no Boqueirão, (Rua Frederico Maurer, 3015), aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 14h30. Para mais informações é só acessar: www.grupolanteri.com.br. A tradicional encenação ao ar livre que teve início na Vila São Paulo/Uberaba, em 1978, com apenas 45 pessoas, e que já foi apresentada no Largo da Ordem, no Centro Cívico e por muitos anos na Pedreira Paulo Leminski, hoje envolve cerca de 1.200 mil voluntários entre atores, técnica e produção.


A mudança para Araucária trouxe vantagens para o espetáculo, pois conta com total apoio da Prefeitura local e oferece uma infraestrutura mais adequada, garantindo ao público conforto e melhor visualização da peça. A área do Parque comporta até 30 mil pessoas e a estimativa de público para este ano é que chegue bem perto desse número. A entrada é gratuita, mas quem quiser pode contribuir doando 1kg de alimento não perecível. Lembrando que, mesmo com chuva, haverá apresentação.

“O lugar é lindo, amplo, localizado em meio a uma natureza exuberante. O que torna a montagem ainda mais esplêndida”, destaca Edson Luiz Martins, diretor de produção do Grupo Lanteri. O público tem acesso livre ao parque e poderá chegar cedo para garantir um bom lugar. A Paixão será encenada às 19h, mas meia hora antes, por volta das 18h30, atores do grupo farão performances com cenas extras, com o intuito de entreter e também preparar o público para o clima do espetáculo. A apresentação deste ano conta com um novo personagem, será narrada pelo Evangelista João. “João era o apóstolo mais próximo de Jesus e o que mais tempo viveu, morreu com idade bem avançada, fato raro entre os discípulos.

Além de presenciar e viver toda a história, também escreveu sobre ela, achamos justo que seja o narrador da nossa encenação. Nosso objetivo também é sempre inovar, essas mudanças trazem frescor ao trabalho”, conta o diretor artístico, Aparecido Massi. Outro destaque deste ano é a participação do artista plástico Mauro Santos, que vai reforçar a equipe de criação de cenários e adereços da peça. Mauro traz a experiência dos carnavais do Rio de Janeiro (Viradouro) e de São Paulo (Nenê de Vila Matilde), bem como eventos como o Natal na cidade de Gramado/RS. A encenação do Grupo Lanteri é a segunda maior, ao ar livre, do Brasil, ficando atrás apenas da Nova Jerusalém, em Pernambuco.

No total, são 36 cenas que narram a vida de Jesus, desde o seu nascimento até a sua morte, ascensão e ressureição. A duração do espetáculo é de 1h50. A estrutura comporta sete palcos que somam 1.200 m². Para facilitar o acesso ao Parque, na Sexta-Feira Santa, dia da apresentação, além de linhas especiais de ônibus, haverá também reforço nas linhas urbanas com saída do Terminal Central de Araucária até o local do evento, tudo com tarifa gratuita (ida e volta). Para quem for de carro, o tempo estimado do centro de Curitiba até o Parque é de 40 minutos.

Sobre o Grupo Lanteri - O Instituto Lanteri há mais de 30 anos ocupa lugar de destaque no cenário cultural de Curitiba pela qualidade do seu trabalho e de suas propostas inusitadas, levando cultura à grande massa popular. Desde sua origem, o grupo mantém como característica principal “o teatro feito pelo povo para o povo”. Seus integrantes são voluntários, pessoas de todas as idades, religiões e classes sociais. A qualidade artística oferecida pelo grupo e a dedicação de seus inúmeros participantes cria uma relação íntima entre espectador e espetáculo, fato que se repete todos os anos. E esta identificação público-espetáculo atrai sempre novos integrantes. Projeto realizado pelo Instituto Lanteri, Prefeitura Municipal de Araucária e Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. Patrocínio: Sanepar e Copel.

Ficha Técnica: Elenco: Grupo Lanteri Direção Artística Geral: Aparecido Izabel Massi Direção de Produção: Edi Proença, Edson Luiz Martins e Júlio Cesar e Miranda do Rosário Figurino: Luiz Flak e Andressa Paulim Adereço: Rafael Campos e Nawbert Cordeiro Cenógrafo: Lindon Picelli Consultoria Cenografia: Mauro Santos Cenotécnico: Arildo Freitas Maquiagem: Juceane C. M. Martins e Franciele Canova Sonoplastia: Aparecido Massi Realização: Instituto Lanteri e Prefeitura Municipal de Araucária.

Serviço: Vida, Paixão e Morte de Cristo – Grupo Lanteri Dia: 19 de abril (Sexta-Feira Santa) - Horário: 19h Local: Parque Cachoeira (Rua Guanabara/Iguaçu), Araucária Ingresso: Entrada Gratuita (Opcional: 1kg de alimento não perecível) Duração: 1h50 Informações (41) 99623 9464 / www.grupolanteri.com.br.

***“Sísifo” faz sua estreia nacional no Festival de Curitiba***


Crédito da foto 01: Daryan Dornelles / Foto 02: Renato Parada.

***Estará a realidade se tornando um grande gif animado? Existe algum caminho para pensar a condição humana no nosso tempo que não seja o meme? Estaremos nos robotizando imersos em manifestações virtuais que esvaziam o tecido afetivo de nossas vidas? O espetáculo “Sísifo” busca responder a tais perguntas, usando o mito de Sísifo, essencialmente ligado à repetição, como alegoria para levar ao palco a linguagem do gif e do meme.

O monólogo faz sua estreia nacional no Festival de Curitiba, com apresentações nos dias 06 e 07 de abril, no Teatro da Reitoria. “Sísifo” é a primeira colaboração cênica entre Gregorio Duvivier e Vinicius Calderoni, com interpretação do primeiro e direção do segundo. Ambos assinam o texto do monólogo, que propõe pensar como a dramaturgia pode dar conta destas formas contemporâneas de comunicação (gif e meme), que, com uma velocidade assustadora, tornam-se hegemônicas no ocidente, moldando a cultura e o comportamento.


Há uma célebre frase de Marx que diz que a história acontece primeiro como tragédia, depois como farsa. Pensando no Brasil contemporâneo, podemos acrescentar, como hipótese, um terceiro desdobramento: a história acontece primeiro como tragédia, depois como farsa e por fim, como meme? Acompanhar as desventuras de um país em moto perpétuo que repete indefinidamente o DNA de sua desigualdade social num ciclo patológico traz à tona a dúvida: será o Brasil uma nação aprisionada dentro de um gif animado? Estará cada indivíduo desta nação girando na mesma rotação e submetido pessoalmente à mesma lógica (des)ordenadora de todo país?

Desenvolvido neste momento histórico marcado pela associação do ódio à política e a suplantação do calor dos corpos pela inteligência artificial, o espetáculo é também uma resposta à desumanização generalizada deste tempo, em especial no Brasil. O desprezo pela alteridade e a crescente robotização dos internautas são partes de um mesmo fenômeno, criador de uma nova condição de indivíduo, agora repetidor autômato, incapaz de diferenciar realidade, sonho, meme ou fake news. “Sísifo” busca restabelecer essas fronteiras, assim como reconstruir a sanidade mental no mundo da pós-verdade. Ao mesmo tempo, o monólogo se apresenta como uma recriação do célebre mito de Sísifo, uma figura condenada a levar uma pedra morro acima, vê-la rolar e recomeçar o trabalho por toda a eternidade.

Não é, contudo, uma recriação fiel da história que o mito veicula, mas uma inspiração norteadora, um leitmotiv que se apresenta como fio condutor dentro de uma peça livre, ensaística e essencialmente contemporânea. A escolha do mito de Sísifo ganha ainda outros contornos quando posta em perspectiva porque parece ser, de algum modo, a matriz do teatro, a arte da repetição infinita, por essência. Albert Camus, em seu célebre ensaio acerca do mito de Sísifo, “Le mythe de Sisyphe”, contraria as expectativas do senso comum e diz que imagina um Sísifo feliz dentro de sua tarefa eterna de carregar a pedra morro acima.

Duvivier e Calderoni concordam e almejam construir, em “Sísifo”, um espetáculo em que a repetição teatral consiga nos fazer sair do ciclo doentio de repetição patológica da realidade, antes que ela nos enlouqueça. Parceria - “Sísifo” é a primeira colaboração teatral entre Gregorio Duvivier e Vinícius Calderoni, dois artistas que estão entre os expoentes de sua geração. Tanto Gregorio quanto Vinícius tem desenvolvido uma carreira múltipla e bem sucedida, trabalhando em variadas mídias. Gregório faz sucesso como ator e roteirista nos vídeos do Porta dos Fundos, é apresentador do programa jornalístico-humorístico Greg News (HBO), é escritor com diversos livros de prosa e poesia publicados pela Cia.

Das Letras, foi cronista do jornal A Folha de São Paulo durante cinco anos e poderá ser visto em breve no novo filme de Karim Ainouz, A vida invisível. Já Vinícius é um dos mais premiados dramaturgos brasileiros da nova geração (venceu o Prêmio Shell em 2015 por “Ãrrã”, o Prêmio APCA 2016 por “Os arqueólogos” e o Prêmio Reverência 2017/2018 por “Elza”, além de outras duas indicações ao Prêmio Shell por “Não nem nada” e “Os arqueólogos”), desenvolve carreira musical em incursões solo e com seu grupo 5 a Seco, já com cinco álbuns lançados, tem um trabalho sólido como roteirista de cinema e televisão (trabalhando com nomes como Luiz Villaça, Julia Rezende e Rafael Gomes) e também como ator de cinema e televisão, tendo recentemente feito sua primeira incursão como intérprete na novela Deus Salve o Rei (TV Globo).

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores: O Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pelo Banco RCI Brasil, com patrocínio da Junto Seguros, EBANX, Uninter GRASP, Cielo, Renault do Brasil, Sanepar, Copel e Governo do Estado do Paraná. Os eventos simultâneos – Programa Guritiba, Mish Mash, Gastronomix e Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público. O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener Comercialização de Energia e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE.

O Banco RCI Brasil, Instituto Grupo Boticário e a Denso do Brasil apresentam o Mish Mash, evento que tem também o patrocínio da Unimed Curitiba e Rumo. O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo e Restaurante Madero e patrocinado por Lojas Havan, FH e Ferramentas Worker. O segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio do Grupo Barigui. A cerveja oficial do evento é a Cacildis. O Gastronomix, por sua vez, é apresentado por Electrolux, tem o patrocínio da Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial do evento. Stella Artois é cerveja oficial do evento. As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.

Ingressos: A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte), de segunda a sexta, das 11h às 23h, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (Piso L3), de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h. Ficha técnica: Elenco: Gregório Duvivier Direção: Vinicius Calderoni Texto: Gregório Duvivier e Vinicius Calderoni Direção de Produção: Andréa Alves. Temporada: 06 de Abril às 21h e 07 de Abril às 19h no Teatro da Reitoria.

***Lô Borges lança primeira faixa de seu novo disco***


Crédito da foto: João Diniz.

***Ousando inovar e atualizar seu ritual criativo, Lô Borges utilizou-se dos meios digitais para compor, junto com Nelson Angelo — um dos companheiros de Clube da Esquina — o seu novo álbum "Rio da Lua". O primeiro single, "Em Outras Canções", já está disponível em um lançamento da gravadora Deck. Para o novo disco, Lô preferiu um método dinâmico e moderno de composição.

Desse modo, a nova faixa começou a ser concebida via WhatsApp, com o mineiro recebendo a letra de Angelo e logo transcrevendo-a para o papel, antes de criar a melodia. "Essa foi minha terceira parceria com Nelson Angelo. Como ele mesmo diz, 'vivo atrás de canções para lembrar todo dia'. Ele ainda celebra essa nossa relação com o refrão que diz 'boas novas todo dia'", explicou, relacionando as "boas novas" ao processo de criação entre eles.

Produzida pelo próprio Lô Borges e co-produzido por Henrique Matheus, a faixa, assim como o disco, foi gravada em Belo Horizonte. O projeto gráfico, desenhos e foto do single e do álbum ficaram por conta do renomado arquiteto João Diniz. "Em Outras Canções" já pode ser ouvida em todos os aplicativos de música. O disco "Rio da Lua" será lançado em abril. Ouça o single: https://LoBorges.lnk.to/EmOutrasCancoesPR.

***Um dos grandes nomes da arte no Brasil, Claudio Tozzi abre explosição na galeria Arte Fundamental, da Bianca Cutait, em Miami***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Desde a década de 1960, temas urbanos e conflitos sociais predominam as obras de Claudio Tozzi e constroem seu universo visual mesclado à estética pop. Tozzi iniciou sua trajetória como artista com a apropriação de objetos, imagens retiradas de jornais, quadrinhos e fotos associadas a questões sociais por meio de conotações simbólicas. Dos anos 80 até seus trabalhos mais recentes, ele intensificou suas preocupações formais e passou a trabalhar com elementos estruturais básicos: linhas, planos, cores e formas orgânicas, materiais que criam analogias com imagens pré-existentes e ampliam suas características construtivas. Esta exposição, Hinc Ad Horam, tem um nome em latim difícil de pronunciar que pode ser traduzido como “Desde Então até Este Momento”.

Torna-se um manifesto encantador em tantas línguas diferentes quando os espectadores entendem que o trabalho de Tozzi é exatamente isso: atemporal. Idealizado pelo assessor de arte Antonio “Teco” Cavalvanti, a exposição incluirá os últimos trabalhos de Tozzi, desde estampas de alta qualidade até telas colossais, que juntas criam harmonia e contam uma história acentuada de um dos artistas latinos mais importantes do nosso tempo. Cada peça escolhida para esta exposição tem um propósito, um significado para estar lá. Trabalhando com as melhores galerias do mundo, Claudio Tozzi foi aclamado em várias Bienais, como São Paulo, Veneza, Paris, Medelín (Colômbia), Havana, Makurazaki (Japão) e Mercosul. Participou de importantes exposições, entre as quais o Brasil 500 Anos, provavelmente um dos mais importantes eventos que o Brasil já teve.

Em 2018, ele foi a estrela do The World Goes Pop no Tate Modern em Londres, com curadoria de Sofia Gotti. Suas obras estão em museus como International Pop no Walker Art Center, Museu de Arte de Dallas, Museu de Arte da Filadélfia, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro, Museu D'Arte Contemporânea em Villa Croce, Itália entre vários outros. Em 2016, o trabalho de Tozzi foi escolhido para estar em um dos 13 cartazes que ilustraram as Olimpíadas do Rio.

Outros artistas que ganharam a representação do evento foram Beatriz Milhazes, Antonio Dias, o grafiteiro Kobra e a superestrela latino-americana Olga de Amaral. Juntamente com muitos de seus prêmios, em 2016 ele foi premiado com o Art Press Award em Fort Lauderdale, onde então começou seu caminho nos EUA. A distinção, segundo o artista entre a pop art norte-americana e o movimento pop latino, é basicamente que a narrativa dos artistas americanos se baseava no consumismo e no glamour de imagens e produtos comercializados, enquanto a maioria das obras nos anos 1960 e 1970 denunciavam a ditadura militar brasileira. “Eu era estudante de arquitetura e, como a maioria dos jovens, opus-me totalmente ao golpe e o meu trabalho reflete claramente isso”. Serviço: Arte Fundamental Gallery 241 NE 59th Terrace, Miami FL 33137 Abertura – 29 de março de 2019 às 18h De 30 de março a 30 de maio.

Sobre o artista: Claudio José Tozzi é mestre em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Em suas primeiras obras, o artista revela a influência da arte pop, pelo uso de imagens retiradas dos meios de comunicação de massa, como na série de pinturas Bandido da Luz Vermelha (1967), na qual remete à linguagem das histórias em quadrinhos. O artista trabalha com temáticas políticas e urbanas, utilizando com freqüência novas técnicas em seus trabalhos, como a serigrafia.

Em 1967, seu painel Guevara Vivo ou Morto, exposto no Salão Nacional de Arte Contemporânea, é destruído a machadadas por um grupo radical de extrema direita, sendo posteriormente restaurado pelo artista. Tozzi viaja a estudos para a Europa em 1969. A partir dessa data, seus trabalhos revelam uma maior preocupação com a elaboração formal e perdem o caráter panfletário que os caracterizava. Começa a desenvolver pesquisas cromáticas na década de 1970. Nos anos 80, sua produção abre-se a novas temáticas figurativas, como é possível observar nas séries dos papagaios e dos coqueirais. Apresenta também a tendência à geometrização das formas.

Na realização dos quadros utiliza um rolo de borracha de superfície reticulada, o que agrega novos aspectos às suas obras, como textura e volumetria. Passa a realizar trabalhos abstratos, nos quais explora efeitos luminosos e cromáticos. Cria painéis para espaços públicos de São Paulo, como Zebra, colocado na lateral de um prédio da Praça da República e outros ainda na Estação Sé do Metrô, em 1979, na Estação Barra Funda do Metrô, em 1989, no edifício da Cultura Inglesa, em 1995 e no Rio de Janeiro, na Estação Maracanã do Metrô Rio, em 1998.

Sobre a Arte Fundamental - A art adviser Bianca Cutait inaugurou a galeria de arte, Arte Fundamental, em Miami, em 2017. Com exposição do artista maranhense Rubem Robierb o evento foi um sucesso, recebendo um público de 500 pessoas, incluindo diversos curadores de museus, galeristas, artistas como Claudio Tozzi, o Gabriel Wickbold, David Hayes Jr. e Edouard Duval-Carrie, produtores de TV, importantes colecionadores, especialistas de leilões e o Prefeito de Miami, Tomás Regalado.

Além de Robierb, a "Arte Fundamental" de Bianca é representante oficial nos EUA de nomes como Gabriel Wickbold, Claudio Edinger, Yutaka Toyota, Gilberto Salvador, entre outros. Além dos agenciados, mantém ainda parceria de intercâmbio de artistas com a Galeria de Babel, da qual já era parceira no Brasil, e com grandes nomes individuais como a fotógrafa Vania Toledo, e o escultor David Hayes, cujas obras estão em coleções como o MoMA e o Guggenheim. Após 9 anos de carreira em ascensão como agente no Brasil, no início de sua temporada em Miami já se tornou uma profissional bastante requisitada. Por aqui, Bianca se tornou conhecida pela absoluta ética e discrição com seus clientes.

Iniciou seu trabalho no atendimento a pequenos grupos de investimentos fazendo avaliações e appraisals, e logo desenvolveu uma ampla gama de estratégias financeiras para galerias. Este foi seu business 'carro-chefe' por muitos anos. Logo incluiu art advisory para fundos e grupos de investimento no Brasil, na Europa e nos EUA. Os mesmos investidores desses fundos a procuraram nos EUA para montar estratégias de compra para eles, e então a mudança pra Miami aconteceu gradativamente. Na América Bianca começou como consultora, o que já fazia e ainda faz no Brasil, mas a grande demanda fez com que ela abrisse a "Arte Fundamental", sua própria galeria.

***O RH e o Mundo Digital - o novo papel do ser humano | ABRH-Paraná, Great Place to Work e Universidade Positivo*** 


Crédito da foto: Diego Wladyka. 

Na foto, David Forli Inocente, diretor da Pós-Graduação da Universidade Positivo; Gustavo Arns, facilitador do curso de Felicidade da Universidade Positivo e Adeildo Nascimento, presidente da ABRH-PR. 

***Aconteceu, na última semana, no prédio da Pós-Graduação da Universidade Positivo, a palestra "RH e o Mundo Digital: o novo papel do ser humano". O evento foi fruto da parceria entre ABRH-Paraná, Great Place to Work e Universidade Positivo. No encontro, especialistas comentaram sobre como a tecnologia é apenas uma ferramenta, já que são as pessoas que fazem a transformação. 

***Hair stylist curitibano faz curso na Vidal Sasoon em Berlim***


Crédito da foto: Divulgação.

***O hair stylist, visagista e consultor de imagem do Torriton Pátio Batel, em Curitiba, Junior de Oliveira, desembarca dia 2 de maio em Berlim para fazer um curso internacional na Vidal Sasoon, considerada a maior academia de corte de cabelo da Europa. O curso será intensivo e terá a duração de cinco dias. O treinamento da Vidal Sasoon é mundialmente conhecido na educação de cabeleireiro e fornece um passaporte para uma bem-sucedida carreira internacional.

***Protegendo mais e melhor***


Crédito da foto: Michele Monteiro.

Na foto, Ana Clara Baptistella (Comunicação e Marketing da Rede Lojacorr), Diogo Arndt Silva (CEO da Rede Lojacorr), Sandro Ribeiro (Diretor de Inteligência da Rede Lojacorr), André Ogliari Duarte (Diretor Financeiro da Rede Lojacorr), José Heitor Martins da Silva (fundador e presidente da Rede Lojacorr), Luiz Longobardi Junior (Diretor Operacional da Rede Lojacorr) e Geniomar Pereira (Diretor Comercial da Rede Lojacorr).

***Cerca de 1.200 profissionais dos segmentos de corretagem, seguros, consórcios e proteção de 22 estados brasileiros estiveram na 6ª Convenção Nacional da Rede Lojacorr, nos dias 21 e 22 de março, no Expo Unimed Curitiba. Com o tema “Um novo tempo de transformação”, o evento reuniu Max Geringer, Arthur Igreja, Allan Costa, Professor Marins, que ministraram conteúdos sobre carreira, humanização, gestão, tecnologia e confiança para corretores e as maiores marcas de seguros e proteção do País.

O evento, desenhado para atender as mudanças do mercado e do mundo, cresceu exponencialmente desde a primeira edição e juntou 80% do PIB do setor representado, com as marcas Mitsui Sumitomo Seguros, Tokio Marine Seguradora, SulAmérica, Bradesco Seguros, HDI Seguros, Liberty Seguros, Zurich Seguros, Sancor Seguros, Sompo Seguros, MetLife Seguros e Previdência, Mapfre Seguros, Previsul Seguradora, Junto Seguros, Alfa Seguradora, Vital Card, Trade Vale Corretora de Seguros, BR Consórcios, Autoglass, Sura e Axa Seguros, além dos parceiros de negócios: Drala – Escola Virtual de Seguros, Regula, Univalores, Quiver, WDStech e Tex.

Sobre a Rede Lojacorr: A Rede Lojacorr é a maior Rede de Corretoras de Seguros Independentes do Brasil. Por meio do seu modelo de negócios disruptivo, realiza o intermédio entre os corretores de seguros e as seguradoras, através de suporte operacional, comercial e estratégico. Fundada em 1996, a empresa se dedica para oferecer as melhores soluções em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes.

Presente em 21 estados e no Distrito Federal, através de 50 Unidades de Negócios – que dispõem de corretores atuando em mais de 2550 municípios – Conta também com 180 colaboradores em toda a sua Rede. Sendo sua sede administrativa, em Curitiba (PR) e sua sede comercial em São Paulo (SP). Além disso, hoje são mais de 330 mil apólices ativas com segurados protegidos por nossa rede em todo o país.

***CEO da Philips do Brasil recebe Prêmio Gestor do Ano durante o Congresso Six Sigma Brasil***

***Reconhecer executivos que fazem um trabalho de excelência é uma forma de valorizar e multiplicar bons exemplos no mundo corporativo. Nesse sentido, o CEO da Philips do Brasil, Renato Garcia Carvalho, receberá o Prêmio Gestor do Ano durante o XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil, que será realizado em São Paulo, nos dias 23 e 24 de maio de 2019, no Hotel Pullman. Desde a sua primeira edição, o Congresso homenageia as personalidades que se destacam por sua atuação no mundo corporativo, fazendo da sua trajetória uma verdadeira fonte de inspiração. Em 2018, a Philips atingiu seu melhor resultado da história no Brasil, em um período que o país atravessava um difícil momento de recessão econômica.

Esse desempenho foi um dos fatores relevantes para a escolha do executivo como homenageado, que também foi eleito em 2019 um dos 100 líderes mais influentes na área da saúde na avaliação dos profissionais do mercado e do voto popular. Em sua trajetória na Philips, desde maio de 2011, Renato acumulou os cargos de diretor de estratégia e excelência operacional para a América Latina, COO para América Latina, diretor-presidente para a divisão de Iluminação no Brasil e diretor-presidente para a divisão de Healthcare no Brasil. O executivo é formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá, com MBA pela Universidade de São Paulo e Master Black Belt em Lean Six Sigma. Acumula experiências internacionais nos Estados Unidos e na Europa, além de ser presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos do setor médico no Brasil (ABIMED).

Congresso - O XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil é voltado para profissionais da área de gestão, disseminando as melhores práticas de metodologias de gerenciamento de processos, projetos e qualidade. Momento único de reflexão para os gestores, a solução de parte dos problemas do país certamente partirá de pessoas que estarão presentes nesse evento, profissionais que poderão fazer de fato a mudança aplicando metodologias, modelos e processos de gestão internacionalmente reconhecidos. Serão proferidas mais de 40 palestras e cases de sucesso, divididos em temas focados no negócio e em tudo o que o gestor precisa saber para melhorar sua eficiência, como Lean Six Sigma, Gestão de Projetos, Inovação, Liderança, Panorama Econômico, Gestão de Riscos, Gestão Pública, Sustentabilidade, entre outros. 

Serviço: XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil 2019 Local: Hotel Pullman Endereço: R. Olimpíadas, 205 - Vila Olimpia – São Paulo - SP Data: 23 a 24 de maio de 2019 Horário: 08h às 18h.

***Abaré Pizzarias faz promoção todos os dias da semana***


Crédito das fotos: Divulgação.


***Com mais de 20 anos de tradição e doze unidades em Curitiba e em Campo Largo, a rede Abaré Pizzarias criou a campanha pra quem ama pizza. A ideia é levar aos apaixonados por essa delícia promoção a semana toda, uma maneira de deixar todos os dias da semana com gostinho super especial. De domingo a quarta-feira na compra de uma pizza, o cliente leva a outra por R$ 9,90.


De quinta a sexta, uma pizza tradicional grande mais um refrigerante ou suco integral nos sabores maçã, laranja ou limão (900,00 ml) por R$ 34,90. E no sábado, uma pizza tradicional grande sai por R$ 29,90. As pizzas da Abaré são preparadas através de um rigoroso padrão de qualidade, com produtos selecionados. Obs: Promoção por tempo indeterminado.

Serviço: Abaré Pizzarias - Lojas Campo Largo- Rua Rodolfo Castagnoli, 1000 – (41) 3292-2772 Champagnat - Rua Padre Agostinho, 1381 – (41) 3336-0303 Santa Felicidade – Av. Vereador Toaldo Túlio, 1506 – (41) 3272-0660. Informações no site: www.abarepizzarias.com.br.

Unidades Express: Alto da XV Express – Av. Marechal Deodoro, 2550 – (41) 32620102 Ecoville Express – Rua José Izidoro Biazetto, 1120 – (41) 33734646 Uberada Express – Rua Senador Salgado Filho, 3100 – (41) 3296 2727 Capão Raso Express – Rua Capitão Argemiro M. Wanderley, 313 - (41) 3247-4777 São José dos Pinhais Express – Av. Rui Barbosa, Afonso Pena, 5231 – (41) 33843388 Bacacheri Express - Rua México, 600 – (41) 3252 2772 Agua Verde Express – Av Agua Verde, 2.400 – (41) 3779 8088 Rebouças Express- Rua Desembargador Westphalen, 2109 – (41) 37799868 Orleans Express - Rua João Falarz, 273 – (41) 3373-4646.

***Lellis Trattoria aposta em clássicos para a Páscoa***


Crédito da foto: Divulgação.

***Domingo de Páscoa é sempre uma boa pedida para reunir a família em torno da mesa e celebrar o momento com pratos clássicos de sabor inigualável. Com 38 anos de tradição o Lellis Trattoria preparou um cardápio especial para a época. Para quem não abre mão do tradicional bacalhau, durante o mês de abril a casa oferece a opção ao forno de sexta a domingo.

O prato é composto por bacalhau em postas, acompanhado por batatas cozidas, cebolas, pimentão, azeitonas pretas, tomates e ovos cozidos, para finalizar arroz branco. O prato para 2 pessoas custa R$ 178. Também há opção de Salmão a Bela Munierer, servido com camarões, batata sauté, manteiga, salsinha e alcaparras por R$ 179.

Filet de Abadejo a Moda Lellis acompanhado de champignon, vôngoli, alcaparra, 4 camarões, mariscos e batatas soutê por R$ 184,50, além das tradicionais delicias do Lellis entre massas, assados e carnes. Todos os pratos citados servem duas pessoas.

Serviço: Lellis Trattoria São Paulo Endereço: Rua Bela Cintra, 1849 Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira das 11h30 às 16h e das 19h à 01h. Sexta e feriados das 11h30 até 01. Sábado até às 2h e domingo aberto até 00h Ambiente com música ao vivo e estacionamento gratuito - A casa também trabalha com delivery através do Ifood Reservas: (11) 3064-2727.

***Best Bull Steak House traz novo conceito em franquias de gastronomia***


Crédito das fotos: Divulgação.

***São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, receberá em breve uma novidade que promete agitar a cidade. A Best Bull Steak House vai abrir as portas com um conceito inovador em gastronomia, dentro do Shopping São José.


Com larga experiência em operações dentro de polos gastronômicos a Sabatke Empreendimentos Gastronômicos, que já abriu mais de 20 negócios na área, uniu seus conhecimentos em um só projeto para oferecer um serviço diferente dos apresentados em praças de alimentação. “Teremos preço bom, pratos excelentes e atendimento em ambiente amplo e descontraído, privilegiando o cliente”, conta André Sabatke, proprietário da empresa.


Formatada para se tornar uma franquia, a Best Bull tem um layout que remete às famosas steak houses dos Estados Unidos e da Austrália, mas com um toque local. “Um dos nossos pratos que os clientes mais gostam é a tábua de petiscos variados, como frango, calabresa, batata frita e tiras de carne, ótimo para dividir com os amigos”, acrescenta Sabatke.

A casa também vai servir um rodízio de petiscos, de terça a quinta-feira, quando os clientes poderão comer à vontade todos os petiscos da casa, por apenas R$ 39,90. O chopp será uma atração à parte, com preços imbatíveis no ramo.

O Best Bull Steak House unidade Shopping São José deverá abrir para o público no início do mês de abril. Além disso, os sócios da Sabatke já têm em vista outros shoppings, para dar andamento ao processo de expansão. A intenção é a de abrir mais quatro unidades até o final deste ano.

Serviço: Best Bull Steak House Shopping São José - Loja 244 - Piso L2 (Rua Izabel A Redentora, 1.434 - Centro - São José dos Pinhais).

***Nós Outros, peça criada a partir do encontro com Índios Guaranis e Kaingang, faz última apresentação em Curitiba***


Crédito da foto: Bem-te-vi Produções.

***Foi a partir da convivência com índios Kaingang e Guaranis que se deu a criação da peça teatral Nós Outros da Fala Companhia de Teatro. Os atores Diego Marchioro, Eduardo Ramos, Patrick Belém e Richard Rebelo, acompanhados do diretor e dramaturgo Don Correa e do músico e compositor Paul Wegmann foram recebidos na Aldeia Tupã Nhe'e Kretã, localizada na divisa dos municípios de São José dos Pinhais e Morretes (PR), para uma experiência de imersão. A ideia era apenas estar junto, conviver, presenciar o dia-a-dia, aprender sobre os costumes da comunidade e foram esses momentos compartilhados que inspiraram o trabalho.

Sem máscaras ou personagens, os atores contam suas próprias histórias, de onde vieram, usam, inclusive, seus nomes verdadeiros e convidam o espectador a partilhar as suas histórias também. Músicas, danças e brincadeiras com elementos indígenas promovem a interação e o vínculo com a plateia. Nós Outros busca suspender os discursos, valorizar a escuta e perceber o contraste entre o eu e o outro com todas as diferenças e semelhanças. Leva o tema da alteridade para o palco e convida a todos a colocarem-se na posição do outro. Celebrar tanto a cultura quanto cada indivíduo é o foco da peça.

Sem apelo panfletário a peça espelha com delicadeza o ambiente sutil das aldeias indígenas pesquisadas e ao retratar o diverso como elo em comum entre cada indivíduo, levanta questões como o racismo, o preconceito, a empatia e o afeto. “A proposta desse espetáculo é buscar uma real interação com quem nos apresenta diferentes visões de mundo. E a etnia indígena exemplifica isso de forma bem radical. Precisamos, antes de tudo, sentar e conviver. Comer juntos, ouvir, calar-se. A nossa postura nas imersões com estes povos indígenas foi de apenas estar com eles e fazer o que eles nos propunham e é essa experiência que trazemos para o palco e queremos dividir”, conta o diretor e dramaturgo Don Correa.

O diretor destaca que o processo deste trabalho contou com a colaboração do Cacique Kretã Kaingang e Andreia Fernandes, ambos ativistas do movimento indígena nacional, de Florêncio Rékág Fernandes, mestre em Educação e diretor da Escola Estadual Indígena Emília Jera Poty (Morretes/PR), além dos antropólogos Paulo Homem de Góes e Cauê Krüger. “Nós Outros é um experimento feito de perguntas: O que você quer?, Como chegamos até aqui?, Você já viu um homem sangrar?. Não nos fornece respostas. Busca atingir a percepção, a sensibilidade do público-interlocutor deslocando seu pertencimento, modificando as posições de enunciação. Quiçá essas alterações que a peça sugere tenham por efeito fomentar a empatia. Que nos coloquemos na posição de outros.

Esse é seu mérito e esse é nosso desafio”, declara o etnólogo Paulo Homem de Góes. “A peça já vale pela urgência em tematizar a alteridade, transformando uma categoria complexa e abstrata em exercícios cênicos sensíveis, empáticos e reflexivos. A isso se acresce a coragem dos artistas em se permitirem afetar, de múltiplas formas, pela drástica condição indígena no Brasil. O resultado, alicerçado na dramaturgia contemporânea, é um cativante exercício cênico real-ficcional que promove, por meio de identificações e estranhamentos, a oportunidade, cada vez mais rara no mundo atual, de se colocar no lugar do outro”, relata o antropólogo Cauê Krüger.

Em 2018, o espetáculo passou por 30 cidades do interior do Paraná, realizando apresentações gratuitas em todas as macrorregiões do estado, percorrendo cerca de 4 mil quilômetros. Em Curitiba o projeto realizou, neste mês de março, 24 apresentações e oito oficinas de teatro em escolas públicas municipais, estaduais e em espaços culturais da capital paranaense para público dirigido. A estimativa do público alcançado foi de mais de 2 mil pessoas. Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: Ebanx e Universidade Positivo.

Sobre a Companhia - Fundada pelo diretor e dramaturgo Don Correa e o ator Brian Townes, a FALA Companhia de Teatro é sediada em Curitiba desde 2012. A companhia investiga a concepção de novas dramaturgias, e formas do público se relacionar diretamente com as obras. Dentre os trabalhos da companhia destacam-se os espetáculos: Parido (2012), Zero (2013), Gafanhoto (2013), Tutorial (2017), e Nós Outros (2018). Saiba mais: https://www.facebook.com/falateatro.

Serviço: Espetáculo Nós Outros – Fala Companhia de Teatro Quando: 30 de março (sábado) - 15h Onde: Companhia Brasileira de Teatro (Rua José Bonifácio, 135 – sala 01, Largo da Ordem.) Duração: 70 minutos - Classificação: 14 anos Quanto: Gratuito - Capacidade máxima: 50 pessoas Informações: (41) 3321 3358.

Ficha Técnica: Direção e dramaturgia: Don Correa Elenco: Diego Marchioro, Eduardo Ramos, Patrick Belem, Richard Rebelo Composição musical: Paul Wegmann Direção de produção: Michele Menezes Produção Executiva: Gabriela Berbert Cenário e Arte gráfica: Pablito Kucarz Artista plástico: Max Carlesso Figurinos: Fabianna Pescara e Renata Skrobot Consultoria em antropologia: Paulo Homem de Góes Assessoria de Imprensa: Glaucia Domingos​ Redes Sociais: Cleydson Nascimento Produção: Pró Cult Realização: FALA Companhia de Teatro.

***Exposição homenageia a crítica de arte Adalice Araújo***


Crédito da foto 01: Marcelo Elias / Foto 02: Kraw Penas/SEEC.

***A sala de casa lotada de documentos, a seriedade com a qual levava o seu trabalho e a generosidade com os artistas são algumas das lembranças recorrentes de quem conviveu com a crítica de arte, professora, pesquisadora, historiadora e poeta Adalice Araújo (1931-2012), considerada o principal nome na análise da arte paranaense.

Em homenagem à sua trajetória, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) e a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) apresentam a exposição "História sem fim: o pensamento revolucionário de Adalice Araújo", que será inaugurada dia 30 (sábado), às 11 horas, no hall da SEEC. Com a mostra, que tem curadoria da diretora do MAC-PR, Ana Rocha, e pesquisa do Setor de Pesquisa e Documentação, o museu inicia as celebrações aos seus 50 anos, comemorados em março de 2020.


A instituição lança ainda a sua nova logo, outra ação comemorativa rumo ao seu meio século de arte. A exposição também encerra a programação do Mês das Mulheres promovida pela SEEC ao longo de março, com atrações que reforçaram a importância e o talento de artistas mulheres em diferentes segmentos artísticos. O evento marcará a abertura da sala homônica à crítica de arte, administrada pelo MAC-PR e pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM). A Sala Adalice Araújo será dedicada exclusivamente a artistas paranaenses.

A mostra - "História sem fim: o pensamento revolucionário de Adalice Araújo" retrata parte da trajetória da artista e pesquisadora apresentando o seu trabalho crítico jornalístico (iniciado em 1969, no Diário do Paraná, com a coluna Artes Visuais — publicada também em parte dos anos 1970 e 1990 na Gazeta do Povo) por meio de obras de mulheres artistas que estão no acervo do MAC-PR, e sobre as quais Adalice escreveu. 

São elas: Eliane Prolik, Guita Soifer, Dulce Osinski, Juliane Fuganti, Leila Pugnaloni, Letícia Marquez e Ida Hannemann de Campos (falecida no começo de março). Cronologia, fotografias de Adalice, sua atuação como diretora do MAC-PR (entre 1987 e 1988), um compilado de suas críticas em jornais (publicadas entre 1968 e 1994) e informações sobre a elaboração de sua obra máxima, o Dicionário das Artes Plásticas do Paraná, também farão parte da mostra.

Os visitantes poderão entender ainda mais o universo de Adalice na Praça de Leitura — um espaço no hall da SEEC terá vários textos impressos para que os espectadores possam fazer as leituras tranquilamente. A curadora Ana Rocha também fez questão de incluir textos de Adalice sobre outros temas, como literatura, patrimônio e arquitetura. "A ideia é mostrar a amplitude de sua atuação como crítica", salienta.

Descentralização da arte - Ana Rocha frisa que Adalice fez um "esforço hercúleo" para descentralizar a produção artística — a crítica valorizou e deu espaço aos artistas que, em alguma medida, se sentiam excluídos por estarem fora do eixo Rio-São Paulo. Esse papel também é relembrado por Juliane Fuganti. "A gente deve muito a ela como uma incentivadora ao Paraná." Juliane conheceu Adalice cedo, logo na primeira exposição que realizou, aos 19 anos. Começou a estudar gravura, ganhou prêmios no Salão Paranaense (do qual Adalice era jurada) e foi incentivada por ela a buscar formação na Belas Artes (Juliana havia estudado Economia).

"Ela sempre via o que você tinha de bom. Fazia uma crítica construtiva aos artistas", diz Juliane, que também se impressionava com a documentação que a crítica mantinha em seu apartamento. "Era um setor de pesquisa melhor do que muitos lugares, a sala inteira era tomada por arquivos". A artista Leila Pugnaloni rememora que, no início dos anos 1980, a expectativa máxima dos artistas no Paraná era ter um texto escrito por Adalice sobre a sua obra. "Ela era a pessoa que fazia as melhores análises. Quando ela ia a uma exposição, eu e os outros artistas ficávamos na expectativa."

Vida e obra - Nascida em Ponta Grossa em uma família de ervateiros, Adalice Araújo iniciou a sua formação artística nos anos 1950, no curso superior de Pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Logo na sequência, seguiu para uma especialização na Itália. De volta ao Brasil, criou e presidiu o Círculo de Artes Plásticas do Paraná, com ateliê coletivo no subsolo da Biblioteca Pública do Paraná, onde começaram artistas como Helena Wong e Antonio Arney. Na década seguinte, estudou outras técnicas, como Gravura, Xilogravura, Desenho e Crítica Teatral. Em 1969, iniciou sua carreira jornalística no Diário do Paraná com a coluna Artes Visuais, também publicada no jornal Gazeta do Povo entre 1974-1976 e 1978-1994.

Em 1971, passou a integrar a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Foi professora no departamento de Filosofia, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dirigiu o MAC-PR entre 1987 e 1988 e desenvolveu projeto de descentralização do 44º Salão Paranaense. Em 2003, recebeu o Prêmio Mário de Andrade da ABCA e, em 2006, publicou o Volume 1 do Dicionário das Artes Plásticas do Paraná (verbetes de A e C) — o segundo, de D a K, foi publicado postumamente. Faleceu em 8 de outubro de 2012, em Curitiba.

Serviço: Abertura da exposição “História sem fim: O pensamento revolucionário de Adalice Araújo” Dia 30 de março (sábado), às 11h Período expositivo: até 1º de junho de 2019 Entrada gratuita Hall da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) Rua Ébano Pereira, 240, centro Visitação: de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 9h às 13h.

***Exposição fotográfica celebra 326 anos de Curitiba***


Crédito da foto: Ricardo Oliveira. 

***Em comemoração ao aniversário de 326 anos de Curitiba, o Shopping Palladium recebe a exposição “Do chão para cima”, do fotógrafo Ricardo Oliveira. De 27 de março a 14 de abril, o público poderá apreciar 12 imagens exclusivas da capital paranaense sob a perspectiva do fotógrafo, e os ângulos únicos proporcionado pelo uso do drone. Além da exposição, no dia do aniversário de Curitiba (29), o shopping promove um bate-papo com Ricardo Oliveira, que apresenta modelos de drones para o público, que promete ser composto de fotógrafos, filmmakers e apreciadores da arte. 

O objetivo é fomentar a discussão de técnicas de foto aérea, curiosidades sobre o método e troca de experiências. As inscrições para o bate-papo são gratuitas, mediante confirmação na página do Facebook da Mais Brasil Produções, e as vagas são limitadas. Além disso, Ricardo Oliveira sorteará entre os participantes um drone DJI Mavic Air Combo e a uma das fotos da exposição, ampliada em tela canvas. 

Serviço: Exposição de fotos “Do chão para cima” Data: 27/03 a 14/04 - Horário: Segunda a Sexta - 11h às 23h Sábado - 10h às 22h Domingo - 14h às 20h Local: praça Americanas - Shopping Palladium (Av. Presidente Kennedy, nº 4121, Portão – Curitiba/PR) Evento gratuito. Bate-papo com fotógrafo Ricardo Oliveira Data: 29/03 - Horário: 19h30 Local: praça Americanas - Shopping Palladium (Av. Presidente Kennedy, nº 4121, Portão – Curitiba/PR) Inscrições e informações: https://www.facebook.com/events/365057054116017. Vagas limitadas. 

Shopping Palladium - Inaugurado em 2008, o Shopping Palladium é um dos maiores do sul do Brasil. Possui mais de 350 lojas, sendo 20 lojas-âncora, cerca de 80 quiosques, boulevard com oito restaurantes e sala de cinema IMAX, maior empresa de tecnologia e entretenimento do mundo. Possui área construída de 154.600 m², contando com uma estrutura ampla, moderna e inteligente, além de oferecer a maior variedade de marcas da capital paranaense. Mais informações em: https://palladiumcuritiba.com.br.

***"Acho um absurdo quem não vai ao SPFW se não receber cachê", conta Camila Coutinho***


Crédito da foto: Divulgação.

***As blogueiras de moda se dão bem ou existe muita rivalidade? Chega presente na sua casa todo dia? Como você aprendeu que preço cobrar pelos seus posts? Só aparecem nas suas redes produtos que pagaram para estar ali? Essas foram algumas das perguntas que Camila Coutinho respondeu em sua participação no CanAlvaro, do jornalista Alvaro Leme. Integrante da primeira onda de profissionalização dos blogs, Camila lançou o dela em 2006, aos 19 anos.

Desde então, conquistou relevância crescente com conteúdo sobre moda não só na página, como nas redes sociais que surgiram. Está presente em todas as principais – seus dois perfis no Instagram (um dela, um do blog Garotas Estúpidas, o GE) somam quase 4 milhões de seguidores. Camila fala na entrevista sobre a preocupação em não deixar de acompanhar a moda nacional. “Acho um absurdo quem não vai ao São Paulo Fashion Week se não receber cachê”, afirma. Mesmo quando não está no Brasil, ela escala alguém para representar o GE na cobertura do evento.

Empreendedora - Hoje, Camila Coutinho é uma empresária de sucesso que coordena sua equipe composta por duas agências que cuidam comercialmente de sua imagem, contudo faz questão de destacar: “Eu sei me vender muito bem... Além de gostar da parte criativa, eu amo a parte comercial, sou eu quem decido”. Seu perfil empreendedor e a vontade de crescer na profissão que escolheu esteve presente desde o início, mesmo quando nem sabia como atuar nesse meio. “Fui numa agência de um amigo publicitário para perguntar como funcionava e montei um media kit, um pouco da minha cabeça, um pouco com as informações que ele me deu.

Fui tocando com isso e sempre atenta ao mercado”, conta. No entanto, ela destaca que só a força de vontade não é suficiente, alguém que escolhe se expor ao julgamento de milhões de pessoas por conta própria tem outros obstáculos a enfrentar. “A gente é ser humano, acaba dando atenção para o que as pessoas falam, mas eu sempre digo que a gente não deve dar tanta atenção para o dizem. Vai ter sempre alguém falando pra você que não tá legal, que é perigoso. E aí você vai minando a sua paixão, a sua vontade, porque você fica pensando na opinião do outro”. Para assistir ao vídeo na íntegra, acesse: https://youtu.be/88uBLtbNPXY.

Sobre o CanAlvaro - Projeto do jornalista Alvaro Leme, consiste num canal que combina entrevistas com personalidades das mais variadas áreas a vídeos solo em que Alvaro comenta pautas quentes da semana. Alvaro é Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, vive desde 2000 em São Paulo. Passou pela coluna Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, e pelas revistas Contigo!, Glamour, Veja e Veja São Paulo. Atualmente, além de seu canal, é colunista da Forbes.

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