sexta-feira, 16 de junho de 2017

Coluna do dia 17/06/17

***Cícero Dias: Um Percurso Poético***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Em 1938, o pintor pernambucano Cícero Dias foi definido como um “selvagem esplendidamente civilizado” pelo então crítico de arte francês André Salmon, que parafraseava um poema de Verlaine para Rimbaud. A definição, realizada após a primeira mostra do artista em Paris, serviu perfeitamente para descrever sua trajetória nas artes, agora retratada pela exposição Cícero Dias - Um percurso poético. Trata-se de uma itinerância que o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta entre 8 de fevereiro e 25 de setembro, em suas unidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.


A mostra tem curadoria de Denise Mattar, curadoria honorária de Sylvia Dias, filha do artista, e produção da Companhia das Licenças em parceria com a Base7 Projetos Culturais. A itinerância apresenta ao público cerca de 125 obras de um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, cuja trajetória é reconhecida internacionalmente, contextualizando sua história e evidenciando sua relação com poetas e intelectuais brasileiros e sua participação no circuito de arte europeu.


Além das obras propriamente ditas, a exposição trará ainda fac-símiles de cartas, textos e fotos de Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, Murilo Mendes, José Lins do Rego, Mário Pedrosa, Pierre Restany, Paul Éluard, Roland Penrose, Pablo Picasso, Alexander Calder, entre outros. “Na sua longa e prolífica carreira, Cícero Dias manteve, como poucos, a fidelidade a si próprio. Sempre foi inteiramente livre, ousando fazer o que lhe dava vontade, sem medo das críticas”, afirma a curadora Denise Mattar.


Foto: Cena Rural, 1920 - Óleo sobre tela - 55 x 46 cm.

A Mostra - A exposição traz um panorama de toda produção do artista, dividida em três grandes núcleos que delineiam seu percurso poético. São eles: Brasil, Europa e Monsieur Dias – Uma vida em Paris - cada um deles, por sua vez, dividido em novos segmentos, cuja leitura não deve ser realizada de modo estanque, mas entrecruzada e simultaneamente.


Foto: O Goleiro, 1920 - 53,5 x 49,5 cm.

Brasil - A mostra é aberta pelo subnúcleo “Entre Sonhos e Desejos”, que traz um conjunto de 30 aquarelas produzidas entre 1925 e 1933, todas bastante diversas do que era produzido na época. São trabalhos que emocionam pela peculiaridade, sendo ao mesmo tempo líricos, agressivos, caóticos, sensuais e poéticos. O núcleo é encerrado com a sequência “E o Mundo começava no Recife...”, que traz um conjunto de obras que fizeram um contraponto às lembranças rurais, mostrando as recordações urbanas do jovem Cícero no Recife.

As casas coloniais debruçadas para o mar, os sobrados e seus interiores, os jardins com casais românticos, e as alcovas - com amores mais carnais. A mudança da aquarela para o óleo interferiu na dinâmica da produção do artista, tornando-a mais narrativa, mais estática e mais bem construída. Ele produziu obras excepcionais, entre elas Sonoridade da Gamboa do Carmo e Gamboa do Carmo no Recife.

Europa - O núcleo é anunciado pelo segmento “Entre a Guerra e o Amor”, que reúne majoritariamente reproduções de fotos, cartas, documentos, além de desenhos e aquarelas, de pequeno formato, realizadas por Dias durante a II Guerra Mundial, em condições precárias. São testemunhos das suas vivências no conflito, e também de seu amor por Raymonde, que se tornaria sua mulher.

Perseguido pela ditadura de Vargas, Dias chegou a Paris em 1937 e logo integrou-se à cidade, cujo ambiente artístico era marcado pela forte presença dos surrealistas e muito mais aberto do que o Brasil à arte instintiva e à negação da razão. Poucos meses após a sua chegada, o artista apresentou uma exposição na Galerie Jeanne Castel, com obras trazidas do Brasil e outras já pintadas em Paris. Sua recepção foi um sucesso de público, de crítica e de vendas.

“Cícero Dias, mestre de uma paleta mais nuançada que abundante, ansioso pela fantasia das cores, deseja também, como um poeta, expressar a natureza de sua terra natal. Em todos os elementos, confirma tudo aquilo que o folclore nacional despertou em sua obra. Podemos dizer que é selvagem? Talvez. Mas, então, se o admitirmos, seremos forçados a considerar esse ‘selvagem esplendidamente civilizado’, de que Rimbaud nos fala. Cícero Dias não irá decepcionar os sonhadores que não desejam tirar os pés do chão.

Os surrealistas encontrarão alguém para conversar”, afirmou na ocasião o crítico André Salmon. Perseguido em Paris, Dias seguiu para a capital portuguesa, onde sua obra sofreu uma mudança radical. Seu trabalho tornou-se eufórico e selvagem, exorcizando os fantasmas da guerra ainda não terminada. Este momento de sua produção define o segmento “Lisboa – Novos Ares”.“Nesse período Cícero Dias parece saltar sobre nós, ele nos sacode em telas que fariam inveja aos ‘fauves’, pela audácia e pela novidade das buscas cromáticas, dos traços ousados e dos temas irreverentes, irônicos e provocativos.

Títulos ambíguos completam as obras: Mamoeiro ou dançarino? Galo ou Abacaxi? Ele simplifica o desenho, usa pinceladas brutas, cores inusitadas e estridentes, e tonalidades intensas e brilhantes. Tudo grita e desafia!”, destaca a curadora. Ainda na Europa, Dias deu início à sua despedida da figuração, em um trabalho que ficou conhecido como fase vegetal, retratada na exposição pelo subnúcleo “A Caminho da Abstração”. O artista criou múltiplas imagens superpostas a partir da vegetação, incorporando novos elementos plásticos e borrando fronteiras entre figuração e abstração.

Dias passou então a trabalhar com formas curvas e sensíveis, abrindo o caminho para a abstração plena, pintando telas rigorosamente geométricas e tornando-se o primeiro artista brasileiro a trabalhar com essa vertente. Sua produção deste período está reunida no segmento “Geometria Sensível”. Em 1948, Cícero veio para o Brasil para executar uma série de pinturas murais abstratas, consideradas as primeiras da América Latina. O trabalho foi realizado na sede da Secretaria de Finanças do Estado de Pernambuco, em Recife, e mais uma vez, causou intensa polêmica.

Monsieur Dias - Uma Vida em Paris - O núcleo Monsieur Dias, como é conhecido Cícero Dias na França, abre com o segmento “Abstração Plena”, conjunto de obras nas quais o artista abandona as curvas e as cores suaves. Longe do Concretismo e da proposta de supressão da subjetividade, o abstracionismo de Dias entretanto, é vibrante, quente e luminoso, mais próximo de Kandinsky.

Na Europa, seu trabalho foi acolhido com entusiasmo, ele passou a integrar o Grupo Espace e a expor na importante galeria Denise René. Avesso a escolas e fiel a si próprio, Cícero Dias desenvolveu nos anos 1960, paralelamente à sua pesquisa geométrica, uma série chamada “Entropias”, nas quais deixava a cor escorrer, misturar-se, e esvair-se. A série, que dá nome a mais um dos subnúcleos da mostra, é apresentada por um pequeno grupo de obras na exposição.

“Menos do que tachismo, ou abstracionismo informal, a pesquisa parece um despudorado mergulho nas possibilidades do uso da tinta; sem retas, sem linhas marcadas, sem nenhum esquema formal a cumprir - o fascínio da liberdade, do deixar-se ir”, afirma a Denise Mattar. “Não por acaso ele as chamava de entropias, uma medida de desordem das partículas em um sistema físico, o movimento natural que leva todas as coisas de volta à terra: o carro abandonado que vira ferrugem, o gelo que se dissolve na água, os mortos que retornam ao pó”, completa.

A exposição é encerrada por um conjunto de sete obras produzidas pelo artista na década de 1960, quando retornou à figuração, trazendo de volta um imaginário lírico. Os trabalhos de “Nostalgia” remetem às lembranças de sua juventude no Recife. As telas Seresta e Nostalgia compõem este segmento e são algumas das mais importantes desse período.

Cícero Dias - Um Percurso Poético traz ainda alguns subnúcleos complementares: “Memórias - Cícero e seus amigos” e “Teatro”. O primeiro traz uma série documental, que apresentará ao público cartas, fotos e documentos de Cícero e seus amigos, entre os quais Gilberto Freyre, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Pablo Picasso e Paul Éluard. Por fim, o segmento voltado para o teatro trará originais de alguns dos figurinos realizados por Dias para importantes espetáculos, tal como o balé Maracatu de Chico Rei, de Francisco Mignone, em 1933; e o balé Jurupari, de Villa-Lobos, em 1934.

Acervos - As obras que integram a mostra provêm de algumas das principais instituições do país, como Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MASP), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), Museu Oscar Niemeyer (MON), Museu de Arte Brasileira da FAAP, Coleção Roberto Marinho, Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), Fundação Gilberto Freyre, além de colecionadores particulares como Sérgio Fadel (RJ), Gilberto Chateaubriand (RJ), Waldir Simões de Assis (PR) entre outros. Completa a exposição um expressivo número de trabalhos vindos de coleções particulares da França, criando assim uma oportunidade única para a apreciação da obra desse grande artista.

Serviço: Cícero Dias - Um Percurso Poético Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo Rua Álvares Penteado, 112 - Centro CEP: 01012-000 | São Paulo (SP) (11) 3113-3651 E-mail: ccbbsp@bb.com.br - Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

***Caixa Cultural Curitiba recebe Matheus Nachtergaele em Processo de Conscerto do Desejo***


Crédito da foto 01: Leo Aversa / Foto 02: Marcos Hermes.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 21 a 25 de junho, o espetáculo Processo de Conscerto do Desejo, com o ator e diretor Matheus Nachtergaele. A peça é uma homenagem a sua mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que faleceu em 1968. No palco, ele recita os textos da poetisa, em primeira pessoa, acompanhado do músico Luã Belik (violão) e do violinista Henrique Rohrmann.

A peça estreou em julho de 2015, no Festival de Teatro de Ouro Preto e Mariana e tem emocionado o público nas cidades por onde passou, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Brasília, Paraty, Uberlândia, Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, entre outras.

A construção do espetáculo, segundo o ator e diretor, acontece diante do público: “Preciso das pessoas como observadores emocionados. Quero ir consertando meu desejo de acordo com essa emoção, dia após dia. Como na vida. Como no teatro. Isso, só o teatro pode nos trazer”, diz Matheus.


Conserto e Concerto - Matheus Nachtergaele observa que poucas palavras se confundem tanto em nossa língua quantos 'concerto' e 'conserto'. “Aqui, elas se mesclam vertiginosamente. Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto”, diz ele. O ator explica: “minha mãe faleceu quando eu era um bebê de três meses. Dela, me restaram seus poemas, lindos e maduros, escritos de uma jovem mulher moderna e triste, e essa veia que me marca a testa quando rio ou choro muito.

Em Processo de Conscerto do Desejo, acompanhado pelo jovem violonista Luã Belik, direi finalmente os poemas que guardei nos olhos e na alma como única herança dela. O espetáculo é simples assim: um homem (que por acaso é um ator) diz no palco as palavras escritas por sua mãe. Um violão (não por acaso, pois Maria Cecília amava os violões) o acompanha. É só isso, se isso for pouco”.

Sobre o ator - Matheus Nachtergaele é um ator e diretor com intensa atuação no teatro, cinema e televisão. Iniciou sua carreira teatral com o cultuado diretor paulista Antunes Filho, em 1989. No ano seguinte, ingressou na Escola de Arte Dramática (USP-SP), e logo estreou nos palcos profissionalmente. 

Com o Teatro da Vertigem o grupo, fundado em 1992 e dirigido por Antônio Araújo, protagonizou os espetáculos 'Paraíso Perdido' e 'O Livro de Jó', recebendo por estas atuações prêmios de melhor ator, entre eles os prêmios Shell, Mambembe e APCA. Em seguida, atuou nos espetáculos Da Gaivota, Woyzzeck e A Controvérsia, todos premiados e bem recebidos pelo público e pela crítica especializada.

Nos cinemas, estreou sob a direção de Bruno Barreto, em 1997, com o filme O que é isso, Companheiro?. Desde então, Matheus atuou em cerca de 30 longas-metragens, como Central do Brasil e O Primeiro Dia, de Walter Salles Jr; O Auto da Compadecida e O Bem Amado, de Guel Arraes; Cidade de Deus, de Fernando Meirelles; e Amarelo manga, Baixio das Bestas e Febre do Rato, de Claudio Assis.

Por estes e outros trabalhos recebeu inúmeros prêmios como ator, incluindo APCAs, dois Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e outros muitos em Festivais de Cinema, como o Cine PE, Cine Ceará, e Festival do Rio. Sua estreia cinematográfica como roteirista e diretor foi em 2008, com o longa-metragem A Festa da Menina Morta', exibido na mostra Un Certain Règard, na Seleção Oficial do Festival de Cannes.

O filme recebeu diversos prêmios em várias categorias em festivais de cinema no Brasil e no exterior. E no conceituado Festival de Chicago, no Festival de Cinema de Gramado e no Festival do Rio, Matheus Nachtergaele recebeu o prêmio de Melhor Diretor. Na televisão, destacam-se trabalhos como Hilda Furacão, Os Maias, Decamerão, Ó Paí, ó!, Da Cor do Pecado, América, Cordel Encantado e no remake de Saramandaia, estrelando como o Seu Encolheu.

Serviço: Processo do Conscerto do Desejo Local: aixa Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 21 a 25 de junho de 2017 (quarta a domingo) Horário: quarta-feira a sábado, às 20h. Domingo, às 19h Ingressos: vendas a partir de 17 de junho (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: não recomendado para menores de 16 anos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).
 
***Ademilar expande área de atuação no Sul e Sudeste***

***Na contramão da crise, a Ademilar vem apresentando crescimento em vendas e expansão da área de atuação. No primeiro quadrimestre de 2017, a administradora registrou crescimento de 20% nos créditos comercializados, em comparação ao mesmo período do ano passado, e também consolida sua presença nos estados do Paraná, de Santa Catarina e São Paulo.

Em Santa Catarina, a Ademilar já conta com 11 pontos de atendimento em dez cidades diferentes. A novidade está na capital Florianópolis, que ganhou uma unidade de negócio, e em São Bento do Sul, onde o ponto de venda da empresa está em novo endereço.

O Paraná, que possui 24 unidades de negócio, tem quatro novos pontos de atendimento: um em Irati e três em Curitiba – na Rua 24 Horas, no bairro Cajuru e no de Santa Felicidade. A região metropolitana de Curitiba também tem novidades com a mudança de endereço das unidades de São José dos Pinhais e Araucária.

São Paulo ganhou mais um ponto de atendimento em São José dos Campos, o segundo na cidade. Além disso, a loja de Santos foi reinaugurada em novo endereço. Ao todo, são oito unidades de negócio no estado. Os endereços e telefones de todas as unidades estão disponíveis no site www.ademilar.com.br, na aba Onde Encontrar.

Sobre a Ademilar - A Ademilar foi pioneira no país ao trabalhar especificamente com o consórcio de imóveis. Ela está entre as dez maiores administradoras do Brasil no segmento, segundo ranking do Banco Central. Atendimento personalizado, de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, e assessoria completa em todas as etapas do processo são os diferenciais da administradora, que tem sede em Curitiba e atuação nas regiões Sul e Sudeste.

***Polysom relança em vinil “Alucinação” de Belchior***


Crédito da foto: Divulgação. 

***Após mais de 40 anos de seu lançamento, a Polysom, em parceria com a Universal Music, traz de volta às lojas em vinil de 180 gramas “Alucinação” (1976), de Belchior. O disco é o segundo da carreira do cantor e compositor, falecido em abril desse ano, e é para muitos sua obra-prima.

O álbum, que pode ter causado estranheza a alguns pelo estilo que misturava o folk-rock à MPB e sons regionais, tornou-se um dos mais importantes da música nacional.

O disco foi produzido por Marco Mazzola e tem 10 faixas, todas de autoria de Belchior. Em suas letras, o cearense cantava sobre as dificuldades de alguém do interior chegar a cidade grande e sobre a não submissão à normas. “Alucinação” traz alguns de seus maiores sucessos, como “Velha Roupa Colorida”, “Rapaz Latino Americano” e “Como os Nossos Pais”.

***Apresentadora da TV Vanguarda é eleita melhor âncora de TV no Troféu Mulher Imprensa***


Crédito da foto: Bia Grassi.

***A 12ª edição do Troféu Mulher Imprensa, uma iniciativa da Revista e Portal Imprensa que reconhece o trabalho jornalístico das mulheres dentro e fora das redações brasileiras, revelou as vencedoras esta semana.

Com 17 categorias, como Telejornalismo, Radiojornalismo e Cobertura Internacional, a premiação visa a homenagear, mediante votação popular, as jornalistas que mais se destacaram em 2016.

Em Telejornalismo, cujas finalistas na categoria Âncora de TV eram Renata Vasconcellos, Maria Beltrão, Renata Lo Prete e Sandra Annenberg, a grande vencedora foi Elisa Veeck, apresentadora na TV Vanguarda, afiliada da Globo em São José dos Campos.

Elisa Veeck começou a trabalhar na televisão em 1998, com passagens como atriz pelo SBT, MTV e Multishow, e em 2010 tornou-se jornalista e apresentadora, com passagem pelo Band Sports. Desde 2016, é uma das apresentadoras do jornal de meio-dia, o Link Vanguarda, da TV Vanguarda, afiliada da Globo em São José dos Campos.

“Fiquei muitíssimo feliz ao saber do resultado, um momento de felicidade imensa, então a primeira coisa que quero fazer é agradecer a todos os votos, a todas as mensagens de carinho. Gostaria também de agradecer à Revista Imprensa, aos profissionais que me indicaram e aos meus colegas da Vanguarda. Todos os resultados que surgem, são, com certeza, resultado de um punhado de coisas, como amor e parceria", disse Elisa.

A 12ª edição do Troféu Mulher Imprensa contou com um júri de excelência - composto por cerca de 30 profissionais de relevância no mercado brasileiro, que cobrem ou têm pleno conhecimento da mídia na qual irão votar. Mais informações: http://www.portalimprensa.com.br/trofeumulherimprensa.

***Sandra Kanayama cria peças ideais para manter a elegância no inverno***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Há um entendimento de que ficamos mais elegantes no inverno. E se depender da estilista Sandra Kanayama, as clientes vão continuar mantendo esta máxima. Uma das marcas registradas da grife Sandra Kanayama Milano é o cappotto, casaco 100% lã italiana, que aquece sem pesar.

Na bottega em Curitiba, o cappotto SK pode ser encontrado nas cores preto, marsala, azul marinho e manteiga. O cappotto é uma daquelas peças eternas, que valem o investimento. Versátil, pode ser usado tanto sobre um vestido de festa quando com jeans num look super informal.

“Temos cappotti de vários comprimentos. São peças clássicas, que podem ser usadas e reusadas inverno após inverno permanecendo intactas”, diz Sandra. Outra peça de inspiração italiana, que não sai do acervo da grife, é o soprabito, um casaco mais leve, muito usado durante a meia estação na Itália.

“É ideal para o início da manhã e final de tarde em Curitiba”, comenta Sandra. O Soprabito é confeccionado em algodão, linho ou lã. Da coleção Essencial, lançada no mês de maio, a peça que imprime personalidade ao visual de inverno é a pelerine, espécie de capa que pode ser usada com vestidos e calças.

Sandra Kanayama também se preocupou em deixar a mulher elegante nos momentos mais formais. Neste inverno criou casaquetos de veludo italiano, que ficam lindos sobre coquetel dresses e outros vestidos de festa. “É uma forma de permanecer aquecida sem abrir mão do estilo”, observa. Para os dias realmente frios do alto inverno, o cappotto também é uma opção interessante sobre vestidos de festa.

Serviço: Bottega Sandra Kanayama Milano - www.sandrakanayama.com - Av. Cândido de Abreu, 470, sala 409, Centro Cívico.

***Lembro Todo Dia de Você***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Com mais de 20 peças produzidas, indicação em 61 prêmios e público estimado em mais de 120 mil espectadores, o Núcleo Experimental, dirigido por Zé Henrique de Paula, prossegue trabalhando pela criação de uma identidade brasileira em teatro musical com sua nova montagem, Lembro Todo Dia de Você.

O diretor esteve recentemente no elenco de Nuvem de Lágrimas e levou diversos prêmios por Urinal, o Musical. Thiago (Davi Tápias) é um jovem que se descobre soropositivo e inicia uma jornada de autoconhecimento em direção a questões decisivas de sua vida - como o abandono paterno, a descoberta da sexualidade, relacionamentos, amizades e o estigma enfrentado diariamente por pessoas com HIV.

Assim é Lembro Todo Dia de Você, musical inédito do Núcleo Experimental. Fernanda Maia assina o texto e as letras. As músicas foram compostas por Rafa Miranda. Zé Henrique de Paula dirige e também atua no espetáculo. No palco, além de Zé Henrique, estão os atores Davi Tápias, Gabriel Malo, Bruna Guerin, Anna Toledo, Fabio Augusto Barreto e Fabio Redkowicz, que interpretam doze personagens.


O musical tem treze canções originais com influências de vários gêneros, como pop, bolero, disco, jazz e música de jogos digitais dos videogames. Uma banda com seis músicos regidos por Rafa Miranda acompanha ao vivo os atores. O texto do espetáculo foi resultado do projeto de pesquisa do Núcleo Experimental contemplado pela 27º Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Em outubro de 2016, foram feitas três leituras cantadas abertas ao público que lotou o Teatro do Núcleo Experimental.

O texto conta ainda com a colaboração de Zé Henrique de Paula e Herbert Bianchi. “Apesar dos avanços científicos que amparam a saúde de quem vive com HIV, os preconceitos, estereótipos e convenções que existem sobre o tema ainda criam um ambiente hostil para os portadores do vírus”, diz Zé Henrique. Lembro Todo Dia de Você chega como uma reflexão sobre o efeito dessas questões na afetividade e emoções desse grupo e seus círculos sociais.

A produção vem depois de Urinal (2015), sucesso de público e crítica que garantiu a Zé Henrique de Paula o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte na categoria Melhor Diretor. Urinal também foi ganhador do Prêmio Reverência nas categorias Melhor Musical, Melhor Direção, Melhor Cenário, Melhor Direção Musical e Melhor Ator Coadjuvante (Fabio Redkowicz).

A peça foi vencedora do Prêmio Aplauso Brasil, na categoria Melhor Musical tanto no voto popular, quanto no voto do júri além de ter sido indicada a diversos outros prêmios, como Shell, Governador do Estado, Quem e Bibi Ferreira. O Núcleo também se empenha na criação de espetáculos nacionais, oferecendo ao público novas opções além das franquias internacionais ou adaptações de obras pré-existentes, como filmes, livros ou até mesmo outras peças teatrais.

Zé Henrique de Paula diz que, para esse espetáculo, foram feitas pesquisas de campo com jovens portadores de HIV e instituições de amparo a esse grupo. Também foi decisiva para a criação da peça a participação de Rafa Miranda, compositor e regente que emprestou para a obra dados reais da sua vida e experiência como portador de HIV. “A falta de informação, a solidão, as inseguranças, as frustrações e o sentimento de culpa me deixavam submerso no medo.

O Zé e a Fernanda me acolheram e me deram suporte, criando uma rede de segurança onde eu pudesse compartilhar meus sentimentos e sair do silencio”, diz Rafa. O jovem compositor diz que, ao ouvir os depoimentos de outras pessoas que vivem com HIV, os sentimentos relatados eram muito próximos dos seus, daí a necessidade de falar sobre as questões que atingem os soropositivos, assim como a dificuldade de dividi-las com outras pessoas.

Fernanda Maia reforça que as músicas criadas para Lembro Todo Dia de Você são acessíveis, o que aproxima o público do conteúdo da peça. “É um espetáculo que revisita a história desse rapaz e as relações que se estabeleceram em sua vida, muitas delas atravessadas pelo diagnóstico do HIV” diz Fernanda. Mesmo optando por essa abordagem, a diretora musical reforça que a peça não tem nenhuma pretensão didática ou panfletária. “A arte não dá respostas; ensina a fazer perguntas melhores, o que guia essa peça não são certezas, mas as dúvidas e questionamentos”, fala Fernanda.

Sobre a escolha do gênero musical para falar sobre o assunto, Rafa Miranda complementa: “Há algo de poderoso na junção de música e texto que, só o texto ou só musica talvez não dessem conta de exprimir sozinhos”. O Núcleo Experimental contou mais uma vez com a atuação de Inês Aranha na preparação do elenco. “Aplico ferramentas que aproximam mais os atores, conseguimos criar entre eles a ideia de sensibilidade e passado comum para que isso aflore nas personagens”, explica.

O elenco tem muita liberdade para explorar gestos, modo de falar e subjetividade. A partir desse material, dou apoio para decidirmos o que entra e o que fica de fora na montagem final. Costumo trabalhar com referências das artes plásticas e neste caso buscamos inspiração nas pinturas de Paul Cadmus (1904 – 1999) e, principalmente, de Steve Walker (1961 – 2012)”.

Sobre Núcleo Experimental - Criado em 2005, o Núcleo Experimental se dedica a explorar novos autores e repensar os clássicos. Uma das vertentes do grupo também é a de buscar relações entre música e teatro. Em 12 anos, foram mais de 20 peças produzidas, 61 indicações a prêmios e um público direto de mais de 120.000 espectadores. Entre os espetáculos do grupo, destaque para Senhora dos Afogados, Cândida, O Livro dos Monstros Guardados, As Troianos, Casa/Cabul, O Contrato, Bichado, Urinal, Ao Pé do Ouvido e Senhor das Moscas.

O Núcleo é composto por Zé Henrique de Paula (diretor artístico, ator, cenógrafo e figurinista), Fernanda Maia (diretora musical, atriz, e diretora), Inês Aranha (preparadora de atores, atriz e diretora), Claudia Miranda (coordenadora de produção e atriz), Louise Bonassi (produtora) e Fran Barros (designer de luz).

Serviço: Lembro Todo Dia de Você Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo Rua Álvares Penteado, 112 - Centro CEP: 01012-000 | São Paulo (SP) (11) 3113-3651 E-mail: ccbbsp@bb.com.br - Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

***Pavilhão Étnico apresenta tradições germânicas e brasileiras***


Crédito da foto: Divulgação.

***Dois clubes tradicionais de Curitiba, Sociedade Thalia e Santa Mônica Clube de Campo, levarão para o Pavilhão Étnico no próximo domingo (18) as tradições germânicas e brasileiras.

A apresentação começa às 11h, com o Grupo Folclórico Germânico Original Einigkeit Tanzgruppe, da Sociedade Thalia, fundado em 1990, e que preserva as tradições germânicas da Áustria, Suíça e Alemanha.

Logo depois sobe ao palco o Centro de Tradições Brasileiras Querência Santa Mônica, que preserva as tradições brasileiras. O grupo começou em 1989 como Centro de Tradições Gaúchas e com o passar dos anos incluiu outras danças brasileiras, como o fandango.

O programa Pavilhão Étnico apresenta no Memorial de Curitiba. todos os domingos, música e dança típicas das etnias que formam a história da cidade. “São atrações para mostrar a influência desses povos na formação e no crescimento da cidade”, explica o coordenador de Etnias da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Carlos Hauer.

Serviço: Pavilhão Étnico Apresentação do Grupo Folclórico Germânico Original Einigkeit Tanzgruppe e do Centro de Tradições Brasileiras Querência Santa Mônica Local: Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico Data e horário: 18 de junho de 2017 (domingo), a partir das 11 horas Entrada franca.

***Espetáculo Bicirqueiros estreia no Circo da Cidade***


Crédito da foto: Cido Marques.

***O espetáculo “Bicirqueiros” faz a sua estreia gratuita neste fim de semana no Circo da Cidade Zé Priguiça, instalado no Alto Boqueirão. O espetáculo para todas as idades resgata números antigos circenses utilizando a bicicleta como fio condutor.

As apresentações acontecem sábado e domingo (dias 17 e 18), às 16h e 18h. Idealizado por Marina Prado e Matias Donoso, sob a direção de Mariana Zanette, Bicirqueiros apresenta cenas de palhaçaria, acrobacia de solo, acrobacia aérea, perna de pau, monociclo, malabares e equilibrismo.

Com a ajuda de outros profissionais das artes cênicas, recriaram uma estética inspirada nos circos antigos e na arte rococó, trazendo para o espectador a beleza e ludicidade dos antigos teatros de cabaret.

Também participaram da produção a artista visual Kátia Horn (figurinos), Eduardo Giacomini (cenografia), Leonardo Taques (iluminação), Ivana Lima (design) e Candiê Marques e Doriane Conceição (sonoplastia). Depois da estreia no Circo da Cidade Zé Priguiça, o espetáculo segue sua temporada, de 14 de junho a 16 de julho, no Espaço Excêntrico Mauro Zanatta.

Serviço: Bicirqueiros Local: Circo da Cidade Zé Priguiça - Rua Benedicto Siqueira Branco, s/nº - Alto Boqueirão Data e horário: 17 e 18 de junho de 2017 (sábado e domingo), às 16h e 18h Entrada franca.

***Plaenge lança mais um empreendimento em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***O bairro do Ahú, em Curitiba, foi o escolhido para mais um lançamento Plaenge na cidade. A localização privilegiada é fruto de intensa pesquisa da marca sobre necessidade de empreendimentos de alto padrão na cidade. São 30 unidades, em uma única torre, localizada próximo ao centro cívico da capital, com fácil acesso a escolas, hospital, bosques e praças, shopping center, supermercados e outras facilidades da região.

Próximo ao icônico museu Oscar Niemeyer, o empreendimento terá apartamento de 149 m² privativos e coberturas com 245 m² com três ou quatro vagas na garagem. Todas as comodidades habituais que são marca da Construtora Plaenge encontram-se neste novo empreendimento como Salão de Festas Gourmet totalmente equipado e decorado, academia de ginástica com equipamentos de ponta, piscina coberta e aquecida e um exclusivo Pet Place - projetado para convívio dos animais de estimação.

Diferenciais construtivos - A Construtora Plaenge conta com uma equipe especializada que realiza constantes pesquisas de satisfação, e foca esforços em ouvir do cliente opiniões sobre os empreendimentos entregues. “Grande parte de quem compra nossos imóveis já conhece a marca e tem intimidade com a construtora, por isso fazemos questão de ouvir atentamente os clientes que são os usuários do que produzimos, sendo quem melhor conhece como é viver em um espaço projetado e construído por nós”, pontua William Ribeiro, gerente da construtora. “Muito do que construímos hoje é fruto dessas conversas que trazem diferenciais importantes a nossa marca”.

Um exemplo disso é a preparação de infraestrutura para instalação de itens como ar condicionado, toalheiro elétrico, desembaçador de espelhos e outros equipamentos eletrônicos que são importantes para a comodidade e conforto dos clientes. “Quem compra um imóvel novo, quer poder ter como instalar tecnologia moderna sem o incomodo de furar paredes e precisar realizar reparos depois que o imóvel já foi entregue e está pronto para morar.

Ouvimos nosso cliente e pensamos em cada detalhe que pode melhorar ainda mais a adaptação à casa nova”, explica. Outro ponto importante pra quem decide morar em apartamento é ter um espaço para armazenar objetos de grande volume como bicicletas, patinetes, equipamentos esportivos, entre os itens que não são usados diariamente, mas precisam de fácil acesso. Por isso, o projeto do North Side contempla boxes privativos nas garagens, ideia que surgiu de conversas com clientes da construtora em todo Brasil.

Além destes, inúmeros outros diferenciais compõe o novo empreendimento como porcelanato alto padrão 80x80 cm nas salas, cozinha, lavabo e banheiros, piso laminado com isolamento acústico, parede dupla na face sul dos dormitórios, persianas automatizadas e esquadrias com maior aproveitamento de iluminação natural. O North Side fica na Rua Alberto Foloni, 749 e tem entrega agendada para outubro de 2019.

***Meliá Hotels International Brasil promove palestras “Programa Jovem Aprendiz”***


Crédito da foto: Divulgação.

***Em comemoração ao Dia Internacional das Famílias (15 de maio), a Meliá Hotels International Brasil promoveu duas palestras nos dias 30 e 31 de maio para os filhos de seus colaboradores, entre 16 e 22 anos, nos hotéis localizados em São Paulo sobre o tema “Programa Jovem Aprendiz”. O objetivo foi ajudar os jovens a ingressarem no mercado de trabalho por meio do programa e trabalhar nos hotéis da rede (que não seja no mesmo hotel de seus pais).

O evento contou com 75 participantes entre colaboradores e seus filhos e a palestra foi ministrada pelo NURAP (Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social), parceiro da Meliá. O Dia Internacional das Famílias ou, simplesmente, o Dia Internacional da Família, foi definido em 20 de setembro de 1993, em deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, no dia 15 de maio sempre há, em várias partes do mundo, conferências e celebrações para discutir e traçar projetos para o futuro da instituição familiar.

Sobre a Meliá Hotels International - Fundada em 1956 em Palma de Maiorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta no mercado espanhol, com mais de 370 hotéis abertos ou em processo de abertura distribuídos em mais de 40 países em quatro continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá Hotels & Resorts, Paradisus by Meliá, ME by Meliá, Meliá Hotels & Resorts, INNSIDE by Meliá, Sol by Meliá e TRYP by Wyndham. O foco estratégico na expansão internacional permitiu à Meliá Hotels International ser a primeira empresa hoteleira espanhola com presença na China, nos Estados Unidos e nos Emirados árabes, além de manter sua liderança em mercados tradicionais como a Europa, América Latina e o Caribe.

O alto grau de internacionalização, seu diversificado modelo de negócios (que a posiciona entre as principais gestoras hoteleiras do mundo), o crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e sua aposta no turismo responsável são as grandes fortalezas da Meliá Hotels International, sendo a companhia turística espanhola com maior reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em todo o mundo. A Meliá Hotels International faz parte do IBEX 35, que é o principal indicador da Bolsa de Valores da Espanha.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 25 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que já administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, sob as marcas Gran Meliá Hotels & Resorts (sua marca de luxo mais universal e emblemática), Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015, 2016 e 2017, e receberam o Certificado de Excelência 2016 do TripAdvisor. Informações: www.melia.com.

***100 mil devem participar da festa no Alto da Glória, em Curitiba/PR***


Crédito das fotos: Divulgação.

***De 18 a 27 deste mês o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro viverá um tempo de festa para comemorar sua padroeira, celebrada em 27 de junho. O Novenário, que terá início no dia 18, irá refletir o tema: “Maria, rogai por nós que recorremos a vós!’’. Os missionários redentoristas estimam receber no Alto da Glória um público de 100 mil pessoas, em dez dias. A programação reserva vários bons momentos e muitas novidades. O Casamento Comunitário já tem seu lugar reservado em uma celebração que vai sacramentar a união de diversos casais.


Também neste ano, o Novenário traz a primeira edição da “Procissão dos Devotos Mirins”. Serão 200 crianças, de seis a 15 anos, que irão sair em procissão pelas ruas próximas ao Santuário, cantando e rezando durante mais ou menos uma hora. A ação tem como objetivo fortalecer a iniciação cristã. A programação inclui ainda missas com Novenas todas as noites, passando pelas tradicionais Novenas das quartas-feiras, que serão ainda mais especiais neste tempo.

No dia 21, o destaque será também o bolo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com 27 metros e recheado com medalhas de Nossa Senhora, que vai ser distribuído por um valor simbólico aos devotos. A arrecadação será revertida para a construção do Centro Comunitário Santo Afonso, local onde serão realizados os encontros pastorais, catequese e da comunidade em geral.


Para o dia 25, domingo, está programado mais um “Pedalando e Caminhando com Maria” que também convida os devotos a caminharem com a Virgem Maria. A concentração, saída e chegada, tanto da pedalada quanto da caminhada serão na rua lateral do Santuário. À tarde, Novena solene às 17h, seguida da grandiosa Procissão em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e de Missa do Novenário.

A grande comemoração terá seu encerramento na terça-feira, 27, dia da Padroeira, com a Missa Festiva às 19h30, com a consagração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fica na Pça Portugal, s/n – Alto da Glória. Curitiba/PR. Telefone: 41 3253-2031. Mais informações: perpetuosocorro.org.br.

Serviço: Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Tema geral: “Maria, rogai por nós que recorremos a vós." 1º dia (Domingo. 18) 08h30 – Missa - 10h30 - Missa 12h - Missa com Bênção da Saúde 19h – Missa de Abertura do Novenário - Pregador: Padre Donizete Araújo, CSsR “Maria, Santuário do Amor!” Após a Missa momento musical com Jaque Candioto.

***2º dia (Segunda-feira. 19) 12h - Missa com Bênção da Saúde 19h30 – Missa do Novenário - Pregador: Padre Gevanildo Torres (Comunidade Canção Nova) “Maria, Rainha da Paz!”

***3º dia (Terça-feira. 20) 07h – Missa 12h - Missa com Bênção da Saúde 19h30 – Missa do Novenário - Pregador: Padre Renato Andrade (Niterói/RJ) “Maria, Rainha dos Mártires!”.

***4º dia (Quarta-feira. 21) – Bolo com medalhas de Nossa Senhora Novenas durante todo o dia 07h – Missa e Novena 12h – Missa e Novena 21h – Missa do Novenário - Pregador: Dom José Mário Angonese (recém nomeado para Diocese de Uruguaiana/RS) “Maria, Mãe da Igreja!” Neste dia, não haverá a Novena das 22 horas.

***5º dia (Quinta-feira. 22) 09h - Missa do Santíssimo 12h – Missa com Bênção da Saúde 15h - Missa do Santíssimo 19h30 – Missa do Novenário - Pregador: Padre Lourenço Kearns, CSsR “Maria, Mãe dos Consagrados”.

***6º dia (Sexta-feira. 23) 07h – Missa 12h - Missa com Bênção da Saúde 19h30 – Missa do Novenário - Pregador: Padre Célio Tarozo (Lunardelli/PR) “Maria, Rainha do Santo Rosário!”.

***7º dia (Sábado. 24) 07h00 – Missa 10h00 – “1ª Procissão dos Devotos Mirins” (concentração, saída e chegada em frente ao Santuário) Percurso: saída do Santuário pela rua lateral (R Maria Clara), passa pela Av João Gualberto e sobe a Ivo Leão até o Santuário. 12h - Missa com Bênção da Saúde 15h – Missa pela Família 16h30 – Casamento Comunitário 19h30 – Missa do Novenário - Pregador: Padre Jorge Rocha, CSsR “Maria, Rainha dos Profetas!” Após a Missa, teremos Noite do Pastel e momento musical com Daio Baroni.

***8º dia (Domingo. 25) 08h30 – Missa com bênção dos Ciclistas, logo após pedalando e caminhando com Maria (inscrições na secretaria do Santuário – doação de 1kg de alimento) 10h30 - Missa 12h - Missa com Bênção da Saúde 17h – Novena Solene – 57 anos de novena em Curitiba 18h – Procissão Luminosa 19h – Missa Solene da Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Pregador: Padre Joaquim Parron, CSsR “Maria, Saúde dos Enfermos!” Após a Missa momento musical com a dupla Guilherme & Fernando.

***9º dia (Segunda-feira.26) 12h - Missa com Bênção da Saúde 19h30 – Missa do Novenário - Pregador: Padre Dirson Gonçalves, CSsR “Maria, Arca da Aliança!” 00h - Missa das Rosas - “27 Sempre com Maria!” Pregador: Padre Celso Vieira da Cruz, CSsR.

***Festa (Terça-feira. 27) Dia da Padroeira 07h – Missa 12h - Missa com Bênção da Saúde 19h30 – Missa com Consagração a Nossa Senhora - Pregador: Padre Celso Vieira da Cruz, CSsR “Maria, Rogai por nós que recorremos a vós!” Após a Missa momento musical com a dupla Álvaro e Daniel 23h - Missa das Rosas - “27 Sempre com Maria!” Pregador: Padre Celso Vieira da Cruz, CSsR *Praça de Alimentação todas as noites do Novenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário