quarta-feira, 14 de junho de 2017

Coluna do dia 14/06/17

***Curitiba Divercity coloca a cidade no roteiro latino-americano de entretenimento***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Curitiba vai sediar pela primeira vez o evento que coloca a cidade definitivamente na rota cultural da América Latina. Vem aí o Curitiba Divercity, que acontece na capital paranaense nos dias 7, 8 e 9 de julho, no ExpoUnimed. São três dias com uma programação que traz uma visão moderna da cultura e da arte, colocando a inteligência emocional como condutora de temas envolvendo: arte-educação, economia criativa e empreendedorismo cultural. Tudo isso reunido em um espaço de 6 mil m².


O Curitiba Divercity promove a diversidade cultural e abrigará um grande espaço de diversão e experiências, integrando apresentações de dança, palestras, workshops e atividades para todas as idades. Comportamento, cultura, música, moda e educação serão tratados em encontros com especialistas e profissionais do universo cultural. No decorrer da programação do Curitiba Divercity, palestras e workshops trazem ao público a possibilidade de pensar os rumos e as possibilidades de desenvolvimento profissional no mundo cultural.

Atividades como o Circuito Flip Flop, que traz expoentes dos eventos especializados em expressões urbanas, tratando temas culturais e de educação, como: “Dançando e criando negócios na economia criativa” e ”A importância da experiência artística nas escolas num século tecnológico”. Além do 2º Fórum Nacional de Economia Criativa para Dança, que reunirá gestores, produtores, artistas e articuladores de todo o país para conversar sobre as tendências do empreendedorismo cultural.

Palestras e debates sobre educação apresentarão ao público um panorama da relação entre os jovens e a cultura. Afinal de contas, como a formação artística é contemplada nas escolas? No evento, 10 eco bikes serão disponibilizadas, onde as pessoas poderão carregar seus telefones celulares com a energia gerada com suas próprias pedaladas, chamando a atenção para a sustentabilidade.

As crianças também são contempladas pela programação. Além da mostra nacional “Criança que Dança”, que contará com a apresentação de escolas de dança infantis, os pequenos poderão frequentar oficinas educacionais durante todos os dias da programação. Brincadeiras e aprendizagens em um só lugar.

O idealizador e produtor do evento, Octávio Nassur, conta que o Curitiba Divercity surgiu da necessidade de se criar um ambiente de experiências na cidade, com formas urbanas de expressão. “A intenção é unir em um só espaço a vivência artística e um espaço para uma formação que vai além da performance da dança”, diz.

O Curitiba Divercity já nasce entre os maiores eventos do gênero na América Latina. Durante os três dias de evento, mais de 15 mil pessoas devem prestigiar os expositores e palestrantes de diversos países, além de bandas e Djs que se apresentam ao longo dos dias. E tem mais: a partir de agora, o FIH2, maior festival de danças urbanas da América Latina, é parte do Curitiba Divercity.

O maior da América Latina - O FIH2 chega à sua 16ª edição e se integra ao Curitiba Divercity. Em 15 anos de festival, o evento cresceu e hoje é um dos maiores do mundo dedicado à dança urbana. Durante o evento, cerca de 3 mil dançarinos de sete países se apresentarão para 9 mil espectadores.

Ao todo, mais de 15 mil pessoas devem passar pelo evento durante os três dias de programação. Professores, coreógrafos, produtores e escolas de dança reunidos para promover a dança, e a arte como um todo, como profissão. Confira a programação completa mais sobre o Curitiba Divercity em: http://curitibadivercity.hospedagemdesites.ws.

Serviço: Curitiba Divercity Quando? 7, 8 e 9 de julho ExpoUnimed - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido.

***Concurso Miss Balneário Camboriú 2017 acontece nesta quinta-feira***


Crédito da foto: Diego Suffredini.

Na foto: Melissa Schoenau da Silva, Mariana Pereira Feijó, Bruna Beatriz Veit, a Gerente Geral do Mercure Hotel, Patrícia Reis, Andressa de Souza Gimenes, Laura Adams Stoffels e Ana Paula Altmann Pina.

***O mais novo cartão postal de Balneário Camboriú, a Passarela da Barra será palco para a escolha da mais bela representante do município, no concurso Miss Balneário Camboriú 2017, que acontece nesta quinta-feira a partir das 20hs. O concurso acontece na área de eventos da Passarela e é reservado aos convidados.

Seis belas candidatas, entre 18 e 23 anos participam desta edição: Ana Paula Altmann Pina, de 18 anos, Andressa de Souza Gimenes, 23 anos, Bruna Beatriz Veit, 21 anos, Laura Adams Stoffels, 23 anos, Mariana Pereira Feijó, 20 anos e Melissa Schoenau da Silva, de 23 anos.

Assim como em 2016, neste ano o concurso é promovido pela Agência Donaire e tem o slogan “Sonhar é Desejar”, baseado no clássico Cinderela. A empresária Sandra Bronzina comemora o sucesso do concurso e apresenta uma novidade na edição deste ano.

“Além de valorizar a beleza e a personalidade destas mulheres, queremos que o público que não pode comparecer ao desfile tenha a oportunidade de acompanhar o concurso, por isso vamos promover a transmissão ao vivo pelo Facebook e através de um telão instalado na La Belle, na Barra Sul”, explicou Sandra. Quem quiser acompanhar o desfile e a escolha da Miss Balneário Camboriú poderá acessar o Facebook da Construtora Pasqualotto, patrocinadora máster do evento, ou acompanhar do telão instalado na La Belle Beach Club, em Balneário Camboriú.

O local também será palco para a festa de encerramento do concurso, que acontece logo após a escolha da Miss. A transmissão tem assinatura da empresa BT Produções, de Itajaí, especialista em transmissões ao vivo. Em mais uma etapa para a avaliação das candidatas, nesta terça-feira as belas participaram de um almoço oferecido pelo Restaurante Mood, no Hotel Mercure, mais um apoiador do evento.

O badalado concurso de beleza ainda conta com patrocínio de Yachthouse by Pininfarina, Top Car Land Rover e Azimut, além do apoio do Restaurante e Bar Mood, Balneário Shopping, Academia Wave, Onodera Estética, Psicóloga Renata Stulp, Psicóloga Miriam Pereira, Ana Alcântara Assessórios, Ana Alves Alta Costura e Dr Denis Pierry. A produção de cabelo e maquiagem tem assinatura do salão G Beauté, roupas e vestidos são de Le Atelier, acessórios e joias por Donna Moderna e biquínis by Cia. Marítima Beachwear.

***Novo Escritório faz releitura de cadeira artesanal de vime de Santa Felicidade***


Crédito da foto: Divulgação.

***Um dos traços mais característicos do bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, é a cestaria produzida em vime, uma planta que aparece em registros milenares. O Novo Escritório de Arquitetura fez uma homenagem a esse trabalho artesanal na poltrona Novo Vime, exposta no ambiente do arquiteto Luiz Maingué na Casa Cor Paraná 2017.

Maingué é um dos arquitetos do Novo Escritório ao lado de Mariah Salomão Viana e Salvador Gnoato. O trio se reuniu para elaborar projetos especiais para o patrimônio histórico moderno. A cadeira tem a estrutura em vime laqueado sustentada por um cinturão que confere uma pegada industrial à peça.

A almofada é recheada de penas de ganso e revestida de vinil translúcido. A cadeira Novo Vime é produzida sob encomenda (no atelier da Trajano ou pelo shop@novolouvre.com.br) e pode ser criada em diversas variações de cores. Colab NovoLouvre – Novo Escritório de Arquitetura Rua Trajano Reis, 36.

***Brasil é segundo no ranking de cirurgias bariátricas no mundo***


Crédito da foto: Divulgação.

***O número de cirurgias da obesidade tem crescido a cada ano no Brasil. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) apontam que, em 2016, houve um aumento de 7,5%, se comparado a 2015. No ano passado foram efetuados 100.512 procedimentos para redução de estômago, número este que coloca o país na segunda posição no ranking dos que mais realizam a intervenção no mundo. Diabetes tipo 2, apneia do sono, hipertensão arterial, dificuldade respiratória e doenças cardiovasculares são alguns dos problemas que acometem os obesos. “Atualmente, 21 patologias estão associadas à obesidade e podem levar à morte.

A pessoa obesa tem risco maior de morte cardiovascular do que a população em geral e quanto mais ele espera pela cirurgia, maior a chance de complicações associadas, como quadros de hipertensão, enfarte e derrames. Por isso, não se trata de uma questão estética, mas sim de qualidade de vida”, alerta o médico Giorgio Baretta, especialista em cirurgia bariátrica do Hospital VITA. Dr. Baretta explica que para realizar o procedimento o paciente passa por uma avaliação onde são analisados os perfis psicológico e alimentar e as doenças associadas à obesidade. “Somente após esse estudo é definida a técnica que será utilizada”, esclarece.

As cirurgias bariátricas estão divididas em três técnicas: restritivas, aquelas que reduzem a capacidade do estômago, ou seja, fazem o paciente comer menos, sem mexer no intestino, chamada de sleeve gástrico; disabsortivas, que realizam um desvio do intestino; e mistas que combinam a restrição, ou seja, a redução da capacidade gástrica com o desvio do intestino, denominada de bypass gástrico ou cirurgia de Capella, que ainda é a mais executada no Brasil, na qual o estômago fica com uma capacidade em torno de 50 ml e ocorre um desvio do intestino delgado em tono de 1,5 a 2 metros. Aprovado para ser realizado no Brasil em 2010, o sleeve gástrico vem ganhando espaço.

Nos Estados Unidos, quando comparado ao bypass, já é a técnica mais praticada devido a menor incidência de complicações e por não mexer no intestino. “É uma técnica associada a uma perda menor de peso e a ocorrência maior de reganho de peso após um ano e meio ou dois de realização do procedimento. Teoricamente é uma técnica mais agradável aos olhos do paciente por não precisar mexer do intestino e tomar menos vitaminas, só que o paciente tem que estar ciente que, na maioria das vezes, ele não vai conseguir ter uma perda de peso como a que acontece com o bypass”, alerta o médico. Dr. Baretta explica também que a técnica é indicada para paciente “comedor de volume”, que é diferente daquele que é “beliscador”, e para aqueles que não têm doença do refluxo avançada.

“Geralmente é realizada em homens, porque ao contrário da mulher, comem mais volume, e em pacientes que necessitam de uma monitorização endoscópica do estômago para o resto da vida (pessoas que têm casos de câncer gástrico na família) porque não exclui parte do estômago e desta forma não interfere na realização do exame de endoscopia” descreve. Independe da técnica optada, o paciente recebe um acompanhamento multidisciplinar (psicológico, nutricional, cardiológico) antes e após o procedimento por tempo indeterminado. “Já com o cirurgião, indica-se um monitoramento para o resto da vida”, conclui Baretta.

Doenças relacionadas à obesidade: diabetes tipo 2, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronária, osteo-artrites, doenças cardiovasculares (infarto do miocárdio, angina, insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular cerebral, hipertensão e fibrilação atrial, cardiomiopatia dilatada, cor pulmonale e síndrome de hipoventilação), asma grave não controlada, osteoartroses, hérnias discais, refluxo gastroesofageano com indicação cirúrgica, colecistopatia calculosa, pancreatites agudas de repetição, esteatose hepática, incontinência urinária de esforço na mulher, infertilidade masculina e feminina, disfunção erétil, síndrome dos ovários policísticos, veias varicosas e doença hemorroidária, hipertensão intracraniana idiopática, estigmatização social e depressão.

Sobre o Hospital VITA A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation).

A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente.

Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos.

Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial. www.hospitalvita.com.br.

***Crianças são mais felizes quando estão na escola, revela pesquisa britânica***

***Dois feriados seguidos podem ser perfeitos para universitários e trabalhadores, mas não para as crianças. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Essex e divulgada no jornal The Economist, do Reino Unido, relata o que os britânicos chamam de “holiday glumness”, ou “tristeza de feriado”, em tradução livre. Segundo o estudo, realizado com 40 mil famílias em diferentes épocas do ano, as crianças são mais felizes quando estão na escola que durante os longos períodos de descanso.

"Embora os resultados do estudo não possam ser generalizados, pois cada criança tem um contexto único durante os períodos de descanso e uma relação particular com o ambiente escolar, é compreensível e faz sentido que a maioria seja mais feliz onde desenvolve e desempenha diferentes papéis e participa de brincadeiras coletivas", afirma a professora Michelle Cristina Norberto, gestora do 3º ao 5º anos do Colégio Positivo Júnior, de Curitiba (PR). De acordo com o relatório, os adolescentes são mais afetados pela “tristeza de feriado” que as crianças menores – e os meninos tendem a sofrer mais nesse período que as meninas.

O estudo revela também que os feriados são ainda piores que as férias, por conta das provas que estão por vir: quem não gasta o tempo livre estudando, sente-se culpado. E as compensações nem sempre são suficientes nos feriados, como as viagens de julho ou as festas de fim de ano. Sobre o Sistema Positivo de Ensino: é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado.

Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas.

A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação. Sobre a Editora Positivo: fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários.

A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino e com o Conquista. Cerca de 2 milhões de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

Sobre o Colégio Positivo - O Colégio Positivo compreende quatro unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental e o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários.

Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas. Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com uma proposta de aprendizado internacional.

***Lançamento do Dicionário Ilustrado de Sentimentos reúne crianças que participaram da concepção do livro***


Crédito da foto: Lucas Amorim.

Na foto: A escritora Fernanda Salgueiro e o ilustrador André Mendes.

***Aconteceu no último sábado (10/06), na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), o lançamento do 4º livro infantil de Fernanda Salgueiro. Intitulado “Dicionário Ilustrado de Sentimentos”, a obra foi ilustrada pelo artista plástico André Mendes e é resultado de conversas da autora com crianças de todo o Brasil. A escritora recebeu mais de 200 pessoas na ocasião e autografou mais de 300 exemplares do livro.

Cerca de metade dos presentes eram fãs pequeninos, entre eles um grupo de escoteiros e crianças do CEI Ulisses Falcão Vieira e da Escola Romanni que participaram do projeto. Elas tiveram a chance de receber o livro prontinho. Satisfeita com a trajetória agora completa da proposta, Fernanda conta “com o Dicionário nas mãos, elas buscavam encontrar a frase ou o desenho que inspiraram e, dessa forma, puderam entender e participar do processo completo do livro, desde a criação até o seu lançamento”.

Ao todo, 39 sentimentos foram explicados no Dicionário sob o ponto de vista infantil, revelando percepções e sensações pelo viés simples e certeiro dos pequenos. Adjetivos, substantivos, verbos e até interjeições foram usados para falar de emoções, bem como novas palavras (por exemplo, ‘bugado’ e ‘zoado’) e novas interpretações para sentimentos usuais. Palavras que significassem sentimentos e que começassem com as letras J, Q e até X foram garimpadas e também estão na obra.

O Dicionário Ilustrado de Sentimentos é um projeto de incentivo à leitura, viabilizado pela Lei Rouanet, que envolveu as crianças no processo de concepção do livro. Também é uma ferramenta para democratizar o acesso e a leitura para mais crianças. Sendo assim, a obra não será vendida e sim doada às crianças e instituições, a partir de agora.

Na agenda pós lançamento, Fernanda Salgueiro irá realizar oficinas na BPP, no Hospital Pequeno Príncipe, em escolas da cidade e em uma feira de livro em Araucária, no mês de agosto. Em todas essas ocasiões o livro será distribuído, assim como foi no seu lançamento. Os interessados em receber um exemplar podem acompanhar a agenda de oficinas na fanpage do livro no Facebook, onde ela será compartilhada em breve. O projeto é patrocinado pelas empresas Multilit, Nórdica Veículos e Michael Page.

***Hotel TRYP Tatuapé também apoia o Projeto Felicidade***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Tatyane de Oliveira Cruz – Recursos Humanos no TRYP Tatuapé, Breno Lucas Santanna da Silva, Adriana Teruel Dantas – Mãe, Ana Julia Santanna da Silva – Irmã, Renan Pereira Nascimento, Simone Pereira – Mãe, Joyse Custodio de Souza – Irmã e Sthefane Mamédio – Recursos Humanos no TRYP Tatuapé.

***O hotel TRYP Tatuapé, administrado pela Meliá Hotels International, em parceria com a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e dentro de seu cronograma de ações de sustentabilidade 2017, hospedou duas famílias participantes do Projeto Felicidade; a família do Breno Lucas Santanna da Silva (09 anos) e a família do adolescente Renan Pereira Nascimento (15 anos), no período de 22 a 26 de maio, que incluiu hospedagem, café da manhã e jantar em caráter de cortesia em apoio às crianças em tratamento contra o câncer.

O Projeto Felicidade nasceu no ano de 2001 com a missão de levar diversão e alegria às crianças carentes com câncer, hospitalizadas para tratamento. Tudo isto é feito com muito carinho e alegria, a fim de que a criança possa elevar o seu ânimo e autoestima, o que acaba ajudando significativamente em sua recuperação.

Sobre o TRYP Tatuapé - Localizado em uma região residencial e de compras de São Paulo, o TRYP Tatuapé – que possui Prêmio de Sustentabilidade EcoLíder do TripAdvisor nível Prata – está situado estrategicamente no bairro mais elegante da zona leste de São Paulo. O hotel fica a poucos metros da Praça Silvio Romero, que oferece opções gastronômicas diversas, com ênfase na culinária italiana, e ótimas opções de bares.

Vizinho dos bairros da Mooca e Anália Franco, tem fácil acesso à Estação Tatuapé do Metrô e aos Shoppings Boulevard Tatuapé e Anália Franco, bem como à Avenida Radial Leste, Marginal Tietê, Rodovias Fernão Dias, Presidente Dutra e Ayrton Senna, além de estar muito próximo do Centro de Convenções Anhembi e Expo Center Norte. O TRYP Tatuapé conta com 208 apartamentos, sendo 37 na categoria Premium Room, e estão equipados com camas exclusivas Premium, televisores LED 26’’.

TV a cabo, internet high-speed gratuita para facilitar o acesso à web no próprio apartamento, duchas com tamanho especial, secador de cabelo, amenities exclusivos da marca, kit para passar roupas, menu de travesseiros, kit café/chá com ebulidor elétrico disponível em todos os momentos, enxovais da marca Trussardi estilo clean, além de roupões e pantufas. E, para completar as comodidades, entre as dependências do hotel estão: restaurante, academia, sauna e piscina externa. Para as cerimônias de casamento e eventos, o hotel conta com quatro salas que totalizam 290 m², sendo que cada ambiente é flexível e tem capacidade para receber de 30 a 150 pessoas.

Sobre a Meliá Hotels International - Fundada em 1956 em Palma de Maiorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta no mercado espanhol, com mais de 370 hotéis abertos ou em processo de abertura distribuídos em mais de 40 países em quatro continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá Hotels & Resorts, Paradisus by Meliá, ME by Meliá, Meliá Hotels & Resorts, INNSIDE by Meliá, Sol by Meliá e TRYP by Wyndham. O foco estratégico na expansão internacional permitiu à Meliá Hotels International ser a primeira empresa hoteleira espanhola com presença na China, nos Estados Unidos e nos Emirados árabes, além de manter sua liderança em mercados tradicionais como a Europa, América Latina e o Caribe.

O alto grau de internacionalização, seu diversificado modelo de negócios (que a posiciona entre as principais gestoras hoteleiras do mundo), o crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e sua aposta no turismo responsável são as grandes fortalezas da Meliá Hotels International, sendo a companhia turística espanhola com maior reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em todo o mundo. A Meliá Hotels International faz parte do IBEX 35, que é o principal indicador da Bolsa de Valores da Espanha. Siga Meliá Hotels International no Twitter @MeliaHotelsInt e no Facebook meliahotelsinternational.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 25 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que já administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, sob as marcas Gran Meliá Hotels & Resorts (sua marca de luxo mais universal e emblemática), Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015, 2016 e 2017, e receberam o Certificado de Excelência 2016 do TripAdvisor. www.melia.com.

***João Donato e Donatinho lançam álbum "Sintetizamor"***


Crédito da foto: Divulgação.

***João Donato, o mago dos pianos e um dos maiores e mais interessantes artistas brasileiros de todos os tempos, já tinha 50 anos de vida e muitos de consagração, quando nasceu Donatinho, seu filho caçula. Unidos pela música e pelo grande talento para criar, eles apresentam seu primeiro álbum juntos, “Sintetizamor” (Deck), já disponível em todas as plataformas digitais. Brilhante arranjador, compositor e produtor, o sempre inquieto “Donatão”, apelido carinhoso dos bastidores familiares, promete nunca parar de surpreender com sua versatilidade e genialidade.

Donatinho, por sua vez, já é tido como grande referência estética e musical no universo dos sintetizadores, pianos elétricos e instrumentos analógicos vintage. Neste trabalho, percebe-se que o filho leva o pai ao seu universo, num disco de sonoridade pop moderna. “Sintetizamor” foi produzido por Donatinho, que assina também os arranjos, e gravado no seu estúdio, Synth Love (Rio de Janeiro).

O disco traz dez faixas inéditas, todas assinadas pelos dois, com alguns parceiros. Entre eles Davi Moraes, em “De Toda Maneira” e “Interstellar”, nas quais ele ainda participa tocando guitarra. Rogê também toca guitarra na faixa que assina com eles, “Lei do Amor”, primeiro single do álbum. Ainda nas composições, aparecem Jean Kuperman (“Quem É Quem”), Jonas Sá (“Luz Negra”), Ronaldo Bastos (“Vamos Sair à Francesa”), João Capdeville (“Ilusão de Nós”), Domenico Lancellotti e Julia Bosco (“Surreal”).

Os dois contaram também com um grande time de músicos nas gravações: Marcelo Amaro (shaker e afoxé), Marlon Sette (trombone), Diogo Gomes (trompete), Ricardo Pontes (Flauta), Pedro Dantas (baixo), Leonardo Vieira (guitarra), Leonardo Vieira (guitarra), Felipe Pinaud (guitarra), Fernando Vidal (guitarra). E ainda vocais da irmã de Donatinho, Maria Joana, de Gabriela Riley e Fernanda Sung, recitando uma poesia em chinês na última faixa, “Hao Chi”.

Este é um encontro muito especial e afetivo, que reúne o melhor e mais inusitado da interseção criativa entre esses grandes artistas. Uma oportunidade única para ouvir a força potencializada e incomparável de dois Donatos juntos. Para ouvir “Sintetizamor”, acesse: https://joaodonatoedonatinho.lnk.to/Sintetizamor.

***Tecpar e Unilivre lançam programa de incubação para tecnologias verdes***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com a intenção de acelerar o desenvolvimento de negócios sustentáveis e os pedidos de patentes de tecnologias verdes, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), criou um novo programa para a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec): a Incubação Verde. A parceria vai oferecer apoio ao desenvolvimento e na criação de negócios inovadores com o uso de tecnologias sustentáveis, além de ofertar infraestrutura inicial para esses projetos e sensibilização de empreendedores e empresários quanto ao tema da sustentabilidade.

O diretor-superintendente da Unilivre, Celso Kloss, pontua que a parceria vai levar mais uma oportunidade de apoio à tecnologia verde e vai atuar em duas frentes: nas universidades, para acelerar a transformação de pesquisa em novos produtos sustentáveis; e nas empresas, para que elas possam desenvolver na Intec projetos com tecnologias ambientais. “Da parte da Unilivre, vamos capacitar os empresários na área de gestão ambiental, com assessoria e consultoria no desenvolvimento dos projetos.

Queremos aproveitar que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) tem o Programa Patente Verde, que dá prioridade no exame do requerimento de pedidos de patente de tecnologias inovadoras voltadas ao meio ambiente, para que inovações na área se desenvolvam”, salienta Kloss. Um edital específico para o programa de Incubação Verde está sendo criado na Intec, explica Gilberto Passos Lima, gerente dos Parques e Incubadoras Tecnológicas do Tecpar. “O edital deve ser lançado no início do segundo semestre. Até lá, empreendedores e empresários podem candidatar seus projetos sustentáveis com base no edital que está vigente”, ressalta.

Concorrência - A Intec está com 32 vagas abertas para empresas inovadoras que buscam o apoio do Tecpar para desenvolver seus negócios: 16 vagas para a modalidade de incubação residente (quando a empresa fica nas dependências da Intec) e outras 16 para a incubação não residente, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto. As vagas estão divididas nas duas unidades da Intec, em Curitiba (20 vagas) e em Jacarezinho (12 vagas).

Para concorrer a uma das vagas, o projeto deve apresentar três requisitos: inovação (introdução de novidade ou aperfeiçoamento que resulte em novos produtos, serviços ou processos), base tecnológica (aplicação de conhecimento técnico-científico e investimento em Pesquisa e Desenvolvimento) e prova de conceito ou protótipo (modelo prático que possa provar o conceito estabelecido). Os interessados em participar do processo seletivo podem acessar o edital pelo site da Intec (intec.tecpar.br/comoincubar). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-3176.

 Intec - Ao longo de 27 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 100 negócios. No momento, oito empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Werker, Vuk Personal Parts, Compracam, Provena, RR Import, Forrest Brasil Tecnologia, OrangeLife e Neurocel.

***Cia. de Dança Lápis de Seda, que aposta eminclusão, faz duas apresentações em Curitiba***


Crédito das fotos: Cristiano Prim.

***A dança, a cidade, a arquitetura e a natureza como cenografia capaz de aproximar elementos diferentes em favor de uma unidade. Sem desprezar o valor de uma sala ou palco, a Companhia de Dança Lápis de Seda, de Florianópolis (SC), também aprecia as ruas e os jardins. Em Curitiba, o grupo catarinense terá a oportunidade de fazer dança inclusiva dentro e fora de um palco, com apresentações em lugares emblemáticos sob o ponto de vista da arquitetura, da memória e da cidade, um privilégio celebrado pelos dez bailarinos. Carregadas de beleza, as ruínas de São Francisco, na praça João Cândido, são vestígios inacabados na construção portuguesa do que viria a ser a Igreja de São Francisco de Paula.

O local, com anfiteatro ao ar livre e arquibancada, é um ponto tradicional e democrático. Por sua vez, a Casa Hoffmann, que estimula estudos sobre novas estéticas do movimento, referencia artistas e profissionais da dança, teatro, artes visuais e educação. Com esse pano de fundo e a parceria da Prefeitura Municipal de Curitiba, através da coordenação de dança da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), a Lápis de Seda faz apresentação no dia 17 de junho, às 17h, na Casa Hoffmann, e no dia 18, às 11h30, nas ruínas de São Francisco.


A companhia quer atrair em Curitiba um público interessado em reflexões sobre o corpo, as diferenças, as identidades, os preconceitos, a política de inclusão, um dos objetivos do trabalho coordenado pela professora de dança e coreógrafa Ana Luiza Ciscato. Criada em 2014, Lápis de Seda realiza pequena turnê que inclui cinco capitais brasileiras. A criação e circulação do espetáculo Convite ao Olhar contam com o incentivo do Ministério da Cultura via Lei Rouanet e a chancela da empresa Cateno.

Envolvido com a valorização das diferenças individuais e a intenção de impactar positivamente no contexto da dança inclusiva brasileira, o grupo atenua preconceitos contra pessoas consideradas deficientes. A pedagogia adota uma formação mista de jovens e adultos. Na faixa etária de 17 a 30 anos, o grupo de dez bailarinos é composto por 60% considerados com deficiência intelectual e/ou motora e 40% sem deficiência. Na diferença, a descoberta da riqueza.


“A intenção é evitar rotulações e conceitos limitadores, como a de uma companhia de dança de bailarinos deficientes. Lápis de Seda quer ser somente uma companhia de dança”, diz ela. A estreia de Convite ao Olhar ocorreu em Florianópolis, no 10º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea. Depois, no Rio de Janeiro, se apresentou em frente ao Museu do Amanhã, e, em São Paulo, numa das salas da Galeria Olido. A agenda nacional ainda contempla Porto Alegre (RS).

Ana Luiza Ciscato - Coordenadora da companhia, tem sólida experiência na condução de grupos de dança mistos que incluem pessoas com algum tipo de deficiência motora e/ou intelectual. Autora de um trabalho já reconhecido, trabalha com dança em Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (Apaes).

Com experiência e vastos serviços nesse campo de atuação, em 2011 ela atende ao convite da organização não governamental britânica Diverse City e do British Council para integrar o projeto Breathe, que posteriormente resulta em Battle for the Winds/Breathe, espetáculo de abertura dos Jogos Náuticos nas Olímpiadas de 2012, em Londres no qual entra Brasileiríssimo, coreografia concebida por Ana Luiza Ciscato para a turnê inglesa. Entre outras cidades e lugares, esteve no Live Site – palco ao ar livre criado para a abertura dos Jogos Náuticos, em Weymouth, na Inglaterra.

A Companhia de Dança Lápis de Seda está vinculada à Arte Movimenta, realizadora do projeto patrocinado pelo Ministério da Cultura e Cateno, através da Lei Rouanet. Instituição do terceiro setor, ela foca no desenvolvimento humano, está comprometida com propostas coletivas de cunho criativo e uma concepção de inteligência identificados com os princípios da economia criativa. Incentiva a arte desde 2005, sempre com temas comunitários e conteúdos capazes de provocar transformações socioculturais.

Sinopse - Convite ao Olhar, montagem de 2014, da Cia. de Dança Lápis de Seda, parte de elementos do cotidiano dos bailarinos e de como cada indivíduo reage a diferentes situações, passa pela valorização da singularidade humana. Na singularidade de cada um dos bailarinos está a potência da proposta. Pretende-se desconstruir conceitos engessados com relação à deficiência, mostrando todos, sem distinção, como pessoas tão somente com limitações e capacidades variadas. Leveza, bom-humor e fuga de ideias preconcebidas marcam o espetáculo.

Serviço 01: Espetáculo Convite ao Olhar O quê: Convite ao Olhar – Cia. de Dança Lápis de Seda Quando: 17/6/2017, 17h Onde: Casa Hoffmann, rua Claudino dos Santos, 58, largo da Ordem, (41) 3321-3228 Quanto: Gratuito.

Serviço 02: Espetáculo Convite ao Olhar O quê: Convite ao Olhar – Cia. de Dança Lápis de Seda Quando: 18/6/2017, 11h30 Onde: Ruínas de São Francisco, praça João Cândido, Curitiba Quanto: Gratuito. 

Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba/ Coordenação de Dança. Realização: Arte Movimenta. Patrocínio: Ministério da Cultura e Cateno. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba/ Coordenação de Dança e Mercado Moreira. Saiba mais: http://www.lapisdeseda.com.

***Clarissa Bruns lança novo CD***


Crédito da foto: Renata Wajdowicz.

***A cantora e compositora curitibana Clarissa Bruns faz o lançamento virtual de seu terceiro trabalho autoral no dia 20 deste mês. No mesmo dia, coloca no ar um site novo (www.clarissabruns.com.br) e, na semana seguinte, seu primeiro clipe. O CD físico chega as lojas no mês de julho. Clarissa é autora de todas as composições, letra e música. O álbum "ENTRE", produzido por Bernardo Bosisio, já tem shows de lançamento marcados para os meses de agosto e setembro em Curitiba, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

No Rio, o show terá participação especial de Elza Soares. Aliás, a veterana cantora diz carinhosamente ser a madrinha musical de Clarissa, que começou sua carreira ao participar de uma oficina de samba ministrada por Elza Soares em Curitiba. Incentivada pela diva, Clarissa morou três anos no Rio, onde se aperfeiçoou musicalmente. Clarissa conta neste terceiro trabalho com músicos importantes da cena musical brasileira, como Marcos Suzano e Carlos Malta.

Como o nome sugere, o CD define sua identidade eclética e convida o ouvinte a entrar em sua intimidade musical. Em sua carreira, Clarissa teve encontros musicais com grandes nomes da música brasileira. Em seu primeiro CD autoral, produzido por Rafael Vernet em 2008, contou com a participação de Fátima Guedes e Jorge Vercilo. No segundo trabalho, Riso Fácil, gravado ao vivo em 2014 no Canal da Música, teve a companhia de Jair Rodrigues, com quem cantou em dueto em uma das faixas.

A música apareceu muito cedo em sua vida. Sob a influência de uma família de músicos, sua infância foi marcada desde os 3 anos por aulas de violino, piano e participação em corais. Iniciou seus estudos de canto popular no Conservatório de MPB de Curitiba aos 14 anos, onde hoje é professora, e não parou mais, se dedicando, desde então, ao aperfeiçoamento de todos os aspectos que influenciam e potencializam essa arte.

***Confira os horários de funcionamento dos museus do Estado durante o feriado de Corpus Christi***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Nos dias 15 e 16 de junho o público poderá visitar os espaços culturais da Secretaria de Estado da Cultura em horários diferenciados. Durante o final de semana o horário permanece o habitual. O Centro Juvenil de Artes Plásticas e a Biblioteca Pública do Paraná estarão fechados. Quem for visitar o Museu Paranaense poderá aproveitar os últimos dias da exposição “A arte de Daniel Conrade: povos indígenas e natureza”, que encerra na sexta-feira, dia 16 de junho. Além desta, estarão abertas para visitação as exposições.

“O Museu da História do Paraná: Os 140 anos do Museu Paranaense”, “Memorial à Indústria da Erva-Mate”, “A cidade e suas ruas: retratos dos personagens de Curitiba”, “Imagens de um Lar”, “Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense”, “Moedas Romanas”, “Igrejas Ucranianas no Paraná”, “Ocupação do Território Paranaense”, “Gufan – O Paranaense de dois mil anos”, “Vistas do Brasil”, “Indústrias Paranaenses”, “Escultura Arma em Nó”, “O último túnel”, “Paraná Espanhol” e “Arqueologia, Flora e Fauna do Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo”.


Já no Museu Alfredo Andersen, o público poderá conferir a exposição “Alumiar” que encerra no domingo, dia 18. A artista Adriana Brzezinska utiliza três diferentes linguagens para compor sua mostra: a fotografia, a colagem e a pintura. As obras têm como temática paisagens, focando na impressão da luz e como ela se relaciona com o cenário. E também: “As múltiplas faces de Ana” e “Forma Formante”.

No Museu Oscar Niemeyer estão em cartaz as mostras: “Histórias do Acervo MON – em aberto”, “Obras sob Guarda do MON”, “Kirchgässner: um modernista solitário”, “Imagens impressas: Um percurso histórico pelas gravuras da Coleção Itaú Cultural”, “Irmãos Campana” e “Na oração, que desaterra... a”. 

Espaços Culturais
15/06
(quinta-feira)
16/06
(sexta-feira)
17/06
sábado
18/06
domingo
Museu Paranaense
10h - 16h
10h - 16h
10h-16h         
10h - 16h
Museu Alfredo Andersen
10h - 18h
10h - 18h
10h - 16h
10h - 16h
Museu Oscar Niemeyer
10h - 18h
10h - 18h
10h - 18h
10h - 18h
Museu da Imagem e do Som
10h - 12h30
13h - 16h
9h - 12h30
13h - 17h

10h - 16h

10h - 16h
Museu de Arte Contemporânea
10h - 16h
10h - 19h
10h - 16h
10h - 16h
Museu do Expedicionário
13h - 17h
13h - 17h
13h - 17h
13h - 17h
Centro Juvenil de Artes Plásticas

fechado

fechado

fechado

fechado
Biblioteca Pública do Paraná
fechado
fechado
fechado
fechado

Quem for no Museu da Imagem e do Som encontrará as exposições “as noivas de Glück” com fotografias de cerimônias tiradas por Guilherme Glück no ínicio século XX, na região sul, com enfoque nas noivas. “ “Gilda, sem limites”, mostra a travesti que viveu em Curitiba nas décadas de 1970 e 1980, muito famosa na Boca Maldita, e ícone no carnaval Curitibano.

No Museu de Arte Contemporânea do Paraná os visitantes encontrarão as mostras “Anos 60/70: Um panorama”, com curadoria de Ronald Simon, e “Bicicleta / Fotografias de Eduardo Nascimento”, exposição composta por aproximadamente 30 fotografias em que a presença da bicicleta é uma constante. No Museu do Expedicionário, o visitante poderá conferir a exposição permanente do museu, que mostra a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial.

Serviços: Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262. Curitiba-PR. Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Desembargador Westphalen, 16. (41) 3323-5328. Curitiba-PR. Museu da Imagem e do Som - Rua Barão do Rio Branco, 395. (41) 3351-6688 Curitiba – PR. Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231. Curitiba-PR. Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400. Curitiba-PR. Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300. Curitiba-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário