sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Coluna do dia 19/08/16

***RPC é reconhecida como empresa que valoriza o papel da mulher no mercado de trabalho***


Crédito da foto: Divulgação.

***A RPC, empresa do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e afiliada à Globo no Paraná, recebeu na última quarta-feira, 17 de agosto, o brasão “Woman Company Partner", que identifica as empresas que cumprem a igualdade de direitos de gênero e a valorização dos negócios da mulher, um dos desdobramentos do princípio número 1 do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas).

A emissora foi indicada pela designer Roberta Junqueira, que é associada à Business Professional Women (BPW) de Curitiba, organização que entrega a homenagem como reconhecimento das empresas que valorizam o papel da mulher dentro do mercado de trabalho.

Sobre a RPC: A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para toda a população do Paraná.

Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo e Tribuna, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.

***Grupo Positivo lança relatório de sustentabilidade em Seminário Internacional de Ética*** 


Crédito da foto: Bruna Zembuski/Central Press. 

Na foto: A coordenadora de responsabilidade social do Instituto Positivo, Geovana Madruga; o professor italiano Sergio Casella, da Università deli Studi di Pisa e autor do livro “La Morale Aziendale - Un modello basato sull’etica per avere successo nel business” (A moralidade corporativa – um modelo baseado na ética para ter sucesso nos negócios, em tradução livre), com a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak. 

***Com palestras de Oriovisto Guimarães, Sergio Casella e Sergio Moro, o Seminário Internacional de Ética, em Curitiba, abordou a ética nas esferas pessoal, profissional e corporativa, nos dias 16, 17 e 18 de agosto. O evento reuniu mais de 3,5 mil pessoas e foi palco do lançamento do terceiro relatório de sustentabilidade do Grupo Positivo, que mostra a estratégia de gestão dos temas definidos como importantes para os negócios em que atua, além das principais ações e resultados alcançados durante os anos de 2014 e 2015. 

Com sede em Curitiba (PR), o Positivo tem 44 anos de história e atua em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, em cinco segmentos de mercado: Ensino, Soluções Educacionais, Tecnologia, Gráfica e Cultura. Referência nacional em educação , o Grupo está presente em mais de 40 países. No Brasil, mais de 7 mil colaboradores trabalham no desenvolvimento de produtos e serviços que impactam diretamente cerca de 1 milhão de estudantes de escolas públicas e privadas em todo o País. 

O relatório de sustentabilidade do Positivo segue a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI), com a finalidade de prestar contas aos públicos com os quais a empresa se relaciona e servir como ferramenta de gestão da sustentabilidade. “Nossas principais contribuições para a sustentabilidade são o compromisso com a qualidade da educação, a inovação de métodos de ensino e a formação crítica e humanista. 

Essas diretrizes – associadas aos valores do saber, da ética, do trabalho e do progresso, presentes desde o início de nossa trajetória – orientam a gestão das nossas empresas”, afirma o vice-presidente do Grupo Positivo, Lucas Guimarães. A ética foi destacada como um dos temas prioritários da gestão da sustentabilidade do grupo que, desde 2014, tem reforçado as estruturas internas de orientação e controle. O Comitê de Conduta, por exemplo, foi reestruturado e passou a ter uma atuação independente. 

Dessa forma, ganhou força na apuração de relatos e na recomendação de sanções. A mudança tornou os processos mais transparentes e contribuiu para evitar conflitos de interesses. Além disso, todas as empresas do grupo atuam no combate à corrupção, fraudes e conflitos de interesse, por meio de manuais, treinamentos e monitoramento constante. Outro aspecto analisado pelo relatório foi a emissão de gases causadores do efeito estufa – fator que tem alarmado os especialistas em relação às mudanças climáticas. 

Em 2014, o Positivo realizou o primeiro inventário, utilizando a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol. Entre 2014 e 2015, a emissão de gases causadores do efeito estufa foi reduzida em 13%, e a empresa deixou de emitir mais de 2,1 mil toneladas de CO2 equivalente. Os principais fatores que influenciaram esse resultado foram os ganhos de eficiência energética e a racionalização da logística. O relatório de sustentabilidade do Grupo Positivo está disponível no site www.positivo.com.br/instituto/sustentabilidade.

***De Bernt recebe o brasão “Woman Company Partner” da BPW Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: O fundador da De Bernt, consultor e headhunter Bernt Entschev, e a presidente do BPW Curitiba, Lucyanna Lima Lopes.

***A De Bernt recebeu na última quarta-feira, dia 17, o brasão Woman Company Partner da BPW Curitiba — Business Professional Women, grupo que fomenta o empreendedorismo feminino. Segundo a presidente do grupo, Lucyanna Lima Lopes, “o objetivo é que as empresas detentoras do brasão sejam reconhecidas por exercer a responsabilidade social de gênero em relação ao desenvolvimento econômico, ou seja, por valorizarem e apoiarem o empreendedorismo feminino”.

Além da De Bernt, outras 39 empresas receberam o prêmio, entre elas a Natura, Electrolux, Cargolift, Ferrero, RPC, Mufatto, Thá, Ótima Gráfica, Nespresso, Positivo, Hotéis Bourbon, Caudalie, Metametais, GPAC, BRF Previdência, Embrasil, Unicesumar, NEOORTHO, Ótima Gráfica, Jasmine, Faurecia, Zap Internet, Sesi, Sebrae, Fiep e Nutrimental. A cerimônia aconteceu no Teatro Fernanda Montenegro em Curitiba (Al. Dom Pedro II, 255).

***Sérgio Moro critica vaia nas olimpíadas***


Crédito das fotos: Larissa Portes.

***Em palestra para mais de 2 mil pessoas, o juiz federal Sérgio Moro encerrou o seminário internacional "Vamos conversar sobre ética", na última quinta-feira, 18, no Teatro Positivo, em Curitiba. O magistrado relatou sua experiência à frente da operação Lava Jato e respondeu as perguntas de estudantes da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Positivo sobre o tema. Ele enfatizou a importância da ética nas pequenas coisas para o combate à corrupção.

Em um de seus exemplos, Moro afirmou que ficou impressionado com a magnitude da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e, por outro lado, ficou desapontado com a torcida brasileira, em relação às vaias às equipes e atletas estrangeiros. Não é um comportamento ético, nem olímpico", criticou. Sobre a Lava Jato, Moro ressaltou que a operação não é a solução para o problema da corrupção sistêmica no Brasil, mas é o primeiro passo.

O juiz federal comanda, desde 2014, o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na operação Lava Jato que, segundo o Ministério Público Federal, é o maior caso de corrupção e lavagem de dinheiro já apurado no Brasil, envolvendo agentes políticos, empreiteiros e funcionários da Petrobras. Promovido pela Universidade Positivo (UP), o seminário internacional “Vamos conversar sobre ética” abordou a ética nas esferas empresarial, pessoal e corporativa.

Na terça-feira, dia 16, o empresário e fundador do Grupo Positivo, Oriovisto Guimarães, discorreu sobre o tema “Ética e saber: a importância da ética na vida e no trabalho”. Ele citou uma série de pensadores e, por meio da filosofia, contextualizou a ética em todas as suas teorias, chegando à seguinte pergunta: “Existe empresa ética?” Segundo o empresário, não existe empresa ética ou aética: “a ética é uma virtude que só se aplica aos seres humanos”, explicou.


Lava Jato x Mãos Limpas - Na quarta-feira, dia17, o empresário italiano e professor da Università deli Studi di Pisa, Sergio Casella, autor do livro A moralidade corporativa – um modelo baseado na ética para ter sucesso nos negócios, ministrou palestra sobre o tema principal de sua obra. Presidente de operações internacionais da Paper Converting Machine Company, empresa multinacional americana com sede na Itália, Casella afirmou que não há ética sem liberdade: “para agir de forma ética, temos que poder escolher”, ressaltou.

Quando questionado sobre as semelhanças e diferenças da operação Lava Jato, em relação à Mãos Limpas, da Itália, Casella acredita que a Lava Jato tenha maior magnitude, embora ambas tenham o mesmo propósito de acabar com a corrupção. “Antes de Mãos Limpas, corrupção era ético, um comportamento aceito e difundido. Todos sabiam, ninguém reclamou. Hoje, é considerada um crime. Agora, as relações entre as empresas e governo são definitivamente diferentes.

No entanto, os jogos de poder existem desde sempre. O favoritismo continua existindo - parentes ou amigos têm posições políticas de privilégio ou alguns facilitadores para que determinadas empresas ganhem contratos públicos. Mas, se essas coisas são descobertas, vêm à luz. A Mãos Limpas ajudou a repor a legalidade, mas não ética", explicou.

Os três convidados insistiram na mesma receita: a ética só pode ser alcançada com uma mudança cultural na população, nas empresas e nos governantes. Casella instigou a reflexão sobre a liderança indicativa (na qual o líder comanda pelo exemplo), que deve preceder a liderança imperativa (que dita regras). “Não se pode esperar que as pessoas deem o que nunca receberam”, ressaltou o empresário.

A renda do evento foi integralmente revertida para o projeto Arranjo de Desenvolvimento da Educação, realizado pelo Instituto Positivo, em prol da melhoria da qualidade da educação pública brasileira, que congrega municípios e estabelece metas para o apoio mútuo de educadores. Atualmente, mais de 80 mil alunos são beneficiados pelo programa. O evento marcou também o lançamento do terceiro Relatório de Sustentabilidade do Grupo Positivo, que pode ser conferido no site www.positivo.com.br/instituto/sustentabilidade.

Sobre a Universidade Positivo A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia),três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão.

Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês - Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil.

***Black Home Design apresenta suas novas vitrines***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Na última quinta-feira (11/08), a Black Home Design inaugurou as suas novas vitrines, assinadas pelas profissionais Priscila Mileke e Roberta Dias, com o objetivo de reunir as principais tendências do segmento de decoração, aliadas à nova coleção da loja. A vitrine, assinada por Roberta Dias, reúne sala de jantar, living e quarto, em um ambiente de 36 m², que exalta elementos masculinos em uma atmosfera aconchegante e sóbria.


A profissional apostou nas cores cinza e preto, além de materiais como madeira, couro, e diferentes texturas, trazendo o equilibrio adequado entre o rústico e o contemporâneo. Destaque para a poltrona Serena, do renomado designer Bruno Faucz, lançada na 22ª Abimad – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração. Imponente e elegante, a peça, que utiliza fibra de celulose de Rattan no detalhe das costas, possui linhas arredondadas que transmitem conforto e modernidade.


As peças da Boulle realçam o aspecto rústico do ambiente, podendo ser visto na mesa de jantar, confeccionada por meio de troncos de madeira reaproveitados, além da mesa de centro móvel, desenvolvida pelo mesmo processo, que também é uma lareira funcional, podendo ser adaptada nos mais variados espaços. Destaque também para o sofá Gordon, peça exclusiva da Black em todo o território nacional, produzida em couro natural no tom grafite.


A geometria, uma das principais tendências da atualidade, está presente no papel de parede em alto relevo, no qual o cinza é a cor predominante, harmonizado com traços em branco. Para a iluminação, Roberta utilizou pendentes Sphera em metal para exaltar os objetos de decoração posicionados no aparador ao lado da mesa de jantar, criando um ar mais intimista e elegante.

Um mural repleto de fotos de autoria do fotógrafo Daniel Sorrentino, mostra registros realizados em uma viagem de motocicleta. Um toque da tendência industrial pode ser conferida na utilização de um pallet, no tom amadeirado, posicionado ao lado da cama. Destaque para o para o puff de cerâmica em formato de caveira, na cor preta, que reforça o universo masculino, proposta inicial da profissional.


Bohemian Look Chic – por Priscila Mileke - A vitrine, assinada por Priscila Mileke, reúne living e sala de jantar em um espaço de 24m². Como ponto de partida, a profissional apostou no Rosa Quartz, eleita a cor do ano pela Pantone, que harmoniza com o mobiliário em preto e branco e realça a combinação das texturas adotadas.

O clássico é uma das características predominantes, podendo ser visto no sofá Captoné, em couro branco e acabamento em tachas douradas, e na mesa de jantar, em preto laqueado. A linearidade está presente no tapete geométrico, em preto e branco, utilizado para os dois ambientes. O equilíbrio entre o moderno e o tradicional é conferido na poltrona Napoleão, do designer Pedro Mendes, na cor preta, com detalhes em couro e metal, sendo utilizada para a delimitação do espaço.

O tom chumbo, encontrado no papel de parede do living e nas cortinas da Entre Sedas, cria sobriedade e realça o ambar da iluminação do pendente em cristal da Grey House. Destaque para as obras da artista plástica Sila Lima, da série Retratos da Urbe, presente nos dois ambientes, e para a peça original da série Bules e Xícaras, de Luiz de Souza.

As vitrines, que têm apoio da Boulle – Móveis de Fundamento e Mobitec – Ambientes Personalizados, ficarão expostas até o dia 15 de outubro. Sobre a Black Home Design: Localizada em Santa Felicidade, a Black Home Design é especializada em móveis soltos, apostando em um estilo mais versátil. Indicada para quem procura decorar com personalidade, a Black ainda possui peças assinadas por profissionais renomados, como Bruno Faucz e Pedro Mendes.

Serviço: Black Home Design Av. Manoel Ribas, 4824 – Santa Felicidade Telefone: (41) 3503-1766 www.blackhd.com.br.

***BPW Curitiba homenageia empresas que contratam mulheres empreendedoras***


Crédito da foto: Ale Maya.

Na foto: Lucyanna Lima Lopes, presidente da BPW Curitiba.

***As mulheres já são a maioria quando se fala em empreendedorismo no Brasil. Atualmente 52% dos empreendedores no país são mulheres, enquanto que em 2.000 as estatísticas apontavam 25%. Até pouco tempo, as mulheres empreendedoras dedicavam seus negócios ao público estritamente feminino e agora, este segmento diversificou e não há mais restrição de gênero nos negócios. Os homens ainda têm mais acesso em algumas áreas como a Construção Pesada e a Construção Civil, mas agora já é possível ver mulheres percorrendo obras e lidando com os peões, comandando empresas de transportes e logística entre outras atividades consideradas estritamente masculinas.

“A Mulher Empreendedora” foi o tema do bate-papo do headhunter e consultor Bernt Entschev na cerimônia de lançamento e entrega do Projeto “WCP” (Woman Company Partner) pela BPW Curitiba – Business Professional Women, na última quarta-feira, 17 de agosto, no Teatro Fernanda Montenegro, no shopping Novo Batel. Cerca de 40 empresas receberam brasão da BPW Curitiba por valorizarem o empreendedorismo feminino. O headhunter avalia que é preciso avançar na questão dos fornecedores às empresas com relação à contratação de empreendedoras.

Os fornecedores devem ser analisados, independentemente do gênero. Ainda existe discriminação, mas isto tende a desaparecer”, prevê. A presidente da BPW Curitiba, Lucyanna Lima Lopes, destacou no evento que o crescimento econômico do país depende das mulheres e que o brasão outorgado às empresas é um reconhecimento da contratação de empresas pertencentes às mulheres. “É uma honra valorizar as empresas que valorizam o empreendedorismo feminino”, disse, ressaltando que a BPW Curitiba fornece produtos para todos os portes de segmento.

O advogado Luiz Fernando Pereira, sócio do escritório VGP & Advogados, uma das empresas homenageadas no evento, acha de fundamental importância o papel da mulher no empreendedorismo. "As mulheres empreendedoras são competentes e planejam melhor o que fazem", diz Pereira. Além de valorizar a mulher empreendedora, o VGP privilegia também a contratação de mulheres como funcionárias. “Atualmente temos 60% de nossos quadros compostos por mulheres. O mesmo número aparece entre os funcionários advogados associados”, conta.

Para receber o brasão, as associadas da BPW devem indicar seus clientes cuja parceria é constante. E para manter o brasão, é preciso que as empresas clientes das associadas da BPW mantenham seus contratos atuais. E a empresa que quiser obter o brasão pode contratar os serviços das empresas das associadas da BPW e ser indicadas por elas. A BPW Curitiba conta atualmente com 120 mulheres de negócios, dos mais variados setores da economia que englobam serviços, comércio e indústria. A BPW, que é uma Ong, está presente em todas as regiões do Brasil e atualmente em 103 países.

***Loft é inspirado em estilo de vida contemporâneo***


Crédito da foto 01: Gerson Lima / Fotos 02, 03 e 04: Nenad Radovanovic.

***Estúdios, lofts ou apartamentos de um quarto, os imóveis pequenos variam de nome conforme a divisão, mas em qualquer situação é preciso criatividade para decorá-los. Fazer 30 ou 40 metros quadrados acomodarem todos os ambientes de uma forma funcional, bonita e aconchegante exige o aproveitamento de cada centímetro.


Inspirado no estilo contemporâneo, as profissionais do NP Arquitetura realizaram um projeto de 30 metros quadrados em Curitiba, destinado a um jovem solteiro ou um executivo que vem muito a cidade e precisa de um espaço para ficar que não seja um hotel.

Os tons neutros, como o fendi, bege e branco predominam e harmonizam com o toque acolhedor da madeira maciça imbuia utilizado em todo o mobiliário. Além disso, o piso vinílico conhecido por ser um piso quente, de fácil manutenção, trouxe todo o conforto para o quarto, ao mesmo tempo que tem fácil limpeza na proximidade da área de cozinha.


Para as arquitetas Andréa Posonski e Jocymara Nicolau, o grande desafio do projeto foi adequar todas as necessidades (dormir, comer, trabalhar) no mesmo ambiente de 30 metros quadrados, proposta que conseguiu ser realizada com sucesso. O projeto, único como um todo, reúne a característica de ser prático, funcional e sofisticado, correspondendo a expectativa do cliente.


Sobre NP Arquitetura: Dedicação e comprometimento são os pilares das arquitetas Jocymara Nicolau e Andréa Posonski, a frente do escritório NP Arquitetura e Interiores. Há 20 anos no mercado curitibano, as profissionais vêm realizando sonhos e transformando casas em lares. O trabalho da dupla é traduzir expectativas e implantar projetos personalizados com técnica, funcionalidade e estética. O principal diferencial é o acompanhamento personalizado das obras, colocando sempre em primeiro lugar o cliente e os objetivos almejados.

Serviço: NP Arquitetura by Jocymara Nicolau & Andréa Posonski CAU/PR Jocymara Nicolau: A24520-8 CAU/PR Andréa Posonski: A36841-5 - www.np.arq.br.

***Euro Import inaugura concessionária Jaguar Land Rover em Maringá***

***Um dos maiores grupos do mercado de automóveis de luxo do Brasil, o Group 1 Auto inaugura oficialmente, na próxima terça-feira, a nova concessionária Jaguar Land Rover em Maringá. O coquetel de inauguração reunirá, a partir das 19h, importantes nomes da Euro Import e da Jaguar Land Rover na América Latina.

Localizada na Zona 10, a mais nova concessionária Euro Import Jaguar Land Rover é a segunda na região, que já conta com a loja da cidade vizinha Londrina. Assim como nas demais unidades, a operação maringaense conta com showroom completo das marcas britânicas, em linha com seus mais recentes conceitos visuais e de design da marca. O espaço exibirá grandes lançamentos das marcas como o novíssimo F-PACE, primeiro SUV da história da Jaguar.

A nova unidade também conta com estrutura de pós-venda completa e adequada aos requisitos Jaguar e Land Rover, equipada com toda a tecnologia de ponta para garantia e manutenção dos veículos, inclusive softwares especializados e certificados pela marca, bem como toda a qualidade de serviços já consagrada da Euro Import.

A unidade de Maringá também conta com comercialização de seminovos Premium, onde são disponibilizados veículos recebidos nas negociações de automóveis zero quilômetro. Fazem parte da unidade de seminovos modelos de qualidade Premium, após passarem por uma rigorosa avaliação de qualidade, condições e tempo de uso, quilometragem e outros requisitos. Para conhecer a concessionária e fazer um test drive em um dos veículos novos ou seminovos, basta visitar a unidade, que fica na R. Gáspar Ricardo, 235 - Zona 10, em Maringá.

Serviço: Euro Import Land Rover www.euroimportlandrover.com.br. Maringá R. Gáspar Ricardo, 235 - Zona 10 CEP, Maringá - PR, 87040-365 Telefone: (44) 3123-4900. Curitiba - Av. Pres. Arthur Bernardes, 118, Seminário – Curitiba | PR https://www.facebook.com/EuroImportLandRoverMaringa. Telefone: (41) 3312-9800. Londrina - Avenida Tiradentes, 5665, Jardim São Francisco – Londrina | PR www.facebook.com/EuroImportLandRoverJdSaoFrancisco -Telefone: (43) 3373-9800.

***Gazeta do Povo e Tribuna estão em livro com melhor do fotojornalismo brasileiro***


Crédito da foto: Divulgação.

***Imagens marcantes de toda a cobertura jornalística de 2015 estão na 8.ª edição do livro O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro – Edição 2016. A publicação traz o olhar de 109 repórteres fotográficos de jornais, revistas e portais de todas as regiões do país, entre eles cinco profissionais da Gazeta do Povo e da Tribuna, jornais do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM): Marcelo Andrade, Henry Milleo, Albari Rosa, Antonio More e Daniel Castellano, que tiveram nove fotos selecionadas para o livro.

O ano de 2015 foi marcado pela operação Lava-Jato, a manifestação dos professores do dia 29 de abril, além de espetáculos e fatos cotidianos que foram registrados pelas lentes dos fotógrafos da Gazeta do Povo e da Tribuna. Curitiba virou o centro das atenções após as investigações da operação Lava-Jato, centralizadas na Polícia Federal na capital paranaense.

O fotógrafo Henry Milleo registrou o momento exato de quando o ex-ministro José Dirceu foi transferido da carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba para o Complexo Médico Penal (CMP) em Pinhais. “Fiquei duas horas aguardando a saída do José Dirceu para fazer a foto”, conta Milleo. Ainda sobre a operação Lava-Jato, uma das fotos selecionadas foi a de Antonio More no momento em que Marcelo Odebrech saía do IML em Curitiba, onde fez exames de corpo de delito antes ser encaminhado à Polícia Federal. As manifestações dos professores na Praça Nossa Senhora da Salete marcou para sempre o dia 29 de abril de 2015. Daniel Castellano estava no local para registrar o protesto.

“A foto escolhida pelo livro foi feita logo no início da manifestação, quando os professores tinham acabado de ser feridos. O gás de pimenta afetou a todos”, lembra. A foto foi publicada em 30 de abril de 2015 na Tribuna. Na categoria Ensaio, Castellano teve mais duas fotografias selecionadas para o livro. As imagens retratam uma aldeia de índios albinos que moram em Cândido de Abreu, na região Central do Paraná. As fotos foram publicadas em 22 de agosto de 2015 na Gazeta do Povo.

Já Marcelo Andrade foi cobrir uma pauta sobre mulheres mulçumanas agredidas em Curitiba. Apesar da violência do assunto, ele encontrou o semblante sereno de Luciana Velloso, uma das agredidas. “Estudei o cenário e a ideia foi retratar a cena da melhor forma, que remetesse à obra de Pietà, de Michelangelo”, relata Andrade. Outra fotografia que compõe o livro foi registrada por Albari Rosa em Campos de Julio, no Mato Grosso, durante a Expedição Safra 2015, projeto do Agronegócio da Gazeta do Povo.

O click de Albari Rosa de meninos comemorando o gol de Marcos Guilherme do Atlético Paranaense contra o time paraguaio Luqueño, em outubro de 2015, também foi uma das imagens selecionadas. Rosa ainda está no livro com a foto do show de David Gilmour, ex-Pink Floyd, que passou por Curitiba em dezembro passado. A publicação é uma ação da revista Fotografe Melhor e reúne cerca de 200 fotos, que se transformam em um documento histórico de um período da vida brasileira.

Gazeta do Povo - A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), é uma grande plataforma de comunicação, que está presente o tempo todo na vida dos paranaenses, seja com informação e diferentes opiniões nas plataformas impressa e digital (online, mobile e tablet), em projetos especiais e eventos. Com uma história de 97 anos e com olhos no futuro, a Gazeta do Povo se renova diariamente e coloca no mercado novos produtos, serviços e iniciativas para estar ainda mais próxima do leitor.

***Bate-papo apresenta narrativas biográficas de jovens de sucesso***


Crédito da foto: Edjane Madza.

***O professor, pesquisador e consultor em RH Marciano de Almeida Cunha conduzirá um bate-papo “Interfaces entre a Vida executiva e a Vida Familiar: Reflexões sobre o Planejamento, Acompanhamento e Sucesso na Carreira dos Filhos” e lançará o e-book “Vidas de Estagiários”, no próximo dia 30 de agosto (terça-feira), às 19h30, na Livraria da Vila, no shopping Pátio Batel, em Curitiba. A entrada é franca.

Palestrante requisitado em grandes e médias corporações, sua tese de doutorado e linha condutora da conversa será a narrativa biográfica de jovens de sucesso, que traz pontos em comum e singularidades na vida familiar e escolar de aprovados em processos seletivos. Estas narrativas estão no e-book que será lançado na ocasião e podem dar uma luz aos pais no grande dilema de preparar os filhos para os desafios profissionais.

***Menu Speciale volta à Cantina do Délio com opção vegetariana***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Cantina do Délio criou uma nova versão do menu Speciale, composta por entrada, prato principal e sobremesa para o almoço e o jantar que, agora, vem com uma opção vegetariana. Quem ainda não teve oportunidade de experimentar as delícias da cozinha italiana comandada pelos chefs Délio Canabrava e Guilhermo Spindola tem um bom motivo para conhecer o local e o menu Speciale.


O Speciale alia economia à boa gastronomia, com uma coletânea dos melhores pratos da casa em opções combinadas: a Insalata Caprese e a salada Pazanella são as opções de entrada para os pratos principais como o vegetariano Risotto ao Funghi, com cogumelos frescos e Funghi Secchi. Para a sobremesa, o tradicional Budino Di Latte, ou a Torta Banoffi. De terça a sexta, os menus Speciale custam apenas R$ 49,90 para o almoço e R$ 59,90 para o jantar.


Conheça o menu completo: Almoço - Entradas - Insalata Caprese Tomate italiano, mussarela de búfala, manjericão fresco e azeite de oliva. Panzanella - Tomates em cubos, manjericão, cebola roxa e pepino japonêsservidos com pão italiano e azeite de oliva. Principais: Polpetonne Ripiene con Polenta Polpetonne recheado com mussarela, acompanhado de polenta cremosa ao molho sugo e parmesão. Risotto Funghi- Risoto italiano com cogumelos frescos e funghi secchi. 

Sobremesa: Budino di Latte Pudim de leite condensado com calda de caramelo. Jantar: Entradas - Carpaccio Carpaccio bovino, Rúcula e molho mediterrâneo. Insalata Italiana Mix de folhas verdes, cenoura, pepino, Tomate em cubos e croutons. Principais - Tagliatelle con Ragú di Agnello Deliciosa massa artesanal acompanhada de Ragú de Cordeiro. Risotto Piselli con Filetto Risoto Italiano com ervilhas e queijo gorgonzola, servido com cubos de mignon grelhado. Sobremesa Torta Bannoffi® Camadas de biscoitos, doce de Leite, banana e nata. 

Serviço: Horário de funcionamento da casa: Almoço: De terça a sexta entre 11h30 e 15h; Sábados e Domingos entre 11h30 e 16h. Jantar: De terça a sábado entre 18h30 e 00h. Endereço: Rua Itupava, 1094 - Alto da Rua XV / Curitiba - PR Tel: (41) 3078-0010 | www.cantinadodelio.com.br.

***Delivery de feijoada é a novidade do Folha Seca Bar***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Em Curitiba, todo mundo sabe que sábado é dia de feijoada. A novidade é que agora não é mais preciso sair de casa para se deliciar com o prato mais popular dos almoços em família. O Folha Seca bar acaba de lançar um serviço de delivery da sua tradicional feijoada. Funciona assim: o cliente escolhe qual combinação de carne quer, entre costelinha, paio, calabresa, joelho de porco, carne seca e lombo.


Além da feijoada personalizada, o kit vem com arroz branco, feijão preto, farofa, couve na manteiga, torresmo e laranja, todos embalados separadamente. A porção custa R$ 48,50 para uma pessoa e R$ 74,50 para duas pessoas, mais taxa de entrega, que varia conforme a região. O delivery da feijoada funciona somente aos sábados, das 12h às 16h, pelo aplicativo ou site do iFood ou pelo telefone do Folha Seca Bar.


Delivery de lanches e petiscos - Além da feijoada aos sábados, o Folha Seca Bar entrega em casa pratos selecionados do seu cardápio. A casa é especializada em comida de boteco, com mais de 50 opções de petiscos e lanches. Entre os destaques, o sanduíche de pernil com geleia de cebola, iscas de mignon com shoyu e gengibre, bolinho de carne seca, batata-suíça e pão com bife. O delivery do cardápio selecionado funciona de terça à sexta-feira, das 18h às 23h00, e aos sábados, das 12h às 23h, pelo aplicativo ou site do iFood ou pelo telefone do Folha Seca Bar.

Sobre o Folha Seca Bar - O Folha Seca homenageia o futebol e é ponto de encontro de personalidades do esporte, como jogadores, técnicos e artistas, além de personagens da cena cultural da cidade. O nome do bar faz referência ao chute "Folha Seca", do jogador Didi. As paredes do espaço são ilustradas com materiais, como fotografias de momentos importantes da história do proprietário, o preparador físico Carlinhos Neves.

Serviço: Rua Petit Carneiro, 394, Água Verde, Curitiba Tel: (41) 3343-5632(41) 3343-5632 | (41)9191-0957(41)9191-0957 -  www.folhasecabar.com.br | www.facebook.com.br/folhasecabar.

***McAmigos do Hospital Erasto Gaertner***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto: O superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, com os McAmigos Cézar Lima e Rafa Gomes.

***Para ajudar as crianças e adolescentes com câncer do Hospital Erasto Gaertner, a instituição conta com o apoio do vencedor do Big Brother Brasil 15, Cézar Lima, da semifinalista do programa The Voice Kids, Rafa Gomes, e do palestrante e animador sociocultural, Guto Zafalon, para o McDia Feliz 2016, campanha coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald (IRM). Os McAmigos, como são chamados, visitaram a Pediatria do Hospital, que é referência em oncologia no sul do país, e proporcionaram muita alegria aos pacientes, aos acompanhantes e aos colaboradores.

Além de gravarem vídeos apoiando a causa e convidando a sociedade para comprar os tíquetes antecipados, camisetas, canecas e nécessaires da campanha. Toda a renda será revertida para a Pediatria do Hospital Erasto Gaertner. Eles também estarão presentes durante a abertura do McDia Feliz 2016, que acontece no dia 27 de agosto no restaurante McDonald’s do bairro Portão, em Curitiba, a fim de mobilizar os voluntários e a comunidade para colaborar com o projeto do Hospital Erasto Gaertner.


As arrecadações deste ano serão destinadas a dois projetos: Acompanhamento Cardiovascular na UTI Pediátrica e custeio e manutenção do Centro de Convivência da Família. Ambos possuem como objetivo principal humanizar o tratamento, oferecendo a melhor estrutura para o paciente e sua família.

Os tíquetes antecipados podem ser adquiridos na Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital, pelo link www.diskingressos.com.br, pelo telefone do DiskIngressos 41 3315-0808, nos quiosques dos Shoppings Mueller, Estação e Palladium e na bilheteria do Teatro Guaíra. A importância de comprar os tíquetes antecipados é que o valor integral vem para o Hospital Erasto Gaertner. No dia do McDia Feliz, o valor sofre descontos dos impostos. Mais informações pelos telefones (41) 3361-5135 ou 0800 643 4888.


Multiplicando Sorrisos - O Hospital Erasto Gaertner ainda conta com a ação Multiplicando Sorrisos. A campanha é direcionada para as pessoas que não consomem os lanches, mas que gostariam de ajudar a instituição. Elas podem comprar os tíquetes antecipados na secretaria da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner (RFCC) e direcionar seus lanches para os mais necessitados. Os lanches serão distribuídos pelas voluntárias da RFCC para as crianças da Vila Parolin e de outras instituições de acolhimento. 

Serviço: Hospital Erasto Gaertner Rua Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR Telefones: (41) 3361-5135 ou 0800 643 4888 - www.erastogaertner.com.br.

Sobre o McDia Feliz - A campanha McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de instituições, funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de milhares de voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa em prol de adolescentes e crianças com câncer. Em 2016, 79 projetos de 58 instituições de todo o país receberão recursos da arrecadação da campanha.

O McDia Feliz é o dia de maior movimento do ano nos restaurantes McDonald’s, além de despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de zero a 19 anos. A campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald visa captar recursos e concentrar esforços em projetos locais, regionais e nacionais a fim de contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantil e juvenil.

Sobre o Instituto Ronald McDonald - O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer. Com 17 anos de atuação, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares.

Desde 1999, mais de R$ 300 milhões foram arrecadados através de campanhas e eventos como o McDia Feliz, os Cofrinhos, o Invitational Golf Cup e o Jantar de Gala, que foram destinados para 116 instituições em todo o Brasil, entre hospitais, casas e grupos de apoio que lutam pela cura do câncer infantil e juvenil. Cerca de 3 milhões de crianças e adolescentes foram beneficiados nestes 17 anos de trabalho do Instituto Ronald McDonald. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas pelo site: www.instituto-ronald.org.br.

***Thá promove ação com vantagens para negociações de imóveis prontos***


Crédito da foto: Divulgação.

***Oito empreendimentos, com poucas unidades disponíveis e vantagens exclusivas, com valores extremamente atrativos. Esse é o mote da ação especial “Red Day mais é menos”, que acontece nos dias 20 e 21 de agosto no Espaço Thá, em Curitiba. Entre as opções disponíveis estão empreendimentos comerciais e residenciais, studios e apartamentos de 1, 2, 3 e 4 dormitórios, de 21 m² a 193 m² de área privativa, com até quatro vagas de garagem, em alguns dos principais bairros de Curitiba.

Participam da campanha os seguintes empreendimentos: Green Center (Residence e Office), localizado no Centro da cidade, Seventh Avenue (Residence e Office), também no Centro. Já no Água Verde, os clientes contam com as opções Attività, empreendimento comercial, Vivere residencial e Win, também residencial.

O empreendimento Viva Vida, no Capão Raso, dispõe de unidades residenciais, assim como o Sellect, na região mais nobre do bairro Cabral. Para quem busca um empreendimento ao nível do mar, o residencial Ilhas do Atlântico, em Matinhos, litoral do Paraná, oferece conforto em unidades privativas com áreas a partir de 140m².

Os valores praticados durante o Red Day partem de R$ 129 mil para compras à vista, e quanto maior for o valor dado como sinal, 35%, 50% ou 75% do valor total da unidade, menor ficará o valor final do imóvel, que pode ser parcelado em condições flexíveis. De acordo com o supervisor comercial do Grupo Thá, Bruno Oliveira, este é um ótimo momento para a aquisição de um imóvel, seja ele para moradia ou investimento.

“O mercado está se reaquecendo, os estoques de imóveis estão acabando e novos lançamentos estão por vir. O atual cenário econômico favorece a aquisição de imóveis, pois mesmo com a oscilação do mercado financeiro, investir em imóveis é certamente mais seguro, além de extremamente rentável, considerando os descontos que estão sendo praticados nessa campanha”, afirma Oliveira.

“Essa é uma ótima oportunidade, pois é muito provável que no próximo ano essas opções, nas condições oferecidas, não estejam disponíveis”, completa o especialista. O Red Day acontece nos dias 20 e 21 de agosto, das 9h às 19h, no Espaço Thá. Avenida Nossa Senhora Aparecida, 48 – Batel. Mais informações sobre a campanha e os imóveis participantes podem ser acessadas no site www.thá.com.br.

***Palestras, shows e Food Trucks movimentam a 25ª Feira de Imóveis do Paraná, que começa nessa quarta-feira (24/8), em Curitiba***


Crédito da foto: Eneas Gomez.

***Palestras, shows e Food Trucks estão entre as atrações da 25ª Feira de Imóveis do Paraná, realizada pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR), que começa nessa quarta-feira (24/8), a partir das 16 horas, no Expo Renault Barigui, pavilhão de exposições do Parque Barigui, em Curitiba, e segue até domingo (28/8), às 20 horas. Entre os palestrantes, ao todo serão 12 nos cinco dias do evento, estará a do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima.

Os shows serão com o vencedor do The Voice Kids, Wagner Barreto, e a finalista do reality, Rafa Gomes. A entrada e as atrações são gratuitas. O cadastro para participar da mostra pode ser feito antecipadamente no site do evento (www.feiradeimoveispr.com.br). Nesse ano, a feira vai reunir mais de 30 expositores, entre construtoras, incorporadoras, imobiliárias, bancos, empresas de consórcio imobiliário e outras relacionadas à construção civil.

Para a presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR), Aline Perussolo Soares, a feira é uma das últimas oportunidades para quem deseja adquirir o imóvel novo com condições facilitadas. “O cenário econômico tem impacto na confiança e poder de compra do consumidor, mas é inegável que as fases da vida têm grande peso na escolha de compra do imóvel. Queremos mostrar nessa edição do evento que ainda existem oportunidades para todos esses momentos e, com a redução de estoque e oferta, quem esperar para comprar vai pagar mais pelo mesmo imóvel.

A feira é um dos últimos momentos para aproveitar a janela de crédito e conseguir uma boa negociação”, comenta. As palestras magnas da 25ª Feira de Imóveis do Paraná se iniciam já no primeiro dia, em auditório montado no próprio pavilhão do evento, e acontecem sempre às 19 horas. Na quarta-feira (24/8), será com o economista e reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, que vai falar sobre os cenários econômicos no mercado imobiliário. Na quinta-feira (25/8), será com o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima, que vai contar a sua trajetória no esporte, numa promoção da Caixa Econômica Federal.

No sábado (27/8), Valdir Novaki (o Valdir Pipoqueiro) vai apresentar informações e dicas sobre empreendedorismo. O evento terá ainda palestras patrocinadas, também gratuitas e abertas ao público. A Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo vai tratar de temas sobre Direito do Consumidor, linhas de crédito e investimentos no mercado imobiliário e sobre os aspectos de engenharia e arquitetura a serem observados na compra do imóvel.

Os arquitetos e urbanistas da Reurb (Organização Social Civil de Interesse Público) vão abordar questões do Direito Urbanístico, certificação de bairros sustentáveis e placemarketing (uso de estratégias de divulgação de marca que visam a fortalecer e promover a economia e a cultura de um determinado local). No sábado (27/8), em comemoração ao Dia do Corretor de Imóveis, o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Paraná (Sindimóveis-PR) realiza duas palestras, sobre atendimento criativo e como vender imóveis em 15 dias.

Shows e Food Trucks  - O pocket show com o ganhador do The Voice Kids, Wagner Barreto, será na sexta-feira (26/8), às 19 horas. A cantora mirim Rafa Gomes se apresenta no domingo (28/8), às 16 horas. Quem visitar a 25ª Feira de Imóveis do Paraná também poderá aproveitar a feira gastronômica de Food Trucks, que vai reunir os seguintes estabelecimentos: Dalou Doces (doces gourmet), Petistop Food Truck (chope e espetinho), Kombi N’Coffee (cafés), Yaki Fast (comida japonesa), Cabrones (comida mexicana) e Bicho do Paraná (barreado).

Os produtos serão vendidos com preços de R$ 3,00 a R$ 35,00, para pagamento em dinheiro ou cartão de débito. Imóveis - Em sua 25ª edição, a Feira de Imóveis do Paraná 2016 vai apresentar ao público visitante milhares de imóveis entre apartamentos, salas comerciais, conjuntos corporativos, casas e terrenos em condomínio fechado, lotes de terreno, apartamentos e casas na praia, que vão desde habitações enquadradas no Minha Casa Minha Vida até unidades com preço acima de R$ 2 milhões, em Curitiba e Região Metropolitana. Haverá imóveis novos e usados, na planta, em construção e prontos para morar, bem como empresas de consórcio imobiliário.

Os visitantes poderão ainda obter simulações e informações sobre o financiamento habitacional no estande da Caixa. A Feira de Imóveis do Paraná de 2016 tem o patrocínio ouro de Caixa Econômica Federal, patrocínio de Sanepar e Copel Telecom e Agência 904. A organização é da MarkMesse. A exposição, que faz parte do calendário oficial de eventos de Curitiba, acontece ininterruptamente desde 1992. Durante todos esses anos, quase 500 mil pessoas visitaram a mostra.

Serviço: 25ª Feira de Imóveis do Paraná Data: 24 a 28 de agosto Horário: 24 a 26/8 (das 16 às 22 horas); 27/8 (das 10 às 22 horas) e 28/8 (das 10 às 20 horas) Local: Expo Renault Barigui – Parque Barigui (Rodovia do Café – km zero – BR 277) Informações: (41) 3253-6233 ou www.feiradeimoveispr.com.br. A entrada é gratuita.

***Como projetar cozinhas em metragens pequenas***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A cozinha é um dos cômodos mais funcionais de uma residência. Nela é preciso ter espaço para pia, geladeira, fogão e outros eletrodomésticos, para os utensílios que serão utilizados no preparo dos alimentos, e uma boa circulação para a execução das tarefas. Porém, em imóveis de metragem inferior a 70 metros quadrados, inserir todos esses itens no ambiente parece uma meta inalcançável.


Para a designer de interiores Priscila Mileke, da Primacía – Projeto e Execução, projetar uma cozinha funcional em um espaço pequeno é uma tarefa difícil, mas não impossível. Em imóveis com este perfil, ela costuma utilizar as seguintes estratégias.


Otimização dos espaços - Móveis planejados são imprescindíveis para este tipo de ambiente, porque eles permitem que cada espaço seja aproveitado. “Armários de canto, por exemplo, que costumam ter um acesso difícil, podem ser utilizados do lado oposto para inserir uma adega ou um nicho”, comenta a designer. Outra solução é projetar cristaleiras com profundidade pequena para guardar copos e taças, pois não ocupam espaço e resolvem o problema do armazenamento destes objetos.


Retirar paredes - As cozinhas fechadas aparentam ser ainda menores, por isso, uma opção é retirar uma das paredes e substituir por uma bancada, trazendo integração com o ambiente ao lado e amplitude para o espaço. Com o formato em “U” é possível ter bastante espaço para inserir os eletros e guardar os objetos.

Camuflar os “elefantes brancos” - Uma torre de eletrodomésticos em um ambiente pequeno se torna um elemento grande e chamativo. “Para eliminar visualmente esses ‘elefantes brancos’, costumo revestir com espelhos, pois refletem o que está a volta e escondem o móvel”, revela Priscila. Nestes projetos, o auxílio de um profissional do ramo é de extrema importância, tendo em vista sua experiência com espaços pequenos e soluções para que o ambiente seja funcional, agradável e ganhe o status de área social da casa.

Sobre a Primacía – Projeto e Execução: Comandada por Priscila e Marco Mileke, a Primacía oferece os serviços de concepção, execução e administração de projetos residenciais ou corporativos, acompanhando todas as etapas da obra. A designer de interiores Priscila Mileke, há 14 anos atuante no ramo, desenvolve projetos e supervisiona obras de outros profissionais realizadas pela empresa.

Já Marco Mileke é o responsável pela equipe de construção, estando presente durante todo o processo. Juntos apresentam a expertise necessária para a entrega de projetos únicos e exclusivos, garantindo respaldo técnico e fidelidade aos sonhos de seus clientes.

Serviço: Primacía – Projeto e Execução Rua Prefeito Ângelo Lopes 638, Cristo Rei – Curitiba - www.facebook.com/primaciaprojetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário