quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Coluna do dia 18/08/16

***Paulo Ricardo vem a Curitiba para o “Trajeto Lumen Ao Vivo”***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O cantor Paulo Ricardo confirma presença no “Trajeto Lumen Ao Vivo”, projeto da Lumen FM em parceria com o Shopping Curitiba, e vem à capital paranaense no dia 25 de agosto para bate-papo e pocket show gratuito, além de sessão de autógrafo com os fãs. Seu mais recente trabalho é o “Novo Álbum” e é sobre isso e sua nova fase profissional que ele vai falar, em um bate-papo descontraído com o público.

Durante o evento, é possível que o artista relembre alguns sucessos da carreira, como “Rádio Pirata”, “Dois” e “Olhar 43”. Um programa de rádio transmitido ao vivo direto de um shopping, é assim que funciona o “Trajeto Lumen Ao Vivo”, que se transforma em evento mensalmente. 

Para participar não é necessário ingresso, a entrada é gratuita e aberta ao público, no Largo Curitiba (piso L2). Serão disponibilizadas 50 senhas para autógrafos e fotos no restaurante Ken Taki, a partir das 12h do dia 25. Mais informações no fone (41) 3271 -4700.


Sobre o “Trajeto Lumen ao Vivo” - O projeto da Rádio Lumen FM em parceria com o Shopping Curitiba entra em sua quinta temporada. O objetivo é fomentar e divulgar a cultura em Curitiba e aproximar artistas do público curitibano. Em 2015, passaram pelo palco artistas como: Tiê, Biquini Cavadão, Pato Fu, Nenhum de Nós, Ivan Lins, Mariana Aydar, Marcelo Jeneci, Tiago Iorc, Jair Oliveira e Leoni. Neste ano, a primeira a se apresentar foi Marina Lima, seguida de Teresa Cristina, que emocionou o público. Sandra de Sá, Paulinho Moska, Roberta Campos, Paula Lima e Filipe Catto também já se apresentaram em 2016.

Serviço: “Trajeto Lumen ao Vivo” com Paulo Ricardo - com transmissão ao vivo na Lumen FM 99.5 Quando: dia 25 de agosto, quinta-feira, às 18h Quanto: gratuito Autógrafos: 50 senhas disponibilizadas no dia do evento, no restaurante Ken Taki – Largo Curitiba (piso L2) Onde: Largo Curitiba (Piso L2) do Shopping Curitiba. Shopping Curitiba Av. Brigadeiro Franco, 2.300 Curitiba (PR) Tel: (41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br.

***Como a estrutura física da empresa pode gerar inovação é tema de palestra***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nesta quinta-feira (18), das 19h15 às 19h40, acontece na Amcham (Câmara Americana de Comércio) Curitiba a palestra “A estrutura física da sua empresa gerando inovação”, proferida por Gustavo Segui, Gerente de Marketing do International School of Curitiba (ISC). Neste encontro serão trazidos conceitos inovadores, baseados em estudos da Universidade de Stanford, sobre como a estrutura física contribui para o sucesso de uma empresa e como usar a disposição de um escritório para ampliar a colaboração entre as pessoas e gerar inovação.

Os participantes verão também como simples mudanças no espaço de trabalho podem influenciar o comportamento humano e transformar uma empresa, com zero orçamento. Antes de trabalhar no ISC, Segui trabalhou no Departamento de Comunicação e Marketing Internacional da Matriz da Volkswagen, na Alemanha. Mais informações http://www.amcham.com.br/curitiba.

Sobre o International School of Curitiba – Fundado em 1959, o International School of Curitiba (ISC) é o único colégio internacional do Paraná que oferece a combinação de diplomas Americano, Brasileiro e do Bacharelado Internacional. Através de seu programa verdadeiramente internacional, o ISC oferece aos seus alunos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio uma experiência educacional multicultural, proporcionada pelas mais de 25 diferentes nacionalidades representadas por sua comunidade. Para mais informações acesse www.iscbrazil.com ou entre em contato pelo telefone (41) 3525-7400.

***ADVB-PR instala regional nos Campos Gerais***


Crédito da foto: Fabio Matavelli.

***A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Paraná (ADVB-PR) acaba de começar oficialmente as atividades na Regional Campos Gerais. O capítulo da entidade paranaense será comandado pelo empresário Wilson Oliveira, que tem como meta movimentar o mercado e fomentar a discussão em torno de temas como gestão, vendas e marketing nos municípios da região.

Durante a cerimônia, o presidente da ADVB-PR, Eduardo Jaime, destacou a importância da criação de regionais, que, além de ampliar a atuação da entidade, atrai novos e bons parceiros no interior do Estado.

A entidade instalou recentemente regional em Foz do Iguaçu e em breve serão criadas mais duas, em Londrina e Maringá. Participaram do evento, realizado na sede da ACIPG - Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, profissionais das áreas de marketing e vendas, além do vice-presidente da ADVB-PR, Marcelo Romaniewicz, e da diretora Carmem Murara.

Sobre a ADVB-PR - Há 51 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade empresarial do Estado, valorizando os profissionais e empresas por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional.

Com a promoção de ações e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência.

Além do Top de Marketing, Estrela ADVB e do Prêmio Personalidade, a entidade realiza outros eventos, como o Papo ADVB e ADVB Networking, e cursos para fomentar o mercado. Na atual gestão, a entidade conta com os patrocínios da Paraná Fomento, Amil, Sicredi, FAE, PUC-PR, Unicesumar, Universidade Positivo, GRPCOM, Grupo RIC e Rede Massa.

***Parque tecnológico do Tecpar em Jacarezinho pode virar fazenda inteligente***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Parque Agroindustrial do Tecpar, campus do Instituto de Tecnologia do Paraná em Jacarezinho, pode virar uma fazenda inteligente com um laboratório experimental de tecnologias inovadoras voltadas ao agronegócio. A nova diretriz está sendo delineada junto a representantes do Governo do Estado e do setor produtivo para dinamizar a economia da região.

“Dessa forma, estuda-se a aplicação de diferentes tecnologias dentro do laboratório, junto a empreendedores e acadêmicos, para levar essas soluções ao mercado”, explica Agostini. De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, a ideia, que já foi trabalhada com o Sebrae-PR em reuniões anteriores, vai ao encontro do plano do instituto para o parque, relacionando-se com as competências da região. “A intenção é levar algo totalmente inovador para o Norte Pioneiro, empoderando a comunidade empresarial e acadêmica local para a gestão colaborativa do parque com diversas ações.

A participação dos secretários de Estado mostra uma importante aliança para a mobilização da ideia”, pontua Felix. Um grupo de trabalho, composto por especialistas de cada uma das instituições, foi instituído para dar continuidade às ações. No início de setembro, o diretor de Operações do Sebrae-PR vai liderar uma comitiva para mobilizar a sociedade local em torno da nova ideia para o parque tecnológico. “É uma integração importante com o objetivo de fortalecer a inovação no nosso estado”, ressalta Agostini.

Planejamento e inovação - A ideia conta com o apoio de duas secretarias fundamentais ao apoio à inovação, salienta o diretor-presidente do Tecpar. O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior reforça que as universidades estaduais, em especial a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), podem contribuir com a experiência. “Essa parceria é importante para criar novas soluções inovadoras para a agricultura paranaense e para mobilizar a região do Norte Pioneiro com tecnologia inteligente para o campo”, destaca Gomes.

O secretário de Planejamento afirma que a “Smart Farm” é uma ação que pode trazer resultados de longo prazo para o Paraná. “É um bom programa para a região, com potencial de atração de investimentos para o desenvolvimento de projetos dentro do parque tecnológico”, analisa Pereira Júnior. Participaram ainda da reunião o gerente da Agência Tecpar de Inovação, Marcus Zanon, e o gerente do setor de Relações Comerciais do Tecpar, Arthur Souza.

***Balé Teatro Guaíra encerra Festival Internacional de Dança em Toledo***


Crédito da foto: Kraw Penas.

***O Balé Teatro Guaíra participa neste domingo, dia 21, às 20h, do encerramento do 2º Toledo em Dança – Festival Internacional, que acontece no teatro municipal da cidade. Serão apresentadas as coreografias Trânsito e Orikis. A entrada será gratuita.

Para compor as duas coreografias, a coreógrafa Ana Vitória, inspirou-se na temática ritualística e tribal. Orikis se inspira na música de Vadji e no universo dos Orixás, enquanto Trânsito teve como fonte de pesquisa a diversidade de ritmos tribais de culturas distintas.

No início de 2016, a coreógrafa Ana Vitória e a assistente de coreografia, Andréa Bergallo estiveram em Curitiba trabalhando com os bailarinos do BTG na atualização das duas coreografias criadas em 2001. O 2º Toledo em Dança – Festival Internacional acontece de 19 a 21 de agosto e é uma promoção da Secretaria da Cultura do Município de Toledo.

Circuito – nos meses de setembro e outubro, o Balé Teatro Guaíra estará em circulação com a montagem de Romeu e Julieta nas cidades de Caixas do Sul, Porto Alegre (RS), São Caetano do Sul, Piracicaba, Ribeirão Preto (SP), Florianópolis, Blumenau e Jaraguá do Sul (SC). O BTG também está preparando o espetáculo de fim de ano, que será apresentado em dezembro.

Serviço: 2º Toledo em Dança – Festival Internacional Balé Teatro Guaíra Trânsito e Orikis Dia 21 de agosto às 20h Entrada gratuita. Teatro Municipal de Toledo Av. Parigot de Souza, 1889 Vila Industrial.

***Palestra especial: A Magia do Antigo Egito***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nesta sexta, 19 de agosto, às 19h30, acontece na Nova Acrópole de SJP, a palestra “A Magia do Antigo Egito” com o dentista e filósofo Otávio Ribeiro Martins Ribeiro. A palestra é o resultado de viagens feitas pelo filósofo que vivenciou o que tem ensinado aos estudantes de Filosofia à maneira clássica em Nova Acrópole onde também é coordenador.

“Egito é um mistério para nós, mágica e de uma tremenda religiosidade que ainda que por mais esforço, não compreendemos mito bem. Através da Filosofia, de estudos de pensadores, estudiosos da Grécia Antiga, podemos roçar em seus mistérios, na sua religiosidade e magia.” Jorge Angel Livraga.

Serviço: Local: Nova Acrópole de São José dos Pinhais Marechal Deodoro esquina com Paulino de Siqueira Cortes Entrada franca - Informações: www.sjpinhais.nova-acropole.org.br - sjpinhais@nova-acropole.org.br / Whats: 8791-1014 (Claro) ou 9125-8341 (Vivo).

***Radiologista de Florianópolis descreve como é o trabalho da equipe médica das Olimpíadas***


Crédito da foto: Divulgação.

***Desde quinta-feira (11) a médica Roberta Carvalho, coordenadora do setor de ressonância e tomografia musculoesquelética do Lâmina Medicina Diagnóstica, está trabalhando como radiologista na Policlínica construída dentro da Vila Olímpica. Ela é a única médica que nasceu e que atua em Santa Catarina a trabalhar no Centro de Imagem dos Jogos Olímpicos da Rio 2016.

Roberta descreve que a equipe de radiologistas tem feito uma média de 50 ressonâncias diárias, entre exames agendados e encaixes de atletas lesionados durantes competições. Na sexta-feira (12), houve um pico de 64 ressonâncias realizadas, segundo relatou a especialista catarinense. A médica conta que os resultados das ressonâncias são discutidos com as equipes técnicas e de médicos dos atletas, em uma convivência de respeito e de harmonia entre as partes.

“Temos percebido que as comissões técnicas internacionais têm saído da Policlínica muito satisfeitas. Isso porque atendemos com muita dedicação, atenção e carinho, um diferencial do nosso trabalho e, também, algo típico do povo brasileiro”, ressalta Roberta. Os laudos são normalmente emitidos em Português mas, caso requisitado, são feitos em Inglês. 

E a comunicação com os atletas e as equipes técnicas estrangeiras é feita em Inglês, Espanhol ou Francês. “Fazemos o melhor possível para poder transmitir toda a informação necessária”, enaltece. Roberta lembra que, apesar de ser um trabalho voluntário, a experiência tem se mostrado marcante e única.

Além de ter acesso a toda a Vila Olímpica, descrita pela médica como um complexo com infraestrutura fantástica, a equipe médica atende a atletas dos mais diversos países do mundo, dos mais conhecidos aos muito pequenos. “E sabemos que estamos atendendo aos melhores atletas do mundo em suas categorias, além de fazer exames que, na nossa prática médica cotidiana, não temos a oportunidade de realizar e de discutir desta forma”, afirma. 

A médica catarinense foi convidada há quase dois anos para esta função pela Comissão Organizadora de Setor de Imagem do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). O trabalho desta equipe médica começou duas semanas antes do início dos Jogos, em meados de julho, e termina depois das Paralimpíadas.

O período de atuação da especialista de Florianópolis vai até terça-feira (16), no primeiro turno, das 8h às 15h. “Mas todos os dias tenho saído bem mais tarde. Não dá vontade de ir embora”, diz. Além de Roberta, a equipe conta com um grupo de radiologistas de São Paulo e do Rio de Janeiro, um médico de Belo Horizonte e um de Curitiba. 

Sempre há, pelo menos, três radiologistas por turno. Durante os jogos, a equipe chega a contar com até cinco a seis radiologistas por turno, dependendo da demanda. O segundo turno dos médicos vai das 15h às 22h. “É uma equipe excelente”, reforça.

A Policlínica da Vila Olímpica tem uma parelho de radiografia, um de ultrassonografia e, principalmente, dois equipamentos de ressonância, sendo um de 1,5 Tesla e outro de 3 Tesla, de última geração, montados apenas para as Olimpíadas. Depois dos Jogos, todos os equipamentos, incluindo computadores, serão doados para hospitais e para a cidade do Rio de Janeiro. Serão cerca de R$ 20 milhões em equipamentos doados. Além do setor de radiologia, a Policlínica da Vila Olímpica também tem um centro odontológico e outro fisioterápico.

Sobre o Lâmina Medicina Diagnóstica - Com 15 anos de atuação em Santa Catarina, o Lâmina Medicina Diagnóstica é considerado uma referência para o segmento de Imagem. Atualmente com mais de 100 colaboradores e duas unidades, em Florianópolis e em São José, a marca oferece todos os tipos de exames de diagnósticos por imagem, todos com certificação de qualidade da ISO 9001. Para mais informações: www.laminadiagnosticos.com.br.

***Coleção “Volta ao Mundo” leva bandeiras de países olímpicos a peças da Swim Colors***

***Quem não fica entusiasmado ao ver os melhores atletas do mundo disputando os Jogos Olímpicos? Fonte de inspiração para novos esportistas e para quem deseja ingressar neste universo, o maior evento esportivo do mundo que acontece agora no Rio de Janeiro também inspirou a nova coleção da Swim Colors, a “Volta ao Mundo”.

O design criativo, característico da marca, une os países Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, Alemanha, Japão, Rússia, Itália, Portugal e Espanha de forma divertida e exclusiva ao estampar as suas cores em maiôs, sungas, biquíni e camisetas nesta nova coleção. Além da inspiração estética, as peças da coleção “Volta ao Mundo” também trazem umas das principais características dos líderes da natação: resistência.

As peças da Swim Colors são feitas do tecido Cloblock, que é desenvolvido para obter maior resistência em contato com o cloro. Outro diferencial é a sua modelagem que oferece maior flexibilidade e liberdade nos movimentos, além da proteção UV +50 contra raios solares. Assim, os atletas praticamente vestem a resistência antes de entrar na piscina! Em homenagem ao país sede dos Jogos Olímpicos 2016, os maiôs, sungas, biquínis de cintura alta retratam o Brasil de forma divertida. As linhas e estrelas da bandeira ganham vida nas cores verde, amarela e azul.

Já a delegação do Japão que ganhou destaque na natação ganhou estampas com o formato do país nas camisetas e os ícones da cultura japonesa como: Torii estampado na sunga e cerejeira nos maiôs. Voltado para o universo infantil, o design das delegações americana, espanhola, portuguesa, russa, inglesa, alemã e italiana são representadas de forma lúdica e inovadora, pensadas para crianças descoladas e verdadeiros atletas mirins. Veja o vídeo referente à nova coleção: https://youtu.be/Y_njJCO6sw4. Serviço: Swim Colors: www.swimcolors.com.br.

***Talk assume a conta do Hospital Angelina Caron***

***A Talk Assessoria de Comunicação acaba de assumir a conta da Sociedade Hospitalar Angelina Caron, conhecida como Hospital Angelina Caron, localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). 

De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e é um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.

Sobre a Talk Assessoria de Comunicação A Talk presta serviços personalizados de assessoria de imprensa, media training, gerenciamento de crise, conteúdo de sites e de publicações, gerenciamento de mídias sociais e comunicação interna. 

Fundada em março de 2007 pela jornalista Karin Villatore e dirigida pelas jornalistas Aline Cambuy e Marisa Valério, a Talk Assessoria de Comunicação ajuda o cliente a construir uma imagem sólida junto aos principais veículos de comunicação e ao público-alvo. Mais informações no site www.talkcomunicacao.com.br.

***América do Sul precisa ampliar mercado para proteína animal***


Crédito da foto: Jonathan Campos /Gazeta do Povo.

***A cadeia produtiva sul-americana de carnes é referência em sanidade, qualidade e bem-estar. A região é responsável por 28% da proteína animal consumida no mundo e segue expandindo a produção de aves, suínos e bovinos – principalmente devido ao acesso facilitado a insumos e tecnologia, e clima favorável para o desenvolvimento agropecuário. Para continuar crescendo, no entanto, a América do Sul tem novos desafios à vista: conquistar novos mercados e ampliar a capacidade de comercialização.

Desde 2012, os produtores sul-americanos não registram casos de febre aftosa. No Brasil, nunca houve ocorrência de gripe aviária. Esses fatores contribuem para que o país mantenha a liderança nas exportações de frango e bovinos e continue atraindo a atenção de compradores internacionais. Exemplo disso é o acordo fechado no início de agosto entre o Brasil e os Estados Unidos, que permite o comércio de carne bovina in natura entre as duas nações.

A novidade pode contribuir para o desenvolvimento de uma nova perspectiva comercial, principalmente por conta da atual realidade econômica brasileira, que mostra queda no consumo interno de proteína animal. “Ainda que seja um momento difícil economicamente, o Brasil tem muitos fatores positivos como o ambiente favorável, áreas imensas de pasto, bom funcionamento logístico e a produção crescente de milho, que dobrou na última década, sendo boa parte destinada para produção de carnes.

Um dos maiores desafios não é produzir, é abrir mercado”, avalia o coordenador do 4º Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum 2016), Giovani Ferreira. O assunto pauta o painel “Carnes: promessa de expansão para alimentar o mundo”, que ocorre durante o evento e tem presença confirmada do presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, e do presidente da JBS Mercosul, Miguel Gularte.

"Temos um cenário altamente desafiador neste segundo semestre, com a crise econômica e uma retração no consumo de forma geral. É um quadro complexo, que se soma com a elevação dos custos, decorrente das altas do milho, da soja e outros itens. Em meio a esse contexto, as exportações têm desempenhado um papel primordial para a sustentabilidade econômica do setor, com fortes elevações nos embarques mensais", analisa Turra.

O Fórum de Agricultura da América do Sul ocorre nos dias 25 e 26 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. Em sua 4ª edição, o evento se consolida como palco de debate do agronegócio mundial a partir da perspectiva sul-americana e tem como tema central “Nova estratégia para uma nova agricultura”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até a véspera do evento. A programação completa e informações sobre os palestrantes confirmados estão disponíveis no site www.agrooutlook.com.

Serviço: 4º Fórum de Agricultura da América do Sul Data: 25 e 26 de agosto de 2016 Local: Museu Oscar Niemeyer (MON) Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba (PR).

Sobre o Fórum de Agricultura da América do Sul - O 4º Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum 2016) é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo (AgroGP), plataforma de conteúdo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), sediado em Curitiba, no Paraná, Região Sul do Brasil.

O projeto piloto do Fórum foi realizado em 2013 e levou para Foz do Iguaçu mais de 500 participantes para discutir os desafios e oportunidades do novo ciclo de expansão da produção mundial de grãos. Em 2014, a partir do tema “Inovação e Sustentabilidade no Campo”, os debates passaram a discutir a América do Sul enquanto bloco, apontando caminhos para manter a competitividade em um mundo globalizado e fortalecer o posicionamento da região como o grande player do lado da oferta. Em 2015, o evento levou o agronegócio para o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

***Ná Ozzetti embala festival Canta Brasil com apresentações na segunda semana de setembro, em SP***


Crédito da foto: Divulgação.

***Depois de Luciana Mello, Marcelo Jeneci e Claudio Zoli, o festival Canta Brasil leva mais um grande nome da música popular brasileira ao palco do Bar Brahma. Quem embala o evento nos dias 9 e 10 de setembro, a partir das 21h, é a cantora e compositora Ná Ozzetti, dona de importantes discos da MPB, como Balangandãs, Meu Quintal e Embalar, que foram produzidos com o apoio dos músicos Dante Ozzetti, Mário Manga, Sérgio Reze e Zé Alexandre Carvalho.

Ná fez parte do grupo Rumo, um dos principais representantes da vanguarda paulista na década de 80. Sempre engajada em projetos que valorizam a boa música, a cantora lançou no ano passado os discos “Ná e Zé”, em parceria com o compositor Zé Miguel Wisnik, e “Thiago França”, com o grupo Passo Torto.

Para abrir as apresentações da artista, o festival dá espaço ao cantor e compositor paulista Rodrigo Campos, que iniciou a carreira focado em sambas - muito apreciados pela crítica musical – e que, ao longo dos anos, foi desbravando a música brasileira como um todo, além de aderir até a influências do soul norte-americano.

O objetivo do festival Canta Brasil, realizado pela Capty Group Produções e Eventos, é reunir estrelas consagradas da MPB e novos talentos, em diversas apresentações que vão até o mês de outubro. Com direção musical de Kiko Moura, o projeto é patrocinado pela Lorenzetti, empresa líder em duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás, e conta com o incentivo do ProAC, da Secretaria da Cultura, e o apoio da Rádio Eldorado FM e da agência de comunicação Grupo Image.

Para Alexandre Tambasco, gerente de marketing da patrocinadora do festival, a iniciativa irá inspirar muitos outros talentos e também fortalecerá a música popular brasileira. “Faz parte da filosofia da Lorenzetti apoiar projetos que fomentam a cultura. Acreditamos que a iniciativa do Festival Canta Brasil pode transformar o meio musical e dar uma nova cara à MPB, ao unir grandes nomes e novos talentos da música brasileira”, destaca.

Serviço: Festival Canta Brasil Quando: 09 e 10 de setembro, às 21h Onde: Bar Brahma Centro (Av. São João, 677 - São Paulo – SP) Ingressos: www.totalacesso.com.

***Seja voluntário do Moda Compartilhada***


Crédito da foto: Divulgação.

***Ajudar o próximo é uma troca mútua. Além de contribuir para que as pessoas construam novas histórias, quem se doa adquire experiência, conhecimento e aprende a enxergar a vida de maneira diferente. Para voluntariar-se, o primeiro passo é procurar um projeto em que haja identificação, pois assim o voluntário trabalha com entusiasmo. O Moda Compartilhada, evento realizado pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba e Sudeste do Paraná (Sindivest), em parceria com a Paica Comunicação, está buscando voluntários.

A ação tem por objetivo doar roupas para pessoas carentes, mas de uma forma inovadora: cada uma escolherá suas próprias peças. Além disso, elas receberão dicas de moda, o que proporcionará a sensação de estar fazendo compras. Para voluntariar-se, é preciso ser maior de 18 anos. As inscrições vão até o dia 31 de agosto. Mais informações e cadastro pelo site http://www.modacompartilhada.com.br/voluntrios.

Serviço: Moda Compartilhada Cadastro para voluntariado: até 31 de agosto Data: 27 de setembro Horário: Das 8h30 às 17h30 Local: Ginásio Plínio Tourinho - Rua Sérgio Venci, 13 – Rebouças. Realização: SindiVest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba e Sudeste do Paraná) e Paica Comunicação. Padrinho 2016: Rádio Táxi Faixa Vermelha. 

Apoio: Chociay, FAS, Senai, Sigep, Sinpacel, Paulo França Fotografia, Universidade Positivo, Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, Palladium Curitiba, Talk Assessoria de Comunicação, Grupo Escoteiro Santa Mônica, Embrart, De Mala & Cuia, Géssica Secchi vídeo e Igreja Batista Sião de Curitiba. Mais informações no site http://www.modacompartilhada.com.brwww.facebook.com/ModaCompartilhada.

Sobre o Moda Compartilhada - O Moda Compartilhada é um projeto social do SindiVest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba e Sudeste do Paraná), em parceria com a Paica Comunicação, que visa a beneficiar a população carente de Curitiba com a doação de roupas para o inverno.

A ação possibilita uma experiência exclusiva, cujo ponto alto é o atendimento personalizado aos beneficiados na escolha das peças de roupas, como se fossem atendidos em uma loja. O Moda Compartilhada proporciona que pessoas sem condições de compra, vivenciem este processo e possam escolher peças que gostariam de usar, diferentemente do modo tradicional de doação.

***Faro Editorial investe em literatura jovem na Bienal Internacional do Livro de São Paulo este ano***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Faro Editorial preparou uma programação especial para a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo focada no público jovem, com a presença de autores nacionais e internacionais que vão participar de palestras e sessões de autógrafos ao longo de toda a feira.

Entre os autores nacionais confirmados estarão Vinicius Grossos, autor de “O Garoto quase atropelado” e “1+1 – a matemática do amor’, esse em coautoria com Augusto Alvarenga, que também estará na feira. Os dois autores são conhecidos do público jovem por abordar temas polêmicos e delicados em seus livros como: sexualidade, bullying, depressão e amizade.

Victor Bonini autor do suspense “Colega de quarto”, Rodrigo de Oliveira criador da saga “As Crônicas dos Mortos” estarão no estande da editora em sessões de autógrafos e bate-papo com leitores, e também o economista e apresentador da Bandnwes FM, Marcos Silvestre, lançando seu novo livro Tesouro Direto – A nova poupança no dia 26.

E o grande destaque deste ano é a vinda das autoras internacionais Tarryn Fisher, autora da série “Amor e Mentiras” e J. Sterling, autora de “The game Series”, que participarão da programação oficial da Bienal no dia 28/08, falando sobre a inspiração de escrever para o público jovem.

É a primeira vez das autoras no Brasil, que além da palestra em São Paulo, farão uma pequena turnê, passando por Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontecerá de 26 de agosto a 4 de setembro no Anhembi, de segunda a sexta das 9h às 22h e aos sábados e domingos das 10h às 22h.

***Últimos dias para visitar a “Mostra Sesi 70 Anos”***


Crédito das fotos: Estevan Reder.

***Fica em cartaz até sábado, 20 de agosto, a “Mostra Sesi 70 Anos”, no Centro Cultural Sistema Fiep, uma linha do tempo que conta a trajetória das sete décadas da instituição, celebradas em julho. Nesses 70 anos de história, o Sesi, que começou com uma forte vocação social, passou por uma série de transformações e, hoje, é fundamental no apoio às indústrias do Paraná, com ações que auxiliam na vida dos trabalhadores, na comunidade e sobretudo na competitividade das empresas.

A mostra abriga uma retrospectiva histórica do Sesi no Paraná desde sua fundação até os dias atuais, apresentando fotografias, vídeos e textos das ações realizadas a partir da década de 1940 e desenvolvidas ao longo dos anos nas áreas de esporte, lazer, responsabilidade social, cultura educação, saúde e segurança. Na exposição, o visitante tem acesso a imagens históricas de Curitiba, bem como a vídeos restaurados de eventos e momentos da história do Sesi, além de outros ambientes expositivos e depoimentos de antigos colaboradores, contextualizando a evolução dos serviços da instituição nessas décadas.

Com atuação em duas áreas centrais – educação e saúde e segurança – hoje o Sesi oferece para a indústria, para o trabalhador e sua família serviços que auxiliam o dia a dia, além de soluções que ajudam as indústrias a evoluírem e ser tornarem mais competitivas. “Investindo nas pessoas, tanto no trabalhador de hoje quanto no do futuro, o Sesi mantém sua essência inicial, promovendo a qualificação, saúde e segurança do trabalhador, em prol de um setor industrial cada vez mais sólido e capacitado”, diz José Antonio Fares, superintendente do Sesi no Paraná.

Linha do tempo - Num cenário pós Segunda Guerra Mundial, um grupo de empresários (Roberto Simonsen, Euvaldo Lodi, João Daudt d’Oliveira e o educador Brasílio Machado Neto) elaborou a Carta da Paz Social, propondo a humanização das relações entre patrão e empregado. Fundado em 1946, o Sesi acompanhou as mudanças pelo qual o país passou, como o fim do Estado Novo, a crescente industrialização e o início na melhoria das condições de vida do trabalhador. Um dos primeiros serviços oferecidos pelo Sesi no Paraná buscou suprir uma necessidade da época, uma crise de abastecimento gerada pelo deslocamento do trabalhador do campo para a cidade.

A instituição oferecia aos industriários produtos alimentícios com preço abaixo do mercado, e os trabalhadores adquiriam os produtos nos postos de abastecimento. Em 1949, o Paraná tinha 21 postos, 14 deles na capital. Ao longo das décadas, o Sesi Paraná desenvolveu diversas ações que envolviam os trabalhadores e a comunidade, como cursos populares de alfabetização de adultos, realizados nas indústrias. Atualmente, o Sesi tem serviços educacionais como Educação de Jovens e Adultos (EJA), cursos de Educação a Distância (EAD), além do Colégio Sesi, fundado em 2005. É a maior rede privada de Ensino Médio do estado, com 55 unidades, cinco delas internacionais.


Com uma metodologia baseada em Oficinas de Aprendizagem, que possibilita mais autonomia ao aluno, o Sesi promove convênios entre colégio e indústrias e forma estudantes preparados para a vida e o mercado de trabalho. A educação infantil não ficou de lado: com auge nos anos 1990, o Sesi inaugurou creches e cursos pré-escolares em 28 municípios – no começo desse ano, a instituição deu início, pela multinacional Bosch, em Curitiba, ao programa “Crescer na Indústria”, que implementa creches nas indústrias interessadas, com metodologia da escola, ensino bilíngue e educação nutricional.

Na Bosch, a creche, batizada de Centro de Educação Infantil Kinderhaus, funciona das 6h às 18 horas, atende 100 crianças, e teve um importante papel na retenção de gênero feminino na fábrica, já que as mães foram priorizadas na hora da matrícula. No caso da empresa, 80% da mensalidade é subsidiada pelo empregador. Campanhas e concursos também fizeram parte da formação do Sesi, para incentivar os trabalhadores, por exemplo, a levarem os seus filhos em consultas médicas – um deles, que aconteceu durante a década de 1950, foi o “Bebê Robustez”, que oferecia prêmios às famílias das crianças mais saudáveis.

Nas décadas 1970 e nas seguintes, com a sanção dos maiores problemas de saúde, a instituição passou a trabalhar com medidas preventivas. Em 2012, o Sesi Paraná lançou o programa Cuide-se +. Por meio de unidades móveis, o trabalhador da indústria é atendido nos eixos de: Prevenção ao Câncer, Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas, Alimentação Saudável, Prevenção de Acidentes de Trabalho, Saúde Mental, Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Prevenção de Doenças Crônicas e Estímulo a Atividades Físicas.

A ação, que entre 2014 e 2015 atendeu 8,8 mil trabalhadores em 50 cidades, colabora para a redução de acidentes de trabalho e do absenteísmo, e ajuda no dia a dia do trabalhador. A promoção da Cultura é outro segmento trabalhado no Sesi Paraná, cujas ações tem como objetivo primordial fortalecer o desenvolvimento pessoal e profissional do trabalhador. Além de espaços culturais, como o Centro Cultural Heitor Stockler de França, em Curitiba, o Sesi fundou, nos anos 1950, a Escola de Arte Dramática, que formou atores e atrizes consagrados, como Lala Schneider, conhecida como a dama do teatro paranaense.

Além disso, o Sesi no Paraná é signatário e apoiador de importantes plataformas que promovem práticas sustentáveis, como o Pacto Global, os Princípios para Educação Executiva Responsável (PRME), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), além de oferecer consultoria em Gestão da Sustentabilidade. Em todos os segmentos, nos últimos anos, o Sesi realizou 3 milhões de atendimentos nas suas áreas centrais em todo o estado. “Os serviços prestados pelo Sesi evoluíram junto com as indústrias ao longo das décadas e assim continuará sendo, sempre com o objetivo de torná-las mais produtivas de forma sustentável, contribuindo efetivamente para o crescimento de todo o Paraná”, finaliza Fares.

Sesi no Paraná - O Serviço Social da Indústria (Sesi) oferece soluções em segurança, saúde e educação para a indústria, para o trabalhador e sua família. Com o objetivo de reduzir despesas com saúde, prevenir acidentes de trabalho e promover a saúde dos trabalhadores, o Sesi oferece consultorias e serviços exclusivos para a indústria, garantindo mais competitividade e produtividade para os negócios, diminuindo gastos e atuando de forma preventiva. Com foco na educação inovadora ao alcance do trabalhador da indústria, o Colégio Sesi é a maior rede de Ensino Médio do Paraná, e conta com cinco unidades internacionais.

Serviço: Mostra Sesi 70 ANOS De 20 de julho a 20 de agosto de 2016 Visitação: quarta-feira a sábado, das 10h às 18h Centro Cultural Sistema Fiep: Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico – Curitiba/PR.

***Shopping Estação recebe feira infantil com livros a partir de R$ 3 e programação cultural gratuita***

***Incentivar a cultura e o entretenimento entre as crianças é um objetivo constante do Shopping Estação, e a leitura é uma forma de atingi-lo plenamente. Por isso, o shopping traz para Curitiba a feira Letrinha. Mais de 1500 livros, com preços a partir de R$ 3, estarão expostos a partir desta terça-feira (16), na Praça de Eventos do Shopping.

As crianças vão se encantar com os diversos gêneros, como histórias de ninar, livros para colorir, contos e clássicos da literatura, como O Pequeno Príncipe, Chapeuzinho Vermelho e as obras dos Irmãos Grimm.

As coleções Curiosidades do Corpo Humano e Minha Primeira Mala de Leitura também são sucesso com esse público. Enquanto eles se divertem descobrindo o mágico mundo dos livros, os adultos podem relembrar a infância com os clássicos que atravessaram séculos. Há também opções como livros de terror, culinária, artes e exemplares de autores clássicos como Machado de Assis.

Programação Cultural - Além de se encantar com o mundo dos livros, toda a família pode se divertir com as atividades culturais promovidas pela Letrinha aos fins de semana. Serão diversas atrações gratuitas, todos os sábados e domingos, às 15h.

Confira a programação: 20/08 - AbraKdabra Spetacular : os grandes cassinos e shows de Las Vegas são representados nesse espetáculo, com o glamour da magia clássica; 21/08 - Janjão: uma homenagem às histórias antigas, o espetáculo de bonecos conta a história de Janjão, que atravessou lugares inabitados, lutou contra gigantes e dragões para encontrar a flor mais bela, sua Florisbela. 27/08 - Ystilingando - Um show de palhaço: Estilingue é um palhaço ingênuo e sonhador que, em cenas do cotidiano, encontra um mundo mágico e deslumbrante. O espetáculo une a comicidade do palhaço à técnica dos malabares e à ilusão da mágica.

28/08 - Contação de histórias - história para o papai dormir. 03/09 - Show Circense: os números clássicos dos picadeiros serão apresentados em pocket shows animados e lúdicos. 04/09 - Mágica Show: mágicos envolvem o público com esquetes surpreendentes e com muita interação. 10/09 - Mágico Canova - Show de mágica: totalmente interativo, para adultos e crianças, com muita cor e surpresas. 11/09 - Esculturas de balões: equipe transforma balões em animais e objetos e ensina o público as técnicas dessa inusitadabrincadeira.

17/09 - Meu momento: O espetáculo mostra a competitividade de dois palhaços bailarinos para alcançar um chapéu preso no teto, em meio a música, humor e alegria. 18/09 - Palhaço Confuso: o renomado artista Lauro Monteiro garante a risada do público, com números singelos que encantam toda a família. 24/09 - L.E.N.D.A.S: teatro de bonecos para todas as idades, que apresenta uma nova perspectiva sobre diversas lendas. 

25/09 - Pintura: oficina de pintura no rosto ou nas mãos. 01/10 - Ystilingando - Um show de palhaço: Estilingue é um palhaço ingênuo e sonhador que, em cenas do cotidiano, encontra um mundo mágico e deslumbrante. O espetáculo une a comicidade do palhaço à técnica dos malabares e à ilusão da mágica. 02/10 - Contação de histórias - leitura de diversos livros infantis.

Serviço: Feira Letrinha Data: 15 de agosto a 2 de outubro Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, aos domingos e feriados das 14h às 22h Entrada: gratuita Local: Praça de Eventos do Shopping Estação, piso L1. Programação cultural Data: sábados e domingos, às 15h Entrada: gratuita. Shopping Estação Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR) (41) 3094-5300 - www.shoppingestacao.com.br.

***Concerto em homenagem a Paulo Leminski abre Mês da Literatura***


Crédito da foto: Divulgação.

***Entre 24 de agosto e 25 de setembro de 2016 a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promovem o Mês da Literatura. Para abrir a programação do evento, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta na próxima quarta-feira (24/08), às 20h30, no Guairão, o concerto “Paulo Leminski – Canções e Poemas”. A data de abertura homenageia o nascimento do poeta (24 de agosto). Já o encerramento das atividades coincide com o aniversário de 80 anos da Academia Paranaense de Letras, criada em setembro de 1936.

Com regência do maestro Alessandro Sangiorgi, o concerto terá participações de Estrela Leminski, Téo Ruiz, Ná Ozzetti, Rogéria Holtz e Aurea Leminski. O programa abre com a declamação da poesia Sintonia para Pressa e Presságio e segue com as canções e poemas Verdura, Se houver céu, Hoje tá tão bonito, A você amigo, Navio, Filho de Santa Maria, Polonaises, Live with me, Xixi nas Estrelas, Luzes, e Valeu. Todas as composições são do Leminski ou têm participação do poeta.

Como parte das comemorações, na ocasião será lançado o LP duplo Leminskanções. Leminski experimentou diversas linguagens artísticas. Faleceu aos 45 anos e deixou um grande legado na literatura e na música. Produziu cerca de 100 músicas, entre canções e parcerias, catalogadas em um livro de partituras recém-lançado. Nos anos 1980 estas composições foram gravadas por Caetano Veloso, Blindagem, A Cor do Som, Ney Matogrosso, Paulinho Boca de Cantor, Moraes Moreira, Itamar Assumpção, MPB4 e Ângela Maria.

Programação literária - No Mês da Literatura, 11 escritores paranaenses vão percorrer 25 municípios do interior do Estado. Cada autor visitará entre duas e três bibliotecas. Durante os encontros, os escritores, além de falar sobre suas próprias obras, também irão abordar assuntos como livro, leitura e formação de leitores. As instituições selecionadas abrangem as mais variadas regiões do Estado – dos Campos Gerais ao Norte paranaense – e são referência entre as quase 500 bibliotecas cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná, que é coordenado e administrado pela BPP.

Nesta primeira edição participam: Alto Paraná, Ampére, Araucária, Castro, Colombo, Guaratuba, Ibiporã, Jaguariaíva, Lapa, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Palmas, Paiçandu, Paraíso do Norte, Paranaguá, Peabiru, Quedas do Iguaçu, Quitandinha, Rio Azul, Santa Helena, Salto do Lontra, Santo Antônio da Platina, Santo Inácio, Telêmaco Borba e Tibagi. Inserido no Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), o Mês da Literatura é uma ação que deve entrar para o calendário cultural do Estado.

“Além de fomentar e valorizar a leitura, incentivar e difundir a produção literária paranaense, o projeto também descentraliza a cultura ao levar nossos autores a pequenos e médios municípios”, explica o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani. Entre os autores convidados, estão romancistas (Cristovão Tezza e Miguel Sanches Neto), autores infantojuvenis (Cléo Busatto), poetas (Rodrigo Garcia Lopes e Karen Debértolis), críticos (José Castello) e jovens autores (Marcos Peres). Um recorte plural da cena literária paranaense. A programação completa do Mês da Literatura estará disponível no site da Secretaria da Cultura: www.cultura.pr.gov.br.

Serviço: Abertura do “Mês da Literatura” com concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná “Paulo Leminski – Canções e Poemas” Regência: Alessandro Sangiorgi Participações especiais: Estrela Leminski, Téo Ruiz, Ná Ozzetti, Rogéria Holtz e Aurea Leminski Dia 24 de agosto, às 20h30 Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada) Classificação: maiores de 7 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário