terça-feira, 22 de março de 2016

Coluna do dia 22/03/16

***Bethânia e as Palavras mescla leituras de poemas/textos e música***


Crédito da foto: Divulgação.

***A cantora Maria Bethânia abre hoje o Festival de Curitiba com o recital “Bethânia e as Palavras” em que canta e recita textos, no Teatro Guaíra, às 20h. Depois da apresentação a festa será na Capela Santa Maria, ao lado do Teatro. Vem de muito tempo a ligação de Maria Bethânia com as palavras. Desde o colégio em Santo Amaro, quando seu professor Nestor Oliveira a ensinou, assim como a seu irmão Caetano Veloso, a ouvir poesia.

Esta paixão pelas palavras ela levou para os palcos, nos textos que sempre recitou em seus espetáculos – desde o famoso show de estréia no Teatro Opinião, em 1965. E é esta relação com as palavras que Bethânia mostrar nesta leitura de poemas e textos escolhidos por ela, com os quais tem intimidade e que foram importantes para sua vida. Mesclando leitura e música, com canções pouco usuais em seu repertório, será acompanhada do violonista Jaime Além e do percussionista Carlos Cesar. Neste projeto, contou com a colaboração de Hermano Vianna e Elias Andreatto.

O projeto começou em Minas, em 2009, quando Bethânia foi convidada pela UFMG para participar do ciclo de conferências Sentimentos do Mundo. Logo em seguida realizou outras leituras na Casa do Saber/RJ, PUC/RJ, no Itamaraty/Brasília (para o Encontro Mundial dos Países de Língua Portuguesa) e também na Casa Fernando Pessoa, em Portugal, como retribuição à Ordem do Desassossego que recebeu com a imortal Cleonice Berardinelli por ser, no Brasil, uma das maiores divulgadoras do legado de Fernando Pessoa.

Desde 2010 Bethânia leva este projeto a vários teatros do Brasil, onde lê poetas e escritores de todas as gerações: Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Ramos Rosa, Sophia de Mello Breyner Andersen, o moçambicano José Craveirinha, Padre Antonio Vieira, Caetano Veloso, Fausto Fawcet, Ferreira Gullar, entre muitos outros, entremeados por trechos de conhecidas canções brasileiras e portuguesas comoABC do Sertão (Luiz Gonzaga), Romaria (Renato Teixeira), Último Pau de Arara (J. Guimarães/Venâncio/Corumbá), Estranha Forma De Vida(Amália Rodrigues), Marinheiro Só (domínio público/adaptação Caetano Veloso), Dança da Solidão (Paulinho da Viola) e Menino de Jaçanã (Luis Vieira/Arnaldo Passos).

Maria Bethânia reconhece que dizer poesia, hoje em dia, “neste mundo de corre-corre”, é “um desafio”, mas também, “uma idéia que comove e atrai”. E Fernando Pessoa, o poeta da sua vida, não fica de fora. “É a minha tradução mais fiel”, afirma, acrescentando: “Suporta minha respiração, minha cadência e o ritmo desassossegado do meu coração”. O poeta é lembrado com pungentes poemas, como o Poema do Menino Jesus, de Alberto Caieiro, popularizado pela intérprete a partir do show Rosa dos Ventos; e Ultimatum, de Álvaro de Campos, que soa impressionantemente atual desde sua leitura no show Dentro do Mar tem Rio.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****O embaixador britânico Alex Ellis estará no lançamento da campanha Shakespeare Lives in Brazil, dia 24 de março, às 20h, com o ator Thiago Lacerda, que está no Festival de Curitiba com os espetáculos Medida por Medida e Macbeth, e as professoras Célia Arns de Miranda, Liana de Camargo Leão e Anna Stegh Camati. As professoras ministram na programação da Mostra um minicurso sobre o dramaturgo que completa 400 anos. Shakespeare Lives é uma campanha global que celebra o quarto centenário do legado do dramaturgo britânico. O lançamento brasileiro será no Graciosa Country Club, em Curitiba.

*****Estão abertas as inscrições para o 5º Salão Nacional de Cerâmica. O evento, que será realizado pelo Museu Alfredo Andersen e Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, ocorre de 23 de junho a 21 de agosto de 2016 no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.cultura.pr.gov.br.

*****Celebrando a Coleção Dramaturgia da Editora Cobogó, Marcio Abreu, Pedro Kosovski e Daniele Avila, autores de alguns dos livros da coleção, além da crítica e pesquisadora de teatro Luciana Romagnolli, se encontram no dia 25 às 17h no Ave Lola Espaço de Criação para debater o papel do texto nas peças teatrais.

*****O famoso cirurgião plástico, Dr. Robert Rey estará em Balneário Camboriú no dia 26 de março, sábado de Páscoa, para uma palestra e sessão de autógrafos de sua autobiografia, lançada em 2015: Dr. Rey – o Brasileiro que se tornou o Dr. Hollywood. O evento acontece a partir das 20h30 no Espaço FG, na Barra Sul.

*****A Bênção dos Alimentos, uma das mais tradicionais festividades de Páscoa das comunidades polonesa e ucraniana de Curitiba, acontece neste sábado (26). A cerimônia será realizada às 16h, no Memorial Ucraniano (Parque Tingui), e às 17h no Memorial da Imigração Polonesa – Bosque do Papa (Rua Mateus Leme).

***Feira Mercosuper 2016 vai premiar expositores que se destacarem***

***Neste ano, a Mercosuper contará com um novo modelo de premiação. O Prêmio Top de Categoria, tradicionalmente entregue no jantar de encerramento das edições anteriores da Feira, será realizado em outro momento em um evento específico, o que vai possibilitar um melhor processamento de dados e informações, além de proporcionar à entrega das premiações um brilho ainda maior.

Na Mercosuper 2016, será realizada a entrega do Prêmio Expositor Nota 10, que vai premiar os expositores com o estande mais bonito, o melhor atendimento e as novidades trazidas para os supermercadistas paranaenses. Dessa forma, a premiação passará a ser focada apenas nos participantes e investidores do evento.

A pesquisa será realizada pelo Instituto Datacenso com enquete aos visitantes, nos dois primeiros dias da Feira. Também será entregue o Prêmio Revista Supermix – Maior Anunciante, para a empresa que mais investiu na Revista da Apras durante o último ano, homenageando dessa forma todos os parceiros que contribuíram e acreditaram na publicação como meio de comunicação com os empresários do setor. Os patrocinadores da Mercosuper 2016 também serão homenageados com placas de agradecimento, por acreditarem no evento e por contribuírem para o fortalecimento e crescimento de todo o setor.

***Às vésperas da Páscoa, restaurantes optam por peixe como prato principal da Curitiba Restaurant Week***


Crédito da foto: Hamilton Zambiancki.

***A 13ª edição da Curitiba Restaurant Week entrou no clima de Páscoa. Na primeira edição do evento em 2016, cerca de 55% dos restaurantes participantes do principal festival gastronômico da capital paranaense incluíram o peixe, ou algum outro fruto do mar, como camarão, como uma alternativa para o prato principal.

Ao todo, o primeiro evento de 2016 reúne mais de 30 restaurantes no festival gastronômico e disponibilizam menus completos, com entrada, prato principal e sobremesa por preços fixos no almoço – R$ 39,90 + R$ 1 doado ao Hospital Pequeno Príncipe, no total de R$ 40,90 – e no jantar – R$ 51,90 + R$ 1 da doação, fechando em R$ 52,90. O festival acontece até o dia 27 de março.

Confira a lista de restaurantes que oferecem peixes e demais frutos do mar na Curitiba Restaurant Week: - Anarco - Armazém 71 - Armazém Santo Antônio - Banoffi Bistrô e Confeitaria - Canto do Monge - Duo Cuisine - Gambero Cozinha Casual - Kan - Karbonell Frutos do mar - Karbonell Gourmet - Le Rechaud - Mabu Curitiba Business - Pantucci Trattoria - Pimenta Brasserie - Thai – Restaurante Thailandês - Tuna - Vin Bistrô.

Serviço: 13ª Curitiba Restaurant Week Quando: de 07 de março a 27 de março Onde: em 32 restaurantes, consulte roteiro. Quanto: Almoço: R$ 39,90 + R$ 1 (doação opcional para Hospital Pequeno Príncipe) Jantar: R$ 51,90 + R$ 1 (doação opcional para Hospital Pequeno Príncipe) Reservas online: http://restaurantweek.com.br/evento/curitiba Mais informações: http://restaurantweek.com.br.

***Centro Tecnológico Positivo abre inscrições para vestibular de outono***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Centro Tecnológico Positivo está com inscrições abertas para o vestibular de outono para os Cursos Superiores de Tecnologia, com início das aulas em 2 de maio, em Curitiba. São 780 vagas nas áreas de Design, Estética, Fotografia, Gestão e Negócios, Indústria e Informática. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 29 de abril, pelo site ctpositivo.edu.br. O concurso é composto por duas provas – redação e múltipla escolha, com questões de raciocínio lógico e Língua Portuguesa. O interessado poderá realizar o vestibular de segunda a sábado, no dia e horário de interesse.

De acordo com o diretor-geral do Centro Tecnológico Positivo, Ronaldo Casagrande, “o aumento do desemprego, a economia incerta e a sensação de imediatismo dos profissionais na busca da qualificação estão aquecendo o mercado dos Cursos Superiores de Tecnologia, que são mais curtos, práticos, específicos e permitem o ingresso rápido do profissional no mercado”. Outro diferencial desses cursos, segundo o professor, é o fato de que eles cobrem áreas não contempladas pelas graduações tradicionais.

Serviço: Vestibular de outono do Centro Tecnológico Positivo Quando: de segunda a sábado, das 8h às 19h30 Inscrições: até 29 de abril, pelo site ctpositivo.edu.br Informações: ctpositivo.edu.br| (41) 3250-3737.

Sobre o Centro Tecnológico Positivo - O Centro Tecnológico (CT) Positivo materializa, na Educação Superior, a excelência que o Grupo Positivo alcançou na oferta de educação. Para assegurar uma sólida formação profissional, com base nos valores do saber, da ética, do trabalho e do progresso, e adequada às exigências do mercado de trabalho, mantém parcerias com diversas entidades nacionais e internacionais.

Fundado em 2009, o CT Positivo oferece Cursos Superiores de Tecnologia (Tecnólogos) objetivos, práticos e rápidos, com duração de dois a três anos, em cinco unidades: Batel, CIC, Ecoville, Hauer e Praça Osório. Entre os diferenciais do Centro Tecnológico Positivo estão a infraestrutura de ponta, com salas e laboratórios modernos e especializados; o corpo docente com experiência prática; a oferta de disciplinas em formato modular; e os programas dos cursos construídos em parceria com empresas.

***Rede Massa | SBT lidera nas mídias sociais entre as emissoras do Paraná***


Crédito da foto: Divulgação.

***O relacionamento da Rede Massa | SBT com seus telespectadores ultrapassou a telinha da televisão. A rede de emissoras do apresentador e empresário Ratinho possui o maior número de seguidores no Facebook, em comparação a todas as outras emissoras do estado do Paraná. No total, são quase 860 mil curtidas em todos os perfis da rede social, de programação e de suas emissoras com um volume surpreendente de participação.

O resultado foi alcançado inteiramente de forma espontânea, por meio de interações, promoções e, principamente, bom conteúdo. Atualmente, as redes sociais são um dos meios mais interativos e perceptivos de audiência mais eficazes para as emissoras de televisão. A gestão das mídias da Rede Massa | SBT, conduzida internamente pelo departamento de marketing da rede, tem consciência dessa realidade e, por isso, investe cada vez mais em outras plataformas e incentiva o fornecimento 24 horas de conteúdo por meio das mídias.

No final do último mês, uma publicação com o vídeo do apresentador Ratinho fazendo um desabafo durante seu programa, mobilizou mais de 543 mil internautas, entre curtidas, comentários e compartilhamentos, com um alcance de mais de 20 milhões de pessoas. As quase 5 milhões de visualizações resultaram em uma petição pública pedindo a liberação de medicamentes para o tratamento de câncer, assunto abordado pelo comunicador durante o programa. Diante da mobilização, o projeto que autoriza a distribuição da “pílula do câncer” foi aprovado pela Câpara dos Deputados e segue agora para o Senado.

O ótimo desempenho em publicações é recorrente. Em 2015, a postagem de um vídeo de uma cachorrinha amamentando filhotes de gatinhos na página do programa Tribuna da Massa Manhã, transmitido pela TV Tibagi, movimentou 47 mil pessoas, entre curtidas, comentários, visualizações e impacto de publicação. “Resultados assim são possíveis com a sintonia entre a área de marketing digital, que desenvolve a estratégia do online, e a área de conteúdo, que produz as matérias que despertam interesse também no ambiente virtual e convida o público a interagir por meio das redes sociais”, explica a gerente de marketing do Grupo Massa, Gislayne Muraro.

Entre os meses de janeiro e fevereiro, a Rede Massa, única televisão no Paraná com conta verificada no Facebook, foi a que mais cresceu nos perfis das redes, Twitter, Facebook, Youtube e Instagram. Enquanto a emissora vice-líder de audiência conquistou 11,6% de crescimento nas redes sociais, a primeira colocada marcou 6,5%, e a terceira ficou com apenas 2,4%. Em 30 dias foram mais de 93 mil novas curtidas na página do veículo.

Sobre a Rede Massa – A Rede Massa é afiliada ao SBT e o segundo maior veículo de comunicação do Paraná, atingindo mensalmente cerca de 6 milhões de telespectadores únicos. É a principal produtora de conteúdo regional do estado, com cerca de 600 horas mensais de programação local, produzidas totalmente em HD em suas 5 emissoras: a TV Iguaçu, com sede em Curitiba; a TV Tibagi, em Maringá e Apucarana; a TV Cidade, em Londrina; a TV Naipi, em Foz do Iguaçu e a mais nova emissora do estado, a TV Guará, em Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A Rede Massa é a única emissora que cobre 100% dos 399 municípios do estado.

***Shoppings de São Paulo promovem campanha SOS Vítimas das Enchentes***


Crédito da foto: Divulgação.

***Os shopping centers do Grupo Multilplan em São Paulo - MorumbiShopping, ParkShoppingSãoCaetano, Shopping Anália Franco e Shopping Vila Olímpia - mais uma vez se unem em prol de uma boa causa.

Até o dia 27 de março, eles arrecadam água e mantimentos não perecíveis que serão enviados às vítimas das enchentes das últimas semanas no estado. A ação faz parte do programa "Multiplique o Bem", iniciativa de rede para ações de responsabilidade social.

Locais: MorumbiShopping Estacionamento, nos valets. ParkShoppingSãoCaetano Concierge, no Piso São Caetano. Shopping Anália Franco SAC, no Piso Jasmim. Shopping Vila Olímpia Concierge, no Piso Térreo.

Sobre a Multiplan - Atualmente, possui 18 shopping centers distribuídos pelo país: BarraShopping, New York City Center, ParkShoppingCampoGrande e VillageMall, no Rio de Janeiro (RJ); BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi, em Belo Horizonte (MG); MorumbiShopping, ShoppingAnáliaFranco e ShoppingVilaOlímpia, em São Paulo (SP); JundiaíShopping, em Jundiaí (SP); ParkShoppingSãoCaetano, em São Caetano do Sul (SP).

RibeirãoShopping e Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP); ParkShopping, em Brasília (DF); ParkShoppingBarigüi, em Curitiba (PR); BarraShoppingSul, em Porto Alegre (RS); e Parque Shopping Maceió, em Maceió (AL). O portfólio em operação totaliza uma ABL de 768.290 m², mais de 5.400 lojas e tráfego anual de consumidores estimado em 180 milhões. A Multiplan detém participação média de 73,8% em seus shoppings.

Sobre o MorumbiShopping - Desde 1982, o MorumbiShopping atua na vida e na moda do paulistano com um espaço democrático e um mix de lojas atual, moderno e variado. São, ao todo, 483 lojas dos mais diversos segmentos, como a Apple, Forever 21, Sephora, GAP, Coach, New Balance, Michael Kors, Ricardo Almeida, FIT, Animale, as âncoras C&A, Renner, Zara e as multilojas Fnac e Saraiva. Grande variedade de lojas para atender a todas as necessidades de seus clientes.

A criação da Ala Morumbi Fashion, em 1984, e do GourmetShopping, em 1989, frisam o pioneirismo no DNA do MorumbiShopping. Foi o primeiro Shopping a criar uma área exclusiva de moda, com marcas nacionais e internacionais, e reúne, em um espaço reservado, 23 dos restaurantes mais prestigiados de São Paulo, como Le Vin, Zucco, Pirajá, Saj, entre outros. Premiado pelos principais veículos de São Paulo como o shopping mais completo, o MorumbiShopping posicionou-se como referência na cidade como um espaço democrático, que tem tudo para todos.

Sobre o ParkShoppingSãoCaetano - Inaugurado no final de 2011, o ParkShoppingSãoCaetano foi construído no novo bairro da cidade de São Caetano do Sul, o Espaço Cerâmica: um complexo multiuso com edifícios residenciais e comerciais em uma área de 300 mil m². O shopping possui 218 lojas, sendo 15 âncoras e megalojas distribuídas em dois pisos (São Caetano e São Paulo). Com foco nos públicos das classes A e B, o ParkShoppingSãoCaetano atende não só as cidades do Grande ABC como também a bairros de São Paulo localizados em seu entorno, como Ipiranga, Nova Saúde, Mooca, Vila Prudente, entre outros.

O empreendimento, portanto, tem a característica de ser regional e, para isso, há a preocupação constante em aperfeiçoar o seu mix de lojas para ser o mais completo nas áreas de moda, serviços, lazer e alimentação da região. Outra preocupação é sempre trazer ao consumidor da região novas operações até então inéditas em shoppings do ABC.

Na área de alimentação o ParkShoppingSãoCaetano, oferece a seus consumidores mais de 40 opções como Giacomo, Seletti, KFC, Bob´s, Mc’Donalds, Burger King, Baked Potato, Vivenda do Camarão, Amor aos Pedaços, Cristallo e dez sofisticados restaurantes como Bar do Alemão - Parmegiana Factory, Outback, America, Viena, The Fifties, Andiamo, Little Tokyo, Si Señor, Maremonti Trattoria e Pizza e o L´Entrecôte de Paris, além da primeira loja da Starbucks da região. O ParkShoppingSãoCaetano conta ainda com o Supermercado St Marche e com o Hot Zone, o mais moderno e completo Parque Indoor do país que ocupa 1.500 m² com mais de 200 atrações para adultos e crianças.

Sobre o Shopping Anália Franco - Inaugurado em 1999, o Shopping Anália Franco é referência em moda, estilo e sofisticação na Zona Leste de São Paulo. O empreendimento faz parte da vida dos moradores da região que encontram no shopping um mix de lojas completo e qualificado. Alguns de seus principais destaques são os serviços oferecidos e a preocupação com a ambientação - paisagismo, iluminação natural, corredores largos e pé direito alto, lounges - que tornam a visita ao estabelecimento um momento extremamente agradável.

Atualmente, o Shopping Anália Franco possui 402 lojas. Entre as opções de serviços e lazer estão redes como Companhia Athletica, Laboratório Fleury, Tok & Stok, Studio W e UCI Cinemas, com nove salas, sendo uma delas IMAX. O shopping também possui relevantes marcas nacionais e internacionais como as recém-inauguradas Forever 21 e Lindt, além de Adidas, MAC, Osklen, Calvin Klein, VR, Lacoste, Starbucks, Pandora, Le Lis Blanc, Jorge Alex e Ricardo Almeida. Dentre as novidades na gastronomia, estão o restaurante Abbraccio, Mousse Cake, o árabe Almanara e a confeitaria Pati Piva.

O empreendimento oferece ainda ótimas opções para almoço e jantar com unidades dos restaurantes Outback SteakHouse, America, Bracia, The Fifties, Crepes&Waffles, Nahoe Sushi e Spaghetti Notte. Completam a lista, 23 opções de fast-food instaladas na praça de alimentação, além de cafés e doçarias.

Sobre o Shopping Vila Olímpia - Inaugurado em novembro de 2009, o Shopping Vila Olímpia possui 191 lojas, um piso todo dedicado à alimentação, boliche com as 12 pistas mais modernas do País e sete salas de cinema Kinoplex, entre elas as duas primeiras salas Platinum do grupo Severiano Ribeiro. O empreendimento da Multiplan recebeu no 2º semestre de 2011 o título de a melhor praça de alimentação de shopping de São Paulo, escolhida pela Revista Época São Paulo e também pelo guia Divirta-se Shoppings, do jornal O Estado de S.Paulo.

Em 2012, o Kinoplex Shopping Vila Olímpia foi eleito pelo público como o melhor cinema da cidade, em votação realizada pela Revista Época São Paulo. Em 2014 inaugurou no empreendimento o Theatro Net São Paulo, novo e importante espaço multicultural, resultado de parceria da Brainstorming Entretenimento e a NET, que reúne conforto e tecnologia, com 2.300 m², capacidade de 799 lugares e estrutura para receber grandes espetáculos de música, teatro e dança.

***Palladium convida artista para homenagear Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Para celebrar o 323º aniversário de Curitiba, que será no dia 29 de março, o Palladium Shopping Center convidou o artista Di Magalhães para ilustrar canecas com imagens inspiradas em locais que fazem parte da história da cidade. Di Magalhães escolheu três de suas artes, que retratam o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer e o Bondinho da Rua XV de Novembro.

A campanha do Palladium no aniversário da cidade faz parte do calendário do shopping. “Desde a primeira edição, essa ação é um sucesso. Dessa forma incentivamos a arte que retrata Curitiba e ainda presenteamos nossos clientes com uma memória da cidade. Esse é o quarto ano que o Palladium realiza o projeto, em parceria com o espaço cultural Solar do Rosário”, destaca a gerente de marketing, Maria Aparecida de Oliveira.

A campanha acontece até o dia 29 de março. Quem fizer suas compras no Palladium poderá trocar seus cupons fiscais, no valor de R$ 323 pela caneca comemorativa. O artista Di Magalhães é professor de Pintura em tela no Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Curitiba. Estudou na Escola de Artes “Veiga Valle” e é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás.

Foi professor de Pintura no Musiarte Laboratório e Estudos em Brasília (DF), atuou como professor de educação artística e ilustrador na Sociedade Educação Integral em Curitiba (PR) e foi Diretor de Turismo Municipal em Goiás. Serviço: Palladium Shopping Center – Campanha Aniversário de Curitiba Para garantir a sua caneca, basta trocar suas notas fiscais, no valor de R$ 323,00, no Posto de Trocas, localizado no Piso L1, na Praça de Eventos, em frente às Lojas Americanas. Será uma caneca por CPF cadastrado. Mais informações no site www.palladiumcuritiba.com.br.

 Sobre o Palladium Shopping Center - O Palladium Shopping Center tem um conceito de espaço multiuso, com opções para compras, lazer, alimentação e serviços. O shopping conta com uma estrutura ampla, moderna e inteligente. Possui mais de 350 lojas, oito salas de cinema e uma sala IMAX, com imagens de alta definição projetadas em uma tela de aproximadamente 400 m². Aberto em 2008, foi o primeiro shopping de Curitiba a implantar um espaço exclusivo para restaurantes, o charmoso Boulevard.

Além disso, possui prédios comerciais com entrada exclusiva por dentro do shopping. O Palladium agrega ainda laboratórios, academias, medicina diagnóstica, pet shop, bancos, consultório odontológico, escola de idiomas, entre outros serviços que completam a vida do cliente. Em 2015 foi eleito o Shopping Mais Querido do Brasil por meio de uma inciativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Além disso, ganhou os títulos de Shopping de Preferência dos paranaenses pela terceira vez e dos curitibanos pela quinta vez, pelo Prêmio Impar/Ibope 2015.

***Praça da Cidadania leva alegria e bem-estar a quase 5 mil pessoas no Cajuru***

Crédito das fotos: Divulgação.

***Cerca de cinco mil pessoas do bairro do Cajuru, em Curitiba, vivenciaram uma tarde de sábado diferente, com serviços e ações de saúde, bem-estar, lazer e recreação. As ações fizeram parte da Praça da Cidadania, evento promovido pela Coca-Cola FEMSA que tem entre os seus pilares promover o bem-estar e estreitar a relação com a comunidade situada no entorno das suas unidades. Realizado pelo terceiro ano consecutivo, em parceria com a Prefeitura Municipal e outras 17 entidades, a Praça da Cidadania também integrou as comemorações de aniversário da cidade. A Praça da Cidadania foi montada no Parque dos Peladeiros, tradicional ponto de lazer e de esportes da comunidade do Cajuru.

Os espaços mais procurados pela população foram os que ofereceram serviços básicos de saúde, como medição de pressão e teste de glicemia, o de massagem e os de beleza – cortes, maquiagem, penteados e esmaltação de unhas. “Trouxemos uma equipe com 25 profissionais para atender a comunidade, de forma a melhorar o visual e a autoestima de seus moradores”, afirmou Pedro Cesar Santos, um dos diretores do Instituto Embelleze, que participou pela primeira vez do evento. Segundo ele, é uma oportunidade também para os alunos melhorarem a prática e disputar uma vaga no mercado do trabalho com mais qualificação.


Outro espaço que movimentou a Praça da Cidadania foi o reservado para as atividades de esporte e lazer, principalmente a oficina de vôlei, coordenada pelo Instituto Leões do Vôlei, projeto dos atletas olímpicos Giba e Emanuel. Emanuel participou da oficina e ressaltou a importância desse projeto para a comunidade. 

“Aproximar pessoas e empresas que fazem a diferença das comunidades que necessitem de conscientização e de cuidados é o fator mais importante”, disse Emanuel. Na área da saúde, as ações estiveram focadas na conscientização e combate ao Aedes egipty – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e nas dicas nutricionais para que tenham uma vida mais saudável.

“Apresentamos os 10 passos de uma alimentação saudável para a população, de forma que ela tenha oportunidade de mudar seus hábitos”, ressaltou Sérgio Bello, coordenador do curso de Nutrição, da FAPAR, instituição que também participou do evento. Além das ações de saúde e esportes, outras atrações foram oferecidas à comunidade aulas de dança nos mais variados ritmos, prática de futsal, torneio de skate, oficina de pintura entre outros. Também foram realizadas palestras informativas sobre segurança e cuidados com o meio ambiente, com distribuição de mudas de árvores.
 
Sobre a Praça da Cidadania - A Praça da Cidadania é um evento social e itinerante realizado desde 2003 em comunidades onde a Coca-Cola FEMSA Brasil possui unidades de negócios. O objetivo é a construção de uma rede solidária e integrada de ações capazes de promover melhorias na comunidade, oferecendo informações sobre consumo responsável, cuidados com o meio ambiente, importância da coleta seletiva e vida saudável.

Em 2013, o programa recebeu o título de “Reconhecimento a Melhor Prática em Responsabilidade Social", na categoria “Alianças Entre Empresas”, concedido pelo Centro Mexicano para a Filantropia. Em 2014, a Praça da Cidadania realizou 46 mil atendimentos.

***Ave Lola traz para o teatro a temática dos refugiados de guerra***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Trupe de Teatro Ave Lola, de Curitiba, estreia em 29 de março o espetáculo Nuon, que traz ao palco a temática dos refugiados de guerra, tendo como pano de fundo o assassinato em massa promovido pelo regime do Khmer Vermelho no Camboja, durante a década de 70. A história, inspirada em fatos vividos há cerca de 40 anos, se mantém atual diante dos conflitos e dificuldades que hoje assolam outros países, como Síria, Afeganistão e Sudão. "Nós, da Ave Lola, consideramos essencial trazer esse tema para os palcos, a qualquer tempo.

Afinal, a história do mundo está marcada por grandes guerras, genocídios e migrações motivadas por tudo isso, a exemplo do que temos visto acontecer com os refugiados sírios. O teatro tem a capacidade de trazer essa reflexão de forma única, com poesia e delicadeza, mas sem minimizar a relevância histórica dos fatos", conta a diretora da Ave Lola, Ana Rosa Tezza, também autora e diretora do espetáculo. Nuon acontece em uma única noite, durante uma celebração em que no mundo budista os ancestrais são homenageados.

A história mostra personagens que viveram sob o regime cruel do Khmer Vermelho, e que voltam para revisitar sua terra e suas memórias. Em especial, a peça gira em torno da personagem inspirada em Phaly Nuon, cambojana que se dedicou a salvar outras mulheres dos traumas físicos e emocionais gerados pela tortura, fome e outras mazelas dos campos de trabalhos forçados.

O espetáculo estreia nacionalmente durante o Festival de Teatro de Curitiba 2016, cujos ingressos já estão à venda no site www.festivaldecuritiba.com.br. As apresentações acontecem nos dias 29, 30 e 31 de março e 1º de abril, às 20h, e nos dias 2 e 3 de abril, às 18h, na Ave Lola Espaço de Criação (Rua Portugal, 339 – São Francisco). Os ingressos saem a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).

Sobre o Khmer Vermelho - O regime aconteceu entre 1975 e 1979 e suas práticas são reconhecidas internacionalmente como assassinato em massa. Cerca de 2 milhões de pessoas - 25% da população do Camboja na época - foram executadas. Os principais líderes do regime foram Pol Pot, Nuon Chea, Ieng Sary, Son Sen e Khieu Samphan. Além de mortes, o Khmer Vermelho foi responsável por horrores praticados em campos de trabalhos forçados, como tortura, separação de famílias e muita fome.

Ave Lola Espaço de Criação - Além da estreia de Nuon na mostra oficial, a Ave Lola Espaço de Criação receberá outras produções do FTC 2016. Serão debates, encontros, lançamento de livro e apresentações, conforme cronograma abaixo: 25/03, às 17h: Debate: Coleção Dramaturgia Cobogó. 26/03, às 16h: Encontro com Maria Alice Vergueiro e Renato Borghi· 27/03, às 15h30: Encontro Shakespeare 400 anos, com Thiago Lacerda e Stephan Baumgärtel· 

31/03, às 16h: Encontro com Michele Moura, Cristian Duarte e Wagner Schwartz· 02/04, às 16h: Espetáculo O Causo é o Seguinte· 02/04, às 17h: Lançamento do Livro “Terra, luta e lar”. 03/04, às 11h: Espetáculo O Causo é o Seguinte· /04, às 16h: Encontro com Silvero Pereira, Leonarda Gluck e César Almeida· 03/04, às 20h: Festa de encerramento com Jazz Cigano Quinteto.

Serviço: Nuon Dias 29, 30, 31 de março e 1º de abril, às 20h Dias 2 e 3 de abril, às 18h Local: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Portugal, 339 – São Francisco) Ingressos: R$ 60 e R$ 30, pelo site www.festivaldecuritiba.com.br.

***ParkShoppingBarigüi recebe exposição “Guerreiros – Os Maiores da História”***


Crédito da foto: Divulgação.

***O ParkShoppingBarigüi apresenta a exposição “Guerreiros – Os Maiores da História”, com um acervo que reúne curiosidade e detalhes dos cavaleiros medievais, dos samurais e dos grandes guerreiros de todos os tempos. A mostra é gratuita e reúne mais de 150 peças, entre originais e réplicas, como espadas, armaduras, escudos, roupas, capacetes, peças arqueológicas, representação de famosas batalhas, entre outros objetos que estarão expostos na praça central do shopping.

“Buscamos trazer a exposição pelo importante teor cultural que ela apresenta, com valor histórico já que reúne períodos de antigas civilizações e peças originais que são de difícil acesso da maioria da população”, comenta Silvia Pires Omairy, gerente de marketing do shopping.

A exposição “Guerreiros – Os Maiores da História” está dividida em áreas classificadas segundo antigas civilizações: Gregos, Medievais, Persas, Egípcios, Romanos, Samurais e Vikings. Fazem parte da mostra, por exemplo, réplicas das armaduras do Rei Arthur e de “Alexandre, o Grande”, e peças originais, como uma espada medieval do século XIV, machados de ferro dos vikings, uma ponta de lança romana e armaduras dos samurais.

O acervo, pertencente à agência chilena Agosin, reúne peças de uma coleção privada e foi adquirido em países como Egito, Estados Unidos, Japão, Bulgária, Reino Unido, Tailândia, Espanha, Lituânia, China. Os objetos mais antigos da exposição são moedas romanas datadas dos anos 1600 a 1700 a.C., os machados vikings que datam de 800-1000 d.C. e as katanas (espadas típicas usadas pelos Samurais) pertencentes ao Período Edo (1600-1800).

A mostra “Guerreiros”, exibida com exclusividade pela Rede Multiplan, faz parte da estratégia da empresa de levar a seus empreendimentos atrações culturais internacionais inéditas e gratuitas. "É uma exposição que tem o objetivo de levar cultura e conhecimento aos nossos clientes, além de entreter e divertir as pessoas de todas as idades.

A exposição foi desenhada em parceria com a Multiplan que já possuiu uma ampla experiência em aliar as compras ao lazer e diversão, com mais de dez mostras internacionais exibidas em nossos shoppings nos últimos quatro anos", explica o gerente de marketing da Multiplan, Rodrigo Peres.

Serviço: Exposição: Guerreiros – Os Maiores da História Local: ParkShoppingBarigüi Entre os dias 21 de março e 24 de abril Acesso gratuito.

***“Batucada” coloca curitibanos em cena***


Crédito da foto: Divulgação.

***O espetáculo “Batucada”, a mais recente criação do coreógrafo Marcelo Evelin e do grupo Demolition Incorporada, tem o grande diferencial de trazer para a cena pessoas comuns, escolhidas através de convocação pública. Os cidadãos curitibanos, dessa maneira, estarão representados na Mostra 2016 do Festival de Curitiba neste trabalho que vem de Teresina, Piauí.

 “É um acontecimento performático. Nos debruçamos sobre a tarefa de empregar ideias e dinâmicas de convívio humano, e nos concentramos em como o corpo se torna um meio de expressão no espaço público”, diz o coreógrafo. “Os participantes se misturam e se transformam um no outro e, na cadência de uma ”Batucada” atravessada, os corpos tornam-se instrumentos para as estruturas rítmicas e para uma coreografia da qual o público também faz parte.” Serão mais de 50 participantes selecionados.

Eles batucarão latas, panelas e frigideiras no que os autores do espetáculo definem como uma espécie de protesto visceral. Além disso, o grupo é diverso e vibrante, artistas e não artistas, da dança, do teatro, da música, da moda, da performance. As obras de Marcelo Evelin sempre buscam desmanchar as fronteiras entre espectador e artista, propondo reflexões sobre uma arte feita do presente e que fale do e ao homem contemporâneo.

“Batucada” foi concebido para o Kunsten Festival des Arts, um dos principais festivais de arte performática contemporânea da Europa, realizado em Bruxelas (Bélgica), onde estreou em maio de 2014. O espetáculo iniciou seu processo de criação no Galpão do Dirceu/Piauí em janeiro de 2013, seguindo para São Paulo e Bruxelas. Em 2015 estreou em Teresina e realizou temporada em Frankfurt (Alemanha), no interior do Piauí, no Maranhão e na Bahia.

Patrocinadores - Os eventos do Festival de Curitiba contam com o patrocínio e apoio de diversas empresas e instituições que acreditam na valorização do Teatro. A 25ª edição do Festival é apresentada por Cielo e Prefeitura de Curitiba e tem o patrocínio de Copel Telecom, Petrobras, Renault e UEG Araucária. O Festival tem ainda parceria com o Shopping Mueller, Palladium Shopping Center, Pátio Batel e ParkShoppingBarigüi, locais onde estão instaladas as bilheterias oficiais para venda de ingressos. Os eventos simultâneos contam com patrocinadores específicos. O Gastronomix é patrocinado por Cielo e Melitta.

O evento terá louça oficial da Oxford Porcelanas. Já o Guritiba é apresentado por Parati. O MishMash é apresentado pela Unimed Curitiba e por Ferramentas Worker. Ingressos A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e nas bilheterias oficiais do evento, instaladas no Shopping Mueller, no Palladium Shopping Center, no ParkShoppingBarigüi e o Pátio Batel. Os ingressos para os espetáculos da Mostra custam entre R$ 30,00 e R$ 70,00 (inteira).

Os preços para os trabalhos do Fringe variam de gratuitos a R$ 60,00 (inteira), além da taxa administrativa do emissor do bilhete. Os ingressos para o Risorama custam R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia-entrada). Para o MishMash e Guritiba, dois eventos simultâneos voltados para as crianças e famílias, o valor é de R$ 40,00 (entrada inteira) e R$ 20,00 (meia entrada). A entrada do Gastronomix é R$ 12 (não consumível). E cobrada também uma taxa administrativa que varia entre R$1 e R$5, de acordo com os preços de cada espetáculo. Serviço: Batucada 23 e 24 de março, 21h Espaço Cult.

***Cozinha livre de mofo***


Crédito da foto: Divulgação.

***Um detalhe que pode passar despercebido por muitos na hora de adquirir os móveis para a cozinha é o fundo dos armários. Mesmo com mobiliário de qualidade, se a parte de trás do produto, anexada geralmente a parede, não seguir o mesmo padrão, pode gerar problemas futuros em todo o móvel, como a transposição de mofo e bolores da parede para o próprio produto. A Todeschini, por exemplo, utiliza chapa dura de fibras de eucalipto de 3 milímetros nos armários superiores e inferiores de todos os móveis para a cozinha.

De acordo com Clair Milani, diretor das lojas da marca Juvevê e Alto da XV, em Curitiba (PR), o produto oferece mais benefícios, justamente por ter densidade superior e mais concentrada. “Muitos pensam que por ser mais fina, a chapa dura tem qualidade inferior, o que é um equívoco. Nós utilizamos a chapa dura de 3 mm para o fundo dos armários de cozinha, metade do tamanho utilizado pelos outros fabricantes. Com essa espessura conferimos ao móvel maior desempenho e proteção, além de ganhar em profundidade nos projetos”, explica Clair.

A chapa dura ou Hardboard, de acordo com os arquitetos Angelica Pecego e Alexandre Mandarino, é produzida em processo de prensa quente, com fibras de eucalipto imersas em água. “Assim, a lignina natural da madeira fica responsável pela resistência do material, conferindo rigidez, impermeabilidade e resistência contra ataques biológicos, sem a utilização de produtos químicos em sua produção. A sua superfície pode receber pintura, laqueamento ou até mesmo laminado melamínico (formica)”, explicam os profissionais.

Sobre a Todeschini Juvevê e Alto da XV A Todeschini é uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina. Os produtos da marca, reconhecida por seu pioneirismo e pela constante capacidade de renovação, incluem móveis e complementos para ambientes personalizados de residências, empresas e hotéis. As lojas da Todeschini no Alto da XV e Juvevê – inauguradas respectivamente em abril de 2010 e dezembro de 2011 – trazem as novidades lançadas pela marca.

Serviço: Todeschini Juvevê Endereço: Augusto Stresser, 371 – Juvevê – Curitiba (PR) Todeschini Alto da XV Endereço: Rua Pe. Germano Mayer, 560 – Alto da XV – Curitiba (PR) www.facebook.com/todeschinijvvxv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário