sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Coluna do dia 30/10/15

***OSGEMEOS e Ronaldo Fraga vem à Curitiba para o último encontro do #Conversarte***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Depois de quatro encontros com artistas renomados dos mais diversos segmentos, o projeto #Conversarte traz para a última conversa aberta com a plateia os aclamados artistas visuais OSGEMEOS e o estilista Ronaldo Fraga. 

Com o propósito de transpor os discursos padrões e aproximar o público do artista criador, o #Conversarte trouxe como diferencial essa dinâmica de unir em um mesmo palco referências da cena cultural em seus mais diversos segmentos de atuação e priorizou a falta de um roteiro pré-aprovado entre os convidados. 

“Todos os nossos convidados estrearam em conversas conjuntas no palco do Conversarte e essa fórmula gerou resultados até então nunca vistos em eventos com formatos similares”, destaca Carolina Montenegro, coordenadora geral do #Conversarte.


A participação de artistas paranaenses nas intervenções promovidas também durante os encontros incentivou o fomento e a divulgação de trabalhos reconhecidos internacionalmente. “A curadoria do evento priorizou artistas que dialogassem com as temáticas propostas, de forma que esse casamento das intervenções visuais e conversas sobre arte fosse claro e produtivo para a plateia”, ressalta a coordenadora.


No dia 27 de novembro, às 21 horas, o palco do Teatro Bom Jesus abre suas cortinas para o tema “Enredo Brasil: Folclore, Lendas e Cotidiano no retrato da arte”, que encerra esta edição do projeto. A união de Ronaldo Fraga e OS GEMEOS no palco, incita o público a pensar sobre as diferentes formas de expressão cultural e as infinitas possibilidades que se abrem ao debater arte urbana e moda. Os irmãos Pandolfo, Gustavo e Otávio utilizam linguagens visuais combinadas, o improviso e seu universo lúdico para criar intuitivamente uma variedade de projetos pelo mundo.

A dupla Explora com dedicação e cuidado as diversas técnicas de pintura, desenho e escultura, e tem as ruas como seu lugar de estudo. Já Ronaldo Fraga figura entre os principais estilistas no processo de criação de um design de moda com DNA brasileiro. Seus desfiles estabelecem diálogo da cultura brasileira com o mundo contemporâneo. Ronaldo Fraga é reconhecido pela capacidade criativa de propor coleções e projetos de moda que reduzem o distanciamento da produção industrial e artesanal no Brasil.

"A moda é um elemento que está muito presente em nosso trabalho. Um debate de arte com pessoas de universos que transitam, mas que ao mesmo tempo são tão diferentes, será no mínimo produtivo. Estamos ansiosos para participar do CONVERSARTE e ver no que vai dará a troca de experiências com o Ronaldo Fraga", afirmam OSGEMEOS.

A intervenção visual dessa etapa, conta com a curadoria de Tom Lisboa e traz ao foyer do teatro Bom Jesus as obras de Thiago Syen. Com o título “Bicicletas e Graffiti” a mostra reúne os três painéis desenvolvidos pelo artista para o #Conversarte, que foram construídos a partir de objetos, registros, memória e pintura, resultado das experiências do artista envolvendo a bicicleta e o graffiti. Pintados com tinta spray, sua instalação traz para o público reflexões sobre a arte urbana e a mobilidade nas grandes cidades.

A exposição abre dia 27 de novembro e permanece aberta a visitação até 30 de novembro. Para o seu encerramento, a organização do evento prevê a montagem de uma mostra de artes visuais com todos os artistas que trabalharam no projeto, exibição de trechos dos encontros, fotografias, bem como uma intervenção em grafiti, na Lots Criativa.

“Nossa ideia é mostrar um resumo do que foi essa primeira edição e lançar o #Conversarte 2016, que trará como linhas de trabalho a moda, o teatro, a música, a literatura e a dança”, finaliza Carolina. Realizado pela Montenegro Produções Culturais, com o apoio do Hospital Pequeno Príncipe e Gazeta do Povo, a primeira edição do projeto foi executada com incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

Serviço: I Encontro de Arte – Conversarte Local: Teatro Bom Jesus - Rua 24 de Maio, 135 - Centro, Curitiba. Datas: 27 de novembro de 2015 (Sexta-feira) Horário: 21h. Ingressos: R$ 26,00 (Inteira) e R$ 16,00 (Meia Entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE).

Pontos de Venda: Disk Ingressos (Loja Palladium - de segunda a sexta, das 11hs às 23hs, aos sábados, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20hs, - e quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação - de segunda a sábado, das 10hs às 22hs, e aos domingos, das 14hs às 20hs), Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22hs, e aos domingos, das 9 às 18hs) e pelo portal www.diskingressos.com.br. Entrega em domicílio com taxa de entrega. Informações: 41 30571069 - Site: montenegroproducoes.com/conversarte.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Com show exclusivo, o grupo Regional Jazz Band lança, neste domingo, 1º de novembro, o CD "José da Cruz - o sabiá paranaense". O álbum é uma homenagem ao maestro, compositor, arranjador, professor, copista, flautista e saxofonista paranaense que faleceu no início da década de 50. A apresentação faz parte do "Domingo do Câmpus" - projeto de cunho didático da Universidade Positivo que, desde 2004, populariza a música em todos os estilos, autores e intérpretes.

*****A Escola de Dança Teatro Guaíra abre na próxima quarta-feira, dia 4, as inscrições para novas turmas (masculino e feminino) para o primeiro semestre de 2016. Este cadastro poderá ser feito até o dia 20 de novembro. Os testes acontecerão de 7 a 11 de dezembro e o resultado sairá no dia 14 de dezembro, às 14h, por edital e pelo site do CCTG. Mais informações valeriasiqueira@cctg.pr.gov.br.

*****O ParkShoppingBarigüi funciona em horário diferenciado nesta segunda-feira, dia 02 de Novembro, Feriado de Finados. As lojas abrem das 14h às 20h, a Praça de Alimentação e o Kids Park das 12h às 21h e o Park Gourmet entre 12h e 22h. A HotZone funciona entre 13h e 21h. O Cinemark do ParkShoppingBarigüi funciona de acordo com a programação.

*****Curitiba recebe na próxima quarta-feira (4), no Teatro Positivo, O Teatro Mágico com show que comemora seus 12 anos de estrada. A banda faz um passeio por músicas que marcaram a sua bem-sucedida trajetória, desde seu disco pioneiro "Entrada para Raros" até o mais recente álbum "Grão do Corpo", lançado em 2014.

*****A Orquestra de Câmara Guanamby, fará uma apresentação amanhã, sexta-feira, dia 30, às 20h30, no Canal da Música. O show terá direção artística e regência do maestro Rogério Krieger, com interpretações de música clássica Astor Piazzol, Wofgang e Mozart, além das composições próprias do maestro. O espetáculo conta com participação especial do solista bandoneón argentino, Alejandro Di Nubila. O apoio é do Shopping Center Itália. Informações no Canal da Música pelo telefone (41) 3331-7513.

*****Entre os dias 30 de outubro e 20 de novembro, o Clube Curitibano recebe a exposição Abstratos de Kenji Fukuda, cerca de 25 obras em grandes dimensões, resultado de sua mais recente produção.

*****A partir de 19 de novembro, entra em cartaz o filme “Iván”, longa-metragem do diretor Guto Pasko que retrata a história real do refugiado ucraniano Iván Bojko, que durante a Segunda Guerra Mundial foi tirado à força de seu país por nazistas, realizou trabalhos forçados na Alemanha, imigrou para o Brasil, foi impedido de fazer contato com sua família, e após 68 anos retornou à Ucrânia, aos 91 anos, em um reencontro com o seu país, sua família e seu passado.

*****De 3 a 24 de novembro, a Trupe Sinhá Zózima organizará uma programação multicultural no Terminal Urbano Parque Dom Pedro II (av. do Estado s/n). A atividade é livre para todos os públicos, tem entrada gratuita e faz parte da ação Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro!,contemplada com o Edital Proac 44/2014, com o apoio de cessão de espaço da SPTrans.

***40 Anos do restaurante Toscana***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: Dona Fabiola Zambon, fundadora do Toscana, com o filho César, que comanda o restaurante, e seus cinco filhos: Kaline, Gian, Stefano, Paloma e Gianfranco Filho.


Na foto 02: César Zambon, dono do Toscana, com o deputado estadual Ney Leprevost. Ao lado, o dono do Restaurante Iguaçu de Santa Felicidade, Delamar Perussi.


Na foto 03 : Detalhes da festa.

***Na noite da última quinta-feira, a Família Zambom comemorou em grande estilo os 40 anos do badalado Restaurante Toscana, em Santa felicidade. Em sofisticado jantar, Dona Fabiola Zambon, fundadora do Toscana recebeu convidados e autoridades que foram prestigiar e comemorar esta longa trajetória de sucesso.

***Saúde, leveza e sabor: a combinação perfeita***


Crédito da foto: Divulgação.

***No mês de outubro, a combinação entre sabor e saúde chega à Mercearia Anos 30 em forma de pizza. A casa ganha uma opção mais light para quem busca pizzas com ingredientes saudáveis, com o lançamento de quatro novos sabores inusitados em pizzas de quatro a oito fatias para se manter na dieta. São duas opções salgadas e duas doces, sendo preparadas com 85% de pura farinha integral na massa com sal marinho, óleo de milho, açúcar mascavo, leite desnatado e mais alguns ingredientes secretos.


A cobertura fica por conta de elementos selecionados de qualidade para surpreender o cliente. Marcelo Iodice, proprietário da pizzaria, comenta que “acabaram as desculpas para se recusar aquele rodízio de pizza com os amigos”.


A primeira escolha salgada, a Da Horta Lá de Casa, é elaborada com uma base de molho de tomates frescos, mix de muçarela de búfala artesanal, tomates picados, alho crocante, alecrim, com um toque de parmesão ralado, broto de alfafa e espinafre fresco. A outra, do mesmo paladar, a Pô do Sol, foi criada com molho de tomares frescos, mix de muçarela de búfala artesanal, tomates grape vermelhos e amarelos, nozes chilenas e manjericão fresco.


Partindo para as doces, uma opção é a Aurora Boreal com base de mel, ricota fresca, morangos fatiados, abacaxi, nozes chilenas e folhas de menta frescas. E a última, não menos deliciosa, também doce, a Aromas do Campo, é coberta com creme de avelã com cacau Nute­lla, bananas e amêndoas fatiadas, mexericas, raspas de limão e folhas de menta frescas.

A Mercearia Anos 30 está sempre em atualização, estudando, criando e realizando testes para oferecer ao cliente o melhor e mais inovador sabor encontrado no ramo de pizzaria em Curitiba. “Desenvolvemos esses novos sabores justamente para oferecer ao público fitness e saudável uma opção a mais em gastronomia. Além disso, são pizzas inéditas no cardápio brasileiro”, conclui Iodice.

Sobre a Mercearia Anos 30 - A Pizzaria Mercearia Anos 30 já está no mercado curitibano há mais de 15 anos. O estabelecimento, que se caracteriza pela decoração dos anos 30, é reconhecido como o melhor rodízio de pizza de Curitiba. Com mais de 70 sabores diferentes, além do rodízio é oferecido aos clientes o serviço à la carte e outros produtos como calzones, mini churros, azeites artesanais aromatizados, cervejas premium e uma seleta carta de vinhos.

Serviço: Mercearia Anos 30 Av. Iguaçu, 3645, Seminário – Curitiba/PR Horário de funcionamento: todos os dias das 18h30 às 23h30 - www.anos30.com.br.

***Gazeta do Povo divulga vencedores do Prêmio Bem Feito no Paraná 2015***


Crédito da foto: Divulgação.

***As empresas vencedoras do Prêmio Bem Feito no Paraná 2015 foram conhecidas na noite da última quarta-feira (28), na Universidade Positivo. Foram premiadas as companhias paranaenses com bons exemplos de gestão profissional e excelência nas categorias indústria, comércio e serviço, startup e inovação em gestão de pessoas.

Volvo, O Pequeno Polegar e Tecnospeed venceram na edição passada e permanecem entre os premiados deste ano. Mesmo em momento desafiante para os negócios, as empresas vencedoras estão fazendo expansão nacional e internacional, diversificando a linha de produção, distribuindo nos mercados internos e externos, adotando a profissionalização da gestão e valorizando o contato com suas redes de fornecedores e o relacionamento com os clientes.

“Esta edição mostra que dentro do nosso estado temos empresas e empresários na busca constante por soluções criativas e duradouras para manter seus negócios a pleno vapor, abrir novas oportunidades e manter o estado girando”, observa o diretor de jornalismo da Gazeta do Povo, Leonardo Mendes Júnior.

O Bem Feito no Paraná surgiu em 2013 como uma série de reportagens da editoria de Economia que mostrou 30 exemplos de empresas paranaenses com participação relevante no mercado nacional. No ano passado, a iniciativa foi transformada em premiação, em que as empresas vencedoras foram avaliadas por critérios técnicos de desempenho de mercado. Este ano, as empresas finalistas apresentaram presencialmente seus cases a uma banca de jurados e a estudantes da UP.

Nesta edição, o projeto é correalizado pela Escola de Comunicação e Negócios da UP e patrocinado pela Itaipu Binacional. Empresas vencedoras da edição de 2015 do Bem Feito no Paraná: Indústria grande: Volvo do Brasil Indústria média: Vapza Alimentos Indústria pequena: Ômega Sistemas Comércio e serviço grande: Madero Comércio e serviço médio: Engevita Engenharia Comércio e serviço pequeno: Escola O Pequeno Polegar Startups: Beenoculos Tecnologia Inovação em Gestão de Pessoas: Tecnospeed.

Gazeta do Povo - A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), é uma grande plataforma de comunicação, que está presente o tempo todo na vida dos paranaenses, seja com informação e diferentes opiniões nas plataformas impressa e digital (online, mobile e tablet), em projetos especiais e eventos. Com uma história de 96 anos e com olhos no futuro, a Gazeta do Povo se renova diariamente e coloca no mercado novos produtos, serviços e iniciativas para estar ainda mais próxima do leitor.

***Condor é Top de Marketing com case dos 40 anos da rede***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Família Zonta- Pai e presidente do Condor, Joanir Zonta, com os filhos, Andreia Zonta, Ricardo Zonta e Sandra Zonta.

***A maior campanha de aniversário do varejo paranaense, que comemorou as quatro décadas de história do Condor Super Center, foi reconhecida com o Top de Marketing 2015 da ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná), na categoria Varejo, com o case “Condor 40 Anos”. O prêmio destaca as melhores práticas de marketing das empresas e instituições de 12 segmentos de mercado e é considerado uma das premiações mais importantes do país.

Criada para celebrar os 40 anos do Condor e marcar de forma inesquecível a história da empresa e de todo o setor supermercadista, a campanha envolveu o que a empresa considera como seu “tripé de sustentação”, que são seus colaboradores, clientes e fornecedores, atingindo todos os objetivos propostos em seu planejamento, apesar de ter sido realizada em um ano de incertezas que daria início a uma crise econômica, política e de credibilidade, de âmbito nacional.

“Atentos ao cenário macroeconômico, que já sinalizava que nosso país passaria por um período turbulento na economia, decidimos redesenhar nossas estratégias de negociação e relacionamento, inovando e investindo em ações que impactassem os nossos públicos interno e externo de forma contínua durante todo o ano de 2014”, afirma a diretora de marketing do Condor, Elaine Munhoz. A diretora também destaca que as ações realizadas foram responsáveis por grandes resultados. “Valorizamos o relacionamento da empresa com seus fornecedores e colaboradores, conseguimos fidelizar e conquistar novos clientes, promovemos o Cartão Condor MasterCard e atingimos um crescimento seis vezes maior que a média do setor.

Este Top de Marketing não é apenas o reconhecimento das ações que desenvolvemos para comemorar as nossas quatro décadas, mas principalmente o reconhecimento pelos trabalhos realizados durante toda a trajetória da empresa”. A estratégia foi colocada em prática inicialmente com um filme institucional protagonizado pelo presidente da rede, Pedro Joanir Zonta, que homenageou os clientes, colaboradores e fornecedores por terem contribuído para o sucesso da empresa. Nos meses seguintes, foram colocadas em prática diversas ações, entre elas o sorteio de 40 carros Hyundai HB-20 vermelhos no decorrer de todo o período, simbolizando cada ano de trajetória da empresa.

A campanha “Condor 40 Anos, 40 Carros” figurou como a maior promoção do varejo paranaense ao contar com R$ 1,280 milhão em prêmios, 36 milhões de cupons emitidos e obter 91% de recall, como a mais citada pelos consumidores em 2014, segundo o Instituto Datacenso e Cota Pesquisas. “Procuramos desenvolver uma campanha que retribuísse aos nossos clientes todos esses anos em que sempre andaram de mãos dadas conosco.

O resultado foi surpreendente, principalmente com as histórias emocionantes dos ganhadores, em que os prêmios contribuíram muito para amenizar momentos críticos de suas vidas”, conta o fundador e presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta, referindo-se a casos como o do cliente premiado Emerson Luiz Mendes que, graças ao prêmio, conseguiu dar continuidade ao tratamento médico de seu filho, que se recuperava de procedimento feito para retirada de um tumor no cérebro.

A campanha, que recebeu investimento de R$ 47 milhões, foi fortalecida com comunicação no ponto de venda, ações de endomarketing e uma divulgação ostensiva nos meios de comunicação e redes sociais. As peças publicitárias contaram com uma série de filmes, anúncios e spots, que valorizaram de forma divertida a experiência dos consumidores com os carros da promoção. O Condor também ousou ao lançar suas metas de expansão.

A rede conseguiu inaugurar quatro novas lojas, encerrando as comemorações dos 40 anos com um total de 40 lojas. Os investimentos também beneficiaram a sede administrativa, que foi ampliada e ficou mais moderna e confortável. História que surpreende - Em um cenário em que mais da metade das empresas fecham suas portas nos quatro primeiros anos de operação, na média segundo o IBGE, a rede, que começou a sua trajetória com um pequeno mercado de bairro de 110m² e cinco funcionários, conquistou um patrimônio de 40 lojas, duas centrais de distribuição, emprega mais de 11 mil colaboradores, atende a cerca de 4 milhões de consumidores todos os meses e figura como a sétima maior rede supermercadista do Brasil, conforme o ranking 2015 da Abras – Associação Brasileira de Supermercados.

Em 2014, o Condor teve um faturamento de R$ 3,63 bilhões, 14% a mais que em 2013 e seis vezes maior que a média de crescimento do setor. Serviço: A cerimônia de premiação do Top de Marketing ADVB-2015 será realizada no dia 25 de novembro, a partir das 19h30, no Teatro Guaíra, em Curitiba-PR.

***Tarde especial no Graciosa***


Crédito da foto: Priscilla Fiedler.

Na foto: Edson Vieira, diretor comercial da Cosmezi-Itália, Eliana Farracha, diretora social do Graciosa, Anderson Portes, diretor da Cosmezi-Itália para a América Latina, e a empresária Silvia Camargo, idealizadora do Chá da Tarde.

***A Cosmezi-Itália apresentou no Chá da Tarde especial do Outubro Rosa, promovido pelo Graciosa Country Club, na última quarta-feira (dia 28), a sua linha de biocosméticos para a pele e cabelos. A empresa só trabalha com ingredientes naturais e lidera o Movimento Felicidade em Cosméticos, que visa valorizar o bem-estar, o ser humano, a família e o amor ao próximo.

Entre os destaques está o Kit Ritratti, produto lançado pela empresa no mercado nacional este mês. O principal componente do Ritratti é a enzima produzida por um lactobacilo, que permite o rejuvenescimento da aparência da pele em apenas 3 minutos. A Cosmezi também é detentora da tecnologia do Caviar Puro Europeu.

***A Churrascaria Plataforma de Nova Iorque foi uma das patrocinadoras do show do cantor Zeca Pagodinho nos Estados Unidos***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: João de Matos, um dos sócios da Plataforma, recebe Zeca pagodinho e seu empresário Josimar Moreira.

***Zeca Pagodinho fez sucesso em Miami e Nova York com a turnê realizada pela empresa Brazil In Concert de seu mais novo CD, ‘Ser Humano’, o 23º de sua carreira.O título faz referência ao dia em que Zeca Pagodinho ganhou os noticiários com seu quadriciclo, em 2013, socorrendo as vítimas das chuvas em Duque de Caxias. Faz 30 anos que Zeca Pagodinho participou da coletânea chamada "Raça Brasileira", que foi marco zero do fenômeno batizado de pagode. De lá para cá, ele gravou 23 álbuns solos, além de ser consagrado o sambista mais popular do País.

Com direção musical de Paulão 7 Cordas, Zeca irá interpretar clássicos de seus 30 anos de carreira como "Coração em Desalinho", "Judia de Mim", "Verdade" e "Maneiras". Sobre a Churrascaria Plataforma A Churrascaria Plataforma encanta os americanos e clientes de diversos países ao apresentar o sistema de rodízio de carnes nobres com mesa de saladas gourmet. Aqui as carnes são 100 % “Made in USA”, com exceção da carne de carneiro, que é importada da Nova Zelandia.

Os cortes são totalmente brasileiros, assim como a brigada formada por gaúchos autênticos trazidos do Brasil, que estão na Plataforma há 18 anos. Para completar, a lingüiça é de fabricação local, com receita exclusiva para o restaurante. Os clientes encontram aqui o pedaço do mais genuíno rodízio que o país oferece e que o rigoroso site técnico em gastronomia Daily Meal classificou como "Melhor Churrascaria Brasileira dos EUA": o serviço 5 estrelas de estilo brasileiro e impecável num ambiente espaçoso mas aconchegante.

Desde 1996, a Churrascaria Plataforma se destaca no diversificado panorama dos restaurantes em Nova Iorque, junto com seus proprietários, entre eles João De Matos, multimídia e idealizador do Brazilian Day Festival. Hoje a Plataforma prossegue servindo cerca de 15 mil refeições por mês, e uma média de 12 mil caipirinhas.

***Colégio Decisivo lança nova edição do livro Palavra-Prima***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Colégio Decisivo Cristo Rei realiza, no dia 30 de outubro e 14 de novembro, o lançamento do livro Palavra-Prima 2015. O projeto é uma antologia com as produções literárias dos alunos do Fundamental I (a partir do 3º ano) ao Ensino Médio. Cada texto passa por uma banca composta por professores de língua portuguesa e literatura, que analisam a criatividade, conteúdo e redação. Para a edição 2015, os livros do Fundamental I foram escritos e ilustrados por todos os alunos.

O tema de cada livro foi associado ao Projeto “Luz”, orientado pelas professoras de Língua Portuguesa e pela equipe da Editora Navegadores. Os alunos do Fundamental II e do Ensino Médio apresentarão o livro no próximo dia 30, às 19h, no auditório Lygia Fagundes Telles e no Ginásio do Colégio Decisivo Cristo Rei. Já os alunos do terceiro, quarto e quinto ano apresentarão um livro específico na livraria Navegadores do Shopping Crystal, no dia 14/11 (sábado), das 10h as 12h.

Durante o evento, pais, amigos e convidados vão poder prestigiar os textos selecionados e receber autógrafos dos alunos. Segundo Mauro Sanchez Oviedo, coordenador do projeto, seu objetivo principal é despertar o incentivo à leitura e escrita. “Acreditamos que todas as manifestações do ser humano são obras de arte, inclusive a expressão de ideias por meio da produção de textos, que sempre foi uma preocupação constante na formação dos alunos Decisivo. Nos livros lançados pelo projeto são encontrados todos os tipos de arte”. Os alunos também vão receber um certificado de conclusão do projeto. Os livros podem ser adquiridos na secretaria do Colégio Decisivo, Sede Cristo Rei.

Serviço: Lançamento do livro Palavra-Prima Alunos do Fundamental II e do Ensino Médio Quando: 30 de outubro Horário: 19h Onde: Auditório Lygia Fagundes Telles e Ginásio do Colégio Decisivo Cristo Rei. Alunos do 3º, 4º e 5º anos Quando: 14 de novembro Horário: 10h às 12h Onde: Livraria Navegadores do Shopping Crystal.

***No 14º Seminário Internacional do PMI SP, Ricardo Vargas aborda como liderança e gestão de projetos se comportam em cenários instáveis***


Crédito da foto: Divulgação.

***O 14º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos está na reta final. Cada vez mais surpreendente, o evento que acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de novembro conta com nomes de grande relevância e reconhecimento no mercado. Entre eles, Ricardo Vargas, especialista em gerenciamento de projetos, portfólio e riscos que foi, nos últimos 18 anos, responsável por mais de 80 projetos de grande porte. Atualmente, é diretor do Grupo de Práticas de Projetos Sustentáveis do Escritório de Serviços de Projetos das Nações Unidas (UNOPS, na sigla em inglês) em Copenhagen, na Dinamarca. Mesmo longe do Brasil, Vargas é completamente ligado ao seu país e também sofre com o cenário que atualmente o Brasil enfrenta.

“Nós temos hoje um cenário tão turbulento no Brasil e no mundo que nos perguntamos como a liderança e gestão de projetos podem superá-lo. NA minha palestra, usarei vários exemplos, inclusive de como eu uso o gerenciamento de projetos na minha própria vida para poder direcionar o meu trabalho. Essa palestra que apresentarei é uma das principais do evento e, por isso, fico honrado de poder compartilhar pensamentos com um grande público”. Ele acredita que o contingente de profissionais que estará presente carrega consigo uma carga diferente este ano.

“O público está ansioso e não necessariamente feliz. O Brasil está vivendo um momento complexo, como vários outros momentos complexos que nós vivemos antes. Apesar disso, eu pretendo mostrar que muitos resultados dependem mais de nós mesmos do que das circunstâncias externas. Eu quero usar as técnicas de Gerenciamento de Projetos para contribuir para esse público. Um dos temas que irei apresentar é a utilização do Gerenciamento de Projetos para o desenvolvimento da carreira, bem como o Gerenciamento de Portfólio, escolhendo os projetos certos e direcionando os seus próprios caminhos estrategicamente”, comenta Vargas.

O profissional encara a instabilidade política e econômica do Brasil como um desafio que faz “parte do jogo”. “Não podemos esperar a estabilidade para fazer alguma coisa”. Quanto às contribuições do PMI, Vargas acredita que a instituição seja um agregador de pessoas e de conhecimentos. “Um evento como esse propicia que pessoas que possuem interesses em comum trabalhem juntas. É uma ótima oportunidade de aumentar o networking”. Buscando provocar discussões, ampliar conteúdos e estimular as reflexões dos participantes, Vargas se entusiasma com o evento.

“Para mim, só pelo fato de estar numa sala falando para centenas de pessoas que possuem o mesmo objetivo já é maravilhoso. Traz uma energia enorme, é como se fosse um combustível que me estimula a continuar o meu trabalho. Não só na minha palestra, mas durante todo o evento, é importante que os participantes fiquem completamente antenados, que não percam nenhum detalhe, conversem, perguntem, entendam o que as outras pessoas e empresas estão fazendo, tenham uma participação ativa para fazer crescer seu trabalho”, finaliza.

***Israel Novaes na véspera de feriado da Shed***


Crédito da foto: Divulgação.

***Esse fim de semana será prolongado na Shed Western Bar. Por conta do feriado do dia 2 de novembro a balada premium abre suas portas na sexta-feira (30/10), sábado (31/10) e domingo (1/11) a partir das 22h. E para dar início ao mês de novembro, o club sertanejo traz para Curitiba o cantor Israel Novaes. Na sexta-feira (30) quem comanda o show é o cantor Herbert Medeiros, o queridinho do público da Shed com seus famosos hits “Pode ser amanhã” e “Vendedor de sonhos”. Quem completa a noite é a dupla Bruno & Guilherme.

Já no sábado (31) é a vez das duplas Dany & Rafa e Ali & Ruan agitarem a balada premium. E para o domingo (1), véspera de feriado, a Shed prepara um show nacional que promete agitar a noite curitibana. Quem sobe ao palco é o cantor Israel Novaes, o famoso queridinho “do arrocha”. “Vó! To estourado” e “Você merece cachê” são os sucessos do cantor que reúne mais de 3 milhões de seguidores em suas redes sociais. Quem também estará na programação da noite é a cantora Michelle Reich.

Os ingressos serão vendidos, até às 23h30, ao preço de R$ 80,00 (masculino) e R$ 40,00 (feminino). Após esse horário, os valores alteram para R$ 100,00 (masculino) e R$ 50,00 (feminino). As reservas de camarotes e mesas, e mais informações sobre a programação, podem ser obtidas pelo telefone (41) 3079-6151.

Serviço: Shed Western Bar Rua Bispo Dom José, 2258 – Curitiba (PR) Telefone: (41) 3079-6151 www.shedbar.com.br/curitiba.

***Memórias do arquiteto Elgson Ribeiro Gomes são reunidas em livro***


Crédito da foto: Divulgação.

***As memórias de vida do engenheiro e arquiteto Elgson Ribeiro Gomes, que vão além de seus emblemáticos edifícios em Curitiba, tratam de sua trajetória pessoal desde a infância e passam pelos momentos mais importantes da sua vida, estão reunidas no livro “O Telhado Lá de Casa – Vida e Obra de Arquiteto”, que será lançado no dia 12 de novembro, às 19h30, no Museu Oscar Niemeyer (MON), pela Sauí Produções.

Organizado por um dos filhos do homenageado, Péricles Varella Gomes, a obra é um relato pessoal do catarinense de infância humilde, que foi considerado um dos ícones da arquitetura modernista no Paraná – veio morar na capital paranaense a partir da década de 1960, depois de um longo período em São Paulo. Edifícios como o Itália, na Rua Fernando Moreira com a Visconde de Nácar, entre outros prédios icônicos do centro de Curitiba, são de autoria do arquiteto, que morreu em março do ano passado, aos 91 anos.

O prefácio do livro é assinado pela Dra. Marta Francisca de Fátima Fragoso, médica especialista em controle de infecção hospitalar, que define Elgson Ribeiro Gomes como um “batalhador incansável”. Os dois se conheceram por conta do projeto do Hospital Nossa Senhora das Graças, elogiado por sua funcionalidade. Nascido em novembro de 1922, em Florianópolis, o arquiteto começa seu relato com as origens da sua família, sobretudo de sua mãe, Palmyra Wanderley Ribeiro. Ele foi alfabetizado por ela, aos cinco anos de idade. Foi ela também a principal responsável por fazê-lo ir à universidade.

Elgson saiu de Porto Amazonas, onde morava com a mãe e o pai, Gelson Ribeiro Gomes, para estudar em Curitiba, aos 15 anos. Esse episódio foi transformado no curta-metragem “Linhas de Paisagem”, pelo “Casos e Causos”, da RPC TV, em 2013. Cursou Engenharia Civil em 1941, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná e tomou gosto principalmente pelo desenho – no ginásio, seu professor era o pintor ítalo-brasileiro Guido Viaro. Mais tarde, já trabalhando em São Paulo como engenheiro, decidiu se matricular no curso de Arquitetura e Urbanismo em 1947, na hoje Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nessa mesma época, estudou desenho de modelos vivos na Associação Paulista de Belas Artes.

Além de arquiteto e engenheiro, também foi um dos fundadores e professor por 30 anos do curso de Arquitetura de Urbanismo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Relatos Como uma espécie de diário, o autor conta histórias de seus colegas, das ruas e casas em que morou – no total, enumera, passou por 25 telhados diferentes ao longo da vida. Além das memórias das cidades, ex-colegas ilustres e amigos, ele relata as viagens e a parceria com a esposa, Maria Varella Gomes. Os dois foram casados por mais de 50 anos.

O livro, realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Copel, traz ainda um E-book em formato PDF, audiobook em MP3 e fotos das obras de Elgson Ribeiro Gomes. O lançamento conta com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU), do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e do Museu Oscar Niemeyer. O preço da obra é de R$ 40, sendo R$ 30 no dia do lançamento. A entrada é gratuita.

Serviço: Lançamento do livro “O Telhado Lá de Casa: Vida e Obra e Arquiteto”. Elgson Ribeiro Gomes. Org. Péricles Varella Gomes Dia 12 de novembro (quinta-feira), às 19h30 Museu Oscar Niemeyer (R. Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico) – Subsolo na área da exposição permanente do arquiteto Oscar Niemeyer, em frente à Biblioteca. Preço: R$ 40. No dia do lançamento, R$ 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário