quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Coluna do dia 13/11/14

***Cantora curitibana Maricel faz show no Teatro Paiol***


Crédito da foto: Divulgação.

***Depois de trabalhar na promoção do seu primeiro álbum solo intitulado Unni, lançado em Janeiro deste ano, a cantora Maricel apresenta a turnê, de mesmo nome do CD, pela primeira vez no Teatro Paiol, no dia 20 de Novembro (quinta feira). Seu estilo musical é uma fusão entre o Pop e a Nova MPB, com uma característica importante em suas composições: as relações e os relatos autobiográficos.

O repertório do show é baseado nas músicas do CD, além de outras inéditas em parceria com músicos renomados curitibanos como Rodrigo Lemos (A Banda Mais Bonita da Cidade) e Eugênio Fim (Regra4). Uma novidade neste show é que o público tem a chance de pagar meia entrada se fizer a doação de um livro (em bom estado de conservação). Os livros arrecadados serão destinados às Tubotecas, projeto da Prefeitura Municipal de Curitiba que incentiva a leitura através de empréstimos de livros nos tubos de ônibus da cidade.

 SOBRE A TURNÊ UNNI - O show de estreia, em Janeiro, no Teatro Guaíra, encantou e emocionou o público presente, que foi surpreendido logo no início pela demonstração de equilíbrio e flexibilidade em uma coreografia realizada pela própria cantora, inspirada em movimentos de balett e yoga. O historiador Dr. André Luiz Cavazzani teceu elogios à cantora “a cada execução fiquei inebriado com aquela sensação – tão rara – de desejo atendido. E foi desconcertante vê-la ali ondulando feito serpente emanando sensualidade em movimentos de yoga. Casou ao canto, assim, outro talento que a faz unnica, com o perdão do trocadilho.” A atmosfera do lúdico e do mágico foi acentuada pelo cenário, finalizado ao vivo em paint live e pela iluminação desenhada especialmente para o espetáculo.

SOBRE MARICEL - Maricel iniciou sua carreira de cantora e compositora profissionalmente em 2001 com a banda curitibana Lunnes. Foi convidada aos programas nacionais “Atitude.com”, da Rede TV e “Programa Livre” , do SBT para a divulgação do CD independente homônimo da banda, com 7 músicas de sua autoria. Com a Lunnes, fez shows também com as bandas nacionais Pato Fu, Penélope e Capital Inicial. Já em carreira solo, depois de um período em Portugal, voltou ao Brasil para gravar 12 faixas produzidas por Fábio Hess e para fazer um pré-lançamento do primeiro CD em um show com Los Hermanos no Teatro Guaíra. Posteriormente convidou Rodrigo Lemos (Lemosike/Banda Mais Bonita da Cidade) para produzir mais três faixas que completariam o seu primeiro álbum solo chamado Unni.

SERVIÇO: Maricel – Turnê Unni Quando: 20 de Novembro (quinta-feira) Horário: 20hs - Quanto: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada). Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Paiol. A meia entrada é válida para estudantes, doadores de sangue, idosos e para quem doar um livro (em bom estado de conservação) que posteriormente serão destinados às Tubotecas.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Estão abertas as inscrições para o Programa Trainee 2015 do Positivo. Profissionais formados entre dezembro de 2012 e com conclusão de curso prevista para dezembro de 2014 podem participar do processo seletivo, que visa atrair e promover o desenvolvimento de talentos. Ao todo, serão escolhidos 12 jovens para atuar em diversas áreas empresariais do grupo: Universidade Positivo, Editora Positivo, Posigraf e Administração Central. A última edição do programa contou com aproximadamente 7 mil inscritos de todo o Brasil, sendo que 22 jovens foram selecionados. Mais informações sobre o processo seletivo e o programa pelo site: http://www.across.com.br/grupopositivo/

*****A chef de pâtisserie e especialista em chás Dani Lieuthier apresenta o bate-papo “Introdução ao Mundo dos Chás”, nesta quinta-feira, 19h30, na Fnac Curitiba. Depois de viajar nove meses fazendo pesquisas sobre a bebida, em nove países, desde a Europa e África até a Ásia, ela abriu a uma casa de chá há dois meses na cidade, a “Caminho do Chá”. Neste evento, ela vai falar sobre os principais tipos e preparções, com degustações abertas ao público. A viagem, concluída no começo do ano, levou Dani para França, Inglaterra, Turquia, Índia, Nepal, Tailândia, China, Japão e Marrocos. Seu objetivo foi fazer uma pesquisa de mercado, entender mais da cultura da bebida e das tradições para poder abrir uma casa especializada em chá em Curitiba.

*****A partir de 16 de dezembro, dia da abertura da exposição Doublet_Páginas Móveis, da artista Edith Derdyk, a galeria de arte da Caixa Cultural Curitiba passa a funcionar em novos horários: de terça a sábado, das 10 às 20 horas, e domingo, das 10 às 19 horas.

*****O compositor curitibano Dabliu Júnior lança até o final deste ano o seu novo disco “O Jardim da Perpétua Primavera”, mas antes faz uma apresentação no Teatro Paiol, às 20h desta sexta-feira (14), para a campanha de financiamento coletivo do CD. Misturando MPB, rock e poesia, o músico vem conquistando prestígio no cenário da música brasileira, onde estão as suas principais referências.

****A Unbox - miniempresa criada, em Curitiba, por alunos do Colégio Positivo em um projeto de empreendedorismo da Junior Achievement - disputa uma vaga para participar da competição que vai eleger as melhores empresas juniores do Brasil, em dezembro, em Brasília. Promovido pela Junior Achievement e pelo Sebrae, o prêmio visa a valorizar os pequenos negócios por meio do estímulo ao empreendedorismo para jovens. A empresa curitibana disputa uma das vagas finais com iniciativas de Natal (RN), São José (SC), Porto Alegre (RS), Macapá (AP) e Maceió (AL). A eleição das duas últimas selecionadas acontece por meio de uma votação pelo site www.premiominiempresa.org.br/votacao.

*****A Capela Santa Maria Espaço Cultural abriga, às 20h desta segunda-feira (17), o espetáculo “Tom Jobim: 20 anos de saudade”, com o duo Brasil em Dois Pianos, formado pelos pianistas Fábio Caramuru e Marco Bernardo. O show, que homenageia Tom Jobim – compositor, maestro, cantor, arranjador, pianista e violonista brasileiro –, falecido em 8 de dezembro de 1994, cumpre turnê nacional e já foi apresentado em São Paulo e Rio de Janeiro. Depois de Curitiba, segue para Brasília e Belo Horizonte.

*****A história da música colombiana é contada no palco da Fnac Curitiba nesta sexta-feira (14/11). A partir das 19h30, a loja recebe o evento “Te vengo a cantar: Um passeio pela riqueza musical colombiana”. Nancy Hoyos apresenta seis canções de sua terra natal, introduzindo seus contextos e passeando por diferentes ritmos da Colômbia. Com voz e violão, ela explora o folclore e a cultura do país em ritmos como bambuco, aguabajo e cumbia. O evento, realizado pelo Centro Cultural da Espanha, tem entrada gratuita.

*****O cantor e compositor mineiro Affonsinho, em turnê pelo sul do Brasil, chega a Curitiba para a apresentação, nesta quinta-feira (13), do show “Zague Zeia”. O show, às 20h, no Teatro do Paiol, é uma amostra do trabalho do artista, que começou sua carreira em 1998, tem vários discos gravados e mais de 100 músicas inéditas e autorais. 

***Experiência sensorial***


Crédito da foto: Cheng NV.

***Para a estreia em grande estilo na Ambienta Mostra Versace Ceramics, que abre suas portas ao público no próximo dia 18 de novembro, a paisagista Rosângela Sabbag e a arquiteta Julia Sabbag criaram um ambiente inspirado nos belos jardins italianos.

A área externa e o lounge reúnem diversas plantas com contraste de cores e aromas, transformando a visita em uma experiência sensorial única. Com toques sofisticados e contemporâneos característicos da marca Versace, a dupla apostou nos aromas de jasmim e alecrim para criar uma atmosfera envolvente para os visitantes da mostra.

 ***Ziraldo em Curitiba***


Crédito da foto: Leonardo Freire da Cruz.

Na foto, Zaclis Veiga, coordenadora do curso de Jornalismo; Christiane Monteiro Machado, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda; Ziraldo, e Marcelo Gallina, coordenador do curso de Design.

***Um dos maiores nomes da área de comunicação no Brasil - o jornalista, cartunista, desenhista, humorista e escritor Ziraldo - esteve em Curitiba, no início da semana. O convidado participou de um bate-papo aberto ao público, na Universidade Positivo (UP), no qual falou sobre sua carreira e as visões a respeito de suas diversas áreas de atuação no Brasil. O encontro foi organizado pela Escola de Comunicação e Negócios da UP.

***Roberto Justus no Vimax de São Paulo***


Crédito da foto: Vine Bittencourt.

Na foto: Cabeleireira Ruth Damaris, do Vimax de São Paulo, e a modelo Florha do Amaral Gurgel na gravação com Roberto Justus.

***O apresentador Roberto Justus gravou uma reportagem para o seu programa no Vimax Art Hair Beauty, de São Paulo, no início desta semana. A profissional Ruth Damaris concedeu uma entrevista ao apresentador, falando sobre as tendências do momento. A escolha pelo espaço foi pela beleza, modernidade e o ar arrojado e único do Vimax. O programa Roberto Justus + vai ao ar pela Record sempre às segundas-feiras, a partir da meia-noite.

***Tim lança novo iPhone 6 com vendas nesta sexta-feira (14) em Londrina***


Crédito da foto: Divulgação.

***A loja TIM do Londrina Norte Shopping é a única no interior do Paraná a fazer o lançamento nacional do iPhone 6, que será realizado de forma simultânea em todo Brasil. E a ideia é prestigiar aqueles que querem ser os primeiros a conhecer o novo produto. A partir da meia-noite desta quinta para sexta-feira (14), a loja estará aberta para receber os clientes interessados em experimentar e adquirir os dois modelos que estarão à venda: iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Tudo com direito a DJ para animar a madrugada dos aficionados pela Apple.

O iPhone 6 não é só maior. Ele é grande em todos os sentidos. Maior, porém muito mais fino. Mais poderoso, consumindo muito menos energia. A superfície lisa de metal se integra perfeitamente à tela Retina HD. Um design contínuo onde hardware e software funcionam em perfeita harmonia, criando uma geração de iPhone que é grande em tudo. Já o IPhone 6 Plus traz uma tela ainda maior e os mesmos diferenciais.

Investimento: IPhone 6, modelo de 4,7 polegadas – a partir de R$3.199,00 em até 10x sem juros IPhone 6 Plus, modelo de 5,5 polegadas – a partir de R$ 3.599,00 em até 10x sem juros. Serviço: Lançamento do iPhone 6 em Londrina Loja TIM do Londrina Norte Shopping Horário: a partir da meia-noite, desta quinta para sexta-feira (14) Neste horário apenas o Acesso A estará liberado para entrada no empreendimento.

***Moda com cunho social***


Crédito da foto: Divulgação.

***Mesclar moda, diversão e sustentabilidade. Essa é a proposta do Brechá Entreciclos, idealizado por Cristiane Souza. O evento acontecerá no Espaço Encontro da Amazônia e promete movimentar a tarde das mulheres antenadas com moda e preocupadas com a questão social, já que o Brechá tem também um cunho beneficente. As participantes do evento devem levar três peças de vestuário e dois acessórios usados, mas em perfeito estado para o encontro.

Na entrada do Brechá, a consultora de imagem e estilo Alessandra Belles receberá os itens e montará diversos looks. Ao final do evento, cada participante poderá escolher duas peças de roupas e um acessório para levar para casa. Ou seja, cada convidada deixará no evento uma peça e um acessório, os quais serão doados ao grupo “Troca-troca entre mães especiais”, formado por mães de filhos portadores de doenças raras. Estas mães realizam bazares para arrecadar fundos para seus projetos.

A gastronomia do evento será assinada pela A Chef Chic, que teve o cuidado em incluir opções veganas no cardápio. O Brechá Entreciclos contará ainda com os chás da Chá & Arte, um bate-papo sobre autoestima, a participação da personal organizer Suzana Lossio, da loja Charnamom e da fotógrafa Bruna Burkat. Maiores informações podem ser obtidas por e-mail: cristiane@cristianesouza.com.br

***Workshop Fotografia de Shows, com Vinicius Grosbelli***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Escola Portfolio lança neste final de ano mais uma grande opção de curso de curta duração. Direcionado a fotógrafos interessados em atuar na cobertura de shows e festivais musicais, será em Curitiba, de 18 a 21 de novembro, e incluirá aulas teóricas e práticas.


O workshop terá como ponto alto a atuação dos participantes em um show especial dedicado ao White Album, dos Beatles, na casa noturna John Bull, no bairro Centro Cívico. Lá eles terão a oportunidade de aplicar as técnicas para produção de imagens em ambiente com iluminação cênica e posicionamento em frente e sobre o palco.

Vinicius Grosbelli - Apesar de não tocar instrumento algum, a música entrou na vida de Vinicius desde que ele se conhece por gente. Depois de se formar em publicidade, trabalhou na produção executiva de uma banda do cenário curitibano, o que lhe proporcionou muitos contatos na área. Fotografar shows foi um caminho natural, uma válvula de escape do cotidiano. Ele conta em seu currículo com a cobertura fotográfica de mais de 150 shows na capital paranaense.

Serviço: Workshop Fotografia de Shows, com Vinicius Grosbelli Quando: de 18 a 21 de novembro Onde: Portfolio Escola de Fotografia e John Bull, em Curitiba Informações: 41-3252-2540 e www.escolaportfolio.com.br

***PUCPR recebe nomes do jornalismo nacional e internacional para discutir tendências contemporâneas***


Crédito da foto: Divulgação.

***O curso de Jornalismo da PUCPR promove no sábado, 22 de novembro, a segunda edição do Beta Jornalismo, evento anual que discute tendências do jornalismo e da comunicação, com convidados e palestrantes nacionais e internacionais. Serão, ao todo, sete palestras com temas ligados às narrativas de TV, jornalismo investigativo, radiojornalismo, jornalismo humanitário, cobertura esportiva no exterior, jornalismo customizado e cidadania e jornalismo empresarial.

Com palestras de hora em hora, o Beta Jornalismo contará com a presença de Marcelo Canellas (Rede Globo), Marina Dias (Agência Pública), Patricia Palumbo (Rádio Lumen FM), Vânia Alves (Médicos Sem Fronteiras), Lucas Duarte (FC Barcelona), Décio Galina (Editora Trip) e Francisco Viana (Aberje). O evento, aberto a estudantes e profissionais das áreas de jornalismo e comunicação, será realizado no Teatro Universitário da PUCPR (TUCA), das 8h45 às 18h.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo hotsite portalcomunicare.com.br/betajornalismo2014. Para o coordenador do curso de Jornalismo, professor Julius Nunes, o Beta Jornalismo tem como objetivo “discutir temas emergentes do mercado, possibilitando um contato mais próximo entre estudantes e profissionais de destaque no cenário da comunicação”.

Serviço: Beta Jornalismo 2014 Data: 22 de novembro (sábado) Horário: das 8h45 às 18h Local: TUCA (bloco azul) – PUCPR – Câmpus Prado Velho Informações e Inscrições: www.portalcomunicare.com.br/betajornalismo2014

***Beyond Executive Search comemora dois anos com degustação harmonizada para convidados***


Crédito da foto: Divulgação.

***No próximo dia 17 de novembro, segunda-feira, às 19h30, a Beyond Executive Search celebra dois anos de atividades com um evento de networking para convidados exclusivos. O CEO & partner, Cristian Kim e equipe, recebem empresários e executivos para um menu degustação harmonizado com vinhos na Importadora Grand Cru em Curitiba. Segundo Kim, “em 2014, a Beyond cresceu 140%. Nosso negócio é muito baseado em relacionamento, então completarmos dois anos de atividade é um belo motivo para reunirmos amigos, clientes e parceiros.” A Beyond Executive Search atua no segmento de Executive Search atendendo organizações que buscam candidatos para posições de Middle e Top Management.

Com uma equipe especializada, utiliza abordagem direta, rápida e eficiente para encontrar e validar profissionais que estão em seu melhor momento de carreira, com alto potencial de sucesso. Através de uma visão estruturada e de uma rede de relacionamento construída pelos sócios ao longo de mais de 20 anos de atuação, a empresa identifica profissionais, buscando o perfil mais aderente às necessidades dos clientes e que efetivamente agreguem valor ao negócio.

Serviço: Evento: Beyond Executive Search 2 anos Data: 17 de novembro de 2014 Horário: 19h30 Endereço: Grand Cru Curitiba (Rua Pasteur, 90 I Batel I Curitiba-PR) Informações: www.beyondexec.com.br

***Loja de Brinquedos Vazia arrecada centenas de doações***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Loja de Brinquedos Vazia do Shopping São José começou desocupada, mas encerrou sua programação repleta de presentes. No começo de outubro, aproximadamente 100 doações foram destinadas a Guarda Civil. Já o Lions Club recebeu, na última semana, 473 brinquedos que serão entregues para o Abrigo Casa Lar.

Segundo a gerente de marketing do shopping, Talita Dallmann, “a loja vazia foi uma atração divertida que despertou a curiosidade e solidariedade dos visitantes e ainda consegue proporcionar alegria a tantas crianças. A entrega dos presentes é sempre emocionante, e nos motiva a continuar com o forte propósito social que temos no shopping”, diz.

***Empório Kaminski tem opções para encomendas de Natal***


Crédito da foto: Divulgação.

***Festa é sempre bom, ainda mais o Natal com todas as delícias gastronômicas que vêm com a época mais feliz do ano. Época também em que as pessoas começam a planejar as encomendas de final de ano. Para facilitar a vida dos anfitriões, o Empório Kaminski desenvolveu um cardápio especial de Natal. São 20 produtos especialmente pensados para as festas de Final de Ano, já disponíveis na loja para compra ou encomendas. Bolachas de Natal, Chocotone, Bolo Natalino, Rabanadas, Stollen, Panetone, Fruit Cake, Fios de Ovos e uma infinidade de delícias. "Criamos o Festival de Natal, onde temos diariamente todos os produtos de Natal frescos na loja e a opção de encomenda de final de ano", explica a empresária Camila Kaminski. Outra sugestão são as encomendas para a Ceia de Natal.

Entre as opções o Tender Tropical, o Chester com cebola gratinada, Peru assado na mostarda, além dos acompanhamentos empadão, lasanhas, farofas doce e salgada e uma infinidade de opções para facilitar a ceia de Natal. O cardápio com todas as opções, incluindo as sobremesas, já está disponível nas lojas Kaminski do Seminário e Água Verde. As encomendas podem ser feitas desde já. Depois é só curtir a festa e receber elogios.

Serviço: Endereço 01- Avenida Sete de Setembro, 6355, Seminário – Curitiba (PR) Horário de atendimento: Das 6h30, com a abertura do café da manhã às 07h e término às 10h30 (Segunda à Sexta). Aos Sábados e Domingos o café inicia às 07h30 com término às 11h. O almoço é servido das 11h30 às 14h30, de Segunda a Sexta. Aos Sábados e Domingos o almoço inicia às 12h com término às 15h. Às 15h30 inicia-se o café colonial, com término às 21h. Aos Sábados e Domingos o café inicia-se às 16h. A partir das 18h, o café colonial contará com sopas e caldos, que terminarão às 21h. A casa fecha às 22h. Tel: (41) 3342-7371 - Estacionamento próprio e gratuito para 30 carros rotativos. Endereço 02- Avenida Iguaçu, 2735, Água Verde – Curitiba (PR) Horário de atendimento: Das 6h30 às 20h, de Segunda à Sábado, com o atendimento que o cliente já conhece, e ainda a possibilidade de agendamento de pequenos eventos e café colonial. Tel: (41) 3242-4072 - www.emporiokaminski.com.br

***Motociclistas do Paraguai confirmam presença no Brasil Motorcycle Show***


Crédito da foto: Divulgação.

***Além de atrair brasileiros das regiões Sul e Sudeste, o Brasil Motorcycle Show, considerado um dos maiores festivais de motociclismo "premium" do Brasil, começa a chamar a atenção dos motociclistas de países vizinhos. Prova desse sucesso é a confirmação de presença de um grupo que vem do Paraguai para a capital paranaense neste mês, para aproveitar as diversas atrações do evento, marcado para os dias 21 e 23 de novembro, no Expo Renault Barigui. Ao todo, o evento terá mais de 70 expositores, desde as principais marcas do universo duas rodas (BMW, Ducati, Harley-Davidson, Honda, Triumph e Yamaha), lojas de acessórios, roupas e produtos ligados ao universo duas rodas, até food trucks, brinquedos, shows radicais, customização de motos e capacetes e área de educação no trânsito, com a presença do Detran-PR e da LEGO Education.

Ao todo, nove motos vão sair de Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu, e percorrer 638 quilômetros até a capital paranaense. "Vamos conhecer o evento porque ouvimos falar muito bem da edição 2013. Além disso, queremos rever alguns amigos, principalmente a galera da Milwaukee Cycles", adianta Jorge Gabriel Romero Martinez, integrante do Harley Club Paraguay - Ciudad del Este. "O evento de customização (Freedom Riders) também nos interessa bastante", ressalta. No ano passado, mais de 50 clubes de motociclistas estiveram em Curitiba para participar do evento, mas nenhum de fora do País -- outra novidade para este ano é a presença do Club 1903 Motorcycles, primeiro grupo de motos exclusivamente feminino de Curitiba. "Recebemos grupos de toda a região Sul e também do Sudeste. Neste ano, começamos a perceber movimentações de outras regiões, além da surpresa de recepcionar os paraguaios.

Estamos muito felizes com isso", afirma Cezinha Mocelin, um dos organizadores do evento. "É só mais uma prova de que estamos conseguindo apresentar algo novo e realmente apaixonante para os aficionados pelo universo duas rodas", comemora. Para atrair ainda mais esse público, o Brasil Motorcycle Show está com uma promoção para os integrantes de moto clubes. Quem apresentar carteirinha ou o colete do grupo tem direito a pagar meia-entrada no evento. O desconto é válido para um ingresso e não é cumulativo para outras promoções e descontos. "Além disso, quem for ao festival de moto terá um estacionamento exclusivo, próximo à entrada do Expo Renault Barigui", finaliza Mocelin.

Sobre o Brasil Motorcycle Show - A segunda edição do Brasil Motorcycle Show será realizada entre 21 e 23 de novembro de 2014 no Expo Renault Barigui, em Curitiba. A proposta do festival de motociclismo "premium" de alta cilindrada organizado pela OC Promo é reunir as principais referências, atrações e lançamentos do mundo duas rodas. Além das montadoras, o evento conta com a participação de lojas especializadas em customização, acessórios, serviços especializados, além de shows e áreas interativas para crianças e adultos e uma praça de alimentação com sete Food Trucks, denominada "Garage Mundo Livre / Brasil a La Carte". O evento tem co-patrocínio da Porto Seguro Moto e apoio de Banco Alfa, FIAT, Gazeta do Povo e Revista Where Auto. Mais informações pelo site: brasilmotorcycleshow.com.br

***SIM Galeria apresenta exposição do argentino Carlos Huffmann***


Crédito da foto: Divulgação.

***Mitologia, televisão, jogos de vídeo game e desenhos animados são algumas das inspirações do artista argentino Carlos Huffmann, que apresenta suas mais recentes obras em uma exposição na SIM Galeria a partir do dia 18 de novembro. Telas impactantes e de grandes dimensões, como a obra El juegador, apresentada no stand da SIM Galeria na ArtRio - maior feira de artes da América Latina, compõem a primeira individual do artista no Brasil.

Buscando inserir a pintura como um objeto de investigação, o artista mescla em sua técnica o uso de tinta a óleo e impressão inkjet ou UV sobre tela. As influências iconográficas contemporâneas são resgatadas em uma série de leituras pessoais que funcionam como fonte de reflexão para o público, como as pinturas baseadas em fotografias feitas pelo artista no campeonato Rally Paris Dakar. Nascido em Buenos Aires durante a ditadura militar, Huffmann formou-se em Economia e em 2003 entrou para o Instituto de Artes da Califórnia, o Cal Arts.

Suas obras fazem fortes referências ao surrealismo pós-estruturalista e buscam investigar os mecanismos da ficção como um índice do real. "O argentino é uma das grandes apostas da arte contemporânea. Suas obras foram adquirias pelo Pérez Art Museum Miami e selecionadas pelo próprio Jorge Perez", explica Guilherme Simões de Assis, diretor da SIM Galeria. A exposição permanece em cartaz até o dia 20 de dezembro, com entrada franca.

Serviço: Exposição Carlos Huffmann Abertura: 18/11 (terça-feira), às 19h Local: SIM Galeria – Alameda Presidente Taunay, 130 A – Batel – Curitiba (PR) Período: De 19 de novembro a 20 de dezembro. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Aos sábados, das 10h às 18h - Entrada gratuita.

***NOVEMBRO E DEZEMBRO MOVIMENTADOS NO SOLAR DO ROSÁRIO***

Crédito das fotos: Divulgação. 

***Talentos revelados nos cursos regulares do Solar do Rosário ganham espaço para mostrar sua arte: dez exposições com trabalhos de mais de 100 alunos e dois recitais acontecem no espaço em novembro e dezembro, numa grande movimentação cultural. Os eventos são resultado de trabalhos em áreas como desenho, pintura, design, música e caligrafia, entre outros. 

A programação começa no dia 16 de novembro (domingo), com exposição dos alunos do curso de Ateliê de Pintura, ministrado por Uiara Bartira. A artista plástica é reconhecida por seus trabalhos desde os anos 80, com gravura e pintura, e foi responsável pela implantação de oficinas na Casa da Gravura e a estruturação do Museu da Gravura de Curitiba, sendo uma importante figura no cenário artístico nacional. Cada mostra fica uma semana em cartaz. O dia 30 de novembro é dedicado aos pequenos: ganham os espaços do Solar do Rosário as obras dos alunos de Desenho de Mangá e Desenho Infantil. A arte oriental foi ensinada por Gustavo Melo, enquanto o desenho tradicional infantil esteve nas mãos da artista plástica e ilustradora Mari Inês Piekas. 

DEZEMBRO NO SOLAR Já no dia 7 de dezembro, alunos do Ateliê de Técnicas de Pintura, Mosaico e Aquarela se reúnem para a exposição dos trabalhos. As aulas de Pintura foram comandadas pela artista plástica Carla Schwab, que teve obras suas no filme “Trash”, co-produção brasileira e britânica. Técnicas de Mosaico foram ensinadas por Solange Chadai, enquanto as de Aquarela estiveram sob a tutela da artista plástica Ana Muller.

A música ganha apresentações em dois dias. No dia 8 de dezembro (segunda-feira), os alunos da pianista Pauline Goltz, bacharel em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, dão uma amostra do curso às 19h30. Já no dia 13 (domingo), a turma de Violão de Fernando Aguera se apresenta a partir das 19h. Ainda no sábado dia 13 pela manhã, as obras do curso de Estamparia, ministrados por Lucíola Zamprogna, serão expostos no Solar do Rosário. Lucíola estimulou os alunos a criarem um portfólio com trabalhos nas mais diferentes técnicas e estampas. A programação encerra no dia 21 (domingo), com os cursos de Desenho e Pintura, Joalheria e Caligrafia. Gianna Roland, artista plástica, foi a responsável pela turma de Desenho e Pintura. Joalheria foi ensinada por Miguel Sargenti, escultor e designer, enquanto Ivo Nissola ensinou caligrafia.

SERVIÇO: EXPOSIÇÕES E RECITAIS DO SOLAR DO ROSÁRIO 16 de novembro, domingo – Ateliê de Pintura – Curso de Uiara Bartira - 30 de novembro, domingo – Desenho de Mangá – Curso de Gustavo Melo, e Desenho Infantil – Curso de Mari Inês Piekas - 7 de dezembro, domingo – Ateliê de Técnicas de Pintura – Curso de Carla Schwab, Mosaico – Curso de Solange Chadai, e Aquarela – Curso de Ana Muller - 8 de dezembro, segunda-feira – Recital de Piano (19h30 às 20h30) – Curso de Pauline Goltz - 13 de dezembro, sábado – Estamparia – Curso de Lucíola Zamprogna, e Recital de Violão (19h às 21h) – Curso de Fernando Aguera - 21 de dezembro, domingo – Desenho e Pintura – Curso de Gianna Roland, Joalheria – Curso de Miguel Sargenti, e Caligrafia – Curso de Ivo Nissola Endereço: Rua Duque de Caxias, 4 – Centro Historico – Curitiba – PR Informações: (41) 3225-6232 - www.solardorosario.com.br

***Musa da nova geração da música paraense, cantora de 75 anos faz três shows com participação de Mestre Vieira, precursor da guitarrada*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 14 a 16 de novembro, o show Dona Onete Convida Mestre Vieira, em que a cantora e compositora paraense Dona Onete divide o palco com um convidado especial: o conterrâneo Mestre Vieira, precursor da “guitarrada”. O repertório traz canções do álbum Feitiço Caboclo (2013), da cantora de 75 anos, como Proposta indecente, Amor brejeiro, Poder da sedução, Moreno Morenado, Feitiço Caboclo e Jamburana. 

O exímio guitarrista entra em cena para tocar Lambada do Rei, Pegando Corda e Cidade Linda - algumas de suas músicas mais conhecidas. A banda é formada por Pio Lobato (guitarra), Breno Oliveira (baixo), Vovô (bateria), JP Cavalcante (percussão) e Daniel Serrão (sax e teclado). Dona de voz rouca e sensual, Dona Onete é a musa da nova geração da música paraense. Ela inventou o "carimbó chamegado”, gênero que tem o balanço do carimbó, “com um toque de pimenta”. “A música do Pará é muito cheia de misturas, então comecei a fazer as músicas - que falavam de amor - num ritmo mais lento e muito sensual e, assim, nasceu esse carimbó chamegado”, diz Onete, que tem canções gravadas por Gaby Amarantos, entre outros artistas. 

A cantora - Dona Onete lançou o primeiro disco em 2012, aos 72 anos. Intitulado Feitiço Caboclo, o álbum, gravado no Rio de Janeiro, com produção de Marco André – outro dos principais nomes da música paraense –, é todo autoral e carregado de influências. Além do carimbó, reúne a toada de boi-bumbá, salsa caribenha, brega, samba e até rap. O CD está sendo lançado na Europa e nos EUA pelo selo inglês Mais Um Discos. Dona Onete vem se destacando no cenário da world music com seus shows na América Latina e na Europa. Nascida em Cachoeira do Arararí, a paraense foi professora de história durante 25 anos, secretária de cultura e fundadora de grupos de dança e música regional, como o Canarana, na cidade de Iagarapé-Miri - reduto tradicional de boa música. Participou de importantes grupos folclóricos, como Raízes do Cafezal e do grupo pop com raízes regionais Coletivo Rádio Cipó. No cinema, interpretou uma cantadora de carimbó no filme Eu receberia as piores notícias dos seus grandes lábios, estrelado por Camila Pitanga. 

O guitarrista - Mestre Vieira é precursor da “guitarrada” - modo singular e dançante de tocar guitarra -, que apresentou no disco Lambadas das Quebradas (1978), e que ganharia repercussão nacional nos anos 1990, com o sucesso de grupos como Calypso. Com 20 álbuns gravados, o maior sucesso de Mestre Vieira é a música Lambada Jamaicana, lançada em 1982, no vinil Melô da Cabra. Desde 2003, o músico integra o grupo Mestres da Guitarrada. Em 2008, recebeu do Ministério da Cultura a medalha de Ordem ao Mérito Cultural pelo relevante serviço prestado à cultura brasileira. 

Serviço: Show: Dona Onete Convida Mestre Vieira Local: CaixaCultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 14 a 16 de novembro de 2014 (sexta-feira a domingo) Horários: sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. 


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário