sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Coluna do dia 07/11/14

***RESTAURANTE ALESSANDRO & FREDERICO COMEMORA 1 ANO NO PÁTIO BATEL***


Crédito das fotos:  Divulgação.

Na foto: Fabrizio Giuliodori com os filhos Alessandro e Frederico.

***O empresário italiano Fabrizio Giuliodori, proprietário da badalada rede de restaurantes Alessandro & Frederico, irá celebrar o primeiro ano de atividades de seu restaurante em Curitiba, no Pátio Batel, na próxima quinta-feira, dia 13 de novembro.

A operação na capital paranaense é a primeira fora do Rio de Janeiro e foi projetada como loja-conceito para marcar a expansão do grupo, que soma cinco casas na capital fluminense e há 15 anos marca forte presença no cenário gastronômico. Os irmãos Alessandro e Frederico – nomes que batizam a marca de restaurantes - filhos de Giuliodori e Cláudia Jathay, esposa de Fabrizio e diretora do Grupo Animale, também confirmaram presença no concorrido evento. O coquetel será regado a canapés e variedade de mini-pizzas.

Para brindar, os convidados terão acesso a uma estação de caipirinhas, que serão preparadas diante do público, além da Cava Don Román, que será servida nas taças icônicas da bebida. A playlist ficará por conta do DJ Denis Ricca. O ambiente descolado da casa receberá pequenas intervenções para se tornar mais convidativo para as pessoas circularem e, a generosa varanda, por sua vez, manterá as características que a posicionam como um hot spot. A lista de convidados é do promoter Marcus Contin.


O restaurante Alessandro & Frederico de Curitiba é a primeira operação da badalada rede fora do Rio de Janeiro. Na capital fluminense, a marca conta com cinco restaurantes distribuídos em Ipanema, na Rua Garcia D´Avila, além de três operações no Fashion Mall, Rio Design Leblon e Rio Design Barra. Segundo Fabrizio Giuliodori, Curitiba é uma cidade muito acolhedora. “Estou muito contente em ter iniciado a expansão do Alessandro & Frederico por aqui. O público daqui é exigente na medida certa, ideal para quem trabalha com produtos de qualidade superior e atendimento de alto padrão”, pontua.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Neste sábado (8), das 19h às 22h, Giorgio Cappelli e Enéas Ribeiro Correa estarão na Gibiteca de Curitiba (Solar do Barão) autografando o álbum em quadrinhos Rastreadores da Taça Perdida – o Segredo da Jules Rimet. A trama parte de um fato histórico: o roubo da Jules Rimet, troféu conquistado pela Seleção Brasileira de Futebol em 1970, e desaparecido em 1983.

*****No próximo dia 12 de novembro (quarta-feira), a Compagnia Internazionale CASA, do proprietário João Hyczy, em parceria com a Fibonacci Construções Civis, dos sócios Milena Schulmeister e Carlos Tadeu Forville, promove um café da manhã direcionado aos profissionais de arquitetura, decoração e construção. Com o tema “A utilização da fotografia em projetos de interiores”, o bate papo da quarta edição do evento “Café & Conteúdo” será conduzido pela decoradora Angela Russi, pela fotógrafa Mariana Canet e pela empresária Marcia Calcagnotto, do Espaço Moldura Minuto.

*****A RICTV Record, do Grupo RIC, apoia em Maringá o 20° Hallel, o maior festival voltado a música gospel da América Latina que acontece no próximo sábado e domingo (08 e 09). O Festival Hallel Novo Som é promovido pelo grupo Projeto Mais Vida e tem como objetivo promover a cultura musical cristã brasileira.

*****Um dos maiores nomes da área de comunicação no Brasil - o jornalista, cartunista, desenhista, humorista e escritor Ziraldo - visita Curitiba, na próxima segunda-feira (10), para participar de um bate-papo aberto ao público sobre sua carreira e as visões a respeito de suas diversas áreas de atuação no Brasil. Organizado pela Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP), o encontro acontece às 10h, no Bloco Azul da instituição - e traz a experiência de um profissional que se acostumou a cruzar as barreiras entre diferentes veículos e funções, tornando-se um dos profissionais mais reconhecidos pela atuação em diversas áreas. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Informações e inscrições pelo telefone (41) 3317-3414.

*****A Oi e o Oi Futuro estão com inscrições abertas para a seleção de projetos culturais para 2014/2015. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro por meio do site www.oifuturo.org.br. O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados destinará recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura estaduais e municipais de todo o país, com duas linhas de seleção distintas, uma nacional e outra voltada para ocupação dos centros culturais do Oi Futuro no Rio de Janeiro. O objetivo do programa é estimular a produção artística no Brasil, valorizando a diversidade como elemento fundamental da identidade nacional.

*****Os alunos do curso de Administração em período integral, o MEP (Management Experience Program) da FAE Centro Universitário promovem na próxima terça-feira, dia 11 de novembro às 19h30, o Festival do Riso. O evento de stand up comedy, que reúne os humoristas Miau Carraro, Bruna Louise e Sergio Lacerda, acontece no Curitiba Comedy Club, às 19h30. Os ingressos custam R$ 35 e todo valor será doado para o Complexo Pequeno Príncipe.

*****O Espaço de Criação Ave Lola, em parceria com a Cena Hum, promovem o último módulo da imersão teatral entre os dias 7 e 9 de novembro em Curitiba. As aulas serão ministradas pela criadora do Ave Lola, Ana Rosa Tezza, que retorna da França após temporada de pesquisas para novos projetos no país.

*****O locutor e apresentador Marco Brasil visitou esta semana o programa Balanço Geral Curitiba, da RICTV Record. Marco falou sobre seus “causos” e sobre as histórias da sua família, além de se divertir ao lado do apresentador Gilberto Ribeiro. Com 18 anos de carreira, Marco é conhecido nacionalmente pelo seu trabalho como locutor, sendo o primeiro a lançar CD com locuções de rodeio.

*****A mostra “As Origens do Fotojornalismo no Brasil - um olhar sobre O Cruzeiro (1940-1960)” termina neste domingo, dia 9 de novembro, na sala 07 do Museu Oscar Niemeyer (MON).

*****Neste sábado (8), a partir das 10h30, o Hospital VITA Batel recebe apresentação do Coral Renascer. O grupo, criado há oito anos a partir do programa "Comunidade Escola", tem como objetivo levar mensagens de esperança, otimismo e encorajamento às pessoas que estão hospitalizadas e em casas de repouso. Por meio da música, as vozes que compõem o grupo vão levar paz e tranquilidade aos pacientes, funcionários e corpo clínico do VITA Batel. A apresentação faz parte do projeto de humanização hospitalar, que, além de contribuir para acelerar o processo de recuperação dos pacientes, estreita o relacionamento entre hospital, pessoas internadas, familiares e equipe. O Coral Renascer é composto por 15 integrantes, moradores do Bairro Alto e região, e conta com a orientação e regência de Edcéa Godinho Ferreira e da tecladista Fernanda Santos Ferreira.

***CURITIBA TERÁ SALÃO BOUTIQUE COM CONCEITO LUXO***


Na foto: A bela Isabel Cristina Nogueira.

 Crédito das fotos: Divulgação.

***No próximo dia 12 de novembro, será inaugurado no "quadrilátero de ouro" do Batel, onde estão os empreendimentos imobiliários mais caros da cidade, o novo salão da hairstylist Isabel Cristina Nogueira, consultora de beleza há mais de 20 anos. A empresária tem vários prêmios internacionais, já representou o Brasil no congresso internacional em Paris e foi eleita pela Revista Veja como talento feminino.


Localizado na rua Visconde de Guarapuava, e com mais 1.200 m² de área construída, o novo espaço apresenta um conceito diferenciado: salão boutique e ganhou o nome de IC Hair Concept, que leva as iniciais de sua idealizadora. "O salão surgiu com a vontade de atender cada cliente de uma forma integral e com a dedicação que ele merece", explica Isabel.


A ideia da empresária é oferecer vários serviços em um só lugar, cada um comandado por mulheres empreendedoras que cuidam minuciosamente do trabalho oferecido – garantindo excelência e qualidade. Segundo Isabel Cristina o circuito oferecido para a cliente curitibana num mesmo lugar é completo e otimiza o tempo dela.


“É possível fazer uma maquiagem maravilhosa no Make Up Lounge, passar pela estética na Aldora Spa, comprar na loja Yannih Store, fazer as unhas no Divina Tinta Nail Bar, e porque não tomar um chá com as amigas para descontrair no Sweet Lola Café”,explica a empresária. A inauguração do IC Hair Concept vai acontecer na próxima quarta, dia 12 de novembro. Já está previsto a presença de mais de 350 pessoas para dar início a este projeto. "Estamos ansiosas para a festa. O salão está perfeito e pronto para atender as curitibanas mais exigentes", conclui Isabel Cristina. SERVIÇO: IC Hair Concept Rua Visconde de Guarapuava, 4788 - Batel Fone: 3244-0021.

***Natal dos Sonhos***


Crédito das fotos: Patricia Klemtz.


Nas fotos 01 e 02: Maria Cristina Schultz, da Moss Para Casa e a Dra. Jussara Amaral, presidente do Instituto Amiga dos Sonhos.


Na foto 03: Vima Shimdt e a anfitriã Maria Cristina Schultz, da Moss Para Casa.

***A tarde de lançamento da 4ª campanha de natal do Instituto Amiga dos Sonhos Solidariedade, na Moss Para Casa, foi repleta de boas ações. As convidadas, além de doarem brinquedos para crianças da CMEI Uberlândia, participaram de uma palestra sobre Depressão – o mal do século – ministrada pela psicóloga Lindamar Vendrusculo, de desfiles de grifes parceiras e curso de auto maquiagem. O evento também foi marcado pelo compartilhamento de frases de esperança, presas a balões, que foram soltos ao vento.

 ***Construção top***


Crédito da foto: Gerson Lima.

Na foto, o proprietário da Construtora Monreal, Guido Garcia; a arquiteta e coordenadora do projeto, Rose Guazzi, o sócio-proprietário da Construtora Monreal, Cassiano Garcia e o arquiteto Marcelo Calixto, coordenador do projeto.

***Atuando há mais de uma década com construções residenciais de alto padrão, a Construtora Monreal, comandada pelo administrador Guido Garcia e pelo engenheiro Cassiano Garcia, acaba de assinar o apoio ao projeto “Ecodesign Social – Moda e Arquitetura inspirando transformações sustentáveis”, ação promovida pelo Shopping Mueller. A empresa participa da ação com a construção de um espaço externo que servirá de oficina para os jovens da instituição que será beneficiada pelo projeto.

O espaço é assinado pelos arquitetos e coordenadores da mostra, Rose Guazzi e Marcelo Calixto. Na foto, o proprietário da Construtora Monreal, Guido Garcia; a arquiteta e coordenadora do projeto, Rose Guazzi, o sócio-proprietário da Construtora Monreal, Cassiano Garcia e o arquiteto Marcelo Calixto, coordenador do projeto.

***Imóveis de praia exigem manutenção***


Crédito da foto: Gerson Lima.

Na foto: Projeto da arquiteta Daniela Barranco Omairi, casa na baía de Guaratuba. A escolha dos móveis foi feita para criar um lounge de descanso e lazer. A casa é voltada para a serra e a baía e a varanda se integra com a área externa e piscina.

***Imóveis de litoral necessitam constantemente de manutenções. Os sinais dessa necessidade são diversos. Rachaduras, trincas, fragmentação do concreto superficial, umidade e recalque da estrutura são alguns dos indícios de que é necessário uma reforma. Os motivos que levam aos problemas podem ser de ordem natural, como chuvas ácidas, maresia e vapores. Falhas de execução, detalhamento ou especificações de projetos também são prejudiciais. Para reparar os problemas, segundo o engenheiro civil e sócio proprietário da Fibonacci Construções, Carlos Tadeu Forville, é necessário fazer um estudo em função do tamanho, uso, local e tipo de agressão: “É importante também levantar todos os custos para saber o preço da recuperação e poder analisar a viabilidade econômica”, comenta. Segundo ele, no passado, em função do pouco conhecimento sobre o comportamento estrutural, as soluções se limitavam à adição de novos elementos, apoios e ao acréscimo às seções estruturais para reforçar o existente, o que não acontece na atualidade:

“Com o conhecimento mais apurado do comportamento das estruturas, mais o aprimoramento das técnicas de reforço e o desenvolvimento de novos materiais, podemos hoje, apesar da grande variedade de solicitações às quais as edificações estão sujeitas, afirmar que existem soluções e materiais específicos para cada situação, como concretos prontos tipo graute epóxi e cimentício, argamassas especiais de alta resistência, pontes de ligação (adesivo estrutural), prime para proteção de armaduras, aditivos líquidos para inibir corrosão, aditivo estrutural a base de epóxi para impregnação e colagem de tecidos de fibra de carbono e laminas de fibra de carbono que são coladas às estruturas”, explica.

De acordo com Forville, devido ao crescimento da população e a consequente necessidade de moradias houve na década de 70 e 80 um aumento de construções: “Muitas dessas construções não atenderam necessidades, peculiaridade, solicitações de esforços e normas, tendo em vista o local e a norma brasileira que impõe cuidados que vão desde o projeto até a execução. E, em função disso, as obras construídas no litoral estão em maior risco devido a maresia ou ressalga”, afirma. Os principais responsáveis por esses danos são íons de cloreto, mais precisamente de sódio, características comuns da maresia, que segundo o engenheiro atacam as armaduras, comprometendo a integridade estrutural. “Isto acontece, muitas vezes, porque o imóvel fica exposto a este ataque, por falta de proteção devido a má execução, falha de projeto e/ou falta de manutenção”.

***Tropa de Elite no Bristol***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Botelho com o gerente comercial do Bristol Brasil 500 Hotel, Christian Bahr.

***O Bristol Brasil 500 Hotel, de Curitiba (PR), recebeu nos dias 3 e 4 de novembro o hóspede Paulo Roberto Storani Botelho, ex-comandante do Bope do Rio de Janeiro, que inspirou o personagem “Capitão Nascimento”, interpretado pelo ator Wagner Moura, no filme “Tropa de Elite”. Paulo é mestre em antropologia, pós-graduado em administração pública e em gestão de recursos humanos e foi capitão do Bope do Rio de Janeiro de 1994 a 1999. Atualmente, dá palestras em todo o Brasil sobre como construir equipes de alto desempenho baseado nos métodos de treinamento do Bope.

***Ducati apresenta 11 modelos no Brasil Motorcycle Show 2014***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Ducati Curitiba, apresenta 11 motocicletas, roupas e acessórios na segunda edição do Brasil Motorcycle Show, maior evento duas rodas do Sul do Brasil. O misto de encontro e feira ocorrerá em Curitiba nos dias 21, 22 e 23 de novembro, na Expo Renaut Barigui, em Curitiba/ PR. Durante o evento, será possível fechar negócio, inclusive com aprovação crédito e condições especiais de financiamento. O Brasil Motorcycle Show é uma oportunidade para apresentar os produtos da marca.

Os visitantes do estande da Ducati Curitiba poderão conferir as motocicletas e saber mais sobre cada detalhe, como tecnologia e designs, conversando com a equipe especializada que estará à disposição para atender ao público. O estande da Ducati Curitiba será uma vitrine para as pessoas conferirem os modelos Monster 796, Hypermotard 821, Panigale ABS, Panigale S, Panigale R, Multstrada ABS, Multstrada S, Multstrada Pikes, Peak, Diavel Dark, Diavel Carbon e Hyperstrada.

O estande da marca exibe aos visitantes o que há de mais moderno no quesito alto desempenho sobre duas rodas. "A Ducati é considerada a Ferrari das motos, emociona os amantes de potência, desempenho, tradição de corrida e tudo o que tem a ver com velocidade. Essas características remetem à marca, principalmente pela tradição que tem nas pistas e, também, por trabalhar com dois cilindros em V, exclusividade da Ducati que potencializa o arranque. São motocicletas fortes, modelos de alta performance", destaca o gerente da concessionária, Sandro Maestrelli. A Ducati Curitiba foi a segunda concessão da marca italiana no Brasil, iniciando a comercialização em agosto de 2013, operando temporariamente na Audi Center Curitiba. A concessionária exclusiva, com projeto italiano da marca, foi inaugurada em maio e hoje conta com um mix variado de motocicletas, além de boutique e acessórios, bem como uma oficina especializada.

Serviço: Evento: 2º Brasil Motrorcycle Show Data: 21, 22 e 23 de novembro/ 2104 Local do Evento: Expo Renaut Barigui - Parque Barigui (Rodovia do Café, BR 277, KM 0, Bairro Santo Inácio - Curitiba).

***Largo das Artes estreia na Feiarte***


Crédito da foto: Divulgação.

***Começa hoje a 35ª edição da Feiarte – Feira Internacional de Artesanato e o Largo das Artes estreará entre os expositores. Quem passar pelo estande poderá conhecer um pouco das peças que compõe o espaço. Artigos natalinos exclusivos estarão à disposição dos visitantes para colorir e deixar ainda mais bonita a decoração para as festas de final de ano. Além de expor e comercializar peças diferenciadas, o Largo das Artes também oferecerá oficinas gratuitas sobre diversos temas ligados ao artesanato. As inscrições poderão ser realizadas no próprio estande, durante a Feiarte e as vagas são limitadas.

A Feiarte acontecerá entre os dias 7 a 16 de novembro no Expo Renault, localizado no Parque Barigui. O funcionamento da feira será de segunda a sexta das 15h às 22h, sábados das 14h às 22h e domingos das 14h às 21h. Mais informações sobre as oficinas oferecidas pelo Largo das Artes podem ser obtidas na fanpage www.facebook.com/largodasartescwb ou através do telefone: (41) 3053.2290.

***Papai Noel chega ao Shopping São José neste sábado***


Crédito da foto: Divulgação.

***O acontecimento mais aguardado do ano pelo público infantil já tem data e hora marcada no Shopping São José. A Chegada do Papai Noel, evento que se tornou tradição em São José dos Pinhais, acontece no próximo sábado (08), com início às 20h30min, e marca a abertura das atrações de Natal.

Em meio a um lindo show de fogos de artifício e em cima de um caminhão de bombeiros, o bom velhinho vem para ficar e trazer ainda mais magia para o Parque de Natal, tema escolhido para a decoração. A partir da data, ele também passa a receber o público no Coreto, na Praça de Alimentação, para visitação e fotos.

***Espetinho solidário no Bar do Victor***

***Na terça-feira (11) será realizado o 11º Espetinho Solidário e o 5º Leilão de Vinhos no Bar do Victor. O evento, que começa a partir das 19h30, tem como objetivo arrecadar fundos para o Instituto TMO/Associação Alírio Pfiffer, entidade de apoio ao Transplante de Medula Óssea. 

O valor arrecadado com a confraternização será revertido integralmente para a entidade.

O objetivo é arrecadar fundos para a nova Casa de Apoio Mara Lígia Cercal, que receberá pacientes pós-transplante de medula. 

 No ano passado o evento arrecadou mais de R$37 mil reais. Graças a este resultado, foi possível a realização do Encontro Nacional de Pacientes com Anemia de Fanconi, um importante evento focado na recuperação de crianças e adolescentes que convivem com a doença.

SERVIÇO: 11º Espetinho Solidário e 5º Leilão de Vinhos Data: 11/11 Local: Bar do Victor Endereço: Rua Lívio Moreira, 284 Horário: a partir das 19h30 Mais informações: 3016-9663.

***CURSO NO SOLAR DO ROSÁRIO ENSINA A ELABORAR PROJETOS CULTURAIS***


Crédito da foto: Divulgação.

***Projetos culturais bem elaborados são fundamentais na seleção de trabalhos para desfrutar dos benefícios da renúncia fiscal por meio das leis de incentivo à cultura. Pensando nesta etapa do processo artístico, o Solar do Rosário lança o curso “Como Elaborar Projetos Culturais”, que acontece entre os dias 10 e 13 de novembro, das 8h30 às 12h. O artista e produtor cultural Jul Leardini fala sobre programas de apoio à cultura e editais como Pronac e Lei Rouanet, além de dar referências a outros programas do Ministério da Cultura. O investimento para este curso é de R$ 330, incluindo uma apostila, com R$ 35 de inscrição.

SERVIÇO: COMO ELABORAR PROJETOS CULTURAIS NO SOLAR DO ROSÁRIO Data: de 10 a 13 de novembro Horário: das 8h30 às 12h Preço: R$ 330 (inclui apostila) Inscrição: R$ 35 Endereço: Solar do Rosário – R. Duque de Caxias, 4 – Centro Histórico – Curitiba Informações: (41) 3225-6232 | www.solardorosario.com.br

***O CARIMBÓ CHAMEGADO DE DONA ONETE NA CAIXA CULTURAL CURITIBA***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 14 a 16 de novembro, o show Dona Onete Convida Mestre Vieira, em que a cantora e compositora paraense Dona Onete divide o palco com um convidado especial: o conterrâneo Mestre Vieira, precursor da “guitarrada”. O repertório traz canções do álbum Feitiço Caboclo (2013), da cantora de 75 anos, como Proposta indecente, Amor brejeiro, Poder da sedução, Moreno Morenado, Feitiço Caboclo e Jamburana.

O exímio guitarrista entra em cena para tocar Lambada do Rei, Pegando Corda e Cidade Linda - algumas de suas músicas mais conhecidas. A banda é formada por Pio Lobato (guitarra), Breno Oliveira (baixo), Vovô (bateria), JP Cavalcante (percussão) e Daniel Serrão (sax e teclado). Dona de voz rouca e sensual, Dona Onete é a musa da nova geração da música paraense. Ela inventou o "carimbó chamegado”, gênero que tem o balanço do carimbó, “com um toque de pimenta”. “A música do Pará é muito cheia de misturas, então comecei a fazer as músicas - que falavam de amor - num ritmo mais lento e muito sensual e, assim, nasceu esse carimbó chamegado”, diz Onete, que tem canções gravadas por Gaby Amarantos, entre outros artistas.

A cantora - Dona Onete lançou o primeiro disco em 2012, aos 72 anos. Intitulado Feitiço Caboclo, o álbum, gravado no Rio de Janeiro, com produção de Marco André – outro dos principais nomes da música paraense –, é todo autoral e carregado de influências. Além do carimbó, reúne a toada de boi-bumbá, salsa caribenha, brega, samba e até rap. O CD está sendo lançado na Europa e nos EUA pelo selo inglês Mais Um Discos. Dona Onete vem se destacando no cenário da world music com seus shows na América Latina e na Europa. Nascida em Cachoeira do Arararí, a paraense foi professora de história durante 25 anos, secretária de cultura e fundadora de grupos de dança e música regional, como o Canarana, na cidade de Iagarapé-Miri - reduto tradicional de boa música. Participou de importantes grupos folclóricos, como Raízes do Cafezal e do grupo pop com raízes regionais Coletivo Rádio Cipó. No cinema, interpretou uma cantadora de carimbó no filme Eu receberia as piores notícias dos seus grandes lábios, estrelado por Camila Pitanga.

O guitarrista - Mestre Vieira é precursor da “guitarrada” - modo singular e dançante de tocar guitarra -, que apresentou no disco Lambadas das Quebradas (1978), e que ganharia repercussão nacional nos anos 1990, com o sucesso de grupos como Calypso. Com 20 álbuns gravados, o maior sucesso de Mestre Vieira é a música Lambada Jamaicana, lançada em 1982, no vinil Melô da Cabra. Desde 2003, o músico integra o grupo Mestres da Guitarrada. Em 2008, recebeu do Ministério da Cultura a medalha de Ordem ao Mérito Cultural pelo relevante serviço prestado à cultura brasileira. 

Serviço: Show: Dona Onete Convida Mestre Vieira Local: Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 14 a 16 de novembro de 2014 (sexta-feira a domingo Horários: sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

***O cineasta norte-americano Roger Corman marca presença em evento realizado em Curitiba***


Crédito da foto: Rodrigo Juste Duarte. 

Na foto: O diretor Roger Corman.

***Conhecido como “mestre dos filmes de baixo orçamento”, ou “revelador de novos talentos do cinema” – por ter lançado atores e diretores hoje famosos – o diretor e produtor norte-americano Roger Corman veio ao Brasil às vésperas das comemorações de Halloween, ou Dia das Bruxas, para participar da terceira edição da Madrugada Sangrenta, evento sobre cinema de horror e suspense realizado em Curitiba. Ao lado de sua esposa, a produtora executiva Julie Corman, o casal participou de várias atividades do evento, direcionadas para fãs e realizadores do cinema deste gênero no Brasil.

Na quarta-feira (29 de outubro), Roger Corman e Julie Corman concederam entrevistas à imprensa brasileira pela manhã. À noite fizeram suas primeiras aparições para o público que se aglomerou na Casa Heitor Stockler de França (Centro Cultural Sesi) para a abertura do evento, que exibiu um de seus filmes mais celebrados, “A Loja dos Horrores”, de 1960. Roger Corman comentou peculiaridades sobre este filme, como o fato de ter sido rodado em apenas dois dias e uma noite, de ter um orçamento de apenas 25 mil dólares, de ser uma experimentação que acabou dando certo, e pelo fato do diretor ter chamado para o elenco um ator desconhecido na época, que acabou sendo revelado neste filme e se tornou um dos grandes nome de Hollywood nas últimas décadas: Jack Nicholson. Antes, foi exibido o novo filme de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que não pôde vir ao evento por questões de saúde. Neste curta-metragem intitulado “O Saci”, Mojica continua comprovando seu forte talento para assustar o público, em um de seus raros filmes feitos em ambiente rural.

O produtor Rodrigo Aragão estava presente para a apresentação e comentou que “O Saci” integrará um filme de longa-metragem, a ser lançado em 2015, que reunirá cinco curtas sobre lendas brasileiras. No segundo dia de evento (30), Rodrigo Aragão (que dirigiu os filmes “Mangue Negro”, “A Noite do Chupa Cabras” e “Mar Negro”) deu início à sua oficina de efeitos especiais, em que mostrou aos 25 alunos inscritos como fazer moldes de rosto humano, que no decorrer da oficina ganhará aplicações de próteses, maquiagens monstruosas, entre outros efeitos. À tarde, Roger Corman ministrou uma Masterclass para aproximadamente 70 pessoas em um auditório do Campus Indústria Fiep.

O cineasta Paulo Biscaia Filho conduziu e mediou esta atividade, solicitando que Roger Corman comentasse sobre seu modo de trabalhar no cinema a partir da experiência adquirida em determinados filmes de seu currículo, que conta com mais de 400 títulos produzidos e 56 dirigidos. Corman abordou aspectos técnicos e narrativos, contou histórias curiosas e deu muitos conselhos para os alunos, citando títulos dos mais diversos, entre películas de terror, faroeste, road movies, dramas, comédias, ficção científica, entre outros gêneros com que trabalhou. “O Ataque dos Caranguejos Monstros”, “Viagem ao Mundo da Alucinação”, “Teenage Cave Man”, “The Intruder”, “Carnossauro”, “Galáxia do Terror”, “Piranha” e as diversas adaptações de Edgard Allan Poe foram alguns dos inúmeros títulos que ilustraram a aula. À noite, foi exibido o segundo filme da mostra em homenagem a Roger Corman, “A Mulher Vespa”. Assim como no primeiro dia, o público assistiu ao filme em um área a céu aberto e levava seu próprio acento para sentar (muitas vezes uma mera toalha de praia ou um pedaço de papelão servia), reproduzindo uma espécie de drive-in, formato de cinema que exibiu muitos filmes de Corman, mas neste caso, para pedestres. Antes da exibição, houve uma sessão de autógrafos do livro “Cemitério Perdido dos Filmes B – Redux” com o autor César Almeida.

Na sexta-feira (30), Julie Corman ministrou um Keynote (palestra acompanhada de projeções audiovisuais) em que abordou aspectos de sua experiência com produção e distribuição em cinema. Um dos cases mais abordados durante o encontro foi sobre o filme “Sexy e Marginal”, longa de estreia de Martin Scorcese. Também comentou sobre sua experiência em produzir filmes família, que foram bem sucedidos mesmo concorrendo com a Disney, gigante do gênero. Por fim, citou suas produções recentes, entre elas telefilmes de monstros para o Sci-Fi Channel. O mais famoso deles é Sharktopus, criatura híbrida de tubarão com polvo – o trailer exibido encerrou o Keynote com muitos risos do público. Após a palestra, Julie Corman visitou o urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner, que ela fez questão de conhecer por ser fã de arquitetura. Quem compareceu à mostra de filmes à noite não perdeu a oportunidade de tirar fotos com Roger Corman, registrando uma oportunidade única e especial: passar a noite de Halloween em presença de um mestre dos filmes de terror B. Para completar, o filme exibido, “O Solar Maldito”, contava com outros dois mentores do gênero: era uma adaptação de uma obra de Edgard Allan Poe, estrelada por Vincent Price. Roger Corman não perdeu a oportunidade para pegar o microfone e contar várias histórias sobre este filme antes da exibição.

No sábado (01), último dia de evento, Rodrigo Aragão encerrou sua oficina de efeitos especiais pela manhã, que teve como resultados diversas maquiagens horripilantes, transformando alunos em criaturas assustadoras. Às 11h teve início ao concurso de roteiros Horror Contest, em que 11 autores pré-selecionados apresentaram seus projetos em longa-metragem e séries de horror ou suspense. Os concorrentes vieram de diversas cidades dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Julie Corman, Julia Sette (do Canal Space) e Alex Medeiros (Rede Globo) fizeram parte da banca julgadora, que foi exigente com os proponentes.

Com bastante experiência na área de audiovisual, os jurados apontaram diversos pontos para os autores aprimorarem seus trabalhos. Ao final do pitching, a banca apontou como trabalhos vencedores “Fotograma, de Fernanda Pessoa de Barros e Luiz Gustavo Françoso Pereira da Cruz (SP) e “Sangue de Groselha”, de Marco Antonio Pinto Martins (Florianópolis, SC). À noite, a Madrugada Sangrenta encerrou suas atividades desta edição exibindo “Frankeinstein – O Monstro das Trevas”, último filme dirigido por Roger Corman, antecedido do curta "Monstrólogo", de Rodrigo Aragão. A Madrugada Sangrenta foi uma produção da Moro Filmes, com curadoria do cineasta Paulo Biscaia Filho, realizada em parceria com SIAPAR (Sindicato da Indústria do Audiovisual) e SESI Cultura, com apoios de FIEP, SESC-PR, Radisson Hotel, Vigor Mortis, Editora Estronho, Quality Hotel, contando com apoio na divulgação de Zombie Walk Curitiba, Shinobi Spirit e Geek On.

***Os ursos invadem o Palladium em clima de Natal***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Natal vai chegar ao Palladium Shopping Center nesta sexta-feira (7), às 20h, para encantar e convidar a todos para conhecerem a floresta de uma família de ursos. A ocasião mais esperada do ano traz o tema “Para seu Natal ser completo, basta acreditar”. A decoração do Palladium neste ano traz um grande urso animatrônico de 2 metros de altura, uma atração especial que vai encantar crianças e adultos, proporcionando viver a magia ao Natal em um cenário encantador. Repleto de luzes, com 35 árvores de Natal, sendo a principal com 12 metros de altura, 100 mil lâmpadas de LED e 6000 enfeites darão o tom especial para essa época tão aguardada por todos.

O Natal sugere união e comemoração em família, por isso a escolha de trazer ursos na temática principal. A decoração gira ao entorno de uma linda casa, onde todos poderão perceber como a família de ursos decora e prepara os ambientes para receber o Papai Noel. O “chefe” Urso ainda vai conversar com a s crianças e interagir com os visitantes, com mensagens importantes como a preservação das florestas e como elas podem ajudar o meio ambiente, e além das tradicionais mensagens natalinas.

A decoração, situada no Piso L1, em frente às lojas Renner, é baseada na floresta dos ursos e tem a intenção de fazer com que os clientes sintam a presença do Natal, por isso, a utilização deste forte símbolo nesta época. “O urso simboliza a união e estimula o convívio familiar, eles despertam emoções e sentimento de carinho e amizade, valores que o Palladium faz questão de pregar durante todo ano”, destaca a gerente de Marketing do Palladium, Maria Aparecida de Oliveira. Para a chegada do bom velhinho o Palladium, como já é tradição, preparou uma grande festa!

O Papai Noel, assim como toda família de ursos e os demais componentes do bosque natalino darão o tom da confraternização. Com mais de 350 lojas, o Palladium é um shopping com uma série de diferenciais, seja em número de lojas ou no leque de opções, praça de alimentação ampla e espaço Boulevard, com restaurantes capazes de agradar aos paladares mais exigentes. O horário de funcionamento das lojas, no Palladium Shopping Center, é de segunda a sexta-feira, das 11h às 23h, sábados das 10h às 22h e no domingo das 14h às 20h. Mais informações: www.palladiumcuritiba.com.br


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário