sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Coluna do dia 03/10/14

***Reconhecimento***


Crédito das fotos: Naideron Junior.

Na foto 01: As arquitetas Carolina Posanske e Mariana Stockler apresentam o Loft de um recém casal, ambiente vencedor do Prêmio Casa Cor Paraná 2014, categoria Destaque cumprimento de prazos.


Na foto 02: Modernidade e tons sóbrios compõem o ambiente criado pelas arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske.

***O ambiente Loft de um recém casal, criado pelas arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske, foi um dos vencedores do Prêmio Casa Cor Paraná 2014. Coroado na categoria Destaque cumprimento de prazos, o espaço apresenta tons sóbrios com formas geométricas, retangulares e quadradas, inspiradas na obra do pintor Piet Mondrian. A mistura de texturas é muito bem harmonizada pelas arquitetas, que abusam também da madeira e da laca. O espaço de 62m² traz ainda conforto e funcionalidade para atender as necessidades do dia a dia.

***Povo que vota certo, tem mais chance de ter um país limpo de corrupção***


***Neste domingo vamos eleger nossos Governadores, Deputados Estaduais e Federais, Senadores e o Presidente da Repúlica. Analisar e conheçer nossos candidatos é fundamental para que possamos depois cobrar as promessas de campanha, que quase sempre não são cumpridas. Pensar com razão se o que temos aí hoje é o que nosso país mereçe. Tanta corrupção e desmando, a violência que estamos perdendo o controle, a saúde que está quebrada, ou seja Brasil está perdendo e muito com os politicos que temos nos comandando!!! Vamos pensar em nós e em nosso país e dar o nosso voto de confiança a quem realmente quer trabalhar e fazer direito. Boa eleição a todos!!!

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****As pessoas interessadas em votar nas eleições que vão definir os representantes da sociedade civil no Conselho Estadual da Cultura (CONSEC), tanto das áreas artístico-culturais como das macrorregiões do Estado, devem se inscrever como eleitores até o dia 6 de outubro. A eleição dos novos membros do CONSEC será feita em Conferência Estadual que acontece nas oito macrorregiões histórico-culturais do Estado, de 10 a 23 de outubro. O Decreto, o regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.cultura.pr.gov.br.

*****O Duo Bandolaxo toma conta do Teatro do Paiol, às 20h desta terça-feira (7), com espetáculo que integra o programa Terça Brasileira, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba. Formado pelos instrumentistas curitibanos Glauco Sölter (baixo elétrico) e Daniel Migliavacca (bandolim), o Bandolaxo une universos tão distintos quanto o jazz e o choro, numa surpresa a ouvidos atentos.

*****A Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal de Educação receberam, nesta quinta-feira (2), a doação de livros arrecadados pela rede de colégios Dom Bosco como presente de “casamento” para as prefeituras de Curitiba e do Rio de Janeiro. O evento no Palacete Wolf formalizou a entrega de mais de 3 mil títulos de diversos gêneros que estarão disponíveis nas tubotecas, casas de leituras, escolas da rede municipal de ensino e os centros municipais de educação infantil (CMEI). Participaram da cerimônia a coordenadora de literatura da FCC, Mariane Filipak Torres, a chefe de gabinete da SME, Fernanda Boroski Krueger, Cristiane Sliva, coordenadora pedagógica do colégio Dom Bosco na sede Mercês e a diretora administrativa do grupo, Camila Lorenz.

*****A Fundação Cultural de Curitiba divulgou nova relação de projetos aprovados e selecionados em editais do Fundo Municipal da Cultura. Os resultados se referem aos editais “Criação, desenvolvimento e produção para o Centro de Arte Digital – Portão Cultural”, “Ópera Ilustrada” e “Museu da Fotografia”. A FCC também fez uma convocação complementar do “Edital das Regionais – Ações culturais e constituição de memória”. Os proponentes têm prazo até 9 de outubro para apresentar o comprovante de abertura de conta corrente exclusiva para uso do projeto. Os editais estão disponíveis no site da Fundação Cultural de Curitiba (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/ lei de incentivo). Mais informações pelo telefone 3213-7559 e pelo e-mail paicatendimento@fcc.curitiba.pr.gov.br

*****Em comemoração ao Dia do Empreendedor, o CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau, realiza na próxima terça-feira (07), às 19h30, palestra sobre projetos digitais e marketing pessoal. As vagas são limitadas. Mais informações no fone 41 3233 8500 ou no site www.curitibacvb.com.br

*****O cantor e compositor Oswaldo Montenegro apresenta no palco do Teatro do Santa, o show da turnê do seu mais recente trabalho de seus quase quarenta anos de carreira, intitulado “3 x 4”, que mescla novas e antigas canções em uma mistura instrumental bem trabalhada. No show que acontece na capital paranaense, no dia 11 de outubro, a partir das 21 horas, Oswaldo Montenegro fará um passeio por músicas alegres, grandes sucessos, além de dialogar com o público e reservar o ato final para um momento especial, em uma atmosfera do “blues”, revelando toda a sua performance vocal e o seu talento como instrumentalista. Este show será dividido em quatro blocos.

*****O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza o Domingo + Arte, no dia 5 de outubro, com horário especial. Por conta das Eleições 2014, o museu irá abrir do meio-dia às 18 horas e o público pode conferir as exposições e as atividades especiais reservadas para o domingo. 

***Lançamento de novo cardápio***


Crédito das fotos: Divulgação.


Entrada - Salada Panzanella (Mix de Folhas, Berinjela e Abobrinha Grelhadas, Azeitonas Pretas, Croutons e Creme de Aceto).


Prato Principal - Risoto Nocci (Nozes Carameladas, Gorgonzola e Mini Agrião) e Entrecôte Grelhado ao Molho de Malbec.


Sobremesa - Crumble de Maça com Sorvete de Creme.

***Nesta segunda feira a chef Cris Veríssimo apresentará a proposta do Asdrubal Bistrô, que inaugurou há pouco mais de dois meses para atender no horário do almoço (almoço executivo) e cursos de formação.  Bem como o lançamento do happy hour que funcionará inicialmente de quarta-feira a sexta-feira a partir das 17h30, com petiscos e algumas opções preparadas especialmente para o fim de tarde com amigos, e um bate papo após o trabalho, tanto na área interna como externa do ASDRUBAL.

De momento o restaurante não funciona aos fins de semana, apenas para eventuais pontuais; tais como lançamento de livro, exposições de arte, apresentações de empresas e workshops enoeducativos, como a parceria com a Winesenses. O Asdrubal Bistrô está localizado na Rua Conselheiro Araújo, nº 385, quase esquina com a Rua Padre Camargo, no Alto da Glória em Curitiba.

***13.ª edição da Feira de Gestão da FAE lança novo olhar para o futuro***


Crédito da foto: Divulgação.

***A dinâmica acelerada dos negócios e a constante busca por inovação são alguns dos assuntos que pautam a 13.ª Feira de Gestão da FAE, que ocorre de 7 a 9 de outubro, em Curitiba (PR). A proposta dos organizadores do evento para esta edição é “Um olhar para o futuro” e reúne especialistas que são referências em tecnologia, gestão e neuroeconomia. O debate com o público pretende apontar tendências e caminhos para a compreensão do comportamento dos agentes que compõem a atual economia. Com atenção voltada ao futuro, a FAE traz à capital paranaense o coordenador do primeiro curso de doutorado em Neuroeconomia do mundo, o norte-americano Paul Zak, que apresentará, no dia 7 de outubro, a palestra “Ofactor: Using Neuroscience To Build High Performance Organizations” (Usando neurociência para construir organizações de alta performance). A palestra será em inglês e terá tradução simultânea.

O evento também terá a presença do cientista e fundador do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), Sílvio Meira, que falará, no dia 8 de outubro, sobre a “Tecnologia do Futuro”. Para finalizar, o último dia da Feira de Gestão terá o fundador e atual diretor executivo do Buscapé Company, Romero Rodrigues, que abordará a “Gestão do Futuro”. De olho no futuro - Segundo a coordenadora de Marketing do Grupo Bom Jesus, Marilia Rogacheski, a FAE está sempre antenada às novas oportunidades e tecnologias, por isso, a escolha do tema deste ano se mostra fundamental para atender aos anseios do mundo acadêmico e do mercado corporativo.

“A Feira de Gestão é um evento de referência no Sul do País e promove, por meio de debates e palestras, a troca de experiências entre empresários, executivos, empreendedores e estudantes universitários. Para pensar nesses desafios, acreditamos que a união de grandes nomes, e mentes brilhantes, poderá servir de inspiração e exemplo àqueles que querem estar preparados para as oportunidades do mercado”, explica. “O ‘futuro chegou’ e ele também nos pertence, graças a nossa tradição, história e atualização em inovação e criatividade”, complementa o reitor da FAE, Frei Nelson José Hillesheim, ao destacar a vocação do evento como palco para a apresentação de tendências e da promoção de ideias inovadoras. A qualidade do evento promovido pela FAE foi reconhecida também pelo Top de Marketing. Em suas diversas edições, estiveram presentes personalidades de destaque das mais diversas áreas, como Washington Olivetto, Gilberto Gil, Serginho Groisman, Ricardo Amorim, Arnaldo Jabor, Maílson da Nóbrega, Ângela Hirata, Caco Barcellos, entre outros.

Atrações e ingressos - Além das três Palestras Magnas, a 13.ª Feira de Gestão da FAE contará com uma área de exposições que permitirá a interação entre o público e as marcas participantes. O evento é gratuito, mas as vagas para as palestras são limitadas. Os ingressos devem ser retirados na semana anterior ao evento, a partir de 29 de setembro, na Central de Atendimento da FAE (Rua 24 de Maio, 135 – Centro). As entradas serão limitadas por pessoa. Dessa forma, cada interessado poderá retirar somente um ingresso por dia. Mais informações pelo site www.fae.edu/feiradegestao.

Serviço: 13.ª Feira de Gestão 2014 – Um olhar para o futuro. Realização: FAE Centro Universitário. Quando: de 7 a 9 de outubro, das 18h30 às 22h. Onde: FAE Centro Universitário – Prédio I (Rua 24 de Maio, 135 – Centro – Curitiba – PR). Inscrições: Gratuitas e limitadas. Ingressos: Devem ser retirados na semana anterior ao evento, a partir de 29 de setembro, na Central de Atendimento da FAE. Cada pessoa poderá retirar somente um ingresso por dia. Mais informações: www.fae.edu/feiradegestao

***Canal apresenta novo conceito de estilo em sua coleção primavera- verão 2015***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na quarta-feira (08), a partir das 19 horas, a Canal (Shopping Mueller) abrirá as portas apresentar a coleção Verão 2015, com desfile repleto de tendências para a temporada. 

***A Canal, marca de moda feminina, busca a cada lançamento de coleção descobrir novas formas para atender a necessidade da mulher contemporânea e transformar as tendências das passarelas em produtos reais. Para esta temporada de Primavera-Verão 2015 a marca procurou inspiração nos prazeres simples da vida, deixando de lado toda a artificialidade do mercado e investindo na naturalidade, poism a Canal acredita que a simplicidade é tendência. E foi nas areias da praia de Jericoacoara, no estado do Ceará, que a marca buscou inspiração para dar vida a sua nova coleção. Roupas superfemininas, leves e descomplicadas, que interagem com a paisagem verdadeiramente natural da praia onde é verão o ano inteiro.


Divididos por três frentes de criação, o escapismo, supernatural e o urbano, que serviram como fonte de interpretação para a construção das peças. O neolirismo casual embala a linha Básica da Canal, desenvolvida para o dia a dia. Com detalhes escapistas, sugerem leveza através de suas estampas florais campestres, modelos de calças flare com caimentos em flow e detalhamentos com apelo étnico. A sutil rebeldia nas t-shirt estampadas seguem um estilo rocker, já as camisarias seguem um estilo twist folk, ligado ao romantismo produzido em cima dos tops e regatas da marca. A linha In Natura foi desenvolvida para levar suavidade e frescor para as peças da coleção, por meio das estampas tropicais e folhagens com formas orgânicas e fluídas, utilizando uma cartela de cores que contemplam tons naturais, inspirados na pigmentação da areia, mar, sol e no degradê da flora brasileira.

Nesta linha os produtos ganham texturas que remetem os fios da palha, além dos tecidos como algodão, linho e seda, que geram uma sofisticação natural aos looks. Com produtos supercontemporâneos, a linha Urbana segue as tendências do asfalto e a alfaiataria encontra o sportwear, com shapes arquitetônicos, recortes e decotes geométricos, alinhados aos tons em amarelo e melancia que aparecem em destaque na cartela de cores e dão vida as estampas híbridas. 

Há florais orgânicos e formas em geometrismos artsy, produzidos em neoprene, que nesta estação ganha o status de ready- to-wear, além dos modelos com tules vazados na alfaiataria. Outro destaque na nova coleção da Canal são os modelos de calças em jeans, couro e sarja colorida, produzidas em diversas lavagens e acabamentos. As calças aprecem em modelagens Slim Fit, que permite que a cintura fique levemente mais baixa e pernas mais justas, acentuando as curvas do corpo; Boot Cut, adaptação da tradicional pantalona que se abre a partir dos joelhos, alongando a silhueta; e a Reta, corte clássico que permite um ótimo caimento no corpo da mulher brasileira.

***Mesa redonda promovida pelas lojas Todeschini debate sobre setor imobiliário***


Crédito das fotos: Gerson Lima.

Na foto 01: Clair e Loizane Milani, sócio proprietários das lojas Todeschini Alto da XV e Juvevê, e João Ribeiro da Costa.


Na foto 02: Marianna e Marianne Tanure.


Na foto 03: Carlos Eduardo Canto, Marcio Vargas e Tiago Stachon.

***Na última quarta-feira (01), as lojas Todeschini Alto da XV e Juvevê, em parceria com a revista Imóvel Magazine, promoveram uma mesa redonda para debater a importância em se oferecer apartamentos mobiliados em lançamentos imobiliários. O evento, realizado no espaço Bom Gourmet, na Casa Cor Paraná, reuniu grandes nomes dos segmentos imobiliário, de construção civil e arquitetura.

Compunham a mesa de debate Daniel Galiano, da Apolar, Gerson Carlos da Silva, da Brasil Brokers, Luiz Augusto Brenner Rose, da Imobiliária Lopes, Felix Polo, da Todeschini, e Carlos Eduardo Canto, da Imóvel Magazine, que enriqueceram o assunto com suas experiências profissionais na área em questão. A noite também contou com um momento mais descontraído, onde os convidados usufruíram de um delicioso coquetel e puderam conversar sobre as ideias apresentadas.

***Santa Casa e Instituto Sul Brasileiro de Oncologia promovem evento para mulheres que lutam contra o câncer de mama***

***Na próxima segunda-feira, 6, a Santa Casa de Curitiba será palco de um desfile protagonizado por guerreiras, pacientes que lutam contra o câncer de mama, tipo da doença que mais mata mulher no Brasil. A passarela faz parte de um evento, promovido pelo Instituto Sul Brasileiro de Oncologia, que terá palestras com troca de experiências entre quem já passou pelo tratamento e quem ainda enfrenta a doença.

Após a palestra “Minhas Vivências”, ministrada por Elisabete Duarte, as pacientes terão momentos de beleza. Tapete vermelho, maquiagem e sessão se fotos finalizarão o evento que terá um desfile para mostrar às mulheres que a autoestima é a melhor escolha contra o câncer de mama. 

O evento acontecerá no Serviço de Oncologia da Santa Casa de Curitiba, entre 14h e 17h e possui vagas limitadas. Serviço: Data: 06/10/2014 - Segunda-feira Horário: 14:00h às 17:00h Local: Santa Casa de Curitiba - Serviço de Oncologia Endereço: Praça Rui Barbosa, 245 - Centro – Curitiba Inscrições: Dórica: doricacelina@hotmail.com ou (41) 3324-2159. Cristiane: crispr23@hotmail.com ou (41) 3322-1056. Fernanda: fernandatortato19@gmail.com ou (41) 3323-8490.

***Senzala Imóveis comemora 40 anos em evento no Clube Curitibano***


Crédito da foto: Carol Sábio.

Na foto: André, Augusta e Marcos Coutinho.

***A curitibana Senzala Imóveis, empresa do Grupo Senzala, comemora os seus 40 anos de fundação em evento para 150 clientes, a ser realizado no dia 14 de outubro, a partir das 19 horas, no tradicional Clube Curitibano. Além do coquetel, será promovida uma palestra exclusiva com o diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Oscar Ricardo Schmeiske, sobre o panorama da construção civil na capital paranaense e os principais debates acerca da definição dos parâmetros para construir no Centro e nas regiões nobres da cidade, que devem ser contempladas no novo Plano Diretor de Curitiba.

A Senzala Imóveis atua nas áreas de venda de imóveis usados, novos, locações, avaliações e administrações de bens. Além da capital e do litoral paranaense, a empresa também trabalha com imóveis comerciais, industriais e residenciais situados nos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, desde o segmento econômico até o de alto padrão. Entre os principais projetos realizados pela empresa nestes 40 anos, destacam-se a intermediação na venda do terreno na Avenida Cândido de Abreu para a instalação do Shopping Mueller (1978); dos antigos cines Ópera e Arlequim para as Lojas Americanas e para a Mesbla (1979) e a participação nas vendas da Cidade Industrial de Curitiba e no empreendimento ENTRE no Contorno Sul (1981).

A empresa também foi responsável pela intermediação na venda da sede da fábrica Incepa Revestimentos Cerâmicos S.A. para a prefeitura municipal de Campo Largo (2001); compra de área para instalação de porto seco em Paranaguá, São Francisco do Sul e Itajaí (de 2002 até hoje) e elaboração do projeto do Park Ecoville, primeiro stripcenter (local em que se encontra um conjunto de serviços básicos aos moradores) de Curitiba (2004). Atualmente, a Senzala Imóveis é presidida por Marcos Rocha Coutinho (fundador) e sua filha Augusta Rocha Coutinho Loch, que está no comando da empresa há 20 anos. A Senzala Corretora de Seguros, presidida pelo engenheiro civil André Coutinho e que completa dez anos em outubro, também integra o Grupo Senzala.

***DJs mulheres no Outubro Rosa do TAJ Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O badalado e premiado bar indo asiático TAJ Curitiba abraça a campanha Outubro Rosa, que visa à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Neste mês, o projeto Classic Sunday, com DJs convidados aos domingos, contará apenas com mulheres como atrações principais. Nesta semana (5), quem se apresenta é a DJ catarinense Milena Scheide. Na noite de 12 de outubro, a convidada é a renomada DJ Analy Rosa. Já no terceiro domingo, o projeto Live Delu comanda as pick ups. E para encerrar o Outubro Rosa do TAJ Curitiba, a DJ Nicole Baldwin.


Na foto: Milena Scheide.

Com oito anos de carreira, Milena Scheide ostenta gigs internacionais na Colômbia, Costa Rica, Espanha, Portugal, Paraguai, México, Itália, República Dominicana, Índia e Indonésia. Milena é a 2ª mulher no ranking Top 50 da revista House Mag. Suas apresentações são alegres e vibrantes e surpreendem os ouvidos mais exigentes com sets bem construídos, onde predominam deep house e tech house. A artista integrante e fundadora do projeto Phenomena com suas amigas Karine Laré e Nicole Baldwin. Juntas, fizeram uma track com o nome do projeto. A música já é sucesso e tem um remix do consagrado DJ britânico Andy Redanka. Serviço: TAJ Rua Bispo Dom José, 2302 – Batel – Curitiba – PR Informações, reservas e valores: 41 3343-4467 www.tajbar.com.br

***Museu Alfredo Andersen recebe exposição inédita de Paul Garfunkel, o “Debret do século XX”***

***Mostra com mais de 80 obras de Paul Garfunkel comemora o lançamento do livro Imagens do Brasil. Abertura será dia 03/10 com entrada gratuita. O francês Paul Garfunkel (1900-1981) chegou ao Brasil em 1927, como engenheiro e executivo, e aqui tornou-se desenhista, pintor e cronista de nosso cotidiano, registrando, em imagens e textos repletos de poesia, o país que o acolheu e fascinou, e que era, nas suas palavras, um “estranho e belo país, irritante e envolvente como uma insuportável amante demasiadamente amada”. O amor pelo por nossa terra é um dos traços mais marcantes do legado de Garfunkel, que deixou uma vasta obra. Uma parte importantíssima, esquecida há décadas, poderá ser vista pelo público a partir do dia 03 de outubro.

Com patrocínio do Grupo Positivo e da Fundação Cultural de Curitiba, e realização da iD Editora Cultural Ltda., o MAA – Museu Alfredo Andersen apresenta a exposição “Paul Garfunkel – Imagens do Brasil”, para comemorar o lançamento do livro, com o mesmo título, que reúne em um único volume dois álbuns, editados em 1958 e 1962, em que Garfunkel relata suas viagens pelo país. “Debret do século XX” é a expressão usada espontaneamente por críticos e curadores ao tomarem contato com os dois álbuns de viagem de Garfunkel, que trazem imagens e lembranças de suas incursões por nosso país, e constituem, nas palavras de Pietro M. Bardi, em 1983, um “patrimônio sem precedentes de anotações em que se notam, além da bravura excepcional do traço, a compreensão e o amor que conseguiu representar”. O primeiro álbum, Imagens do Brasil, lançado em 1958, teve uma edição original de 275 exemplares, em que cada uma das 20 litogravuras foi colorida e retocada à mão pelo pintor. Já o segundo álbum, Novas imagens do Brasil, de 1962, é um relato sobre o périplo de Garfunkel pelas regiões Norte e Nordeste. Foi editado em 250 exemplares, compostos de 20 serigrafias coloridas à mão uma a uma, com textos acompanhados por 22 vinhetas.

O livro que será lançado foi elaborado a partir de raríssimos exemplares das edições originais, de propriedade de herdeiros do artista, e traz 40 textos de Garfunkel – cada um com versões em francês e português, além de uma versão inglesa, e de imagens inéditas, pesquisadas no acervo da família. Com coordenação de Luca Rischbieter, Mauricio Vieira e Armando Merege, a exposição reúne dezenas de imagens, entre aquarelas, desenhos, pinturas e fotografias. O grande destaque são os raríssimos originais das 20 serigrafias e 20 litogravuras coloridas à mão que compõem os dois álbuns de viagens de Garfunkel. Autodidata, profundamente influenciado pelo Impressionismo, mas sem se associar a tendências e movimentos da época, Garfunkel recorreu ao desenho, à aquarela e ao desenho-aquarela para retratar os homens, as paisagens, animais, hábitos e costumes brasileiros, “interpretando a relação conflitante do homem com o mundo”, segundo o crítico de arte Fernando A. F. Bini. Nossa intenção é divulgar uma obra que, décadas mais tarde, tornou-se ainda mais importante em termos documentais e artísticos. Fazemos a todos um convite para virem ao MAA, conhecer uma obra que o grande Pietro Bardi definiu como um “patrimônio sem precedentes” – Mauricio Vieira, idealizador do projeto.

O artista - Paul Garfunkel nasceu em Fontainebleau, próximo a Paris, em 1900 e faleceu em Curitiba, em 1981. Chegou ao Brasil em 1927, casado com Hélèna Garfunkel, para ser funcionário de alto escalão de uma empresa francesa. Poucos anos depois, ao tomar o partido dos paulistas na Revolução de 32, perdeu o emprego e o ótimo padrão de vida. Para economizar, a família Garfunkel – com dois filhos – mudou-se para Santos, onde Paul, desempregado, começou a pintar e a desenhar. Em 1936 Garfunkel iniciou uma grande jornada pelo interior do Paraná, marcada por insucessos empresariais e por uma atividade sempre intensa de desenhar o que via. No início dos anos 1950, finalmente instalou-se em Curitiba, onde sua esposa liderava a Aliança Francesa, e tornou-se pintor em tempo integral. Seu atelier transformou-se em um espaço folclórico da cidade e ele um importante membro da comunidade artística. Sua produção se intensificou e, de 1953 até 1981, expôs todos os anos. Seu reconhecimento como um dos mestres da pintura paranaense foi atestado, definitivamente, com a grande mostra individual organizada em 2009 no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

Ação Social - Com a proposta de preservar a obra deste artista “franco-curitibano” e presentear a cidade, além da publicação do livro e da exposição dos seus trabalhos, serão realizadas quatro Oficinas de Pintura para 60 crianças de 06 a 12 anos. Com base nas pinturas dos animais feitas por Paul Garfunkel no Centro Juvenil de Artes Plásticas, as oficinas terão carga horária de 2 horas. Desenvolvidas por arte educadores da Casa Labirinto, os encontros contarão também com a participação especial de crianças da Fundação Iniciativa. Todos os participantes receberão um exemplar do livro.

Serviço: Vernissage “Paul Garfunkel – Imagens do Brasil” Quando: 03 de outubro de 2014 Abertura: das 19:30 às 22:00 Local: MAA – Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336 – Centro – Curitiba http://www.maa.pr.gov.br/ Visitação: de 03 de outubro a 02 de novembro Horário de funcionamento: terça a sexta das 09:00 às 18:00 e aos sábados e domingos das 10:00 às 16:00 - Entrada Gratuita.

***Redemoinhos de paisagem: mosaicos com o horizonte de Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Um novo olhar sobre Curitiba. É isso que propõe Isidro Blasco em sua exposição individual intitulada Desconstrução da Paisagem, que acontece no Museu Municipal de Arte de Curitiba, o MuMA, a partir do dia 18 de outubro. Com curadoria da mestre em poéticas visuais Denise Gadelha, a mostra é composta por uma instalação artística de 26 metros de extensão. São fotografias e vídeos que retratam Curitiba e proporcionam ao visitante outra percepção sobre a própria cidade. Influenciado por sua formação em artes e arquitetura, o artista espanhol - que desde 1996 vive e trabalha em Nova York - é conhecido por criar estruturas tridimensionais a partir do encadeamento de imagens planas. Seu olhar fascinado pelas teias urbanas caóticas expressa a complexidade das construções coletivas ao justapor diversos níveis de um mesmo cenário em composições intricadas. Nas mãos habilidosas de Blasco, aquilo que inicialmente se resumia a apenas um magro retrato bidimensional ganha um corpo que se projeta no espaço e passa a se relacionar fisicamente com seu entorno.

“Seu trabalho parte de uma relação intuitiva com os lugares, quando o artista percorre habitats urbanos fotografando o que mais lhe desperta a atenção. Produz vasta quantidade de fotos, algumas muito parecidas entre si, a fim de esquadrinhar as variações de pontos de vista. Posteriormente, em seu atelier, refaz a paisagem, fragmentando para reconstruir. Modulando formas que multiplicam ecos do cenário que lhe inspirou”, explica Denise. As imagens são então postas em suportes de madeira que projetam os diversos planos no espaço.

Entre as séries do artista, destacam-se Father’s House – Casa do Pai (1998), Thinking About That Place – Pensando Sobre Aquele Lugar (2004), When I Look At It – Quando Eu Olho Para Isso (2004) e The Middle of The End – O Meio do Fim (2006). Representado no Brasil exclusivamente pela SIM Galeria, Isidro Blasco já teve obras expostas em museus como Queens Museum (Nova York), Museo Reina Sofía (Madri), Museo de Arte y Diseño Contemporáneo (Costa Rica), além de ter participado da Bienal de Fotografia de Helsinki, em 2012 na Finlândia, e da 1ª Bienal Internacional de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo (MASP e MOM), em 2013.

“O artista passou 10 dias fotografando skylines em Curitiba e o resultado é surpreendente. Sua produção em solo nacional promete não parar por aí”, revela Guilherme Simões de Assis, diretor da SIM Galeria. Durante a abertura da exposição, artista e curadora recebem o público para duas visitas guiadas, que acontecem às 11h e às 16h. As vagas são limitadas (30 para cada visita) e os interessados podem fazer inscrição até o dia 15 de outubro através do telefone (41) 3229-4436 ou do e-mail educativamuma@fcc.curitiba.gov.br. Desconstrução da Paisagem tem apoio do Fundo Municipal de Cultura.

Serviço: Desconstrução da Paisagem-Exposição de Isidro Blasco Curadoria: Denise Gadelha Local: Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMA) – Sala Célia Neves Lazzarotto Av. República Argentina, 3430 – Portão – Curitiba (PR) Abertura: 18 de outubro - 10h Período: De 19 de outubro de 2014 a 01 de fevereiro de 2015.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário