quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Coluna do dia 02/10/14

***SAMBA COM RAÍZES RURAIS NA CAIXA CULTURAL*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, no dia 7 de outubro, às 20 horas, o show Beira do Rio, do cantor, compositor e instrumentista Alexandre Rezende, oitavo convidado do projeto Samba de Bamba deste ano. O músico propõe um percurso afetivo por sambas que formaram sua identidade musical, produzidos em seu estado natal, Minas Gerais, e em outras regiões, mais ao norte do país. Evoca, assim, músicas que estão “na beira” do consagrado berço do samba, o Rio de Janeiro. Acompanham o músico os instrumentistas Lucas Telles (violão de 7 cordas e direção musical), Leo Eymard (violão e viola caipira) Daniel Guedes (percussão) e Abel Borges (percussão). 

No repertório, estão obras de compositores mineiros como Catoni, natural de Ouro Preto e que pertenceu à ala de compositores da Portela, João Bosco, Mauro Duarte e Geraldo Pereira, além dos Baianos Roque Ferreira e Caetano Veloso e do alagoano Dominguinhos. Alexandre apresenta também uma tradicional cantiga de tropeiro de domínio público, Marcolino. Ao revisitar as origens da música popular, Alexandre apresenta um pequeno panorama que reflete a diversidade e as peculiaridades do samba feito fora dos limites do estado do Rio de Janeiro. Entre releituras e algumas canções autorais, serão recriados os percursos trilhados pelo gênero ao se encontrar com o calango, o baião e as origens sertanejas, o afoxé e o samba-canção, de Roque Ferreira a Ary Barroso – de quem é primo distante. 

O músico - Alexandre Rezende cresceu em Sabinópolis, interior mineiro, ouvindo a bisavó contar histórias das longas festas realizadas para celebrar as visitas do já famoso cantor Ary Barroso à cidade. Foi ali que, em meio a rodas de viola, congados e marujadas, descobriu seu caminho como sambista. O músico começou a se apresentar ainda muito jovem na noite de Belo Horizonte. Em 2003, foi finalista com três composições próprias no primeiro festival da Coopersamba, evento criado por um grupo de sambistas da capital mineira. 

Após participar por 10 anos de grupos como Clã do Jabuti, Samba da Silva e Chapéu Panamá, Alexandre se lança em carreira solo, além de participar do projeto Expresso Sarandí, com um grupo de compositores mineiros que pesquisam e tocam o samba rural. Em 2013, foi vencedor da sétima edição do concurso "Novos Bambas do Velho Samba", do bar Carioca da Gema, no Rio de Janeiro. Atualmente está preparando o seu primeiro disco, que deve ser lançado no início de 2015, com direção musical do violonista e arranjador Lucas Telles. 

***Ambiente premiado***


Crédito da foto: Ricardo Pacak.

***Os arquitetos Karla e Filipe Bender encerram sua 12ª participação na Casa Cor Paraná em grande estilo. O espaço assinado por mãe e filho foi escolhido pelos profissionais participantes da mostra como o melhor projeto de uso público, em premiação que aconteceu no último domingo (28.set). Reunindo homenagem ao colunista Dino Almeida e diversas referências nacionais e internacionais, o Lounge de Eventos Masisa foi um dos grandes destaques da 21ª edição da Casa Cor Paraná, que se encerra no próximo domingo, dia 05 de outubro.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A Loja Liz Pátio Batel dá início à segunda edição da campanha Outubro Blush, de conscientização de suas clientes em relação ao câncer de mama. O Outubro Blush é um evento em alusão ao Outubro Rosa, com objetivo de informar as consumidoras e, ao mesmo tempo, ajudar instituições que trabalham no atendimento às mulheres vítimas da doença.

*****A minuta do Plano Estadual de Cultura do Paraná (PEC/PR), aberta para consulta pública em 12 de junho, será apresentada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) em audiências públicas nas oito macrorregiões do Estado de 10 a 23 de outubro. As cidades que vão sediar os encontros são Francisco Beltrão, Toledo, Ponta Grossa, Maringá, Fazenda Rio Grande, Londrina, Paranaguá e Guarapuava. O documento está disponível no site da SEEC (www.cultura.pr.gov.br) para receber sugestões até o dia 31 de outubro.

*****Bruna Freitas, conhecida como DJ Naná Fracta, é atração principal desta quinta-feira, dia 2, no TAJ Curitiba. O QuinTAJ ainda conta com a apresentação do DJ Kojake, residente da casa. Envolvida com a música desde criança, Naná Fracta teve o primeiro contato com o canto ainda na infância, num coral de igreja. Estudou canto erudito e piano por três anos e formou-se em Canto Popular pelo Conservatório de Música Popular Brasileira em 2001.

*****A Literato Comunicação e Conteúdo passa a ser responsável pela assessoria de imprensa da primeira unidade em Curitiba da rede Sobrancelhas Design, a maior franquia especializada em design de sobrancelha do Brasil. Com sede em Recife (PE), o grupo conta com 165 lojas no Brasil, Estados Unidos e Guatemala.

*****No ano em que a Universidade Positivo (UP) expande suas atividades na Educação a Distância (EAD) pelo Brasil, a instituição sedia o maior evento do setor: o Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED). O fórum de debates e atualização profissional traz 56 apresentações em sessões plenárias, 11 keynote speakers, 45 mesas-redondas, mais de 150 trabalhos científicos e 56 pôsteres, reunindo pesquisadores, educadores, consultores empresariais e dirigentes de organizações educacionais do Brasil, Canadá, Estados Unidos, Noruega, Taiwan, Turquia e Uruguai, que contribuem direta ou indiretamente para a inovação da educação a distância no mundo. A programação completa do evento está disponível no site www.abed.org.br/congresso2014.

*****O ParkShoppingBarigüi terá sua fachada principal toda iluminada na cor rosa, a partir desta quarta-feira, 01, em apoio a Campanha Outubro Rosa. Esta é a terceira vez que o shopping ilumina sua fachada para entrar no espírito do evento internacional que visa conscientizar as mulheres para os riscos do câncer de mama e do diagnóstico precoce.

*****O Museu Oscar Niemeyer (MON) terá uma programação especial para a Quinta + MON. No dia 2 de outubro, quinta-feira, o horário de funcionamento do museu vai das 10h às 20h, e a partir das 18h a entrada é gratuita.

*****Outubro chega na Rede Cinesystem com muitas novidades, entre lançamentos e sucessos que retornam às telas curitibanas nas versões 3D. A partir desta quinta-feira (2/10), uma programação que valoriza os filmes e animações infantis pode ser vista nas salas dos Shoppings Cidade, Curitiba e Total. Serão cinco estreias e três relançamentos para agradar crianças de todas as idades.

*****A cantora paulista Juçara Marçal se apresenta no palco do Teatro do Paiol no próximo sábado (4), às 21h. O show será realizado para o lançamento do álbum "Encarnado", seu primeiro trabalho como cantora solo. No espetáculo estão presentes duas guitarras, um cavaquinho e uma rabeca, tocados por Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Thomas Rohrer - seus parceiros no projeto.

*****A Rede Multiplan prepara uma ação simultânea em shoppings da rede para comemorar o Dia das Crianças. Aqui em Curitiba o ParkShoppingBarigüi comemora o dia com os pequenos assistidos pelo CEI Miriam – Associação Comunitária Presbiteriana. Na próxima quarta-feira (08), cerca de 40 crianças, de 9 a 12 anos, serão beneficiadas. Os pequenos terão a manhã toda para brincar no Hot Zone, almoçar no McDonald´s e participar de uma atividade recreativa que a Cia. Athlética preparou especialmente para eles.

*****Neste sábado, dia 04 de outubro, o escritor André J. Gomes desembarca em Curitiba para o lançamento de seu livro “Cartas de Amor a Toda Gente”, em parceria com a Editora Lumos, que será realizado na FNAC,do ParkShoppingBarigui às 19h30. Toda a renda das vendas dos exemplares de lançamento será revertida ao festival “Era uma vez...eram duas, eram três”, que levará crianças de lares ao teatro. O projeto tem à frente a Montenegro Produções Culturais.

*****A 65ª edição do Salão Paranaense, uma das principais premiações de artes plásticas do Brasil, divulgou o nome dos artistas selecionados. Ao todo foram 618 propostas, porém 60 não foram inscritas por não estarem de acordo com o regulamento, totalizando 558 analisadas. Nesta edição os artistas enviaram as propostas em DVD ou CD, diferente das edições passadas que a seleção era feita pela análise de portfólios com fotografias impressas. O resultado está disponível nos sites da SEEC (www.cultura.pr.gov.br) e do MAC (www.mac.pr.gov.br).

***Especialistas lançam Livro “Lei Anticorrupção”***


Crédito da foto: Dani Santana.

Na foto: Mateus Bertoncini, Ubirajara Costódio Filho e José Anacleto Abduch Santos.

***Foi super prestigiado o lançamento do Livro “Lei Anticorrupção” na última segunda-feira, dia 29 de setembro, na Livraria da Vila do Pátio Batel, que contou com a presença de mais de 400 pessoas. A publicação é editada pela Editora Revista dos Tribunais e é a primeira no seu formato. A obra foi produzida por três autores paranaenses: José Anacleto Abduch Santos, Procurador do Estado do Paraná, Mateus Bertoncini, Procurador de Justiça do Estado do Paraná e advogado Ubirajara Costódio Filho, sócio-fundador do escritório de advocacia Hilú, Costódio Filho & Caron Baptista.

***Almoço no Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu***

***O Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu, em Curitiba, promove almoço paroquial no domingo, 5 de outubro, a partir das 11h30. No cardápio, maionese, salpicão de frango, legumes e folhas, coxa e sobrecoxa de frango assadas, posta recheada, capeletti ao molho catupiry, espaguete ao alho e olho e arroz branco. O dinheiro arrecadado será revertido em obras da igreja. O investimento é de R$ 30,00 por pessoa. Haverá também serviço de marmitex a partir das 11h. O santuário fica na Rua Germano Mayer, 410, bairro Cristo Rei, esquina com a Rua Souza Naves. Mais informações: (41) 3262-7084.

***Outubro Rosa na Impelle ajudará Associação das Amigas da Mama***


Crédito da foto: Divulgação.

***No mês de outubro, a Impelle estará cor de rosa. Isso porque esse ano a empresária Sylvia Sartorelli, em parceria com a Melon Melon e com a Associação das Amigas da Mama, abraça o Outubro Rosa. Será uma ação especial que terá início com um coquetel especial na Impelle, no dia 2 de outubro, a partir das 11h, na loja Batel, mas que continuará pelo mês rosa todo. Na ocasião, camisetas especialmente criadas pela Melon Melon estarão à venda na Impelle (lojas Batel e Cabral) por R$ 89,00 com a renda 100% revertida para a Associação Amigas da Mama. Também no dia 2, será dado o "start" para o complemento dessa campanha em que a loja Impelle arrecadará durante todo o mês de outubro, lenços e sutiãs (novos ou usados) que também serão doados à Associação.

"Toda ajuda é bem-vinda, seu tempo, seus tesouros e seus talentos farão a diferença. Atendemos mulheres de todas as classes sociais com igualdade, mas o maior número delas possui baixa renda e, após cirurgia de retirada de mama, a baixa estima as afeta diretamente, por isso a Associação Amigas da Mama busca parcerias como esta para atender mais mulheres na doação de próteses externas, porta dreno, almofada pós-cirúrgica e demais serviços totalmente gratuitos disponíveis à comunidade. Os lenços e sutiãs são muito importantes", explica Valéria Lopes, presidente da Associação Amigas da Mama.

Como o SUS não paga a cirurgia reparadora, as voluntárias reformam os sutiãs doados, aplicando uma prótese de tecido, que depois são distribuídos às pacientes. "Nossa ideia era buscar uma ação que, além da data do lançamento da Camiseta Outubro Rosa, também pudesse ter um mês inteiro para arrecadar fundos para uma associação tão séria como a que escolhemos", conta a empresária Sylvia Sartorelli. Vale lembrar que qualquer pessoa pode doar, basta apenas chegar a uma das lojas Impelle (Batel ou Cabral) durante o mês de outubro. "Estamos muito felizes em poder ajudar uma causa tão nobre que ainda atinge tantas mulheres no Brasil. Mas temos certeza que, se cada um puder fazer sua parte, podemos alertar cada vez mais mulheres para o diagnóstico precoce", diz Sylvia.

Serviço: Impelle Rosa Quando: quinta-feira dia 2 de outubro Horário: a partir das 11 horas na loja do Batel. Doações: Impelle Rua Dr. Carlos de Carvalho, 2073 - Batel - (41) 3018-5461 / 9846-2332 Rua Bom Jesus, 529 - Cabral - (41) 3016-3261 / 9759- 0100 www.impelle.com.br

***Grupo RIC realiza a 4ª edição do Conexão Mercado Nacional***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Grupo RIC Paraná e Santa Catarina esteve reunido, entre os dias 26 e 28 de setembro, com os executivos do Grupo RIC, diretores da Rede Record e os mídias das principais agências de publicidade do País, na 4ª edição do Conexão Mercado Nacional. Na ocasião, foram apresentadas as plataformas e projetos do Grupo RIC nos dois estados, para o próximo ano. O objetivo desse encontro foi fortalecer vínculos, dividir experiências e vivenciar momentos de descontração.

As boas vindas foi conduzida pelo jornalista, e apresentador do programa Hoje em Dia, da Rede Record, Celso Zucatelli, além dos presidentes executivos do Grupo RIC Paraná e Santa Catarina, Leonardo e Marcelo Petrelli.

***Projeto mais Criativo***


Crédito da foto: Daniel Sorrentino.

Na foto: Os arquitetos Giovana Kimak e André Largura, no ambiente “Lugar de Criança”.

***O ambiente “Lugar de Criança”, dos arquitetos Giovana Kimak e André Largura recebeu o prêmio Espaço mais Criativo, da Casa Cor Paraná 2014. O resultado foi anunciado neste domingo (28). Um cenário novo, inexplorado e conceitual, no espaço as regras convencionais são abolidas, colocando em evidencia a flexibilidade e a mobilidade na busca por novas experiências. Durante toda a mostra o ambiente tem sido palco onde conceituados profissionais ministram oficinas aos fins de semana, promovidas pela Livraria Navegadores. Artes visuais, gastronomia, design e moda são alguns dos temas.

***90 anos, reconhecimento e muita festa***


Crédito da foto: Divulgação.

***No último domingo, a senhora Laís Moreira Amarante comemorou 90 anos. O almoço foi na Associação Médica do Paraná e reuniu 170 convidados entre familiares e amigos, como os membros da Academia Paranaense de Odontologia, e outros ilustres como Omar Sabbag Junior, Carlos Moreira Junior, Ivo Moreira, Ricardo Pasquini, Léo Kruger e Monir Tacla.

Laís Moreira Amarante é cirurgiã-dentista formada pela UFPR. Iniciou a carreira nos consultórios dos grupos escolares e foi dentista sanitarista da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná por 50 anos. Neste período repassou conhecimentos de saúde pública pelo país e ajudou a implementar o programa de fluoretação das águas de consumo no Paraná, importante passo para que fosse alcançada a meta da cárie zero entre as crianças do estado.

***8º ENAFE concretiza Foz do Iguaçu na rota dos grandes eventos jurídicos no Brasil***

***O 8º Encontro Nacional de Advogados Públicos Federais é realizado anualmente e já consolidado em seu objetivo de reunir os profissionais membros dos Poderes Executivo Federal, Legislativo e Judiciário com as demais carreiras jurídicas, políticas e empresariais de todo o país, para debaterem temas relevantes para a sociedade brasileira. Neste ano, Foz do Iguaçu (PR) é a cidade escolhida para receber o evento que acontece entre os dias 15 e 17 de outubro e traz como tema A Advocacia Pública Federal e a Defesa do Patrimônio Público. Promovido pela União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (UNAFE), o encontro, que está entre os maiores eventos da Advocacia-Geral da União (AGU), contará com representantes da bancada parlamentar de Curitiba, além de nomes de peso como o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Castro Meira, que irá presidir a mesa da palestra de abertura.

“O 8º ENAFE irá discutir sobre a relevância da atuação dos Advogados Públicos Federais na defesa dos interesses do cidadão brasileiro. Buscamos reunir os membros da Advocacia-Geral da União e renomadas autoridades para debater o atual modelo do exercício das atividades de consultoria e assessoramento, reafirmando a atuação dos Advogados Públicos Federais como essencial para a defesa do patrimônio público no Brasil”, afirma o Procurador Federal e Diretor-Geral da UNAFE, Carlos Marden. A programação dos três dias de evento inclui palestras e painéis com assuntos diretamente relacionados às preocupações atuais da Advocacia Pública Federal.

A Advocacia Pública Federal e a Defesa do Patrimônio Público; Investimentos na Advocacia Pública Federal: Garantia de Prevenção e Combate à Corrupção e Legalidade, Transparência e Celeridade de Licitações Públicas são os assuntos que guiarão as três rodadas de palestras. As últimas edições do ENAFE contaram com a participação de renomados juristas como Antônio Bandeira de Mello, e diversas autoridades, entre elas o Ex-Presidente do Superior Tribunal Federal, Carlos Velloso; o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; e o Presidente do Congresso Nacional, Senador Renan Calheiros.

Foz do Iguaçu como polo jurídico - Foz do Iguaçu (PR) tem se tornado uma das cidades turísticas que mais recebe investimentos públicos e privados, em praticamente todas as áreas. Por serem os responsáveis por viabilizar juridicamente as políticas públicas do Estado e, assegurarem aos cidadãos a proteção de seus direitos, os Advogados Públicos Federais possuem grande atuação na região, escolhida para sediar o 8º ENAFE. Influentes na criação de políticas que assegurem a boa aplicação dos recursos públicos e a defesa do patrimônio público brasileiro, a Advocacia-Geral da União trabalhou nos últimos anos em grandes obras como a implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), a reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, e a implantação do viaduto na conexão entre a BR-277 e a Avenida Paraná. Serviço: 8º ENAFE - Encontro Nacional de Advogados Públicos Federais Data: De 15 a 17 de outubro Local: Mabu Thermas Grand Resort, Foz do Iguaçu (PR) Informações e inscrições: www.unafe.org.br/enafe

***Drogas lícitas e ilícitas causam grandes problemas nos condomínios***


Crédito da foto: Divulgação.

***As drogas, lícitas ou não, são um dos grandes problemas da sociedade. Da mesma forma, afeta frequente a maioria dos condomínios. “Muitas vezes o síndico não sabe como proceder e, por isso, estamos realizando esse trabalho de orientação”, destacou a presidente do Conselho de Síndicos do Secovi-PR, Siomara Freitas, durante uma palestra abordando o tema e a legislação pertinente, que ocorreu nesta terça-feira (1), na sede do Secovi-PR. O mesmo tema será abordado em um curso que será ministrado no próximo dia 16, pela Universidade Livre do Conhecimento Imobiliário e Condominial (Unihab). Segundo o professor da Unihab e gerente de Instrução da Guarda Municipal de Curitiba, Luiz Antonio Rubin, que proferiu a palestra, o conhecimento da legislação e a divulgação dessas informações nas áreas comuns do condomínio ajudam a solucionar grande parte dos aborrecimentos.

“É importante que o síndico domine o tema e o insira no Regimento Interno, para minimizar os problemas”, explicou. Segundo ele, algumas medidas de segurança como melhora na iluminação e a instalação de câmeras de monitoramento também são atitudes que inibem os excessos por parte de moradoras. “No caso das drogas lícitas, o conhecimento e utilização do que prega o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) é de extrema importância para evitar incômodos posteriores e a utilização de bebidas alcoólicas e de tabaco, principalmente, dos narguilés, por adolescentes em áreas comuns”, afirmou Rubin.

Segundo Siomara, muitas pessoas acreditam que a maior parte dos aborrecimentos nos condomínios são ocasionados por outros motivos, mas desconhecem que os gerados por meio das drogas lícitas e ilícitas são muito mais comum do que se imagina. “Quase que diariamente, reincidentemente, eles [problemas] ocorrem, então é preciso que o síndico esteja muito bem embasado para manter a ordem e resguardar o bom convívio entre os moradores”, explicou.

***Música eletrônica na lata do energético Fusion***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com turnê agendada para o Brasil no começo de outubro, o DJ holandês Armin van Burren é um dos homenageados nas latas de Fusion Energy Drink. A marca de energético da Ambev, e parceira do cenário eletrônico, lança este mês uma série de latas colecionáveis inspiradas nos DJs internacionais mais famosos do mundo. Ao receber um exemplar da sua própria lata, Armin comentou: “Uma lata minha, com a minha cara é algo que me deixa surpreso. Todos os dias que algo assim acontece na minha carreira eu fico ‘wow’, isso é incrível. Eu não conseguiria imaginar isso.” A turnê Armin Only acontece no dia 03 de Outubro em São Paulo, no Anhembi. Para mais informações: www.fusionenergydrink.com.br


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário