sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Coluna do dia 08/08/14

***VIOLA COM VEIA ROCK’N’ROLL, NA CAIXA CULTURAL CURITIBA***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 15 a 17 de agosto, o projeto musical Tem Viola no Rock, uma reunião de grandes nomes da viola com expoentes do rock nacional. Matuto Moderno se apresenta com o guitarrista do Sepultura Andreas Kisser, no dia 15; Moda de Rock toca com Pepeu Gomes no dia 16; e Charme Chulo com Sérgio Britto, no dia 17. Em cada show, com duração de 70 minutos, os músicos tocam composições próprias e grandes clássicos do rock e da música caipira. A mistura entre rock e viola não é, propriamente, uma novidade. Há 15 anos, o grupo Matuto Moderno toca ritmos típicos da cultura caipira com formação de rock, em um caminho seguido pelos curitibanos da banda Charme Chulo. Já a dupla Moda de Rock toca rock com duas violas caipiras.


O projeto une os três grupos a três grandes nomes do rock para que, lado a lado no palco, mostrem todo o potencial rock’n’roll da viola caipira. Os músicos - Na estrada há 14 anos, o grupo Matuto Moderno, formado por Ricardo Vignini, Marcelo Berzotti, Ricardo Berti, Zé Helder, Edson Fontes e André Rass, tem como proposta revelar o universo da cultura caipira com uma instrumentação típica de bandas de rock. A dupla Moda de Rock nasceu a partir do sucesso no Youtube, com vídeos da dupla Ricardo Vignini e Zé Helder, membros do grupo Matuto Moderno, tocando clássicos do rock com duas violas. A ideia era mostrar a potencialidade do instrumento para os alunos e reviver a trilha sonora de suas adolescências, mas o sucesso do CD Moda de Rock – Viola Extrema, em 2011, levou-os a fazer shows por todo o Brasil e nos Estados Unidos.


A curitibana Charme Chulo, criada pelos primos Igor Filus e Leandro Delmonico, mistura música caipira de raiz com rock inglês dos anos 80. Também formada por Peterson Rosário e Rony Jimenez, a banda conhecida por hits como “Polaca Azeda” e “Barretos” ainda realiza turnê pelo país de seu primeiro disco, de 2007, que chegou à segunda tiragem. Desde 1987, o guitarrista Andreas Kisses vem mostrando o rock pesado do Sepultura nos quatro cantos do planeta. Desde 2003, também integra a projeto Brasil Rock Stars, com Paulo Zinner, Vasco Faé, Robson Rocco, Silvio Alemão, Daniel La Torre e Theo Werneck, com um repertório que o influenciou na decisão de se tornar guitarrista. As mesmas músicas ganham pegada blues na banda Andreas Kisser Embromation Society, que se apresenta periodicamente na noite paulistana.

O ex-Titãs Sérgio Britto viveu dos 9 os 14 anos exilado no Chile com a família, que teve que deixar o Brasil para que o pai, o deputado Almino Afonso, não fosse preso pelos militares durante a ditadura. De volta ao país, compôs suas primeiras músicas inspirado pelos textos de Torquato Neto e, no Colégio Equipe, conheceu os futuros integrantes dos Titãs, que se reuniriam, pela primeira vez, em 1981. O tecladista é o compositor com mais canções gravadas no grupo, como “Marvin” (com Nando Reis), “Comida” (com Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes) e a recente “Epitáfio”. Em 2011, lançou o CD solo A minha cara, com canções próprias e em parceria com Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes.

Considerado pela revista Guitar World de 1988 um dos 10 melhores guitarristas do mundo na categoria world music, o baiano Pepeu Gomes se tornou conhecido quando, em 1969, acompanhou Gilberto Gil e Caetano Veloso no show que originaria o disco Barra 69. Faria história como integrante do grupo Novos Baianos. Em 1978, decidiu se lançar em carreira solo e, com os irmãos Didi e Jorginho Gomes, lançou o antológico Geração do Som, que abriu caminho para a guitarra virtuose no Brasil. Serviço: Show: Tem Viola no Rock Local: Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 15 a 17 de agosto de 2014 (sexta-feira a domingo Ingressos: Vendas a partir de 09 de agosto (sábado). R$ 20 e R$ 10.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Na manhã deste sábado (09), a OPET promove o tradicional Dia da Família. O evento acontece das 9h às 12h e tem o intuito de reunir pais e alunos para que todos se conheçam e possam desfrutar de um dia de atividades interativas com piquenique e outras ações em grupo.

*****O romance "Tela Vazia", do jovem escritor curitibano Gustavo Moreira, 20 anos, será lançado neste sábado (8), na Livraria do Chain, às 10h30, com a participação especial do violonista João Henrique Rodrigues. Gustavo, no ano passado, surpreendeu o mercado literário de Curitiba com "Sem Limites", primeiro romance, publicado de forma independente. O segundo livro, editado pela Arte Editora, o autor mostra um sistema educacional totalmente dominador, no qual os alunos aprisionados são treinados para tornarem-se adultos operários, tratados como peças descartáveis.

*****Grandes humoristas brasileiros de Stand Up Comedy se encontram nesta terça-feira (12/8) no palco do bar +55 para uma noite do projeto Mais Comédia. A cada semana, Marco Zenni convida dois artistas, um local e outro nacional, para dividir o palco da casa. Neste dia, o paulista Victor Sarro, conhecido por suas participações nos programas de TV Esquenta! e Encontro, e o curitibano Serginho Lacerda comandam a sessão de gargalhadas na casa.

*****As experiências dos moradores da Vila Almeida, na ilha de Guaraqueçaba, que vivem da pesca no manguezal é o pano de fundo para o livro-reportagem "Com os pés na Lama", do jornalista Robson Custódio, que a Editora Íthala lança nesta segunda-feira (11), nas Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui, a partir das 19h30. A obra é resultado de seu TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo da UniBrasil, que recebeu da banca examinadora a nota 9,5, e conta com o prefácio de José Carlos Fernandes, jornalista da Gazeta do Povo, e apresentação de Maura Oliveira Martins, coordenadora do curso de jornalismo da UniBrasil e orientadora do projeto na época.

*****Estão abertas as inscrições para as oficinas de Análise e Criação Literária e para os Laboratórios de Leitura da Fundação Cultural de Curitiba. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de agosto, e o valor é a doação de um livro literário. Ambas oferecem certificação (80h nos laboratórios e 40h nas oficinas) para os participantes que tiverem, no mínimo, 80% de presença. Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas pelo e-mail coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br e pelo telefone: (41) 3321-3317.

*****Os irmãos e DJs Diego Palladino e Alex Soul apresentam seu projeto It´s so Good neste domingo, dia 10 de agosto, no Classic Sunday do TAJ Curitiba. O warm up fica por conta do DJ Kojake, residente do badalado bar. Diego Palladino e Alex Soul, integrantes do projeto It´s so Good, têm mais de dez anos de carreira e fazem parte do elenco dos principais clubes da capital paranaense. Assumiram a direção de uma das principais rádios lounge do país, a Leevyn, que direciona suas trilhas para um público com perfil mais crítico e requintado. Os DJs curitibanos trazem para o palco sua refinada qualidade musical, o gosto em criar experiências sonoras e o desejo de proporcionar momentos únicos em cada apresentação.

***Beleza monocromática***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Clássicos na decoração, as cores branca e preta nunca saem de moda. A combinação delas deixa o ambiente com personalidade forte, mas exige alguns cuidados para não errar a mão e deixar o projeto carregado. A arquiteta Viviane Loyola explica que o segredo para criar em preto e branco está na escolha dos móveis e na riqueza dos detalhes, usando peças com desenho diferenciado. “O que sempre procuramos é compor com objetos de decoração e tons que quebrem a monotonia do preto e branco. Outra solução é o uso de peças com vegetação”, complementa Viviane. Para a arquiteta Lisiê Tavares Pissetti, o contraste das cores no ambiente o torna sofisticado, mas quando é demais, pode deixar o espaço cansativo. A dica de Lisiê é prezar sempre pelo equilíbrio, dosando a diferença.

Por ser uma combinação que não fica ultrapassada, as cores podem ser usadas em qualquer ambiente, inclusive nos banheiros, lavabos, quartos e áreas de serviço. Rosana Risnei, especialista em tecidos e revestimentos da loja Decormade Living, sugere que em ambientes íntimos o ideal é usar como contraponto materiais que tragam aconchego aos espaços, como tecidos mais encorpados, naturais e madeira. A aposta para o mobiliário grande, segundo Viviane, deve ser voltada para o branco, evitando assim que o ambiente fique carregado. “Quando usamos a mesa de jantar na cor preta, procuramos cadeira na cor clara e vice-versa. O ideal é priorizar a harmonia na composição, não existe uma regra”, salienta.


Ambientes pequenos - Engana-se quem pensa que a combinação monocromática não pode ser usada em ambientes pequenos. A harmonia do ambiente precisa ser complementada com um bom projeto luminotécnico e espelhos. “Essa combinação favorece a sensação de um ambiente maior e ainda destacam os adornos da decoração”, acrescenta Lisiê. Para quem prefere não arriscar, Rosana aconselha abusar do branco e guardar o preto para os detalhes, como velas, taças e vasos.

Outro recurso muito usado para decorar em preto e branco é brincar com as estampas e o liso, deixando a composição menos cansativa e até mais divertida, visto que o monocromático tende a deixar tudo mais sério. “O primeiro passo para ter uma decoração em preto e branco irresistível é definir o que se quer. Um ambiente contemporâneo e minimalista pede linhas precisas de branco puro e preto total. Para o casual e chique, uma mistura descontraída de peças e padrões. Por último, o clássico e elegante, que pede detalhes e padrões mais requintados”, finaliza Lisiê.

***GOVERNADOR BETO RICHA PARTICIPA DE ALMOÇO NA SEDE DA RACCO***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto, Luiz Felipe Rauen e Beto Richa.

***O casal Gisela e Luiz Felipe Rauen recebeu o governador Beto Richa para um almoço, na sede da Racco, localizada na Cidade Industrial de Curitiba. O Governador almoçou com os proprietários e mais 350 funcionários da fábrica de cosméticos. A Racco atua com marketing multinível e venda porta-a-porta, contando atualmente com mais de 400 mil consultoras, dentro e fora do país.

***Yellowart Casa realizou evento de lançamento de panelas com nova tecnologia***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: Detalhes da loja.


Na foto 02: Tatiana Murta de Toledo, administradora de Yellowart Casa, Chef Boal, representante da HappyCall, Fernanda Piccoli Klaime e Mercella Guedes de Galléas, do blog The Gourmet, e Fabiana Murta de Albuquerque, administradora da Yellowart Tapetes.

***O mundo contemporâneo exige soluções práticas e rápidas em todos os aspectos. Com o tempo cada vez mais escasso, as pessoas não têm mais disposição e tempo para ficar esfregando panelas, por exemplo. Pensando nisso, a HappyCall lançou uma tecnologia única em panelas anti-aderentes. São cinco camadas de pó de diamante que evitam qualquer tipo de aderência no interior e exterior do utensílio de cozinha. Para realizar a demonstração dessa tecnologia, a Yellowart Casa promoveu, na última quinta-feira (07), um evento para noivas, clientes, cerimoniais e blogueiras conhecerem os benefícios do produto. Apresentadas pelo Chef Boal, as panelas HappyCall são fáceis de manusear e limpar, facilitando o dia a dia de quem gosta de cozinhar, mas não tem tempo para se desgastar lavando louças. O evento foi prestigiado pelas blogueiras Nai Fachini, do blog Vou Casar, e agora?, Fernanda Piccoli Klaime e Marcella Guedes de Galleas, do blog The Gourmet.

Sobre a Yellowart - Com mais de 20 anos no mercado, a Yellowart atua no segmento de tapetes, presentes e móveis decorativos, oferecendo produtos de qualidade e atendimento personalizado, o que faz da loja uma referência quando se fala em presentes e tapetes em Curitiba. Atualmente conta com três lojas, duas físicas e uma online, com entrega para todo o Brasil. Serviço: Yellowart Casa Rua Rocha Pombo, 81, Juvevê - Curitiba (PR) Telefone: (41) 3253-3498 - www.yellowart.com.br

***Villa Bambini convida Lilian Pimenta para apresentar linha de móveis a arquitetos***

***Quarto de criança é sempre um sonho! Pensando no diferencial de seus produtos, a Villa Bambini, de Curitiba (PR), oferece com exclusividade no Paraná e em Santa Catarina a linha de móveis de madeira maciça com entalhes Lilian Pimenta, marca queridinha do eixo Rio-São Paulo. Para apresentar as peças, a nova proprietária da loja infantil, Schanna Basile, convidou a empresária Lilian Pimenta para um evento exclusivo para arquitetos. Será no dia 13 de agosto, às 16h, na Alameda Júlia da Costa, 1066.

“Os móveis da Lilian compõem a decoração da nossa loja e servem de inspiração, mas os clientes podem escolher berços, cômodas, armários e camas com design exclusivo, em uma bela releitura do clássico estilo provençal”, afirma Schanna. O rústico, o envelhecido, o ”intencionalmente improvisado” marcam presença, com junções ou emendas na madeira intencionalmente evidentes. Lilian, que virá para um exclusivo bate-papo com profissionais de Arquitetura e Design, conta que o desafio sempre foi criar móveis que fazem viajar: “Tanto através dos tempos – resgatando o passado e as memórias afetivas – como através dos sonhos, aqueles que sabemos que temos e aqueles que vamos descobrindo ao longo da vida”, conta.

A marca utiliza padrões internacionais de marcenaria e acabamento, usando materiais da maior qualidade. Para a pintura são utilizados produtos à base de água e com mínimo de solventes voláteis. Considerando os aspectos de sustentabilidade, viabilidade econômica e continuidade, são utilizadas madeiras como jequitibá rosa, caixeta, imbuia clara e cedrinho rosa. Quando as exigências estruturais permitem, MDF, compensado, lâminas e pranchas são utilizados, sem prejuízo do estilo e características únicas. A matéria-prima é de procedência garantida e em conformidade com o design e durabilidade. Serviço: Villa Bambini Alameda Júlia da Costa, 1066 - Mercês - Curitiba, Paraná Tel: (41) 3336-3920 - www.villabambini.com.br

***Branco Repaginado***


Crédito da foto: Divulgação.

***Os clientes das lojas Todeschini Alto da XV e Augusto Stresser já podem conferir o último lançamento da marca, o padrão Ouro Branco. O revestimento chega ao mercado como uma releitura sofisticada da cor, ideal para iluminar os ambientes, dando um toque de modernidade com sua textura tramada. Integrando a coleção Identidade, ele remete aos tons de branco presentes na cultura brasileira, como o algodão, o açúcar e o coco ralado. A padronagem foi desenvolvida para toda a modulação, como portas, frentes e flexíveis.

Sobre a Todeschini Alto da XV e Augusto Stresser - A Todeschini é uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina. Os produtos da marca, reconhecida por seu pioneirismo e pela constante capacidade de renovação, incluem móveis e complementos para ambientes personalizados de residências, empresas e hotéis. As lojas da Todeschini no Alto da XV e na Augusto Stresser – inauguradas respectivamente em abril de 2010 e dezembro de 2011 – trazem as novidades lançadas pela marca. Serviço: Todeschini Alto da XV Endereço: Rua Pe. Germano Mayer, 560 – Alto da XV Todeschini Augusto Stresser Endereço: Augusto Stresser, 371 – Juvevê www.facebook.com/todeschinixvestresser

***Madero participa da Festa Nacional do Feijão Preto***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Restaurante Madero marca presença mais uma vez na Festa Nacional do Feijão Preto – FENAFEP, realizada em Prudentópolis-PR, cidade natal do chef Junior Durski. Para o evento, o Madero levará o Madero Burger Truck - uma van especialmente adaptada para servir os clientes em eventos especiais. A festa, conhecida por servir a Maior Feijoada do Brasil, acontece este ano entre os dias 07 e 10 de agosto, e celebra o aniversário do município, comemorado dia 12 de agosto. Os participantes da festa poderão saborear no Madero Burger Truck uma das novidades do cardápio Madero: o Hot Dog Mexican - pão assado na hora, salsicha especial defumada e grelhada, maionese, molho chilli beans e sour cream -, além do já conhecido e premiado Cheeseburger Madero.

A FENAFEP - A Festa Nacional do Feijão é uma realização do Serviço de Obras Sociais, SOS, em parceria com empresas e entidades do município. Além da Maior Feijoada do Brasil, servida no sábado (09/08), os visitantes também poderão aproveitar um circuito de rodeio country, com montaria em touros e narração de Marco Brasil e Marco Brasil Filho e ainda um rodeio mirim, com montaria em carneiros. A festa também conta com shows nacionais, sendo a grande atração a dupla sertaneja João Bosco e Vinícius. Mais informações e programação da festa em: https://www.facebook.com/fenafep.festanacionaldofeijaopreto

***Encontro Paranaense de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos acontece segunda-feira, na PUCPR***

***Acontece na próxima segunda-feira (11) o I Encontro Paranaense de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. Organizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná, em parceria com o Curso de Direito da PUCPR, o evento proporcionará uma discussão e reflexão sobre os métodos consensuais de solução de conflitos, sem a necessária interferência do Poder Judiciário.

O objetivo é despertar na comunidade acadêmica a cultura da solução amigável, uma vez que as partes alcançam com mais efetividade suas expectativas quando os conflitos são resolvidos sem a necessidade de um processo judicial. Serviço: I Encontro Paranaense de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Data: 11/08/2014 - Horário: 8h às 17h30 Local: PUCPR – Auditório Thomas Morus | Bloco Amarelo Inscrições no site de Extensão da PUCPR Informações: (41) 3271-1368 - Entrada gratuita.

***Campanha homenageia “pai herói”***


Crédito da foto: Divulgação.

***“Mais do que pai, ele é o seu herói”. Com esta mensagem, a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais e o Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), ativaram a campanha de endomarketing para o Dia dos Pais. Até 10 de agosto, quem passar pelas duas empresas do setor de saúde, poderá conferir o material criado pela agência Ideorama Comunicação. As peças foram produzidas em duas versões, formato cartaz. Uma, em tons de roxo, azul e rosa, estampa a relação entre pais e filhas, destacando momentos da infância como “ele brincou de casinha, ajudou a decorar seu quarto e te colocou para dormir”.

A outra, nas cores azul e vermelho, traz um conceito relacionado aos meninos, com lembranças como “ele te ensinou a andar de bicicleta, jogar futebol, subir em árvores. “Estes momentos universais entre pais e filhos estão fixados na memória das pessoas. Acreditamos que a ação impacta na reflexão e valorização da figura do pai como um ‘super-herói’, que merece toda a nossa gratidão”, explica a gerente de Marketing do Hospital Santa Cruz e da Paraná Clínicas, Fernanda Slaviero Leal.

***Treinador e atleta da G-ACTION participam do I Seminário de Musculação e Nutrição Esportiva em Curitiba***


Crédito da foto: Pedro Nossol. 

***O treinador Fabio Chiodini e a atleta Angela Borges, ambos da G-ACTION – linha da Gauer do Brasil, estarão neste sábado (9), das 8h às 18h, no I Seminário de Musculação e Nutrição Esportiva, em Curitiba (PR). Vale lembrar que a modelo fitness e personal trainer Angela Borges, é a atual Campeã Overall do Arnold Classic Brasil, e também atual Campeã Brasileira Overall na Categoria Wellness de Fisiculturismo pela IFBB.

O evento acontecerá no Pequeno Auditório do Teatro Positivo, e também terá a presença do professor Waldemar Guimarães, do nutricionista Rodolfo Peres e da atleta Franciele Cabral. Fabio Chiodini, o coach oficial da G-Action Team e a atleta Angela Borges ministrarão uma palestra com o tema: “Moldando uma Campeã - detalhes que Fazem a Diferença!”. A palestra abordará a vida e a história da atleta.

"A Angela sofria bullying quando criança por ser magra demais. Acredito que este tenha sido o motivo (mesmo que inconsciente) que a levou a praticar musculação - a fim de transformar o seu corpo! Hoje ela é uma campeã, não somente nos palcos, mas na vida! Além de um físico maravilhoso, melhorou sua saúde e qualidade de vida e, de quebra, serve de exemplo para milhares de pessoas que acompanham o seu trabalho e evolução! Eu diria que ela é uma inspiração", disse Chiodini. Além da história de Angela, o treinador também abordará outros tópicos como: Treinador – a Missão; O Corpo Humano - muito mais do que um Corpo; Ciência e Teoria Aplicada - a União Faz a Força; Aspectos Fisiológicos, Biomecânicos e Cinesiológicos do Treinamento - conhecimento que Faz a Diferença. O I Seminário de Musculação e Nutrição Esportiva conta com o apoio da G-ACTION, linha de suplementos da Gauer do Brasil.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário