sábado, 11 de maio de 2013

Coluna do dia 11/05/13

***Ary Barroso - do princípio ao fim***

Um passeio pela carreira do pianista, regente, cantor e compositor de inesquecíveis sucessos da MPB, inclusive para o teatro de revista tendo musicado mais de 60 peças, com Diogo Vilela, Tânia Alves e grande elenco acompanhados de banda ao vivo.


Crédito das fotos: Victor Hugo Cecatto.

***Depois de se aventurar na pele de ícones como Cauby Peixoto e Nelson Gonçalves, Diogo Vilela, após três intensos anos de pesquisa, estudo do comportamento e da voz, encarna o compositor de “Aquarela do Brasil” no espetáculo “Ary Barroso — Do princípio ao fim”, no qual faz seu début como autor, e faz temporada no Teatro Positivo - Grande Auditório nos dias 06 e 07 de junho,às 21h. A produção local está sob o comando do produtor Adriano Vogue.


O espetáculo musicado se passa nos últimos dias de vida de Ary Barroso que, acamado, é convidado para ser homenageado pela Escola de Samba Império Serrano e ser tema do desfile de 1964. Assim, Ary Barroso vai relembrando sua trajetória, a criação de seus grandes sucessos e também a amizade com personalidades como Carmem Miranda, Lamartine Babo, Aracy Cortes, Alda Garrido e outros, apresentando um painel da vida artística levando o público a viajar pela efervescência musical das décadas de 30 e de 40. Para escrever a história, Diego Vilela teve a ajuda de familiares do compositor, que contribuíram com curiosidades, filmes e gravações.


A fonoaudióloga Glorinha Beuttenmüller, amiga de Ary, foi fonte nos estudos de composição do personagem, facilitando para que facetas fossem descobertas e encenadas com veracidade. No elenco – Tânia Alves, interpretando Ivone, esposa de Ary, e ainda os atores e cantores Mona Vilardo como Aracy Cortes e Alda Garrido, Luciana Bollina como Carmem Miranda, Reynaldo Machado como Moreno, e Alan Rocha como Grande Otelo e Esdras De Lucia e Carlos Leça como os sambistas da Império Serrano.

***DESEJO UM FELIZ DIA DAS MÃES A TODAS AS MÃES, EM ESPECIAL A MINHA MÃE ERENI LOURDES CEOLIM FLORES, POR TODA SUA DEDICAÇÃO E PACIÊNCIA...SAÚDE LUZ E SORTE A TODAS AS VERDADEIRA MÃES*** 

**********EM EVIDÊNCIA********** 

*****Neste sábado, 11 de maio, em Londrina (PR), a marca curitibana de alimentação saudável Tropical Banana abrirá sua 20ª loja no recém-inaugurado Boulevard Shopping Londrina. Atualmente, a rede está presente nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e até o segundo semestre terá unidades no sudeste. 

 *****Neste domingo, dia 12 de maio, o Galpão Thá Cultural, espaço aberto ao público, destacará dois shows musicais gratuitos. A primeira banda a subir ao palco é a curitibana Cão Baleia (www.caobaleia.com), que, às 14h, apresentará suas músicas autorais que misturam ritmos como samba indie rock, trip hour, entre outros. 

*****O empresário Deodonio Macedo Neto, proprietário da importadora de vinhos Grand Cru em Curitiba, irá reunir na próxima terça-feira (dia 14), na capital, produtores, sommeliers e especialistas do setor de gastronomia para conhecer, em primeira mão, durante o Grand Tasting 2013, rótulos selecionados de algumas das principais vinícolas do mundo.

*****Nesta segunda-feira, dia 13 de maio, o Gardeno – Gastronomia Mediterrânea vai promover um jantar harmonizado com vinhos da Importadora La Bodegha. O evento, que tem por objetivo difundir a alta gastronomia, será comandado pelo chef Mario Friggi e pelo sommelier Fábio Marquardt. Mais informações pelo telefone (41) 3016-3044 ou no site www.gardeno.com.br.

*****Termina neste domingo dia 12 de Maio no Barigui a 9ª Expo Brasil Moda Show. São aproximadamente 180 estandes que oferecem um mix de produtos: moda masculina, moda feminina, moda íntima, bolsas, acessórios, decoração, cosméticos, artesanato, enfim produtos para todos os gostos e bolsos. Um super espaço para quem quer encontrar uma grande diversidade de produtos.

*****A campanha solidária do mês das mães da rede Lady&Lord: beleza, também é Solidariedade termina neste semana. A ação que reverte, integralmente, o valor de R$10 das lavagens de cabelos para as Apaes ocorre nesta sexta-feira (10) e sábado (11) nos salões das cidades de Curitiba, Maringá, Pato Branco e Florianópolis.

*****A saborosa comida italiana será ensinada em aula show na Versadas, pelo chef e proprietário do Campania Ristorante, Rafael Strujak, na próxima terça-feira, 14 de maio, a partir das 19h15. No cardápio, purê de favas com chicória, azeitonas e crostini; risoto com camarões e estigmas de açafrão; osso buco ao vinho branco e verduras, e de sobremesa, tiramisu. A aula faz parte da temporada da Versadas – Treze Chefs e Cem Segredos, que está sendo realizada às terças-feiras até o dia 2 de julho. O investimento por aula é de R$ 150,00. Inscrições e informações sobre as aulas e cardápios podem ser obtidas pelo telefone 41 3078 3312.

*****A Livraria Cultura do Shopping Curitiba em parceria com o site Saturnália - Astrologia & Cidade realiza na próxima terça-feira (14), às 19h, mais um encontro para fomentar e difundir a cultura astrológica. Destinada a leigos, simpatizantes e estudantes de Astrologia, neste encontro interativo da série Terça Astrológica, o astrólogo João Acuio vai abordar os nodos lunares - Cauda e Cabeça-do-Dragão - eixo de desenvolvimento da jornada do herói, isto é, da consciência.A série de encontros é sempre na segunda terça-feira de cada mês, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura e a entrada é gratuita.

*****O longa-metragem "Somos Tão Jovens", dirigido por Antonio Carlos da Fontoura, estreou no cinema no começo do mês de maio e já é o filme brasileiro mais visto este ano. A película atraiu milhares de fãs da banda Legião Urbana para a frente das telonas, retratando a história de Renato Russo, líder do grupo, desde a sua fase juvenil.

***Michele Mara lança videoclipes em projeto solo no Canal da Música***


Crédito da foto: Divulgação.

***Uma das grandes revelações da nova safra da música paranaense, a cantora curitibana Michele Mara se apresenta no dia 25 de maio, às 20h, no Canal da Música (Rua Julio Perneta, 695) para apresentar o lançamento dos videoclipes “Te Encontrar”, de sua própria autoria, e “Jura”, do curitibano Charlie Gibson, no primeiro projeto solo de sua carreira. Estas canções revelam uma prévia do que vem por aí. Com um dom artístico especial e uma voz belíssima, a cantora que está trabalhando em seu primeiro disco, apresenta para seus conterrâneos um repertório voltado para canções autorais e de parceiros como Eduardo Ansay (Namastê), Leo Fressato, Ricardo Verocai, Diego Bueno (Namastê), prestigiando a cultura local, com muitos encontros musicais. De origem simples, Michele que iniciou o dom para a música ainda criança, cantando canção gospel com a família, agora vê seu sonho tomando forma.

A todo o vapor, ela se concentra no novo show e repertório, e ainda em finalizar o seu primeiro disco solo. “Estou muito esperançosa por este projeto, ele tem um gostinho especial, pois será o resultado de encontros muito deliciosos e intimistas, com pessoas queridas como o meu amigo e diretor musical Jeff Sabbag. Estou muito feliz”. Além disso, Michele continua como uma das vocalistas na Big Wilson Soul Band, que também passa por um bom momento, com lançamento de novo videoclipe. Com a banda formada por Jeff Sabbag (piano e direção musical), Endrigo Bettega (bateria), Cris (baixo) e André Barroso, Felipe Almeida e Taciane Vieira (os backings vocals), a noite será regada de participações especiais e surpresas.

A cantora que tem influências de músicos como James Brown, Jennifer Hudson, Alicia Keys, Christina Aguilera, Aretha Franklin, Jackson 5, entre outros, promete envolver a plateia. Sua primeira aparição na noite curitibana foi em 2007, em uma participação no show com a Big Time Orchestra, depois disso nunca mais parou. Entre as participações de destaque que deram visibilidade ao seu talento em todo o Brasil, estão os programas Astros (2009), Qual é o seu Talento (2011), ambos no SBT, e ainda o de ser a vencedora em 2011 do concurso Maior Imitadora do Brasil e Maior Imitadora América Latina, com a imitação da americana Aretha Franklin, no programa do Faustão da Globo, que durante a ocasião a homenageou mostrando sua história e levando o Brasil as lágrimas.

Em seu currículo também está a participação no Programa Criança Esperança (2012) ao lado de grandes nomes da música. Atualmente cursa Musicoterapia na Faculdade de Artes do Paraná, é cantora do projeto do livro e CD de Cantigas Roda de Beth Capponi, e é solista do grupo de Flash Mob, que é dirigido por Carmen Jorge, ao lado de Mauricio Vogue, Rogéria Holtz, Katia Drumond, Íria Braga, Leo Fressato, Gabriel Manita e outros artistas.

***Abertura da Exposição Coletiva Arte-725 expõe obras contemporâneas e abstratas*** 

 

Crédito da foto: Jkimieck Fotografia.

***As obras contemporâneas e abstratas da Exposição Coletiva Arte-725, no Museu Guido Viaro, em Curitiba, fizeram sucesso na abertura do vernissage e movimentou o mundo dos apreciadores de arte. A mostra faz parte do Projeto Falando de Arte e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 14 horas às 18 horas, até o dia 31 de maio.

O projeto “Arte na Caixa” - caixas fechadas com quatros obras de cada artista que estão à venda na exposição – despertou a curiosidade dos apreciadores de arte. A mostra reúne trabalhos de 18 artistas do Grupo Arte-725: Edilson Viriato, Ana Müller, Ana Serafin, Beatriz Gonçalez, Cida Lemos, Cirlei Gonçalves, Denise Abujamra, Elisângela Strasser, Elisiane Corrêa, Kátia Kimieck, Luiza Uady, Luiz Lavalle, Mara Franco, Marilene Zanchet, Marinice Costa, Odilon Ratzke, Ro Sampaio e Silvana Camilotti.

 ***BATERISTA DO PARALAMAS DO SUCESSO LANÇA LIVRO NA SARAIVA DO SHOPPING CRYSTAL***


***Um dos integrantes de uma das maiores bandas do rock nacional, os Paralamas do Sucesso, lança seu segundo livro em Curitiba na próxima segunda-feira, dia 13 de maio. E o local escolhido foi a Saraiva do Shopping Crystal – o Shopping Boutique de Curitiba. Especialista na Segunda Guerra Mundial, João Barone escreve sobre a presença brasileira no conflito, desfazendo mitos e apresentando histórias surpreendentes em 1942: O Brasil e Sua Guerra Quase Desconhecida.

O interesse do autor por esse momento da História vem da infância, quando a guerra concorria com as canções dos Beatles como seu maior elemento de fascínio. Se, por um lado, o som produzido pelas baquetas de Ringo Starr o levou a montar uma das bandas de rock mais influentes e bem-sucedidas de sua geração, o fato de seu pai ter sido um dos 25 mil pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que se dirigiram ao front europeu manteve aguçada sua curiosidade sobre o conflito. O lançamento, seguido por uma sessão de autógrafos, acontece a partir das 19h.

***C&S Indica***


***A DIVA ABSOLUTA ESTÁ DE VOLTA***


Crédito da foto: Lua Music.

***A foto acima mostra a felicidade de Angela Maria com seu primeiro DVD de carreira. É verdade que já existe um DVD da cantora – ou melhor, um programa da série Grandes Nomes, gravado pela TV Globo em 1980, que foi adaptado para o formato. Mas Estrela da canção popular foi pensado pelo produtor Thiago Marques Luiz para documentar a carreira de Angela, uma cantora que ganhou destaque ainda na era do rádio, na década de 50, impressionando a todos com sua potente voz.

Isso sem nunca ter estudado canto, como ela bem frisa na entrevista que permeia os números musicais do DVD. É nele que os fãs da Sapoti vão encontrar seus grandes sucessos entre eles “Falhaste Coração”, “Abandono”, “Gente Humilde” e “Vida de bailarina”, além de músicas gravadas em seu último álbum, como o “O portão” e “Esse cara. Os números foram extraídos do show que a cantora realizou em maio de 2012, em São Paulo. E, em um momento tão especial de sua carreira, Angela não poderia deixar de receber o amigo e companheiro de shows e gravações: Cauby Peixoto. Angela – para nossa alegria – nem pensa em parar. Aliás, a dupla. Está previsto para este ano ainda um novo álbum – o terceiro – que irá reunir novamente as vozes de Angela e Cauby.

***Restauração Cultural*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***O mobiliário da Moss Para Casa está presente no projeto de reforma de um dos patrimônios históricos de Curitiba, o espaço cultural Solar do Rosário. Com assinatura dos arquitetos Maurício Pinheiro Lima e Carla Mattioli, o mobiliário da Moss vai atender o novo café do local, com soluções que comportam perfeitamente os equipamentos necessários ao funcionamento do ambiente, além de lavabo e atendimento. Os acabamentos escolhidos foram a pintura Oltramare fosca e o melamínico Noce Marmora.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário