sexta-feira, 5 de abril de 2013

Coluna do dia 05/04/13

***Humor à francesa no Teatro Guaira, dentro da programação do Festival de Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Vera Zimmerman, Ilana Kaplan, Marat Descartes, Marco Antônio Pâmio, Henrique Stroeter, Flávia Teixeira e Hugo Coelho formam o elenco da comédia ´O Terraço´, de Jean-Claude Carrière, que tem apresentações nesta sexta e sábado, às 21h  no Guairão, dentro da programação do Festival de Curitiba. Na França, durante o café da manhã, uma mulher dá ao marido a notícia de que pretende se divorciar. Com isso, o melhor destino para o apartamento que dividem é a locação.

Tendo como atrativo um ensolarado e misterioso terraço, o imóvel passa a ser visitado por possíveis locatários, intermediados por uma habilidosa e esperta corretora. Os complexos e engraçados visitantes causam empatia e divertem por suas peculiaridades, se relacionando uns com os outros enquanto o casal briga, argumenta e discute seu drama real. A direção é de Alexandre Reinecke.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A Presidência do Secovi preparou um Café Colonial para comemorar o dia do Jornalista. O evento acontece nesta sexta (05) as 17h na sede do Secovi (Rua Doutor Pedrosa, 475), no auditório do térreo. Desejamos a todos os prosissionais sucesso e saúde.

*****O Centro Europeu realiza na próxima segunda-feira (8), a partir das 14 horas, uma oficina de culinária para crianças do Hospital Pequeno Príncipe. A atividade, que será coordenada por alunos do curso de Chef de Cuisine Restaurateur do Centro Europeu, faz parte do projeto Pratos do Brasil, desenvolvido em prol do hospital.

*****A Praça da Espanha vai ficar com as cores da Heineken durante o Empório Soho – Gastronomia na Palma da Mão, que acontece nos dias 05 e 06 de abril. A marca mais uma vez apresenta o festival gastronômico e será a bebida oficial do evento pela terceira edição consecutiva. Sempre oferecendo novas experiências a seus consumidores, a marca vai montar um lounge onde os apreciadores da boa gastronomia poderão aproveitar o bar exclusivo da Heineken, além de conferir outras ações surpresas que a marca vai realizar durante os dois dias do evento.

*****Com uma expectativa de atrair cinco mil pessoas durante o evento, o Gastronomix, consagrada quermesse da alta gastronomia, acontecerá nos dias 6 e 7 de abril, no Museu Oscar Niemayer, e terá pela terceira vez a participação do movimento Gastronomia Responsável. A iniciativa, criada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, tem como objetivo mostrar que é possível minimizar os impactos à biodiversidade ao preparar pratos saborosos e requintados.

*****Curitiba será a primeira capital brasileira a receber, entre os dias 12 e 13 de abril, a Expo Money, o maior evento educação financeira e investimentos da América Latina, que oferece serviços e palestras sobre os temas ligados à área. O evento, que acontece no Expo Unimed (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300), possibilita aos participantes aprender mais sobre os diferentes produtos financeiros e ensina como administrar da melhor forma os bens e orienta sobre os melhores investimentos. A Expo Money acontece na sexta-feira (12), das 13h às 21h30 e no sábado (13), das 14h às 20h30. A inscrição gratuita deve ser feita pelo site da Expo Money, www.expomoney.com.br.

*****A Caixa Cultural Curitiba apresenta, na próxima terça-feira (9), às 20h o terceiro filme de 2013 do projeto cinematográfico Teste de Audiência. Idealizado pelos cineastas Márcio Curi e Renato Barbieri, o projeto consiste na exibição de um filme nacional, não finalizado, e um bate-papo entre o diretor do filme e o público. A sessão de março apresentou o documentário “Revelando Sebastião Salgado”, com direção de Betse de Paula. O roteiro foi concebido numa parceria da própria diretora com Juliano Salgado, filho de Sebastião Salgado.

*****A Link Monitoramento, rede de franquias com sede em Curitiba especializada no rastreamento e monitoramento de pessoas, objetos, veículos e frotas, conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Excelência em Franchising 2013, concedido pela Associação Brasileira de Franchising.

*****A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nesta quarta-feira (10),às 20h a segunda sessão do projeto Cena HQ, desta vez, com a leitura da obra “Kardec”, dos gaúchos Carlos Ferreira e Rodrigo Rosa, com direção de Fábio Allon. “Kardec” é uma ficção histórica, que conta a origem do espiritismo por intermédio de um trecho da vida um de seus maiores expoentes: o professor e cientista Hippolyte Léon Denizard Rivail, que assumiu o pseudônimo Allan Kardec.

***Diálogo entre Vinho & Arte expõe obras de Poty com harmonização***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nesta terça-feira, 9 de abril, às 19 horas, no Museu Guido Viaro, acontece a abertura do evento Diálogo entre Vinho & Arte, que reúne a exposição do artista plástico Poty Lazzarotto e o lançamento de rótulos da Vinícola Araucária, entre eles o espumante Poty e o vinho tinto Angustifólia. A exposição fica aberta até o próximo sábado, 13 de abril, das 14 às 18 horas, e quem for vê-la poderá desgustar os vinhos.

Com o espumante Poty, a Vinícola Araucária presta uma homenagem a um dos maiores artistas plásticos do Brasil, desenhista, gravurista, ceramista e muralista, o curitibano Poty Lazzarotto (1924-1998). A Vinícola Araucária cultiva suas uvas no Primeiro Planalto Paranaense, numa região onde ainda é forte a presença do Pinheiro do Paraná – Araucária Angustifólia. Diálogo entre Vinho & Arte segue a proposta de vinícolas renomadas da Europa, Argentina e Chile, que mesclam gastronomia e arte.

***Amor em flashes***


Crédito da foto: Divulgação.

***Mais do que guardar recordações de um dia inesquecível, Braulio Delai tem o dom de captar a emoção através de uma câmera. O fotógrafo revela pequenos detalhes em uma cena que, aos olhos de quem não repara bem, esbanja emoção e alegria. Toda a técnica não poderia ser empregada de melhor maneira. Reconhecido como ícone da fotografia de casamentos em Curitiba, Braulio conhece como ninguém o que todo casal de noivos quer mostrar no dia mais especial de suas vidas.

Tendo o fotojornalismo como principal referência, suas fotos se tornam memória viva com o passar dos tempos. “Acho que meu principal diferencial é a insistência em passar o verdadeiro através das minhas imagens, pois sempre busco o momento exato e não gosto de interferir na cena”, conta. Cada detalhe desses já rendeu ao fotógrafo o prêmio revelação no Wedding Brasil 2012. “Estava entre 1.600 fotógrafos do Brasil e fui selecionado, fiquei muito feliz...”, comemora. Agora, com o apoio em tempo integral da noiva Sisi Terezin, a equipe de Braulio fica mais completa... e romântica. http://www.brauliodelai.com.

***Áfricas, do Bando de Teatro do Olodum***


Crédito da foto: Divulgação.

***Áfricas é o espetáculo que traz o renomado Bando de Teatro do Olodum de volta ao Festival de Teatro de Curitiba, 14 anos depois da apresentação de "Sonho de uma noite de verão” com Lázaro Ramos em seu elenco. A peça foi uma das sete escolhidas pela curadoria de Wagner Moura e Vadinha Moura para a Mostra Baiana do Fringe 2013. O trabalho conta um pouco da cultura africana e procura ampliar o que se aprende nas escolas sobre a herança do continente negro. A Mostra Baiana integra o Programa de Difusão do Teatro da Bahia e é realizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Sob a direção de Chica Carelli, o espetáculo traz à cena mitos e contos da África, jogando luzes sobre sua riqueza e diversidade cultural.

Cada história contada mostra uma nova textura de música, dança e cor evocando imagens de encantamento e poesia no imaginário do público infantil e adulto. “Áfricas” é baseada em dois contos africanos e em três mitos brasileiros. Os contos, um do Senegal e outro do Mali, falam sobre um caçador sabido e sobre duas irmãs. Os mitos afro-brasileiros tratam da criação do homem, de Oxumaré e de Omulu. A peça estreou em Julho de 2006 e percorreu várias cidades em uma temporada que durou cinco anos. Com 23 anos ininterruptos de atuação, o Bando de Teatro Olodum é referência no teatro brasileiro. Nascida no Pelourinho, a companhia é formada somente por atores negros.

Em sua trajetória, o Bando construiu e consolidou uma dramaturgia e estética próprias com o negro, seu olhar sobre as questões humanas e sua história econômica e sociocultural. Ficha Técnica: Chica Carelli (texto e direção). Fabio Espírito Santo (assistente de direção e iluminação). Zebrinha (coreografia). Jarbas Bittencourt (Música e Direção musical). Zuarte Jr. (figurino). Rivaldo Rio (iluminação). Maurício Roque (engenheiro de som). Arlete Dias, Auristela Sá, Cássia Valle, Cell Dantas, Ednaldo Muniz, Erica Ribeiro, Elane Nascimento, Érico Brás, Gerimias Mendes, Guilherme Silva, Jamile Alves, Jorge Washington, Leno Sacramento, Ridson Reis, Sergio Laurentino, Telma Souza e Valdinéia Soriano (elenco). Maurício Lourenço e Nine (músicos). Serviço: Data e Hora: 06/04 às 16h e 07/04 às 11h e 16h Local: Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655 - 41 3322-7150) Ingressos: R$20 e R$10(meia- entrada).

***Sorteio de Ideias na Ton Sur Ton***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: As arquitetas Viviane Loyola, Susana Fischer e Flavia Caldeira com os proprietários da Ton Sur Ton Sonia e Wilson Elias.

***Os empresários Wilson e Sonia Elias, da Ton Sur Ton, receberam os participantes da sétima edição da tradicional “Casa de Ideias” para o sorteio dos espaços que irão compor a mostra. Com previsão de inauguração para o dia 13 de junho, 15 importantes escritórios de arquitetura e design de interiores curitibanos assinarão 15 sofisticados ambientes que ficarão em exposição na loja por aproximadamente oitenta dias.

***DANÇA POPULAR BRASILEIRA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nos dias 12 e 13 às 20h e dia 14 às 19h, o show “Na Eira” do coletivo Ponto BR, formado por músicos contemporâneos e mestres da cultura tradicional. O repertório da apresentação traz toadas de bumba-meu-boi, pontos de tambor de mina, cocos, maracatus, cirandas e carimbós que, fundidos, resultam em hits atemporais. O grupo, que ganhou o Prêmio da Música Brasileira 2012, como melhor grupo regional, reúne alguns dos principais guardiões da cultura tradicional do Brasil, como o cantador de Boi maranhense, Humberto de Maracanã; o mestre Walter do Maracatu, Estrela Brilhante de Recife; e Dona Zezé de Iemanjá, ekedi e caixeira do divino da Casa Fanti Ashanti, terreiro tradicional de São Luis. Se unem, ao diálogo popular, a paulistana Renata Amaral, o pernambucano Eder “O” Rocha, o maranhense Henrique Menezes e o suíço Thomas Rohrer.

A proposta é incentivar o diálogo entre vertentes e gerações dos diversos tipos de manifestação cultural, em que diferenças estéticas, temporais e sociais, são harmonizadas revelando outra via para o fazer artístico. É necessário experimentar os saberes e as sonoridades destas tradições, suas possibilidades formais, texturas vocais e instrumentais, gerando uma sonoridade única e atemporal. “Ponto” é o nome dado aos cantos de diversos batuques, das manifestações populares, considerado arte brasileira de primeira grandeza. São melodias e ritmos, matrizes da nossa música urbana e, por terem influenciado significativamente a formação de gêneros como o samba, o forró e outros, são facilmente assimilados.

Pela memória coletiva acessamos referências nas quais reconhecemos nossa identidade cultural. Esta investigação estética está fundamentada em uma longa convivência com estas comunidades, sua cultura, seus guardiões, em pesquisas que já renderam dezenas de registros em CD e documentários destas manifestações. Toadas de Bumba-Meu-Boi, Maracatus, pontos de Tambor de Mina, Jurema, Cocos, Cirandas, Carimbós, Rojões e vários outros, fazem parte do show na eira, cujo processo de concepção é fruto de uma imersão do grupo em ensaios e encontros, registrados ao vivo, que resultaram também no CD de mesmo nome.

Oficinas: O coletivo Ponto BR realiza ainda, na CAIXA Cultural, oficinas gratuitas de Maracatu, Caixa do Divino e Bumba-Meu-Boi, conforme a programação abaixo. As inscrições devem ser realizadas, até terça-feira (2), pelo email caixacultural08.pr@caixa.gov.br, e a seleção será por ordem de inscrição. Maracatu com Mestre Walter França e Eder “O” Rocha: 13 de abril de 2013 (sábado), das 11h às 13h0 O maracatu é uma das manifestações remanescentes dos cortejos e coroações dos reis do Congo, sendo uma das principais expressões da tradição popular pernambucana. Realizada no ciclo carnavalesco, tem forte conotação religiosa. A oficina enfoca a música do maracatu nação, a partir do canto – loas ou toadas – e a percussão, chamada de baque. São 30 vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário