sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Coluna do dia 10/08/12

***JAIR RODRIGUES NA CAIXA CULTURAL CURITIBA***

***A Coluna Cultura & Sociedade através deste que é o nosso Rei Negro, deseja a todos os Pais, Saúde, paz e harmonia em seus lares.

Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta nos dias 17 e 18 às 20h e dia 19 às 19h e nos dia 24 e 25 às 20h e dia 26 às 19h, o cantor Jair Rodrigues. Neste projeto, o cantor paulista apresenta um show repleto de bossa, com canções que ficaram consagradas em sua voz e canções reconhecidas em todo o mundo. O repertório conta com as imortais “Garota de Ipanema”, “Rosa”, “Você abusou”, “Disparada”, “Saudosa Maloca” e “Isso aqui o que é”.

Paulista de Igarapava, Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em 1939 e iniciou sua carreira em 1957, atuando como crooner em casas noturnas do interior de São Paulo. O primeiro disco saiu em 1962, com duas canções para a Copa do Mundo daquele ano: “Brasil Sensacional” e “Marechal da Vitória”. Em 1964, atingiu grande popularidade com sua interpretação da música "Deixa isso pra lá", de Alberto Paz e Edson Meneses, canção considerada precursora do rap brasileiro.

A incursão de Jair na Bossa Nova aconteceu em 1965, quando substituiu Baden Powell em show com a então estreante Elis Regina. A sua popularidade não se restringiu somente ao Brasil, tendo se apresentado em países como Portugal, Alemanha, França, Estados Unidos e Japão. Em 1971, se apresentou em Cannes com o grupo Os Originais do Samba e, nesse mesmo ano, gravou “Festa para um rei negro”, com o samba-enredo homônimo, da escola de samba carioca Acadêmicos do Salgueiro, um de seus grandes sucessos e um dos mais conhecidos refrões da história do carnaval brasileiro: “Ô lê lê, ô lá lá / pega no ganzê / pega no ganzá”.

Ainda nos anos 1970, gravou diversos LP, como “Orgulho de um sambista” (1973), “Eu sou o samba” (1975) e “Couro comendo” (1979). Na década de 1980, lançou os LP “Alegria de um povo” (1981), “Carinhoso” (1983), “Luzes do prazer” (1984) e “Jair Rodrigues” (1988), entre outros. Nos anos 1990, entre os CD gravados estão “Viva meu samba” (1994) e “500 anos de folia - 100% ao vivo” (1999). O cantor já teve seu talento reconhecido por importantes prêmios nacionais e internacionais, entre eles indicações ao Grammy Latino e prêmio Tim de Música. Jair completou este ano 73 anos de vida e 53 de carreira.

***Retorna em temporada popular dia 16 de agosto, sexta-feira, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo***

Com Kiara Sasso, Juan Alba, Julianne Daud e elenco. Direção musical do maestro Fábio Gomes de Oliveira. Direção Cênica: José Possi Neto.


***O musical “New York, New York” é baseado na obra homônima de Earl Mac Rauch que em 1977 foi adaptada para o cinema numa versão magistral do grande diretor Martin Scorsese, tendo como protagonistas Liza Minnelli e Robert De Niro.

O espetáculo foi produzido em São Paulo e terá sua reestreia no dia 16 de agosto no Teatro Sergio Cardoso permanecendo em cartaz até o dia 7 de outubro, com cinco espetáculos semanais de quinta a domingo, em temporada popular com ingressos a R$ 40,00.

José Possi Neto dirige um elenco formado por 28 atores/cantores e bailarinos, protagonizado por Kiara Sasso e Juan Alba com participação especial de Julianne Daud como Carmem Miranda, além de uma legítima Big Band com 14 músicos sobre o palco, com direção musical do maestro Fábio Gomes de Oliveira.

O tema central do musical “New York, New York” é a era das Big Bands que teve o seu apogeu durante os anos da II Guerra Mundial experimentando logo em seguida um período de decadência devido, em grande parte, aos altos custos que uma Big Band demandava para sua própria subsistência. Começaram então, a aparecer grupos menores de quatro ou cinco músicos muito mais econômicos do que os habituais treze ou dezesseis exigidos pelas big bands. Além disso, outro fenômeno começava a surgir no cenário musical norte americano e mundial: o Rock and Roll.

Baseado nisso Earl Mac Rauch criou uma história agridoce de amor tão intensa e ao mesmo tempo efêmera quanto a era das big bands tendo como pano de fundo a cidade de Nova York. Esta história será mostrada contando com a participação uma personagem muito especial: uma genuína Big Band de 14 figuras que acompanhará ao vivo todas as canções do espetáculo.

Um dos grandes desafios da montagem tenha sido resgatar o sentimento nacional daquele momento histórico marcado pela rendição dos japoneses em 14 de Agosto de 1945. Mistura de entusiasmo e alegria e ao mesmo de tempo de incertezas.

Criados por J.C. Serroni, os cenários remetem o público a uma verdadeira viagem no tempo de Nova York dos anos 40, contando ainda com projeções computadorizadas realizadas pela BijaRi. Os figurinos reproduzem fielmente toda a riqueza e a elegância da moda na América dos anos 40. Eles foram criados e produzidos por Miko Hashimoto. O Atelier Chris Daud /claudeteedeca produziu os figurinos da personagem Francine Evans interpretada por Kiara Sasso. Os figurinos masculinos foram desenvolvidos especialmente pela Collezione Paramount e os sapatos femininos foram desenvolvidos especialmente pela Masqué.

A caracterização das personagens - cabelos e a maquiagem - foi executada por Emi Sato e Eliseu Cabral, respectivamente, trazendo de volta o encantamento e o charme da época. Wagner Freire na criação da luz compõe o ambiente que é coreografado por Anselmo Zolla e Kika Sampaio no sapateado.

Teatro Sergio Cardoso (835 lugares). Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista.
Informações: 3288-0136
Quinta: 21h Sexta: 21h30. Sábado: 17h e 21h. Domingo: 16h.

***Reconhecimento de muito trabalho e dedicação***

Crédito da Foto: Ligia Lagos.

Na foto: Rita Patron, arquiteta e professora do curso de Design de Interiores da Universidade Tuiuti do Paraná.

***Motivadas pela arquiteta e professora do curso de Design de Interiores da Universidade Tuiuti do Paraná, Rita Patron, as formandas Ana Cláudia Schlean e Marijane Nos tiveram seus projetos selecionados no concurso cultural “Estudos de um Banheiro Deca”, da Expo Deca 2012. O concurso vai premiar os quatro estudantes vencedores do Grand Pix Deca com a divulgação de seus ambientes durante um mês no showroom da marca.

Além disso, os escolhidos terão a chance de concorrer a um ambiente na Casa Cor de sua localidade. O resultado dos ganhadores será revelado no dia 03 de outubro de 2012, às 19h30, na festa de premiação da Deca.


***Entrevista de Katy Perry ao Caldeirão do Huck vai ao ar neste sábado***

Crédito da foto: Divulgação.

***O Caldeirão será mais que doce neste sábado! A cantora Katy Perry recebe Luciano Huck para um bate papo super exclusivo e animado, em um hotel, na zona sul do Rio. O apresentador, que não perde a oportunidade, vai convidar a estrela pop para experimentar guloseimas brasileiríssimas como pé de moleque, maria-mole e paçoquinha.

Sorridente e muito divertida, Katy embarca nas brincadeiras e dá um tempero todo especial no programa. O resultado desse tempero vai ao ar neste sábado, 11, no Caldeirão do Huck.

A entrevista ao programa aconteceu durante a passagem da cantora pelo Brasil para o lançamento de seu filme Katy Perry: Part of Me. Na ocasião, Katy Perry foi surpreendida com a entrega do disco de Platina duplo pela venda de mais de 100 mil unidades de seu último álbum Teenage Dream no Brasil.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****O Graciosa Country Club já está cuidando de todos os detalhes para servir o tradicional almoço de Dia dos Pais, que será no próximo domingo (12), a partir das 11h. O evento, nominado como Estação Gourmet, acontece em dois dos restaurantes do clube – Restaurante do Golfe e da Sede. Neste dia, as famílias graciosanas, além de comemorarem o dia especial ao lado de quem mais amam, também degustarão de saborosos pratos feitos pelo Buffet Elegance, entre eles a tradicional Paella.

*****A Livraria Cultura, em parceria com diversas editoras, encontrou uma maneira diferente de marcar a 22ª Bienal do Livro de São Paulo. De 10 a 19 de agosto, a cada 48h, em nosso site e nas lojas, estarão à venda 50 títulos de livros pela metade do preço. Iniciando a aventura literária nos dias 10 e 11, o Grupo Sextante - Intrínseca, Sextante e Arqueiro - traz obras como A vista cruel do tempo, A menina que rouba livros, Queda de gigantes, Água para elefantes e muitos outros.

*****Quem imagina que só vai encontrar peças orientais na loja Mundo Egípcio Casa, engana-se. A loja comercializa agora linhas contemporâneas de marcas consagradas como a Doimo do Brasil, a Century, a Minuano, a SD Designer, a Salvatore, a Mestra Móveis em Alumínio para Varanda e Piscina, a Butzke e a Bella Iluminação. Além da vasta cartela de opções de mobiliários soltos, a loja oferece uma linha especial de papéis de parede da consagrada marca Buccalo. O showroom da marca conta ainda com uma linha de mobiliários exclusivos vinda de Dubai e com telas da Galeria Zilda Fraletti e do Espaço Moldura Minuto.

*****O Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR) realiza a entrega do 4º Prêmio Economista Paranaense do Ano, na segunda-feira, dia 13, data em que se comemora o Dia do Economista, no restaurante Madalosso em Santa Felicidade, a partir das 19h30. O troféu será concedido aos vencedores nas categorias Economista Paranaense do Ano, Jornalista Econômico do Ano e Economista Acadêmico do Ano.

***Nova diretoria da AsBEA-PR ***

Crédito da foto: Gerson Lima.

Na foto, o arquiteto Orlando Ribeiro.

***Nomes importantes da arquitetura mundial irão prestigiar o evento de posse da nova diretoria da AsBEA-PR – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Paraná, no próximo dia 16 de agosto (quinta-feira), no Mezza Notte Eventos. Hoje presidida pelo arquiteto Gustavo Pinto, que passará o cargo ao arquiteto Orlando Ribeiro.

Referências, como o arquiteto argentino Alberto Varas, responsável pelo processo de revitalização de Porto Madero, em Buenos Aires, Thomas Dahlgren, vice-presidente da Cowi Engenharia, Anna Maria Indrio, da C.F. Møller Architects, entre outros profissionais, já confirmaram presença no evento.A vinda de tantos nomes importantes se deu em razão do Architetour 2012, em que todos farão apresentações, e que acontece em Curitiba na mesma data.

Na oportunidade, acontece o lançamento da segunda edição da Revista ArqViva – publicação produzida pela AsBEA-PR que promove a discussão da arquitetura com profissionais da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário