sexta-feira, 11 de maio de 2012

Coluna do dia 11/05/12

Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta o show “Em Tempo de Crise Nasceu a Canção”, do trio feminino Chicas, nos dias 17, 18 e 19 às 20h e dia 20 às 19h. a 20. Composto por Amora Pêra - filha de Gonzaguinha, Isadora Medella e Paula Leal, o grupo apresenta no novo trabalho canções como “Divino Maravilhoso”, de Gilberto Gil, e “Androginismo, de Kleiton e Kledir, com arranjos próprios, definido por um estilo musical pessoal e descontraído.

Além destas músicas, mais nove canções deram a roupagem a este show, que traduz no palco a dinâmica do grupo, que gosta de experimentar e reinventar o tempo todo. Juntas desde 1996, o grupo lançou o primeiro álbum “Quem Vai Comprar Nosso Barulho?” em 2009. Esse show marca o novo trabalho, inédito com direito a algumas repescagens do trabalho anterior, mas cheias de surpresas.

A formação e a origem do grupo são teatrais, logo não poderiam faltar no show alguns textos ditos pelas artistas, entre eles o poema “O melhor do namoro é quando acaba”, de Pedro Rocha; “Ah”, de Cacaso e “Os Ninguéns”, do uruguaio Eduardo Galeano. As Chicas já estão preparando seu próximo trabalho que se chamará “Dia útil”.

***LUZES DA RIBALTA***

Crédito da foto: Divulgação.

***A cantora Amelinha retorna aos palcos após um jejum de 10 anos para gravar o DVD do álbum Janelas do Brasil, recém-lançado pela gravadora Joia Moderna. O show homônimo terá única apresentação no dia 16 de maio no Teatro FECAP, em São Paulo) com as participações de Fagner e Zeca Baleiro.

Produzido por Thiago Marques Luiz, que também assina a direção do show, Janelas do Brasil é um álbum de sonoridade acústica que privilegia a voz da artista, intacta pelo tempo, emoldurada somente por instrumentos de cordas: violões, guitarras, bandolins e violas.

O repertório traz compositores habitualmente gravados por Amelinha, como seus conterrâneos Belchior, Ednardo e Fagner, além de autores nunca antes gravados por ela, como Alceu Valença, Chico César, Marcelo Jeneci, Zeca Baleiro, Almir Sater e Renato Teixeira.

No show, Amelinha apresentará boa parte deste repertório, como O Silêncio (Zeca Baleiro), Galos, noites e quintais (Belchior), Asa Partida (Fagner e Abel Silva), Terral (Ednardo) e Ponta do Seixas (Cátia de França), além de sucessos que marcaram sua carreira, como Foi Deus quem fez você (Luiz Ramalho), Água e Luz (Tavito e Ricardo Magno), Frevo Mulher (Zé Ramalho) e Mulher nova, bonita e carinhosa (Zé Ramalho).

Haverá também uma homenagem a Dalva de Oliveira (Ave Maria do Morro, de Herivelto Martins) e Luiz Gonzaga (Légua Tirana). Amelinha será acompanhada pelos violões de Dino Barioni (responsável pelos arranjos e pela direção musical) e Emiliano Castro.

***Casa Cor 2012***

Crédito da foto: Divulgação.

***Uma atmosfera encantadora repleta de luxo e modernidade ganha vida a partir das inspirações da arquiteta Viviane Loyola. A Suíte da Executiva, assinada pela profissional para Casa Cor 2012, desperta a feminilidade em cada objeto, e o mobiliário selecionado da Móveis Campo Largo revela as inspirações da mulher moderna. Composições entre vidro, veludo e madeira natural e o conforto da banheira automatizada com cromoterapia pontuam o espaço.

***Espaço, beleza e conforto, associado a alta tecnologia é a aposta da nova unidade do Centro Europeu***

Crédito da foto: Diego Pisante.

Na foto: Os sócios do Centro Europeu Alto da XV Carlos Sandrini, Maurício Ramos, Marcelo Almeida e José Ost.

***Na noite do dia 09 de maio, em badalado coquetel o Centro Europeu , inaugurou a sua sétima unidade na cidade de Curitiba. Localizada no bairro Alto da XV, na Rua Itupava (nº 1.402), novo polo cultural e gastronômico da capital paranaense, a unidade marca, também, o lançamento da parceria com os empresários Marcelo Almeida e Maurício Ramos, novos parceiros para o processo de expansão da escola.

Projetado pelo premiado arquiteto paranaense Jayme Bernardo, o Centro Europeu Alto da XV servirá também como ponto de encontro para os amantes da cultura e da literatura. Para conhecer um pouco melhor todas as atividades e as estruturas oferecidas pelo Centro Europeu nos Estados do Paraná (Curitiba e Ponta Grossa) e Santa Catarina (Joinville), acesse o site www.centroeuropeu.com.br.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Uma nova loja da Rede de Farmácias Nissei vai ser inaugurada neste sábado (12), às 9h, em Londrina (PR). Esta é a 14ª unidade que a maior rede de farmácias do Paraná abre na cidade, visando ampliar a promoção da saúde e bem estar dos londrinenses.

*****Nesta sexta e sábado (11 e 12), o Stylo Hair Institute fará uma homenagem às mães. As clientes que estiverem no salão receberão de presente uma caixinha com docinhos e um espumante. A lembrança é para comemorar o Dia das Mães que acontece no domingo (13). O Stylo Hair fica na Rua Gutemberg, 205. Mais informações pelo telefone 3323-3001.

*****O arquiteto Ivan Wodzinsky a mil por hora! Após assinar o projeto de interiores do empreendimento “Mariano Torres Corporate 729”, um dos primeiros prédios sustentáveis da capital, que acaba de ser entregue, direciona o seu olhar para a Casa Cor Paraná 2012. Dentro de um universo preto e branco, o arquiteto busca na mescla dos estilos clássico e contemporâneo a inspiração para o seu “Salão de Jantar”. Com o mobiliário e o patrocínio da Simmetria Ambienti, Wodzinsky exibe peças lineares e originais que se encaixam em um ambiente exuberante.

*****Resultado de um investimento de 300 mil reais, a Lupo, maior fabricante de meias do país, lança em maio a primeira coleção de meias Angry Birds, personagens licenciados da Vega Brands. Febre mundial do momento, Angry Birds é um jogo eletrônico de origem filandesa e que já vendeu mais de 250 milhões de cópias. A nova coleção da Lupo é unissex, tem onze modelos de soquetes e pretende cativar os adolescentes, público alvo do “porquinho” e do “passarinho” que nos jogos eletrônicos estão sempre brigando um com o outro.

*****De hoje até 20 de Maio de 2012 acontece no Expo Unimed a 8ª Expo Brasil. São aproximadamente 100 lojas que oferecem um mix de produtos: moda masculina, moda feminina, moda íntima, bolsas, acessórios, decoração, cosméticos, artesanato, enfim produtos para todos os gostos e bolsos. A Expo Brasil acontece este ano no Expo Unimed, local foi estrategicamente escolhido por ser um moderno espaço para eventos e localizado a apenas 15 minutos do centro da cidade.

*****A escritora e poeta curitibana, Chloris Casagrande Justen autografa, nesta quarta-feira (dia 16 de maio), a partir das 19h30, nas Livrarias Curitiba, do Shopping Palladium, o livro Essências Transfiguradas. A obra bilíngue conta com tradução de Ivan Justen Santana e gravuras de Gianna Nadolny Roland. Um coquetel seguido de bate-papo com os autores marca o lançamento. Haverá ainda um recital poético e a apresentação de uma coreografia musical.

*****O presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), Dr. Cláudio Giuliano Alves da Costa, estará em Curitiba falando sobre os aspectos éticos e legais do prontuário eletrônico de pacientes. O evento, promovido pela Abramge – Associação Brasileira de Medicina de Grupo PR/SC – acontece no dia 17 de maio, no Mabu Royal & Premium Hotel.

*****Para quem tem interesse em receber informações sobre prevenção do câncer pode se inscrever no Fórum de Prevenção do Câncer, promovido pela Rede Feminina do Hospital Erasto Gaertner. Os participantes receberão palestras sob coordenação do Dr. Carlos Afonso Maestri, coordenador do Corpo Clínico do Hospital. O fórum acontece no dia 16 de maio, das 9 às 18h, no Salão de Atos do Parque Barigui. A entrada é franca e as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas na secretaria Rede Feminina (3361-5135) ou no e-mail rfcc@lpcc.org.br.

*****Na próxima segunda-feira, dia 14 de maio, o Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho, em parceria com a Abrasel PR – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, promove o Circuito Brasileiro de Degustação. Vinte e duas vinícolas estarão reunidas no Buffet Du Batel das 16h às 21h para profissionais do setor e das 19h às 21h para consumidores finais.

**********

Crédito da foto: Divulgação.

***Um comentário sobre o desdobramento do espaço. Essa é a ideia que a instalação [Des]dobrar, criada pelo Atelier UM+D, em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo pretende transmitir para quem passar pela universidade.

A estrutura foi construída com dezenas de totens espelhados em aço inox, posicionados ao lado do Bloco de Arquitetura e que se movimentam conforme a passagem de pessoas, através de motores e sensores automatizados. O trabalho relaciona arquitetura e arte, transmitindo uma experiência sensorial única!

A concepção e o projeto arquitetônico foram feitos pelo Atelier UM+D: Gustavo Utrabo, Pedro Duschenes, Juliano Monteiro, Ernesto Bueno, Lucas Issey e Hugo Loss (sociólogo). Já a estrutura foi desenvolvida pelo engenheiro Ricardo Dias e a produção cultural foi de Wellington Gutti. Também participaram do projeto os professores da Universidade Positivo Gisele Pinna, Adriano Dorigo, Alexandre Ruiz e Haraldo Freudenberg, e os alunos Bruna Fabre, Eduardo Witt, Gabriela Casagrande, Marcelo Loro e Marcela Furtado.

Os arquitetos responsáveis pela obra afirmam que a própria arquitetura é influenciada por vários outros campos de conhecimento, como a ciência, economia, política, filosofia e arte. “E passeando pela instalação, conforme a luz do dia e o movimento dos totens, as pessoas serão afetadas por essas conexões momentâneas”, diz Juliano Monteiro.

A instalação [Des]dobrar pode ser vista a partir do dia 16 de maio, na Universidade Positivo. A entrada é gratuita. Para marcar a abertura da visitação, os arquitetos do Atelier UM+D farão uma palestra na Universidade, dia 16 de maio, às 10h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário