sexta-feira, 25 de março de 2011

Coluna do dia 25/03/11

Crédito da foto: Divulgação.

***O espetáculo musical "Mamma Mia ABBA LIVE" relembra distintas etapas da carreira do lendário grupo pop, onde os quatro protagonistas recriam com precisão suas coreografias e trejeitos de palco e reproduzem o extraordinário vocal do famoso quarteto sueco.
Num abrir e fechar de olhos o cenário se acende… entre luzes potentes e o confuso ambiente formado pela cortina de fumaça, um estridente som de piano quebra o gelo do ambiente. Desta maneira, começam os primeiros acordes de “Waterloo e Dancing Queen”, o início de um passeio por todos os sucessos do famoso grupo ABBA. A apresentação acontece no dia 27/03/11, no Teatro Guaira(Grande Auditório) às 21h.
Uma viagem ao tempo, em meio a botas com plataformas e berrantes indumentárias que marcaram a tendência daqueles anos, onde o “Glamour pop rock” deste grupo era indiscutivelmente o líder de um movimento musical dos anos 70/80. A postura em cena é idêntica a utilizada pelo ABBA durante aqueles anos.
ABBA LIVE é uma banda criada na cidade de Buenos Aires, idealizada pela mesma produtora da tambem mundialmente famosa The Beats.

***Entre as apresentações em cartaz na Mostra Novelas de Todos os Cantos, que faz parte do Fringe, está o ensaio aberto sob direção de um dos mestres das artes cênicas brasileiras. Paulo José é o diretor de Murro em Ponta de Faca, obra de repertório de Augusto Boal, autor emblemático da dramaturgia brasileira. O texto trata de um assunto delicado, as ditaduras da América Latina, com bom humor sem perder a contundência. É uma oportunidade única para apreciar de perto o exercício dos artistas que, em geral, acontecem a portas fechadas. Para quem atua na área, ver de perto o trabalho de toda uma equipe como esta é uma verdadeira aula.
Além do espetáculo, Paulo José e equipe participam de um bate-papo depois das apresentações.
A encenação é também uma homenagem a Boal, que morreu ano passado. O autor também ganha uma exposição para lembrar sua importância para a dramaturgia latina. O projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes, Prêmio Funarte Myriam Muniz 2010. As apresentações nos dias 31/03 e 1, 2, 3, 7, 8, 9, 10/04 às 18h no Espaço Cênico.

Crédito da foto: Divulgação.

***O jornalista, historiador e escritor Laurentino Gomes, autor das obras “1808” e “1822” que narram a história da vinda da família real e da independência do Brasil, esteve em Curitiba nesta quinta-feira (24) como convidado do Projeto UniBrasil Futuro das Faculdades Integradas do Brasil. Com o propósito de contar a história do Brasil e explicar a formação do país entre os 1808 e 1822, o autor ressaltou a importância de discutir e entender a formação da nação brasileira.
“O Brasil é estruturado de uma forma muito diferente dos nossos vizinhos, dos países da América, dos Estados Unidos, da América Espanhola. E entender essa forma como o Brasil foi criado entre 1808 e 1822 é fundamental para explicar o Brasil de hoje. Por exemplo, a corrupção, que está ligada a esse estado forte criado de cima para baixo, um estado que distribui benefícios, privilégios, títulos de nobreza. Este estado precisa ser seduzido, corrompido. Este é apenas um detalhe que eu trago para a minha palestra”, disse Laurentino.

***A Livraria Cultura chega a Curitiba no segundo semestre de 2011 com uma loja de cerca de 3.100 m² no Shopping Curitiba e uma filial do Teatro Eva Herz. Esta é a segunda unidade da rede na região sul - a primeira localiza-se em Porto Alegre. “Estamos muito animados com a abertura de uma loja na capital paranaense, que é um mercado culturalmente muito rico”, afirma Pedro Herz, presidente do Conselho de Administração da Livraria Cultura.
“Investir em Curitiba faz parte de nosso processo de expansão e fechará o ano de 2011 com chave de ouro”, completa Sergio Herz, presidente–executivo da empresa, referindo-se a abertura também neste ano de duas lojas no Rio de Janeiro.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Glitter de Principiante é o nome da turnê de reunião do Kid Abelha depois de 4 anos. A estréia acontecerá no Teatro Guaíra, em Curitiba, dia 14/4 e o show segue para São Paulo (7/5) e Rio (14/5). Um DVD ao vivo está nos planos para celebrar os 30 anos do grupo, mas enquanto isso, o Acústico MTV da banda, lançado em 2002 e disco de diamante, continua entre os mais vendidos do Brasil.

*****A Spaipa participa oficialmente do movimento Hora do Planeta 2011, que será realizado neste sábado, dia 26, das 20h30 às 21h30. Durante uma hora, a Spaipa vai apagar as luzes da fachada e dos painéis frontais das fábricas em Curitiba e Maringá, no Paraná, e em Marília, em São Paulo, além de desligar a iluminação dos outdoors próprios da empresa em apoio à campanha. “Além da economia real, a nossa participação no movimento é adesão a uma causa mundial que busca solução contra o aquecimento global”, afirmou a gerente de Comunicação e Marketing, Hedilaine Rezende. Esta é a terceira edição da Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.

*****A construtora paranaense Plaenge está entre as 10 maiores empresas do Brasil e é a maior da Região Sul, segundo o 7º Ranking ITCnet 2010 divulgado hoje. A premiação oficial acontecerá no dia 30 de março, em São Paulo. O ranking da ITCnet é uma das mais importantes premiações do segmento da construção civil, por apresentar ao mercado a produção por metro quadrado de cada construtora.

*****Estreia na Galeria da Caixa a exposição “Cyber Art”, do artista francês Zaven Paré, ícone mundial da arte cibernética e da robótica. A mostra, que funde a arte com tecnologia, é uma retrospectiva dos 25 anos de carreira do artista e apresenta seis obras (marionetes eletrônicas, robôs e esculturas), 50 desenhos e uma vídeoinstalação. A inauguração acontece no dia 29 de março, às 20h, e fica em cartaz até o dia 01 de maio. O artista ministra ainda uma palestra, também no dia 29, das 18h30 às 20h.

*****A Caixa apresenta o espetáculo “Açucena”, com a estreia da Orquestra Rabecônica do Brasil, nos dias 25, 26 e 27 de março, no Teatro Regina Vogue e 04 e 05 de abril no Canal da Música. O espetáculo idealizado e dirigido por Aorélio Domingues, em parceria com Mariana Zanette, e com Carla Zago na direção musical, conta com incentivo da Caixa e difunde a música folclórica paranaense.
***Estréia nesta sexta-feira em São Paulo a peça Devassa, no Sesc Consolação - Teatro Anchieta às 21h. A peça foi escrita em cinco atos, sendo que os três primeiros se passam na Alemanha, o quarto em Paris e o quinto em Londres. Para a direção foi convidada Nehle Franke e os atores Alexandre Akerman, Marina Vianna e Pedro Brício que se juntaram aos membros da Cia.dos Atores Bel Garcia, César Augusto e Marcelo Olinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário