quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Coluna do dia 29/11/18

***Grupo Borges dos Reis ganha pela segunda vez consecutiva o Prêmio Incorporador do Ano da Ademi-PR***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: Fabricio Aicher, Newton Borges dos Reis, Jacirlei Santos.


Na foto 02: Equipe da Portofino Condomínios.

***O condomínio Reserva Natural da Portofino Condomínios, empresa que integra o Grupo Borges dos Reis com a Conceito & Moradia e a área de preservação ambiental RPPN-M Cascatinha, foi premiado como o melhor lançamento horizontal do Paraná pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), na noite dessa terça-feira (27/11), em solenidade realizada no Salão Azul do Clube Curitibano, em Curitiba.


A sustentabilidade que norteia o projeto do condomínio fechado com 26 terrenos de 620 a 1.160 metros quadrados de área privativa, pronto para morar, em Santa Felicidade, garantiu à Portofino o título numa das 14 categorias do Prêmio Incorporador do Ano 2018. “Ficamos honrados em receber essa premiação, agora para um de nossos condomínios. Esse é o reconhecimento de um trabalho que busca a integração entre construção civil e meio ambiente e nos indica que estamos no caminho certo”, comenta o diretor Newton Borges dos Reis, que também é vice-presidente de Meio Ambiente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon-PR).


Essa é a segunda vez que o Grupo Borges dos Reis ganha o troféu em uma das categorias do Prêmio Incorporador do Ano da Ademi-PR. Em 2016, o Residencial Colinas do Sul, empreendimento da empresa Conceito & Moradia com 60 apartamentos no Sítio Cercado, em Curitiba, foi eleito o melhor Minha Casa Minha Vida do Paraná. Entre os itens de sustentabilidade do condomínio Reserva Natural da Portofino, está o uso do paver ecológico em toda a área de passeio do condomínio.

O bloco verde é feito em Santa Catarina, utilizando as cascas das ostras que geralmente são descartadas como resíduos. Segundo Reis, a alternativa não apenas reduz a emissão de CO2 no meio ambiente, como confere uma nova função a um material que seria descartado, sem perda de desempenho. “Testes realizados pelo fornecedor mostraram que ele é mais resistente e representa melhor abrasividade e durabilidade do que o paver tradicional que usa blocos cerâmicos. A diferença está no preço, já que o bloco verde tem preço maior”, compara.

A empresa também optou pela colocação de lâmpadas de LED em toda a iluminação externa do empreendimento e no interior das áreas comuns. Reis explica que além de ser mais durável, esse tipo de luminária reduz o consumo de energia elétrica. Ele diz que 24 horas de uso da lâmpada de LED equivale, em consumo, a uma hora de uso das lâmpadas convencionais. O condomínio tem ainda duas cisternas para captação de água da chuva, com capacidade de armazenamento de 20 mil litros no total. Uma delas é para esgotamento nos rios, evitando a sobrecarga do sistema de saneamento público, conforme legislação municipal.

A outra é redirecionada para reaproveitamento no próprio empreendimento, por meio de sistema canalizado subterrâneo que vai abastecer a rede particular das residências. Nesse caso, a água poderá ser usada para limpeza da calçada e para regar o jardim. O diretor da Portofino Condomínios explica que a implantação do sistema de reuso da água é uma exigência legal da administração municipal apenas para as residências, mas mesmo assim, foi instalado em todo o condomínio. A adoção do conjunto de soluções sustentáveis representou um investimento maior para a empresa, entretanto, vai gerar uma economia direta na tarifa de água e energia elétrica para cada morador.

O Reserva Natural da Portofino condomínios conta ainda com uma área de bosque de preservação permanente. Para Reis, além de uma postura responsável, a sustentabilidade na construção civil deve ser entendida como um investimento de médio e longo prazo. “Não se pode esperar que as novas tecnologias venham de graça ou com o mesmo custo de sistemas e materiais tradicionais. No caso das lâmpadas de LED, por exemplo, em função do barateamento dos custos de condomínio, ela se paga em cinco anos. Não é só uma questão de racionalização, mas também de autonomia energética no futuro”, defende o diretor da Portofino Condomínios.

***Coleção Oasis apresenta novos produtos para Artefacto Beach & Country***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Paisagens inspiram a sonhar e a idealizar novos objetivos. Por isso, a Artefacto Beach & Country buscou novas formas, com novos materiais e técnicas, para lançar a coleção Oasis. Sob a curadoria de Clarissa Schneider, os profissionais Arthur Casas, Felippe Crescenti, Miguel Pinto Guimarães e Ricardo Bello Dias se concentraram em apresentar novos traços com DNA brasileiro. "Buscamos resgatar, por meio do design, elementos que se interconectem, intencionalmente ou não, com o nosso dia a dia e a nossa memória", explica Clarissa sobre o conceito da linha. Arthur Casas apresenta sua cadeira Xingu.


O nome remete ao primeiro parque indígena homologado pelo governo. Uma tradução do refúgio na visão de um índio. "A cadeira Xingu tem um desenho racional e econômico. Duas estruturas quadradas seguram o encosto levemente inclinado, para se ajustar às costas, e apoiam o assento inteiramente trançado para dar um fluxo contínuo e sensual ao design”, conta Casas. Felippe Crescenti produziu a linha Arcos destinada para momentos que remetem à sensação de bem receber.


Para o profissional, o mobiliário mira o conforto, a leveza, com dimensões adequadas a vida de hoje. Um conjunto para terraço e jardins, a prova de sol e chuva, resistente na estrutura e nas cores. A escolha de cores básicas como o grafite e o falso branco possibilitam, com o uso de almofadas de cores e padronagens variadas, customizar e integrar o mobiliário ao conceito geral dos ambientes. Miguel Pinto Guimarães segue a proposta de homenagear a cultura indígena e suas tradições com a linha Tropicalista.


“O banco é o objeto mais representativo da produção artesanal dos povos da floresta. Longe de tentar alcançar a sua qualidade e espiritualidade, através da escolha da temática indígena, pretendo apenas e humildemente homenagear e valorizar as tradições artesanais e trazer à luz a importância e riqueza da produção dos povos ancestrais da Amazônia, esta que talvez seja a maior herança cultural brasileira”, explica Guimarães.

Ricardo Bello Dias insere a linha Amman, um sofá com conceito refúgio. Ele conta que a peça componível é revestida com uma trama rítmica e harmônica de corda náutica. “Tudo na cor verde bem suave, onde a interação da luz com a matéria nos lembra da oxidação de alguns metais com a passar do tempo", completa Dias. A pesquisa por produtos de qualidade atrelada ao know-how dos designers resulta em peças funcionais, de design equilibrado e com assinatura exclusiva. A Coleção Oasis ingressa no portfólio da Artefacto Beach & Country por tempo limitado.

***Casa Mansur comemora um ano com lançamento exclusivo da [W]hole Collection, de Marcelo Lopes***


Crédito das fotos: Celina Germer. 

Na foto 01: Antônio Gattai, Claudio Mansur, Hanna Campes e Marcelo Lopes.


Na foto 02: Claudio Mansur, Marcelo Lopes e Antônio Gattai.

***A Casa Mansur em parceria com a Prime Gattai realizou um coquetel exclusivo na última quarta-feira (28), no Jardim América, em São Paulo. O evento lançou pela primeira vez no mercado as criações autorais do designer Marcelo Lopes, as mesas exclusivas [W]hole Collection, em série limitada e numerada. Cerca de 200 profissionais, entre eles empresários, designers e profissionais dos principais escritórios de arquitetura da capital paulista apreciaram a comemoração de um ano do showroom.


Sobre a Casa Mansur - Showroom de vidros e soluções, localizado na Alameda Gabriel Monteiro, idealizado pelo diretor-executivo, Claudio Mansur, baseado no conceito “all in”, que reúne diversos fornecedores em um único lugar. O espaço conta com uma linha completa de produtos residenciais e comerciais, como envidraçamento de sacada, boxes, persianas, espelhos, divisórias, coberturas, vidros para decoração, entre outras soluções inovadoras. O showroom reúne cerca de 20 marcas, como Vão Livre, Aveulier, Sealed Box, Prime Gattai, Daikin, Ralo Linear, entre outras.


Sobre Marcelo Lopes - Com 30 anos de carreira e mais de 50 prêmios nacionais e internacionais em Design, Marcelo transita por vários segmentos do design, com destaque para o gráfico, área na qual obteve sua projeção e reconhecimento. Seja no papel, nas joias, no mobiliário,ou no design de experiências, suas criações sempre trazem suas marcas registradas – atemporalidade, uso de materiais nobres, composição contemporânea com base em linhas essenciais, equilíbrio das formas e cores e suntuosidade.

***Dra. Ana Paula Canto participa de nova diretoria da Associação Paranaense de Oftalmologia***


Crédito da foto: Divulgação. 

***A oftalmologista Dra. Ana Paula Canto, da Clínica Canto fará parte da nova diretoria da Associação Paranaense de Oftalmologia durante o período 2019-2020. A médica atuará como 2ª Diretora Financeira na nova gestão, que será presidida pelo oftalmologista Dr. Arthur Rubens Cunha Schaefer e terá como vice-presidente, o oftalmologista Dr. Jackson Barreto Jr. 

A posse ocorre no próximo dia 1º de dezembro. Graduada pela Faculdade Evangélica do Paraná e especialista em Oftalmologia pelo Hospital Evangélico de Curitiba, a Dra. Ana Paula Canto possui Research Fellow em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa e Clinical Fellow na mesma especialidade pelo Bascom Palmer Eye Institute da Universidade de Miami, nos Estados Unidos. 

Também é assessora do CBO Mulher, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, do Conselho Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa, e da American Society of Ophthalmology e American Society of Cornea and Cataract Surgery, ambas dos Estados Unidos. 

Sobre a Clínica Canto - Com mais de 30 anos, a Clínica Canto, de Curitiba, oferece serviços de oftalmologia com médicos especializados, priorizando a qualidade diagnóstica e terapêutica para seus pacientes. Com duas unidades em Curitiba, no Centro e no Seminário, oferece moderna e completa infraestrutura para exames simples ou de alta complexidade e cirurgias oftalmológicas. Mais informações no site www.clinicacanto.com.br.

***Jornalista Rodrigo Alvarez lança livro em Curitiba neste sábado***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O jornalista e escritor Rodrigo Alvarez lança o livro “#Madalena Sem Filtro – Memórias Póstumas da Apóstola de Jesus” (ed. Leya, 160 pág., R$ 29,90), participa de um bate-papo com o público e assina a obra. O encontro será no sábado (dia 1º de dezembro), às 15h, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium [av. Pres. Kennedy, 4121, Portão, Curitiba-PR, tel. 3330-6749]. A entrada é franca.

Enredo - No tempo de Jesus, a lei judaica era clara: o testemunho das mulheres nada valia num julgamento. Isso só mudou 21 séculos depois, quando, graças à luta de movimentos globais contra abusos de homens e a favor da igualdade, as mulheres protagonizaram uma mudança sem precedentes na história. Maria Madalena foi uma das precursoras dessa luta. Silenciada pelo poder masculino, tratada como a última das últimas e vista durante séculos como “a prostituta”, ela é hoje finalmente vista como verdadeira apóstola de Jesus. É olhando para o mundo atual e contando sua história que Maria Madalena ressurge no novo livro de Rodrigo Alvarez.


O autor de best-sellers como Jesus – O homem mais amado da História e Aparecida apresenta nessa obra um texto tocante em que ela, em primeira pessoa, revisita suas lutas, verbaliza suas ideias sobre os homens, detalha sua relação com Jesus, se mostra indignada com as injustiças que sofreu e reflete sobre seu passado e seu presente – o século XXI, quando foi finalmente reconhecida como amiga fiel daquele a quem todos chamam Cristo e uma das primeiras mulheres que disseram “não” aos papeis impostos e pré-concebidos pelo mundo dos homens.

“Penso que minha conquista, ainda que gradativa, é também uma conquista das mulheres. Se é verdade que me tornei um espelho da mulher moderna, é verdade também que a mulher moderna se tornou um espelho para mim”, desabafa. Se hoje Maria Madalena recebe flores em igrejas dedicadas a ela em Paris, Nova York, Cidade do Cabo, Jerusalém, São Paulo e outros lugares do mundo, é porque houve muita luta. “Ou ainda não entenderam que meu nome só saiu das trevas porque as mulheres passaram a lutar unidas contra os abusos?”

É nesse contexto que, mais do que dar protagonismo a quem esteve ao lado de Jesus em vida, na morte e na ressurreição, Rodrigo Alvarez rememora a importância que tiveram mulheres tão diferentes mas igualmente lutadoras quanto a papisa Joana, Salomé e Maria da Penha. Relevante pela personagem, pelos fatos que expõe e pelas injustiças que denuncia, #MadalenaSemFiltro combina ficção e não ficção: é tanto uma obra amplamente baseada em fatos e documentos históricos (entre eles os evangelhos apócrifos da biblioteca de NagHammadi e o místico Pistis Sophia) quanto uma narrativa de alta qualidade literária concebida de maneira original por um escritor e pesquisador em pleno domínio de seus talentos.

Sobre o autor - Escritor e jornalista, Rodrigo Alvarez começou
a pesquisa sobre temas religiosos em 2011 e desde best-sellers como Aparecida e Jesus: O homem mais amado da História. É correspondente da TV Globo na Europa.

Serviço: Lançamento do livro “#Madalena Sem Filtro – Memórias Póstumas da Apóstola de Jesus”, bate-papo e sessão de autógrafos com o jornalista e escritor Rodrigo Alvarez. Quando: Sábado (dia 1º de dezembro), às 15h Onde: Livrarias Curitiba do Shopping Palladium [av. Pres. Kennedy, 4121, Portão, Curitiba-PR, tel. 3330-6749] Quanto: A entrada é franca.

***Um novo olhar sobre o alcance e a aplicação da diplomacia brasileira***

***O jurista e diplomata João Ernesto Christófolo lança nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, às 18h30, na Livraria da Vila, no Pátio Batel, em Curitiba, o livro Princípios Constitucionais de Relações Internacionais: significado, alcance e aplicação. Este é o segundo livro do autor. Lançado em Brasília e em São Paulo, o livro recebeu muitos elogios pelo tema e da forma como o conteúdo foi aprofundado, e já é considerado um marco inovador na diplomacia brasileira. O ponto de análise do autor é o artigo 4o da Constituição Federal*, no qual estão os princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais.

“E este processo não poderia deixar de ter desdobramentos importantes no Direito. Em meio ao crescente número de análises sobre questões da realidade internacional e da ação diplomática brasileira, são cada vez mais comuns as referências ao artigo 4o da Constituição Federal”, disse. Nos 14 capítulos que compõem o livro, Christófolo examina os princípios constitucionais das relações internacionais, incluindo conceitualização, materialidade, a presença no direito comparado, a cooperação internacional e o asilo político. O prefácio é assinado pelo Prof. Antônio Augusto Cançado Trindade, orientador de Christófolo no mestrado em Diplomacia no Instituto Rio Branco.

“A progressiva internacionalização de indivíduos e empresas, e a revolução promovida pelas novas tecnologias, que a um só tempo permitiram acesso a um volume muito maior de informações e uniram atores antes separados pela distância, língua e classes sociais, ensejaram o aprofundamento das relações da sociedade brasileira com outros povos ao redor do globo sem a intermediação do Estado”, afirma Christófolo. Segundo ele, como resultado (e isto consta na introdução do livro), a política externa ingressou na pauta do Congresso Nacional e dos meios de comunicação, deixando de restringir-se a círculos governamentais e acadêmicos para ser objeto de acompanhamento contínuo da opinião pública, sob a lógica do fortalecimento da democracia no País.

Ele cita que, para além das características e limitações próprias do debate político no Brasil, no qual paixões e interesses momentâneos nem sempre cuidam de resguardar a devida atenção à defesa dos interesses nacionais em perspectiva temporal ampla, concorre para este quadro geral de confusão e imprecisão a falta de estudos nas Ciências Jurídicas sobre as particularidades dos princípios que regem o Brasil em suas relações exteriores. “São praticamente inexistentes estudos especializados sobre o sentido e o significado dos princípios que regem o Brasil nas relações internacionais.

Merecem menções os estudos de Celso Lafer, Pedro Dallari e Albuquerque Mello, este último no contexto mais amplo das normas do direito constitucional internacional, além de alguns poucos artigos e teses universitários preparados por autores com interesse pelo tema”. O estudo está organizado em duas partes. A primeira, essencialmente geral e abstrata, na qual se buscam definição e proposta hermenêutica para os princípios constitucionais de relações internacionais. A segunda parte está voltada à análise da materialidade dos princípios constitucionais do art. 4º.

Autor - João Ernesto Christófolo é jurista de formação, graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo. Fez mestrado em Diplomacia, no Instituto Rio Branco, e doutorado em Direito Internacional, na Universidade de Genebra. Como diplomata de carreira, serviu na Missão Permanente do Brasil em Genebra e nas embaixadas brasileiras em Bogotá (Colômbia) e Hanói (Vietnã). A partir de janeiro de 2019 terá como posto de trabalho Tóquio (Japão). É professor assistente do Curso de Formação de Diplomatas do IRBr. Em 2016, publicou a obra Solving Antinomies Between Peremptory Norms in Public International Law, na Collection Genevoise, da Editora Schulthess, de Zurique.

Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político. Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

Serviço: Lançamento e noite de autógrafos do livro Princípios Constitucionais de Relações Internacionais: significado, alcance e aplicação Dia 30 de novembro das 18h30 às 21h30 Livraria da Vila, Pátio Batel Av. do Batel, 1868, Curitiba / PR.

***Lançamento de exposição fotográfica reúne empresárias do Mulheres do Brasil***


Crédito da foto: Viviane Agostini.

Na foto: Alice Coutinho, Angela Rezé, Chieko Aoki, Luiza Helena Trajano e Sergio Matta.

***A noite de 28 de novembro marcou o lançamento da exposição fotográfica Tão longe, tão perto, dos fotógrafos Angela Rezé e Sergio Mattos. Realizado no Blue Tree Premium Faria Lima, o evento contou com a presença de empresárias do Mulheres do Brasil, entre elas, Chieko Aoki, presidente da Rede Blue Tree, Luiza Helena Trajano, da Magazine Luiza, além da modelo internacional Jéssica Ludwig. Na ocasião, os cerca de 150 convidados puderam conferir as 20 obras que ficarão expostas no hotel até o dia 25 de janeiro.

***Colágeno e Vitaminas: sinergia de nutrientes que contribuem para a nutrição estética***


Crédito da foto: Divulgação.

***O uso de suplementos alimentares à base de colágeno e vitaminas específicas são ideias para a melhora da saúde da pele, dos cabelos e das unhas. Essas substâncias, além dos benefícios estéticos, auxiliam na prevenção do envelhecimento celular. O colágeno é a proteína mais abundante no organismo, representando cerca de 25% a 30% de todo conteúdo proteico corporal, encontrada especialmente nos tecidos conjuntivos.

O colágeno hidrolisado, utilizado em suplementos estéticos, é derivado da proteína nativa extraída de animais, na qual sua utilização está relacionada à alta capacidade de retenção de água e alto teor proteico. A partir dos 25 anos, a produção dessa substância começa a diminuir, afetando a pele, com flacidez e rugas, por isso, sua reposição é tão importante. Já as vitaminas são responsáveis por potencializar a ação do colágeno no organismo e contribuir para a promoção da saúde estética. O destaque principal é a vitamina C, precursora da síntese desta proteína dentro do corpo.

As vitaminas do complexo B também são importantes, uma vez que atuam como cofatores enzimáticos associados à produção do colágeno. Segundo a consultora nutricional da Naiak, Karla Maciel, merecem destaque, ainda, alguns minerais como silício, cobre e selênio, responsáveis pela regeneração celular a efeito antioxidante contra danos provocados por excesso de radicais livres, principalmente na pele e nos cabelos. No mercado brasileiro, é possível encontrar suplementos que unam essas substâncias em cápsulas, o que facilita o consumo no dia a dia. Karla Maciel – nutricionista consultora da Naiak – CRN 46500.

***Livro mostra a história de mães com filhos portadores de doenças raras***

***No dia 1º de dezembro, acontece o lançamento do livro “Mães Raras – Essas mulheres fortes” (Editora Pólen Livros), da autora Desirée Novaes. A obra aborda os desafios enfrentados por mães de filhos com doenças raras, geralmente, crônicas, progressivas, degenerativas e com alto risco de morte. O evento será no Instituto de Saúde e Reabilitação de Curitiba, às 15h. A entrada é gratuita.

Este é o primeiro livro da autora, que faz uma introdução e uma amostragem do universo das pessoas com doenças raras. Para conhecer a realidade de sete mães, ela percorreu mais cinco mil quilômetros e realizou mais de 20 horas de entrevistas. “Há histórias de mulheres que, por exemplo, ao ter um filho ‘raro’, descobriram a solidão e a realidade de ser mãe rara. Mas, acima de tudo, encontraram na necessidade a oportunidade de se reinventar”, afirma.

O interesse pelo assunto surgiu quando a autora descobriu ser portadora de uma doença rara após fazer um trabalho voluntário na SED BRASIL - Associação Brasileira de Síndrome de Ehlers-Danlos e Hipermobilidade. Depois disso, participou de congressos sobre a síndrome na Bélgica, Estados Unidos e Brasil, além de integrar um grupo de trabalho do Ministério da Saúde que elaborou a política pública de doenças raras.

“Existem de 6 a 8 mil doenças raras catalogadas. E calcula-se que existam cerca de 10 milhões de mulheres – mães-raras – no Brasil. Cada mãe retratada no livro tem um filho com uma síndrome diferente, o que determina histórias muito distintas”, explica Desirée Novaes. No dia do lançamento, o livro estará à venda por R$ 40. O Instituto de Saúde e Reabilitação de Curitiba fica na Rua Guaianazes, 280 - Vila Izabel. Mais informações na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1779335842175986.

Serviço: Lançamento do livro “Mães Raras - Essas mulheres fortes” Data: 1º de dezembro - Horário: 15h Local: Instituto de Saúde e Reabilitação de Curitiba - Rua Guaianazes, 280 - Vila Izabel Entrada gratuita - No dia, o livro será vendido por R$ 40.

***Colégio Sion Curitiba inaugura sala interativa, em um conceito atual e inovador***


Crédito da foto: Divulgação.

***Compartilhamento, mobilidade, interatividade são, mais que tendências, realidades que fazem parte do dia a dia das pessoas, das crianças aos adultos. E influenciam em novos padrões de comportamento e formas de viver. Nada mais natural, assim, que trazer estas noções para a sala de aula, certo? Uma questão que se impõe de forma desafiadora para educadores e instituições de ensino é esta: como fazê-lo de forma produtiva e integrada à metodologia da escola e às demais ferramentas adotadas. Os alunos do Colégio Sion Curitiba contam, desde o mês de outubro, com uma nova e importante ferramenta de educação: a Sala Interativa InovaSion. 

“A sala interativa está localizada na unidade do Batel, onde ficavam as antigas salas de informática. Trata-se de uma sala grande e agradável, com um ambiente multidisciplinar que favorece o desenvolvimento das habilidades digitais, tecnológicas e da linguagem computacional das crianças e dos jovens”, explica Juliana Pedroso, coordenadora de comunicação e marketing do Colégio Sion Curitiba. “A nova sala interativa é um lugar democrático, que pode acolher várias atividades e pessoas ao mesmo tempo. Os conteúdos do currículo de cada turma podem ser complementados e experimentados na sala interativa. Para isso, contamos com a metodologia Montessoriana como fundamento desta proposta”, assinala. 

Para alunos e professores - A sala InovaSion é um local de convivência, voltado a propiciar a escolha, o respeito ao outro, a descoberta, o estímulo ao pensamento, à construção do conhecimento e à autonomia. Juliana Pedroso revela que a nova sala interativa pode ser utilizada por todas as turmas e pelo corpo docente. “Na escola, ferramentas de interatividade são importantes para potencializar a aprendizagem dos alunos, para possibilitar atividades que estimulem o pensar e o agir, desenvolvendo novas competências intelectuais e novas habilidades para o trabalho em grupo, para a iniciativa e para a autonomia”, enfatiza Juliana Pedroso. 

“As tecnologias, principalmente o computador e a internet, adentram as salas de aula como uma ferramenta cada vez mais relevante na mediação do processo de conhecimento.” Vale lembrar que a tecnologia está inserida no cotidiano do aluno. Deve assim ser tratada com naturalidade como um meio de potencial educativo, com soluções alinhadas com as inovações no campo tecnológico e também no campo didático. 

Sobre o Sion de Curitiba - A formação de crianças e jovens para a vida é um desafio na atualidade, com a velocidade das transformações na chamada era digital. Referência no ensino, o Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba une tradição e atualização constante, atuando com base na inovadora linha pedagógica da Metodologia Montessori associada ao Método de Psicomotricidade Ramain. Fundado em 1906, com proposta educativa voltada ao desenvolvimento humano, o Colégio Sion Curitiba prepara integralmente, há 112 anos, pessoas e cidadãos aptos a se posicionar diante dos desafios da vida com resiliência, sabedoria e tolerância, características mais que necessárias ao agitado cotidiano contemporâneo. 

Serviço: Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba Bairros: Sion Batel e Sion Solitude Cursos: Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; Ensino Médio; Período Integral Fone: (41) 3019-6155 (Batel) | (41) 3226-6161 (Solitude) Endereço: Alameda Presidente Taunay, 260 (Batel) Rodovia Curitiba-Paranaguá BR 277, 4761 (Solitude) Site: www.sioncuritiba.com.br.

***Sinal analógico é desligado em 155 municípios paranaenses***


Crédito da foto: Divulgação.

***Em Curitiba e 26 cidades paranaenses tiveram o sinal analógico desligado no dia 31 janeiro deste ano e passaram a receber exclusivamente o sinal digital. Agora, chegou a vez da região oeste passar por esta transição. A partir desta quinta-feira (29), o sinal estará 100% digital para Cascavel, Londrina, Maringá, Paranavaí, Foz do Iguaçu e outros 150 municípios do Paraná.

Para continuar assistindo a RPC é simples. Quem tiver TV de tubo precisa de um conversor digital, uma antena UHF e cabo coaxial. Depois, é só instalar os itens e fazer a busca de canais. Já quem possui TV com tela fina, produzida após 2012, basta conectar o cabo na entrada AR ou antena e fazer a busca de canais.

O processo de desligamento é uma determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para liberar a faixa de frequência para empresas de telefonia operarem o sinal 4G. Lucas Pelegrini, engenheiro de telecomunicações da RPC, explica que neste processo de atualização tecnológica ocorrerão melhorias significativas no sinal de televisão digital. “Chuviscos e fantasmas não farão mais parte da vida dos paranaenses que acompanharão nossa programação apenas pelo sinal digital”, analisa Lucas.

Além disso, o engenheiro destaca que o vídeo e o áudio também possuem uma qualidade muito superior no digital. “Contamos com uma série de vantagens, principalmente em acessibilidade, como legendas (closed caption), audiodescrição e guia eletrônico de canais que facilitam a vida das pessoas com alguma deficiência”, complementa o especialista. As cidades que terão o sinal digital estão descritas no site da RPC.

Sobre a RPC – Rede Paranaense de Comunicação - A RPC, fundada em outubro de 1960, foi a primeira emissora de TV do Paraná. Atualmente, conversa diariamente com mais de cinco milhões de paranaenses. Faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e é a afiliada Globo no Estado com emissoras em oito cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Cascavel e Paranavaí. Possui uma programação variada, exibindo conteúdo, jornalístico e de entretenimento, nacionais e locais.

Nos programas locais, é priorizado o que acontece nas comunidades, com assuntos relevantes para a população de todas as regiões do Estado, de acordo com uma linha editorial ética e independente. Também leva o conteúdo e interatividade para a internet, com os portais G1 Paraná, Globo Esporte, Gshow e RPC. Além disso, possui os sites Negócios RPC e De Olho no Mercado, com informações sobre mídia e o mercado do Paraná.

***Ponta Grossa se consolida como um dos principais mercados de consórcio imobiliário***


Crédito das fotos: Giancarlo Hirano.

Na foto 01: Detalhes do empreendimento.


Na foto 02: A licenciada da Ademilar, gestora da unidade Ponta Grossa, Egle Jiane Almeida Biersteker (à esq.) comemora a inauguração com Tatiana Schuchovsky Reichmann, diretora-superintendente da Ademilar.


Na foto 03: Cristiano Reichmann, Tatiana Schuchovsky Reichmann, Egle Jiane Almeida Biersteker, Pieter Arthur Biersteker, Patrícia Jommertz e Handerson Brito.


Na foto 04: Os gestores da unidade, Pieter Arthur Biersteker e Egle Jiane Almeida Biersteker celebram a inauguração com Tatiana Schuchovsky Reichmann e Cristiano Reichmann.


Na foto 05: Handerson Brito (gerente comercial da Ademilar), Egle Jiane Almeida Biersteker (gestora da unidade Ponta Grossa) e Tatiana Schuchovsky Reichmann (diretora-superintendente da Ademilar).

***O Paraná é um dos líderes em vendas de cotas de consórcios de imóveis, de acordo com dados da ABAC - Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. A entidade vem registrando crescimento constante da modalidade nos últimos três anos, e essa tendência se confirma em Ponta Grossa, uma das cidades paranaenses mais industrializadas.

Um reflexo desse bom momento é a forte atuação da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário na cidade. A empresa, pioneira na venda de consórcio de imóveis no Brasil, registrou um crescimento de 28% no volume de créditos comercializados no Paraná em outubro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando a venda de R$ 1,2 bilhão.

Para aumentar ainda mais esses resultados, a Ademilar, que conta com 36 pontos de venda no Estado e 62 em todo o Brasil, mudou de endereço em Ponta Grossa. A intenção da empresa é oferecer ainda mais conforto e comodidade aos ponta-grossenses. A nova unidade, localizada na rua Bonifácio Vilela, 415, no Centro, atenderá a grande procura pelo consórcio imobiliário em Ponta Grossa e cidades vizinhas.

Com 27 anos de atuação, a Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário cresce ano a ano em razão da maior conscientização do consumidor, que busca investimentos seguros e formas inteligentes de adquirir imóveis. Por não cobrar juros e possuir taxas mais baixas que outras formas parceladas de compra, o consórcio se tornou uma das opções preferidas de milhões de brasileiros que pretendem adquirir, comprar ou reformar imóveis ou mesmo formar uma carteira de aluguéis para garantir renda extra.

Sobre a Ademilar - A Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário foi pioneira no país ao trabalhar com o consórcio de imóveis. Ela está entre as dez maiores administradoras do Brasil no segmento, segundo ranking do Banco Central. Atendimento personalizado, de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, e assessoria completa em todas as etapas do processo são os diferenciais da administradora, que tem sede em Curitiba e atuação nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Mais informações em www.ademilar.com.br.

***CriÂnsia faz temporada gratuita no Teuni***


Crédito das fotos: Karla Vizone.

***Está em cartaz no Teatro Experimental da UFPR (Teuni) o novo espetáculo da Processo Multiartes, CriÂnsia. Com direção e roteiro de Adriano Esturilho, o trabalho fala sobre como a vida adulta acaba por quebrar o espírito lúdico da infância. Montado inicialmente em 2003, CriÂnsia retorna com outro elenco, novas cenas e um olhar que dialoga com o momento atual.

A peça fará temporada gratuita até 16 de dezembro, de quinta a sábado, às 20h30 e aos domingos, ás 19h30. “Falamos sobre como a vida adulta vai nos programando e condicionando para a selvageria do mercado, do trabalho, da sede de consumismo", pontua Esturilho.


Brincadeiras, brinquedos e referências a programas de auditório populares nos anos 80, bem como algumas cenas que mostram o crescimento da intolerância e da violência, ajudam na construção de uma metáfora do teatro em escombros. A ambientação envolve e convida a plateia a participar de um grande quebra - cabeças. Com intervenções musicais ao vivo, uma marca dos trabalhos da Processo, CriÂnsia propõe imagens que suscitam sensorialmente o público.

“Mas também reforça um lado cruel. Fala da infância, mas tem muito a ideia da ânsia muito presente na ideia de construir”. As referências ao momento político foram inevitáveis. “Em 2003 era outro o planeta em que vivíamos. Essas questões, ligadas à violência e intolerância existiam, mas não ressoavam tanto”, diz. Viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, CriÂnsia tem o incentivo do Banco do Brasil."

Serviço: CriÂnsia Quando: Até 16 de dezembro. De quinta a sábado, às 20h30 e aos domingos, ás 19h30 Onde: Teuni (Praça Santos Andrade, s/n – Prédio Histórico da UFPR) Quanto: gratuito - Classificação: 16 anos.

***Flávia Gueiros integra o Decor Year Book USA***


Crédito das fotos: Divulgação.


***A designer de interiores brasileira Flávia Gueiros é umas das integrantes da célebre edição inédita do Décor Year Book USA, um dos books mais luxuosos do mercado. Neles estão os melhores profissionais de vários estados americanos e um conteúdo que serve de inspiração para o mercado. O livro está disponível na versão impressa e em e-book digital com links ilimitados.


A designer publicou um projeto contemporâneo feito em Orlando para uma família que pedia conforto e privacidade para curtir a Flórida. Há cinco anos nos EUA, Flavia Gueiros encara o desafio de atuar no mercado de luxo americano com propostas contemporâneas e muito criativas.


Em seu portfolio estão as megahomes em Orlando (Flórida), além de casas de brasileiros e famosos que embarcaram na vida americana. Hoje, ela está à frente da FG Interiors, empresa que conta com uma equipe de 12 profissionais, reconhecidos no mercado pelo alto nível de excelência.


Sobre o Decor Book - Em 2019, a editora Decor Book - única editora brasileira a produzir e distribuir nos USA - chega aos seus 30 anos. Com mais de 300 livros de arte publicados nesse período, o Decor Year Book foi pioneiro neste segmento e logo se tornou uma referência no mercado editorial.

A empresa TB foi a primeira a usar o nome Decor em seus produtos e hoje detém mais de 200 títulos com a marca. Para março de 2019, a editora prepara um book inédito, o Decor Year Book USA, com ainda mais luxo e incríveis designers e arquitetos de vários estados americanos. Todos os books da editora também trazem versões em e-book digital com links limitados.

***Grifti inaugura outlet em Porto Belo***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: O empresário Victor Wu, que inaugura a segunda unidade da Grifti em Porto Belo, nesta sexta-feira.

***A Grifti Brasil está crescendo. Após abrir a sua primeira megaloja em Itajaí, em março deste ano, a marca, que oferece moda masculina e feminina abre um novo espaço, com 375 m² no Porto Belo Outlet Premium, na BR 101, km 159. Com Lista Vip Alex Ferrer, a inauguração acontece nesta sexta-feira (30), a partir das 19h e será animada pelo DJ Duda Müller.

Comandada pelo empresário Victor Wu, Advogado que há mais de 20 anos vive do Brasil a expansão da marca não deve parar por aí. O objetivo, já para 2019 é abrir a primeira megaloja em Curitiba, além de duas unidades em Goiania e mais duas em Santa Catarina.

Sobre a Grifti - A Grifti nasceu em dezembro de 2016 inicialmente como e-commerce. O sucesso foi tão grande que já em março de 2018 foi inaugurada a primeira megaloja da marca, em Itajaí. A Grifti trabalha com moda masculina e feminina, atendendo as exigências do público, que não abre mão de conforto e estilo na hora de compor suas produções de moda.

Queens – Moda feminina: Inspirada nas tendências europeias e americanas a marca traz para o mercado peças com modelagem e caimento perfeito, que se adequam ao biótipo da mulher brasileira com tecidos de alta qualidade e aviamentos especiais para vestir uma mulher sofisticada, charmosa e antenada com o mundo fashion.

Victory Eagle – Moda Masculina: Inspirada em referências mundiais de moda, a marca dá um toque de sofisticação e modernidade ao homem contemporâneo transformando o básico com um toque de estilo, com itens arrojados e coordenados com o que existe de mais atual na moda masculina. Megaloja Itajaí: BR 101, entrada 125, anexa ao Posto Dubai. Outlet Grifti: BR 101, km 159, no Porto Belo Outlet Premium.

***Vanguart explora animação gráfica em clipe de "Casa Vazia"***


Crédito da foto: Divulgação.

***Ousando variar através de uma inédita abordagem em seus vídeos, o Vanguart lança, nesta quinta-feira (29), o clipe de "Casa Vazia", de seu álbum "Beijo Estranho" (Deck/ 2017). A obra de animação, dirigida por Pedro Hansen, é o quinto vídeo do mais recente álbum da banda cuiabana, cuja versão deluxe foi lançada em julho de 2018. A música, trabalhada desde as sessões do álbum anterior, "Muito Mais Que o Amor" (Deck/2013), evoca, de acordo o vocalista Helio Flanders, os amores juvenis e toda as dúvidas e angústias dessa fase da vida.

"'Casa Vazia' é a música mais antiga da tracklist de "Beijo Estranho" e vem do processo final do álbum anterior, mas só conseguimos terminá-la nesse álbum, e posso dizer que é uma das canções mais doces, musicalmente falando, de toda a carreira da banda. Ela possuía um título anterior que era uma brincadeira com um livro do Gabriel Garcia Márquez, "O Amor nos Tempos de Cólera", onde o trocadilho fazia a canção se chamar "O Amor nos Tempos de Escólera", juntando as palavras 'escola' e 'cólera'. Isso foi feito tentando retratar a angústia de se apaixonar na pré-adolescência, em uma situação onde a pessoa amada sai de férias e o narrador fica de recuperação na escola e na cidade vazia no mês de dezembro.

Ela também passeia pelo imaginário de quem se sente muito só e sonha a chegada do grande amor, conseguindo visualizá-lo até em desconhecidos pela rua, o que, para mim, também pertence a esse mundo de pueris paixões adolescentes", definiu o cantor do Vanguart. De acordo com o diretor Pedro Hansen, a ideia de um clipe animado surgiu em conjunto com o grupo, logo após o fim das gravações do disco. Os trabalhos de computação gráfica que culminaram na versão final levaram, aproximadamente, três meses para serem concluídos.

No vídeo, o personagem aparece enfrentando a solidão do espaço enquanto viaja a bordo de sua nave. Ainda que só, ele segue a empreitada em busca de um propósito que o próprio desconhece e, desse modo chega a um fim que culmina com o encontro de seus semelhantes. A obra é baseada no trecho da canção que diz "a casa vazia, e sou eu quem tá mais vazio, eu sei", mas, segundo Hansen, se trata de uma narrativa secundária, sem ligação literal com a música.

"Foi muito interessante ver o vídeo do Pedro, porque ele se descola da canção em vários momentos da narrativa, mas é tão bonito e amplo que também se conecta a ela em vários outros momentos", opinou Hélio. "Casa Vazia", que é composição de Flanders, vem em sequência ao clipe de "Tudo Que Não For Vida", música que estreou na versão especial de "Beijo Estranho". Para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=SlUDdWOXTGM - Para ouvir "Beijo Estranho (Deluxe): https://vanguart.lnk.toBeijoEstranjoDeluxePR

***BB abre inscrições para cessão de espaço nos CCBBs***


Crédito da foto: Divulgação.

***Estão abertas as inscrições para o edital Banco do Brasil de Seleção Pública de Projetos Culturais 2019/2020 – na modalidade cessão de espaço. As propostas selecionadas poderão compor a programação dos centros culturais Banco do Brasil (CCBBs) localizados em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

As inscrições são gratuitas e devem ser registradas exclusivamente pela internet (www.bb.com.br/cessaoespacoccbb) até às 23h59min (horário de Brasília) de 11 de janeiro de 2019. O regulamento completo está disponível no mesmo endereço. Podem ser inscritos projetos de artes cênicas, cinema, exposição, música e ideias – debates, seminários, palestras e workshops/oficinas –, inéditos, nas cidades onde pretendem ser realizados.

As propostas serão avaliadas por comissão interna especializada do Banco do Brasil, com base nos seguintes critérios: relevância conceitual e temática para a sociedade; abrangência de público e acessibilidade; fomento de novos talentos; originalidade; e ficha técnica do projeto. A modalidade cessão de espaço contempla projetos que já possuam patrocínio/recursos para realização ou que estejam em fase final de confirmação dessa condição.

Em setembro, o BB divulgou o resultado do Programa Banco do Brasil de Patrocínios, quando foram pré-selecionado 451 propostas, sendo 112 para realização e 339 para composição do banco de projetos, atualmente em fase de habilitação jurídica e regularidade fiscal e trabalhista. O último edital de cessão de espaço do CCBB foi realizado em 2017, quando recebeu 437 propostas. Dessas, 85 foram selecionadas para compor a grade de programação dos quatro CCBBs durante os anos de 2017 e 2018.

"Com o edital de cessão de espaço, o Banco do Brasil coloca à disposição de músicos, artistas e produtores os palcos e galerias dos CCBBs, que estão entre os museus mais visitados do Brasil e do mundo", destaca Karen Machado, gerente executiva do Banco do Brasil. Importante agente incentivador da cultura do país, o BB seleciona projetos inovadores, plurais e acessíveis, capazes de contribuir significativamente para a oferta de expressões artísticas que proporcionem à sociedade experiências interativas, formadoras e transformadoras.

Serviço: Edital Banco do Brasil de Seleção Pública de Projetos Culturais 2019/2020 – Modalidade Cessão de Espaço Inscrições: www.bb.com.br/cessaoespacoccbb - Quanto: gratuitas Quando: de 29 de novembro de 2018 até 23h59min (horário de Brasília) de 11 de janeiro de 2019.

***Santander Rio Academia volta às areias de Ipanema durante o verão***


Crédito da foto: Divulgação.

***Entre os dias 1º de dezembro e 10 de fevereiro as areias de Ipanema, no Rio de Janeiro, recebem mais uma edição do Rio Academia. Com assinatura e conceito da Mude, a iniciativa oferece bem-estar e qualidade de vida para os visitantes ao proporcionar uma academia completa em um dos mais belos cartões postais do País. O espaço, localizado ao lado do Posto 10, contará com diversas aulas, totalmente gratuitas, como Musculação, Yoga, CrossFit, FitDance, Wolf Fit, Beach Volley, Beach Boxing e TaiChi, entre outras. O projeto, que recebe milhares de pessoas de todas as idades e do mundo inteiro, já é realizado há 20 anos pela Mude. “Acreditamos ser essencial apoiar a evolução das pessoas em todos os momentos, principalmente naqueles voltados à saúde e ao lazer.

Por isso apoiamos o projeto desde 2014 e optamos por adquirir seu naming rights nesta temporada”, afirma Marcos Madureira, vice-presidente executivo de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander. Clientes do banco contam com benefícios exclusivos: prioridade no agendamento de aulas, aulas Santander Small Groups, aulões especiais e acesso livre às aulas com o Santander Pass. A cada nova edição, a Santander Rio Academia é renovada e se transforma em um ponto de encontro. Além de promover saúde, o espaço amplia as conexões entre pessoas e ajuda a revigora a rotina de quem escolhe se colocar em movimento.

Para Marcus Moraes, CEO e fundador da Mude, a ideia é conectar profissionais de excelência do esporte às pessoas que buscam mais qualidade de vida. “Acreditamos muito em espaços de interação onde se manifestam as trocas e as relações humanas, que são tão necessárias para ambientes sociais saudáveis”, afirma. Na temporada 2019, a Santander Rio Academia passa a incluir na programação, além das aulas já conhecidas, novas modalidades como FitDance, Wolf Fit, Beach Boxing e aulas especiais como o Crew Pura Vida e Mahamudra.

Além das novidades na programação, outro grande marco desta edição é o lançamento do novo app da Mude que conta com funcionalidades inéditas e uma interface amigável, proporcionando aos alunos uma experiência mais agradável ao buscar e reservar suas atividades. O app da Mude oferece aulas durante todo o ano, com mais de 2.000 vagas por semana em projetos como o Santander Training Truck, que leva atividades itinerantes pelas cidades em uma van com equipamentos e treinadores. A Mude conta ainda com mais de 500 estações de exercícios espalhadas pelo Brasil, entre elas, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba e Brasília.

Serviço: Santander Rio Academia Data: 1 de dezembro a 10 de fevereiro Local: Praia de Ipanema, ao lado do Posto 10 Gratuito (necessária inscrição pelo app Mude) Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 06h30 às 10h30/ 17h às 21h e Sábados, domingos e feriados das 08h às 13h 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro não abrirá - Mais informações: http://www.santanderrioacademia.com.br.

***Supermercadistas gaúchos elegem a Eletrofrio como a melhor fornecedora de equipamentos***

***A Eletrofrio Refrigeração LTDA foi eleita a melhor fornecedora na categoria de equipamentos do Troféu Carrinho Agas, que reconhece as empresas que mais se destacaram ao longo do ano na opinião dos supermercadistas gaúchos.

O prêmio, que existe desde 1984, conta com uma auditoria do Instituto Segmento de Pesquisas e reuniu votos das 252 maiores empresas supermercadistas do Estado. Os critérios adotados para selecionar os melhores fornecedores foram: share de mercado, qualidade dos produtos ou serviços, relacionamento com o varejo, índices de ruptura, capacidade de inovação e cumprimento dos prazos de entrega. Segundo o diretor de marketing e vendas da Eletrofrio, Roberto Weidner, este troféu demonstra que a empresa está atingindo o objetivo de oferecer o melhor em equipamento e em atendimento aos clientes. 

“Somos os líderes do segmento no país, inclusive no mercado gaúcho, e este reconhecimento nos motiva a continuar nos esforçando para manter esta liderança. Este foi um ano muito importante para a nossa empresa, que realizou diversos investimentos para lançar a linha Vittrine e este troféu é visto por nós como um fruto deste nosso trabalho”.

A empresa, que completou 72 anos em 2018, lançou a Linha Vittrine após dois anos de pesquisas nacionais e internacionais. A linha recebeu um investimento de R$ 50 milhões e se destaca por economizar 20% de energia elétrica e otimizar o espaço de exposição dos produtos. O conceito “pele de vidro”, bastante utilizado na arquitetura, foi a base do design dos expositores, que possuem portas sem molduras, maiores superfícies envidraçadas e estruturas com perfis mais leves, que não competem com as mercadorias expostas.

Sobre a Eletrofrio - A Eletrofrio é uma empresa brasileira que desponta na liderança em refrigeração comercial. A empresa é especialista em expositores refrigerados, câmaras frigoríficas e sistemas de geração de frio alimentar e se destaca por estar sempre à frente, oferecendo o que há de mais moderno e sustentável no mundo. O grupo, que possui uma área total de 200 mil m², faturou em 2017 R$ 1,100 bilhão e espera crescer 10% neste ano.

***Natal: as diferentes tradições ao redor do mundo***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Natal possui, dependendo da cultura e do país, particularidades que tornam a data diferente em cada canto do mundo. São muitas tradições: dar presentes, preparar guloseimas específicas dessa época, enviar cartões natalinos, entre tantas outras.

De um local para o outro, até a data de comemoração pode mudar: segundo a enciclopédia Britannica® Digital Learning, enquanto em alguns países a troca de presentes é realizada no dia 24 de dezembro, em outros, esse costume acontece no dia 25 ou até no dia 6 de janeiro, sendo este último mais comum no oriente, onde a data simboliza a chamada Epifania, dia do batismo de Jesus e da chegada dos três reis magos.

Em alguns casos, as festividades costumam durar bem mais que um dia. No Brasil, por exemplo, as celebrações começam no dia 24 de dezembro e se estendem até o dia 25. Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças, sempre na última quinta-feira de novembro, marca o início das comemorações natalinas.


O professor de História do Colégio Positivo Maurício Paz lembra que o Natal não é apenas mais um festival religioso. “A data é também um dos períodos de férias mais populares para os países em que o cristianismo é a religião dominante. Mesmo no Japão, onde o cristianismo é uma religião minoritária, o Natal tornou-se uma festa tradicional e capitalista, com as pessoas adquirindo o hábito de trocar presentes”, conta.

*Curiosidades e símbolos natalinos ao redor do mundo - A árvore de Natal surgiu de duas tradições alemãs: a “árvore do paraíso”, parte da festa de Adão e Eva, que eram homenageados como primeiros pais da humanidade com a árvore repleta de maçãs penduradas; e a “pirâmide de natal”, também conhecida como “torre do advento”, que é uma espécie de pirâmide feita de prateleiras, preenchida com pequenos ornamentos, figuras natalinas, velas e uma estrela no topo.

*Na Índia, o pinheirinho de Natal é substituído pela mangueira, ou a árvore de bambu, e as casas são decoradas com folhas de manga.

*Na Espanha e na Itália, as crianças só recebem os presentes na noite de 5 de janeiro. Segundo o folclore italiano, uma idosa chamada Befana desce chaminés e entrega presentes para as crianças durante a noite, assim como os três Reis Magos levaram presentes ao menino Jesus. Na Espanha, as crianças deixam seus sapatos do lado de fora das casas, cheios de palha e cevada, para os animais dos reis magos se alimentarem. Em troca, recebem presentes.

*Na França, as famílias comem uma bûche de Noël, uma torta típica natalina em formato de tronco de árvore. A origem da torta remonta à época em que os camponeses, no inverno, queimavam, em oferta aos deuses, um grande tronco de árvore na lareira de casa. Esse tronco deveria ser consumido lentamente, durante vários dias. Quanto mais tempo durasse a fogueira, maior seriam a fartura e a colheita no ano seguinte.

No dia 24 de dezembro, a família se reunia para jantar em torno da lareira. Após a refeição, as crianças deixavam o local para rezarem e pedirem presentes. Quando retornavam, encontravam bombons e docinhos espalhados em volta do tronco. Durante séculos, o tronco era o símbolo de calor e conforto familiar, assim como esperança para o novo ano.

*No México, as pessoas costumam fazer buñuelos, tortillas fritas cobertas com xarope e açúcar de canela. Além disso, os mexicanos reproduzem a busca de Maria e José por um lugar para se abrigar e dar à luz o menino Jesus.

*A tradição de trocar presentes é um costume mais antigo que o feriado natalino em si. A data para a celebração do Natal, segundo registros, pode ter sido escolhida para competir com festivais pagãos que costumavam ocorrer sempre no fim de dezembro. Um desses festivais, o Ano Novo Romano, pode ter influenciado o feriado cristão, uma vez que as casas eram decoradas com folhagens e luzes, e presentes eram dados a crianças e pobres. Como as tribos germânicas da Europa aceitaram o cristianismo e começaram a celebrar o Natal, este também passou a conter a troca de presentes.

*Na Islândia, a noite de Natal representa descobertas por meio da literatura. No país, a tradição é dar livros de presente e, depois do jantar de Natal, sentar para passar o resto da noite lendo com a família. O costume movimenta o mercado literário local e promove um fenômeno conhecido por Jólabókaflóð, ou “dilúvio de livros”. Essa tradição vem da Segunda Guerra Mundial, quando, por conta das restrições às importações, a população começou a presentear com livros, que eram impressos no próprio país.

O uso de guirlandas como símbolos de vida era um costume antigo dos egípcios, chineses e hebreus, entre outros povos. A veneração da árvore era uma característica comum da religião entre os povos teutônicos e escandinavos do norte da Europa, antes de sua conversão ao cristianismo. Eles decoravam portas com vegetação na virada do ano novo para espantar os demônios. O enfeite com folhas espinhosas e frutas vermelhas entrou em uso no feriado para lembrar aos povos da coroa de espinhos usada por Jesus na crucificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário