sábado, 1 de abril de 2017

Coluna do dia 01/04/17

***Festival de Teatro de Curitiba - Mart’nália em “+ Misturado”*** 


Crédito da foto: Marta Azevedo. 

***Em interconexão com a proposta da curadoria do Festival de Curitiba, a cantora Mart’nália faz ecoar o atual reconhecimento da arte negra, levando para o palco a substância de diversas marcas sociais, como raça, classe, gênero e identidade. Em única apresentação no Festival de Curitiba, o show “+Misturado” acontece no dia 09 de abril, às 19h, no Teatro Guaíra. Vinda de um projeto no qual o samba reinava absoluto, Mart’nália retorna com um novo álbum, em mais uma parceria com a gravadora Biscoito Fino. Décimo primeiro de sua discografia, “+ Misturado” aposta na personalidade artística plural da cantora, com releituras de compositores fundamentais em sua formação. 

Entre as composições inéditas estão “Se você disser adeus” (Geraldo Azevedo e Capinan) - composta especialmente para Mart’nália; “Melhor para você” (Tom Karabachian/Cris Sauma), “Tomara” - esperada parceria com Mombaça, “Libertar” (Zélia Duncan, Arthur Maia e Ronaldo Barcellos), “Vem cá, vem cá...” (Mart’nália, Zé Katimba e André da Mata), “Sem dó” (Rodrigo Lampreia, Beto Landau e Maurício Pessoa), “Ouvi dizer” (Teresa Cristina e Mosquito) e “Eu te quero agora” (Zé Ricardo). O disco ainda traz também releituras e duetos, como “Si tu pars”, do congolêsLokuaKanza, que, segundo Mart’nália, “veio aqui no Rio (gravar as vozes) e foi carinhosamente incrível”. 

Também estão no repertório as músicas: “Ninguém conhece ninguém” - gravado em 1976 pelo pai, Martinho da Vila; “Estrela”(Gilberto Gil), “Tempo de Estio” (Caetano Veloso), “Linha do Equador”(Djavan/Caetano Veloso), “Ela disse-me assim” e “Loucura” de Lupicínio Rodrigues. Mart’nália dedica algumas canções do álbum para alguns artistas gravados ou não por ela aqui. “É um carinho em vida para as pessoas que fazem e fizeram parte desta minha caminhada”, resume a cantora, compositora e orgulhosa integrante da ala de compositores da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel. 

Patrocinadores - O Festival de Curitiba conta com uma rede de parceiros imprescindíveis para sua realização. O Festival de Teatro de Curitiba é apresentado pela Cielo e tem patrocínio de Copel, Sanepar, Renault, EBANX e Petrobras. O evento de dança Movva, em sua primeira edição, tem patrocínio do Boticário. Os eventos simultâneos – Guritiba, MishMash e Risorama - também contam com parceiros que ano a ano contribuem para garantir a diversão e a cultura para diferentes plateias. 

O Guritiba, voltado para o público infantil, é apresentado pela Parati e patrocinado pela Peróxidos do Brasil. O MishMash, com atrações para toda família, é apresentado por Unimed Curitiba, Worker e Grupo Servopa. O Risorama, espaço para o stand upcomedy no Festival, é apresentado pelas empresas Potencial Petróleo, Aveo, Havan e Sesi. A bilheteria do Festival de Curitiba é uma parceria com o ParkShoppingBarigüi. 

Ingressos - A venda de ingressos para os espetáculos do Festival de Curitiba 2017 que serão apresentados nos espaços do Centro Cultural Teatro Guaíra (Guairão, Guairinha e Mini-Guaíra) será realizada nos quiosques do Disk Ingressos e no site. Ao entrar na página do Festival de Curitiba (www.festivaldecuritiba.com.br), onde é possível acessar toda a programação, o interessado será direcionado para a compra dos ingressos. 

Loja do Shopping Palladium: Horário: Segunda à sexta de 11h a 23h. Sábado de 10h a 22h. Domingo de 14h a 20h Quiosque Shopping Estação: Horário: Segunda à sábado de 10h a 22h. Domingo de 14h a 20h. Quiosque Shopping Mueller: Horário: Segunda à sábado de 10h a 22h. Domingo de 14h a 20h Bilheteria Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971). Horário: Todos os dias de 10h as 22h Call Center Disk Ingressos "receba em casa": (41) 3315-0808. Horário: Segunda à sábado de 9h a 21h. Domingo de 9h as 18h. Serviço: “+ Misturado”. Dias 09/04, às 19h. Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971). 

***Dra. Adriana Vidal Schmidt fala sobre como ter mais controle sobre o resultado dos procedimentos estéticos*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Para os mais diferentes tipos de procedimentos de beleza e rejuvenescimento, existe uma infinidade de relatos de insatisfação. E o grande motivo para isso é especialmente a falta de atenção na hora de escolher o tipo de tratamento e o profissional adequado para realizá-lo. Mas existe alguma forma de ter mais controle sobre a linha de chegada de um procedimento estético? De acordo com a médica Adriana Vidal Schmidt, uma das mais conceituadas do país na área de rejuvenescimento facial, há uma série de fatores que muitas vezes impedem que o resultado seja o esperado.

A resposta individual ao tratamento é a primeira variável: o metabolismo, a idade e até fatores genéticos fazem cada um responder de um jeito diferente ao mesmo procedimento. É por isso que, quando pessoas que possuem perfis e hábitos similares realizam o mesmo tratamento, para algumas o efeito pode ser mais rápido, enquanto para outras pode ser mais lento.

“As pessoas são diferentes e responderão diferentemente, cada um a seu tempo”. Mas apesar da genética e do próprio metabolismo, a médica explica que alguns fatores são sim controláveis e com eles o tratamento pode ser potencializado. Um deles é sobre os equipamentos utilizados e o cuidado do especialista no manuseio, ou seja, a qualidade dos aparelhos, o estado de conservação e manutenção e sua perícia e preparo.

“É como um carro: existem várias marcas e modelos, mas sempre há as melhores máquinas – e os melhores motoristas, o conjunto que faz a diferença. Escolha pelo profissional, tenha uma boa relação médico-paciente e procure seguir os tratamentos prescritos. É uma relação de confiança e de amizade, pois os tratamentos serão longos, as vezes para a vida toda, e é importante estar num lugar onde você seja bem tratado e se sinta bem”.

Outros agentes que contribuem com o bom resultado do tratamento são a alimentação adequada e a prática regular de atividade física. Ambos estão associados à longevidade e à melhora das funções do corpo, enquanto o sedentarismo e alimentação rica em gordura e açúcar fazem um trabalho contrário ao do procedimento, entrando em combate com o tratamento e fazendo com que ele não apresente o resultado desejado. Então, se não houver empenho em uma dieta adequada e atividade física regular o resultado pode ser frustrante.

O que leva à frustração também é acreditar que um tratamento é milagroso, como se apenas duas sessões do procedimento fossem o bastante para o seu corpo. Além de o resultado aparecer em tempos diferentes para cada pessoa, é necessário ter constância no tratamento. “É preciso ter paciência e levar a sério o trabalho. O paciente vai voltar à clínica por mais de uma vez, mas é isso que ajuda o resultado ser melhor e mais duradouro”, afirma Dra. Adriana Vidal Schmidt.

Bem de corpo e alma - Os fatores psicológicos e o bem-estar e qualidade de vida também influenciam nos resultados dos procedimentos, de acordo com a médica. “Importante ainda é cuidar da beleza de dentro para fora, aquela que vem da alma e que nos faz ainda mais belos e realizados como seres humanos. Quando nos transformamos, tudo se transforma ao nosso redor. Por isso, quem não está emocionalmente bem, tende a não ficar satisfeito com nenhum tratamento”. Para cuidar da beleza e manter a qualidade de vida em qualquer fase da mesma, Dra. Adriana Vidal Schmidt sugere um planejamento.

“Você não envelhece da noite para o dia, e deve planejar como irá envelhecer, mantendo tratamentos conforme propostos pelo médico. Contar com ajuda profissional para envelhecer com qualidade de vida e beleza é um grande auxílio que está ao alcance e vai significar muito no longo prazo”. O tratamento adequado e continuado, com a prática de atividade física e alimentação saudável, só tendem a contribuir para a satisfação e pessoal, levando bem-estar, saúde e beleza ao amadurecer.

Serviço: Clínica Dr.ª Adriana Vidal Schmidt Dra Adriana Vidal Schmidt CRM 12975 RQE 7737-alergia e imunologia Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 3901, Ed. Office Life, sl 198/199 Ecoville Curitiba | PR. Tel: (41) 3336-2820 - www.adrianaschmidt.com - https://www.facebook.com/clinicaadrianaschmidt.   

***Bee Rede Imobiliária tem novo presidente*** 


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: Josué Pedro de Souza.


Na foto 02: Josué Pedro de Souza e Edson Luis Esquinazi.

***O proprietário da Josué Souza Imóveis, Josué Pedro de Souza, é o novo presidente da Bee Rede Imobiliária (gestão 2017-2018), associação que congrega 33 empresas e conta com mais de quatro mil imóveis para locação e para a venda em Curitiba e Região Metropolitana.

A solenidade de transferência do cargo - antes ocupado pelo proprietário da Roma Imóveis, Edson Luis Esquinazi – aconteceu na noite de ontem (30/3), em Curitiba, com a participação de empresários, representantes de entidades e profissionais do mercado imobiliário. Corretor de imóveis há 26 anos, Josué Pedro de Souza atua por 25 anos como gestor de equipes imobiliárias. Entre1991 a 1994, foi sócio proprietário da Peres e Souza Corretores Associados.

De 1995 a 2002, foi gerente de vendas na JBA Imóveis e desde 2002 comanda a imobiliária Josué Souza Imóveis, que tem sede em Curitiba. Na área setorial, é diretor da área de lançamentos, compra e venda do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR). Ainda, atuou como vice-presidente da Rede Paraná Imóveis e foi sócio fundador da Associação dos Proprietários de Imobiliárias de Curitiba (ADPI).

***02 de Abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo***

***Aos primeiros sinais de irritabilidade, movimentos repetitivos, dificuldade para falar e distração constante, Jorge Abage foi levado ao médico que, inicialmente, o definiu como um paciente autista. Mas, menos de três anos depois, após a mãe de Jorge estudar sobre o assunto e buscar auxílio fora do país, um exame mais aprofundado mudou esse diagnóstico. O autismo era, na realidade, apenas um sintoma da Síndrome do X Frágil.

Atualmente, entre 30% e 40% dos pacientes com Síndrome do X Frágil (SXF) têm Autismo e, na maioria das vezes, o diagnóstico errado impede que tratamentos eficazes ofereçam maior qualidade de vida às pessoas afetadas pela síndrome e suas famílias. “A grande dificuldade em se diagnosticar corretamente a SXF vem da sobreposição de sintomas com outras síndromes, como as do Espectro do Autismo e de Rett. Tais sintomas podem incluir ansiedade social, problemas de contato visual, atraso no desenvolvimento motor, além de déficit de aprendizado e atenção.

Desta forma, além da necessidade de profissionais experientes e qualificados no diagnóstico e no tratamento da Síndrome do X Frágil, por exemplo, muitas vezes acaba sendo necessário um teste genético complementar para concluir o diagnóstico”, explica Roberto Herai, doutor em Genética e Biologia Molecular e pesquisador do Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Desde o dia 2 de abril de 2008, mesma data em que se comemora o Dia Mundial do Autismo, por meio da Resolução Normativa (RN) 167 da ANS, o exame de diagnóstico da Síndrome do X Frágil faz parte do Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com cobertura garantida a todos os usuários dos planos de saúde brasileiros, adquiridos a partir de 2 de janeiro de 1999. Mesmo assim, para muitas famílias sem condições financeiras, ainda é difícil chegar ao diagnóstico da síndrome, devido ao alto custo do exame. No Paraná, a partir de um importante trabalho de captação de recursos, o Projeto Eu Digo X já beneficiou 18 famílias com exames de diagnóstico.

Após os procedimentos, os pacientes foram encaminhados para profissionais especializados e recebem hoje acompanhamento adequado, incluindo tratamento e aconselhamento genético para as famílias. “A informação é, cada vez mais, a nossa maior aliada. Por isso, temos investido no contato com a população, para fazer com que todos conheçam a Síndrome do X Frágil e possam buscar ajuda com as pessoas certas, que conhecem o assunto e proporcionam melhor qualidade de vida aos pacientes.

Quanto mais multiplicarmos as informações corretas, mais sucesso teremos no diagnóstico, e até mesmo na prevenção de síndromes, a partir do aconselhamento genético. Nossa dica é que, se as pessoas conhecem ou têm na família alguém com as características típicas de uma síndrome, não deixem de buscar ajuda. Temos acesso aos melhores profissionais e pesquisadores para acolher quem precisa desse apoio”, orienta Luz Maria Romero, gestora do Projeto Eu Digo X.

Sobre o Projeto Eu Digo X - Fundado há cinco anos, pela empresária Sabrina Muggiati, o Projeto Eu Digo X tem o objetivo de produzir e transmitir informações, contribuindo para o melhor entendimento e a conscientização sobre a Síndrome do X Frágil, auxiliando as pessoas que buscam aconselhamento, orientação e apoio tanto para a prevenção e diagnóstico da doença, quanto para a educação e o desenvolvimento de pacientes com a SXF.

Mantido pelo Instituto Lico Kaesemodel, o Projeto Eu Digo X está expandindo seu trabalho para outras cidades do Brasil, como Cuiabá, Campinas e regiões do Norte do Paraná, oferecendo palestras e treinamentos para profissionais das áreas da saúde e da educação.

Em 2016, toda a equipe do projeto iniciou um processo de especialização sobre a Síndrome do X Frágil, com pesquisadores de universidades, o que marca um novo momento, de avanço nos trabalhos e no alcance cada vez maior de pacientes em diversas partes do país. Para mais informações e orientações, acesse o site www.eudigox.com.br ou entre em contato pelos telefones 3156-0309 e 9 9103-4847.

***Shopping Total recebe exposição do ator e diretor Cleon Jacques***


Crédito da foto: Divulgação.

***A exposição do ator e diretor paranaense Cleon Jacques, que marcou a cena teatral do Estado nos anos 1980 e 1990, está em cartaz no Shopping Total Curitiba até o dia 16 de abril. A mostra itinerante faz parte de um circuito de exposições da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) que é levado a diferentes espaços da capital e de todo o Estado. A visitação é aberta ao público.

A mostra reúne fotos do artista desde a infância em Ponta Grossa, passando pelos tempos de academia no Colégio Estadual do Paraná e no Curso Superior de Artes Cênicas da PUC-PR/Teatro Guaíra, até subir aos palcos como diretor. A exposição traz também depoimentos de seus amigos, pensamentos do próprio Cleon, além de vídeos das peças que dirigiu.

Serviço: Exposição Cleon Jacques no Shopping Total Até o dia 16 de abril de 2017 Horário: 10h às 22h Local: Praça de Eventos do Shopping Total. Rua Itacolomi, 292 – Portão. Curitiba/PR Aberta ao público.

***Exposição de telas e poesias aborda a distância entre as pessoas***


Crédito das fotos: Divulgação.

***“Você precisa se afastar de algo para que algo novo surja”. Essa frase resume uma das inspirações que levaram o artista curitibano Leandro Souza a criar a série de obras “Ilhas Preciosas”, em exposição na Biblioteca Central da Universidade Positivo até o dia 14 de abril. As pinturas, feitas em acrílico sobre tela, abordam a distância pelo ponto de vista das experiências. Segundo o artista, os cenários de cores profundas, com espaços perceptíveis entre os elementos demonstram a essência de cada um e suas complexidades em relação ao outro e ao universo.


Na composição, são utilizadas camadas de tinta isoladas e coloridas e conjuntos de relevos e sombras, sugerindo ilhas. “As ilhas são imaginárias e não reais, elas representam tudo o que mostramos para o mundo que nos constrói. O mar é o profundo, o que não se pode ver e o que está no outro e no universo.”, explica Souza. A exposição está aberta ao público, no térreo da Biblioteca Central, no câmpus Ecoville, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30.

Serviço: Exposição “Ilhas Preciosas” Onde: Universidade Positivo - Câmpus Ecoville | Biblioteca Central (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Ecoville - Curitiba) Quando: Até 14 de abril Quanto: Entrada gratuita Informações: cultura@up.edu.br.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 58 cursos de Graduação presenciais (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 27 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, além de polos de Educação à Distância (EAD) em 22 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quinto ano consecutivo.

***Nova versão do clássico de Chico Buarque e Paulo Pontes, Gota d’Água - A Seco volta a São Paulo em curta temporada. No elenco, Laila Garin e Alejandro Claveaux***


Crédito das fotos: Elisa Mendes.

***Em dezembro de 1975, Bibi Ferreira subia ao palco do Teatro Tereza Rachel (Rio de Janeiro) para estrear Gota D’Água, transposição da tragédia grega Medeia, de Eurípedes, para a realidade de um conjunto habitacional do subúrbio carioca. Com um arrojado texto em versos de Chico Buarque e Paulo Pontes e canções como Basta um Dia, o espetáculo marcou época e se tornou um clássico moderno do Teatro Brasileiro. Mais de quatro décadas depois, a história voltou à cena com uma adaptação absolutamente inédita do diretor Rafael Gomes.

Batizada de Gota D’Água [a seco], a nova versão estreou no Rio de Janeiro em maio de 2016 e está de volta a São Paulo para curta temporada no Teatro Porto Seguro, de 7 de abril a 7 de maio. No palco, Laila Garin e Alejandro Claveaux são acompanhados por cinco músicos sob a direção musical de Pedro Luís. Como ‘a seco’ do título já indica, a montagem busca chegar à essência da história, através dos embates entre os protagonistas, Joana e Jasão, ainda que outros personagens do original também apareçam na adaptação. Mesmo com parte da trama sociopolítica reduzida na versão, Rafael Gomes reitera que a sua leitura da peça é focada em sua natureza política, cruelmente atual.


“A Gota D’Água original possui uma trama política bastante latente em seu embate entre opressores e oprimidos. Ao concentrar a história em Joana e Jasão, em suas ideologias, ações e sentimentos, eu gostaria ainda assim de falar sobre essa política mais essencial da vida, do dia a dia, essa que a maioria das pessoas sublima, esquece ou finge que não é com elas, achando que ser político é somente saber apontar o dedo para o adversário e se manifestar eventualmente por aquilo que interessa, de forma um tanto o quanto individualista”, afirma o diretor, que manteve toda a estrutura formal da peça e inseriu novas canções e pequenas citações de letras de Chico Buarque em algumas passagens do texto.

Gota D’Água [a seco] é o primeiro espetáculo que Rafael Gomes dirigiu fora de sua companhia, a Empório de Teatro Sortido, de onde trouxe alguns colaboradores para esta montagem, como o cenógrafo André Cortez (Prêmio Shell por Um Bonde Chamado Desejo, 2015) e o iluminador Wagner Antônio. Rafael foi convidado pela produtora Andréa Alves, da Sarau Agência, e por Laila Garin para embarcar no projeto. Estrela de Elis – A Musical, Laila experimenta agora um novo desafio em cena: além de interpretar a mítica personagem eternizada por Bibi Ferreira, dá voz a músicas que não faziam parte da peça original, como Eu Te Amo, Baioque e Cálice.


Revelado no projeto Clandestinos, Alejandro Claveaux interpreta o personagem que já foi de Roberto Bonfim e Francisco Milani (na temporada paulistana, em 1977). Uma tragédia carioca, embates universais Chico Buarque e Paulo Pontes começaram a trabalhar no texto original a partir de uma transposição que Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974) havia feito para a televisão. A feiticeira Medeia virou Joana, moradora do conjunto habitacional Vila do Meio-Dia, mãe de dois filhos, frutos de seu casamento com Jasão, alguns anos mais novo do que ela.

Compositor popular, Jasão é cooptado pelo empresário Creonte, que o ajuda a fazer sucesso, e termina por largar Joana para se casar com a filha do milionário. A trama passional – que culmina na vingança de Joana – tem como pano de fundo as injustiças sociais pelas quais os moradores do local passam, vítimas da exploração de Creonte, todo-poderoso da região. Por conta deste acúmulo de tensões, Rafael Gomes elegeu o embate como o conceito central de sua montagem. Não somente o embate amoroso, que está no cerne da trama do casal, mas também o social, em um sentido mais amplo, e, principalmente, o íntimo.

“São as batalhas internas a que as circunstâncias externas nos sujeitam. Jasão no conflito entre o que está ganhando e o que está deixando para trás, assim como Joana na decisão entre ir às últimas consequências para se vingar ou simplesmente seguir vivendo – o embate entre o humano e o divino, o terreno e o espiritual’, conclui o diretor. Com esta nova e enxuta adaptação, as músicas que não estavam no original entram justamente para servir à dramaturgia, ao contar partes da história, revelar melhor o caráter e as contradições das personagens, além de amplificar alguns contextos e situações que precisaram ser sumarizados.

A entrada de Pedro Luís na direção musical vem ao encontro da vontade de não fazer necessariamente um musical tradicional. “É um arejamento, um olhar diferente. Pedro fez com as canções, todas já tão conhecidas e consagradas, o que eu pretendo fazer com a dramaturgia: dar uma nova dimensão, jogar uma luz por um lado que não estamos acostumados a ver. Isso não implica em uma ambição de ‘melhorar’ nada, apenas de tentar pensar e criar por um caminho menos óbvio”, ressalta Rafael.

Música, letra e teatro - Laila Garin sempre teve a carreira teatral atravessada pela música, seja em shows paralelos ou na série de espetáculos musicais que protagonizou recentemente. Após ter iniciado a vida artística em Salvador, sua cidade natal, ela se mudou para o São Paulo e trabalhou com Luiz Carlos Vasconcelos, a Cia. Piolim, antes de ficar por sete anos na Casa Laboratório, dirigida por Cacá Carvalho e a Fondazione Pontedera. Após o período na capital paulista, fixou residência no Rio de Janeiro, onde estrelou Eu Te Amo Mesmo Assim (2010), musical supervisionado por João Falcão, diretor de Gonzagão – A Lenda (2012), do qual Laila fez parte por algumas temporadas.

A sua recriação do mito Elis Regina em Elis – A Musical (2013) provocou um verdadeiro fenômeno teatral de público e crítica, coroado com todos os principais prêmios de atuação do País: APCA, APTR, Bibi Ferreira, Cesgranrio, Quem, Reverência e Shell. No último ano, ainda esteve em O Beijo no Asfalto, versão musical de Claudio Lins para o clássico de Nelson Rodrigues, e estreou na TV na novela Babilônia, de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga. Andréa Alves abraçou a empreitada de revitalizar a tragédia e as canções de Gota D’Água após produzir a recente montagem de Ópera do Malandro, em cartaz por quase dois anos com enorme sucesso popular.

À frente da Sarau Agência desde a sua fundação, em 1992, também é a responsável pelo Festival Villa-Lobos e os musicais Grande Otelo – Eta Moleque Bamba!, Gonzagão – A Lenda e Auê, nova criação da Cia. Barca dos Corações Partidos. Da mesma forma, a música sempre foi um elemento determinante no teatro de Rafael Gomes. Seu texto de estreia, Música Para Cortar os Pulsos (prêmio APCA de Melhor Peça Jovem, 2010), era estruturado a partir de citações musicais e trechos de letras, enquanto nos espetáculos seguintes a trilha sonora sempre exerceu um relevante diálogo com a dramaturgia, caso de Gotas D’Água Sobre Pedras Escaldantes (2014) e Um Bonde Chamado Desejo (2015), que acaba de lhe render o Prêmio Shell de Melhor Direção.

Ele considera Gota D’Água [a seco] o seu primeiro musical, embora prefira pensar na montagem como uma “peça com música”. “Quando Andréa e Laila me convidaram para este trabalho, para além de todo deleite imediato que seria trabalhar com ambas, a ‘questão Chico Buarque’ também calou fundo. Não só pelos motivos óbvios, de Chico ser esse artista gigante, mas porque minha trajetória no teatro está carimbada pela obra dele.

A primeira peça que fiz na vida foi como assistente de direção e dramaturgista de Calabar, em 2008, numa montagem dirigida por Heron Coelho. E já dirigi uma releitura de Cambaio, que chamamos também de Cambaio [a seco], em caráter de evento, com apenas sete apresentações”, conta Rafael, que sempre foi admirador de musicais, “de Brecht a Sondheim, passando pelos filmes da Disney e Bob Fosse. Espero que este seja o primeiro de vários”, ressalta.

Serviço: Gota D`Água (A Seco) De 7 de abril a 7 de maio - Sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 19h. Classificação: 16 anos. Duração: 100 minutos. Gênero: Musical. Ingressos: R$ 80,00 plateia / R$ 50,00 balcão e frisas. Teatro Porto SeguroAl. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo. Telefone (11) 3226.7300. Bilheteria: Terça a sábado, das 13h às 21h e domingos, das 12h às 19h. Capacidade: 496 lugares. Formas de pagamento: Todos os cartões de crédito e débito (exceto Cabal, Sorocred e Goodcard). Acessibilidade:10 lugares para cadeirantes e 5 cadeiras para obesos. Estacionamento no local: Estapar R$ 20,00 (self parking) - Clientes Porto Seguro têm 50% de desconto. 

Serviço de Vans:Transporte Gratuito Estação Luz – Teatro Porto Seguro – Estação Luz. O Teatro Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro. Como pegar:  Na Estação Luz, na saída Rua José Paulino/Praça da Luz/Pinacoteca, vans personalizadas passam em frente ao local indicado para pegar os espectadores. Para mais informações, contate a equipe do Teatro Porto Seguro. Bicicletário – grátis. Happy HourRestaurante Gemma – quartas, quintas e sextas das 17h às 21h. Vendas: www.ingressorapido.com.br - Site: http://www.teatroportoseguro.com.br. 
 
***Elvo Benito Damo conduz oficina no Museu Oscar Niemeyer***


Crédito da foto: Heloisa Giradi.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece uma programação semanal aos visitantes, sempre aos domingos e quartas-feiras. Nesta semana, dias 2 e 5 de abril, tem oficina com o artista do acervo Elvo Benito Damo, oficina da Ação Educativa e visita mediada. As atividades são preparadas com o objetivo de aproximar o público da arte vista no museu.

No domingo, 02/04, os visitantes podem participar da oficina livre de criação de padronagem, usando a técnica de recorte e colagem, das 11h às 14h. Mais tarde acontece a oficina “Construção de bichos estranhos”, com modelagem em argila e outros materiais, ministrada pelo escultor Elvo Benito Damo. A atividade acontece em dois momentos, às 14h30 e às 16h, e tem lugar para 60 participantes. Na quarta-feira, 05/04, a oficina livre de criação de padronagem se repete, desta vez das 11h às 17h.

Neste dia haverá também visita mediada pelo Espaço Niemeyer, às 15h, uma exposição permanente com fotos, croquis e maquetes das principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer, de 1941 até 2002. A entrada no MON custa R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Nas quartas a entrada é sempre gratuita. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.  

Serviço: Domingo no Museu Oscar Niemeyer 2 de abril de 2017 R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada) Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita Venda de ingressos: até as 17h30 Permanência no museu: até as 18h. Quarta gratuita no Museu Oscar Niemeyer 5 de abril de 2017 Entrada franca das 10h às 18h.

Programação: Domingo, 2 de abril Oficina livre com a equipe da Ação Educativa Técnica: Oficina de criação de padronagem. Recorte e colagem Horário: Das 11h às 14h Local: Sala de Oficina – subsolo. Oficina "Construção de bichos estranhos", com o artista do acervo Elvo Benito Damo Técnica: Modelagem em argila e materiais diversos Horário: 14h30 e 16h Local: Sala de Oficina – subsolo 60 vagas.

Quarta-feira, 5 de abril Oficina livre com a equipe da Ação Educativa Técnica: Oficina de criação de padronagem. Recorte e colagem Horário: Das 11h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo. Mediação com a equipe da Ação Educativa Exposição: Espaço Niemeyer Horário: 15h Local: Subsolo. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999. Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h - www.museuoscarniemeyer.org.br.

***Últimos dias da exposição “Reflexos Da Alma” do Artista Plástico Isaack***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR exibe até 07 de abril, sexta-feira, a Exposição “Reflexos da Alma” do artista plástico Isaack. O jovem artista traz uma leitura pessoal do movimento Hip Hop. Conhecido por seus graffitis no cenário urbano, tornou a rua seu principal ateliê. Pela primeira vez, o artista transporta-se da rua para a galeria. Isaack, trabalhou com projetos cenográficos para Shopping Center; estudou computação gráfica, modelagem orgânica 3D na Melies (Escola de Cinema 3D e Animação - SP).


Formou-se em Design de Interiores pela Universidade Unicesumar Maringá-PR. Isaac Kassiano Moraes adotou o nome artístico Isaack para assinar suas obras e hoje celebra sua chegada a Curitiba com essa importante exibição. Nesta experiência inédita na galeria da APAP/PR, observa-se em seus desenhos sentimentos expressos por meio de uma pintura fluída e orgânica, com movimento e autenticidade que revelam sua sensibilidade.

A Exposição “Reflexos da Alma” é uma catarse do mais novo associado da APAP/PR. Além das obras, o visitante também poderá ver a Vídeo-Arte “Reflexos” onde o artista promove intervenções com luz no cenário urbano de Curitiba, além da possibilidade de adquirir fotos do seus trabalhos (já emolduras) com preço super especial. Confira é imperdível!

Serviço: Exposição: “Reflexos da Alma” Artista Plástico :Isaack. Até dia 07 de abril Local: Sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, Galeria Osmar Chromiec, Sala 11 Horário de visitação: 13h30 às 18h (2ª a 6ª feira) e 11h às 13h (domingo) Endereço: Av. Jaime Reis, 107, Sala 07 e 11, São Francisco, Curitiba – PR, CEP – 80.510-100. Informações: (41) 3232-0408, e-mail: apap@apap.com.br, site www.apap.com.br, Entrada: Franca, Classificação: Livre.

***Instituto Reciclar abre exposição no Conjunto Nacional, em São Paulo***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Com curadoria de Paulo Emílio Lisboa, a exposição fotográfica Corte e Recorte – Olhar Empreendedor, que será no Conjunto Nacional (Avenida Paulista 2.073), faz um entrelaçamento entre a arte e o empreendedorismo. São mais de 30 obras, entre fotografias e esculturas que apresentam de maneira singular sentimentos e emoções presentes na vida de um empreendedor: perseverança, coragem, liberdade, visão, transformação, resiliência.


A mostra é fruto do trabalho do Instituto Reciclar, Ong que atua no desenvolvimento de jovens de comunidades da zona Oeste de São Paulo, e teve como propósito reproduzir o olhar do jovem cidadão sobre o empreendedorismo, tema cada vez mais presente em suas vidas. A artista Liria Varne, baseada nestes cinco casos empreendedores, criou esculturas em papel, lincando a arte com o empreendedorismo, tendo como base as fotografias.


“Todo artista é um empreendedor, olha para a vida de forma particular, acredita em suas ideias e as coloca em prática”, comenta. Paulo Emílio Lisboa define a exposição: " Luz e Sombra, corte e recorte, arte e empreendedorismo. Sempre é possível dar um passo à frente e não ficar no mesmo lugar".


Sobre o Instituto Reciclar - O Instituto Reciclar é uma organização sem fins lucrativos que atua há 21 anos na formação socioenomocional dos jovens da zona Oeste de São Paulo. Com o propósito de “Desenvolver potenciais. Inspirar transformações sociais” e um modelo de atuação inovador, baseado no aprendizado na prática, o Reciclar já beneficiou mais de 500 jovens, tendo inserido 80% deles no mercado de trabalho.

Serviço: Exposição Corte e Recorte Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2.073 De 4 a 22 de abril Entrada franca. Classificação etária: livre.

***Corrida Noturna acontece hoje em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***A 13ª edição da Corrida Noturna Unimed Curitiba acontece neste sábado (01) na Universidade Positivo com largada às 20h e provas de 5km e 10 km. “O objetivo é promover a saúde e incentivar à prática de atividades físicas. A nossa corrida noturna já faz parte do calendário da cidade e deve atrair cerca de cinco mil pessoas”, afirma Valéria Lopes, supervisora de Marketing da Unimed Curitiba.  

Com o tema a noite mais divertida, a corrida já faz parte do calendário esportivo da cidade e deve atrair cerca de quatro mil corredores. A Unimed Curitiba, por meio da sua Corrida Noturna busca trazer outro conceito para divertimento, associando-o a hábitos saudáveis como a prática esportiva.

Organizada pela Sportion, a Corrida Noturna é patrocinada pela Unimed Laboratório e possui apoio da Seguros Unimed, Droga Raia, Transamérica e Clube do Assinante Gazeta do Povo. Serviço: Corrida Noturna Unimed Curitiba Data: 01 de abril Local: Universidade Positivo Horário: largada 20h Mais informações: corridaunimedcuritiba.com.br/inscricoes.

Sobre a Unimed Curitiba: Maior cooperativa de saúde do Paraná e uma das cinco maiores cooperativas do Sistema Unimed Brasil, a Unimed Curitiba foi fundada em 6 de agosto de 1971. Com 45 anos de mercado, reúne mais de 4.300 médicos cooperados e quase 600 mil clientes. “Cuidar da saúde faz a vida valer a pena” é a Missão da Unimed Curitiba, uma cooperativa Feita de Médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário