terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Coluna do dia 14/02/16

***​​As Galvão celebram seus 70 anos de palco no Guairão*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***As Galvão celebram seus 70 anos de carreira no palco do Teatro Guaíra, na Quadra Cultural especial Dia das Mães. Os ingressos já estão à venda pelo Disk Ingressos. 

Mary e Marilene começaram a cantar em rádio aos 7 e 5 anos e gravaram o primeiro disco aos 14 e 12. O álbum de estreia trouxe também o primeiro sucesso da caminhada, "Carinha de Anjo".

Sete décadas depois, com mais de 300 músicas gravadas, conhecidas e respeitadas no Brasil inteiro, elas ultrapassaram fronteiras, com suas músicas tocadas em Portugal, Canadá, Suíça e Japão.

No show da Quadra Cultural Dia das Mães, dia 14 de maio às 19 horas, além dos clássicos da música sertaneja, a dupla canta seus maiores sucessos "Coração Laçador" (O Boi), "No Calor dos teus Abraços", "Pedacinhos" entre outros.

Serviço: Quadra Cultural Dia das Mães, com As Galvão: 70 anos de Palco Quando: 14/5/2017 às 19h. Onde: Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade, s/n) Ingressos: Plateia: R$140,00 (inteira) / R$70,00 (meia-entrada). Mais informações no site: http://www.diskingressos.com.br/evento/5325.

***Artefacto Curitiba lança suas novas vitrines***

***Os destinos mais desejados do mundo serão retratados por quatro arquitetos que homenageiam, também, personalidades locais e nacionais A Artefacto Curitiba promove o lançamento das quatro primeiras vitrines do ano no dia 14 de fevereiro. O público poderá visitar diferentes espaços e conhecer tendências de arquitetura, bem como buscar inspiração nos projetos dos quatro profissionais que assinam as vitrines com exclusividade. 

***Priscilla Müller - Vitrine: A Bahia de Joyce Pascowitch Destino: Bahia Homenageado: A jornalista Joyce Pascowitch. Conceito: Com 100m² aproximados de área total, o ambiente da vitrine terá living e quarto integrados. Nos highlights, peças icônicas e atemporais, especialmente selecionadas para resultar em um espaço funcional e versátil, cuja alma se encontra nos detalhes – como objetos garimpados e trazidos diretamente da Bahia. 

Para um clima leve e atual, Priscilla elegeu peças com linhas e movimentos lineares e tecidos e materiais naturais. No mobiliário, um dos destaques fica por conta da chaise Michelangelo, da Artefacto, que atua também como artigo escultural. “Fora da mostra, a Artefacto é uma marca sempre presente em meus projetos, especialmente porque é afinada com as diretrizes do design mundial e entrega um produto perfeito em beleza e ergonomia”, avalia Priscilla. 

Móveis da linha Beach&Country também foram especificados pela arquiteta. No living central, painéis de marcenaria em madeira carvalho, da Madeira Certa, promovem acolhimento, enquanto o linho dos xales e móveis estofados transferem sensações de conforto, aconchego e neutralidade. Para diferentes percepções sensoriais e visuais, a arquiteta aposta na combinação de texturas e materiais, que será responsável pela diversidade e descontração esperadas no ambiente. 

O projeto luminotécnico foi desenvolvido para destacar o mobiliário e os detalhes, e faz uso de luz indireta em detalhe de sanca para iluminar os painéis de madeira e tornar o espaço mais acolhedor e visualmente agradável. O verde, representando a natureza, estará integrado aos painéis. Priscilla faz jus à proposta baiana ao especificar importantes obras da renomada Paulo Darzé Galeria, de Salvador, tais como uma série de fotografias de Mario Cravo Jr, e obras de Carybé, José Rufino, Amilcar de Castro, Nadia Taquary, Nelson Leirner, Rubem Valentin, Marco Antonio Ramos, Ângela Cunha e Mario Cravo Neto. 

***Michele Krauspenhar - Vitrine: Vitrine Cape Town Destino: África do Sul Homenageado: A designer floral Tina Gabriel. Conceito: O ambiente é uma sala de jantar inspirada na cidade de Cape Town. Conhecida como um dos destinos mais bonitos, a capital da África do Sul possui influências holandesas e inglesas presentes na arquitetura, nas artes e no estilo de vida, que mesclada com toda bagagem cultural típica do continente africano transformam a cidade em uma mistura única e muito interessante de se presenciar. O destino foi inspiração para todas as características e detalhes do projeto. 

A referência é notada nos materiais naturais como a madeira natural, a pele, a lâmina de pedra na parede, nos tecidos rústicos, nas linhas simples e de design. Foi escolhida a mesa com tampo de vidro sobreposta na Coluna Asti para posicionar-se no centro do ambiente como peça principal; acima de todo o espaço, no teto, projetou-se um painel suspenso na cor preta que possui um rasgo bem acima da mesa e dele saem raízes naturais de árvore com iluminação indireta. 

A duas paredes laterais à mesa recebem atenção especial: na direita serão expostas as fotografias de rochas da artista Mariana Canet que com proporções generosas trazem a cor para o ambiente. Já a parede esquerda, será revestida por lâmina de pedra da marca Palimanam que é uma referência ao maior e mais significante símbolo da cidade homenageada, a Table Mountaim (grande montanha de cume plano que domina a paisagem de Cape Town). 

No fundo da ambiente, junto a parede de vidro existente, foi colocada a mesa New Serengeti de madeira maciça na tonalidade de cinza que serve como um grande aparador com objetos e vasos com folhagens naturais. 

***Anna Letícia Loyola: Vitrine - Platinum Sunny Island Destino: Miami Homenageado: A empresária curitibana Luciana Almeida. Conceito: Com muita valorização da luz natural, a arquiteta elegeu uma base neutra que, combinada a tecidos e revestimentos refinados, refletem toda a elegância esperada para o ambiente de 42m². 

“A proposta é contemporânea e os móveis amplos, dispostos em um layout surpreendente e moderno, fortalecem esse conceito”, avalia a arquiteta, que diz ainda ser esse um espaço para instigar a contemplação do visitante. Nos highlights, uma mescla irresistível entre lâmina natural de madeira, dourado e marsala – a cor do ano eleita pela PANTONE® em 2015, mas que por suas qualidades calorosa, impactante, unificante e harmoniosa, perpetuou-se como tom clássico e certo na arquitetura de interiores. 

No mobiliário, peças da linha Beach&Country da Artefacto, como o banco Shiraz (em madeira rústica), a cadeira Nikaia (em aço carbono e estofado), a mesa Nidus (em aço carbono, madeira e couro), a mesa lateral Trieste Outdoor (em fibra de vidro) e outras, ilustram como a fusão de texturas ajuda a definir o décor contemporâneo e cosmopolita. 

***Felipe Saia: Destino: Londres - Homenageado: o empresário, músico e DJ Nizo Gomide. Conceito: Londres é vibrante, urbana, transpira musicalidade e arte contemporânea. Procuramos usar essas referências e transmitir essas sensações em alguns pontos da decoração. 

A parede de concreto combinada com as luminárias moduladas em cobre foram escolhidas para dar ao ambiente um caráter rústico e urbano, semelhante ao que encontramos na arquitetura moderna conservadora de Londres. Pensei em desenvolver algo que unisse as referências a cidade escolhida, ao homenageado e ainda se adequasse a linha que a Artefacto oferece. Para a escolha dos materiais utilizei, na sua maioria, tons neutros. 

Para os estofados usei uma linha mais moderna e limpa. Para os aparadores, a linha LUCCA, que combina a madeira com o mármore, e estabeleci um contraste usando as mesas de centro da linha THERA. A proposta do balanço POSITANO para um ambiente interno pode ser colocado como um destaque. É uma poltrona que ressalta ainda mais o caráter informal do projeto e a coloração cinza neutra trouxe mais requinte para o espaço. 

Além disso, o uso de materiais brutos e industriais está ganhando cada vez mais espaço na área de decoração de interiores e, por isso, utilizamos as arandelas em cobre combinadas com a parede revestida com placas cimentícias. Combinei arandelas e quadros para mostrar que esses elementos, mesmo sendo rústicos, podem ser usados de várias formas em projetos residenciais e corporativos sem perder a elegância.

***Curitiba recebe única apresentação da Cantora Lírica Ana Häsler***


Crédito da foto: Divulgação.

***A cantora lírica mezzo soprano, suiça-cubana-espanhola Ana Häsler estará se apresentando em um recital no dia 18 de fevereiro de 2017 às 19:00, no auditório Poty Lazarotto, do Museu Oscar Niemeyer. A cantora irá interpretar canções hispano-americanas e será acompanhada pela pianista Clenice Ortigara.

A cantora esteve recentemente ministrando oficinas no Festival de Música de Santa Catarina - FEMUSC e em Curitiba as ministrou na Academia de Música VillaVox. A mezzo soprano suiça-cubana-espanhola, Ana Häsler cresceu no seio de uma destacada família de artistas plásticos, músicos e poetas residentes na “Casa Häsler” de Sant Cugat del Vallès, Barcelona.

Ao longo dos anos de sua brilhante carreira internacional se apresentou com um amplo repertório de concerto, ópera e lied nos mais prestigiosos teatros, auditórios e festivais do mundo, atuando sob a regência de grandes Maestros como Zubin Mehta, Rafael Frühbeck de Burgos, Salvador Mas, Christopher Hogwood, Cristobal Halffter, Alex Klein, entre outros. Foi a voz selecionada para inúmeras estreias de compositores atuais, gravou discos com obras inéditas como: “Paul Bowles y España” (Columna Música), “Cinco Canciones Negras” de Xavier Montsalvatge (Sony),

“Don Quijote” de C.Halffter (Glossa Music). Ganhadora de múltiplas bolsas de estudo, realizou a sua formação vocal em centros como Universidade Musical de Viena e “Escuela Superior de Música Reina Sofia” de Madrid com a reconhecida mezzo soprano madrilenha Teresa Berganza. Possui intensa atividade como docente que a leva a atuar como professora em festivais internacionais pelo mundo como o de FEMUSC de Santa Catarina.

Os ingressos serão vendidos antecipadamente na secretaria da VillaVox Academia de Música ou ainda pelos fones: 41 35381485, 41 985234476 ou ainda pelo email musica@villavox.com.br ou no dia do espetáculo.

***Nova diretoria da Ademi/PR tomará posse nessa quinta-feira (16/2), em Curitiba***

***A Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR) promove nessa quinta-feira (16/2), a partir das 18h30, no auditório do Sinduscon/PR, em Curitiba, a cerimônia de posse de sua nova diretoria (2017-2018).

A nova gestão será comandada pelo diretor de marketing da Construtora Casteval, Jacirlei Soares Santos, e terá como vice-presidente o diretor da Swell Construções e Incorporações, Leonardo Pissetti. Na sequência, os convidados serão recepcionados em um coquetel.

***TRYP Higienópolis recebe colunista alagoana*** 


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: A colunista social Aninha Monteiro ao lado da gerente geral do TRYP Higienópolis, Golda Boruchowski.

***Em visita a São Paulo, em fevereiro, a colunista alagoana e Presidente da Associação Brasileira de Imprensa - IBI Aninha Monteiro escolheu o hotel TRYP Higienópolis, administrado pela Meliá Hotels International para se hospedar. Aninha Monteiro, uma das colunistas mais premiadas no Brasil por sua autenticidade e influência na sociedade alagoana, hoje escreve em 4 revistas (duas nacionais e duas locais), 2 jornais, blogues e FM. É Diretora Nordeste Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e Mídia Eletrônica) e a mais nova Relações Públicas da Federação Brasileira de Colunistas Sociais, (Febracos).

Sobre o TRYP Higienópolis - Indicado pelo Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo em 2015 e 2016, e certificado pelo TripAdvisor com selo Ouro do EcoLíderes, em 2016, o hotel TRYP Higienópolis recebeu pelo 4º ano consecutivo o Certificado de Excelência TripAdvisor. O hotel está localizado no sofisticado e tradicional bairro de Higienópolis. O TRYP Higienópolis conta com 252 unidades nos 24 andares (sendo 209 na categoria Premium Room).

Entre as dependências do hotel, podem-se destacar o fitness center, sauna seca e piscina externa, com cadeiras long chairs e ombrelones, ideais para drinks no final da tarde ou aos finais de semana. Para eventos empresariais e festas, o TRYP Higienópolis dispõe de três salas que comportam até 160 pessoas com completa infraestrutura de serviços e equipamento audiovisual de alta tecnologia e business center. Para almoço e jantar, o hotel ainda dispõe do restaurante Giallo, especializado em cozinha internacional.  

Sobre a Meliá Hotels International - Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores empresas hoteleiras do mundo e líder absoluta na Espanha. Atualmente, conta com mais de 370 hotéis, abertos e em processo de abertura, em mais de 40 países pelas marcas Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, Paradisus Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, TRYP by Wyndham e Sol Hotels.

O foco estratégico na expansão internacional transformou a rede na primeira empresa hoteleira espanhola que opera na China, nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes, mantendo sua liderança em mercados tradicionais como Europa, América Latina e Caribe. Além disso, destaca-se seu modelo de negócios diversificado (uma das principais hoteleiras gestoras do mundo), seu crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e suas apostas no turismo responsável. Como resultado, a Meliá Hotels International é a companhia espanhola com melhor reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em nível mundial.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 25 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. 

Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que já administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, sob as marcas Meliá Hotels & Resorts, TRYP by Wyndham e a Gran Meliá Hotels & Resorts (sua marca de luxo mais universal e emblemática). 

Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015 e 2016, e receberam o Certificado de Excelência 2016 do TripAdvisor. Mais informações no site: www.melia.com.

***Museu Oscar Niemeyer realiza lançamento do livro de Gonçalo Ivo*** 


Crédito das fotos: Divulgação.

***O novo livro do artista Gonçalo Ivo, intitulado “Métrica da cor”, será lançado no dia 15 de fevereiro, quarta, às 18h, no Museu Oscar Niemeyer (MON). O livro parte da entrevista que Gonçalo Ivo concedeu em inglês a Julie Karabenick, promotora do projeto curatorial Geoform, desenvolvido para a internet e dedicado à arte abstrata geométrica contemporânea. “O Museu Oscar Niemeyer tem o privilégio de ser o espaço a receber em primeira mão o livro ‘Métrica da Cor’, de Gonçalo Ivo. A publicação bilíngue estará à venda na MON Loja e depois será distribuída internacionalmente.

A palestra do curador, a visita guiada e a presença do artista são uma oportunidade excepcional para o público do museu aprofundar o conhecimento do trabalho deste artista", destaca Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON. No diálogo que deu vida ao livro, descortinam-se novas cores da trajetória do artista, cujas inter-relações se nutrem tanto da geometria quanto da música e da poesia. Além da entrevista, o livro apresenta uma recensão bibliográfica sobre a obra de Gonçalo Ivo e a lista de suas exposições individuais.


“Como se poderá observar, sua continuidade revela tanto uma polifonia insubmissa à tonalidade de partida quanto a influência de ambiências geográficas diversas no que se avoluma em solo próprio”, analisa o editor Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos. “Desde o início dos anos 1990 pesquiso sobre artistas cuja obra tem como base a forma geométrica. A princípio, essa pesquisa ocorreu fundamentalmente em bibliotecas — em livros de arte e catálogos. Mais recentemente, meu campo de investigação se ampliou enormemente com os rápidos progressos dos sistemas de informação digital.

Artistas separados pela distância e pela língua cada vez mais podem apresentar sua obra a uma vasta audiência internacional. Não por acaso, foi pela internet que tive a sorte de descobrir a obra de Gonçalo Ivo”, revela Julie Karabenick. Desde novembro, Gonçalo Ivo expõe no MON o maior conjunto já reunido de sua obra, na mostra “Gonçalo Ivo: A pele da pintura”. Organizada em 500 metros quadrados, a mostra tem o patrocínio da Construtora e Incorporada Laguna, que comemorou 20 anos de atividades em 2016. Segundo André Marin, diretor de incorporação da Laguna, patrocinar um artista é acreditar na arte como formadora de cidadãos conectados com o mundo.

“Acreditamos na arte e em criar indivíduos cientes da diversidade cultural que nos rodeia. Estar ao lado de um artista como o Gonçalo Ivo é um orgulho para a Construtora e Incorporadora Laguna, que nestes vinte anos de existência sempre apoiou a arte e a cultura”, observa André. O lançamento do livro “Métrica da cor”, com a presença do artista Gonçalo Ivo, será na próxima quarta-feira, 15 de fevereiro, às 18h, no miniauditório do MON. Na ocasião haverá a palestra “A Pintura Ampliada”, do curador Felipe Scovino e visita guiada à exposição “Gonçalo Ivo: A pele da pintura”.

Confira alguns trechos da entrevista de Gonçalo Ivo: “Para pintar, é preciso ir além de nossos sonhos. Naturalmente, quando se está pintando, muitas coisas influenciam o processo. Estamos sempre conciliando nossos desejos com a realidade, mas sou guiado pela intuição. Enquanto pinto, não racionalizo. Apenas respiro e sigo em frente. O que me encanta é o ato em si. Estar no ateliê e fazer algo que expresse minha maneira de lidar com o mundo”. “Aprendi que a cor me faz pensar plasticamente. Durante a maior parte do tempo, estou tomado pela geometria, e isso é algo que simplesmente foge ao meu controle. No meu trabalho, a geometria, muitas vezes, é irregular ou mesmo lúdica.

A geometria está presente em muitos aspectos da natureza, e talvez nosso primeiro contato com ela seja o horizonte.” “Eu então lembrei que, durante a adolescência, costumava ir com meus tios até a foz do rio São Francisco, um rio muito largo como o Mississipi, para cruzá-lo num pequeno barco. Numa das vezes, ao meio-dia, vi lavadeiras esticando roupas e tecidos coloridos pela ribanceira. Os Rios evocam esses belos tecidos lavados à margem dos rios. A superfície áspera dessas pinturas é uma referência às longas faixas litorâneas sugeridas pelo vaivém das marés, e essa série tem sido um campo muito fértil para experiências com diferentes cores, texturas e materiais.” 

Serviço: Lançamento do livro “Métrica da cor” de Gonçalo Ivo Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017, às 18 horas Local: Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Paraná (miniauditório) A programação de lançamento inclui a palestra “A Pintura Ampliada”, com o curador Felipe Scovino e visita guiada à exposição Entrada gratuita. Sobre o livro: Gonçalo Ivo - Métrica da cor | Metric of color Entrevista a | Interview with Julie Karabenick 2017, 16 x 17 cm, il. color., 192 p. ISBN 978-85-7740-231-1 Português/inglês Editora Contra Capa R$ 75,00.

Sobre Gonçalo Ivo - Nascido no dia 15 de agosto de 1958, na cidade do Rio de Janeiro, Gonçalo Ivo é filho do poeta Lêdo Ivo e da professora Maria Leda Sarmento de Medeiros Ivo. Levado por seus pais desde a infância, visitou com assiduidade os ateliês dos artistas Abelardo Zaluar, Augusto Rodrigues, Emeric Marcier e Iberê Camargo. Estuda pintura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, em 1975, sob orientação de Aluísio Carvão (1920 - 2001) e Sérgio Campos Melo. Arquiteto, formado pela Universidade Federal Fluminense - UFF, exerce atividades como professor do Departamento de Atividades Educativas do MAM/RJ, entre 1984 e 1986, e como professor visitante da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - EBA/ UFRJ, em 1986.

Trabalha também como ilustrador e programador visual para as editoras Global, Record e Pine Press. No decorrer de sua carreira, vem realizando diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. A partir do ano 2000 radicou-se em Paris, cidade que escolheu para se estabelecer com a família e montar ateliê. Em 2013, montou seu segundo ateliê na Europa, situado em Madri, alternando períodos de trabalho entre França, Espanha e Brasil. Vários livros foram publicados enfocando sua obra, com textos de renomados críticos brasileiros e internacionais.

Sobre a Geoform (www.geoform.net). - Geoform é uma plataforma curatorial desenvolvido para a Internet e dedicado à arte abstrata geométrica contemporânea. Geoform explora, documenta e celebra a rica diversidade de estilo e intenção estética que caracteriza esta vertente da arte abstrata contemporânea. Tal diversidade atesta a reverberação da forma e estrutura geométrica em diversas épocas e lugares. Geoform é editado por Julie Karabenick (juliekarabenick.com). e é publicado online desde Maio de 2005.

“Desejosa de dividir os resultados de minha pesquisa com outras pessoas, eu também me voltei para a comunicação eletrônica e desenvolvi um projeto curatorial na Internet chamado Geoform (www. geoform.net). Seus objetivos são explorar e celebrar a arte abstrata geométrica contemporânea. Uma rápida navegada pela obra dos artistas que participam do Geoform revela uma extraordinária diversidade, tanto em sua aparência quanto em suas aspirações estéticas implícitas”,revela Julie Karabenick.

***Aulas de inglês extrapolam os livros*** 


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Aziz Abu Sarah, educador cultural, durante palestra para estudantes do Colégio Positivo.

***Para ensinar a língua inglesa à nova geração de estudantes, não basta abrir o livro e passar o conteúdo. "O uso dos recursos avançados de aprendizado, que utilizam plataformas digitais, e os mais diferentes gadgets são capazes de motivar o ensino de línguas, mas o aluno deve compreender a importância de adquirir e aplicar tal conhecimento", afirma o diretor da PES – Positivo English Solution School, Luiz Fernando Schibelbain.

Por isso, o que era para ser uma palestra em inglês no Colégio Positivo - Jardim Ambiental, tornou-se, em fevereiro, uma experiência inesquecível de aprendizagem para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 6º ano do Ensino Bilíngue. Eles receberam a visita do explorador da National Geographic, Aziz Abu Sarah, educador cultural e participante de TED Talks, que levou para a sala de aula o conteúdo da palestra “Revolucionando a Educação: Construindo a Paz em um Mundo Dividido”.

Em inglês, o especialista usou exemplos de sua própria vida para mostrar como as relações pautadas pela educação podem transformar o modo de enxergar o próximo e o mundo. Abu Sarah cresceu em Jerusalém, em meio aos conflitos na região, e teve uma infância difícil. Perdeu o irmão ainda jovem, assassinado por judeus - e, por isso, alimentou raiva desse povo durante toda sua adolescência. Porém, segundo ele, quando foi obrigado a conviver com os judeus, na escola, começou a aprender mais sobre a história judaica e percebeu que, mesmo vivendo perto uns dos outros, não se conheciam.

Foi por meio dos estudos que Sarah mudou sua visão. “Eu era um palestino que não sabia sobre o holocausto e comecei a aprender sobre as pessoas que tinham me machucado”, contou. Depois de diversas experiências, o explorador aprendeu como o conhecimento sobre a vida dos outros pode mudar as atitudes das pessoas. Exatamente por isso, Sarah trabalha com a National Geographic desde 2011, tendo visitado mais de 50 países, disseminando essas ideias. "Uma pessoa só não pode falar com todos no mundo, mas as histórias viajam.

Quando eu viajo pelo mundo, quero que as pessoas escutem as histórias de pessoas que são diferentes delas, para aprender com elas, para entender que o mundo é maior que o problema delas mesmas”, disse. O especialista também deu exemplos de crianças refugiadas que conheceu e incentivou os estudantes a saírem da zona de conforto, buscarem algo ou alguém que elas possam ajudar e conhecer mais, seja em sua cidade, bairro ou rua. “No fim do dia, o que importa é que façamos uma coisa pequena que faça a diferença”, ressaltou.

Os alunos do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, além de exercitarem a comunicação na língua inglesa, demonstraram grande interesse pelos assuntos tratados por Abu Sarah. A estudante Ana Júlia Guimarães, 10 anos, conta que a palestra mexeu com seus sentimentos e com a forma de se preocupar com as pessoas. “Agora entendi melhor como ver os outros ao meu redor. A palestra foi muito esperançosa e deu a mim e a meus colegas a oportunidade de mudar esse mundo no futuro, de construir uma sociedade melhor”, afirmou.

O professor Luiz Fernando Schibelbain destaca que esse tipo de atividade é um meio de fazer as crianças interagirem em inglês de forma natural, com uma pessoa que se comunica nesta língua, fazendo os alunos verem que o uso desse idioma extrapola a sala de aula. "O tema é pertinente ao que os alunos precisam desenvolver em relação ao mundo e à comunidade. Com a National Geographic, que é a nossa parceira dos materiais didáticos, a possibilidade de trazermos todo esse acervo cultural faz com que os alunos se inspirem e possam planejar o seu futuro, suas profissões, utilizando o inglês”, destaca.

Sobre o Colégio Positivo - O Colégio Positivo compreende quatro unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental e o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários.

Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas. Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com uma proposta de aprendizado internacional.

***Almoço reúne profissionais do Studio P&B na S.C.A.***


Crédito das fotos: Anelise de Matos.

Na foto 01: A Arquiteta Daniela Prazeres, a consultora de Vendas S.C.A. Andréia Cardoso, a empresária e anfitriã Bruna Fernandes e a Designer de Interiores e Designer Industrial Karen Bianchin Goetze, em almoço na revenda S.C.A.


Na foto 02: Andréia Cardoso, as sócias do Studio P&B, Karen Bianchin Goetze e Daniela Prazeres e a empresária Bruna Fernandes.

***As profissionais do Studio P&B, de Itajaí, Daniela Prazeres e Karen Bianchin Goetze foram as convidadas para o tradicional almoço na revenda S.C.A., em Balneário Camboriú. 

A ideia é reunir profissionais da região para debaterem sobre decoração e arquitetura e confraternizar durante almoços oferecidos pelos proprietários da loja e feitos no Espaço Gourmet do local. 

No menu, um delicioso risoto de camarão, preparado por Roseli Fernandes e Ricardo Fernandes deu um toque especial ao encontro de negócios.

***Outlet Imobiliário chega a Santa Catarina*** 


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: O empresário Alex Sales, idealizador do portal Outlet Imobiliário, ferramenta para compra de imóveis com preços bem abaixo do mercado.

***Oferecer imóveis residenciais, comerciais e terrenos a preços jamais praticados no mercado. Esse é o objetivo do site “Outlet Imobiliário”, que será lançado no Estado em poucos dias. Idealizado pelo empresário Alex Sales, o Outlet Imobiliário surgiu em agosto do ano passado no Espírito Santo e de lá pra cá já está disponível em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Segundo Alex Sales o Outlet Imobiliário é um site que irá trabalhar com unidades imobiliárias exclusivas a preços exclusivos, oferecendo assim os melhores valores do mercado.

“É uma ferramenta que permitirá ao comprador realizar excelentes negócios, com descontos bem atraentes e de maneira simples”, pontuou o empresário. Através do site www.outletimobiliario.com o cliente pode acessar o estado de interesse e conhecer os dados do imóvel, como localização, valor, descrição e fotos. De acordo com Alex Sales, todas as ofertas têm um tempo cronometrado para permanecer no ar. Zerado o cronometro a oferta sai do ar e o cliente perde a oportunidade, afirma.

Após o cliente efetuar uma reserva ele terá o prazo de 72h para visitar o imóvel, levantar documentação e assinar o contrato. Ainda é possível acompanhar tudo o que está acontecendo em tempo real, como a quantidade de visualizações que o imóvel teve e quantas reservas foram solicitadas na sua frente. “Se o prazo de 72 horas se esgotar, a reserva cairá automaticamente e entrará a segunda reserva, assim sucessivamente”, explicou Alex. Em Santa Catarina o site entrará no ar a partir do dia 15 de fevereiro, contendo aproximadamente 200 imóveis, número que deve aumentar constantemente.

As cidades que participam neste primeiro momento são Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Itapema e região. Os imóveis podem alcançar valores acima de R$ 5 milhões. Para Alex Sales a principal vantagem para o cliente é ter acesso fácil a unidades exclusivas, com excelente padrão e valores bem abaixo do mercado, fechados através da parceria com permutantes e investidores. Além disso as ofertas são auditadas, dando assim segurança de que o preço praticado é de fato o mais baixo do mercado. Na região o Outlet imobiliário tem como parceiros a CR Imóveis, de Balneário Camboriú, Viva Imóveis, de Itajaí e Staff Imóveis, de Itapema.

Com planos de expandir os negócios pelo país e também para o exterior, Alex Sales comemora o sucesso do portal. “Conseguimos vender em média um apartamento a cada dois dias e em apenas 4 meses chegamos a marca de 25 milhões de reais em negócios fechados, e mais de 100 unidades vendidas”. Como não se trata de um feirão o site ficará no ar por tempo indeterminado, enquanto houverem imóveis para ofertar. Mais informações: contato@outletimobiliario.com ou pelo site outletimobiliario.com.

***Teatro Barracão EnCena completa 10 anos***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Os sócios Juscelino Zilio e Mevelyn Gonçalves.

***Cada vez mais a cena cultural de Curitiba ganha destaque no cenário nacional. Há uma década, os empresários e atores Juscelino Zilio e Mevelyn Gonçalves idealizaram um espaço cultural com o diferencial de, além de ensinar, fazer parte da cena cultural da cidade. De um antigo sonho de Juscelino, o Teatro Barracão EnCena surgiu de uma necessidade. Na época o ator tinha a Cia Curitibana de Comédias, onde Mevelyn era atriz. "Eu sempre namorava um barracão abandonado, localizado no Centro de Curitiba.

Em 2007, Mevelyn se juntou ao meu sonho e conseguimos alugar o barracão. Logo em seguida reformas começaram. Foram 40 dias de construção e o Teatro Barracão EnCena estreou em 21 de março de 2007", conta orgulhoso o empreendedor. Um local planejado para atender à grande demanda por espaços de porte médio, principalmente de produtores locais. O projeto arquitetônico é assinado por Ruy Almeida, integra o rústico e o moderno, proporcionando assim opções de cultura e lazer, sempre com muito conforto e segurança.

"Temos ainda um auditório com capacidade para 180 espectadores, camarins, estúdios e uma estrutura completa para cursos livres, além de um belo jardim, área para exposições, o aconchegante e novo EnCena Café e estacionamentos próximos", conta Mevelyn. Com o início do ano e para comemorar os 10 anos da companhia, o Barracão EnCena inaugura uma nova estrutura: novas salas e novos espaços para melhor atender os alunos. "Crescer era necessário até para atender as novas demandas de cursos e concretizar a expansão nesse ano. É uma conquista ainda maior, uma vez que ao completar 10 anos, vemos que nosso antigo sonho começa a criar sua própria história", diz Juscelino.

O Barracão é o único curso em Curitiba que oferece aulas de interpretação especializada em técnicas para teatro e televisão para adultos. Já para crianças e adolescentes, o Barracão apresenta um trabalho com arte educadores para o desenvolvimento pessoal de cada aluno. Trata-se de um processo de criação coletiva, onde cada aluno contribui na criação de personagem, temas a serem discutidos, história a ser contada e em toda a produção. ”Essa participação efetiva do aluno, faz com que ele se aproprie da linguagem teatral e desenvolva suas habilidades artísticas de maneira eficaz explica Mevelyn.

Outro diferencial do Barracão è o Teatro Terapêutico, uma técnica especial desenvolvida em parcerias com a arteterapeuta Léa Albuquerque. Trata-se de uma técnica inovadora que usa a arte e a interpretação integrados com o trabalho terapêutico e que ajuda pessoas com extrema dificuldade social, como excesso de timidez, dificuldade em se comunicar ou se colocar socialmente. As matrículas estão abertas para o novo ano letivo. "Hoje em dia pessoas com diversos sonhos nos procuram.

Tem os que sonham, sim, com uma carreira artística, mas também pessoas que visam diminuir ou acabar com a timidez, ou para aprender a se comportar melhor em público o que pode ajudar, inclusive, em uma profissão no futuro. A partir dos quatro anos de idade, qualquer pessoa está apta a ser nosso aluno", explica Mevelyn. Localizado na Rua Treze de Maio, 160, a 100 metros do Teatro Guaíra e uma sede em Chapecó, o Teatro Barracão EnCena coleciona nomes como o do ator Vitor Colman , que fez o Pedro Jorge na novela global Fina Estampa, e a cantora mirim Rafa Gomes, finalista no The Voice Kids 2016, em sua cartela de alunos com destaque no cenário nacional.

Conta também com o amigo e ator Ranieri Gonzalez que sempre que pode está presente na Companhia, inclusive fez questão de gravar um depoimento para a volta às aulas do Barracão. Outros amigos também gravaram o depoimento para marcar esses 10 anos do Teatro, como o ator e apresentador de TV do Mega Mania e Minuto RIC Junior Costa, e William Barbier, ator que fez Malhação I.D. Vale citar ainda que o Teatro Barracão EnCena faz questão de incentivar seus alunos e por isso, todo final de ano é realizada uma grande festa de premiação dos atores e atrizes que se destacam nos cursos e que são projetados no cenário artístico.

Somando as duas escolas, hoje são mais de 300 alunos na bagagem da Companhia de Teatro. "Vários atores que se formaram no Teatro são atuantes no mercado de trabalho de Curitiba em Teatro, cinema, TV e publicidade", conta Juscelino. O Barracão possui uma excelente estrutura: são seis estúdios climatizados, equipados com TVS, computadores e câmeras de vídeo. O teatro possui 180 lugares e equipamentos modernos para realização das aulas, peças teatrais e eventos.

Barracão EnCena Produções Artísticas - O Barracão EnCena, em seus dez anos de existência, já produziu 30 espetáculos, entre produções para crianças, jovens e adultos. Em 2017, fará a 7° Edição do Festival Comédia EnCena, composto todo ano por uma média de 10 produções a aproximadamente 30 apresentações locais.

Desde 2016, o projeto conta com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio da Fox Lux. O projeto conta ainda com o patrocínio de pessoas físicas que são admiradoras do Teatro. Outro grande projeto do Barracão que se destaca desde 2010 é o Vestiba Encena. Adaptação teatral das obras literárias solicitadas no vestibular da UFPR, atingindo aproximadamente 2000 jovens estudantes todo ano.

No repertório, espetáculos de grande sucesso do Barracão estão : As Fervidas, Otelo, as Faces do Ciúme, João e Maria, Edifício Amor, O Enigma, Vestiba EnCena, Se Essa Rua... Se essa Rua. Além de produzir espetáculos, o Barracão EnCena Produções Artísticas desenvolve ainda projetos personalizados específicos para empresas. Entre os clientes figuram o Instituto Pro Educare, Cimentos Itambé, Exclam, TAM, Petrobras, Risotolândia, SEBRAE, Renault, Serra Verde Express, SESC, Exxon Mobil, MILI, SANEPAR, CNT, Electrolux, Bosch, AFUC, SENGE, Stival, Volk, NHS.

Prêmios -Troféu Gralha Azul 2009 de melhor figurino e caracterização pelo espetáculo “Otelo as faces do ciúme”, além de indicação aos prêmios de melhor espetáculo, direção, ator e atriz coadjuvantes. -Indicação ao troféu Gralha Azul 2011 de melhor cenário e melhor atriz coadjuvante para o espetáculo “Edifício Amor”. -Título de ponto de cultura para o Teatro Barracão EnCena juntamente com o Instituto pro Educare, desde 2009.

Os sócios: cMevelyn Gonçalves - Iniciou sua carreira artística como atriz em 1996. É Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral e especialista em Fundamentos do Ensino da Arte, pela Faculdades de Artes do Paraná. É atriz, dubladora, produtora de teatro, maquiadora e caracterizadora e teatro educadora. Fez inúmeros cursos livres e extensões universitárias. É sócia fundadora do Teatro Barracão EnCena e da Barracão EnCena Produções Artísticas. E em seu currículo conta com mais de 40 produções.

Juscelino Zilio - Começou sua carreira de teatro em 1996. Formado em Artes Cênicas Bacharelado com habilitação em direção teatral e especialista em teatro, ambos pela Faculdade de Artes do Paraná. Criador da Cia Curitibana de Comédias, sócio fundador do Teatro Barracão EnCena e da Barracão EnCena Produções Artísticas. Idealizador do projeto Arte e Ofício do Edital Pontos de Cultura. Ator, diretor teatral e produtor de diversos espetáculos para adultos e crianças.

Serviço: Teatro Barracão Encena Rua Treze de Maio, 160 - Centro Curitiba - PR, 80020-270 Telefone: (41) 3223-5517 - www.teatrobarracaoencena.com.br.

***Santa Mônica promove Peneirada de atletas de Natação*** 


***Um dos principais Clubes do Paraná, o Santa Mônica Clube de Campo está com as inscrições abertas para a Seletiva de Atletas da Natação, que irão compor a sua equipe oficial. A seleção será para meninos e meninas de 9 a 15 anos. 

Os interessados devem enviar nome completo, data de nascimento, telefone para contato e currículo ou histórico no esporte para o e-mail: natacao@santamonica.rec.br. Os atletas inscritos deverão comparecer na sede do Clube no dia 18 de fevereiro, a partir das 8h. Mais informações: (41)-3675-4297. 

Os nadadores aprovados poderão usufruir de uma das melhores infraestruturas da modalidade no Brasil, treinando na nova e moderna piscina olímpica, aquecida e coberta, além de contar com transporte gratuito do Centro de Curitiba ao Santa Mônica, ida e volta. 

Também passam a integrar o Projeto de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), tendo 100% de subsídios em competições nacionais, estaduais e regionais, além de poder competir em torneios oficiais da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). 

***Mais um vírus transmitido pelo Aedes aegypti***

***Embora não seja um novo vírus, o Mayaro tem preocupado especialistas desde o ano passado. Ele foi descoberto em 1954 em Trinidad e Tobago, mas até agora só se sabia de surtos isolados na selva amazônica e em outras partes da América do Sul, como Brasil e Venezuela. 

Em 2016, pesquisadores da Flórida o identificaram no Haiti, em um menino de 8 anos, com febre e dores abdominais. Concluiu-se, portanto, que este vírus pode estar se espalhando pelo continente. Por isso, muitos pacientes podem ser diagnosticados erroneamente com chikungunya. 

Em um artigo publicado na revista Scientific American, Marta Zaraska, jornalista especializada em ciência, destaca que o Mayaro pode se tornar um problema generalizado. "Ambos os vírus eram originalmente transmitidos por mosquitos da selva, infectando pessoas na região amazônica, mas o Chikungunya tem se adaptado e hoje é transmitido por mosquitos urbanos, que também transmitem a febre amarela, a dengue e a zika.

”O médico da Unimed Laboratório alerta que se isso se confirmar os cuidados deverão ser redobrados, principalmente porque o Aedes está fortemente presente em todo o Brasil. “A população precisa se conscientizar da importância de medidas simples que ajudam a combater a proliferação do mosquito. O Aedes vive só 45 dias e voa no máximo em um raio de 300 metros de onde nasceu, por isso se cada pessoa cuidar do seu quintal já ajudará bastante.

Além disso, para transmitir uma doença, tem que picar primeiro uma pessoa contaminada para depois picar uma suscetível”, orienta o infectologista Jaime Rocha. Os sintomas são muito parecidos com os da dengue e chikungunya. Começa com uma febre inespecífica e cansaço, sem outros sinais aparentes. Logo após podem surgir manchas vermelhas pelo corpo, acompanhadas de dor de cabeça e dores nas articulações.

Os olhos podem também ficar doendo e em alguns casos reporta-se intolerância à luz. São sintomas muito parecidos e por isso a febre do Mayaro pode ser facilmente confundida com dengue ou com chikungunya. No entanto, no Mayaro as dores e o inchaço das articulações podem ser mais limitantes e durar meses para passar. O diagnóstico é feito por exames laboratoriais específicos, já que apenas pelo quadro clínico é difícil diferenciar a Febre Mayaro da Chikungunya. Até o momento, não há vacina contra o vírus. O tratamento é dirigido ao alívio dos sintomas e a evolução, em geral, é bastante favorável. 

Sobre a Unimed Laboratório - A Unimed Laboratório é uma rede laboratorial, com unidades de coleta distribuídas nos principais pontos de Curitiba e Região. Uma estrutura completa para cuidar da saúde e do bem-estar com a qualidade de serviços e de atendimento Unimed. A megaunidade da Unimed Laboratório (Av. Iguaçu, 1815, Água Verde) proporciona a visualização do local no qual as análises são realizadas, ambiente próprio para crianças, equipamento especial para encontrar veias difíceis na coleta de sangue, pesquisa de qualidade on-line e café especial para o desjejum. Mais informações no site www.unimedlab.com.br.

***Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***No dia 15 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância. Essa data foi escolhida em Luxemburgo, em 2001, pela Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer, o objetivo é realizar uma campanha para conscientizar as pessoas sobre seus sinais e os sintomas. Para apoiar esta missão, selecionamos um tipo de câncer, cujo diagnóstico depende da percepção da família e sua persistência na investigação. 

Trata-se de um tumor chamado retinoblastoma, que se desenvolve na retina, camada de células que reveste internamente a porção posterior do olho. Sua incidência é de 1:18.000 crianças nascidas vivas por ano. Não apresenta predileção racial ou por sexo. Aproximadamente, 80% dos casos podem ser diagnosticados até a idade de três a quatro anos, com idade média de dois anos. Nos Estados Unidos, a maioria dos diagnósticos é feita enquanto o tumor permanece intraocular, sem se estender para fora do olho. 

Este fato é muito importante, pois tumores diagnosticados precocemente podem ser tratados com grande chance de cura para a criança e, muitas vezes, preservando a visão, através de tratamentos como o laser e a crioterapia. Contudo, nos países em desenvolvimento, o diagnóstico é frequentemente feito somente após comprometer a anatomia do globo ocular, com aumento de volume do olho ou com extensão para a órbita. Nesta situação, o tratamento é mais agressivo, podendo ser necessária a cirurgia de retirada do olho, a quimioterapia e a radioterapia. 

Há duas formas de apresentação do retinoblastoma: uma delas é hereditária, já a outra é chamada esporádica, pois não se transmite de pais para filhos. Nos pacientes com retinoblastoma hereditário, geralmente são afetados ambos os olhos, surgem vários pequenos tumores dentro do olho e as manifestações clínicas são mais precoces. Nos esporádicos, há comprometimento de um olho somente. Em mais de 70% dos casos, quem primeiro percebe alguma anormalidade no olho da criança são os familiares. 

O sinal mais frequente (60%) é chamado de leucocoria: a pupila aparece esbranquiçada, mais visível quando se incide a luz sobre ela, originando um reflexo conhecido como “olho do gato”. Também pode ser identificada em fotos com flash. O segundo sinal mais frequente é o estrabismo (desalinhamento dos olhos que apontam em direções diferentes): embora ocorra fisiologicamente no primeiro semestre de vida, para o retinoblastoma deve ser valorizado, principalmente, quando o olho é desviado para fora e de forma fixa. 

O terceiro tipo de manifestação clínica é caracterizado por alterações inflamatórias associadas ou não a glaucoma e pode ser confundido com infecção. A criança adoece, mostrando-se irritada, devido dor. Quando os familiares perceberem um sinal suspeito devem levar a criança para ser examinada por um oftalmologista ou procurar um serviço de oncologia pediátrica que possa agilizar o exame de fundo de olho. 

Após o diagnóstico de retinoblastoma, aconselha-se que outras crianças da família sejam examinadas já nos primeiros meses de vida, para efetuar o diagnóstico o mais precoce possível. A sobrevida e cura de pacientes com tumor diagnosticado precocemente e tratados de forma adequada, por equipe multiprofissional, é de mais de 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário