sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Coluna do dia 27/01/17

***Capital Inicial leva seu Acústico NYC a Guaratuba*** 


Crédito da foto: Rafael Kent.

***Mais de 15 anos se passaram e o sucesso indiscutível do único álbum acústico do Capital Inicial ainda reverbera no coração de seus fãs. Como uma ode àquela época, ao rock brasileiro e aos sucessos registrados pela banda de lá para cá, o CD e DVD Acústico NYC traz o quarteto repaginado, em sua melhor forma técnica, tocando suas canções mais recentes de forma desplugada, sem esquecer também os grandes sucessos de sua rica história. Com realização da Prime, a banda desembarca em Guaratuba no sábado, dia 28 de janeiro, com a nova turnê, que leva o nome do CD e DVD, para única apresentação no Café Curaçao (R:Brejatuba,500), a partir das 23h59.

O DVD, produzido pelo parceiro de longa data Liminha, tem três canções inéditas do público, todas com participações mais do que especiais. O guitarrista Thiago Castanho, ex-Charlie Brown Jr., ajudou a compor “Doce e Amargo”, que é uma homenagem à capital paulista tão marcante na história da banda e do vocalista Dinho Ouro Preto. “A Mina” resgata o espírito do Acústico MTV principalmente por ter sido composta por Kiko Zambianchi, que tocou violão na antológica gravação do ano de 2000.

A outra do pacote é “Vai e Vem”, que está nas rádios e tem a voz mais que especial de Seu Jorge, com uma letra que reflete o atual momento conturbado da política brasileira. Fora as tão aguardadas novidades, o fã pode esperar recentes sucessos do Capital em versão acústica, como é o caso de “Mais”, “À Sua Maneira”, “Quatro Vezes Você”, “Eu Nunca Disse Adeus”, “Vamos Comemorar”, “Olhos Vermelhos”, “O Lado Escuro da Lua”, “Como Devia Estar”, “Depois da Meia Noite”, “Como se Sente” e muito mais, dando espaço também a canções do tão adorado Acústico MTV e do período que o antecede. Thiago Castanho será convidado especial no show em Guaratuba e figura de destaque na homenagem à sua antiga banda Charlie Brown Jr com o hit “Me Encontra”.

Tributo tão necessário quanto será feito à Legião Urbana, com “Tempo Perdido”, que no DVD teve a participação de um dos maiores nomes atuais da MPB, o cantor Lenine. Quem também acompanha a formação original do Capital Inicial com Dinho (vocal), Yves Passarell (violão), Flávio Lemos (baixo) e Fê Lemos (bateria) no show, é o virtuose Fabiano Carelli (violão) e também Robledo Silva (teclado), parceiro do grupo há vários anos. Para a apresentação, o cenário produzido por Zé Carratu e a iluminação de Césio Lima estão garantidos, sendo completamente fiéis à noite da gravação original em solo americano.

Os ingressos estão disponíveis e variam de R$55,00 (meia-entrada) a R$190,00 (inteira), de acordo com o setor. Pista - R$100,00 (inteira) e R$55,00 (meia-entrada) / Área Vip - R$190,00 (inteira) e R$100,00 (meia-entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer. Portadores do cartão fidelidade Disk Ingressos e clientes cadastrados no site da Prime possuem 50% de desconto na compra de até dois bilhetes por titular.

Promoção 1+1 – Na compra de um ingresso no valor da entrada inteira no mesmo setor, o cliente ganha mais um. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. Já está incluso o valor de R$10,00 de acréscimo por bilhete referente à taxa de administração Disk Ingressos. 

Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos (Loja Palladium - de segunda a sexta, das 11h às 23h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h, - e quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação - de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h), Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h), e pelo portal www.diskingressos.com.br.

Serviço: Capital Inicial Quando – 28 de janeiro de 2017 (Sábado) Local: Café Curaçao (Av. Brejatuba, 500) Horários: Abertura dos portões: 21h30 / Início do show: a partir das 23h59.

***TRYP Paulista é ponto de encontro para o City Tour - SP Haunted Tour***


Crédito da foto: Divulgação.

***Que São Paulo é a cidade que mais oferece opções de compras, lazer, gastronomia, teatros, cinemas e cultura do País, todo mundo já sabe. E para contribuir com as várias atrações que essa grande metrópole oferece, o TRYP Paulista, administrado pela Meliá Hotels International, vai ser ponto de encontro no próximo dia 28 de janeiro para o SP Haunted Tour, um passeio noturno promovido pela Rhoxxi Turismo e Espaço. E o melhor: tudo acompanhado por um comissário fantasma, com o auxílio de um guia de turismo. A atração traz muita história e informações atualizadas sobre São Paulo, com toques de humor e mensagens espiritualistas.

Criado pelo jornalista e diretor da agência Rogério Cantoni, o city tour, feito em ônibus executivo, conta as lendas urbanas da cidade, além de histórias trágicas e crimes famosos, fazendo com que o participante conheça os mais variados personagens, sejam eles verídicos, fabulosos, sobrenaturais ou aterrorizantes. Quem quiser participar do passeio, que dura cerca de duas horas, tem duas opções de roteiro. No Ride 1, passa-se pelo Cemitério da Consolação, Theatro Municipal (descida), Viaduto do Chá, Largo São Francisco, Praça da Sé, bairro Liberdade, Palácio da Justiça, Pateo do Collegio, Edifício Martinelli, Edifício Andraus e Castelo da Apa. [

Já no Ride 2, além dos já mencionados, tem também o Edifício Joelma, Câmara Municipal, Casa da Yayá, Antigo TBC, e a Rua Nestor Pestana. Entre as sessões, participantes do Haunted Tour tem 15% de desconto no cardápio a la carte do Dock Restaurante, mediante reserva antecipada pelo e-mail eventos.paulista@tryphotels.com.br ou pelo telefone (11) 3123-6200. O programa é ideal tanto para os paulistanos como para os turistas que visitam a cidade nos finais de semana.

Serviço: Ponto de Encontro: TRYP Paulista/Restaurante Dock - Rua Haddock Lobo, 294 - Cerqueira César - São Paulo Quando: 28/01/17, sessões às 19h ou 21h30; duração: 2 horas; classificação 14 anos (acima de 10 anos acompanhados dos pais); Quanto: R$ 90 por pessoa. Informações e reservas para o city Tour: www.sphtour.com.

Sobre o hotel TRYP Paulista - Indicado pelo Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo em 2015 e 2016, o TRYP Paulista recebeu o Certificado de Excelência 2016 do TripAdvisor e conquistou, em 2015, o Hall of Fame por ter recebido por 5 anos consecutivos o Certificado de Excelência.

O hotel é destaque na internet e possui o GreenLeaders Bronze Level, selo de sustentabilidade do TripAdvisor. Possui notas 4,2 nos sites Hotéis.com; e 8,7 no Booking.com. Localizado a uma quadra da Avenida Paulista e de duas linhas do metrô (verde e amarela), se destaca por sua arquitetura moderna e charmosa. O hotel está próximo do MASP – Museu de Arte de São Paulo e de outros centros culturais, como os teatros Abril e Procópio Ferreira, e a poucos minutos da elegante Oscar Freire, berço das principais lojas de grifes internacionais.

O TRYP Paulista está também a poucos minutos dos shoppings Paulista e Higienópolis, e mais próximo ainda do shopping Cidade São Paulo. O hotel ofrece 146 apartamentos, fitness, sauna e piscina climatizada, além de salões e salas para reuniões. Outro grande destaque do hotel é o restaurante Dock, de cozinha internacional que oferece serviço de buffet tanto para o café da manhã quanto para o almoço e serviço à la carte no jantar. Para eventos empresariais e festas, o TRPY Paulista dispõe de três salas que comportam até 280 pessoas, incluindo completa infraestrutura e equipamentos audiovisuais de alta tecnologia.

Sobre a Meliá Hotels International - Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores empresas hoteleiras do mundo e líder absoluta na Espanha. Atualmente, conta com mais de 370 hotéis, abertos e em processo de abertura, em mais de 40 países pelas marcas Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, Paradisus Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, TRYP by Wyndham e Sol Hotels.

O foco estratégico na expansão internacional transformou a rede na primeira empresa hoteleira espanhola que opera na China, nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes, mantendo sua liderança em mercados tradicionais como Europa, América Latina e Caribe. 

Além disso, destaca-se seu modelo de negócios diversificado (uma das principais hoteleiras gestoras do mundo), seu crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e suas apostas no turismo responsável. Como resultado, a Meliá Hotels International é a companhia espanhola com melhor reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em nível mundial.  

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 24 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. 

Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que já administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, sob as marcas Meliá Hotels & Resorts, TRYP by Wyndham e a Gran Meliá Hotels & Resorts (sua marca de luxo mais universal e emblemática). 

Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015 e 2016, e receberam o Certificado de Excelência 2016 do TripAdvisor. Informações no site: www.melia.com.

***Diretores do CCVB iniciam novo biênio de trabalho à frente da entidade*** 


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Adonai Aires de Arruda Filho.

***O Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau ( CCVB) anuncia posse de executivos que dirigirão a entidade em 2017 e 2018. Após eleições realizadas em outubro, Adonai Aires de Arruda Filho segue como presidente da instituição e tem como 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente, Paulo Iglesias e André Barbieri.

“Iniciar o segundo mandato é motivo de muito orgulho para esta equipe pois confirma a dedicação e assertividade das ações que temos desenvolvido a favor do turismo em Curitiba”, diz Adonai.

O Conselho Fiscal passa a ter como 1º titular Nilson Bernal, seguido por Marcelo Franco e por Ênio Murilo Dal Negro. Os demais eleitos tanto para cargos do Conselho Diretor, quanto para o Fiscal são: Conselho Diretor - Presidente - Adonai Aires de Arruda Filho – BWT Operadora. 1º Vice-Presidente – Paulo Iglesias – Alta Reggia Plaza Hotel Curitiba. 2º Vice-Presidente – André Berberi – PS Treinamento Empresarial. Diretor Financeiro – Ronaldo Ferreira – Coral Rent a Car. 

Diretor Financeiro Suplente – Lilian Oliveira – Mercure Curitiba Golden Hotel. Diretor Administrativo – Suzi Almeida – Slaviero Conceptual Full Jazz. Diretora Administrativa Suplente – Carolina Saas de Haro – Mapie Especialista Estratégicos. Diretor de Marketing – Marcelo do Amaral Lupion – Castelo do Batel. Diretor de Marketing Suplente – Douglas Meneses – Mabu Curitba Business.

Conselho Fiscal - 1º Titular – Nilson Bernal – Bourbon Curitiba Convention Hotel. Suplente – Beto Madalosso – Forneria Copacabana. 2º Titular – Marcelo Franco – Expo Unimed Curitiba. Suplente – Gislaine Queiroz – Única Eventos. 3º Titular – Enio Murilo Dal Negro –Aeroporto Executivo. Suplente – Marcia Coelho – Four Points By Sheraton Curitiba.

Sobre o CCVB - O Curitiba, Região e Litoral Convention e Visitors Bureau (CCVB), fundado em 17 de agosto de 2000, é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada apara contribuir no desenvolvimento integrado da capital paranaense, região metropolitana e litoral do Paraná.

A abrangência territorial do CCVB compreende 36 municípios do estado. Os cerca de 150 associados do CCVB, denominados de mantenedores, são empresas, direta ou indiretamente, relacionadas aos setores de turismo e eventos, como hotéis, restaurantes, companhias aéreas, promotoras de eventos e montadoras de estandes, entre outras. A instituição tem como principal objetivo a geração de negócios por meio da divulgação do destino turístico no segmento de lazer, negócios e eventos, visando o aumento do número de visitantes e tempo de estada.

Desde 2010, o CCVB promove a campanha “Eu apoio a Room Tax/Doação para o Turismo”, que incentiva a prática adotada internacionalmente para geração de recursos a serem investido sem ações promocionais do destino e em melhorias para os turistas. A atual gestão é presidida por Adonai Aires de Arruda Filho, da BWT Operadora. Mais informações: www.curitibacvb.com.br.

***Central Sistema de Som convida Gerson “King” Combo no Psicodália 2017*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***A banda Central Sistema de Som, de Curitiba, é presença confirmada no Psicodália 2017 com a participação pra lá de especial de ninguém menos que Gerson ‘King’ Combo, nome lendário do soul e do funk nacional. Em fase final da produção de seu terceiro álbum de grooves, a banda mostrará um repertório dividido entre as suas criações e as composições de Combo.

Funk 60’s/70’s (nacional, americano e africano), Afrobeat, Reggae Roots, Dub e Música Popular Brasileira são vertentes que dão suporte às composições autorais da banda, buscando expressar artisticamente, através de grooves e ideias, a miscigenação natural dos grandes centros urbanos.

Essa pesquisa e mescla de gêneros e sonoridades vintage resultam em um som autêntico, atual, que dialoga com diferentes nichos e faixa etárias. Gerson tornou-se conhecido ao gravar, em 1977, um álbum clássico da música black brasileira, sintetizando a chamada ''onda black'' do fim dos 60 e 70 no Rio de Janeiro: bailes focados no funk, soul e no R&B, que pouco mais a frente se tornariam os famosos bailes de ''Charme'' - alguns existentes ate hoje, como Furacão 2000.

A Central coloca sua formação de big band à disposição do Mr. King para proporcionar ao Psicodália um verdadeiro baile funk 70: a sonoridade vintage e autêntica do coletivo curitibano unida ao swing carioca de Gerson King Combo, considerado um dos principais nomes da música negra brasileira, juntamente com Tim Maia, Hyldon e Cassiano.

O disco que está sendo finalizado expõe a face big band da Central: backing vocals, teclas e naipe de metais, somados à força do power trio e da percussão. Com participações de Melina Mulazani nos vocais e Ricardo Verocai tocando Hammond, o novo trabalho contém duas composições produzidas no Observatório de Ecos, no Rio de Janeiro, com direção musical de Marcelo Yuka.

Estão confirmados também os shows de Erasmo Carlos, Ney Matogrosso, Casa das Máquinas, Cálix, Céu, Recordando o Vale das Maçãs, Liniker, Cátia de França, Perotá Chingó, Metá Metá e Trombone de Frutas, com a participação de Di Melo. Para ficar por dentro de todos os detalhes e saber cada nova atração, basta acompanhar o facebook e o site do evento. Ao todo serão em torno de 50 atrações musicais, além de oficinas, workshops, apresentações teatrais, de cinema e muitas atividades recreativas, para crianças e adultos.

O Psicodália será de 24 de fevereiro a 1 de março de 2017, na Fazenda Evaristo, uma área de 500 mil m2 de área verde, que receberá toda uma estrutura de reforço, com portaria, estacionamento, bares e praça de alimentação 24 horas. Terá ainda ambulatório 24 horas, minimercado, feirinha e bazar e cinco grandes áreas de camping arborizadas, equipadas com banheiros, iluminação, limpeza e segurança. 

Serviço: Psicodália 2017 Quando: 24/02 a 01/03/2017 Onde: Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho (SC) Passaportes: http://www.diskingressos.com.br/evento/4570 / Informações: www.psicodalia.com.br​.

***Palestra gratuita: A Geração Y no ambiente de trabalho***

***A agenda de eventos de capacitação de 2017 do Sincabima terá início no dia 9 de fevereiro com a palestra “A Geração Y no ambiente de trabalho”.

O objetivo deste evento, que é gratuito, é levar os participantes a uma reflexão sobre as características específicas da geração que cresceu em um mundo interconectado (pessoas nascidas entre 1980 e 1999) e o impacto de sua chegada ao mercado de trabalho.

A palestra será conduzida por Deise C. Engelmann, proprietária da Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas e administradora com especialização em Psicologia do Trabalho. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail do Sincabima: sincabima@sincabima.org.br.

Serviço: A Geração Y no ambiente de trabalho Data: 09 de fevereiro, quinta-feira Horário: 15 horas Local: Sincabima/ Rua General Teodorico Guimarães, 303 - Fanny, Curitiba Evento gratuito.

Sincabima - Com 74 anos de atuação, o sindicato patronal tem como missão representar e orientar as empresas para o desenvolvimento e a sustentabilidade das indústrias paranaenses de base do ramo de cacau, balas, massas, biscoitos, doces e conservas.

Considerado um dos mais representativos sindicatos do setor de alimentos, a entidade empresarial visa desenvolver ações proativas e inovadoras para o setor. Em todo o estado do Paraná, o sindicato reúne 900 companhias filiadas e 20 associadas, sendo presidida pelo diretor-fundador da empresa Barion, Rommel Barion.

***Colégio Bom Jesus lança o 1.º edital de Ocupação Artística*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***O Colégio Bom Jesus, por meio do programa Bom Jesus Cultural, lança o 1.º edital de Ocupação Artística. A intenção é aumentar o leque de atividades ligadas à cultura, com o intuito de oferecer as melhores opções a serem apresentadas para alunos do Bom Jesus bem como para a sociedade em geral. Os interessados − grupos, companhias, pessoas físicas e jurídicas, entre outros − podem se inscrever gratuitamente pelo site http://bomjesus.br/diferenciais/cultural.vm.

É possível concorrer às duas modalidades disponíveis, conforme descrito em documento. As inscrições para o 1.º semestre podem ser realizadas até 20 de março e, para o 2.º, até o dia 15 de julho de 2017. Mais informações pelo e-mail editalcultural@bomjesus.br. Segundo a assessora cultural do Bom Jesus, Mazé Portugal, o 1.º edital de Ocupação Artística pretende agregar uma série de questões.

“Formalizar a contratação cultural por meio de edital é produtivo para quem concorre e para nós, pois temos a oportunidade mútua de nos conhecer. O alcance do edital é diferente e atinge a classe artística como um todo. Outro fator importante é a chance de ocuparmos nossos espaços com atividades de cunhos artístico e pedagógico. As companhias podem se unir e oferecer um apanhado de opções que enriqueçam o conhecimento cultural do nosso público infantil e jovem”, destaca a assessora. Modalidade 1: consiste em apresentações para alunos do Bom Jesus.

As unidades participantes são: Bom Jesus São José (São Bernardo do Campo/SP), Bom Jesus Externato (Pindamonhangaba/SP), Bom Jesus Vicente Pallotti (São Paulo/SP), Bom Jesus Rosário (Paranaguá/PR), Bom Jesus Santo Antônio (Blumenau/SC), Bom Jesus Coração de Jesus (Florianópolis/SC), Bom Jesus Aurora (Caçador/SC), Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida (Venâncio Aires/RS) e Bom Jesus Sévigné (Porto Alegre/RS). 

Modalidade 2: nesse modelo, além das apresentações para os alunos, as propostas inscritas podem contemplar outras sugestões para a ocupação gratuita como: palestras, lançamentos, debates, oficinas e até mesmo peças para adultos. Na modalidade 2, os participantes são: Teatro Bom Jesus (Curitiba/PR), Teatro Bom Jesus Diocesano (Lages/SC) e Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral (Rio Negro/PR).

Nesse último, é imprescindível que não haja cobrança de ingresso, para atividades oferecidas para a comunidade. Para se inscrever nas modalidades, com até duas propostas, que podem ser para a mesma modalidade ou não, para a mesma cidade ou municípios diferentes, não há restrição; grupos, companhias, empresas ou atividades independentes podem enviar trabalhos, desde que realizem atividades culturais de cunho pedagógico e que atendam aos requisitos da Instituição.

Os projetos escolhidos serão avaliados por uma comissão julgadora, formada por especialistas do meio artístico e também do setor pedagógico. “Estamos com uma expectativa muito grande e temos certeza de que vamos nos surpreender com os projetos que receberemos. O objetivo é contar com a participação de profissionais diversificados para oferecer aos nossos alunos e à comunidade atividades diferenciadas, que propiciem experiências culturais enriquecedoras”, completa a gerente pedagógica do Bom Jesus, Giselli Hümmelgen.

Serviço: 1.º Edital de Ocupação Artística do Bom Jesus Cultural Inscrições: pelo site www.bomjesus.br/diferenciais/cultural Período: até 20 de março, para o 1.º semestre, e até 15 de julho, para o 2.º Custo: gratuito Público-alvo: empresas, artistas independentes, pessoas jurídicas e físicas (aos remunerados é necessário apresentar nota) Modalidades: apresentação para os alunos do Bom Jesus e ocupação gratuita.

Sobre o Bom Jesus Cultural - Com a intenção de atender a necessidades específicas voltadas à cultura, em 2016, nasceu o Bom Jesus Cultural; um projeto inovador e sustentável, que visa oferecer atividades diferenciadas aos alunos do Bom Jesus, à comunidade acadêmica e à sociedade.

O Projeto vai unificar forças e esforços, com o intuito de promover espetáculos e ações que sigam a proposta pedagógica da Instituição. Todas as Unidades, nos cinco estados em que o Grupo atua, podem aderir voluntariamente ao Bom Jesus Cultural, além de trabalhar em parceria com o Bom Jesus Social, levando cultura de qualidade às instituições atendidas pelo Programa.

***Curso ensina como criar viagem dos sonhos passo a passo*** 


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***Para quem sonha viajar o mundo de forma independente, autônoma e livre, a Universidade Positivo (UP), de Curitiba (PR- Brasil) oferece o curso Criando Viagens, com Ronaldo Hofmeister. Em oito horas de aula, o professor vai ensinar como criar roteiros personalizados inesquecíveis, com o passo a passo do ciclo do viajante, que envolve cinco etapas: sonhar, planejar, reservar, viajar e lembrar.

A metodologia, que permite a qualquer um criar sua viagem dos sonhos, foi criada por Hofmeister, um apaixonado por viagens e amante de novas culturas, lugares e descobertas, autor do blog Criando Viagens, onde compartilha experiências e dicas baseadas em seus erros e acertos na profissão de viajante. A próxima turma acontece no dia 4 de fevereiro, na UP. Interessados podem se inscrever pelo link http://www.up.edu.br/cursos-livres/criando-viagens.

O curso custa R$ 99 e o participante ganha ainda uma hora de co-criação - uma consultoria individual e personalizada para criar a viagem dos seus sonhos. Para quem se interessa pelo assunto mas não mora em Curitiba, o curso estará na plataforma EAD nos próximos meses (fique de olho: www.up.edu.br. Por enquanto, pode acompanhar o blog www.criandoviagens.com.br.

O ciclo do viajante - O Curso Livre Criando Viagens fornece ferramentas para que o participante possa criar sua viagem de forma personalizada, com a liberdade para traçar seus próprios caminhos com segurança e flexibilidade. O Ciclo do Viajante de Ronaldo Hofmeister começa com o sonho e aborda temas desde a escolha do destino, como ser livre nas viagens, como viajar com pouco dinheiro, como organizar as ideias, roteiros temáticos, o planejamento da viagem, a preparação (documentação, vacinas, seguros, passaporte, vistos), até a arrumação das malas, como lidar com imprevistos e como registrar e guardar as memórias.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP).

Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 56 cursos de Graduação (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 25 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão.

A UP conta com sete unidades em Curitiba, além de mais de 50 polos de Educação à Distância (EAD) espalhados pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.

***Médico brasileiro apresenta técnica realizada em Curitiba em congresso americano*** 


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***O cirurgião cardiovascular e diretor clínico do Hospital VITA, Dr. Luiz Fernando Kubrusly foi aos Estados Unidos para participar do Society of Thoracic Surgeons (STS) Meeting, congresso anual de cirurgia torácica - principal evento da área promovido nos Estados Unidos e um dos mais importantes do mundo. O evento aconteceu entre os 21 e 25 deste mês, em Houston, no Texas.

Um dos destaques da programação deste ano no evento promovido pela STS, entidade de maior prestígio na área de cirurgia cardíaca nos Estados Unidos, é a exposição de altas tecnologias. Segundo Dr. Kubrusly, a cirurgia cardíaca volta a trazer novas tecnologias para fazer cirurgias cada vez mais simples para tratar doenças graves, por meio de procedimentos cada vez menos invasivos. “Técnicas essas que serão implantadas nas unidades do Hospital VITA em Curitiba, revela”.

Outro destaque deste ano é que dentro da programação do congresso será realizado um encontro de ex-residentes médicos do Texas Heart Institute, onde serão apresentadas experiências em procedimentos cirúrgicos em diversas áreas. Dr. Kubrusly, que também é ex-residente da instituição, participará em apresentação referente ao TAV implante de válvula aórtica feita exclusivamente via transapical, experiência inédita realizada por ele no Hospital VITA. Kubrusly explica que os resultados alcançados foram mais do que satisfatórios, pois não foram registradas complicações pós-procedimento e nem óbitos, o que é um avanço, já que os riscos e a taxa de mortalidade desses tratamentos são elevados.

Segundo Dr. Kubrusly, a edição deste ano tem um significado emocional, durante o congresso será realizada uma homenagem ao cirurgião cardiovascular e presidente do Texas Heart Institute, Dr. Denton Cooley, ícone da medicina americana e primeiro a realizar transplante de coração naquele país, falecido no final do ano passado e que também foi professor de Kubrusly durante a residência médica nos Estados Unidos.

Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade do Grupo VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP).

Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP. O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria.

Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.

***Aulas gratuitas ensinam sobre déficit de atenção e hiperatividade*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Com o objetivo de divulgar informações relevantes com fundamentação científica sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a Neuro Saber vai promover gratuitamente a Semana Entendendo o TDAH. As aulas serão ministradas pelo neuropediatra Dr. Clay Brites dos dias 6 a 13 de fevereiro. As inscrições poderão ser feitas pelo site http://www.entendendotdah.com.br/landpage. O programa terá como objetivo ajudar na capacitação de pais, cuidadores, professores, gestores, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, fonoaudiólogos e todos profissionais interessados.

 A Semana Entendendo o TDAH é embasado em evidências científicas e tem como princípio a apresentação de conteúdo em consensos internacionais e Guidelines (guias de avaliação de pacientes) de grupos de pesquisa multicêntricos nacionais e internacionais. “A proposta é que tudo seja exposto com didática e numa linguagem fácil, acessível e com aplicabilidade prática”, segundo ele. Além de explicar sobre a evolução do termo e as peculiaridades do transtorno, será mostrado os índices no país e no mundo.

As aulas vão analisar os quadros clínicos e esclarecer tipos de comportamentos heterogêneos característicos desta condição. Também será falado sobre como são os testes neuropsicológicos e abordagem diagnóstica. Discutirá ainda as implicações e o tratamento na escola e em como lidar com as dificuldades em sala de aula, como, por exemplo, durante a alfabetização, a leitura, a escrita, o ensino da matemática, a coordenação motora, entre outros fatores nos mais diversos contextos.

Para o Dr. Clay, o projeto tem como prioridade compartilhar informações relevantes sobre o assunto. Ele acredita que é preciso que pais e profissionais da área de saúde e médicos tenham mais acesso ao que existe de mais atual nas Neurociências. “Precisamos progredir melhor nas áreas de desenvolvimento e aprendizagem da infância e adolescência”.

Sobre o Dr. Clay Brites - Um dos idealizadores da Neuro Saber, Dr. Clay Brites é pesquisador e doutorando do Laboratório de Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem e Transtornos de Atenção (Disapre), da UNICAMP. Além disso, é professor do curso de pós-graduação de Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil na Unicamp e membro do Departamento de Neurologia da Sociedade Paranaense de Pediatria. Serviço: Semana Entendendo o TDAH Data: dos dias 6 a 13 de fevereiro.

***Adeus crise: para 58% dos empresários 2017 será um bom ano***

***Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com empresários do varejo e prestadores de serviços das 27 capitais e do interior do Brasil, mostra que ao menos parte dos entrevistados está otimista com relação às expectativas para o novo ano. Apesar do retrospecto ruim, um terço dos empresários pretende ampliar seus negócios em 2017. E para 58,4%, a economia será bem melhor do que em 2016.

O empresário Alberto Scoz atua na área de locação de máquinas de estética há 13 anos, e para ele, o mercado continua sendo promissor mesmo com a crise nacional. “É um mercado relativamente novo no Brasil e que ainda está em grande crescimento. Com o lançamento de várias tecnologias, o mercado vem se renovando e o consumo continua sendo bastante equilibrado”, relata Scoz. Para superar os problemas decorrentes da crise econômica do país que persistirem em 2017, 28,7% das empresas pretendem pagar mais coisas à vista.

Já 25,5% farão pesquisas de preço e 24,1% irão negociar e pedir mais descontos na hora das compras. Mesmo com a maioria acreditando que o ano será melhor do que o anterior, ainda há 36,7% que temem que o país não consiga sair da crise. Esse é o temor mais citado pelos entrevistados. Em seguida, aparece o medo de ter que fechar a empresa (18,6%), ser vítima de algum tipo de violência (15,6%) e não conseguir pagar as dívidas (13,5%). 

Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, é importante ter em vista que mesmo no cenário mais otimista, a superação do quadro econômico será um processo lento. “Isso, no entanto, não significa que ninguém possa crescer. Há empresas que mesmo na crise conseguem avançar. Isso depende fundamentalmente do setor, mas também de atitudes que podem estar ao alcance do empresário. O momento exige que todas as decisões tomadas no âmbito da empresa sejam muito informadas, com a devida avaliação dos riscos envolvidos”, afirma Pinheiro.

Questionados sobre suas intenções para este novo ano, 17,0% afirmaram que comprarão equipamentos, 9,2% pretendem fazer aplicações periódicas de investimentos, seja na poupança ou outras opções como renda fixa e CDB e 5,0% pretendem financiar um automóvel, seja carro ou moto. Para Alberto, a estratégia é estar constantemente estudando o mercado, frequentando congressos nacionais e internacionais e mantendo contato diário com diversos importadores de tecnologia da área. “A importância de estar atualizado é imensurável e imprescindível para o meu trabalho”, confirma o empresário.

Serviço: Sul Laser Locações Contato: 41 3014.8381 | 3077.8381 | 3078.9961 Endereço: R: Nicarágua, 847 SL 306, Bacacheri - Curitiba – PR Horário de atendimento: das 8h às 18h.

***Navio Pirata gigante chega a Curitiba para animar as férias de crianças e adultos*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***O Palladium Curitiba recebe uma atração inédita para crianças e adultos, um Navio Pirata gigantesco de três andares com 20 metros de comprimento e 17 metros de altura desenvolvido especialmente para os shoppings do Grupo Tacla. O Navio Pirata ocupa toda a praça de eventos do shopping, com atores vestidos como piratas e um capitão para deixar a brincadeira ainda mais real.

As crianças e adultos que quiserem embarcar nesta brincadeira, contarão com atividades recreativas durante o período que estiverem no navio, e ainda descobrirão a bela história das caravelas Nina, Pinta e Santa Maria, comandadas por Cristóvão Colombo há mais de quinhentos anos. “A proposta do Palladium Curitiba é trazer diversão e educação para crianças e adultos, em uma caça ao tesouro com muita história e informação.

Os atores que interpretam os piratas e o capitão foram especialmente preparados para interagir com os participantes, proporcionando a todos o máximo de conhecimento sobre a história dos piratas e das grandes navegações, será como uma viagem no tempo”, conta Maria Aparecida de Oliveira, gerente de marketing do shopping. O térreo do Navio Pirata possui uma sala do tesouro, um tobogã e ainda uma passagem secreta. No primeiro nível as crianças e adultos podem se divertir em cordas de escaladas e piscina de bolinha, um armazém, canhões, mais passagens secretas e ainda uma tubulação de descida de bombeiro.

O convés fica no segundo nível, com lunetas, a sala do capitão, outros canhões, e um deck na proa com tobogã direto para a sala do tesouro. Na popa fica o timão e um escorregador que dá acesso ao convés. O ingresso custa R$ 20 e as crianças que voltarem pela segunda ou terceira vez pagarão R$ 15, e ganharão um brinde surpresa, conforme a disponibilidade.

Serviço: Navio Pirata – Palladium Curitiba - Idade: a partir de cinco anos. Menores de cinco anos devem estar acompanhados de um adulto pagante. Adultos também podem participar. - Data: Até o dia 26 de março. - Horário: segunda a sexta das 14h às 23h (última entrada às 22h40). Sábados das 12h às 22h (última entrada às 21h40). Domingos e feriados das 12h às 20h (última entrada às 19h40). - Local: Palladium Curitiba (Av. Presidente Kennedy, 4121. Portão – Curitiba/PR) – Praça de Eventos, Piso L1, em frente à loja Renner. - Tempo: 20 minutos. - Bilheteria: R$ 20 com direito a um Kit Pirata (tapa olho, bandana e faixa de cintura). As crianças que retornarem ao evento pagarão R$15, e ganharão um brinde surpresa, conforme disponibilidade.

Sobre o Palladium Curitiba - O Palladium Curitiba tem um conceito de espaço multiuso, com opções para compras, lazer, alimentação e serviços. O shopping conta com uma estrutura ampla, moderna e inteligente. Possui mais de 350 lojas, oito salas de cinema e uma sala IMAX, com imagens de alta definição projetadas em uma tela de aproximadamente 400 m². Aberto em 2008, foi o primeiro shopping de Curitiba a implantar um espaço exclusivo para restaurantes, o charmoso Boulevard. Além disso, tem prédios comerciais com entrada exclusiva por dentro do shopping.
http://www.palladiumcuritiba.com.br.

***Tecpar recebe recurso do Ministério da Saúde para projeto executivo de novos laboratórios*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) firmou um novo convênio com o Ministério da Saúde no valor de R$ 3 milhões para a elaboração dos projetos de engenharia dos novos prédios do centro de distribuição e do laboratório de controle da qualidade dos medicamentos e vacinas produzidos e em desenvolvimento pelo instituto, além dos novos produtos que o Tecpar passa a fornecer ao Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2018. De acordo com a gerente da Divisão de Engenharia Bioindustrial, Raquel Koehler Sanson, os dois novos laboratórios darão suporte à produção dos novos medicamentos para os quais o Tecpar foi escolhido a ser fornecedor.

“Como vamos produzir grandes volumes de medicamentos, precisamos de um centro de distribuição moderno para organizar a logística de armazenamento e também um laboratório que dê conta de atender as normas de controle da qualidade”, pontua. O novo centro de distribuição do Tecpar vai contar com um sistema automatizado para que o complexo logístico possa armazenar e distribuir insumos e produtos prontos para serem enviados aos clientes do instituto.

Em 2016, o Tecpar foi escolhido pelo Ministério da Saúde, junto com outros laboratórios públicos brasileiros, para participar do processo de transferência de tecnologia com empresas globais na área da saúde para fornecer medicamentos oncológicos e hemoterápicos – estes últimos, utilizados no tratamento de distúrbios de coagulação e imunodeficiências, como a Aids e a hemofilia, por exemplo.

“Na primeira fase, vamos importar os medicamentos e precisamos armazená-los e efetuar o controle da qualidade. Por isso a importância dos novos empreendimentos, que serão usados ainda quando o Tecpar passar a produzi-los, no fim do processo de transferência de tecnologia”, ressalta Raquel. O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, avalia que o instituto vai construir, em 2017, a base para que a empresa se prepare para se tornar fornecedora de medicamentos de alto valor agregado.

“Porém, mais do que fornecer novos medicamentos ao SUS, o Tecpar recebe estímulo para desenvolver novas tecnologias na área da saúde, com base no conhecimento adquirido nas parcerias com empresas que são referências globais no setor”, destaca. Os projetos executivos dos novos laboratórios serão licitados ainda neste semestre, para que até o final do ano eles sejam entregues pela empresa contratada. A obra física deve levar 18 meses para ficar pronta.

Tecpar - O Tecpar é uma empresa pública do Governo do Estado e tem 76 anos de atividade. Os negócios do instituto são divididos em quatro grandes unidades: Soluções Tecnológicas, para dar apoio às empresas que buscam inovar; Empreendedorismo Tecnológico Inovador, com suas incubadoras tecnológicas e com os parques tecnológicos, como o Parque Tecnológico da Saúde; Educação, com qualificação para o mercado privado e ainda com desenvolvimento de capacitações para servidores municipais de prefeituras paranaenses; e Indústria Farmacêutica e Biotecnológica, com desenvolvimento e produção de kits diagnósticos veterinários, vacina antirrábica e produção de medicamentos de alto valor agregado para a saúde pública brasileira.

O instituto foi escolhido pelo Ministério da Saúde para ser um dos fornecedores oficiais de medicamentos biológicos e hemoderivados, que serão produzidos nos próximos anos. Além disso, o instituto atende demandas do Governo do Estado, sendo executor de projetos na área de energias renováveis e empreendedorismo tecnológico. Saiba mais sobre o instituto em www.tecpar.br.

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