sábado, 7 de janeiro de 2017

Coluna do dia 07/01/17

***Eloir Jr. ilustra com arte o calendário 2017 da Paraná Turismo***


Crédito das fotos: Divulgação.

***No Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento (ONU – Organização das Nações Unidas), a Paraná Turismo realiza o anuário 2017 com o título “Lendas: Cultura Turística”, colorido com arte, pesquisa, cultura e bom gosto pelo artista plástico Eloir Jr., o projeto tem o apoio do SEBRAE e Governo do Estado do Paraná.

Este tema evidencia o que há de mais autêntico na sabedoria popular, as nossas lendas, que resgatadas do imaginário dos índios e caboclos, atualmente compõem também a matéria- prima para o turismo paranaense.


“Extasiados diante de tamanha grandiosidade e beleza da terra em que viviam, seus primitivos habitantes atribuíam-lhes intervenção divina, buscando no sobrenatural, por exemplo, o motivo da origem das magníficas Cataratas do Iguaçu, das misteriosas formações de Vila Velha, da selvagem Gruta das Encantadas, ou ainda a existência de espécies para eles sagradas, como da Araucária, da erva-mate e da gralha azul.

Garimpando a natureza e a alma ingênua do povo, o paranista Eloir Jr. transforma as lendas em arte expressando-se de maneira singular fazendo que seus personagens povoem as telas em uma simbiose perfeita entre diferentes culturas formatadas através das matriochkas e babuchkas trazidas pelos eslavos que aqui se radicaram”, relata Marilda Gadotti, supervisora técnica do projeto.


O Artista explica que: “é um resgate da cultura popular, dos costumes e do imaginário dos índios e dos caboclos paranaenses que transporta para as telas, em perfeita harmonia com a sua temática e linguagem pictórica eslava, que resulta em um trabalho alegre e colorido, inspirado no paranismo que lhe é inato”.

Jacó Gimennes, Presidente da Paraná Turismo finaliza: “Um trabalho que muitos nos honra e que engrandece o Turismo do Paraná”. A iniciativa do projeto foi do departamento de Estudos e Pesquisas da PRTUR; Supervisão Técnica de Marilda Gadotti; Criação e Arte, Julia Yukari; Supervisão Gráfica de Maria Regina Monticelli/ Departamento de Publicidade e Propaganda da Paraná Turismo.

***Cineclube da Cinemateca apresenta obra de Jacques Becker***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Cineclube da Cinemateca apresenta neste mês de janeiro filmes do diretor francês Jacques Becker (1906-1960). Até o final do mês serão exibidos quatro filmes do cineasta que fizeram sucesso na primeira metade do século 20. As sessões do Cineclube acontecem aos sábados, às 16h, com entrada gratuita.


Os filmes de Jacques Becker refletem o olhar sobre a França dos anos 40 e 50, abordando diferentes aspectos da sociedade francesa – a vida no campo, a alta costura, a classe média suburbana, a vida intelectual e o mundo dos espetáculos. São esses os temas desta seleção que será apresentada nas sessões do Cineclube.

7 de janeiro - ANTONIO E ANTONIETA (Antoine et Antoinette, FRA, 1947, 88’) Elenco: Roger Pigaut, Claire Maffei, Noël Roquevert, Gaston Modot, Made Siamé). Antoine e Antoinette se amam. Ele é operário de uma gráfica e ela vendedora numa loja de departamentos no Champs-Elysées. Levam uma vida regrada e feliz, feita de coisinhas insignificantes, de uma pitada de ciúme e de um punhado de sonhos. Essa tranqüilidade é ameaçada por um bilhete de loteria que some e finalmente reaparece.

14 de janeiro - VIVAMOS HOJE (Édouard et Caroline, FRA, 1951, 88’) Elenco: Daniel Gélin, Anne Vernon, Elina Labourdette, Jacques François, Betty Stockfeld). Jacques Becker fez uma trilogia sobre "dois corações é melhor do que um". “Edouard et Caroline”, que no Brasil recebeu o título de “Vivamos Hoje”, é o segundo filme desta trilogia. Edouard é um talentoso pianista pobre, que se casa com Caroline, da alta sociedade.

21 de janeiro - AMORES DE APACHE (Casque d'or, FRA, 1952, 96’) Elenco: Simone Signoret, Serge Reggiani, Claude Dauphin, Odette Barencey, Loleh Bellon. Namorada de um criminoso se apaixona por um carpinteiro, criando um arriscado triângulo amoroso. Primeiro grande papel da ultra-sensual Simone Signoret, num retrato do submundo parisiense de 1900.

28 de janeiro - OS AMANTES DE MONTPARNASSE (Les Amants de Montparnasse, FRA, 1958, 104’) Elenco: Gérard Philipe, Lilli Palmer, Lea Padovani, Gérard Séty, Lino Ventura, Anouk Aimée, Lila Kedrova. Biografia que retrata o último ano de vida do pintor italiano Modigliani. Na Paris de 1919, ele se apaixona por uma rica jovem, mas seu romance não é aceito pelos pais da garota. Classificação: 14 anos para todos os filmes Horário: 16h Local: Cinemateca – R. Carlos Cavalcanti, 1174 Ingresso: gratuito.

***Visitas guiadas ao Teatro Guaíra acontecemtambém nas férias***


Crédito da foto: Divulgação.

***Neste período de férias uma opção interessante é fazer a visita guiada ao Centro Cultural Teatro Guaíra, em Curitiba. As visitas são gratuitas e acontecem de segunda a sexta, das 9h às 17h30. As visitas, que duram cerca de uma hora, devem, preferencialmente, ser agendadas com antecedência. O agendamento deve ser feito pelo email diart@cctg.pr.gov.br De fevereiro a dezembro do ano passado, 2,4 mil pessoas fizeram o passeio.

O setor de Preservação e Memória registrou visitantes de Rondônia, Roraima, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. E, entre os estrangeiros, da Venezuela, Argentina, Peru, França, Espanha , Estados Unidos e México. Os grupos visitantes de Curitiba são formados na maioria por alunos do 5º ano de escolas públicas e privadas, e por estudantes de arquitetura.

Também há uma participação expressiva de alunos do Celin UFPR (Centro de Línguas e Interculturalidade) oriundos do Haiti, Coreia do Sul, Síria e China. Já o perfil dos grupos do interior do estado é acima de 60 anos. Percurso - O trajeto começa pelo segundo balcão do auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), com a história de criação do Centro Cultural Teatro Guaíra. São apresentadas referências histórias, arquitetônicas e artísticas como do painel do artista paranaense Poty Lazzarotto, que está no frontão da entrada do Guairão.

Em algumas visitas pode-se ver outra obra do artista, que é a pintura da cortina corta-fogo, que isola o palco do Guairão da plateia, mas nem sempre esta cortina está abaixada. O passeio continua pela plateia, palco e coxias do Guairão e, em seguida, os visitantes são guiados para o auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Durante o trajeto é apresentada a composição artística do CCTG, que são os corpos estáveis, e que inclui a Orquestra Sinfônica do Paraná, Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra e G2 Cia de Dança.

Estes grupos apresentam ao longo do ano concertos, balés e óperas e, para isto, são necessários figurinos e cenários, também feitos dentro do CCTG. Há ainda montagens pontuais do CCTG, como as do Teatro de Comédia do Paraná e Festival de Bonecos, cujas produções também são feitas na casa. Em caso de grupos menores e de possibilidade de atendimento, a visita é estendida ao guarda-roupa do CCTG que reúne cerca de 30 mil peças (figurinos de balé, de ópera e peças para empréstimos).

Histórico - Em 1939 o Theatro Guayrá (onde atualmente é a Biblioteca Pública do Paraná) foi demolido e, ao mesmo tempo, começou a campanha, liderada pela Academia Paranaense de Letras, para a construção de um teatro oficial na cidade. O projeto para a construção do teatro foi escolhido no fim dos anos 40 e a construção iniciada em 1952. Nesta década, o Paraná experimentava o apogeu da economia do mate e na região norte o início da expansão cafeeira a partir do estado de São Paulo.

A economia em expansão, aliada a um contexto político favorável, como foi o governo de Bento Munhoz da Rocha Netto, contribuíram para que a década de 50 fosse para Curitiba um período de expressiva evolução cultural. O projeto arquitetônico do atual Centro Cultural Teatro Guaíra é do engenheiro Rubens Meister (1922 – 2009), um dos precursores da arquitetura moderna no Paraná e um dos responsáveis pela implantação do curso de Arquitetura na UFPR, em 1962.

Meister é também autor de prédios importantes como o Panteão dos Heróis da Lapa (1943), o auditório da Reitoria UFPR (1956), o Centro Politécnico (1956), o edifício Barão do Rio Branco (1958), a Prefeitura Municipal de Curitiba (1969), a Estação Rodoferroviária de Curitiba (1976), o Centro de Atividades do Sesc da Esquina (1985) e a restauração do Palácio Avenida (1990). A construção do Teatro Guaíra começou em 1952 e, em 1954, foi inaugurado o primeiro de três auditórios que compõem o edifício: o auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), onde em 1955 começaram as apresentações dos espetáculos.

O auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), cuja inauguração estava prevista para 1971, foi inaugurado em dezembro de 1974, depois de ser reconstruído após um incêndio em abril de 1970, que o deixou destruído. Em 28 de agosto de 1975 foi inaugurado o último auditório, o Glauco Flores de Sá Brito (Mini), completando o projeto do complexo cultural. O espaço total dos auditórios passa a ser de 16.900 metros quadrados, com uma capacidade total de 2.757 lugares.

***Capa revista Glamour de Janeiro com Sabrina Sato, Gabriela Pugliesi e Renata Kuerten***


Crédito da foto: Paulo Vainer.

***Sim, elas têm corpos excepcionais. Sim, elas se esforçam para mantê-los. Sim, elas nos inspiram a malhar e comer saudável. Mas não, elas não são só isso. A top model e apresentadora de TV Renata Kurten é a pessoa mais doce e divertida que vocês podem imaginar. 

Gabriela Pugliesi, influencer fitness, tem um vibe incrível e virou empresária das boas. E a apresentadora Sabrina Sato é o carisma em forma de pessoa linda. O melhor? As três são superamigas. Uma entrevistou a outra, que entrevistou a outra, que entrevistou a uma. Comprove os adjetivos acima a seguir.


Renata Kuerten - Entrevistada por Sabrina Sato - Rê, como era o mercado de moda quando você começou? Mudou muito? Sá, eu sempre quis ser modelo, mas tinha cabelos curtos e dentes encavalados. Os olheiros diziam que eu teria que nascer de novo! Aos 16 anos, já mais alta e bonita, fui convidada a participar de um concurso lá na minha cidade, Braço do Norte (em Santa Catarina), e ganhei!

Mudei para São Paulo e passei em um casting para trabalhar em Paris. Aí não parei mais. Hoje as new faces têm mais oportunidades, podem usar a internet para fazer contatos... Você é um poder e influencia muita gente. O que acha do empoderamento feminino? Este é o nosso momento! As modelos se tornam independentes muito cedo, né? Eu nunca sofri preconceito nem me senti desrepeitada, mas sei que acontece muito por aí. Sempre fui atrás das minhas coisas e senti que nada me impediria de fazer o que queria.

Acho que essa liberdade de ser quem se quer é fundamental. Viva o empoderamento das mulheres! Vamos falar deste ano? Quais são seus planos para 2017? Continuoapresentando meu programa, o Conexão Models, e tenho alguns outros projetos, mas ainda não posso contar por questões contratuais. No Carnaval serei destaque da Grande Rio com uma fantasia inspirada na Magia da Paixão. Estou tão animada! Já sonho com a possibilidade de ser rainha no ano que vem... Quem sabe, né?


Sabrina Sato – entrevistada por Gabi Pugliesi - Você é abençoada geneticamente. Verdade ou mito que come de tudo e seu corpo continua assim? Eu amocomer, principalmente doce!Não me privo de nada, masnão exagero… Tenho umaalimentação bem balanceada econsigo conciliar as coisas quegosto no cardápio.

Como gravoquase todos os dias, carrego comigo uma lancheira com shake, snacks e refeições fitness. Isso me ajuda muito. Você é bem-humorada 100% do tempo mesmo? O que te tira do sério? Quase sempre! Confessoque não amo acordar cedo… E detesto ficar com fome! Conta duas coisas que ninguém sabe sobre a Sabrina?

O quepouca gente lembra é que minhaprimeira participação na TV foiaos 8 anos na novela “Cortinasde Vidro”, a primeira escrita porWalcyr Carrasco, para o SBT.Outra curiosidade é que até os15 anos mais ou menos eu erauma menina muito magrela!Minhas pernas eram finas e nãotinha nada de bumbum...Muita gente não acredita,mas é verrrdade. 

O Duda [Nagle, ator, namorado da Sá há quase um ano] não tem ciúmes de você com esse bumbum pra lá e pra cá, não? Melhor perguntar pra ele!À Olha, pensando bem acho queele tem mais ciúmes do meucelular, diz que eu mexo demais.Mas ele é tão bem-humoradoe tranquilo.

Como é a sua relação com a espiritualidade? Tenho muita fé!Sei que tudo o que conquistei foigraças a isso... Rezo todosos dias quando acordo e antesde dormir, e sempre agradeçomuito a Deus pela minhafamília também. Você imaginou que chegaria onde chegou? Qual seu sonho hoje? Nunca fiz muitos planos,mas sempre tive muitos sonhos.

Desde pequena fazia testesem rádios, cursos de teatroe dança. Por onde passei, iasugando o aprendizado e metornando o que sou hoje. Hápoucos meses criei o InstitutoSabrina Sato com o objetivo deajudar crianças de todo o Brasil.Taí um sonho que virou real.Também lancei meu canal noYouTube [www.youtube.com.brcanalsabrinasato]. Não consigo ficar parada. Amo inventarcoisas para fazer!


Gabriela Pugliesi – entrevistada por Renata Kuerten - Seu corpo está cada dia melhor. Do que mais e menos gosta nele? Tenhotendência a engordar, mas tambémMUITA força de vontade. Se hojegosto do meu corpo é porque fizmuito por isso, mesmo! Já tive afase de não gostar dos meus braçosporque mesmo magra não tenhobiotipo de ter braço fininho. Meubumbum, que eu odiava, hoje amo!

Aprendi a achar ele bonito porque éo único que tenho e a musculação odeixou mais durinho. Curto minhabarriga também, mas só quandoestou sequinha. Você tem o seu canal no YouTube, o Studio Velocity, a Alekta, a Tapiocaria Market, acabou de lançar um livro... ufa! Como consegue ter tempo e energia para tudo isso? Pois é, e ainda participo doslicenciamentos! Era uma criançapreguiçosa, mas o estilo de vidasaudável te traz energia e vontadede viver muito!

Sou hiperativa, façotrês coisas ao mesmo tempo e ainda tenho dificuldade para delegar. Erasmo fica passado comigo, não se acostuma com isso. Mas aprendi a achar bom, pois para sermos felizes precisamos ver o lado bom da nossa personalidade. Como você lida com os haters? Ixi, já sofri demais! Para mim é tão óbvio: “Se não curte, não segue”. Eu só sigo quem eu gosto. Não me faz bem ler coisas ruins, porém aprendi, e ainda estou aprendendo, que não posso exigir que as pessoas sejam ou pensem como eu.

Aceitar que existe ódio, julgamento e que há todo tipo de gente no mundo me faz sentir compaixão. Não porque eles mereçam, mas porque me traz paz. Hoje dou atenção ao que merece: a pessoas que gostam de mim, meu trabalho, família, cachorros, marido. Seria injusto reclamar que existem haters, minha vida é muito boa e sou uma mulher abençoada. 

Você parece ser super família. Já bateu a vontade de ser mãe? Bateu demais, nasci pra isso! Soucompletamente apaixonada porcriança. Pareço besta quandoseguro um bebê, começo achorar. Como vou casar agora[em abril, em Trancoso], queroesperar e curtir a festa. Maspassando isso estou liberada e vaiser quando Deus quiser!

***Colégio Positivo Internacional conquista certificado de ensino global***


Crédito da foto: Daniel Derevecki.

***O Colégio Positivo Internacional, de Curitiba (PR), acaba de conquistar uma das mais disputadas certificações de ensino multilíngue do mundo. Com ela, os alunos egressos da instituição podem ingressar nas principais universidades dos Estados Unidos, Europa e Ásia.

A unidade do Colégio Positivo, localizada dentro do maior câmpus da Universidade Positivo, conquistou o certificado de ensino global e multilíngue concedido pelo Bacharelado Internacional (IB), prestigiada organização não governamental, com sede na Suíça, voltada ao desenvolvimento de projetos educacionais em todo o mundo.

 De acordo com a diretora do Colégio Positivo Internacional, Audry Castello Branco, somente escolas autorizadas pelo IB podem oferecer qualquer um dos três programas acadêmicos da organização, que promovem relacionamentos saudáveis, responsabilidade ética e desafios pessoais, com currículo amplamente equilibrado, conceitual e interligado.

“Esses programas fazem com que os alunos esforcem-se para se tornarem questionadores, conhecedores, comunicadores, pensadores, solidários, de mente aberta, arrojados, íntegros, equilibrados e reflexivos. Esses atributos representam uma ampla gama de capacidades humanas e responsabilidades que vão além do desenvolvimento intelectual e sucesso acadêmico”, explica. Além disso, com o IB, os alunos podem ingressar em mais de 2.500 universidades do mundo.

Entre as que aceitam estudantes de outros países com certificados de conclusão de curso reconhecido pelo Bacharelado Internacional, estão as TOP 10 dos Estados Unidos (Princeton, Williams College, Stanford University, University of Chicago, Yale University, Harvard University, United States Military Academy, Columbia University in the City of New York, Pomona College e Swarthmore College, nesta ordem, segundo a revista Forbes). “O certificado é o mais evidenciado no mundo pelos estudantes”, afirma Audry. O processo para o Colégio Positivo se tornar uma escola internacional começou com a apresentação da candidatura, logo na inauguração da primeira turma, há quatro anos.

O IB foi procurado por ser a instituição mais requisitada no mundo para certificar escolas internacionais. A organização suíça tem histórico de tradição. Fundada nos anos 1960, foi criada para estimular junto aos alunos um ensino sustentável, globalizado e que envolva as diversas culturas das nações. “O reconhecimento do Bacharelado Internacional é um marco para todo o Grupo Positivo”, ressalta a diretora. O trabalho até atingir a certificação envolveu toda a comunidade escolar.

Um consultor do IB esteve presente durante o período da candidatura do colégio para analisar a estrutura, o material didático, o sistema de ensino e o corpo docente. Os cerca de 800 alunos do Ensino Fundamental e Médio e 120 colaboradores (dos quais 90 professores) participaram de todo o processo de avaliação, mostrando ao representante do Bacharelado como as atividades multilíngues são aplicadas no dia a dia. Segundo a diretora, a capacitação dos professores e alunos e a sensibilização das famílias foi algo dinâmico.

“Todo mundo se envolveu na busca pelo certificado. Foi um desafio imenso unir o DNA do Sistema Positivo de Ensino a uma metodologia internacional reconhecida como uma das melhores na formação de crianças e adolescentes”, lembra Audry, que destaca ainda que a conquista vai ao encontro da missão do Grupo Positivo: “o certificado de escola internacional agrega valores que visam a transformar o mundo economicamente e socialmente por meio da educação”, finaliza a diretora.

Formando cidadãos do mundo - Além de ser reconhecido pelo IB, o Colégio Positivo Internacional é afiliado ao Programa de Escolas Associadas (PEA) da Unesco, mantendo o compromisso de engajar alunos e professores em projetos que estimulem a cultura da paz, em benefício de uma sociedade mais justa. Além disso, toda a comunidade escolar é estimulada, dentro e fora das salas de aula, a adotar uma postura mais responsável em prol do meio ambiente.

Tecnologia, literatura, artes e esportes também fazem parte do dia a dias dos estudantes, que passam mais de 40 horas por semana na escola. A sustentabilidade também é um diferencial na formação dos alunos do Colégio Positivo Internacional. A instituição foi a primeira escola brasileira a receber a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) nível ouro, da Green Building Council Brasil, para construções verdes.

A conquista se deve a um modelo construtivo que oferece vantagens significativas por sua estrutura inovadora. A unidade reduz em 87% o consumo de água potável e economiza 44% em energia elétrica (74% se considerada apenas a iluminação), devido à adoção de sistemas inteligentes, como a dimerização, que ajusta a iluminação conforme a entrada da luz natural. Sobre o Colégio Positivo - O Colégio Positivo compreende quatro unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior.

O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental e o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas.

Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com uma proposta de aprendizado internacional. Em 2016, assume a gestão de duas unidades do Colégio Posiville, em Joinville (SC), que passam a se chamar Colégio Positivo Joinville.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino - é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem.

Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

***Hospital Erasto Gaertner investe na prevenção do câncer*** 


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Hospital Erasto Gaertner encerrou o ano com bons motivos para comemorar. Em 2016, a instituição, que é referência em diagnóstico e tratamento do câncer no sul do Brasil, investiu em muitas ações voltadas à prevenção da doença por meio de eventos e campanhas para conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce e dos cuidados com a saúde. Estas atividades não são subsidiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dependem somente da iniciativa da instituição em parceria com a sociedade organizada para serem realizadas.

Por meio das mídias sociais, o Hospital alcançou uma média de 500 mil pessoas por mês com publicações relevantes sobre o câncer, inclusive em datas comemorativas, como o Dia Mundial do Câncer, e nos meses de intensificação das campanhas de prevenção, como o Julho Verde (câncer de cabeça e pescoço), Setembro Dourado (câncer infantojuvenil), Outubro Rosa (câncer de mama), Novembro Azul (câncer de próstata) e Dezembro Laranja (câncer de pele).

A participação da sociedade colaborou para que diversos conteúdos chegassem a mais de mil compartilhamentos, o que impulsiona as informações a chegarem para milhares de outras pessoas. O Departamento Educacional da Rede Feminina, importante unidade da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, composta de mais de 400 voluntários, realizou 148 palestras de conscientização e distribuiu mais de 20 mil folders informativos em eventos e locais públicos.

A partir da parceria com o SESI, por meio do Programa “Cuide-se Mais”, o Hospital Erasto Gaertner disponibilizou mais de três mil exames preventivos para trabalhadores de indústrias e para a população em geral, impactando a vida de mais de 10 mil pessoas, não só na região de Curitiba, mas também em Paranavaí e Imbituva, no interior do estado.


Muitos eventos de grande porte foram realizados pelo Erasto Gaertner, entre eles campanhas de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço, bucal, câncer de mama e colo de útero, pele e próstata, idealizadas por médicos, residentes, acadêmicos e voluntários da instituição. Especificamente no Outubro Rosa, o Hospital foi correalizador da campanha em Curitiba, sendo responsável pela criação de todo o material gráfico da ação. Foram parceiros nesta atividade a Associação Comercial do Paraná, Clinipam e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Para 2017, a perspectiva é intensificar ainda mais os trabalhos de prevenção, uma vez que a estrutura física da instituição está recebendo investimentos e passando por readequações. Em novembro, o Hospital inaugurou um novo Centro de Diagnóstico por Imagem e, em dezembro, disponibilizou, para pacientes do SUS, um Sistema Cirúrgico Robótico. A parceria para viabilizar atendimentos por meio de uma Unidade Móvel (carreta adaptada para realizar exames de prevenção) está sendo ampliada, enquanto novos projetos estão em andamento, entre eles de capacitação das equipes assistenciais das secretarias de Saúde do interior do Paraná.

O objetivo é prepará-las para realizar um diagnóstico consistente e precoce do câncer, encaminhando pacientes para tratamento especializado em menor tempo, o que pode aumentar as chances de cura da doença. “Segundo a literatura médica, uma instituição é denominada ‘de referência’ quando consegue atuar de maneira intensa com prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa.

Temos orgulho em reconhecer que o Erasto, por décadas, atua fortemente nessas áreas e quando falamos em oncologia, sabemos que o melhor custo/efetividade vem da prevenção. Por isso, em 2017, aumentaremos investimentos e atuação para levarmos à sociedade paranaense promoção e prevenção em saúde. Contamos com o apoio e a participação de todos neste desafio. Que 2017 seja repleto de saúde, saúde de resultado de muita prevenção”, destaca Adriano Lago, superintendente do Hospital Erasto Gaertner.

Serviço: Hospital Erasto Gaertner R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas – Curitiba / PR Telefone: (41) 3361-5000 - www.erastogaertner.com.br.

***Tecpar ganha protagonismo nacional na área de saúde em 2016***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) se fortaleceu como laboratório oficial em 2016 e entrou no seleto grupo de produtores de medicamentos biológicos, de monoclonais e de hemoterápicos, produtos de alto valor agregado que serão fabricados por instituições públicas brasileiras. Empresa pública do Governo do Paraná, o Tecpar ganha protagonismo nacional na área da saúde ao desenvolver e produzir tecnologias únicas no país. 

Com a escolha do Ministério da Saúde, o Tecpar vai produzir em Maringá, a partir de 2018, medicamentos biológicos e hemoterápicos cuja demanda anual, pela pasta, é de R$ 2,6 bilhões. O ministério elegeu o Tecpar, junto com outros laboratórios públicos brasileiros, para ser o fornecedor de mais de uma dezena de produtos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, a escolha pelo ministério dá protagonismo ao Tecpar na área da saúde. “Ao ser escolhido para produzir esses medicamentos de alto valor agregado, o Tecpar se consolida nacionalmente como centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e passa a protagonizar os novos rumos da saúde pública brasileira”, afirma. Empregos qualificados Felix ressalta que a produção desses medicamentos monoclonais e hemoterápicos pelo Tecpar deve gerar 370 empregos diretos e qualificados no Paraná, além de envolver cerca de 20 doutores especializados em pesquisas para auxiliar o desenvolvimento dos produtos.

“Para o Paraná, esses recursos vão se transformar em investimentos, empregos e melhor distribuição de renda no Estado. Além disso, reforça a independência do Tecpar como empresa pública paranaense”, salienta. Biológicos e hemoderivados Na área desses medicamentos, o Tecpar foi escolhido ser o parceiro exclusivo, junto com a Bio-manguinhos/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan, de produtos como o Adalimumabe, o Bevacizumabe, o Infliximabe, o Rituximabe e o Trastuzumabe. Esses medicamentos são usados para o tratamento de câncer, artrite e outras doenças crônicas.

O Ministério da Saúde compra, por ano, R$ 1,6 bilhão destes produtos. Já para os hemoterápicos, o Tecpar, a Hemobras e o Butantan firmaram uma parceria para fornecer, as três instituições, sete produtos, entre eles plasma de vírus inativado, fatores de coagulação, imunoglobulina e albumina. Esses medicamentos são utilizados no tratamento de distúrbios de coagulação e imunodeficiências, como a Aids e a hemofilia, por exemplo. A demanda por esses produtos tem um custo anual de aproximadamente R$ 1 bilhão para o ministério.

“Vamos produzir uma parte da demanda do Ministério da Saúde em medicamentos monoclonais e hemoterápicos em Maringá, a partir de 2018, quando expiram as patentes desses produtos. Até lá, a nossa estratégia é elaborar contratos, projetos e licitações”, destaca o diretor-presidente do Tecpar.  

Box 1 - Indústria farmacêutica e biotecnológica do Tecpar ajuda no combate de doenças no país: Além de entrar no seleto grupo de produtores de medicamentos de alta performance, em 2016 o Tecpar ainda se dedicou a temas relevantes à sociedade paranaense. Neste ano, o instituto atuou fortemente para desenvolver soluções para combater um dos principais vilões da saúde pública paranaense, o mosquito Aedes aegypti.

Em uma das frentes, o Tecpar deu apoio à campanha de vacinação contra a dengue lançada pelo governador Beto Richa. A campanha buscou vacinar 500 mil pessoas nos 30 municípios com maior circulação viral da doença. Por outro lado, o Tecpar firmou uma parceria com empresa privada para desenvolver projetos-piloto de um programa inédito, que produzir e soltar na natureza machos estéreis do mosquito Aedes aegypti. Outro produto do Tecpar com novidades em 2016 foi a vacina antirrábica.

O processo produtivo da vacina antirrábica usado pelo Tecpar teve seu pedido de patente de invenção depositado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) neste ano. Isso significa que, enquanto o pedido for analisado, o método de produção da vacina contra a raiva veterinária usado pelo Tecpar tem uma expectativa de direito até o seu exame ser realizado pelo Inpi. O instituto é fornecedor da vacina antirrábica ao ministério há mais de 40 anos e frequentemente vem atualizando o seu processo produtivo.

Box 2 - Incubadora do Tecpar abriga 100º negócio inovador em 2016: A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) conquistou um marco em 2016: foi neste ano que a incubadora apoiou o centésimo negócio inovador no estado. A empresa de TI Compracam, além de ser o centésimo negócio incubado, foi a primeira empresa a entrar na unidade de Jacarezinho da incubadora. Além desse feito, neste ano a incubadora registrou uma história de superação, com a entrada do ex-morador de rua Edmilson Fernandes como empresário apoiado pela Intec.

Além da empresa de Edmilson Fernandes, a Vuk Personal Parts, que vai produzir acessórios automotivos, e da Compracam, que criou uma maneira de gerir pequenos negócios com a facilidade de um game, entraram na Intec neste ano a Invento Engenharia, que desenvolve soluções usando tecnologia que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de acesso à internet; a Provena, que busca desenvolver uma prótese cardíaca menos agressiva do que as disponíveis no mercado; a RR Import, que entrou na incubadora para produzir um monitor portátil para ser usado por anestesiologistas; e a Forrest Brasil Tecnologia, empresa que vai desenvolver um projeto de controle natural do mosquito Aedes aegypti.

Participam atualmente do processo de incubação da Intec a Beetech/Beenoculus, Werker e i9algo. Ainda na área de inovação, em 2016 o Tecpar lançou mais uma fase do Parque Tecnológico Virtual do Paraná, com uma nova plataforma virtual na qual empresas, empreendedores, pesquisadores e universidades podem catalogar informações sobre pesquisas e inovações realizadas no estado.

Desde então, mais de 200 ativos tecnológicos, como são chamados os itens cadastrados na plataforma, já estão no ar. A plataforma pode ser acessada pelo site ptvparana.comPara apoiar a inovação no agronegócio, o Parque Agroindustrial do Tecpar, campus do instituto em Jacarezinho, deve ser transformado em uma fazenda inteligente, funcionando como um laboratório experimental de tecnologias inovadoras voltadas ao agronegócio. A ideia é que uma parte do campus abrigue diferentes cultivares integrados a processos de irrigação, energia solar e estufas, de maneira que se permita o estudo de ações sustentáveis para o agronegócio.

Box 3 - Tecpar pesquisa em 2016 solução tecnológica para tratamento de câncer de mama: Também na área da saúde, o Tecpar está desenvolvendo uma solução tecnológica para dar apoio ao tratamento do câncer de mama. Uma pesquisa, fruto da parceria entre o Tecpar, o Hospital Erasto Gaertner e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), busca desenvolver um teste inédito no Brasil para dar mais eficiência ao tratamento de câncer de mama.

A solução busca avaliar se a paciente possui em seu corpo a enzima necessária para que a pré-droga usada no tratamento do câncer faça efeito. Com o teste que está em desenvolvimento, é possível oferecer outros tratamentos para a paciente que não possuir a enzima. Os primeiros resultados devem ser conhecidos já em 2017. Outra ação é na área de energias renováveis. O projeto Smart Energy Paraná, gerenciado pelo Tecpar, mobiliza as competências que o Estado e a sociedade já têm na área de energias renováveis e busca por novas competências para desenvolver esse setor do ponto de vista econômico, ambiental e social.

Neste ano, duas novas ferramentas de aproximação entre pesquisadores, empresários e representantes do governo foram lançadas: a Revista Smart Energy, que apresenta conteúdo científico e noticioso sobre o setor de energias renováveis, e o Portal Smart Energy Paraná, um instrumento que pretende promover a interação entre agentes do setor e reunir informações voltadas à legislação e à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).O portal do Smart Energy pode ser acessado pelo site smartenergy.org.br.

Box 4 - Escola de Gestão Inteligente realizou os primeiros cursos em 2016: A Escola de Gestão Inteligente, uma plataforma educacional desenvolvida pelo governo estadual para capacitar servidores municipais, principalmente os que atuam na área de gestão, apresentou seus primeiros cursos em 2016. A ferramenta foi criada em parceria pelo Tecpar e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e tem como meta capacitar 10% de todos os servidores municipais que atuam com gestão até 2018, o que representa quase quatro mil profissionais.

A plataforma já está em funcionamento e em 2016 abordou cursos nas áreas de inventário patrimonial, lei anticorrupção e contratos administrativos, por exemplo. Outra novidade do ano foi a parceria entre o Tecpar Educação e o Paranacidade para oferecer cursos a distância aos prefeitos eleitos e administradores municipais das 399 cidades paranaenses. Conheça os cursos desenvolvidos pelo Tecpar Educação pelo site www.tecpareducacao.pr.gov.br.

Box 5 - Tecpar se torna empresa amiga da amamentação em 2016: Em 2016, o Tecpar foi a sexta empresa paranaense a receber a certificação da sua sala de nutriz. O selo atesta que o instituto atende os requisitos do Projeto Mulher Trabalhadora que Amamenta e confere ao Tecpar o título de empresa amiga da amamentação. 

O projeto é do Ministério da Saúde e o selo foi entregue pela Secretaria de Estado da Saúde, que coordena as ações no Paraná. A Sala de Nutriz do Tecpar, um ambiente privado e adequado para coleta e armazenamento do leite materno durante o período de trabalho, voltado às colaboradoras do instituto, foi inaugurada pela vice-governadora Cida Borghetti, em março deste ano.

***Livro de autores paranaenses comemora primeiro ano de sucesso***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Quando os autores paranaenses Flávio St Jayme e Wemerson Damasio iniciaram a empreitada para a publicação da primeira parte de sua trilogia não esperavam o ótimo retorno que viria. Com um ano de lançamento comemorado no final de 2016, As Crônicas de Miramar está listado em diversos sites como uma das melhores leituras do ano passado e, desde lançado, contabiliza mais de vinte resenhas, todas elas positivas. Sites, blogs, jornais e youtubers comentam o livro, elogiando a história, personagens, os assuntos e os diálogos com o mundo real que ele apresenta, embora seja uma história de ficção e fantasia. “Não gostamos de falar em números, esse assunto deixamos para a editora”, comenta Flávio sobre vendagem dos livros.

“Sabemos apenas que ele foi bem recebido pelo público e que apresentou vendagem expressiva nas lojas que está disponível, principalmente nas Livrarias Curitiba”, completa. Sobre a repercussão, Wemerson diz que “claro que esperávamos por um sucesso, mas não imaginávamos que o livro seria tão bem recebido por públicos de todas as idades. Desde crianças de dez anos a pessoas com mais de 30, todos elogiam nossa história e ela já está inclusive sendo trabalhada em escolas”, diz ele orgulhoso.


A primeira parte da trilogia foi lançada na Bienal Internacional do Livro de São Paulo em agosto e já esteve entre os 100 livros mais vendidos da loja kindle na Amazon, ao lado de títulos consagrados como Harry Potter e Jogos Vorazes, por vezes até na frente destes no ranking. E os leitores querem mais: os pedidos pela segunda parte e por uma adaptação para filme ou seriado são frequentes. “Iniciamos uma campanha online, quem sabe alguém por aí nos vê e se interessa e não seremos o novo sucesso do Netflix”, brinca Flávio.

Por enquanto os autores não prometem data para a publicação da segunda parte: “Já conversamos com a Chiado, nossa editora, sobre a segunda parte, mas ainda não temos nada confirmado. Mas ela sai, isso é certeza!”, garante Wemerson. Então o jeito é esperar por A Ilha dos Esquecidos, a segunda parte da trilogia de mistério e superpoderes que vem conquistando o público brasileiro. Enquanto isso, quem ainda não conferiu pode encontrar o livro nas lojas das Livrarias Curitiba e o ebook no site da Amazon brasileira.

***Caixa Cultural Curitiba oferece programação especial de férias***


Crédito das fotos: Divulgação. 

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 10 de janeiro a 5 de fevereiro, a programação de férias 2017, elaborada pela equipe de arte-educadores do programa Gente Arteira da Caixa Cultural. Com mais de 20 atividades diferentes e destinadas aos mais variados públicos, a programação é uma oportunidade de diversão e de aprendizado. 

Serão quatro semanas divididas por temas – Semana das Artes, Semana Kids, Semana Criativa e Semana Geek. Toda a programação é gratuita e será desenvolvida nas dependências da Caixa Cultural – teatro, sala de oficinas, mezanino e hall de entrada. Consulte a programação para saber como participar de cada uma delas.

A Semana das Artes abre a programação de férias e terá oficinas de teatro, de consciência corporal, de biodança e de dança africana para jovens e adultos (consulte a faixa etária). Um dos destaques desta semana fica por conta da apresentação do Illvminata, grupo de pesquisa e performance em música antiga de Curitiba, que fará performance aberta para o público de todas as idades. A Semana das Artes será de 10 a 15 de janeiro.


A segunda fase da programação será a Semana Kids, voltada às crianças com a participação dos pais. De 17 a 22 de janeiro haverá oficinas de mobiles, confecção de bonecas, sessões de contação de histórias e brincadeiras interativas voltada a crianças de todas as idades, incluindo os bebês. “Diferente das colônias de férias tradicionais, aqui na Caixa Cultural, nossa ideia é envolver os pais na hora da brincadeira, tornando este momento muito especial para pais e filhos”, resume o coordenador do projeto Gente Arteira, Henrique Davini.

A Semana Criativa, de 24 a 29 de janeiro, terá palestras sobre economia criativa e colaborativa, elaboração de projetos culturais, encadernação artesanal, gravura para educadores, estamparia, modelos de negócios culturais e criativos, além de uma visita mediada aos espaços culturais da região central. “Esta será uma semana voltada para jovens e adultos em geral, além de profissionais que atuam na área cultural”, afirma Davini. 

A programação de férias será encerrada com a Semana Geek, de 31 de janeiro a 5 de fevereiro. Nesta semana haverá oficinas de história em quadrinhos, design de games, desenho no universo fantástico de J.R.R. Tolkien (O Senhor dos Anéis) e George R.R. Martin (Game of Thrones) e de criação de medalhas e condecorações com visual steampunk.

 Veja a programação completa

***Semana das Artes: Evento: A Arte de Atuar - O que você precisa saber para estar num palco – com Mauro Zanatta A oficina usa o jogo e a brincadeira para revelar a potência existente na função do ator, propondo um entendimento a partir do conteúdo pessoal da história de vida de cada um. Local: Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 10 e 11 de janeiro de 2017 (terça e quarta-feira) Horário: 14h às 18h - Vagas: 15 Inscrições gratuitas: de 3 a 9 de janeiro pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br Classificação etária: recomendado para maiores de 18 anos. Evento: Oficina Consciência Corporal – Sentindo e se Sentindo – com Thaísa Dias Marques.

***Oficina voltada aos interessados em aguçar a sensibilidade e a percepção para o sistema esquelético, trabalhando a consciência corporal, a experimentação, a improvisação e a criação coreográfica. Local: Caixa Cultural Curitiba – Sala de Oficinas – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 12 de janeiro de 2017 (quinta-feira) Horário: 14h às 18h - Vagas: 10 Inscrições gratuitas: de 3 a 11 de janeiro pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br Classificação etária: recomendado para maiores de 16 anos.

***Evento: Oficina de Biodança – Um Olhar Para a Criança em Nós – com Amarylis França Dutra Oficina explora, de maneira prática, a Biodança, técnica que permite a integração afetiva do ser humano, ativando a expressão genuína de seus potenciais através da música e do movimento. A atividade contribui para o desenvolvimento físico e psicológico, integrando corpo, mente e instintos. Local: Caixa Cultural Curitiba – Sala de Oficinas – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 13 de janeiro de 2017 (sexta-feira) Horário: 14h às 18h - Vagas: 10 Inscrições gratuitas: de 3 a 12 de janeiro pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br Classificação etária: recomendado para maiores de 16 anos.

***Evento: Illvminata em “Roda Medieval” – Grupo Illvminata Grupo de performance e pesquisa em música antiga apresenta um panorama da música medieval europeia, visitando repertórios de várias regiões, expondo peculiaridades culturais de cada período, instrumentos e estruturas de linhas melódicas. Local: Caixa Cultural Curitiba – hall de entrada – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 14 de janeiro de 2017 (sábado) Horário: 15h às 17h - Vagas: 50 (conforme ordem de chegada) Classificação etária: livre para todos os públicos.

***Evento: Oficina de Dança Africana – com David Oliveira Oficina com práticas de roda tribal, rodas brasileiras, afro-house e funk reafirmando as conexões com a cultura africana através da dança. Local: Caixa Cultural Curitiba – hall de entrada – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 15 de janeiro de 2017 (domingo) Horário: 15h às 18h Vagas: 25 (conforme ordem de chegada) Classificação etária: recomendado para maiores de 13 anos.

***Semana KidsEvento - Oficina de Criação de Móbiles “Ojos de Dios” – com Ana Zagonel Pereira e Ariane Azambuja Salgado Atividade propõe a criação de móbiles a partir da trama de fios coloridos, abordando a diversidade cultural e aspectos da linguagem visual como a cor e a forma. Oficina voltada a crianças acompanhadas de seus responsáveis. Local: Caixa Cultural Curitiba – hall de entrada – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 17 de janeiro de 2017 (terça-feira) Horário: 14h às 18h (com sessões a cada 30 minutos) Vagas: 15 por sessão (conforme ordem de chegada) Classificação etária: recomendado para crianças maiores de 4 anos.

***Evento: Contações de Histórias na Caixa Cultural – com Grupo ContARte Sessões de contação de histórias clássicas da literatura infantil para estimular a imaginação. Em cada sessão será contada uma história diferente, com duração de 50 minutos. Local: Caixa Cultural Curitiba – hall de entrada – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 18 de janeiro de 2017 (quarta-feira) Horários: 11h, 14h e 15h30 - Vagas: 40 por sessão (conforme ordem de chegada) Classificação etária: recomendado para crianças maiores de 3 anos.

***Evento: Oficina de Confecção de Bonecas Abayomis – com Ana Zagonel Pereira e Ariane Azambuja Salgado Oficina para adultos e crianças de confecção conjunta de pequenas bonecas africanas. A palavra Abayomi tem origem Iorubá, e significa “encontro precioso”. Ela dá nome a uma boneca, símbolo de resistência e afeto entre as mães africanas e as crianças. Local: Caixa Cultural Curitiba – hall de entrada – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 19 de janeiro de 2017 (quinta-feira) Horário: 14h às 18h (com sessões a cada 30 minutos) - Vagas: 15 por sessão (conforme ordem de chegada) Classificação etária: recomendado para crianças maiores de 4 anos.

***Evento: Contações de Histórias na Caixa Cultural – com Grupo ContARte Sessões de contação de histórias clássicas da literatura infantil para estimular a imaginação. Em cada sessão será contada uma história diferente, com duração de 50 minutos. Local: Caixa Cultural Curitiba – hall de entrada – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 20 de janeiro de 2017 (sexta-feira) - Horários: 11h, 14h e 15h30 Vagas: 40 por sessão (conforme ordem de chegada) Classificação etária: recomendado para crianças maiores de 3 anos.

***Evento: Espaço Kids – com Casa Labirinto Atividades voltadas para a brincadeira de forma interativa para bebês, crianças e seus pais. O espaço será montado pela equipe da Casa Labirinto e dividido conforme a faixa etária. Local: Caixa Cultural Curitiba – hall de entrada – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 21 e 22 de janeiro de 2017 (sábado e domingo) Horários: 14h às 18h - Vagas: 60 vagas por hora (conforme ordem de chegada) Classificação etária: recomendado para crianças maiores de 1 ano.

***Semana Criativa: Evento - Palestra “Oportunidades e negócios da Economia Criativa e Colaborativa” – Com Patrizia Bittencourt Palestra apresenta um panorama sobre princípios, abordagens e tendências em negócios, inovação de processos e tecnologias sociais provenientes da chamada Economia Criativa. Local: Caixa Cultural Curitiba – Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 24 de janeiro de 2017 (terça-feira) Horários: 19h às 21h - Vagas: 120 vagas Inscrições gratuitas: retirada de senha uma hora antes do evento, com Equipe Gente Arteira Classificação etária: recomendado para maiores de 16 anos.

***Evento: Palestra “Tudo o que você queria saber para montar sua exposição mas tinha vergonha de perguntar” – Com Ana Rocha Palestra voltada à classe artística e interessados sobre o planejamento de projetos, vocabulário dos editais e outros assuntos que norteiam a elaboração de propostas. Local: CAIXA Cultural Curitiba – Teatro da Caixa – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 25 de janeiro de 2017 (quarta-feira) Horários: 19h às 22h - Vagas: 120 vagas Inscrições gratuitas: retirada de senha uma hora antes do evento, com Equipe Gente Arteira Classificação etária: recomendado para maiores de 16 anos.

***Evento: Oficina de Encadernação Artesanal – Com Karina Melo Oficina propõe noções básicas sobre as técnicas de costura manual através da confecção de um sketchbook utilizando a costura copta, técnica de costura aparente onde não se utiliza cola. Local: Caixa Cultural Curitiba – Sala de Oficinas – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 26 de janeiro de 2017 (quinta-feira) Horários: 16h às 20h - Vagas: 10 vagas Inscrições gratuitas: de 3 a 25 de janeiro pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br Classificação etária: recomendado para maiores de 16 anos.

***Evento: Oficina de Introdução à Gravura para Educadores – Com Karina Melo e Ellen Biora Oficina introduz a linguagem da gravura e propõe a experimentação de diferentes técnicas, com materiais acessíveis e que podem ser utilizados em sala de aula. Atividade voltada para profissionais da área da educação. Local: Caixa Cultural Curitiba – Sala de Oficinas – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 27 de janeiro de 2017 (sexta-feira) Horários: 16h às 20h - Vagas: 15 vagas Inscrições gratuitas: de 3 a 26 de janeiro pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br Classificação etária: recomendado para maiores de 16 anos.

***Evento: Oficina Trajetos Mediados – Com Bruno Souza Oficina na qual os participantes, em uma visita mediada, sairão da Caixa Cultural, após observarem a exposição “Êxodos”, de Sebastião Salgado, em cartaz nas galerias da Caixa, e percorrerão os espaços culturais da região central de Curitiba. A oficina propõe a reflexão e o debate a respeito de temas explorados na exposição de Salgado, como a crise migratória, o caráter etnográfico que a arte pode assumir, as técnicas que a fotografia permite, a linguagem da fotografia na atualidade, entre outros aspectos. Local: Caixa Cultural Curitiba – Sala de Oficinas – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro, seguido de visita aos espaços culturais da cidade Data: 28 de janeiro de 2017 (sábado) Horários: 10h às 13h - Vagas: 15 vagas. Inscrições gratuitas: de 3 a 27 de janeiro pelo email gentearteirapr@caixa.gov.br Classificação etária: recomendado para maiores de 15 anos.

***Evento: Oficina de Estamparia – com Cristina Araújo Rosa Oficina com foco na criação e na experimentação de diferentes técnicas de estamparia e no estudo de conceitos como composição e padronagem. Local: Caixa Cultural Curitiba – Sala de Oficinas – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 28 de janeiro de 2017 (sábado) Horários: 14h às 18h - Vagas: 15 vagas Inscrições gratuitas: de 3 a 27 de janeiro pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br Classificação etária: recomendado para maiores de 15 anos.

***Evento: Oficina de Criação de Modelos de Negócios Culturais e Criativos – com Patrizia Bittencourt Laboratório para a prática da modelagem de negócios. Entre os temas explorados estão as características do empreendedor, o desenvolvimento de uma atitude empreendedora, como transformar uma ideia em realidade, as ferramentas que podem ser utilizadas e as diferenças entre modelo de negócio e plano de negócio. Local: Caixa Cultural Curitiba – Sala de Oficinas – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 29 de janeiro de 2017 (domingo) Horários: 14h às 18h - Vagas: 20 vagas Inscrições gratuitas: de 3 a 28 de janeiro pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br Classificação etária: recomendado para maiores de 16 anos.

***Semana Geek: Evento - Oficina Começando a HQ – Tudo o que vem antes dos quadrinhos – com João Ferreira Atividade voltada à pré-produção da história em quadrinhos, tendo como estudo o processo de criação do roteiro e os primeiros passos para a transição até as imagens. Local: CaixaCultural Curitiba – Sala de Oficinas – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 31 de janeiro de 2017 (terça-feira) Horários: 14h às 18h - Vagas: 15 vagas Inscrições gratuitas: de 3 a 30 de janeiro pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br Classificação etária: recomendado para maiores de 13 anos.

***Evento: Oficina de Design de Games – com Gustavo Ribeiro e Victor Harmatiuk da Escola R.evolution Oficina de introdução a várias técnicas da arte digital, envolvendo jogos 2D e 3D. Os participantes vão conhecer as ferramentas utilizadas no mercado de entretenimento e algumas das técnicas mais utilizadas para a criação dos jogos. Local: Caixa Cultural Curitiba – Sala de Oficinas – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 1 de fevereiro de 2017 (quarta-feira) Horários: 14h às 18h - Vagas: 15 vagas Inscrições gratuitas: de 3 a 31 de janeiro pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br Classificação etária: recomendado para maiores de 14 anos.

***Evento: Oficina de Tolkien a Martin – o imaginário visual na literatura – com João Ferreira Oficina voltada à prática do desenho no universo fantástico de autores como J.R.R. Tolkien (O Senhor dos Anéis) e George R.R. Martin (Game of Thrones), instigando a criação de ilustrações com referência nestes temas. Local: Caixa Cultural Curitiba – Sala de Oficinas – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 2 de fevereiro de 2017 (quinta-feira) Horários: 14h às 18h - Vagas: 15 vagas Inscrições gratuitas: de 3 de janeiro a 1 de fevereiro pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br Classificação etária: recomendado para maiores de 13 anos.

***Evento: Oficina de Criação de Medalhas Steampunk – com André Felipe Wielgosz Leite Oficina propõe a criação de medalhas e condecorações com visual steampunk, gênero da ficção científica que toma como referência a estética da era vitoriana e uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis fantásticos. Local: Caixa Cultural Curitiba – Sala de Oficinas – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 3 de fevereiro de 2017 (sexta-feira) Horários: 19h às 21h - Vagas: 15 vagas Inscrições gratuitas: de 3 de janeiro a 2 de fevereiro pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br Classificação etária: recomendado para maiores de 13 anos.

***Evento: Oficina de jogo RPG – Embarque nessa aventura fantástica! – com Equipe RPG Next Participantes escolhem um personagem e mergulham no mundo de fantasia do RPG, um dos jogos mais famosos do mundo. Oficina será uma oportunidade de diversão para quem já costuma jogar e de descoberta para os curiosos que ainda não experimentaram. Local: Caixa Cultural Curitiba – hall de entrada e mezanino – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 4 de fevereiro de 2017 (sábado) Horários: 10h às 20h - Vagas: 72 vagas Inscrições gratuitas: conforme ordem de chegada (retirada de senhas com Equipe Gente Arteira) Classificação etária: recomendado para maiores de 13 anos.

***Evento: Palestra “Vapor, Carvão e Pólvora: A Guerra dentro do Universo Steampunk” – com André Felipe Wielgosz Leite Apresentação dos membros da Loja Paraná do Conselho Steampunk desta vertente da ficção científica e discussão, através da literatura e de filmes, do caráter militar sempre presente dentro da cultura steampunk. Local: Caixa Cultural Curitiba – Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Data: 5 de fevereiro de 2017 (domingo) Horários: 16h às 18h - Vagas: 123 vagas Inscrições gratuitas: retirada de senha uma hora antes do evento com Equipe Gente Arteira) Classificação etária: recomendado para maiores de 13 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário