sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Coluna do dia 08/01/16

***Concerto de abertura da 34ª Oficina de Música lota o Teatro Guaíra***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.


Na foto 02: O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.

***O concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, com solos do violoncelista Antonio Meneses e dos cantores Luísa Favero, Ariadne Oliveira, Alexandre Mousquer e Cláudio de Biaggi, abriu na noite de quinta-feira (7) a 34ª edição da Oficina de Música de Curitiba. O espetáculo lotou o Teatro Guaíra, um dos palcos dos mais de 80 espetáculos programados para os 20 dias de festival.

Uma plateia entusiasmada aplaudiu a performance da Camerata, sob a regência do maestro Cláudio Cruz, especialmente na execução do Concerto para violoncelo em Ré maior, de Franz Joseph Haydn, quando Antonio Meneses entrou em cena. Meneses é considerado um dos maiores violoncelistas do mundo, e está em Curitiba como concertista e também professor da Oficina.


A Camerata abriu e encerrou o repertório com obras de Wolfgang Amadeus Mozart. O grupo de cordas tocou a Sinfonia nº 29 em Lá maior e, no final, com a sua formação completa, de coro e orquestra, apresentou a “Missa da Coroação”, com destaque para os solistas de canto, que também foram muito aplaudidos. 

Solenidade – A solenidade de abertura da 34ª Oficina de Música contou com a presença do prefeito Gustavo Fruet, que declarou abertas as atividades desta edição, dando as boas-vindas a todos os participantes. Fruet agradeceu os apoiadores e as equipes da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, realizadores do evento, um dos mais tradicionais e importantes da cidade.

“Vivemos a maior crise econômica de nosso país, de efeitos e resultados ainda imprevisíveis, mas num momento como esse temos que ter a clareza de que este país tem pessoas e projetos que dão certo e são referência, como é a 34ª Oficina de Música”, disse. Fruet lembrou que essa Oficina cumpre o seu papel e toma uma dimensão maior em relação a outras edições. “Quando assumi em 2013, na primeira semana de realização do evento, não tínhamos o recurso empenhado para o seu funcionamento, mas agora, em 2016, já deixamos o recurso garantido, com toda segurança, para a Oficina de 2017”, anunciou.


O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, lembrou que a 34ª Oficina tem uma característica especial. “É uma característica simbólica, em que a Oficina volta às suas origens e ganha espaço para reflexão, com palestras, debates e workshops, o que é fundamental nesse momento da cultura brasileira”, afirmou. Cordiolli destacou que a 34ª Oficina se realiza num momento muito difícil para o país, mas mesmo assim manteve o seu padrão.

“A Oficina se realiza num momento particularmente muito difícil para o financiamento do Estado e dos governos brasileiros. E essa Oficina, assim como a Corrente Cultural e o Carnaval, não diminuíram. Fizemos um grande esforço, racionalizamos custos, buscamos aprimorar a gestão, estabelecemos parcerias inéditas, porque queríamos continuar cumprindo aquele nosso papel, que é o de fazer da Fundação Cultural o maior gestor de cultura da cidade, para 2 milhões de pessoas, para a toda a nossa população em todos os bairros”, destacou Cordiolli.

O presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Júnior, expressou a sua alegria de inaugurar a 34ª Oficina de Música. “É uma grande honra estar nesse palco, onde durante 20 anos atuei como ator e diretor de teatro, e hoje como gestor desse projeto tão importante para a nossa cidade”, disse. Marino prometeu entregar uma Oficina de Música com o mesmo padrão de qualidade, excelência pedagógica e variedade de eventos conquistados em todos esses anos.

Sede - Este ano, a Universidade Católica do Paraná é a sede do festival. Suas instalações estão ocupadas com a maior parte dos cursos e estão recebendo mais de 1.800 estudantes de música. Na solenidade, a diretora de Cultura e Esporte da PUC-PR, Sheila Reinher, agradeceu a oportunidade de realizar a parceria com o ICAC e a Fundação Cultural. “Para a PUC-PR é um prazer fazer parte deste projeto.

No ano passado, ofertamos o nosso espaço para a fase de MPB e agora estamos novamente de portas abertas para receber as duas etapas da Oficina de Música. A PUC-PR é uma universidade que tem como base a formação do cidadão integral, do cidadão que vive a cidadania em sua plenitude. E isso é feito também com a música”, destacou a diretora da PUC-PR. A 34ª Oficina de Música acontece até 27 de janeiro, com 112 cursos divididos em duas fases, música erudita e música popular brasileira, além de uma extensa programação artística.

Serão promovidos 80 eventos entre concertos, palestras, lançamentos de livros, workshops e exibição de filmes. O público tem dezenas de opções de espetáculos em espaços como o Teatro Guaíra, Teatro do Paiol, Capela Santa Maria, Teatro da Reitoria da UFPR e Sesc Paço da Liberdade. A programação completa está no site oficinademúsica.org.br.

Parceiros - Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2016 tem o patrocínio da Copel, apoio master da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, apoio do Banco do Brasil e apoio cultural do Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Lumen FM, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

 ***Coro da Camerata e Orquestra À Base de Sopro juntos na Oficina de Música***


Crédito da foto: Cido Marques.

***A Orquestra À Base de Sopro e o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba estarão juntos no mesmo palco durante a 34ª Oficina de Música de Curitiba. O encontro acontece neste domingo, às 16h, na Capela Santa Maria, trazendo um repertório de composições brasileiras que transitam entre o erudito e o popular, com direção musical de Mara Campos e Sérgio Albach. Este encontro do Coro da Camerata com a orquestra curitibana de música popular brasileira se deu pela primeira vez em outubro do ano passado.

O público terá agora a oportunidade de rever essa parceria, que proporciona um espetáculo surpreendente pela qualidade e pela presença no palco de 35 cantores e instrumentistas. Segundo Sérgio Albach, diretor artístico da Orquestra À Base de Sopro (OABS), o programa é resultado do que os grupos já vêm trabalhando. “O Coro sempre deu margem para repertórios que envolvem compositores brasileiros e com características populares, assim como a OABS nos últimos anos tem se aprofundado em músicas que não são populares nem eruditas.

Neste programa, os compositores envolvidos trabalham com essa característica”, lembra Sérgio. Mara Campos conta que a ideia de reunir os dois conjuntos se deu assim que assumiu a direção do Coro da Camerata, em março de 2015, já que conhecia de longa data o trabalho de Sérgio Albach. “Para o coro, esse concerto é uma experiência muito significativa do ponto de vista estético”, diz. Mara explica que o espetáculo tem um repertório realmente diferenciado, sendo que obras foram compostas especialmente para essa ocasião. “Fomos contemplados por autores e arranjadores, alguns deles estiveram presentes, acompanharam os ensaios. Foi um trabalho renovador e estimulante”, afirma.

Repertório - As apresentações começam com Henrique Morozowicz, com sua obra consagrada “Evocação das Montanhas”, gravada em 1982 por Milton Nascimento. Na seqüência, três obras que formam uma pequena suíte de Edmundo Villani-Côrtes. São trabalhos já conhecidos do coro e que foram ampliados para a participação dos sopros a partir da obra original. São elas: Papagaio Azul, Valsinha de Roda e o Frevo Fugato.

Segue uma valsa de André Mehmari executada pela OABS – “Passeio”, obra dedicada à orquestra, inspirada no Passeio Público de Curitiba, que remete às clássicas valsas populares do século XIX. Mehmari é um multi-instrumentista e um dos compositores brasileiros mais requisitados da atualidade. Outra obra de sua autoria é “Espírito Santo” (que teve em outubro a sua primeira audição mundial). Nesta peça entra a parceria com a poetisa Etel Frota, presente em mais duas obras do concerto: “Dolor”, parceria com Iso Fischer e arranjo de Vicente Ribeiro e “A Lenda do Uakti” (primeira audição mundial), com Davi Sartori.

O programa ainda conta com uma obra de Gilberto Mendes, que faleceu há poucos dias, aos 93 anos. Os músicos prestarão uma homenagem ao compositor, autor da obra “Uma vez uma vala” (a partir do poema de Augusto de Campos). A peça foi escrita originalmente para coro a capella, mas recebeu uma roupagem nova, e foi adaptada para coro e orquestra por Vicente Ribeiro. Mais música de câmara – Outro concerto de música de câmara está reservado para domingo (10), às 20h30, na Capela Santa Maria. Formam o conjunto os professores da Oficina de Música: Nicolas Koekert e Adonhiram Reis (violinos), Bruno Guiuranna (viola), Luiz Afonso Montanha (clarinete) e Olga Kiun e Cláudio Soares (piano).

No programa, sonatas de Edvard Grieg e Dmitri Shostakovich, e a composição “Contrastes”, de Bela Bartok. Parceiros - Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2016 tem o patrocínio da Copel, apoio master da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, apoio do Banco do Brasil e apoio cultural do Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Lumen FM, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Serviço: 34ª Oficina de Música de Curitiba Coro da Camerata Antiqua de Curitiba convida Orques À Base de Sopros Local: Capela Santa Maria – R. Conselheiro Laurindo, 273 Data e horário: 10 de janeiro, às 16h Ingressos: R$ 10 e R$ 5. Música de Câmara Local: Capela Santa Maria – R. Conselheiro Laurindo, 273 Data e horário: 10 de janeiro, às 20h30 Ingressos: R$ 10 e R$ 5.

***Outback Steakhouse oferece opções leves para os dias quentes*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***O Outback Steakhouse possui diversas opções de pratos leves e saborosos, ideias para os dias mais quentes de verão. A rede oferece saladas e peixes, que podem ser acompanhados por legumes, e para se refrescar a pedida é escolher um dos sabores do tradicional Iced Tea do Outback. O Grilled Chicken Caesar Salad é uma super salada Caesar servida com um suculento peito de frango temperado e grelhado (R$ 38,95).

Para quem prefere carne e não abre mão da salada, a rede oferece o Herb Filet Caesar Salad, com salada Caesar e cortes perfeitos de um filet supermacio realçados pelos sabores de ervas finas (R$ 39,95). Para quem prefere frutos do mar, a dica é o Grilled Fish & Shrimp Scampi, uma deliciosa tilapia perfeitamente temperada e grelhada, coberta com camarões ao molho Scampi, como acompanhamento legumes ao vapor (R$ 46,95).

Para beber, o Outback oferece os geladíssimos Iced Teas, marca da rede. Com refil grátis, o cliente pode escolher o sabor tradicional (R$8,95), limão, pêssego ou cranberry (R$9,95). Também é possível pedir o delicioso Suco Especial de laranja e morango (R$9,95). Outra saborosa opção são os milkshakes (R$ 13,50) da rede, servidos nas opções baunilha, chocolate, morango ou Cookies ‘N Cream.

Sobre o Outback Steakhouse - A rede Outback Steakhouse possui 75 restaurantes no Brasil, está presente em 36 cidades, 14 Estados brasileiros e Distrito Federal. No mundo está em 22 países entre Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no país foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion®, o Outback caiu no gosto do brasileiro graças à qualidade, fartura e sabor marcante da culinária oferecida somados à descontração no atendimento e as instalações aconchegantes.

Sobre a Bloomin’ Brands - Com sede em Tampa, na Florida, Bloomin' Brands, Inc. é uma das maiores empresas de restaurantes casuais do mundo, com cerca de 90 mil colaboradores e mais de 1.400 restaurantes em 20 países. A companhia é detentora das marcas Abbraccio Cucina Italiana, Outback Steakhouse, Fleming’s Prime Steakhouse & Wine Bar, Bonefish Grill e Carrabba’s Italian Grill.

Serviços: Outback em Curitiba Shopping Curitiba Rua Brigadeiro Franco, 2300 Shopping Curitiba - Largo Curitiba Batel - Curitiba. ParkShopping Barigui R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 Curitiba. Outback Londrina Catuaí Shopping Rodovia Celso Garcia, km 377, 0 Gleba Fazendo Palhano – Londrina.

***Sobre Casar leva noivos ao altar antes mesmo do tão sonhado casamento***

***Casar. Quem nunca? Mas, e experimentar antes, já pensou nisso? Durante três dias, em um único espaço, noivos e noivas vão poder vivenciar e testar experiências de produtos e serviços com alguns dos melhores especialistas em casamentos. O Sobre Casar é um evento inédito no país, que vai passar por Curitiba, de 11 a 13 de março de 2016, antes de seguir para outras capitais.

Diferentemente de uma “feira de noivas” – que é organizada em estandes e tem foco na venda de serviços para a festa –, o Sobre Casar traz a possibilidade de vivenciar tudo o que faz parte da organização de um casamento: a escolha do estilo de cabelo e de maquiagem, o menu do jantar, o profissional que vai registrar em fotos os melhores momentos e até do cerimonialista, que com maestria faz tudo acontecer corretamente.

O Sobre Casar será realizado em um ambiente especial do Hard Rock Cafe de Curitiba. O espaço será dividido em ilhas de experimentação. Na Ilha da Beleza, maquiadores irão apresentar as tendências em cores e estilos e maquiar algumas das noivas presentes. Quem quiser conhecer cardápios próprios para casamento terá à disposição a Ilha Gourmet. “Casamento de Destino” e viagens de lua-de-mel serão o tema da Ilha do Destination Wedding.

Dicas sobre decoração da casa serão dadas na Ilha do Bem-Estar. “A organização de uma festa de casamento nem sempre é um tarefa fácil. E é comum os noivos se perderem no meio de tantos preparativos. Mas é possível tornar esse um momento prazeroso. Vamos ensinar como escolher bons fornecedores e até mesmo identificar se o profissional tem o estilo do casal – seja a empresa responsável pela decoração ou a empresa contratada para fotografar e fazer o vídeo da festa”, conta Ulisses Vidal, organizador do

Sobre Casar. “Será um grande momento de aprendizagem e troca de ideias.” Outro diferencial do evento são os small talks – bate-papos em pequenos grupos com temas pré-definidos e conduzidos por consultores e wedding planners. A badalada blogueira Fernanda Floret, de “O Vestido de Noiva” – primeiro blog sobre casamento do Brasil –, juntamente com um dos mais renomados cerimonialistas brasileiros, Roberto Cohen, já estão confirmados como os principais palestrantes do evento.

Serviço: Sobre Casar Quando: 11, 12 e 13 de Março de 2016 Local: Hard Rock Café Informações e inscrições pelo site www.sobrecasar.com.br. As vagas são limitadas.

***Neste sábado (09), inaugura a maior arena de entretenimento do litoral paranaense***
 

Crédito das fotos: Divulgação.

***Neste sábado (09) às 10h00, a RICTV Record inaugura oficialmente a Arena Mundo RIC 2016, nas areias da praia central de Guaratuba. O projeto desse ano é o maior já construído pela emissora no litoral do Paraná, com quatro mil metros quadrados de estrutura que irão abrigar mais de 11 atrações diferentes em funcionamento todos os dias da semana, a partir das 8h30, até o dia 10 de fevereiro.

Segundo a gerente de Marketing do Grupo RIC, Michelle Reffo, a sétima edição da Arena Mundo RIC foi elaborada para tornar o verão de 2016 ainda mais divertido e conectado para aproximadamente três milhões de pessoas que frequentam as areias do litoral paranaense no período de alta temporada.


“Estamos trazendo para o Paraná a maior e a mais completa arena de verão, com uma estrutura de containers inédita no sul do país. Neste ano grandes marcas como Sicredi, Uninter, Natuclin, Colégio Acesso, além da Copel, Sanepar, Detran e a Prefeitura de Guaratuba, se uniram a RICTV Record para proporcionar aos veranistas uma experiência única em termos de arena de entretenimento de verão”, declara Michelle.

Fazem parte da programação atividades culturais, esportivas e de lazer, como quadras para a prática e competições de Beach Soccer, Vôlei e Frescobol; espaço com pista e rampa para skate, paredão de escalada e a modalidade do momento, o slack line. Na parte cultural estão programados shows musicais com bandas de destaque no cenário paranaense e aulas de dança, contando também com a presença dos apresentadores da RICTV Record.


Além disso os usuários poderão usufruir de serviços de conveniência como acesso à internet, fraldário, quick massage, espaço kids e chuveiros de água doce. “Uma das novidades deste ano é o simulador de impacto, que demonstra uma batida de carro a 5 km/h no corpo humano”, revela a gerente. Sugestão de hashtags: #arenamundoric, #verao2016.  

Diariamente a Arena vai oferecer uma programação de atividades físicas composta por: 08h30 – Caminhada e início das atividades. 09h30 – Alongamento e dança. 10h30 – Atividades de recreação no palco e aulas de Zumba. 16h00 – Atividades de recreação no palco e aulas de Zumba. 17h30 – Dança. 18h50 – Alongamento 19h30 – Término das atividades.

Serviço: Praia Central de Guaratuba Período: 09 de Janeiro a 10 de Fevereiro 2016 Segunda à Domingo Início das atividades da Arena: 8h30 Término das Atividades da Arena : 19h30 http://arenamundoric.ricmais.com.br/2016/arena-2016.

***Hospital Erasto Gaertner arrecada recursos para projetos de incentivo fiscal***

***O Hospital Erasto Gaertner conseguiu arrecadar mais de R$ 5,3 milhões, via incentivo fiscal, para o projeto de Ampliação de Procedimentos do Centro Cirúrgico e Implantação do PAC´s, cadastrado no Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Ministério da Saúde. O valor captado superou em 20% o valor inicial do projeto, que é de R$ 4,4 milhões.

O objetivo principal da proposta é aumentar a oferta de procedimentos do Centro Cirúrgico e implantar o Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens Médicas (PAC´s), ampliando as possibilidades de diagnóstico e tratamento do câncer, além de garantir o bem-estar dos pacientes. Outro projeto beneficiado com a dedução fiscal é o Pela Vida do Idoso II, cadastrado no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que captou cerca de R$ 5,6 milhões, em 2015.

O Hospital pretende prover as despesas com materiais de consumo e serviços de terceiros, de diversos setores e departamentos da instituição, a fim de realizar 30.000 procedimentos médicos anuais em pelo menos 3.000 pacientes idosos oriundos do SUS. Saiba mais sobre os projetos no site: www.erastogaertner.com.br.

Serviço: Hospital Erasto Gaertner R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR Telefone: (41) 3361-5000.

***Secovi-PR tem programação para temporada no Litoral***

***O escritório regional do Secovi-PR no litoral vai realizar a abertura da temporada com um coquetel para síndicos, conselheiros e imobiliariastas neste próximo sábado (9), a partir das 20h30, em sua sede localizada no balneário de Caiobá, em Matinhos.

“Este é um momento de confraternização e de troca de experiências”, explica o vice-presidente de Planejamento do Secovi-PR e responsável e pela Regional Litoral, Luiz Carlos Borges da Silva. 
Semanalmente, a partir do dia 26 de janeiro a 14 de fevereiro, nas sextas, sábados e domingos, a Regional Litoral oferecerá o chamado café com integração para seus associados, que também terão o objetivo de promover a troca de experiências.

Serviço: Data: 09/01/2016 Horário: 20h30 Local: Secovi – Litoral Av. Ipiranga, 260 - Lojas 01/02 e 03.

***ParkShoppingBarigüi entrega 18 carros da Promoção de Natal*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***O ParkShoppingBarigüi realiza a entrega dos 18 GM Tracker LTZ sorteados na Promoção de Natal. Os sorteios foram realizados entre os dias 23 de novembro e 28 de dezembro e os felizardos já começam o ano com carro novo na garagem. “Nossa promoção deu a possibilidade de mais pessoas conquistarem o tão sonhado prêmio. Tivemos número recorde de cupons e isso reflete a assertividade da nossa campanha, estamos muito felizes com o resultado”, comemora Silvia Pires Omairy, gerente de marketing do shopping.

Os veículos estão sendo entregues para os ganhadores abaixo: Juliane Monteiro Miranda De Mello -  Antonio Carlos Busnello - John Peter Klein - Tereza Cristina Moreira Massaneiro - Franciele Cristina Pasturczak - Jozinei Aparecida Karpinski Machado - Newton Ikle Martini - Aguida Antonio - Rogerio Castelo Campos - Graziela Cristina De Oliveira - Eduardo Ferreira Terres - Tania Mara Prestes - Rodrigo Augusto Gazal Tavares - Armando Seneor Azubel - Bruno Gameiro Castro - Odete Serafim Dos Santos - Agatha Cristina Franceira - Solange Do Rocio Perachi De Souza - Fabiula Madaloso.

***Inscrições para o Cursinho Solidário encerram segunda-feira*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Seguem até segunda-feira (11) as inscrições para o Cursinho Solidário – um projeto voltado a estudantes do segundo ou terceiro ano do Ensino Médio, de baixa renda, provenientes de escolas públicas, que pretendem prestar vestibular no próximo ano. Apoiado pelo Instituto Positivo, e com o apoio de 80 professores voluntários, sendo 16 do Positivo, o projeto oferece 410 vagas para um curso preparatório isento de mensalidade, que inicia no dia 11 de fevereiro e conta com 30 aulas semanais, além de simulados e assistência extraclasse. Idealizado e coordenado pela ONG Formação Solidária, o cursinho existe há 13 anos e, atualmente, conta com a parceria do Curso Positivo e também da UTFPR.

A metodologia utilizada é a mesma do Curso Positivo e o material didático é subsidiado pela Editora Positivo. As aulas acontecem na sede Batel do Curso Positivo e na UTFPR, no centro de Curitiba – de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h20 e aos sábados, das 7h30 às 12h. O coordenador geral da Comissão de Seleção e Acompanhamento Formação Solidária, Elias Bonfim, comemora as aprovações nos vestibulares mais concorridos do Paraná.

Na primeira fase da UFPR, foram aprovados 163 alunos do projeto. “O número de aprovados superou todas as expectativas, com um crescimento de 75% em relação a 2014. Essa é a primeira vez que sete alunos do Cursinho Solidário são aprovados em medicina e também houve grande número de aprovações nas engenharias, arquitetura e urbanismo entre outros”.

As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser feitas até 11 de janeiro pelo site www.cursinhosolidario.org.br. A seleção dos candidatos é realizada em duas fases. A primeira delas é uma prova, com conteúdos gerais do primeiro e segundo anos do Ensino Médio – e acontece no dia 17 de janeiro. A segunda fase, nos dias 30 e 31 de janeiro, consiste em uma entrevista com assistentes sociais, que vão selecionar os candidatos com maior vulnerabilidade. Mais informações pelo telefone (41) 3234-2363.

Serviço: Cursinho Solidário Datas: Inscrições até 11/01/2015 Primeira fase: 17/01/2015 Segunda fase: 30 e 31/01/2015 Início das aulas: 11/02/2015.

***Concerto apresenta música francesa da corte de Luís XIV*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***O primeiro concerto de música antiga da 34ª Oficina de Música de Curitiba, neste sábado (9), às 20h30, na Capela Santa Maria, é dedicado a compositores prestigiados pela corte do rei Luís XIV. “A música francesa na corte do Rei Sol” foi o tema escolhido para este concerto que reúne todo o time de professores do Núcleo de Música Antiga da Oficina. O diretor do Núcleo, o violinista curitibano Rodolfo Richter, escolheu o repertório, composto por obras de François Couperin, Saint Colombe, Marin Marais, Michel Lambert, entre outros compositores dos séculos 17 e 18.

Richter, que vive na Inglaterra e é professor da Royal College of Music, em Londres, também toca neste concerto, ao lado de Maria Cristina Kiehr (soprano), Rodrigo del Pozo (tenor), Rachel Brown (flauta), Diego Nadra (oboé), Rodrigo Calveyra (flauta doce e corneto), Tomasz Wesolowski (fagote), Robert Farley (trompete), Rodolfo Richter e Manfred Kraemer (violinos), Claire Fahy (viola), Juan Manuel Quintana (viola da gamba), Phoebe Carrai (violoncelo), Paolo Zuccheri (violone), Dolores Costoyas (teorba e guitarra barroca) e James Johnstone (cravo).

Segundo Rodolfo Richter, um dos diferenciais deste concerto é a presença de um instrumento de sopro típico do início do barroco – o corneto. “É um instrumento raro, muito específico, e mesmo na Europa poucas pessoas se dedicam a ele. Tem um repertório limitado, mas o som é muito bonito”, descreve Richter. O corneto também está entre os cursos oferecidos pela Oficina, com orientação do professor Rodrigo Calveyra. Rodrigo é brasileiro, nascido em Porto Alegre, mas fez sua especialização na Suíça e atualmente vive na França.

Parceiros - Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2016 tem o patrocínio da Copel, apoio master da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, apoio do Banco do Brasil e apoio cultural do Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Lumen FM, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Serviço: 34ª Oficina de Música de Curitiba A música francesa na corte do Rei Sol Local: Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273) Data: 9 de janeiro, às 20h30 Ingressos: R$ 10 e R$ 5.

***Médico paranaense assume presidência de entidade nacional*** 


Crédito da foto 01: Bruna Zembuski / Central Press - Foto 02: Divulgação.

***O ortopedista curitibano Dr. Lucio Ernlund acaba de assumir a presidência da SBRATE - Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Além de ser uma sociedade científica com cerca de mil médicos brasileiros que tratam lesões esportivas, a entidade realiza anualmente um Congresso Técnico para debater as principais inovações do setor.

A quarta edição do encontro será realizada em 2017, em Curitiba, cidade na qual o novo presidente comanda o Instituto de Joelho e Ombro. Ernlund, que foi Diretor Médico do Coritiba FC de 1997 a 2013, é um dos expoentes na área, ministrando palestras em diversas regiões do Brasil e do mundo. Antes disso, serão realizados durante o primeiro semestre de 2016 cursos itinerantes e um evento médico relacionado às Olimpíadas, em outubro, logo após a competição.

Ernlund será médico responsável por um dos equipamentos (esportes) da competição, que será disputada no Rio de Janeiro. "É um ano especial para mim. Além de assumir uma entidade tão importante no cenário nacional, vou trabalhar na maior competição esportiva do mundo, ao lado dos principais médicos do esporte", comemora.


Para Ernlund, é uma grande honra estar à frente da SBRATE, após vários anos como vice-presidente. "Vamos continuar trabalhando para aprimorar o estudo da artroscopia e da traumatologia do esporte, por meio de eventos, reuniões e trabalhos científicos, em parceria com entidades de ensino de graduação e de pós-graduação do Brasil e Exterior", destaca o ortopedista.

Sobre a Entidade - A SBRATE promove a divulgação de conhecimentos, realiza campanhas de esclarecimento junto à comunidade na área de artroscopia e da traumatologia do esporte, favorece o desenvolvimento e a igualdade de oportunidades entre as pessoas, mediante a elaboração e participação em programas ou projetos educacionais e esportivos com foco na comunidade carente, bem como dos portadores de necessidades especiais, e mantém estreitas relações culturais e científicas com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e suas regionais.

Trabalhar em defesa da dignidade profissional dos seus membros e da especialidade, incentivando e auxiliando na defesa de honorários profissionais dignos e éticos e na melhor qualificação profissional e técnica também está entre as prioridades da associação, que publica estudos científicos e debate casos clínicos com frequência. No site da entidade (http://sbrate.com.br) é possível encontrar dicas para a prática de esportes sem riscos às articulações, além de informações sobre lesões, prevenção e tratamento. Em 2013, a SBRATE lançou o Manual Básico de Traumatologia no Esporte para Profissionais da Imprensa, também disponível no site.

***Conheça as diferenças entre culinária indiana tradicional e ocidentalizada***


Crédito da foto 01: Gerson Lima / Foto 02: Studio Drops.

***Quando se fala sobre a culinária indiana, existe uma curiosidade muito grande acerca dos ingredientes e condimentos utilizados. Entre algumas dúvidas, está a questão da ocidentalização e adaptação dos pratos para a cultura local. O proprietário do restaurante Swadisht, Jeetu Khemani explica que existem várias adaptações da culinária indiana tradicional para o paladar brasileiro. Jeetu comenta que na Índia alguns pratos são muito apimentados.

No entanto, no Swadisht, por exemplo, existem níveis de pimenta que o cliente pode escolher, deixando as opções mais suaves. As receitas mais leves do restaurante também são parte dessa ocidentalização dos pratos indianos. “A pedido dos clientes, o chef da casa, Ravi Shinde, com larga experiência na mistura dos aromas e sabores tradicionais, criou receitas exclusivas com creme de leite na composição, para suavizar o efeito da pimenta, é o caso do Malai Chicken, do Meat Special e do Malai Kofta”, explica Jeetu. E parece que essa adaptação de paladar, realmente deu resultado.


Cliente há pouco tempo, Anna Flavia Maluf comenta que nunca havia provado a comida indiana pelo receio do excesso de pimenta. “Quando descobri que haviam opções mais suaves, gostei bastante e virei fã desses pratos”, comenta. Essa ocidentalização da comida varia de região para região, tudo depende da cultura local, dos ingredientes disponíveis e do paladar da população. O que todas as versões de receitas tem em comum é a variedade de condimentos, sabores e aromas, que são típicos da cultura indiana.

Sobre o Swadisht Indian Cusine - Em hindi, ‘swadisht‘ significa saboroso, delicioso. Porém, além de ser uma celebração à exótica e milenar culinária indiana - rica em especiarias com cores, aromas e sabores marcantes -, o espaço foi pensado para aguçar e acalentar todos os sentidos. Assim, o foco do restaurante é oferecer novas experiências, alimentar não somente o corpo, mas também a alma, enriquecendo o paladar e a vivência de quem se aventura em desbravá-lo. A aplaudida culinária, somada ao mix perfeito entre tradição e estilo de vida contemporâneo, traduz estes mais de 10 anos de sucesso.

Serviço: Swadisht Indian Cusine Av. Vicente Machado, 2036, Batel – Curitiba (PR) - www.swadisht.com.br.

***Com grande procura no verão, paletas reúnem sabor, frescor e leveza***


Crédito da foto: Divulgação.

***A chegada do verão pede alimentos leves e refrescantes. As sobremesas quentes perdem espaço e uma ótima opção é a paleta mexicana. Os sabores de frutas são ideais para os dias mais quentes por serem leves e menos calóricos. Na Paleteca, abacaxi, açaí, manga e morango, todos com 125 g, têm grande procura no verão. As paletas de morango possuem somente 82 calorias, além de não possuírem leite, ideal para dietas com restrição à lactose.

Para os dias de festa e mesa farta, a Paleteca indica o sabor Detox, composto de abacaxi, couve, limão, gengibre e hortelã. Os ingredientes ajudam na digestão e possuem substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes. Uma opção para quem busca evitar o consumo de açúcar é a linha Diet, que conta com duas opções que usam fruta na receita: Manga e Nata com Morango.

Sobre a Paleteca - Fundada em outubro de 2013 pelo empresário Everson Ceschin, a Paleteca está hoje presente em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal, com mais de 70 pontos de venda de paletas em 31 deliciosos sabores. A fábrica, sediada em Pinhais (PR), tem capacidade para produção de 1,8 milhão de unidades mensais.

***Vagas para cursos do Centro Juvenil de Artes Plásticas estão abertas***


Crédito da foto: Kraw Penas.

***O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) está com vagas abertas para os cursos de arte que serão ministrados no primeiro semestre de 2016. Os cursos são gratuitos e voltados para crianças e jovens de 6 a 17 anos. As aulas vão de 29 de fevereiro a 1º de julho. Para efetuar a matrícula é necessário que o responsável pela criança ou adolescente compareça ao CJAP com a fotocópia de certidão de nascimento ou carteira de identidade de quem irá realizar o curso e uma foto 3x4.

Cada oficina é indicada para uma faixa etária específica. Serão ofertadas aulas de modelagem, pintura, desenho, múltiplas linguagens, escultura e teatro. As vagas são limitadas. O Centro Juvenil de Artes Plásticas está situado na Rua Mateus Leme, 56, em Curitiba (PR).

Informações podem ser obtidas nos telefones (41) 3323-5643 e 3223-3805 e no site www.cjap.seec.pr.gov.br, no qual também é possível conferir a grade horária completa dos cursos. Serviço: Inscrições abertas para cursos do Centro Juvenil de Artes Plásticas Início das aulas: 29 de fevereiro de 2016 Inscrições gratuitas. Vagas limitadas. Informações: (41) 3323-5643 e 3223-3805.

***Três concertos neste fim de semana reúnem grupos de metais e percussão***


Crédito das fotos: Cido Marques.

***Grupos e orquestras de metais e percussão estão na programação deste fim de semana da 34ª Oficina de Música de Curitiba. São três concertos. O primeiro será realizado pela Gênesis, orquestra curitibana com quase 15 anos de existência e aproximadamente 30 integrantes. O grupo, regido pelo maestro Vagner Gonçalves Franco, se dedica a um repertório ousado, abrangente e diversificado, extraindo com precisão as características sonoras dos instrumentos. Neste concerto, apresentará obras de Tchaikovsky, Steven Ponsford e Paul Lovatt-Cooper.

O maestro Vagner Franco também dirige o concerto da Orquestra de Metais que se apresenta no domingo pela manhã, às 11h, no Memorial de Curitiba. No programa estão obras de John Williams, Ted Huggens e Rossano Galante. Percussão - Os professores de percussão da Oficina de Música, Ricardo Bologna e Eduardo Leandro se apresentam às 18h30 de domingo, no Teatro do Paiol. O concerto é a oportunidade de conhecer o virtuosismo de dois percussionistas brasileiros com carreira internacional.

Eduardo Leandro é professor de percussão e regente do grupo de música contemporânea da Universidade de Stony Brook (Nova York), tendo atuado como diretor de estudos de percussão na Universidade de Massachusetts e professor no Conservatório de Genebra. Foi percussionista principal do grupo Champ d’Action, na Bélgica, além de ter tocado regularmente com a Orquestra do Concertgebouw (Amsterdã). Ricardo Bologna conquistou em 1995 o Primeiro Prêmio de Virtuosidade “avec distinction”, no Conservatório de Música de Genebra (Suíça). Com Eduardo Leandro fundou o Duo Contexto, que realizou várias apresentações pela Europa.


Em 1996, o duo ganhou o primeiro prêmio no “Internationaler Musikwettbewerb für die jünge Kultur”, em Dusseldorf (Alemanha). Ricardo Bologna integrou o “Ensemble Contrechamps” de música contemporânea, com o qual participou de festivais internacionais de música em Paris, Roma, Lyon e Milão e gravou vários CDs. Foi percussionista convidado da “Orchestre de la Suisse Romande”, com quem gravou CDs e excursionou pelo Japão e Estados Unidos. Atualmente, Ricardo Bologna integra o Percorso Ensemble, grupo especializado na execução do repertório dos séculos 20 e 21.

Parceiros - Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2016 tem o patrocínio da Copel, apoio master da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, apoio do Banco do Brasil e apoio cultural do Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Lumen FM, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Serviço: 34ª Oficina de Música de Curitiba Gênesis – Orquestra de Metais e Percussão Local: Praça do Iguaçu – Memorial de Curitiba Data e horário: 9 de janeiro, às 22h30 Ingressos: gratuito. Orquestra de Metais Local: Praça do Iguaçu – Memorial de Curitiba Data e horário: 10 de janeiro, às 11h Ingressos: gratuito. Concerto de Percussão com Ricardo Bologna e Eduardo Leandro Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro) Data e horário: 10 de janeiro, às 18h30 Ingressos: R$10 e R$ 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário