sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Coluna do dia 18/09/15

***MPB Jazz comemora conclusão de projeto que imortaliza memória musical do Teatro Paiol***


Crédito das fotos: Bebel Ritzmann.

Na foto 01: A cantora Célia.


Na foto 02: Cris Mascarenhas, Rodrigo Fornos, (mestre de cerimônias) e a produtora, Laís Pires.


Na foto 03: Célia e as cantoras do Tao do Trio.

***O Teatro Paiol foi cenário para show que comemorou a conclusão do projeto "Restaurando a Memória da Música do Teatro Paiol", desenvolvido pela MPB Jazz Promoções e Eventos e financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, por meio do Mecenato Subsidiado. O show foi comandado pela cantora paulista Célia nesta terça-feira (15), que dividiu o palco do Paiol com o trio curitibano Tao do Trio, composto por Suzie Franco, Cris Lemos e Fernanda Sabbag, e com o maestro Vicente Ribeiro, acompanhado por Fábio Cardoso (piano), Sandro Guaraná (baixo) e Fernando Rivabem (bateria). O evento contou com o incentivo da Serra Verde Express.

O Projeto - O projeto teve por objetivo resgatar os shows realizados no Teatro Paiol durante 10 anos e recuperar esses momentos para perpetuá-los no cenário cultural do Paraná. De acordo com a sócia da produtora Cris Mascarenhas, MPB Jazz Promoções e Eventos, a ideia era imortalizar a história cultural de um lugar muito especial para a cidade. "O charme peculiar do teatro encanta a cada show realizado, aproxima o público do artista e transforma momentos em magia e emoção. Ídolos e fãs se misturam num aplauso extasiante", descreve.

Os shows do período de 1992 a 2000, gravados em fitas K-7 e VHS, foram convertidos em CDs e DVDs, respectivamente. Também foi elaborado o livreto "Índice dos Shows". Cris Mascarenhas afirma que "tentamos ser o mais fiel possível aos registros existentes, e para isso, contamos com a eficiente colaboração e a expertise da pesquisadora Laís Pires, também sócia da produtora", assinala. Cris destaca que Laís participou da produção de vários dos shows apresentados no Paiol, fato que foi fundamental para a identificação de músicos.

Sobre a MPB Jazz - atuando no mercado desde 2004, a produtora é responsável pela realização de vários shows no país e no exterior, e com talentos da MPB como, por exemplo, Emilio Santiago, Rosa Maria, Zizi Possi e Leci Brandão (em Nova York), Leny Andrade, Ivan Lins, Célia, Zé Luiz Mazziotti, Zé Renato, Paquito D’Rivera, Daniel Miglivacca, Sandra de Sá, Ângela Maria e Cauby Peixoto. Em Curitiba, a empresa participou de várias edições da Virada Cultural, Corrente Cultural e Oficinas de Música. Atua como produtora executiva no Projeto + Música no MON - Museu Oscar Niemayer.


*********EM EVIDÊNCIA**********

*****Nesta sexta-feira (18), o Clube Curitibano volta aos anos 70 para apresentar o See you in September. A partir das 21h15, o salão Rubens Arles Bettega (Azul) recebe os associados para uma noite marcante. A meia noite é o momento áureo da festa, graças a participação do Dj Studio 54, o nightclub de Nova York dos anos 70 e 80, que se caracterizou pela música dance. A celebração ainda conta com a participação do Dj Papagaio e do Grupo de Dança Clube Curitibano.

*****Inspirada nas tendências de cores e de estampas das estações Primavera e Verão, a marca de moda feminina BE apresenta sua nova coleção no 2º Encontro de Moda da Associação Comercial do Paraná (ACP). O evento, somente para convidados, será realizado na próxima terça-feira (22), na sede da ACP, a partir das 18h30.

*****O Laboratório Frischmann Aisengart é um dos patrocinadores da 70.ª edição do Congresso Brasileiro de Cardiologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. O evento acontece de 18 e 21 de setembro, no Expotrade, na Grande Curitiba, visando discutir vários aspectos relacionados às doenças cardíacas. O congresso conta com a participação dos mais renomados especialistas nacionais e internacionais da área.

*****A publicitária Viviane Camargo, sócia-proprietária da Aurora Branding, consultoria especializada em construção de marcas, participará da IV Semana Acadêmica de Administração, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que acontece de 21 a 25 de setembro, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

*****Semana histórica para a Camerata Antiqua de Curitiba. Na Capela Santa Maria, o grupo terá a presença de seus fundadores para eventos distintos. O carioca Roberto de Regina, maestro emérito do grupo, será responsável pela regência do Coro da Camerata nos concertos que acontecem às 20h de sexta-feira (18) e às 18h30 de sábado (19), sob o tema ‘Bach e os Mestres da Renascença’. Na terça-feira (22), às 20h, a cravista Ingrid Seraphim, fundadora da Camerata, lança seu novo álbum “Música francesa para cravo e piano”.

*****O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) abre na quarta-feira, dia 23 de setembro, a exposição “Arte indígena: um diálogo de culturas”, com obras dos alunos da Escola Estadual Indígena Kuaray Guata Porã de Ensino Fundamental. A entrada é gratuita. Confira a programação completa no site www.cultura.pr.gov.br

*****O Lâmina Medicina Diagnóstica é um dos patrocinadores do XVII Congresso Brasileiro de Atualização em Neurocirurgia - CBAN -, promovido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. O evento acontece de 23 a 26 de setembro, no CentroSul, em Florianópolis. Rafael Ferreira, médico neurorradiologista do Lâmina, irá palestrar no evento sobre “Ressonância magnética funcional no planejamento cirúrgico de tumores cerebrais”.

*****A Fundação Cultural de Curitiba convoca os classificados na primeira fase do processo de seleção de projetos do Edital nº. 094/14 – Produção Audiovisual: Conteúdos para Televisão - FCC/FSA 2015. Os selecionados têm dez dias úteis para apresentar os documentos e informações relativas à segunda fase da seleção junto a FCC – Diretoria de Incentivo à Cultura localizada na Rua Engenheiros Rebouças, nº 1732, no horário das 9h às 12h horas e das 14h às 17h30 horas. Somente após a conclusão da segunda fase, os projetos serão aprovados e contemplados.A relação de convocados e demais informações no link: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/pub/file/multimidia/pdf/861-1677-edconvoca35.pdf


***Debutantes 2015 do Graciosa celebradas neste sábado*** 


Crédito da foto: Divulgação. 
 
***O Graciosa Country Club celebra as debutantes 2015 neste sábado (19/9), com um baile de gala a partir das 22h, na Sede Social. As 41 jovens serão recebidas com uma super produção que mescla tradição com inovações. Logo na recepção, referências ao editorial de moda que elas estrelaram remetem ao mundo fashion. Paisagismo com flores orientais, inspirado no despertar da primavera, completa o cenário. 

 A noite tem como anfitriões o presidente Gláucio Bley Filho, a primeira dama Karina Guedes Bley e a Diretoria Social Eliana Fadel Farracha de Castro, que organizou a festa. A promotora de eventos Ilse Lambach assina a produção. O baile do Graciosa é um dos mais tradicionais do Brasil. Teve a primeira edição em 1944. Este ritual de passagem também é preservado em diversos países e vem ganhando toques contemporâneos, apesar de manter sua essência clássica. Bailes famosos em todo o mundo ocorrem em capitais como Paris, Nova York e Viena.

***Coração em pauta***


Crédito da foto: Divulgação.

***Neste fim de semana, entre os dias 18 e 21, Curitiba sedia o 70º Congresso Brasileiro de Cardiologia, no Expotrade – Centro de Convenções. O evento conta com a participação do médico Luiz Fernando Kubrusly, cirurgião cardiovascular e diretor clínico do Hospital VITA. Dr. Kubrusly será moderador de mesa sobre aneurisma, aumento do número de cirurgias cardíacas em mulheres e sobre plastia da válvula mitral. ​

***‘Você na RPC’ reforça interatividade com o telespectador***


Crédito da foto: Divulgação.

***Uma sociedade conectada e colaborativa. É para essa direção que o mundo está caminhando. Hoje, as pessoas estão mais conectadas do que nunca. Tudo é compartilhado, tudo é visto e o reflexo desse movimento é uma atitude colaborativa. Seguindo essa tendência, a RPC - Afiliada Globo no Paraná lança o aplicativo ‘Você na RPC’. A novidade reforça o compromisso da emissora de conectar os paranaenses com uma programação de qualidade, que contribua para o desenvolvimento do Paraná e dos que aqui vivem.

O aplicativo permite maior interatividade entre os telespectadores e a RPC, possibilitando o envio de fotos, vídeos, comentários e sugestões de reportagens, de forma simples e rápida, a qualquer hora e de qualquer lugar. Para Eduardo Boschetti, diretor geral da RPC, o aplicativo é mais um passo importante na consolidação da estreita relação entre a emissora e a comunidade: “Hoje o telespectador não quer mais só assistir à programação. Ele quer participar, quer construir a notícia e o entretenimento, colaborar, quer se ver, quer estar junto!”, diz. Além de ser um agente colaborativo para a construção da notícia, o telespectador pode usar o ‘Você na RPC’ para fazer o agendamento de visitas na emissora, participar de enquetes e se inscrever nos programas tanto da RPC como da Rede Globo.

Além disso, para não perder as principais notícias do nosso Estado nos telejornais, a transmissão do futebol, o filme favorito e os capítulos das novelas, o telespectador pode consultar a grade completa de horários e também programar lembretes que avisam quando um programa está para começar. O app ‘Você na RPC’ é gratuito e está disponível para sistemas operacionais iOS e Android, para tablet e smartphone. Para mais informações sobre o aplicativo “Você na RPC” acesse: http://www.rpc.com.br/vcnarpc/ ou baixe nas lojas Google Play e Apple Store.

Jornalismo Colaborativo - Na era digital, o jornalismo colaborativo ganha cada vez mais espaço dentro das redações, que passam a produzir os telejornais com a participação do público. O ‘Você na RPC’ vem para complementar o trabalho que a emissora faz diariamente. A ‘Redação Móvel’ e o ‘RPC nos Bairros’, por exemplo, são quadros exibidos nos telejornais Paraná TV – 1ª e 2ª Edições, que vão ao encontro dos fatos e acontecimentos sugeridos pela comunidade nas mais diversas localidades do Paraná, captando imagens, ouvindo e dando voz à população.

Interatividade - O ‘Você na RPC’ é mais um canal aberto e direto entre a emissora e o telespectador. Além dele, a RPC conta com outras plataformas de relacionamento, como a Fan Page facebook.com/rpcparana que traz novidades, informações e bastidores sobre tudo o que acontece na emissora. A outra plataforma é a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) que recebe centenas de e-mails e ligações diárias com sugestões de pautas, dúvidas, desde como faz para receber o sinal digital da RPC até o nome ou cor do esmalte usado pela apresentadora no telejornal.

O trabalho que a equipe vem fazendo já rendeu o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, conquistado no ano passado. A premiação é considerada o “Oscar” brasileiro do relacionamento com o consumidor, nas categorias Mídia e Entretenimento.

RPC - A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para a população do Paraná. Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Tribuna, o portal de notícias ParanáOnline, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.


***ID Fashion mostra a moda paranaense com identidade própria***


Crédito da foto: Valterci Santos.

Na foto: Luciana Bechara, coordenadora do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep.

***Uma vitrine para as marcas paranaenses com identidade própria, capazes de ditar tendências e com condições de participar das principais semanas de moda do país – além de uma oportunidade rara de estabelecer contato e conhecer a opinião do consumidor final e de especialistas. Este é o conceito por trás do 1.º ID Fashion, o mais novo evento do setor idealizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que acontece nos dias 28 e 29 de outubro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Diferentemente de outras iniciativas do gênero, que têm o acesso restrito a convidados, profissionais do ramo e formadores de opinião, o ID Fashion será aberto ao público e gratuito. Na ocasião, 17 marcas representativas do mercado da moda no estado – selecionadas por uma curadoria formada por especialistas da área e formadores de opinião – vão apresentar suas propostas para o Outono/Inverno 2016, por meio de duas ações que formam a espinha dorsal do evento: os desfiles na passarela (Catwalk) e a exposição chamada de Living Lab - Laboratório Vivo da Moda (confira a lista com as marcas participantes abaixo).

No Catwalk, os desfiles seguirão a tendência minimalista – mais curtos, enxutos e intimistas. Sete marcas participam da ação, que contará ainda com a participação do público, que poderá avaliar as performances, elegendo o desfile “mais querido”. Já o Living Lab vai reunir 14 marcas – quatro das quais vão integrar também o line-up do Catwalk (Abicci, Ovelha Negra Underwear, Stooge e Vale da Seda). Será uma grande exposição interativa, na qual cada marca terá um espaço onde apresentará suas coleções.

O objetivo é promover o intercâmbio com o consumidor final e os profissionais do setor – que aqui também darão o seu feedback aos expositores, por intermédio de uma votação que vai ajudar a escolher a marca “mais querida” pelo público do ID Fashion. Ou seja, tanto no Catwalk como no Living Lab, o público presente terá vez e voz como em nenhum outro evento de moda já realizado no país. O que também será bastante útil para as marcas participantes, que terão um retorno inédito do consumidor final.

Ainda no quesito interatividade, a programação do ID Fashion inclui uma ação em sentido contrário (das marcas ao consumidor): a User Experience, que vai mostrar ao público todo o processo de criação e produção da indústria da moda. Haverá ainda uma participação especial, da marca Lafort, que vai apresentar a exposição O Tricot na Obra dos Grandes Mestres da Moda, com o acervo da sua coleção (50 Anos de Amor ao Tricot).

Por fim, outra novidade que promete fazer sucesso no ID Fashion é o Body Scanner – um aparelho trazido pelo Senai Cetiqt do Rio de Janeiro, que tira todas as medidas do corpo instantaneamente. O Senai já fez uma pesquisa consolidando a medição do corpo das brasileiras e vai divulgar os resultados no evento, enquanto “escaneia” as medidas das visitantes.

O tema - Todas essas propostas podem ser resumidas no tema do evento: “Experimente!”. A ideia é estimular - tanto as marcas quanto o público - a provar novas sensações, interagir com algo novo. O que requer uma postura ativa ao invés de contemplativa, com pessoas abertas e dispostas a aguçar os sentidos, conhecer e interferir. Mas, acima de tudo, “experimentar” no ID Fashion significa mergulhar de cabeça em uma experiência em “4D”: Dinâmica, Divertida, Democrática e Descomplicada.

***Conselho da Mulher Empresária promove 2º Encontro de Moda***


Crédito da foto: Divulgação.

***No próximo dia 22 acontecerá na Associação Comercial do Paraná, o 2º Encontro de Moda. O evento tem a coordenação de Maria Cristina Coutinho Medeiros (Vice-Presidente e Coordenadora do Conselho da Mulher Empresária – CME), juntamente com Terezinha Wollmann e será organizado pela Comissão da Moda. Associados, convidados e imprensa serão recepcionados na sede da entidade para um coquetel, seguido de desfile com as coleções Primavera-Verão. Participarão do evento as marcas 7 Camicie, BE, Camilo Joalheiros, Elyane Fiuza, Executiva e Óticas Focal.

O desfile contará ainda com o apoio de Anna Karina Mahssan Consultoria de Imagem, Angel Produção, IFR Comunicação, Isabel Favoretto Hair Stylist e J. Marie Maquiadora. Além destas empresas, o evento também contará com DFR Photo, Esal Flores, Meu Doce Brownie, Popcream Sorvetes, The Bell Eventos e Station Models. Roupas, bolsas e acessórios serão os destaques na passarela, apresentando as novidades das empresas comandadas por mulheres associadas ao CME. Sem dúvidas, todos os convidados serão surpreendidos pelos looks e poderão conhecer os estilos que farão sucesso nas estações mais quentes do ano.

Sobre o Conselho da Mulher Empresária – CME - O Conselho tem por missão congregar mulheres executivas, empresárias, profissionais liberais e prestadoras de serviço e/ou mulheres interessadas em ingressar no mercado de trabalho com a finalidade de trocar experiências profissionais, ampliar a rede de relacionamentos e fortalecer a importância do papel da mulher no desenvolvimento social e econômico da nossa sociedade.

Composto por empresárias e executivas associadas à ACP, o CME tem por missão o apoio irrestrito à mulher no mundo dos negócios e da produção. Por meio de diversas ações procura proporcionar às mulheres os mais variados conhecimentos na área. Dentre as principais atividades do CME, destacam-se ações de reconhecimento de personalidades que muito contribuem para o desenvolvimento brasileiro e paranaense em particular.

***Branding sênior e personalizado com novo sócio da Aurora***


Crédito da foto: Fernando Ziviani.

Na foto: O designer Marcos Minini passa a compartilhar com a publicitária Viviane Camargo a diretoria da Aurora Branding.

***O designer Marcos Minini passa a compartilhar com a publicitária Viviane Camargo a diretoria da consultoria de branding Aurora, de Curitiba (PR). Com 25 anos de experiência em escritórios de design e agências de comunicação como Master Comunicação e Brainbox Design (Grupo OM), Minini dirigiu equipes criativas e atendeu marcas como TIM, Ministério da Saúde, Caixa Seguros, Fundação Cultural de Curitiba, Banco do Brasil, O Boticário, Docol, Embraer, Subway e La Violetera.

O designer tem trabalhos publicados em livros e revistas no Brasil e no exterior, foi premiado no IF Awards, WPO, ABRE, POPAI e CCSP, além de ter trabalhos selecionados e expostos em Bienais de Design de Moscou, Varsóvia, China, Bolívia, Itália e Irã. Para Viviane, que fundou a Aurora em 2010, a entrada de Minini reforça o design como ferramenta fundamental para o sucesso do branding. “O Minini vai ao encontro da proposta da Aurora. Ele é um profissional estratégico, sabe como conceituar uma marca através do design. Ele vai acompanhar comigo todos os trabalhos, do início ao fim do processo”, afirma.

No processo de branding da Aurora, Viviane destaca que são usadas ferramentas amplas e completas que incluem pesquisa, tendências, design e design thinking. E a empresa, com foco exclusivo em branding, usa uma metodologia própria para o trabalho, que percorre um caminho de estudos e imersão na empresa, concorrência e públicos para o delineamento da estratégia da marca. “A partir desses estudos é que definimos a estratégia de diferenciação e concretizamos a identidade da marca, através do design”, explica.

Minini diz estar muito feliz com o novo desafio profissional, e que cinco clientes já estão sendo atendidos pessoalmente pela nova dupla de sócios composta por ele e por Viviane. “Considero a Aurora, além de pioneira, uma consultoria sênior em branding, com ações inteligentes e eficientes quando o foco é estratégia de marca. Como um designer tenho o desafio de trazer ainda mais notoriedade para a empresa”, finaliza.

Sobre a Aurora Branding - A Aurora Branding existe desde 2010 e é pioneira em consultoria de branding em Curitiba/PR. Com atendimento personalizado e feito pelos sócios, a empresa desenvolve estratégias de marca para diferentes negócios, de forma descomplicada e acessível. Seu maior diferencial é entregar uma estratégia de branding que o cliente possa implementar sem dificuldades, e não uma estratégia com normas e conceitos que são complexos na vida real das empresas. O processo de branding da Aurora envolve pesquisa, planejamento, análises, estratégias, business e design, de acordo com a complexidade e os características de cada projeto. Saiba mais em: www.aurorabranding.com.br


***Todeschini Alto da XV firma parceria com Swell Construções***

 
Crédito da foto: Divulgação. 

***A Todeschini Alto da XV firmou no último mês uma parceria com a Swell Construções para fornecer aos clientes finais da construtora e incorporadora benefícios e vantagens exclusivas na aquisição de mobiliários planejados para seus novos apartamentos. A partir de agora, todos os clientes Swell que buscam soluções para mobiliar suas novas residências, terão à sua disposição os profissionais da Todeschini Alto da XV – profissionais graduados e treinados diretamente pela fábrica da marca para oferecer o que há de melhor e mais inovador no mercado de móveis planejados. 

“Essa parceria foi criada para proporcionar mais vantagem aos futuros moradores dos empreendimentos da Swell Construções. É uma união construída na confiança e qualidade das duas marcas, que há muitos anos são referências em suas respectivas áreas em Curitiba”, afirma Clair Milani, diretor da loja Todeschini Alto da XV. 

Para Vanessa Muniz Pissetti, diretora administrativa e financeira da Swell Construções, os clientes da construtora poderão adquirir o mobiliário Todeschini para seus imóveis com o mesmo padrão de qualidade e requinte que a Swell emprega em seus empreendimentos. “Muitos dos nossos clientes pedem, após a entrega dos seus novos apartamentos, indicação de marca de móveis planejados para decorarem suas novas casas. Assim, escolhemos a loja Todeschini Alto da XV, que sustenta a mesma confiabilidade e qualidade que a Swell Construções vem valorizando ao longo de sua história”, explica a diretora. 

 Sobre a Todeschini Alto da XV e Juvevê - A Todeschini é uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina. Os produtos da marca, reconhecida por seu pioneirismo e pela constante capacidade de renovação, incluem móveis e complementos para ambientes personalizados de residências, empresas e hotéis. As lojas da Todeschini no Alto da XV e Juvevê – inauguradas respectivamente em abril de 2010 e dezembro de 2011 – trazem as novidades lançadas pela marca. 

Serviço: Todeschini Alto da XV Endereço: Rua Pe. Germano Mayer, 560 – Alto da XV Todeschini Juvevê Endereço: Augusto Stresser, 371 – Juvevê  - www.facebook.com/todeschinixvestresser
***Preparativos para concerto natalino***


Crédito da foto: Rogério Machado / Seds.

***O grupo Del Chiaro Coral e Orquestra, com 16 sedes no Brasil, chegou a Curitiba. Além da agenda para casamentos, o Del Chiaro fará um concerto natalino beneficente no início de dezembro, na Catedral Metropolitana de Curitiba.

Os maestros Danillo Ferreira (diretor geral do Del Chiaro, esquerda na foto) e Gil Gonçalves, diretor no Paraná, convidaram a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, para ser madrinha do concerto. Convite prontamente aceito.

O Coral Del Chiaro começou em 1996, em São Paulo, com Danillo Ferreira e Rita Del Chiaro, ambos formados em Música pela Escola de Comunicação e Artes da USP. É o único no país pela grandiosidade de estrutura de orquestra e de coral.

***Haus lançará anuário de profissionais***


Crédito da foto: Divulgação.

***Profissionais de arquitetura, decoração, design de interiores e paisagismo participaram hoje de café da manhã no Núcleo Estilo de Vida Gazeta do Povo, no espaço A Fábrika, para a apresentação do Anuário de Profissionais da Haus, que será lançado em outubro. Na ocasião, Sheila Nidai, das Tintas Renner, falou sobre as tendências sobre o mercado de tintas.

O anuário vai trazer os melhores projetos dos profissionais para inspirar os clientes. “As pessoas devem começar a olhar a casa de uma forma diferente para investir sempre em decoração, por exemplo. Pesquisa mostra que a grande maioria pensa primeiro no ambiente, depois no projeto e somente após isso vai pensar no produto. Por isso, queremos apresentar bons projetos de ambientes aos leitores”, explica Marcus Yabe, gerente de Negócios Digitais e Multiplataforma da Gazeta do Povo Jornais.

Ele ainda destaca que Haus não é somente uma revista impressa. É uma plataforma completa que já atingiu, desde seu lançamento em março deste ano, dois milhões de pessoas com seus eventos, workshops, internet, aplicativos e multimídia. “Os profissionais do segmento têm uma excelente oportunidade para conversar com um público amplo e qualificado. O anuário será uma grande vitrine para esses profissionais”, diz.

Gazeta do Povo - A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), é uma grande plataforma de comunicação, que está presente o tempo todo na vida dos paranaenses, seja com informação e diferentes opiniões nas plataformas impressa e digital (online, mobile e tablet), em projetos especiais e eventos. Com uma história de 96 anos e com olhos no futuro, a Gazeta do Povo se renova diariamente e coloca no mercado novos produtos, serviços e iniciativas para estar ainda mais próxima do leitor.


***Museu Oscar Niemeyer integra o projeto Rainbow across the World***


Crédito da foto: Nelson Kon.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um dos espaços selecionados para participar do “Rainbow across the World”, projeto de autoria da artista austríaca Waltraut Cooper. A intervenção consiste em uma iluminação diferenciada em seis edifícios emblemáticos ao redor do mundo com a intenção de mandar um sinal de esperança para a paz universal no ano em que se comemoram os 70 anos do final da II Guerra Mundial. O MON é o único local escolhido pela artista na América Latina. Todos os lugares serão iluminados na mesma data, 21 de setembro, dia internacional da paz.

No MON a iluminação será inaugurada às 19h e, a seguir, haverá uma apresentação do grupo “Ensemble Nih Nik”, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Esta é a terceira edição do “Rainbow Across the World” que ilumina edifícios pelo mundo, representando o arco-íris. O arco-íris é considerado um símbolo de esperança, paz e entendimento entre diversas culturas. O MON ficará amarelo até o dia 2 de outubro.

Nesta edição as outras obras arquitetônicas iluminadas serão as pirâmides do Egito; o estádio olímpico de Beijing, na China; o museu de Viena Kunsthistorisches, na Áustria; a sede da ONU em Nova Iorque, nos Estados Unidos; e a Sydney Opera House, na Austrália. Foram selecionados monumentos e edifícios considerados relevantes em cada um dos continentes. Para a diretora cultural do MON, Estela Sandrini, a escolha da artista pelo museu destaca não só a singularidade da sua arquitetura, mas também a importância do seu papel como instituição que privilegia a aproximação e o diálogo entre as culturas. “Nos museus estão a nossa memória, nossos sonhos, e é onde os preconceitos podem ser substituídos por sentimentos de liberdade”, comenta.

A orquestra - A “Ensemble Nih Nik”, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, irá apresentar a obra apresentada In C, do compositor norte-americano Terry Riley e ocorrerá no chão de vidro. A regência será do professor Paulo César Demarchi e a introdução crítica sobre a obra com o professor, compositor e musicólogo, Harry Crowl. A peça “In C” (Em dó), de Terry Riley, foi composta em 1964 e sugere um número indefinido de executantes. A partitura é uma série de fragmentos em torno da tonalidade de Dó maior que vão sendo introduzidos e interpolados aleatoriamente, mas que devido à sua consistência harmônica geram uma coerência sonora que nunca se desfaz.

Rainbow across the World - A primeira edição do projeto ocorreu em 1999, na Áustria. Batizado de Rainbow acrosss Austria, tinha como objetivo celebrar o último ano de um século marcado por duas guerras mundiais. Em 2004 foi realizado o Rainbow acrosss Europe, envolvendo outros países do continente. Naquele ano celebrou-se a entrada de dez novos países-membros na União Europeia. A edição 2015, que estendeu o projeto para seis países ao redor do globo, ilumina cada um de uma cor, como um gesto de esperança para a paz mundial.

Sobre a artista - Waltraut Cooper é uma artista austríaca cujo trabalho é marcado pelo minimalismo, trabalhando com luz e espaço. Ela é a idealizadora do Rainbow Project e já teve trabalhos expostos em importantes museus e galerias ao redor do mundo, como o Museum of Modern Art Vienna, o Bronx Museum New York e o Centre Geroge Pompidou, em Paris.

Serviço: Rainbow across de World – MON 21 de setembro a 2 de outubro Grupo “Ensemble Nih Nik”, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, às 19h Chão de vidro Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico. Curitiba – PR - www.museuoscarniemeyer.org.br


***Colaboradores da Meliá Hotels International Brasil participaram da corrida de rua “Speedo Run”***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: Equipe de colaboradores da Meliá Hotels International Brasil.


Na foto 02: Camila Butti, gerente geral TRYP Itaim, o atleta Speedo Marcelo Negrão e Lina Giosa, gerente geral do TRYP Berrini.

***No dia 30 de agosto, colaboradores da Meliá Hotels International Brasil participaram da corrida de rua Speedo Run Series – no Estádio do Pacaembu, na Cidade de São Paulo, com o objetivo de estabelecer a prática de esportes, além de proporcionar maior integração entre a equipe.

Sobre a Meliá Hotels International - Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), Meliá Hotels International é uma das maiores empresas hoteleiras do mundo e líder absoluta na Espanha. Atualmente, conta com mais de 370 hotéis abertos ou em processo de abertura em mais de 40 países pelas marcas Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, Paradisus Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, TRYP by Wyndham e Sol Hotels.

O foco estratégico na expansão internacional transformou a rede na primeira empresa hoteleira espanhola que opera na China, nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes, mantendo sua liderança em mercados tradicionais como Europa, América Latina e Caribe. Além disso, destaca-se seu modelo de negócios diversificado (sendo umas das principais hoteleiras gestoras do mundo), seu crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e suas apostas no turismo responsável. Como resultado, a Meliá Hotels International é a companhia espanhola com maior reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das atraentes para trabalhar em nível mundial.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente, administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. Atua principalmente no segmento de hotéis “business” e também no segmento “resort” com o Meliá Angra Marina & Convention.

Em 2015, pelo 2º ano consecutivo, foi eleita pela AVIESP - Associação das Agências de Viagens como a Melhor Rede Hoteleira Internacional e, segundo pesquisa realizada pela revista Carta Capital, está entre as Empresas Mais Admiradas no Brasil e é uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País. Próximas Aberturas no Brasil: Innside Santos (SP), Meliá Barra (PE), Innside Barra (PE) e TRYP Itaboraí (RJ). Mais informações no site: www.melia.com 

***Entre um boxe bailado e um balé violento***


Crédito da foto: Divulgação.

***O professor e tradutor curitibano Ivan Justen Santana apresenta na próxima sexta-feira, 18/9, seu primeiro livro de poemas, “64 Peças”, na Livraria Arte e Letra, em Curitiba. No domingo, 20, ele promove um recital com textos que compõem o livro de estreia, na Feira do Poeta, às 11h. Ambos os eventos são gratuitos. Mestre em Letras e doutor em Estudos Literários, Ivan é conhecido também como tradutor.

Sua convivência com a escrita é antiga, mas só agora, 25 anos depois do primeiro poema, seus escritos autorais ganham a forma de livro. Ele explica que é uma coleção de poemas organizada em 2012, após oito anos de experiência publicando no blog "Um sim em si", (http://ossurtado.blogspot.com) “Sentindo que minha poesia já entrava em circulação, demorei para organizar um livro. Mas pode-se dizer que ele está sendo gerado desde que comecei a ler e escrever poemas, há mais de três décadas”, diz, sobre o projeto viabilizado por Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

A relação com a poesia, segue o autor, vem desde a infância. “A poesia faz parte da vida de todos, mesmo que não percebam o quanto está presente na linguagem humana, e é usada diariamente. É o componente criativo da linguagem, há criatividade mesmo na repetição”. “64 Peças” é um livro planejado para funcionar como um jogo. “É uma brincadeira absolutamente séria, uma exibição relativamente complexa. Pode agradar ou agredir, enfim: é como um boxe bailado ou um balé violento. Os leitores que montem e os poemas que descontem, amanhã, hoje ou ontem.”

Serviço: Lançamento do livro “64 Peças”, de Ivan Justen Santana Dia 18/09/2015, às 19h Livraria Arte & Cultura (Al. Pres. Taunay, 130 – fundos da Casa de Pedra) Informações: 41- 3039-6895. Recital: “64 Peças” Dia 20/09/2015 às 11h Feira do Poeta (Largo da Ordem)​.


***Tribuna entra no clima do Rock in Rio***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Tribuna, jornal que integra a Unidade Gazeta do Povo Jornais do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), acaba de lançar uma nova ação promocional embalada nos hits do festival de música que vai agitar o Rio de Janeiro a partir deste fim de semana.

A Tribuna oferece a seus leitores o headphone licenciado pelo Rock in Rio. Para fazer a troca é preciso juntar três selos da capa da Tribuna, com a numeração não repetida, mais R$21,90 e trocar pelo headphone compatível com smartphones, tablets e computadores.

O produto está disponível nas cores branca e azul. As trocas serão feitas entre 16 e 25 de setembro, das 9h às 18h30, de segunda à sexta na Loja Central Tribuna, na Praça Carlos Gomes, em Curitiba. O regulamento completo está no site: www.paranaonline.com.br/promocao/rockinrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário