quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Coluna do dia 28/11/13

***TODESCHINI BATEL INAUGURA DIA 3 DE DEZEMBRO***


Crédito da foto: Gerson Lima. 

Na foto: Ana Paula Zordan, franqueada da Todeschini Batel.

***Ana Paula Zordan inaugura na próxima terça-feira, dia 3, a Todeschini Batel. Na loja, será possível conferir o último lançamento da marca, a Coleção Identidade, que retrata a miscigenação de raças e culturas originárias do nosso país. Os novos padrões madeirados são todos texturizados e sensíveis ao toque, provocando uma experiência sensorial agradável, que vai além do conceito estético.

A Todeschini Batel apresenta em seu showroom de 265 metros quadrados: cozinha gourmet, home teather, quarto e closet de casal, dormitório juvenil, espaço de jantar e área de atendimento totalmente planejada. A ideia é mostrar uma visão mais real do dimensionamento dos móveis e a funcionalidade das linhas da marca. A loja conta ainda com uma equipe treinada – composta por arquitetos e designer – e atendimento personalizado, com possibilidade de criação e visualização de projetos em 3D. Com soluções para ambientes residenciais, corporativos e de hotelaria, a Todeschini é hoje a maior fabricante de móveis planejados da América Latina.

***Diesel promove festa no ParkShoppingBarigüi***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Na terça-feira (03/12) a Diesel promoverá uma grande festa para comemorar a chegada da grife em Curitiba. O evento será na loja, localizada no ParkShoppingBarigüi, a partir das 18h. Entre as atrações, o lançamento da linha Jogg Jeans - uma linha que mistura jeans e jersey dando ainda mais flexibilidade, tornando as peças super confortáveis.

Na primeira campanha desde a sua nomeação como Director Artístico da DIESEL, Nicola Formichetti está colaborando com um grupo de dançarinos extraordinários para celebrar a nova coleção JOGG Jeans, enfatizando o movimento, conforto e estilo e mostrar que você pode fazer qualquer coisa vestindo jeans. O material flexível único da Jogg jeans é revelado através de uma interação explosiva de dança clássica e uma base na dança de rua. O foco está na forma e no movimento - explorar o denim flexível e o “look” surreal do Denim daJogg Jeans.



O movimento enfatiza os extremos - empurrando o corpo humano para os limites da forma. Você pode fazer qualquer coisa usando um Jogg Jeans. Para complementar a campanha Jogg Jeans e incentivar o engajamento social Nicola Formichetti criou uma série de curtas-metragens criados por Azealia Banks com a nova música "Jam ATM". Nicola olhou para o elenco como sua inspiração para como eles se moviam, dançavam e se sentiam vestindo denim. A energia é alta e o estilo é livre - empurrando a experiência da dança de rua do mundo para o digital e para a moda.

O Jogg Jeans coloca a durabilidade do Jeans Diesel em movimento. Aponta um cruzamento entre jeans e activewear, trabalhado em um tecido único que entrelaça o estilo do denim com a versatilidade do jersey, que é o híbrido originais jean. Agora você tem a liberdade de movimentar como nunca.

***Carmim apresenta coleção Alto Verão Shoes***


Crédito das fotos: Priscilla Fiedler.

***A estação mais quente do ano pede brilho, cores e sofisticação - assim é a nova coleção Alto Verão 2014 de acessórios da Carmim. A marca apresentou os lançamentos do segmento Shoes & Bags na última terça-feira, 26, na loja do shopping Pátio Batel, em Curitiba. O evento contou com a setlist do DJ Beto Abrahão, artista da marca no projeto Carmim Likes Music, que une música e moda num mesmo conceito de lifestyle. E os hits que embalaram a noite refletiram exatamente o que a Carmim trouxe na nova coleção: leveza, modernidade e sofisticação, acompanhando as tendências que foram destaque nas passarelas e streetstyle do verão europeu, adaptadas ao mercado e estilo brasileiro.

Assinada pelo estilista Paulo Gerhard e desenhada para agradar a mulher brasileira contemporânea, a nova coleção prima pela qualidade e pelo design: "Os calçados são confortáveis, as bolsas têm variedade de shapes para qualquer ocasião, e a busca por materiais diferenciados e por uma cartela de cores sofisticada foram determinantes para o sucesso da nova coleção", conta Gerhard. Amarelo gema, verde esmeralda, laranja, pink e azul aparecem juntos e isolados nas peças - assim como o eterno preto-e-branco.


As estampas também ganham as prateleiras e o gosto da consumidora: destaque para as listras, formas geométricas e animal print, que volta com tudo para o verão, em bolsas, carteiras, sandálias, ankle boots e escarpins. Peças metalizadas também invadem as vitrines da marca e prometem iluminar a produção. Para Gerhard, tons neutros e sofisticados, como o off-white e o rosa nude, não podem faltar no closet de uma mulher elegante, já que compõem desde um look urbano até uma boa opção para um dia num resort.


Outra tendência que aparece forte na nova coleção é a transparência que, lisa ou com recortes trabalhados, garante leveza aos acessórios. As sandálias de pedrarias são a aposta de Gerhard para a próxima estação: "um acessório pode fazer toda a diferença na criação de um look, acrescentando personalidade", afirma. Destaque para a rasteira de couro preta com um lagarto dourado com strass, na parte frontal.


**********EM EVIDÊNCIA**********

*****O DJ Gui SD é a atração principal da Quintaj do TAJ Curitiba nesta quinta-feira, 28 de novembro. Seus sets são sofisticados e envolventes com uma mistura de deep house e nu disco. O warm up da noite fica por conta do DJ Chuva, residente do bar indo asiático.

*****Com peças exclusivas, confortáveis e de muito estilo, a Mini in Box inaugura um espaço no Shopping Crystal. Voltada para um público exigente e de bom gosto, a marca oferece um completo mix de produtos para o enxoval e vestuário, além de acessórios para bebês e crianças.

*****O TAJ Curitiba recebe a conceituada dupla Leozinho e Paciornik no dia 1º de dezembro no Classic Sunday. A casa abre às 17 horas e conta com warm up, a partir das 19h30min, dos DJ Diego Palladino e Diogo Mazza.

*****A edição de novembro da revista TOP VIEW, plataforma do Grupo RIC Paraná, está repleta de dicas para os leitores sobre serviços e produtos para dar um brilho especial para o Natal, o Ano Novo e as férias de final de ano. O leitor vai poder conferir ideias para a decoração de mesas, receitas tradicionais para as ceias, além de alternativas para presentear amigos e familiares.

*****O livro “A Arquitetura Italiana em Curitiba”, dos arquitetos Ana Carolina Mazzarotto e Fábio Domingos Batista, incentivado pela Caixa Econômica Federal por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, recebeu no dia 26 de novembro, a segunda colocação no Prêmio Design MCB, a mais prestigiada premiação do gênero no país, promovida há 27 anos pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo por meio do Museu da Casa Brasileira.

*****Nesta quinta-feira, dia 28, a partir da 20h, os alunos da FAE Centro Universitário promoverão o 3º Festival de Produções. A mostra reunirá cerca de 30 trabalhos audiovisuais que incluem teasers, stopmotions, curtas e animações. A apresentação ocorrerá no Mondo Birre, em Curitiba (PR), e o ingresso custa o valor de entrada da casa.

*****Uma das competições mais tradicionais do skate profissional brasileiro está de volta a Curitiba/PR, após um hiato de quase uma década, e traz novidades. A partir desta sexta, dia 29 de novembro, até domingo, dia 01 de dezembro, a capital paranaense recebe os melhores skatistas do país, na modalidade street, para disputarem o “Drop Dead Skate Pro 2013”. A cobiçada competição será realizada na Drop Dead Skate Park (R: Travessa da Lapa, 231, Centro) e vai distribuir R$40 mil em dinheiro. Na sexta (29), a partir das 14 horas, acontece a triagem para os skatistas que não estão na lista de convidados. No sábado (30), a manhã será reservada para os treinos livres e a primeira fase da competição tem início às 13horas. Logo em seguida, acontece a competição extra da edição – a “90 Sessions”, voltada aos profissionais que disputaram campeonatos entre os anos de 1989 e 2000. O domingo (01) está reservado para as semifinais e as finais das competições, a partir das 15 horas.

***Jingle Bells***

***A Geneva Swiss Sound System Curitiba promove no dia 07 de dezembro, a partir das 11 horas, uma celebração ao natal. Durante o evento, serão entregues CDs criados a partir de uma seleção de músicas exclusivas sugeridas até o dia 30 de novembro por curtidores da página Geneva Curitiba no Facebook. A promoção que consiste em responder “Qual trilha sonora de Hollywood marcou a sua vida?” tem como resultado presentear os participantes com este CD durante o evento. Na ocasião, também será possível comprar os sistemas de áudio da marca em uma Mega Promoção de Natal que apresentará descontos e parcelamentos imperdíveis.

***Noite de festa no Curitibano celebra meio século de vida associativa de sócios***

***O Clube Curitibano vai homenagear nesta noite de 28 de novembro, no Salão Azul do Clube os 76 associados que completaram meio século de vida associativa no Clube. Neste evento, o presidente José Baggio entregará o diploma de Sócio Barão, um reconhecimento em referência ao fundador do Clube, o Barão do Serro, pelos 50 anos de vivência no Clube.

Os homenageados são convidados juntamente com suas famílias para um delicioso jantar num clima de muita elegância e celebração, pela história que cada um tem dentro da construção do Clube de 131 anos de existência. Nesta mesma noite, serão diplomados os vice-diretores das modalidades esportivas do Clube, que tomam posse para o triênio 2013-2016.

***10º PRÊMIO JOÃO TURIN***

Crédito das fotos: Tatiana de Souza. 

Na foto 01: Carlos Vinicius de Almeida, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), foi o grande vencedor do concurso. Sob o tema “Costura Afinada, A Trilha Sonora da Moda Paranaense”, ele teve como inspiração o compositor e pesquisador do folclore paranaense Inami Custódio Pinto.

Na foto 02:Em segundo lugar ficou Alberani da Conceição, também da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que pesquisou a vida e a obra do compositor Grafite para o seu trabalho.



Na foto 03: O terceiro colocado foi Gustavo Henrique das Neves, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que se inspirou em Arrigo Barnabé.


Na foto 04: Elisabete Turin dos Santos entre os idealizadores do Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers, Nereide Michel e Paulo Martins.

***O Museu Oscar Niemeyer foi palco da décima edição do Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, idealizado e coordenado pela jornalista Nereide Michel e pelo produtor e diretor artístico Paulo Martins. Dos 13 finalistas, Carlos Vinicius de Almeida, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), foi o grande vencedor do concurso. Sob o tema “Costura Afinada, A Trilha Sonora da Moda Paranaense”, ele teve como inspiração o compositor e pesquisador do folclore paranaense Inami Custódio Pinto. Além do troféu de primeiro lugar, que recebeu da presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, ganhou uma viagem para Milão. O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, entregou o troféu de 1º lugar à coordenação do Curso de Design de Moda da UTFPR, onde estuda Carlos Vinicius de Almeida, representada no evento pelo professor Nélio Pinheiro.

Além de buscar referências na Gralha Azul, uma das músicas mais conhecidas de Inami Custódio Pinto, Carlos Vinicius de Almeida também encontrou no trabalho do pesquisador do folclore paranaense elementos para compor os looks vencedores. Neles estão alusões ao fandango, lembrado nas formas de instrumentos musicais, como a rabeca e o adufo, e aos tamancos, típicos desta manifestação cultural do litoral paranaense.

Em segundo lugar ficou Alberani da Conceição, também da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que pesquisou a vida e a obra do compositor Grafite para o seu trabalho.

O terceiro colocado foi Gustavo Henrique das Neves, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que se inspirou em Arrigo Barnabé. A comissão julgadora do evento foi composta pelos designers Roberto Arad, Karina Kulig, Alexandre Linhares, Juliana Moriya, Gabriela Abdulmassih, Letícia Utime, Bernadete Brandão e jornalistas Adélia Lopes e Bruna Bill. Também participaram da comissão julgadora Elisabete Turin dos Santos, professora de Educação Patrimonial, Adriana Dias, diretora da Escola de Economia Criativa, Marília Giller, professora e pesquisadora da música paranaense, Orlando Azevedo, fotógrafo, Waltraud Sekula, artista plástica e Marili Azim, programadora artístico-cultural da Fundação Cultural do Paraná.

O objetivo do concurso, que teve seu inicio em 2003, é divulgar a cultura paranaense como fonte de inspiração aos designers de moda e de acessórios. Paralelamente à final do 10º Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, Nereide Michel e Paulo Martins lançaram o projeto Curitiba Creative World – Moda Arte e Design. A proposta do evento é promover o diálogo entre a moda, arte e design por meio de exposições, instalações e desfiles performáticos, destacando a importância da criatividade, inovação e identidade na geração de novos e interessantes produtos. A ideia do Curitiba Creative World é de ampliar o intercâmbio entre os profissionais do estado com os seus colegas do Brasil e do exterior, transformando a capital paranaense em um centro de apresentação de trabalhos autorais e de troca de informações sobre o papel da moda e do design em tempos de economia criativa. A primeira edição do evento está prevista para abril de 2014.

 
***REALISMO DO PINTOR ARIEL TEIXEIRA INSPIRA EXPOSIÇÃO NA PRIME GRILL***


Crédito da foto: Divulgação.

***O artista plástico Ariel Teixeira realiza a exposição de pinturas "Realismo - Brilhos e Constrates" no espaço cultural do restaurante Prime Grill Curityba, de 3 a 30 de dezembro. O vernissage acontece na próxima terça-feira (3/12), às 19h30, com coquetel para convidados. Composta por 30 obras, a mostra tem como tema o percurso do artista pela técnica do realismo acadêmico.

A temática retrata desde paisagens urbanas até rurais, com destaque para a bovinocultura, cenas equestres, carros clássicos, entre outras inspirações. Ariel, como prefere assinar, trabalha com artes plásticas há 15 anos, atuando hoje como professor de pintura na técnica acadêmico realista, em óleo sobre tela. Esta vertente é parte marcante de seus trabalhos, que buscam transmitir uma real visão do significado da imagem. “Fotografo os temas que me desafiam, pois são com as imagens intrigantes e difíceis com o máximo de brilho, luz e sombra, que procuro dar vida durante a execução”, explica o artista.

Com renome internacional, participou duas vezes do Salon d’Automne (Salão de Outono) de Paris, em 2008 e 2013, e teve obras catalogadas pelo Museu do Louvre. A participação mais recente aconteceu em 14 de outubro, com exposição aberta para visitação pública no Museu Le Grand Palais. “É uma emoção muito grande ser selecionado”, comenta Ariel, “pois é um evento centenário de destaque mundial, onde apenas 40 obras são selecionadas”. Autodidata, possui um atelier em chácara na área rural de Curitiba, onde busca inspiração para obras e leciona para moradores da região. Seus trabalhos têm modelos variados, trabalhados dentro do acadêmico realista, mas Teixeira também fala de suas preferências: “meus prediletos são carros clássicos e animais em geral”.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário