quarta-feira, 19 de junho de 2013

Coluna do dia 19/06/13

***A PEÇA “ARTE” PÕE A AMIZADE MASCULINA EM XEQUE***


Crédito das fotos: André Wanderley. 

***Sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro e em São Paulo, a comédia “Arte”, texto da premiada autora francesa Yasmina Reza, considerado um dos maiores nomes da dramaturgia contemporânea mundial e com dezenas de montagens em mais de 30 países, chega a Curitiba. Considerada pelo jornal carioca O Globo, como um dos 10 melhores espetáculos de 2012, sob a direção de Emílio de Mello, que também assina tradução do texto, os atores Vladimir Brichta, Marcelo Flores e Claudio Gabriel – os dois primeiros, respectivamente, produtor e idealizador do projeto em parceria com Emílio – apresentam uma análise inteligente e muito divertida da amizade, através da ótica masculina. Com realização da Parnaxx, o espetáculo faz curta temporada na cidade de 28 a 30 de junho no palco do Guairinha (R: XV de Novembro, 971). As apresentações serão realizadas na sexta (28) e no sábado (29) às 21horas, e no domingo (19) às 19 horas. 

Os ingressos estão disponíveis e custam PLATEIA/BALCÃO - R$60,00 (inteira) e R$30,00 (meia-entrada). A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores e doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE). Portadores do cartão Teatro Guaíra possuem 20% de desconto na compra do bilhete. É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário na compra do ingresso e na entrada do teatro. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 12 às 21 horas), através do site (www.ingressos.tguaira.pr.gov.br/bilheteria/vendainternet) e na bilheteria do Guairinha apenas nos dias do espetáculo. 


A montagem traz um jogo cênico envolvente e bem humorado, com diálogos afiados que se desenrolam, vertiginosamente, em torno da amizade de três amigos e seus conflitantes pontos de vista sobre a arte, comportamento, trabalho, relacionamento e os mais diversos assuntos. Um turbilhão emocional que ataca, inclusive, o valor dessa amizade. Montada em diversos países, como França, Inglaterra, EUA, Alemanha e Argentina, a peça, de 1994, foi encenada pela primeira vez no Brasil em 1998, com direção de Mauro Rasi e com Pedro Paulo Rangel, Paulo Goulart e Paulo Gorgulho no elenco. 

Mais recentemente, teve duas montagens no país, na Bahia, em 2004, com direção de Ewald Hackler, e em São Paulo, em 2006, com direção de Alexandre Heinecke. Agora ganha uma nova montagem, com direção de Emílio de Mello, um dos nomes mais respeitados da cena teatral contemporânea, como ator e diretor. Além de dirigir Sonho de Outono (2009), de Jon Fosse, assinou a direção de dois outros textos de Yasmina Reza, O Homem Inesperado (2006) e Deus da Carnificina (2010), este último atualmente em cartaz e pelo qual foi indicado ao 23º Prêmio Shell de Teatro, na categoria de melhor direção. 

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****O Clube de Criação do Paraná (CCPR) está de casa nova. Agora o clube funciona no Canal da Música, na rua Júlio Perneta, 695 - sala 27 – Mercês. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (41) 3077-6555 ou pelo e-mail ccpr@ccpr.org.br.

*****No dia 21, a partir das 19h30, acontece a abertura do Workshop no Hotel Centro Europeu com bate papo com o fotógrafo Tyto Neves e noite de autógrafos do livro de Tyto, “Retratos de Família – Fotografia de Crianças, Bebês e Gestantes”. Nos dias 22 e 23, na sede Brigadeiro Franco, acontecem as aulas práticas e teóricas.

*****Nesta quarta-feira (19), os paranaenses vão poder contar com mais uma ferramenta para encontrar uma boa oportunidade de trabalho – o RIC Mais Emprego. O projeto multiplataforma do Grupo RIC Paraná vai mapear 20 mil vagas em todo o Estado, com vagas de estágio, concursos públicos, trainees e novas tendências de mercado.

*****Nesta quarta-feira (19) a psicóloga Claudia Menegatti, o médico psiquiatra Gustavo Manoel Schier Doria e a médica neuropediatra Maria Julia Camiña Bugallo abordarão o tema “Depressão na Infância e na Adolescência e Medicalização” na mesa-redonda realizada pelo CRP-PR. “Esses tipos de casos devem ser analisados, pois a criança possui maneiras de sinalizar que apresenta um quadro de depressão. O encontro é aberto ao público e acontecerá na sede do CRP-PR, a partir das 19h. A entrada é gratuita. Também é possível acompanhar as “Quartas-feiras no CRP” em tempo real pela internet, acessando o site www.crppr.org.br.

*****Nesta quinta-feira (20), a partir das 14h, as associadas e convidadas do Clube Curitibano vão prestigiar a quarta edição do Chá para Todos, evento que já é tradição na capital paranaense. No encontro será apresentado um desfile com as últimas tendências do outono/inverno 2013 da loja multimarcas de roupas femininas Lvtéce Femme, comandada pela empresária Giovanna Conte. O Chá para Todos acontecerá no Salão Rosa do Clube Curitibano, à Av. Getúlio Vargas, 2857 – Água Verde. Informações e convites no Departamento Social do Clube pelo telefone (41) 3014-1931

*****O Trio Quintina apresenta nesta quinta-feira (20), às 20h, no Teatro do Paiol, o Show de Carreira, que faz uma retrospectiva do trabalho desenvolvido pelo grupo curitibano desde a sua estreia, em 1998. No repertório estão músicas que marcaram a trajetória do trio, compostas pelos seus próprios integrantes: Gabriel Schwartz (flauta, sax, clarinete, percussão e voz), Gustavo Schwartz (guitarra, cavaquinho, percussão e voz) e Fabiano Silveira (violão de sete cordas e voz).

*****Comemoração paranaense no setor de arquitetura e decoração. A revista Casa Cor Paraná conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de Melhor Revista, concedido na Convenção Internacional de Franquias. A publicação de 2012 teve como tema “Reinventando Espaços”, destacando a arte do “Retrofit” nas cidades, marcando também a história deste evento que é a principal mostra de arquitetura, decoração, design e paisagismo do Brasil. No Paraná, desde 1994, a Casa Cor já exibiu 838 ambientes, apresentou 629 expositores que transformaram muitas dezenas de milhares de metros quadrados.

*****O Secovi - Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná e a Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab) estão com inscrições abertas para o curso “Locação não Residencial”. Com duração de seis horas, a apresentação é voltada a Corretores de imóveis, Advogados, Bacharéis de Direito, Profissionais ligados à área de compra e venda de imobiliárias e Construtoras em geral. As aulas acontecem nos dias 25, 26 de junho e serão ministradas pela professora Mara Carvalho. O curso será ofertado no período diurno (8h30 às 11h30) e noturno (19 às 22h00), na sede do Secovi (Rua Doutor Pedrosa, 475, Centro – Curitiba/PR).

*****A Caixa Cultural Curitiba lança, no dia 25 de junho (terça-feira), a segunda edição da revista de literatura e arte “Bólide”, editada por Eliana Borges, Joana Corona e Ricardo Corona. O lançamento conta terá um pocket-poético com convidados especiais, artistas e poetas da cidade, no teatro da Caixa Cultural, com entrada franca. O projeto tem incentivo integral da Caixa Econômica Federal pela Lei de Incentivo à Cultura.

***FROM RIO DE JANEIRO***

***A DIVA ALCIONE MOSTRA "ETERNA ALEGRIA" NO PALCO DO VIVO RIO***


Crédito da foto: Marcos Hermes.

***O novo álbum de inéditas da cantora Alcione, "ETERNA ALEGRIA", que nasceu de uma conversa com a irmã, produtora, e diretora dos seus shows, Solange Nazareth, será lançado no dia 21 de junho, no VIVO RIO. No espetáculo, naturalmente, não faltarão alguns dos seus maiores hits. Mas, dessa vez, o destaque fica por conta de um repertório mais alegre conforme sinaliza o título do novo CD produzido pela Marrom Music em parceria com a Biscoito Fino. A Banda do Sol, como sempre, acompanhará a cantora em mais uma turnê que se iniciará pelo Rio e, posteriormente, passará pelas principais capitais do país, como Sâo Paulo (HSBC BRASIL, dia 05/7) e MG (CREDICARD HALL, dia 13/7).

Produzido por Jorge Cardoso, que também compõe o time de arranjadores formado por José Américo, Ivan Paulo, Julinho Teixeira, Paulo Calazans e Alexandre Menezes (da Banda do Sol), o CD traz 15 sambas inéditos e uma faixa-bônus que ganhou às ruas: "Amor Surreal", de Carlos Colla e Michael Sullivan, tema da personagem de Solange Badim, "Delzuíte", na novela "Salve Jorge". Sobre a tônica deste trabalho, que não abandona, completamente, a temática romântica mas privilegiou a alegria e sambas das várias vertentes, diz Alcione: "Conversamos, eu e Solange,e surgiu a ideia de fazer um trabalho mais alegre, pra cima.

O Brasil é um país que tem uma festa, um pagode em cada esquina, e o brasileiro é conhecido pelo bom humor, por sua eterna alegria. Mas é tanta coisa ruim estampada,diariamente, pelos veículos de comunicação... Este também foi um dos motivos que nos levaram a optar pela gravação de um disco com mais sambas e norteado pela alegria". E a Alcione está de volta ao Samba? Não, de volta não porque jamais deixou de registrar, em todos os álbuns, o gênero musical que a projetou. No entanto, em "Eterna Alegria", a artista privilegiou o estilo que é considerado quase como um "cartão-postal" de nosso país. E, desta vez, a intérprete fez questão de diversificar ao gravar sambas das mais variadas tendências: - "Claro que os sambas mais lentos e românticos não faltam, mas tem muito pagode e sambas pra galera se acabar de dançar", antecipa a Marrom.

NOVO ÁLBUM TRAZ HOMENAGEM AO CANTOR EMÍLIO SANTIAGO

Os destaques são muitos num álbum que traz uma inédita parceria, na música "Êh, Êh", entre Djavan e Zeca Pagodinho. Outra novidade inusitada é a canção "Pontos Finais" especialmente composta para a Marrom por Ana Carolina, Chiara Chivelo e Dudu Falcão. A faixa que titula o novo trabalho de Alcione, "Eterna Alegria", do compositor Júlio Alves em parceria com Carlos Jr, Ramirez e Alex Almeida, é a primeira música de trabalho e está saindo em versão single para execução nas rádios.. No álbum, sambas e pagodes dolentes, apaixonados, sincopados, samba-rock, samba-jazz, e de tantos e tantos matizes escritos por bambas como Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Xande de Pilares, Nenéo, Paulinho Rezende, Serginho Meriti. e até com a sofisticada assinatura de Francis Hime. Destaque também para a composição "Magia do Palco", de Altay Veloso, gravada em homenagem ao querido amigo Emílio Santiago.

***Empresárias recebem convidados para comemorar aniversário da Versadas***


Crédito da foto: Patrícia Klemtz. 

Na foto: A empresária e proprietária da Versadas, Roberta Kronland, a chef de cuisine Eva dos Santos e a empresária e também proprietária da Versadas, Luciane Ramm, na comemoração de três anos da Versadas.

***As empresárias Luciane Ramm e Roberta Kronland receberam convidados nesta segunda-feira, 17 de junho, para comemorar o aniversário de três anos de sua empresa Versadas. Aproveitaram a data para divulgar o segmento de uniformes profissionais da empresa e homenagearam os chefs de cuisine Dudu Sperandio (Ernesto), Marcelo Amaral (Lagundri), Sandro Duarte (Eh Gastronomia), Eva dos Santos (Biströ do Victor) e Manu Buffara (Manu) com o lançamento da coleção À Moda do Chef – dólmãs, aventais e acessórios – especialmente criada para cada um deles. As peças foram desenvolvidas pela estilista Danielle Lorusso de Macedo, a partir das sugestões e preferências pessoais de cada chef sintonizados com o estilo e personalidade dos homenageados.

***A bela Maitê Proença badala em sua passagem por Curitiba***


Crédito da foto: Priscilla Fiedler.

Na foto, Clarisse Derzié Luz, Sandra Cella Perini (massoterapeuta), Maitê Proença, Cristiane Cemim (coordenadora da área de estética e terapias), e Jéssica Aline Manfron (esteticista).

***Maitê Proença esteve em Curitiba, no início do mês. Na quinta-feira, 06 de junho, ela lançou seu terceiro livro, “É duro ser cabra na Etiópia”, com palestra e noite de autógrafos, na UniBrasil. A obra marca o início da carreira da atriz, autora e diretora, como editora. Na capital paranaense, Maitê realizou também três apresentações da peça "À Beira do Abismo Me Cresceram Asas", no Teatro Fernanda Montenegro. Na peça, Maitê - que também é diretora - divide o palco com a atriz Clarisse Derzié Luz. Durante a curta temporada em que ficou em cartaz em Curitiba, Maitê arrumou um tempinho para repor as energias e relaxar em um spa.

A atriz aproveitou o domingo (9) ensolarado na Estância do Lago Spa & Wellness - localizada na Região Metropolitana de Curitiba. Além de saborear um almoço balanceado, servido à beira da piscina, ela recebeu cuidados da equipe de estética do spa. Dentre as terapias realizadas no local, a múltipla Maitê optou por shiatsu, massagem relaxante, manthus e reflexologia. Já Clarisse, relaxou com vinoterapia, spa contour coffee e reflexologia.

***CAIXA CULTURAL CURITIBA DANÇA NA BOCA DO LOBO***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nos dias 28 e 29 às 20h e dia 30 às 19h, o espetáculo de dança “Boca do Lobo”, dirigido pelos coreógrafos Renato Vieira e Bruno Cezario. A montagem tem como tema o risco, as experiências sem controle, exploradas numa interligação de dança, artes plásticas e moda. A companhia realiza também workshop gratuito de dança contemporânea, para dançarinos e estudantes de dança, no sábado (29), das 14h às 17h. As inscrições devem ser encaminhadas a partir do dia 20 de junho, para caixacultural08.pr@caixa.gov.br.

Em cena, por uma hora, seis intérpretes apresentam movimento extenuantes: os bailarinos extrapolam seus limites de oxigenação e de articulação, movidos por uma trilha musical que inclui Tchaikovsky, Enio Moriconi e The Supremes. O figurino também faz parte da composição do risco, criado por uma imagem sedutora, e é assinado por estilistas, especialmente para a ocasião. “Estar na boca do lobo é uma expressão antiga, que resume bem o que queremos abordar” explica Renato Vieira. “Correr risco é algo universal.

Queremos dançar e mostrar a potência humana ao se lançar em queda livre, em situações arriscadas, às vezes até condenando a própria vida”, complementa o coreógrafo. Bruno Cezario também observa fatores na pesquisa de linguagem. “A violência das cidades, o consumo de drogas, o sexo sem camisinha, tudo um pouco levou a gente a pensar neste espetáculo. Como cantou Renato Russo, na canção ‘Há tempos’, parece cocaína, mas é só tristeza”, lembra, apontando o duplo sentido do projeto.

***KLEITON RAMIL EM NOITE DE AUTÓGRAFOS NA LIVRARIA DANÚBIO***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Livraria Danúbio receberá, dia 28 de junho, o cantor, compositor e músico gaúcho Kleiton Ramil, da dupla Kleiton e Kledir, para o lançamento de seu segundo livro, "Memórias de um Sonhador", publicado pela editora paranaense Inverso. A obra trata de sonhos e histórias inter-relacionadas, com um forte acento surrealista, à la Salvador Dalí. O evento marca a participação da Livraria Danúbio no festival "Degusta Soho – Moda + Gastronomia + Arte", promoção que traz mais vida às ruas curitibanas.

Durante a noite de autógrafos, será montado um lounge ao ar livre, onde será oferecido um coquetel ao som dos músicos profissionais do Batel Soho. Além do lançamento de Kleiton Ramil, todos os livros sobre moda, gastronomia e arte da Danúbio estarão com desconto especial de 25%. Serviço: Lançamento do livro "Memórias de um Sonhador", de Kleiton Ramil. Local: Livraria Danúbio, Alameda Prudente de Moraes, 1.239, Batel Soho. Data: 28 de junho de 2013. Horário: das 19h às 21h. Entrada Franca.


 Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário