quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Coluna do dia 07/11/19

***Vandré Silveira retorna a TV em “A dona do pedaço”, da Rede Globo***


Crédito das fotos: Fernanda Garcia.

***Nos próximos capítulos de “A dona do pedaço”, um advogado vai movimentar a trama ao defender a vilã da história. Este é o mais novo personagem do ator Vandré Silveira, que entra na novela das 21h da Rede Globo, “A dona do pedaço” (2019), como Dr. Tibério, advogado de Josiane, personagem vivida por Agatha Moreira. Após sucesso como Lázaro, na novela “Jesus” (Record TV, 2018/2019), Vandré seguiu para São Luiz do Maranhão, onde deu vida ao caminhoneiro Eurípedes, na série "Amor dos Outros", produzida pela Framme Produções para o canal CineBrasil TV da SKY, ainda sem data de exibição. Site: www.vandresilveira.com.br.

Sobre Vandré Silveira: Vandré, que mineiro e reside há doze anos no Rio de Janeiro, tem extensa carreira no cinema e nos palcos, onde ganhou prêmios e trabalhou com grandes diretores, como Cibele Forjaz e Wagner Antonio (O Homem Elefante, 2015). Na TV, atuou em séries como Amor Veríssimo (GNT, 2014, Direção Arthur Fontes) e A segunda vez (Multishow, 2014, Direção César Rodrigues). 

Formado em Teatro pela Fundação Clóvis Salgado (CEFAR, Palácio das Artes), em Belo Horizonte (MG), no ano de 2005, Vandré desenvolveu projetos de destaque para a dramaturgia – no teatro, no cinema, na TV e na publicidade. No cinema, está em cartaz no eixo Rio-SP com o longa-metragem Rio Mumbai (2018), com direção de Pedro Sodré. No teatro, sua última temporada foi no Rio de Janeiro, no Teatro Poeirinha, nos meses de março e abril de 2018, com Fernese de Saudade (2012), que conquistou crítica e público, além de diversos prêmios.


O monólogo, idealizado, escrito e protagonizado por Vandré, realizou três temporadas no Rio de Janeiro, além de passar por São Paulo e Araguari (MG), cidade natal de Farnese. A montagem recebeu prêmios e indicações, como a de Melhor Ator no Festival Home Theatre (RJ, 2014), bem como recebeu a indicação ao 25º Prêmio Shell de Teatro (2013), na categoria Cenário. Categoria pela qual o ator recebeu o prêmio de Melhor Cenário no 2o Prêmio Questão de Crítica (2013), onde também foi indicado na Categoria Especial, pela pesquisa do projeto, que investiga o universo do artista plástico mineiro, Farnese de Andrade.

Atuou ainda nos espetáculos teatrais: Casa Apodrecida, dirigido por Leonardo Bertholini (2016), espetáculo baseado em O Primo Basílio, clássico de Eça de Queirós; A vida dela, com direção de Delson Antunes (2016); O Homem Elefante, com direção de Cibele Forjaz e Wagner Antonio (2015); Vermelho Amargo, com direção de Diogo Liberano (2014); Momo e o senhor do tempo, com direção de Cristina Moura (2013); Céu sobre chuva ou Botequim, com direção de Antonio Pedro Borges (2013); O Menino que Vendia Palavras, com direção de Cristina Moura (2012); Dois Jogos: Sete Jogadores, com direção de Celina Sodré (2011); Trans Tchekhov, com direção de Celina Sodré (2010); Amor e Restos Humanos, de Brad Fraser, com direção de Carlos Gradim (2005) e Festa de Casamento, com direção de Eid Ribeiro (2005).

No cinema, ganhou notoriedade por sua atuação em Bárbara (35mm), curta com direção de Carlos Gradim (2007), no qual Vandré interpreta uma travesti, trabalho pelo qual recebeu prêmios de melhor ator nos festivais de cinema: Primeiro Plano (Juiz de Fora, 2007), Ibero-Americano de Cinema/Curta-SE (Sergipe, 2008), For Rainbow (Fortaleza, 2008) e VI Festival de Cinema de Maringá (Paraná, 2009). Protagonizou os curtas Opostos com direção de Eduardo Rennó (2006) e Casal Hétero (2004), com direção de Leonardo Barcelos.

Atuou ainda no longa metragem Ponto ORG (2010), com direção de Patrícia Moran. Na televisão, participou das séries: Amor Veríssimo (GNT) com direção de Arthur Fontes, A segunda vez (Multishow) com direção de César Rodrigues e Caipirinha Sunrise (TV Azteca/México), dirigida por Felipe Fernandez del Paso. As três séries foram gravadas e exibidas em 2014. Vandré também atuou na publicidade, em diversos trabalhos para clientes como TIM, Rexona, Mc Donald’s, Gillette, Brahma, Vivo, Natura, FIAT, Jornal O Globo, entre outros.

***Flores para homenagear os médicos do Hospital Pequeno Príncipe***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Ainda como parte das comemorações dos 100 anos do Hospital Pequeno Príncipe, um elegante jantar no Salão Azul do Clube Curitibano foi oferecido, no último dia 31/10, aos médicos e profissionais de saúde que ajudaram a escrever a história do maior hospital pediátrico do Brasil.


O produtor do evento foi Lupércio Manoel que teve a ideia de usar limões sicilianos e flores amarelas em toda a decoração. Aliás, a elaboração, o design floral e os arranjos foram assinados pela Agapanthus Floricultura, parceira há 18 anos do Hospital Pequeno Príncipe.


Segundo Lupércio, a escolha da cor amarela faz analogia à coroa do Pequeno Príncipe e a luz âmbar traz a iluminação necessária para enriquecer a comemoração do centenário do hospital. No meio de tantas flores e luzes, o diretor técnico, Donizetti Giamberardino Filho, recebeu uma homenagem especial por mais de 40 anos de dedicação à instituição e de 25 na função.

Além dele, os homenageados foram: o Dr. Plínio de Mattos Pessoa, o Dr. Gastão Pereira Cordeiro Filho, o Dr. Augusto Mulinari, o Dr. Luis Carlos Sobania, o Dr. Ivan Beira Fontoura, o Dr. Eurípedes Ferreira, o Dr. Antônio Ernesto da Silveira, o Dr. Cesar Cavalli Sabbaga, o Dr. Ewaldo Wendler, a Dra. Marlene de Almeida e o Dr. Gilvani de Azor de Oliveira e Cruz.

***É neste dia 12/11, a abertura da exposição, “Transições”, de Roberto Mattar***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Exposição “Transições” como o próprio nome diz, remete a mudanças e fases no pensamento criativo do artista visual e músico Roberto Mattar. Essas várias fases na proposta temática do artista aconteceram naturalmente.


Como dizia a artista plástica Tomie Ohtake, o artista tem que seguir a intuição. Assim, Roberto Mattar cria suas obras com inspiração na música e esse diálogo do audível com o visível é um algo muito presente em sua obra.


“Eu começo um quadro como se iniciasse uma música, tocando algumas notas...vou fazendo algumas colagens, combinando as formas e as cores, como se estivesse escolhendo os instrumentos e seus timbres, criando planos, contrastes, repetições temáticas e combinações...no que eu chamo de composição visual”.

A Exposição “Transições”, composta de 20 quadros de séries diferentes do artista, acontecerá no Restaurante Marbô Barkery e ficará em cartaz de 12 de novembro à 16 de fevereiro de 2020. Serviço: Exposição “Transições” - Roberto Mattar Restaurante Marbô Barkery Rua Dr. Fraive, 621 / Curitiba-PR Entrada Franca.

***Cardiologista da Quanta participa de evento no Rio de Janeiro***


Crédito da foto: Guto Lavigne.

***O cardiologista da equipe médica da Quanta Diagnóstico por Imagem, Dr. Olimpio França é um dos palestrantes convidados do Golden Bridge - conectando experiências em Cardiologia, que ocorre entre os dias 8 e 10 de novembro, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro (RJ). O evento, promovido pela Servier do Brasil, discutirá síndromes coronarianas crônicas e agudas e insuficiência cardíaca. Dr. Olimpio falará do papel da angiotomografia de artérias coronárias nas síndromes coronarianas crônicas e participará de uma discussão sobre tratamentos.

Sobre a Quanta Diagnóstico por Imagem - Fundada em 2004, a Quanta Diagnóstico por Imagem está localizada na cidade de Curitiba (PR) e oferece exames de ressonância magnética, PET-CT, tomografia 256 canais, angiotomografia, angiotomografia coronária, escore de cálcio, mamografia/tomossíntese, ecografia, radiografia, densitometria óssea, biópsia, cintilografia, radioiodoterapia, tratamentos para câncer de tireoide e dor óssea no câncer, ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico e MAPA.

A clínica mantém o Departamento de Inovação e Pesquisa, o Quanta Inova, que realiza pesquisas e estudos para novos protocolos para tratamentos cardiológicos e de câncer e participa do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da Agência Curitiba de Desenvolvimento SA e Prefeitura Municipal de Curitiba, que apoia iniciativas inovadoras de empresas locais.

Desde 2007, tem um acordo de cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica da ONU e participa também de programa Quanum, que realiza auditorias para aprimorar a qualidade e a segurança dos exames de medicina nuclear em todo o mundo. Mais informações no site www.quantadiagnostico.com.br.

***La Vaca Steakhouse inaugura espaço kids neste sábado***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O La Vaquinha, espaço kids do restaurante La Vaca Steakhouse, em Curitiba, será inaugurado neste sábado, 9 de novembro. A ideia foi criar um espaço adequado para o entretenimento de crianças de 3 a 12 anos, enquanto a família faz suas refeições com mais tranquilidade. O projeto é do arquiteto curitibano Leonardo Cabral. O espaço de 40 metros quadrados tem um andar térreo e um mezanino, que tornam o ambiente mais divertido e interativo. 


O primeiro nível tem escalada, piscina de bolinhas, casinha da fazenda, espaço para desenho, área de fantasias, brinquedoteca e também um miniteatro, onde as crianças podem desenvolver sua criatividade. A recreadora Isabele Siqueira, 21 anos, comanda as atividades do espaço. A escada tem um guarda-corpo que lembra uma cerca, fazendo referência novamente à fazenda, que torna o percurso mais alegre.


No segundo pavimento as crianças podem jogar videogame, assistir a desenhos na TV, desenhar, brincar, com todo conforto e diversão. O mobiliário foi projetado de maneira a conectar os pavimentos em etapas de escalada. Com isso, as crianças fazem o trajeto de um nível para o outro e se divertem ao mesmo tempo. Cabral explica que a intenção do projeto foi manter a conexão entre os pavimentos, tornando o espaço dinâmico, e para isso utilizou-se estratégias que permitiram a permeabilidade visual entre os pavimentos e a sua conexão através de diversas formas. 

O conceito para o projeto partiu do nome do restaurante, onde buscou-se trazer referências aos animais da fazenda e seus elementos. A sensação de conforto também é transmitida nos materiais e revestimentos, mobiliário em madeira, iluminação direcionada e a escolha do piso. projetado de maneira a conectar os pavimentos em etapas de escalada, onde é possível as crianças irem subindo de nível se divertindo. 

Serviço: Inauguração do La Vaquinha no La Vaca Steakhouse Data: 2 de novembro/2019 (sábado), a partir das 12 horas Funcionamento do espaço kids: terça à sexta-feira, das 18h45 às 23 horas; sábado, das 11h45 às 16 horas e das 19 às 23 horas; domingo, das 11h45 às 16 horas. Restaurante La Vaca Steakhouse Endereço: Rua Schiller, 988, Alto da XV, Curitiba, estacionamento com serviço de valet. O valet no almoço de segunda à sexta-feira é cortesia da casa. OBS: Almoço - segunda à sexta-feira das 11:45 às 15:00. Sábado e domingo das 11:45 às 16:30. Jantar de terça-feira à sexta-feira das 18:30 às 23:00 Boutique de carnes: Segunda a sábado das 10:00 às 20:00. Domingo das 10:00 às 16:00 Site: http://lavacasteakhouse.com.br - Tel. para reserva e informações: 41 99630-4787. 

***La Cecília Cantina & Café inova com sorvete de mostrada num prato inspirado na Itália***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Conhecido por sua ousadia na cozinha, o Chef Matheus Batalha, um dos sócios do La Cecília Cantina & Café, restaurante especializado em comida mediterrânea, lança o prato especial do mês de novembro com uma inovação: sorvete artesanal de mostarda dijon. O prato Carne Cruda alla Piemontese é uma receita da Região de Piemonte e Vale d`Aosta, na Itália.

A releitura ganha sorvete de mostarda dijon, fabricado especialmente para compor o prato. “Trata-se de um corte selecionado de mignon cru, picado na faca, temperado com azeite de trufa e finalizado com sorvete de mostarda Dijon. Somos a única casa em Curitiba a oferecer essa combinação ousada e saborosa”, declara Batalha.


Proposta diferenciada - O La Cecília tem ganhado espaço na gastronomia curitibana por oferecer opções diferenciadas todos os meses. “Nossos clientes criam expectativa e, antes mesmo de o mês terminar, nos questionam sobre a novidade do próximo mês. Isso é interessante, motivador e desafiador, pois estamos buscando sempre surpreendê-los”, diz o Chef. A proposta do espaço é apresentar, aos mais exigentes frequentadores, um prato novo a cada mês e que ficará em cartaz somente naqueles 30 dias. O Carne Cruda alla Piemontese custa R$ 48,00 e já está disponível aos amantes da culinária mediterrânea.

Novembro azul e bons drinks - Para promover a conscientização em relação ao novembro azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, o La Cecília Cantina & Café criou dois drinks que marcarão a data: Marguerita Blue e o exclusivo Lagoa Azul. “É muito importante conscientizar a população masculina e lembrá-los que o mês de novembro reforça essa preocupação. Nossos drinks foram criados para destacar a data, oferecendo uma bebida saborosa, requintada e uma maneira diferente de nos envolvermos nessa causa”, conclui Batalha.

O La Cecília Cantina & Café fica na Avenida Senador Souza Naves, 61 – Alto da XV – Curitiba-PR. A casa funciona de terça a sexta-feira, das 11h às 23h – almoço de terça a domingo, das 11h30 às 14h30, jantar, de terça a sábado, 19h às 23h; café, de terça a sábado, das 9h às 18h. Informações no site http://lacecilia.com.br ou pelo telefone (41) 3071-0369.

***Festa da firma em restaurante rural é a melhor opção para o fim de ano***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Os eventos corporativos de fim de ano promovem a integração entre colaboradores e estimulam a produtividade. Para fugir do lugar comum, o Jackson Assados proporciona um ambiente diferenciado, tendo a belíssima paisagem rural de Quatro Barras como principal atrativo. Cercado pela Mata Atlântica, com vista para o exuberante Morro do Anhangava, o Jackson Assados é o lugar ideal para as confraternizações empresariais de fim de ano.


Além do ambiente descontraído e familiar, o restaurante rural é famoso por servir cortes nobres, assados na grelha com lenha de eucalipto e bracatinga, o que confere à carne um sabor único e especial. De qualidade indiscutível, uma das estrelas da casa é a orelha de elefante, uma alcatra “tamanho GG” pra ninguém botar defeito. 

Quem também se destaca na churrasqueira do Jackson Silva é o tradicional filé de igreja, a picanha, a lingüiça e a costelinha suína. Todos os pratos acompanham salada de tomate com cebolas, arroz, maionese e a crocante polenta frita. Também há opções vegetarianas no cardápio. O delicioso pudim de leite condensado da dona Vanderlí completa com sucesso a comilança. Além do ambiente interno, que acomoda em torno de 120 pessoas, o espaço externo possui mesas coletivas para 25 pessoas.

O ar puro e o ambiente rural irão proporcionar momentos agradáveis e inesquecíveis aos colaboradores das empresas. Com uma equipe experiente e atendimento primoroso, o Jackson Assados também possui estrutura para festas de casamentos, aniversários, noivados, batizados, bodas e demais comemorações. Natal e Ano Novo - No período do Natal (24/12 e 25/12) e Ano Novo (31/12 e 1º), o Jackson Assados irá atender normalmente no horário das 11h30 às 17h.

Serviço: Jackson Assados Rua do Contorno 877, Jardim Das Acácias Quatro Barras – PR Horário de Funcionamento: Terça a sexta 11h30 às 14h30 - 17h30 às 23h - No sábado 11h30 às 23h Domingo 11h30 às 18h. Reservas (somente para eventos acima de 50 pessoas) Celular/Whatsapp: (41) 99963-9236 - Aceita cartão de crédito e débito Como chegar no Jackson Assados: Saindo de Curitiba pela BR 116, entrar em Quatro Barras pelo trevo, (entrada Principal), até a segunda rotatória, virar à direita e percorrer mais 2,4 km, até chegar a uma placa do Instituto Chico Mendes, onde você irá virar à esquerda na Rua do Contorno. 800 metros adiante se localiza o Restaurante Jackson Assados.

***Restaurante O Jardineiro realiza feijoada com pocket show de Reinaldinho no próximo dia 9***


Crédito da foto: Divulgação.

***Reduto da brasilidade, o restaurante O Jardineiro promove no dia 9 de novembro uma tarde de muito samba com a presença do músico Reinaldinho. Localizada no bairro Mercês, a casa realiza aos sábados sua tradicional feijoada completa com samba ao vivo. E nesta data, o músico estará em Curitiba para uma tarde de autógrafos seguida de pocket show no restaurante, ao lado da banda residente Bloco Santa Clara. No repertório, sucessos de seus mais de 30 anos de carreira, incluindo músicas de sua trajetória nos vocais do Terra Samba.

O almoço começa a partir das 12h, com feijoada servida em sistema de buffet, nas tradicionais caçarolas de barro. A casa conta ainda com ampla variedade de saladas, além dos acompanhamentos que não podem faltar a uma feijoada brasileira, como couve, torresmo, caldinho de feijão, vinagrete e banana à milanesa. A partir das 12h30, a Banda Bloco Santa Clara assume a roda, com muito samba e pagode até às 16h. Após um breve intervalo, às 16h30, os músicos retornam aos palcos para acompanhar Reinaldinho em seu pocket show.

O vocalista fará uma apresentação de 1 hora, destinada aos fãs de samba e axé. Com mais de 200 m2, o salão interno do restaurante comporta até 250 pessoas. Os ingressos são limitados e já estão à venda no Eventbrite ao preço de R$ 60,00. O valor contempla feijoada à vontade e acesso ao show. Vale lembrar que a casa conta também com amplo deck acolhedor para os dias de sol, além de vasta carta de cervejas e vinhos e mais de vinte opções de drinks.

Serviço: Data: 9 de novembro Abertura da casa para almoço: 12h Horário do Show Bloco Santa Clara com Reinaldinho: 16h30 Feijoada + shows de samba: R$ 60,00 Informações e ingressos: https://www.eventbrite.com.br/e/feijoada-com-reinaldinho-ex-terrasamba-o-jardineiro-tickets-77859242089.

***Trupe Ave Lola estreia no Guairinha para celebrar uma década***


Crédito da foto: Elenize Dezgeniski.

***“Manaós - uma saga de luz e sombra OU A Pequena Abelha e a Árvore Alta”. Este é o espetáculo escolhido pela Trupe Ave Lola para sua estreia em um dos palcos tradicionais do Brasil, o Guairinha, em Curitiba. A curta temporada de quatro dias marca também o início das festividades de 10 anos e o anúncio da programação 2020, que já conta com viagens, nacionais e internacionais, além da estreia de novo trabalho. Para este projeto, a companhia recebe o apoio do Sesi Cultura Paraná que incentiva a democratização da arte em todo o estado.

“Manaós”, que tem trilha sonora ao vivo executada pelos músicos Breno Monte Serrat e Arthur de Lima Jaime, sob direção do músico francês Jean Jacques Lemêtre, artista do Theatre Du Soleil, conta uma história do Brasil pouco conhecida dos brasileiros, ambientada na época áurea do ciclo da borracha, na Manaus de 1911. A temporada será de 28 de novembro a 1.º de dezembro. Os ingressos estão à venda e ir acompanhado é mais barato. Quem comprar dois ingressos diretamente na bilheteria do Teatro Guaíra vai pagar R$ 25,00 cada.

Neste combo, o ingresso sai mais barato do que a meia-entrada. O preço individual válido para as compras pela internet é de R$60,00 (inteira) e R$30 (meia entrada). Uma das intenções diretas da companhia com esta temporada ‘fora de casa’, já que tem uma sede própria para suas apresentações, é levantar fundos para ampliar a temporada europeia que fará em 2020. A Dinamarca receberá a trupe em setembro do próximo ano e a ideia é aproveitar e dar uma esticada até outros países europeus. As mulheres que estão à frente da Ave Lola pensam, também, nos reflexos importantes que o passo pode proporcionar a todos que constroem as artes cênicas em Curitiba e no Paraná. “É um internacionalizar para todos.

Queremos ampliar relações com outros países, abrir portas para parcerias, apoios, financiamentos, algo que será benéfico para todos”, pontua Ana Rosa Tezza, diretora fundadora da companhia. “A intenção é colocar Curitiba no mapa das companhias internacionais e fomentar essas relações e parcerias”, completa. Outro objetivo da trupe ao se apresentar no Guairinha é ampliar seu público e apresentar suas linhas de pesquisa e trabalho em novos cenários, chegando a pessoas que não tiveram ainda, por alguma razão, a chance de saber da existência da companhia.

“Somos mais habituados a ir a lugares onde o teatro não chega, a levar pessoas não acostumadas ao teatro. Mas, queremos também que os curitibanos que gostam, que são acostumados a consumir teatro, arte e cultura nos espaços mais tradicionais conheçam o trabalho que estamos desenvolvendo. Queremos que o público saiba que ele é importante”, explica Ana Rosa que, além de ter recebido inúmeros prêmios na área do teatro, é figura importante da cidade de Curitiba pelo significante trabalho empreendedor na área da Cultura. Como reconhecimento, Ana foi eleita a Mulher do Ano pelo Prêmio Personalidades TOPVIEW 2018 - Grupo RIC.

Ave Lola - Em sua sede, localizada no centro de Curitiba, a Ave Lola possui uma sala de teatro onde realiza temporadas de suas produções teatrais, exposições, oficinas e recebe companhias do Brasil e do mundo que dialogam com sua linguagem. Ao longo desta primeira década, a Trupe se tornou rapidamente conhecida e reconhecida pela qualidade dos trabalhos e ações de inclusão desenvolvidos. Nos últimos nove anos foram montados quatro espetáculos - O Malefício da Mariposa (2012), Tchekhov (2013), Nuon (2016) e A pequena abelha e a árvore alta (2019), que chegaram a aproximadamente 45 mil pessoas em apresentações nacionais e internacionais e tiveram o reconhecimento da crítica especializada.

Todas as peças foram premiadas em diversas categorias do Prêmio Gralha Azul, a maior premiação teatral do Paraná. Além disso, a Ave Lola realizou os projetos: “Ave Lola Rumo ao Rio Negro” vencedor do prêmio Myriam Muniz da Funarte, e o “Brasil Fronteiras do Norte” patrocinado pela Petrobras, ambos executados em 2015. Por meio destes projetos, a trupe conseguiu levar o teatro para as comunidades ribeirinhas da região norte do país, percorrendo em apenas três meses aproximadamente 7.000 km entre sete cidades, abrangendo mais de 20 comunidades ribeirinhas.

Sinopse - O espetáculo teatral Manaós - uma saga de luz e sombra ou A Pequena Abelha e a Árvore Alta dá continuidade à pesquisa poética da Trupe Ave Lola, levando à cena um universo fantástico. A obra teve como disparadores o conto “Pequena-abelha, a irmã de Árvore-alta”, da escritora acreana Jamilssa Melo, e a obra do renomado cineasta Hayao Miyazaki. A história acontece na época áurea do ciclo da borracha, em Manaus de 1911. Três mulheres de povos distintos, trazidas pelo destino, encontram-se e são desafiadas a enfrentar os medos e as ameaças de uma dura realidade.

Serviço: Manaós - uma saga de luz e sombra OU A Pequena Abelha e a Árvore Alta Datas e horários: 28, 29, 30 de novembro de 2019 às 20h30 | 01 de dezembro de 2019 às 19h Local: Teatro Guairinha | Rua XV de Novembro, 971 Ingressos: R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia-entrada) Classificação Indicativa: 12 anos Ingressos à venda no site http://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-a-pequena-abelha-e-a-arvore-alta.aspx e na bilheteria do Teatro Guaíra, de segunda a sábado, das 9h às 21h, e domingos das 9h às 18h. Informações: 3304-7953. Promoção + Teatro: Compre 2 ingressos pelo valor de R$ 25,00 cada. Neste combo, o ingresso sai mais barato do que a meia-entrada. É mais barato se você vier acompanhado! Válido somente para compras realizadas na bilheteria do Teatro Guaíra. Site: www.avelola.net.br.

***Marcio Juliano lança, Outro Samba***


Crédito da foto: Leandro Taques.

***Outro Samba é o novo disco do cantor, ator e diretor Marcio Juliano. O show de lançamento será no Ave Lola Espaço de Criação (Rua Marechal Deodoro, 1227 - Centro / próximo à Reitoria). Na sexta e no sábado (15 e 16), às 16h e no domingo (17), às 18h. Outro Samba é o segundo disco de Marcio Juliano e fecha uma trilogia de trabalhos do artista focados no repertório da Época de Ouro, período representado por uma geração de grandes compositores brasileiros entre 1929 e 1945. Um desdobramento da pesquisa realizada pelo cantor no show “No Samba” (2016) e “Noël” (2006), em homenagem ao compositor Noel Rosa, que além de show, também teve registro em disco, o primeiro de Marcio. O samba e suas múltiplas possibilidades foi o que guiou a escolha das 18 composições distribuídas em 11 faixas que compõem o disco.

Outro Samba conta com a participação de muitos artistas da cidade e alguns de fora e ilustres como a cantora Mônica Salmaso, considerada uma das mais importantes do Brasil, em Provei (Noel Rosa e Vadico), e o lendário trombonista Raul de Souza, que gravou Na Aldeia (Silvio Caldas, Caruzinho e De Chocolat). “Nesta oportunidade de registro convidei músicos que admiro e com quem gosto de trabalhar, tive muita sorte”, declara Marcio. Estão presentes também no álbum: Mano a Mano Trio (Com que Roupa? – Noel Rosa), a cantora Uyara Torrente da Banda Mais Bonita da Cidade (Judiaria - Lupicínio Rodrigues), o quinteto de percussão La Percutório (Pedreiro Waldemar - Wilson Baptista e Roberto Martins), o baixista Glauco Sölter (Eu Quero Um Samba - Janet de Almeida e Haroldo Barbosa).

Ao lado de Marcio Juliano, no disco e no show, músicos virtuosos, antigos companheiros de outros trabalhos: Sérgio Albach (clarone), que assina a direção musical, Daniel Migliavacca (bandolim e violão tenor), Lucas Melo (violão 7 cordas) e Luis Rolim (bateria e percussão). Albach e Migliavacca também são arranjadores de algumas composições: Provei, Com que Roupa?, Pedreiro Waldemar traz arranjos de Sérgio e Eu Quero Um Samba, Benguelê (Pixinguinha e Gastão Vianna), Na Aldeia, O Mar (Dorival Caymmi) de Daniel. Os arranjos de Boneca de Piche (Ary Barroso e Luiz Iglésias) e Nega do Cabelo Duro (Rubens Soares e David Nasser) são do músico Gabriel Schwartz e Judiaria de Gilson Fukushima. Marcio Juliano fez o arranjo de Madrugada e Amor (José Messias) e do pot-pourri Louco, em parceria com Albach.

“Gosto muito do que estes autores da Época de Ouro inauguraram no Brasil, seja na poética, na linguagem musical, na estética, na identidade e na autenticidade que deram à música brasileira. Embora a maioria vivesse na cidade do Rio de Janeiro, eles não eram exclusivamente cariocas, vinham de várias regiões do país e revelavam um retrato diverso da nossa cultura. As composições retratam um país que me interessa discutir, refletir e que, ainda hoje, abordam questões relevantes, como no caso da música O Pedreiro Waldemar que constrói um edifício e depois não pode entrar. Bem oportuna também é a reflexão de Noel Rosa na mordaz e bem-humorada composição Com que Roupa?”, conta Marcio.

Nega do Cabelo e Boneco, releitura que mescla Nega do Cabelo Duro e Boneca de Pixe foi gravada com a Orquestra à Base de Sopro de Curitiba e conta com a participação de um trio vocal feminino composto por Érica Silva (Banda Mulamba), Iria Braga e Milena Tupy. No DVD com os clipes de cada faixa, que será lançado em 2020, a atriz Cássia Damasceno (Companhia Brasileira de Teatro) faz uma participação especial nesta faixa. O show com caráter cênico conta com interações e intervenções por meio de projeções mapeadas, com áudios sincronizados. “A ideia é revisitar uma estética muito explorada por esta geração de compositores, a do cinema”, revela Marcio que também dirige o show. A assistência de direção e iluminação é de Nadja Naira (Companhia Brasileira de Teatro).

Além do CD o álbum estará disponível em várias plataformas virtuais, inclusive no novo site do artista inaugurado para o lançamento do trabalho. “Estar envolvido nesse trabalho é uma alegria imensa; além dos músicos fantásticos que participam, realizar mais um trabalho ao lado do Marcio Juliano é sempre um prazer. Depois de muitas parcerias, trazemos agora um repertório da época de ouro do Samba com nossa leitura, que já começa a ganhar uma assinatura própria, com ousadia, contemporaneidade, pesquisa, bom humor e lirismo”, declara Sérgio Albach.

O projeto viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura também oferece uma Oficina de Prática de Samba para instrumentistas focada no repertório do Mestre Pixinguinha. Será ministrada por Luís Rolim e Daniel Migliavacca, em novembro, dias 07, 08, 11, 12, 13 e 14, no Conservatório de MPB de Curitiba. A oficina será gratuita, mas as vagas serão limitadas. Inscrições pelo site: www.marciojuliano.com.br e pelo e-mail: marciojulianocontato@gmail.com Informações: 41 99902 5147. Este projeto é uma realização da Cia Ilimitada e foi incentivado pela Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Serviço: Show de lançamento do CD Outro Samba de Marcio Juliano Data e horário: 15 e 16/11 (sexta e sábado), às 16h - 17/11 (domingo), às 18h Local: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Marechal Deodoro, 1227 – Centro) Ingresso: gratuito (distribuição de senhas 1 hora antes) Classificação: Livre - Duração: 50 minutos Realização: Cia Ilimitada.

***Ciclo de palestras da BPW Curitiba no Pátio Batel***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Birgit Keller Marsili, Carol Faraco e Alison Mazza Lubascher.

***A diretora executiva da WSI Pro Digital e associada da BPW Curitiba, Carol Faraco proferiu palestra para empresárias e executivas no shopping Pátio Batel no dia 6 de novembro. O evento faz parte do Ciclo de Palestras promovido pela BPW Curitiba, presidida pela empresária Birgit Keller Marsili. Carol falou sobre como usar o Google Meu Negócio para fortalecer a presença digital da empresa na internet.

***Escola de Criatividade lança “O grande livro da criatividade”***


Crédito da foto: Divulgação.

***Na próxima terça-feira, 12 de novembro de 2019, acontece o lançamento d’O grande livro da criatividade - 10 hábitos para despertar seu potencial criativo. Escrito por Jean Segil, Julie Fank e Lívia Kohiyama, o livro começou a ser idealizado há 5 anos, partindo da ideia de compartilhar histórias, experiências e conhecimentos adquiridos na Escola de Criatividade, espaço que desenvolve projetos e ajuda na geração de ideias para negócios, educação e desenvolvimento pessoal. 

Os autores avisam: “Será um lançamento nada normal”. Mas, mais do que isso, O grande livro da criatividade procura disseminar a metodologia dos 10 Hábitos Criativos, que foram imaginados já para a construção de um livro. “O livro nada mais é do que um extrato da maneira como trabalhamos com a criatividade - nosso mantra. Longe de um livro tradicional, queríamos algo que fosse literalmente criativo, um formato que transmite verdadeiramente a ideia e a cara da Escola de Criatividade - envolvendo o funcionamento de todas as páginas e mercado editorial”, comenta Lívia Kohiyama.

O objetivo dos autores ao idealizar o livro era uma obra de comunicação simples, ao mesmo tempo que tratasse com profundidade os conceitos, hábitos e exercícios, e que o leitor se identificasse. De acordo com Jean Sigel, “queríamos sair de um formato engessado e raso. Assim, usamos a nossa prática, abordando acertos e erros, mudanças e tudo o que passamos e assistimos na prática sobre inovação”. “Queremos que os leitores sintam-se participando de toda essa história, lendo e manuseando o livro na ordem que preferirem, ressaltando sempre, que não há guia e nem fórmula, mas que a criatividade é para todos”, completa.

O lançamento será na terça-feira (12), das 19h às 22h, no Carmina Bistrô – Rua Conselheiro Carrão, nº 336, Juvevê. Sobre os autores: Julie Fank é escritora, mestre em Literatura Comparada, doutora em Escrita Criativa e fundadora da Escola Escola de Escrita. Lívia Kohiyama é administradora e especialista em diferentes áreas por curiosidade, responsável por tudo que acontece na Escola de Criatividade. Jean Sigel é co-fundador da Escola de Criatividade, certificado pela Universidade de Starford/DSchool em Inovação.

Serviço: Lançamento d’O grande livro da criatividade Data: 12 de novembro de 2019 Local: Rua Conselheiro Carrão, nº 336, Juvevê – Carmina Bistrô Horário: 19h às 22h - Entrada franca.

***AfroCriativos é o tema do Mês da Consciência Negra 2019***


Crédito da foto: Kraw Penas.

***Novembro é o Mês da Consciência Negra. Momento de refletir e de fomentar o debate sobre as questões raciais que afetam diretamente a comunidade negra. Das marcas de um passado nada distante e ainda muito presente, com segregação, racismo e invisibilidade, ao empoderamento gerado pela conquista de direitos, ocupação de espaços, aceitação e exaltação da ancestralidade como fonte de inspiração.

Em 2019, o tema escolhido como estandarte é AfroCriativos e a programação contará com mostra de filmes, exposições, palestras, oficinas, mesas-redondas, visitas mediadas e ainda com as feiras AfroCriativos, que serão realizadas simultaneamente em 10 municípios paranaenses entre 22 e 24 de novembro. Para o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR), Saul Dorval da Silva, o Mês da Consciência Negra é o reflexo de uma luta dos ancestrais e do movimento negro, antigos e atuais, pela igualdade de direitos. “Essa é a importância do Mês da Consciência Negra, esse resgate histórico. Conscientizar a população do que foram os 350 anos de escravidão.

Conscientizar que todos nós somos seres humanos e erradicar definitivamente o racismo e o preconceito. Por isso as políticas públicas são tão importantes para a comunidade negra e o Mês da Consciência Negra é fundamental para gerar essa reflexão”. Realização da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC) ao lado da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), em parceira com a Superintendência-Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS) e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR), o evento ocorre em espaços culturais do Governo do Estado em Curitiba e também em várias cidades do Paraná.

Feira AfroCriativos: A comunidade criativa se reúne de 22 a 24 de novembro para compartilhar seus produtos e fortalecer seus negócios nas cidades de Apucarana, Cambé, Campo Largo, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Pontal do Paraná e Sarandi. “A partir da ideia de potencializar e dar visibilidade aos afroempreendedores, foi criada a Feira AfroCriativos. E antes das feiras acontecerem será realizada uma série de palestras e oficinas para que esses afroempreendedores cheguem mais preparados com seus produtos e com sua visão de marca e de negócio, entendendo que a economia criativa pode ajudar a gerar mais impacto em suas marcas e em seus produtos”, explica a Coordenadora de Ação Cultural e Economia Criativa da SECC, Mariana Bernal.

Programação: A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) abre a programação do Mês da Consciência Negra em Curitiba no dia 7 de novembro com a exposição “Nossa luta: a perseguição aos negros durante o Holocausto”, que pode ser visitada até 29 de novembro de segunda a sexta, das 8h30 às 20h; sábado, das 8h30 às 13h. No Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) ocorre a Mostra Cordilheira nos dias 13, 20 e 27 de novembro. A cada sessão, a exibição de um filme é seguida de bate-papo sobre a produção de realizadoras e realizadores negros ao longo da história do cinema. O evento foi realizado em parceria com a equipe da Mostra de Cinema Negro Brasileiro em Curitiba.

De 15 a 17 de novembro, a “Festa Literária Cotidiano Leitor” da SECC leva apresentações culturais e oficinas literárias gratuitamente para o público no Museu Oscar Niemeyer. No dia 15, a atriz, jornalista, cantora e poeta Elisa Lucinda aborda o tema “Escritas femininas”. Já dia 17, a mesa “Literatura Afro-brasileira e Indígena” traz como convidados Cidinha da Silva e Daniel Munduruku para conversar sobre o tema. Cidinha possui forte engajamento com a causa negra e com questões ligadas às relações de gênero. Daniel é filho do povo indígena Munduruku e como educador social e ativista ministra palestras e seminários destacando o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove três oficinas livres que abordam aspectos artísticos da cultura negra. No dia 20 de novembro, das 11h às 14h30, a equipe do Educativo ministra a oficina “As cores que formam o mundo” com a técnica de pintura em acrílico; em seguida, a artista têxtil Claudia Lara conduz a oficina “Estandarte para a lua” com técnica mista sobre tecido, às 15h. No mesmo dia, às 16h30, tem visita mediada pela exposição “África, mãe de todos nós”.

No dia 24, o Educativo do MON promove outra oficina, dessa vez de “Máscaras Africanas” com modelagem em argila, das 11h às 17h. Outra atividade programada para 20 de novembro, às 19h, é a apresentação musical “Ecoam nossos tambores”, com Daniel Monteles, no Museu Paranaense. Já no dia 26, os pesquisadores Cristiano de Jesus e Lairisse Daniele de Araújo Costa participam da mesa-redonda “Arqueologia dos grupos invisibilizados: potenciais e desafios”, também às 19h.

Serviço: Mês da Consciência Negra | AfroCriativos Novembro de 2019 Programação completa: www.cultura.pr.gov.br. Imagem: A curitibana, trancista, assistente social e criadora da Deby Tranças, Débora Pereira. Projeto gráfico: Área de Design SECC.

***Novembro Azul alerta sobre saúde do homem***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, com cerca de 68 mil novos casos e 13 mil mortes por ano, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). As estatísticas apontam que o câncer de próstata mata um homem a cada 15 minutos. O preconceito dos homens relacionado aos exames preventivos ainda é uma barreira para o diagnóstico precoce de problemas da próstata, explica o médico urologista Dr. Osni Silvestri, do Hospital VITA, em Curitiba.

Dados do Ministério da Saúde indicam que mais de um terço dos homens não cuidam da própria saúde. Além disso, pesquisa recente revelou que 59% dos homens não costumam manter consultas periódicas. Segundo Dr. Osni, é preciso mudar o comportamento dos homens em torno do hábito de consultar um médico e realizar exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.


“Procurar um médico somente quando se está com algum sintoma, pode levar, muitas vezes, a um diagnóstico tardio, além de dificultar o tratamento”, alerta o urologista. O especialista explica que se identificado na fase inicial, isto é, quando não são apresentados sintomas claros, o tratamento do câncer de próstata é mais simples e com grande probabilidade de cura. Alguns desses tumores podem crescer rapidamente, espalhar-se para outros órgãos e levar à morte. "A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais", ressalta o médico.

Dr. Osni explica que a doença também é considerada um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% das ocorrências no mundo aparecem a partir dos 65 anos. Porém, o médico alerta que é recomendado que se inicie a realização anual de exame aos 50 anos e, se o homem tiver histórico de câncer de próstata na família, o acompanhamento deve iniciar a partir dos 45 anos. Um homem cujo pai ou tio tiveram câncer de próstata tem o dobro de risco de desenvolver a doença. Esse risco torna-se maior ainda para os homens que têm um irmão com o problema. Se o paciente tiver menos de 65 anos e um parente com a neoplasia, a probabilidade aumenta de 6 a 11 vezes.

Doenças do homem - Além do câncer de próstata, Dr. Osni esclarece que as doenças que acometem a população masculina com mais frequência são a hiperplasia prostática (aumento da próstata), a litíase urinária (pedras nos rins) e a impotência sexual.

Diagnóstico - Para detectar essas alterações, são recomendados alguns exames: PSA (antígeno prostático específico), função renal, glicemia, exame de urina e dosagens hormonais, os quais devem ser feitos uma vez por ano. A proteção contra essas anomalias passa por hábitos de vida saudáveis como alimentação equilibrada, não fumar e praticar atividades físicas. “Estas atitudes contribuem para a melhoria da saúde e prevenção de doenças”, complementa Dr. Osni. Novembro Azul: é uma das campanhas de conscientização de saúde mais importantes do mundo, nasceu no Brasil.

Em 2011, inspirada pelo movimento australiano Movember (Moustache/November, em livre tradução Bigode/Novembro) e pela campanha internacional Outubro Rosa, para o câncer de mama, a fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, decidiu lançar o Novembro Azul. Em pouco tempo, a campanha ganhou projeção e se transformou em uma ação de domínio público e tornou-se uma grande mobilização que engaja milhões de pessoas em torno da prevenção de doenças e saúde masculina, em especial o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

***Vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro |Carambola: empregabilidade, tecnologia e inclusão***


Crédito da foto: Divulgação.

***“A Carambola nasceu do meu fígado”, conta Gustavo Glasser, homem trans, que cresceu no bairro classe média baixa do Grajaú, em São Paulo. Passando por dificuldades no início da trajetória profissional, ele descobriu, por meio de um amigo, que o salário de programadores era muito melhor do que o que recebia em subempregos. De forma pragmática, decidiu estudar programação, mesmo enfrentando inúmeras dificuldades financeiras para concluir os estudos e se dedicar à nova profissão. Sem apoio da família após assumir sua orientação sexual, ele foi à luta sozinho para se sustentar e manter os estudos.

Com o tempo, tornou-se programador em grandes empresas, fundou o próprio negócio e vivenciou o propósito de compartilhar o conhecimento com outros jovens e adultos. Dessa forma, surgiu a Carambola, negócio de impacto social que capacita profissionais, aproximando dois públicos-alvo: grandes empresas que têm gargalos de profissionais para atingir a evolução tecnológica e minorias que têm pouca representatividade no mercado nacional de TI.

Para treinar jovens profissionais, a Carambola conta com trilhas de projetos de programação alocadas em uma plataforma adaptativa de ensino. Os estudantes são divididos pelos hard skills e soft skills, agrupados em trios para uma capacitação de seis meses. A empresa contratante tem, ao final do processo de treinamento, uma equipe com nível técnico alinhada às demandas internas; profissionais preparados que integram o time de funcionários da companhia.

No processo de seleção, os conhecimentos básicos sobre tecnologia contam, mas o determinante para a inclusão no treinamento é a história de vida do futuro aluno. Sem dúvida, um recrutamento sob um olhar diferente. Nas diferentes iniciativas, 180 pessoas foram capacitadas – todas pertencentes a alguma minoria –; 80 projetos foram desenvolvidos com empresas parcerias; R$ 3,5 milhões de receita acumulada; 32 empresas se tornaram clientes nos últimos três anos; e R$ 2 milhões foram captados em 2019, mirando uma expansão nos Estados Unidos.

A geração de renda, por parte dos alunos, desde o início da capacitação é um dos pontos altos do impacto social que tem sido gerado pela Carambola. Os alunos de baixa renda são contratados pelo negócio de impacto como desenvolvedores, ou seja, recebem um apoio financeiro para estudar. Após a capacitação, amplia-se expressivamente o potencial de retorno financeiro e de crescimento de carreira. O empreendedor social é o vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2019.

Sobre o Prêmio Empreendedor Social | Pioneiro e comprometido em identificar inovações sociais e ambientais brasileiras, o concurso que envolve as categorias Prêmio Empreendedor Social e PrêmioEmpreendedor Social de Futuro já reconheceu 112 gestores – entre finalistas e vencedores –, conferindo chancela e visibilidade internacional para líderes de iniciativas de impacto social que estão mudando a forma de fazer negócios no Brasil.

A premiação é o passaporte para entrar na Rede Schwab e participar de encontros do Fórum Econômico Mundial; os ganhadores e finalistas têm acesso, também, a premiações que totalizam R$ 400 mil em mentorias, capacitações e cursos de qualificação em instituições renomadas, como Insper e Fundação Dom Cabral.

O maior concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina e um dos mais relevantes do mundo, contou com sete finalistas na edição 2019. Na categoria principal, Alcione Albanesi (Amigos do Bem), Guilherme Brammer Junior (Boomera) e Thomaz Srougi (Dr. Consulta); na categoria Empreendedor Social de Futuro, os finalistas foram Diogo Tolezano (Pluvi.On) e Gustavo Glasser (Carambola); no Troféu Grão, dedicado a causas, a final foi disputada por Adriana Barbosa (Preta Hub) e Laís Higashi (Litro de Luz).

Sobre a premiação | Criado em 2005 pela Folha de S.Paulo e Fundação Schwab, o Prêmio Empreendedor Social é destinado a gestores de iniciativas com mais de três anos de atuação em setores como saúde, educação, tecnologia assistiva e meio ambiente, entre outros. As iniciativas de negócios de impacto social e startups com foco socioambiental – que estão em fase inicial (de um a três anos) – podem se inscrever para o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, destinado a empreendedores com até 35 anos.

Além da projeção nacional e internacionalmente dos líderes selecionados, a Folha de S.Paulo e a Fundação Schwab – correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos e idealizadora da premiação no mundo – oferecem um alto nível de qualificação e networking, viabilizando aos premiados a conquista de maiores e melhores indicadores em sustentabilidade, impacto social direto e indireto, influência em políticas públicas e escalabilidade para seus projetos.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Coca-Cola, IEL, uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Fundação Banco do Brasil e Cervejaria Ambev. Conta com apoio do Instituto Porto Seguro. British Council, Faap, Fundação Dom Cabral; Insper e UOL são parceiros estratégicos.

***Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo participa do Festival A Vida no Centro nos dias 9 e 10 de novembro de 2019***


Crédito da foto: Mislene Martins.

***O CCBB São Paulo participa da programação do 1º Festival A Vida no Centro, nos dias 9 e 10 de novembro. O propósito do festival é ocupar o Centro Histórico de São Paulo com arte, cultura e experiências, estimulando assim uma nova relação das pessoas com a região onde a cidade nasceu. Todas as atrações são gratuitas – e a maior parte ao ar livre. As apresentações musicais estão concentradas na Praça Antônio Prado – em palcos no coreto e no meio da praça – com exceção do show da cantora Mariana Aydar, que acontece no palco que será montado na Rua 15 de Novembro. O público também terá a oportunidade de conhecer prédios históricos e a própria história da cidade em caminhadas guiadas que serão realizadas no entorno. A programação também inclui debates sobre cidades, no sábado, no CCBB e uma arena infantil.

CCBB no Festival: Diálogos A Vida no Centro – Edição Especial O CCBB São Paulo sedia debates sobre o novo momento do Centro de São Paulo com representantes do poder público, empreendedores e criadores de projetos de impacto social. Com o objetivo de debater o presente e o futuro do Centro de São Paulo, o evento abre o festival, no dia 9 de novembro, às 10h30. O Diálogos terá painéis sobre negócios de impacto social, gastronomia e o poder da diversidade no Centro e palestras de Orlando Faria, Secretário Municipal de Turismo de São Paulo, e Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Entre os participantes dos painéis estão a chef Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça, Renato Meirelles, presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva, Ricardo Podval, CEO do CIVI-CO, vereador Police Neto, Carolina Lafemina, Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e Alexandre Mutran, gerente de comunicação regional da Rede Globo. A entrada é gratuita. É necessário retirar o convite meia hora antes de cada debate na recepção do CCBB. Programação Debates: https://avidanocentro.com.br/festival-a-vida-no-centro/dialogos-a-vida-no-centro-ccbb.

Programa Educativo: O Programa CCBB Educativo - Arte e Educação também terá uma programação especial neste fim de semana Derivas da Memória Sábado, dia 9 e domingo, dia 10 Das 12h às 16h Ponto de partida: CCBB - Rua Álvares Penteado, 112 e Praça Antônio Prado A partir de narrativas de diferentes culturas presentes no Centro Histórico de São Paulo o Programa CCBB Educativo propõe uma deriva por alguns monumentos da região central paulistana que contam e representam narrativas fictícias e reais da colonização da cidade. No trajeto sugerido, os educadores estarão presentes em duas paradas: na Praça Antônio Prado e no CCBB. O público será instigado a transitar por esses espaços, observar, dialogar e registrar por meio de fotos e vídeos com duração de até 1 minuto, indícios de diversos processos de ocupação presentes na atualidade.

Visitas guiadas ao CCBB: Sábado, dia 9 e domingo, dia 10 Às 12h e 17h - Com Libras Rua Álvares Penteado, 112 Visita guiada pelo interior do edifício, um dos mais bonitos da região e totalmente preservado. Junto com a história do prédio, conta-se a história de São Paulo, a importância do ciclo do café e o início da industrialização. Haverá intérprete de Libras.

Gastronomia - Quem for ao Centro Histórico neste fim de semana também terá à disposição uma feira gastronômica na Rua João Brícola, com comida e bebida, até o fim da festa, na madrugada de sábado para domingo. Quem preferir um almoço completo também tem opções na região, como o restaurante do CCBB SP, aberto nos dois dias entre 12h e 15h, enquanto o café Flashback no térreo, fica aberto até 20h30.

Quem faz o Festival - O festival é uma iniciativa dos empreendedores Denize Bacoccina e Clayton Melo , criadores da A Vida no Centro - plataforma de informação e inteligência especializada no Centro de São Paulo – e Gê Rocha, da CoPlayers, de projetos de comunicação, e conta com o patrocínio do Grupo Bio Ritmo e apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, além de Globo e Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. O evento ainda tem como parceiros Preshow, JC Decaux, Tempero Cultural, CIVI-CO e Margem Cultural.

CCBB São paulo - Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo Rua Álvares Penteado, 112 – Centro - São Paulo - SP Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô Informações: (11) 3113-3651/3652 E-mail: ccbbsp@bb.com.br Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças Site e redes sociais: bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp. Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja Clientes do Banco do Brasil têm 10% de desconto com Cartão Ourocard na cafeteria, restaurante e loja Estacionamento conveniado: Edíficio Zarvos – Rua da Consolação, 228. Valor: R$ 14 pelo período de 6 horas. Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário