sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Coluna do dia 12/01/18

***Caixa Cultural traz à Curitiba a peça Os Cadernos de Kindzu***


Crédito das fotos: Daniel Barboza.

***Com direção de Ana Teixeira e Stephane Brodt, a mais nova criação do Amok Teatro tem como ponto de partida o universo do escritor Mia Couto, de Moçambique, em seu livro Terra Sonâmbula. O espetáculo conta a trajetória do jovem Kindzu que, para fugir das atrocidades de uma devastadora guerra civil, deixa sua vila e parte para uma viagem iniciática. Nela encontra outros fugitivos, refugiados e personagens repletos de humanidade que lhe farão viver experiências ancoradas tanto na cultura tradicional do sudeste da África, quanto na vivência de um conflito devastador.

“Como o menino Muidinga e o velho Tuahir do livro de Mia Couto, mergulhamos nos doze cadernos que compõem o diário de Kindzu e trilhamos a via das narrativas que revelam a dimensão onírica e mítica da existência, como formas de resistir à violência”, declara a diretora Ana Teixeira. Kindzu é parte de uma trajetória iniciada com Salina (A última vértebra), na qual o grupo investiga as formas narrativas, com inspiração em tradições de matriz africana. Salina e Kindzu trazem duas diferentes visões sobre o continente africano e duas diferentes propostas de linguagem cênica: Enquanto Salina é um mergulho numa África ancestral, Kindzu faz uma incursão numa África pós-colonial.


“O texto de Os Cadernos de Kindzu foi abordado com a abertura de quem busca um diálogo criativo e não uma tradução cênica de uma obra literária. Ao longo desse processo, uma nova narrativa foi se construindo. A trajetória de Kindzu e seus companheiros encontrou uma identidade própria na cena, porém sem se afastar da escrita de Mia Couto, de sua riqueza poética e suas imagens ancoradas na cultura oral africana”, explica Stephane Brodt.

Passando do conto à ação e da palavra ao canto, o espetáculo propõe uma incursão na guerra de independência do Moçambique para, a partir daí, explorar a natureza humana e a necessidade de reconstruir a vida e a memória. Com Os Cadernos Kindzu, o Amok Teatro aborda o fantástico, explora a língua portuguesa em diferentes sonoridades e investiga diferentes formas da narrativa, no contexto de culturas africanas, afro-brasileiras e, agora, afro-lusitanas. Com Kindzu, a música, a literatura e o teatro se fundem numa expressão única e indissociável.

Os Cadernos De Kindzu estreou no Rio de Janeiro e recebeu 13 indicações aos mais importantes prêmios do teatro: Prêmio Shell de direção (Ana Teixeira e Stephane Brodt), ator (Thiago Catarino), música (Stéphane Brodt e atores), Prêmio Cesgranrio de melhor direção e melhor espetáculo, Prêmio Botequim Cultural de melhor espetáculo, atriz (Graciana Valladares), atriz coadjuvante (Luciana Lopes), autor (Ana Teixeira e Stephane Brodt pela adaptação do texto) e Prêmio APTR de melhor atriz coadjuvante (Luciana Lopes), de melhor ator coadjuvante (Gustavo Damasceno), melhor ator coadjuvante (Stephane Brodt) e melhor música (Stephane Brodt).

Amok Teatro - Dirigido por Ana Teixeira e Stephane Brodt, o Amok Teatro caracteriza-se pela dedicação a um processo contínuo de pesquisa sobre a arte do ator e as possibilidades de encenação. Desde sua fundação, em 1998, o grupo tem recebido diversos prêmios nacionais e um grande reconhecimento da crítica e do público seus espetáculos. Na atualidade, é considerada uma das companhias de teatro de maior prestígio da cena carioca contemporânea.

Além do Brasil, o Amok vem se destacando na China, onde se apresenta desde 2014. Os processos de criação e formação estão profundamente ligados nos trabalhos do Amok Teatro. A pedagogia responde à necessidade de promover uma dimensão do teatro que não se limita à produção de espetáculos e busca transmitir valores artísticos que não têm como único objetivo os resultados.

Oficina - Nos dias 20 e 21 de janeiro, das 14h às 18h, acontece a oficina “Treinamento-Improvisação – Os Caminhos do Ator no Amok Teatro”. Ministrada pela diretora Ana Teixeira, a oficina propõe um olhar sobre a improvisação no jogo do ator, como um caminho que articula técnica e organicidade. Trata-se de uma prática teatral, onde o corpo do ator não é visto somente como um instrumento atlético, mas também como um reservatório de sensações que determinam as ações, fazendo coincidir interioridade com exterioridade. Pelo treinamento, os meios de expressão do ator passam a oferecer um suporte concreto à sua capacidade de criação.

A oficina também tem por objetivo desenvolver a presença cênica do ator, conhecer e edificar sua individualidade e acessar uma determinada linguagem cênica, além de auxiliar diretores e atores na investigação de processos poético-pedagógicos. Os interessados em participar devem encaminhar um breve currículo, com no máximo 10 linhas ao e-mail oficina@amokteatro.com.br. Serão abertas 10 vagas, todas para maiores de 18 anos. As inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 16 de janeiro. A divulgação dos atores selecionados para a oficina será no dia 18 de janeiro.

Serviço: Os Cadernos de Kindzu Local: Caixa Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 19 a 21 de janeiro de 2018 (sexta a domingo) - Horário: sexta e sábado, às 20h; e domingo às 19h. Ingressos: vendas a partir de 13 de janeiro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: 14 anos - Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

Oficina: “Treinamento-Improvisação – Os Caminhos do Ator no Amok Teatro” Data: 20 e 21 de janeiro de 2018 - Horário: das 14h às 18h. Inscrições: pelo e-mail oficina@amokteatro.com.br, entre os dias 08 e 16 de janeiro. A relação dos selecionados será divulgada no dia 18 de janeiro. Vagas: 10 (Para atores maiores de 18 anos).

***Histórias que inspiram***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Toda virada de ano é um momento em que as pessoas estão propícias a buscar objetivos que vinham sendo adiados ou mesmo dar uma guinada na vida. Mas existem também fatos e histórias que podem inspirar pessoas a darem um novo rumo, seja no trabalho ou na vida pessoal. Um exemplo é o livro “Vida: Minha História”, de Rafaela Kaesemodel.

Recém-lançado, a obra mexeu com a sociedade curitibana porque mostra como ela enfrentou os desafios do mundo dos negócios, em uma sociedade que ainda impõe limites para as mulheres e como enfrentou sua família que não oportunizava condições de ascensão de carreira em suas empresas. Sua autobiografia é relatada em uma narrativa leve e com muito sentimento, em um misto de memória afetiva e reflexão sobre a condição da mulher em uma sociedade ainda regida pelo poder masculino.


Traduz a essência da alma feminina em toda a sua delicadeza e coragem, dois sentimentos tão fortes e presentes na vida e na história de mulheres que não desistem de lutar por seus sonhos. Ao compartilhar com o leitor seu relato de vida, Rafaela Kaesemodel dá especial atenção à perspectiva da mulher no contexto das empresas familiares e a sua experiência em um mundo profissional profundamente marcado pelo protagonismo masculino.

Escrito sob o ponto de vista de alguém que efetivamente viveu os efeitos de uma visão de gênero equivocada e fortemente arraigada na cultura do mundo do trabalho, o relato de Rafaela acessa memórias de sua infância e juventude e mostra como a base dessa visão tem raízes nas relações cotidianas das famílias, mesmo nas camadas mais privilegiadas da sociedade.

Como estamos em um eterno processo de inspirar e ser inspirado após o lançamento do livro, a autora recebeu inúmeras mensagens: “Este livro vai ajudar muitas mulheres a terem mais coragem e tomarem as rédeas de seus próprios destinos”. “Determinação, perseverança e firmeza são as características mais marcantes de Rafaela. E estão expressas nesse livro. A vida é um eterno processo de inspirar e ser inspirado, me emociono todos os dias com as inúmeras mensagens que chegam dos leitores. Essa é a minha maior satisfação, acrescenta Rafaela.

***Replay leva a Revolução Denim para Pitti Uomo***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: Celebridades em Evento da Replay.

***Durante a noite de 10 de janeiro no Pitti Uomo 93, Replay lançou o “Denim Revolution”, em Florença. A Ex Manifattura Tabacchi, foi o local escolhido para as acrobacias exclusivas, show de luzes e efeitos 3D que proporcionaram o cenário para a introdução da Hyperflex +, uma coleção cápsula masculina e feminina em diferentes lavagens com flexibilidade e tecnologia revolucionária. O lançamento é resultado dos esforços do centro de pesquisas da marca, localizado em Treviso.


Na foto 02: Matteo Sinigaglia e Bar Refaeli.

O evento exclusivo contou com a presença dos principais clientes da marca, imprensa, supermodelos e celebridades internacionais, incluindo o vencedor do Oscar Adrien Brody, a supermodelo de Israel Bar Refaeli, a angel da Victoria's Secret, Joan Smalls, Meredith Mickelson, Jessica Clarke e Lance Stroll. Também estavam presentes Alessandro Cattelan, conhecido por sua participação no X Factor italiano, acompanhado da apresentadora Aurora Ramazzotti.


Na foto 03: Meredith Mickelson, Joan Smalls e Bar Refaeli.

Outras personalidades notáveis compareceram, como Melissa Satta, a blogueira de moda Chiara Biasi e Miriam Leone representando a arte e cinema italiano. A noite continuou com um animado DJ set da dupla francesa Ofenbach, formada por Dorian Lo e César de Rummel. Em seguida, a dupla britânica Disclosure, animou a pista até altas horas.

Fashion Box S.p.A. Fundada em 1981, a Fashion Box S.p.A. é uma empresa líder internacional no segmento denim. Com sede em Asolo (província de Treviso), o grupo italiano cria, anuncia e distribui roupas casuais, acessórios e calçados para homens, mulheres e crianças com as marcas Replay, Replay & Sons, e Nós Somos Replay. A Fashion Box atua em mais de 50 países, abrangendo todos os mercados europeus, Oriente Médio, Ásia, América Latina e África. A rede de distribuição grossista consiste em 3.000 pontos de venda, mais 200 lojas de varejo. As exportações representam 85% do volume de negócios.

Sobre a Replay - Criada em 1978, a Replay nasceu do desejo de criar um jeans democrático e único. O nome nasceu com a ideia de reforçar a missão da marca de reinterpretar roupas do passado com um toque contemporâneo. A marca está em mais de 50 países da Europa, Oriente Médio, Ásia, Américas e África e possui uma rede de distribuição com mais de 3.000 pontos de venda e 200 lojas próprias.

Toda sua produção é feita na cidade de Asolo, região de Treviso, na Itália, em polo industrial próprio e de última geração, onde são confeccionadas aproximadamente 6 milhões de peças por ano. No Brasil, além das três lojas próprias, a Replay pode ser encontrada em mais 250 pontos de vendas em lojas multimarcas. www.replayjeans.com.br.

***Ator José Fidalgo, promessa de Deus Salve o Rei, está nas páginas da Glamour de janeiro***


Crédito da foto: Divulgação.

***Tem homão novo na área, ora pois: José Fidalgo, de 38 anos, vilão de Deus Salve o Rei, que estreia hoje. Na trama, ele vive o cúmplice e amante da ambiciosa princesa Catarina (Bruna Marquezine).

O que vai rolar entre eles? “Oras, tens que me ver na novela”, diz. Então tá... Você tem mais de 20 anos de carreira em Portugal, mas é sua primeira novela aqui no Brasil. Está nervoso? Ah, um pouco.

É tudo novo para mim, né? Mas cresci assistindo à novela brasileira. Estar aqui é a realização de um sonho e o elenco me ajuda muito. Que tal contracenar com a Bruna? Ela é uma ótima atriz, tem grande potencial.

Nossa relação é ótima, como as que tenho com qualquer outra colega. Andam dizendo que você já está superbrasileiro... Ah, obrigado! [risos] Confesso que ainda não entendo algumas palavras, tipo “rapaz”, que em Portugal só usamos com crianças. Mas, acho que estou indo bem! Já amo tapioca e passei as duas primeiras semanas no Rio só comendo pão de queijo.

***Réveillon do Curitibano teve queima de fogos e casa lotada***


Crédito das fotos: Cintya Hein.

Na foto 01: O presidente Renato Ramalho com a primeira-dama Laura Fagundes Ramalho e os filhos Francisco (no colo) e Lorenzo.


Na foto 02: Rômulo e Denise Consentino brindam na pista.


Na foto 03: A queima de fogos promovida pelo Clube Curitibano, que durou sete minutos.


Na foto 04: Muita animação na pista de dança lotada.

***A festa de réveillon do Clube Curitibano foi realizada nos salões Verde e Azul, onde os associados e convidados foram recebidos para a ceia de Ano Novo, que ficou a cargo do buffet Deucher. A festa teve decoração tropical e a noite foi animada pela banda Nobre Arte, além da tradicional queima de fogos, que durou sete minutos. Os salões ficaram lotados durante toda a noite toda.

***Empresário curitibano fatura R$ 10 mil em evento do Batel Poker Clube***


Crédito da foto: Divulgação.

***O empresário Juarez Mig foi o campeão do torneio realizado entre os dias 3 e 9 de janeiro no Batel Poker Clube, localizado no Lounge Batel. A competição distribuiu um total de mais de R$ 40 mil em prêmios e contou com mais de 400 entradas. “É sempre bom começar o ano ganhando.

Estou em uma maré boa”, comenta Juarez, que participa de eventos do tipo com frequência. Mesmo não sendo profissional, ele joga pôquer como hobby há 12 anos e disputa de 2 a 3 torneios por semana.

Segundo Juarez, a competição no Lounge Batel foi bastante técnica e difícil de se jogar. “Havia muitos adversários qualificados, mas me saí bem desde o início e cheguei com vantagem na mesa final”, afirma.

Serviço: Lounge Batel Rua Coronel Dulcídio, 918- Batel / Curitiba - PR Tel: (41) 3205-9984 e (41) 98854-9220 | www.loungebatel.com.br | www.facebook.com/loungebatel.

***Dashen Multibrand realiza Liquida Verão 2018***


Crédito da foto: Divulgação.

***O ano começa com promoção na Dashen Multibrand, loja de roupas femininas localizada em Curitiba com entrega em todo o país. São blusas, saias, vestidos, calças com descontos de até 50% em grandes marcas nacionais. 

Dentre os destaques estão o macacão ombro só melancia que traz charme e frescor para o dia a dia - da marca Iorane que é de Belo Horizonte (com loja também em Miami) e que aposta em tecidos de renda, tricoline e tricô; a saia plissada estampa de cobra tem um toque elegante, sofisticado e vanguardista da marca Skazi.

Destaque no cenário fashion e que abusa de estampas e texturas diferentes; e o vestido baby blush com saia hot pant da Strass, marca também de Belo Horizonte para quem busca um lifestyle mais casual.

“Sou cliente Dashen, há anos, e não deixo de passar lá semanalmente para conferir as novidades. É uma loja com atendimento personalizado, super moderna com marcas descoladas e sofisticadas. Em um local privilegiado e de fácil acesso em pleno Soho Batel, enfim uma loja que vale a pena conhecer e está na minha lista das prediletas” comenta a cliente Denise Maximiliano.

A loja oferece opçōes para quem quiser vestir-se bem a qualquer momento do dia, seja no trabalho pela manhã, num almoço de negócios, num coquetel à noite ou uma festa black tie. Tanto os acessórios e semi-joias quanto a moda praia vem completar o mix de cores e produtos espalhados nos 100m² de loja que possui provadores amplos e apresenta novidades todos os meses. Vale a pena conferir pois entrega em todo o Brasil e atende em domicílio na capital paranaense.

Sobre a Dashen Multibrand - Com o significado de prosperidade, a Dashen Multibrand foi criada em agosto de 2013 pela advogada Julianne Brocanello Roman Stier. A proprietária sempre gostou de vestir-se bem, buscando referências de estilo nas grandes marcas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Com o sonho de trabalhar no segmento, busca dedicar-se em encontrar peças que traduzam os desejos da mulher brasileira atual.

Serviço: Liquida Verão 2018 - Dashen Multibrand Data: Até 31 de janeiro de 2018 Horário: 10h às 19h (2ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado) End.: Rua Vicente Machado, 965 – Estacionamento conveniado Telefone: (41) 3206-7900 e (41) 99919-4222 whatsapp.

***Vestido de noiva de Vanessa Giácomo em "Pega Pega" é assinado por Vitor Zerbinato***


Crédito da foto: Divulgação.

***Na noite de 08/01, no último capítulo de “Pega Pega”, a personagem de Vanessa Giácomo, Antônia, se casa usando um vestido de noiva assinado por Vitor Zerbinato. O vestido, feito em zibelline e tule, foi desenhado pelo estilista especialmente para o último capítulo da novela. O pedido, era um modelo lady like: acinturado e com saia volumosa, mas que ainda fosse super clean, de acordo com o estilo da personagem.

Sobre Vitor Zerbinato - A marca autoral de Vitor Zerbinato é conhecida pela elegância, o luxo com linhas assimétricas e a prévia das novas tendências em suas criações. Com modelagem impecável, silhuetas requintadas e estamparia rica em cores, o estilista se tornou o favorito de diversas celebridades no Brasil e no mundo.

Com coleções exuberantes que combinam vestidos prontos para vestir com peças de alta costura, Vitor Zerbinato cria peças exclusivas com cores brilhantes, luxo e perfeição em todos os detalhes. Vitor Zerbinato já vestiu diversas celebridades em tapetes vermelhos internacionais e, em outubro, inaugura o primeiro ponto de venda da marca em Milão. Contato: Vitor Zerbinato (11) 4722-5344 www.vitorzerbinato.com.br.

***Condor contrata novos colaboradores***

***O Condor Super Center contrata novos colaboradores para atuar nas suas lojas em Curitiba e Região Metropolitana, nas áreas operacionais de auxiliar de depósito, balconista de açougue, balconista de panificadora, confeiteiro, cozinheiro, operador de caixa, operador de computador, padeiro, repositor, técnico de manutenção e zelador.

Para participar da seleção, os interessados devem cadastrar o currículo no site www.condor.com.br/trabalheconosco e, após o cadastro, comparecer no dia 12 de janeiro, das 8h às 16h (das 12h às 13h30 fechado para almoço), para uma entrevista na matriz do Condor, localizada na Avenida Winston Churchill, 2170, Pinheirinho, Curitiba – PR, com os documentos em mãos (RG, CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho). As vagas são destinadas para pessoas acima de 18 anos, terceira idade e pessoas com deficiência.

***De 17 de janeiro a 9 de fevereiro, toda quarta e sexta-feira, um filme infantil será exibido gratuitamente em duas sessões***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Para deixar as férias da garotada ainda mais divertida, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove de 17 de janeiro a 9 de fevereiro a Sessão Criança. Toda quarta e sexta-feira um filme infantil será exibido no miniauditório do MIS-PR em duas sessões, às 10h e às 15h. A entrada é gratuita.


Na estreia da Sessão Criança, no dia 17 de janeiro, o recente sucesso de bilheteria Mulher Maravilha, que conta a história da heroína Diana Prince (Gal Gadot), que desde a infância foi treinada para ser uma guerreira imbatível, mas que nunca saiu da ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas.


Quando o piloto Steve Trevor (Chris Pine) se acidenta e cai numa praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar confiante de que pode cessar o conflito. Em sua trajetória, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra. Classificação: 12 anos.

Uma das animações mais aclamadas da Disney, Frozen: Uma Aventura Congelante será exibida no dia 19 de janeiro e traz as aventuras das irmãs Anna e Elsa, que tiveram de ser separadas depois de um acidente envolvendo os poderes especiais da mais velha durante a infância. Após a morte dos pais, as duas crescem isoladas no castelo da família, até o dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. 

Com o reencontro das duas, um novo acidente acontece e ela decide partir para sempre e se isolar do mundo, deixando todos para trás e provocando o congelamento do reino. É quando Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio. Classificação: Livre.


***Dia 24 de janeiro é a vez do longa A Pequena Sereia, também da Disney, que tem como personagem principal a sereia Ariel. Ela é filha caçula do Rei Tritão, comandante dos sete mares, e está insatisfeita com sua vida no mar. Ariel deseja caminhar entre os humanos para conhecê-los melhor, mas sempre é proibida por seu pai, que considera os humanos “bárbaros comedores de peixe”. Até que ela se apaixona por um jovem príncipe e, no intuito de conhecê-lo, resolve firmar um pacto com Úrsula, a bruxa do reino, que faz com que ela ganhe pernas e se torne uma verdadeira humana. Porém, Úrsula também tem seus planos e eles incluem a conquista do reino de Tritão. Classificação: Livre.

***Já no dia 26 de janeiro, O Poderoso Chefinho entra em cartaz no MIS-PR. A narrativa é sobre um bebê falante que usa terno e carrega uma maleta misteriosa. Ele une forças com seu irmão mais velho para impedir que um inescrupuloso executivo acabe com o amor no mundo. A missão é salvar os pais, impedir a catástrofe e provar que o mais intenso dos sentimentos é uma poderosa força. Classificação: Livre. 

***O filme Turma da Mônica: Uma Aventura no Tempo será exibido no dia 31 de janeiro e conta a história do cientista mirim Franjinha, que está trabalhando na construção de uma máquina do tempo e que só funcionará quando ele conseguir reunir moléculas dos quatro elementos básicos da natureza: ar, água, fogo e terra. Porém, em meio aos trabalhos, seu laboratório é invadido por Cebolinha e Cascão, que estão fugindo da Mônica. O coelhinho Sansão é atirado nos garotos, mas acaba batendo no aparelho. O choque faz com que os elementos sejam enviados cada um para uma época distinta. Classificação: Livre.

***Dia 2 de fevereiro tem outra animação clássica da Disney: Bambi, que apresenta a vida de um filhote de cervo chamado de “Príncipe da Floresta”. No dia de seu nascimento todos os animais da floresta ficaram agitados, pois seu pai é o cervo mais respeitado da região. Bambi cresce, faz amizade com outros animais da floresta, aprende como sobreviver e descobre o amor. Um dia chegam caçadores e ele precisa aprender como ser tão corajoso como seu pai e descobrir como conduzir outros cervos para um lugar seguro. Classificação: Livre.

***A produção nacional O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili integra a programação do dia 7 de fevereiro. Didi (Renato Aragão) é o cavalariço do rei Lindolfo (Werner Schünemann), monarca de Landnóvia, de quem é também amigo de infância e conselheiro. Essa situação não agrada aos ministros do reino, em especial a Jafar (Alexandre Zachia), irmão do rei. 

Didi é também bastante amigo da princesa Lili (Lívia Aragão), filha única dos reis Lindolfo e Valentina (Vera Holtz) e futura rainha. Jafar arma um plano para se livrar de Didi, que acaba falhando e termina por matar o rei. Com Lili na linha sucessória da monarquia, Jafar passa a planejar o casamento da princesa com seu filho Galante (Eike Duarte). No entanto, ela conhece um plebeu chamado Juan (Matheus Massaafferri) e acaba se apaixonando por ele. Classificação: Livre.

***Para encerrar a Sessão Criança, o filme Branca de Neve e os Sete Anões será exibido no dia 9 de fevereiro. Uma rainha má e bela resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todo o reino. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, ela encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má se disfarça e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo até o dia em que um beijo do amor verdadeiro a faça despertar. Classificação: livre.

Serviço: Sessão Criança no MIS-PR Exibição de filmes infantis 17 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018 - Horários: 10h e 15h Local: Miniauditório do Museu da Imagem e do Som do Paraná Entrada gratuita. Museu da Imagem e do Som do Paraná Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro - Curitiba/PR Informações: (41) 3232-9113 - www.mis.pr.gov.br.

***Exposição do Bispo do Rosário termina neste domingo, 14/01, na Casa Museu Eva Klabin***


Crédito da foto: Divulgação.

***Esta é a última semana para conferir as obras de Arthur Bispo do Rosário em Flutuações, na Casa Museu Eva Klabin. A exposição marca a 22ª edição do projeto Respiração e tem curadoria de Marcio Doctors. Considerado uma das maiores referências da arte contemporânea brasileira, Bispo do Rosário é o primeiro artista morto a ser convidado para participar do projeto, que faz parte do circuito vip do ArtRio e termina neste domingo, 14/01. O valor do ingresso é R$10 e a casa tem entrada gratuita aos finais de semana.

Em Flutuações, nada na Casa foi tirado do lugar e as obras de Bispo do Rosário não encostam em nenhum objeto já presente. As doze peças selecionadas estão suspensas, como se estivessem flutuando, espalhadas pela sala renascença, hall principal, sala inglesa, sala de jantar, sala verde, quarto de dormir, closet e banheiro. No auditório, com capacidade para 80 pessoas, acontece a exibição do filme “O Prisioneiro da Passagem” (Hugo Denizart, 1982), onde é possível conferir depoimentos e imagens exclusivas de Bispo do Rosário.

A História de Arthur Bispo do Rosário: Nascido em 1909, Bispo do Rosário viveu os últimos 50 anos de sua vida como interno na Colônia Juliano Moreira, até 5 de julho de 1989. Foi lá, por volta dos anos 60, após receber um “chamado divino”, que iniciou o seu processo de fazer “um levantamento de todas as coisas do mundo”, como costumava dizer. Um enorme inventário que representasse sua passagem pela terra, como um verdadeiro testemunho.

Um rico, detalhado, autêntico e genuíno registro de um cotidiano fisicamente limitado, composto por coleções de utensílios como talheres, pratos, copos, potes, vasos, pneus, roupas, vassouras, sapatos, vidros, telhas, e moedas, até estandartes mantos minuciosamente bordados com descritivos de situações da sua vida. Mesmo sem se considerar um artista, mas um fazedor de coisas, Bispo do Rosário foi apreciado e admirado, ainda em vida, pelo meio da arte. Após sua morte é consagrado como um dos mais inventivos artistas brasileiros, graças à primeira exposição abrangente realizada sobre sua obra, em 1989, por Frederico Morais, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

O Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea é o guardião do acervo do artista e está localizado dentro do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira, no Rio de Janeiro. Vale ressaltar, ainda, que suas disputadas obras já foram expostas nos maiores e mais relevantes museus de todo o mundo, como Pompidou, em Paris, e o New Museum de Nova Iorque.

Nas palavras do curador Marcio Doctors: “Flutuações” nos traz dois personagens que viveram em uma mesma época, numa mesma cidade, atravessaram o mesmo tempo, mas que eram totalmente distintos. Com diferentes perspectivas e percepções do mundo que os cercava, criaram suas próprias realidades, que podem ser interpretadas a partir de suas particularidades e diferenças sociais, nos deixando um legado singular de suas passagens pelo mundo. Hoje, duas grandes potências espirituais, Eva Klabin e Arthur Bispo do Rosário se encontram, sem se encostar, como foi assim em vida, em uma intervenção reflexiva e emocionante, marcando a 22ª edição do Respiração.

Serviço: Casa Museu Eva Klabin Av. Epitácio Pessoa 2480 | Lagoa | RJ Tel: (21) 3202 8550 cultura@evaklabin.org.br | www.evaklabin.org.br. Quando: até 14 de janeiro Visitação: De terça a domingo das 14 às 18 hs Ingressos: R$ 10,00 (inteira) | R$5,00 (meia – acima de 60 anos e estudantes) Gratuidade: crianças até 10 anos e aos finais de semana e feriados.

***Empresa incubada no Tecpar é selecionada para programa da Campus Party Brasil***


Crédito da foto: Divulgação.

***A GestorIdeal, empresa incubada na unidade de Jacarezinho da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), foi selecionada para participar do programa Startup & Makers da Campus Party Brasil 2018, maior evento de tecnologia do país. O programa oferece mentoria, networking e conteúdo educacional aos participantes.

A empresa, que é a primeira a ser incubada na unidade do Norte Pioneiro do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), ingressou no processo de incubação com o objetivo de gameficar um sistema de gestão para microempreendedores individuais (MEIs). Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos.

Agora, os empreendedores vão passar pela experiência de expor seu projeto na Campus Party Brasil, entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro. "Estamos muito animados porque vamos ter mentorias, acesso a investidores e aceleradores. Além disso, podemos encontrar novos clientes lá. Estamos em Jacarezinho e fomos selecionados entre inúmeras startups no Brasil e por isso estamos muito orgulhosos", salienta Pedro Domingues, um dos sócios da empresa.

Intec - Ao longo de 28 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 100 negócios. Atualmente, sete empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: GestorIdeal, Provena, RR Import, Forrest Brasil Tecnologia, OrangeLife, Neurocel e Toys for Boys – Chemistry Automotive. Os interessados em participar do processo seletivo podem acessar o edital pelo site da Intec intec.tecpar.br/comoincubar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-3176.

***Últimos dias para inscrições nos editais do Sesi Cultura Paraná***


Crédito da foto: Adara de Magalhaes Garbuglio de Oliveira.

***Estão abertos os Editais de Chamamento Público 2018/2019 do Sesi Cultura Paraná para a classe artística. As inscrições de projetos culturais nas categorias de Música e Artes Cênicas podem ser feitas até às 18h do dia 15 de janeiro de 2018. A seleção é de âmbito nacional, portanto, interessados e residentes de outras regiões do Brasil podem se inscrever.

Os trabalhos selecionados vão integrar a programação cultural de 2018 nos teatros das unidades do Sesi-PR em Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Arapongas e Pato Branco, ou nos espaços parceiros das secretarias municipais e fundações de cultura. De acordo com a Gerente de Cultura do Sistema FIEP, Anna Zétola, os editais oferecem transparência e competitividade aos artistas locais.

“O Sesi Cultura Paraná oportuniza o conhecimento de projetos artísticos novos, de nomes desconhecidos da maximídia e também promove a profissionalização de jovens produtores, desenvolvendo a economia da cultura localmente”, declara. O objetivo da área de Cultura do Sesi-PR é identificar projetos artísticos para públicos de todas as idades com o intuito de democratizar e ampliar o acesso à cultura, bem como incentivar e difundir a multiplicidade e a diversidade das linguagens e tendências artísticas para a formação e a valorização do indivíduo e sua comunidade.

Todos os procedimentos legais para a apresentação de projetos e envio da documentação solicitada estão descritos para consulta no site www.sesipr.org.br, em Licitações, no número 206/2014. Os chamamentos em aberto estão listados logo abaixo. Os projetos serão selecionados por uma comissão avaliadora e os resultados serão divulgados exclusivamente no site do SesiParaná, no primeiro semestre de 2018.

•10º Edital de Programação: Centro Cultural Casa Heitor Stockler de França / Música 2018 - Modalidade A – Vozes da Cidade e de Outras Cidades. Podem participar do projeto “Vozes da Cidade”: compositores, músicos e intérpretes locais de música popular urbana ou de outras regiões, que desenvolvem seus trabalhos autorais num formato mais intimista, seja individual ou em duos e trios.

Modadalidade B - Acordes na Casa - Podem participar do projeto “Acordes na Casa”: artistas profissionais da música instrumental brasileira, internacional e étnica. O objetivo é formar uma programação musical contínua durante o ano, proporcionando à comunidade o acesso a diferentes gêneros da música instrumental, bem como fortalecer a cultura da região. Para mais informações, acesse o edital: http://app2.fiepr.org.br/licitacao/pub/arquivos/4022ce17c8df68c50208a9fd31f91c5b.pdf.

•11º Edital de Programação: Sesi Cultura Paraná - Equipamentos Culturais 2018/2019 - A área de Cultura do SESI seleciona projetos culturais nas modalidades de: Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo) e Música para o ano de 2018 e 2019. O público alvo é, além do trabalhador da indústria e seus familiares, a comunidade da região. Os locais de realização são os Equipamentos Culturais do SESI que estão distribuídos pelo Estado do Paraná. Para mais informações, acesse o edital: http://app2.fiepr.org.br/licitacao/pub/arquivos/463a4b841e159507642f684a8bf147f7.pdf.

•12º Edital para Seleção de Espetáculos: Circuito Sesi/PR 2018 - Para o Circuito Cultural, os projetos que serão selecionados são os de Artes Cênicas e de Música para apresentação em teatros parceiros das secretarias municipais, fundações de cultura municipais ou nas dependências dos auditórios e teatros das unidades do SESI-PR. As cidades pelas quais o Circuito Cultural é realizado podem ser consultadas no edital. Serão selecionados 7 grupos, sendo 3 grupos para o primeiro semestre de 2017 e 4 grupos para o segundo semestre de 2017. Para mais informações, acesse o edital: http://app2.fiepr.org.br/licitacao/pub/arquivos/621b7f03754c95ad3f325f1f57b30753.pdf.

•13º Edital de Programação: Sesi Música 2018 - Para 2018, o projeto SESI Música pretende apresentar ao público da indústria e comunidade das cidades de Toledo, Ponta Grossa, Maringá e Londrina, artistas de diferentes gêneros musicais do país e também artistas da cena musical local. As apresentações acontecem no seguinte formato: show do(a) artista local, nascido(a) ou radicado(a) no Paraná, o(a) qual convida um(a) artista de renome nacional com carreira consolidada. Para mais informações, acesse o edital:  http://app2.fiepr.org.br/licitacao/pub/arquivos/8e3e5176289a20f623eb8c8fb2fe4b99.pdf. Mais informações: http://www.sesipr.com.br/cultura - https://www.facebook.com/sesiculturapr.

Sesi Cultura– Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local.

O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2017, mais de 927 mil espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 7,5 mil eventos realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário