domingo, 2 de julho de 2017

Coluna do dia 02/07/17

***Congresso de Felicidade terá Prem Baba, Augusto Cury, Nuno Cobra, José Pacheco e Monja Coen***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Um dos principais eventos de espiritualidade, prosperidade e bem-estar do Brasil está de volta. O II Congresso Internacional da Felicidade reunirá nos dias 25 e 26 de novembro na Ópera de Arame, em Curitiba, grandes estudiosos brasileiros e internacionais para abordar a felicidade sob os pontos de vista científico, artístico, filosófico, educacional, profissional e espiritual. Vários palestrantes renomados já estão confirmados para a segunda edição do evento.


Uma das grandes atrações do Congresso em 2016, o líder humanitário e espiritual Sri Prem Baba, fundador do movimento Awaken Love e do Instituto Awaken Love Action, retorna a Curitiba. Sua palestra, que abordará “A Felicidade Plena”, marca a abertura do evento e será gratuita – todo o excedente ao espaço da Ópera de Arame poderá assistir de forma tele transmitida no espaço da Parada Zen, ao lado do teatro.


Escritor brasileiro mais lido da década, o psiquiatra, psicoterapeuta e pesquisador Augusto Cury também estará presente e falará sobre “Gestão da emoção – Qualidade de vida no século XXI”. Seus livros são publicados em mais de 70 países e já venderam mais de 25 milhões de exemplares no Brasil. Recebeu o prêmio de melhor ficção do ano de 2009 da Academia Chinesa de Literatura, pela obra O Vendedor de Sonhos – que será lançado também, em breve, como filme.


Outra atração deste ano é a Monja Coen, missionária oficial da tradição Soto Shu, com sede no Japão, e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista do Brasil. Sua palestra será sobre “Nirvana – tranquilidade plena de sabedoria e compaixão”. O português José Pacheco, mestre em Ciências da Educação, é fundador da “Escola da Ponte“, localizada próximo à cidade do Porto.

Referência mundial de sucesso em inovação pedagógica, a Ponte não segue um sistema baseado em seriação ou ciclos e seus professores não são responsáveis por disciplinas ou por turmas específicas: as crianças e adolescentes que lá estudam definem quais são suas áreas de interesse e desenvolvem projetos de pesquisa, tanto em grupo como individuais. O tema de sua apresentação no evento, “Aprender em Comunidade”, está intimamente ligado ao projeto e seus resultados.

Outro palestrante de renome é o preparador físico e mental Nuno Cobra, que já treinou grandes atletas como Ayrton Senna, Mika Hakkinem, Rubens Barrichello e Jaime Oncins, além de grandes empresários como Alair Martins, Abílio Diniz, Amilcare Dalevo e Roberto Justus. Seu livro “A Semente da Vitória” está entre os 10 livros mais vendidos no Brasil desde o seu lançamento.


O diretor do filme Eu Maior, Fernando Schultz, também participará como palestrante junto a dois dos entrevistados no documentário: Marcio Libar e Waldemar Falcão. A película é uma reflexão coletiva através de entrevistas com pessoas de diferentes áreas de atuação, incluindo atores, líderes espirituais e teóricos, sobre questões da sociedade contemporânea e a busca pela felicidade e lotou os cinemas no ano de sua apresentação, em 2014.


Propósito - O Congresso Internacional da Felicidade surgiu em 2016 com o intuito de ser um interlocutor entre os palestrantes e as pessoas que buscam o autoconhecimento visando o desenvolvimento pessoal e espiritual, de forma consciente, para uma vida mais harmoniosa e realizada. “Queremos contribuir com a transformação das pessoas para construção de um mundo mais feliz, harmônico e pacífico”, resume o idealizador e organizador do evento, Gustavo Arns.

Parada Zen - Paralelamente ao Congresso da Felicidade, será realizada na Pedreira Paulo Leminski (ao lado da Ópera) a segunda edição da Parada Zen – movimento artístico e cultural que promove a reflexão, a elevação de consciência e a paz. Serão diversas atrações se revezando no palco com arte, música, mantras, meditação, dança circular, teatro e palestras. Terá também uma feira gastronômica e a II Feira Quântica com venda de livros, produtos e serviços. Haverá também o lançamento de diversos livros com presença dos autores e sessões de autógrafos.

Veja quem são os palestrantes já confirmados no II Congresso Internacional de Felicidade

Sri Prem Baba – “Felicidade Plena”. Augusto Cury – “Gestão da Emoção – Qualidade de vida no século XXI”. Nuno Cobra e Silvia Risette – “Semente da vitória e a Felicidade”. Monja Coen – “Nirvana: tranquilidade plena da sabedoria e compaixão – A Felicidade segundo o zen budismo”. José Pacheco (Portugal) – “Aprender em Comunidade”. Robert Happé (Holanda) – “Consciência é a Resposta”. Fernando Schultz (diretor do filme Eu Maior), Marcio Libar e Waldemar Falcão (entrevistados do filme): “Autoconhecimento e Felicidade – uma Inter-Relação”. Ricardo Dória (A Grande Escola) – “O hábito da realização”. Elainne Ourives - “Energia de Ativação – Frequência vibracional das emoções humanas”. Eduardo Nicz (Escola dos Anjos) - “A importância da espiritualidade na educação infantil”.

Gilberto Cury (Academia Bras. De Neurolinguística) - “Ferramentas das PNL para uma vida mais feliz”. Camila Mercali (Nutricionista) - “Nutrição e espiritualidade – a mudança de hábitos de fora para dentro”. Rogério Oliveira (Yunus) - “Felicidade nos negócios: um encontro raro de palavras”. Vânia Lúcia Slaviero (Instituto De Bem com a Vida) – “Práticas de neuroplasticidade e resiliência por meio dos movimentos corporais ritmados”. Michelle Taminato, Caroline Moraes, Ana Stier e Andrea Neiva (palestrantes de 2016) - “Experiências de felicidade”. Patrícia Ellen da Silnva, Diogo Busse, Ilona Szabó e Priscila Cruz (Movimento Agora) - “Mas falar de política, Agora?”. Apresentação de Aline Castro. Informações e inscrições pelo site www.congressodefelicidade.com.br.

***Mulheres do Brasil – Núcleo Paraná traz Chieko Aoki à Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Lançado em maio com a presença de Luiza Helena Trajano, executiva do Magazine Luiza, o Núcleo Paraná do Grupo Mulheres do Brasil mantém a postura de apresentar fortes presenças femininas às participantes. No dia 3 de julho, às 17 horas, no auditório da FIEP, será a vez de Chieko Aoki, fundadora e presidente do grupo Blue Tree Hotels, compartilhar sua vasta experiência. As inscrições devem ser feitas por meio do link televeentos.com.br/MDBParana/Cadastroinfo.

Formada em Direito pela USP, Administração na Universidade de Sofia, em Tóquio, e Administração Hoteleira na Universidade Cornell nos Estados Unidos, Chieko Aoki fundou a sua empresa em 1992. Em 1997 lançou a bandeira Blue Tree Hotels e em dez anos a transformou em uma das maiores cadeias hoteleiras do país.

Ao longo de sua vida profissional, Chieko trabalhou em diversos lugares do mundo, como Estados Unidos, Ásia e Europa. Iniciou sua atuação em 1982 como diretora de marketing e de vendas do Caesar Park São Paulo e, depois, tornou-se presidente da Caesar Park Hotels & Resorts e da mais antiga e tradicional companhia hoteleira dos Estados Unidos, a Westin Hotels & Resorts.

Em 2013, foi classificada pela revista norte-americana Forbes como "a segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil" e escolhida pelo jornal Valor Econômico dentre as melhores executivas brasileiras. O Mulheres do Brasil foi criado há 4 anos por Luiza Helena Trajano, que preside o grupo até hoje.

A proposta é ser uma organização apartidária que une engajamento e empreendedorismo em prol de propostas de ações para um Brasil melhor. No Paraná, o Mulheres do Brasil tem coordenação de Regina Arns, que está à frente do Grupo MEX Brasil - Espaço Mulheres Executivas, e Margaret Groff, Diretora Financeira Executiva da Itaipu Binacional, aposentada, e também uma das fundadoras do MEX.

O Mulheres do Brasil reúne profissionais dos mais diversos segmentos e nasceu com o objetivo de refletir sobre os problemas nacionais para criar uma agenda positiva com um plano de ação. Nesse cenário, a mulher surge como agente de transformação e engajamento na construção de uma sociedade que valoriza o trabalho feminino e não admite preconceitos de sexo ou raça.

A perspectiva do grupo é atuar no Paraná em 5 Comitês Regionais: Políticas, Combate à Violência contra a Mulher, Educação, Empreendedorismo e 80 em 8. Curitiba, até o momento, foi a maior estreia do grupo em número de presenças no Brasil. Foram confirmadas mais de 600 pessoas para o evento inaugural com Luiza Helena Trajano.

Serviço: Palestra Chieko Aoki 03 de julho - 17 horas Auditório Caio Amaral (FIEP).

***Inauguração com blues e Rock’n’roll***


Crédito das fotos: Cintya Hein.


***A Rock & Ribs recebeu na noite de ontem (27/06) convidados que foram conhecer em primeira mão a mais nova steakhouse de Curitiba.


Na ocasião, além de provar os pratos e bebidas que serão carros-chefes da casa, os convidados puderam conferir um show exclusivo de Beto Blues e contaram com a presença do primeiro guitarrista da banda Legião Urbana, Kadu Lambach.


E a visita surpresa de Rogério Cordoni, o Elvis Curitibano. Beto, Rogério e Kadu integrarão a programação musical da casa a partir da próxima semana.


Localizada na Rua Fernando Simas, 71, na Praça da Espanha, a casa marca o início do projeto de expansão da Rock & Ribs no sul do país.


São 230 metros quadrados de salão, estrutura com dois pisos, mesa de sinuca estilizada, palco onde acontecerão apresentações musicais durante a semana, Espaço Kids, e a casa ainda vai oferecer diferenciais como o estacionamento com vallet.

***Novo espaço de lojas é inaugurado no Clube Curitibano***


Crédito das fotos: Cintya Hein.

Na foto 01: Gisele e Cristina Stumm, sócias e proprietárias da Adega Presenza.


Na foto 02: Fábio Costa, Marcelo Lorenzetti (Presto), Eleonora Machado de Britto (Curitibano Store), a primeira-dama Laura Fagundes Ramalho e o presidente Renato Ramalho, Gisele e Cristina Stumm (Presenza), Herbert F. Kleinbrod (FlyTour) e Gian Zambon (Presto).

***Na quinta-feira, 29/06, foi inaugurado o Curitibano Mall, um espaço dentro da sede Barão do Serro Azul, no Água Verde, destinado a lojas e aberto aos associados. Além das lojas, o Mall conta com um lounge para que os associados possam sentar e se reunir. A loja Curitibano Store, no segmento de vestuário, é voltada para quem gosta de atividades físicas de várias modalidades. As outras lojas são a Fly Tour, agência de turismo, e a Adega Presenza, loja de vinhos e bebidas em geral, queijos e aperitivos.

O novo espaço também conta com um restaurante, o Presto, que serve refeições à la carte e oferece desde pratos mais elaborados até sanduíches, aperitivos, café e bar. Claudia Pereira, arquiteta responsável pela obra e decoração do Curitibano Mall conta que o objetivo de deixar o espaço bem arejado e de fácil circulação foi alcançado: “queríamos criar um local bem funcional, com materiais que deixassem o espaço mais alegre e aconchegante para o associado do Clube Curitibano”.

***TRYP Berrini recebe Certificado de Excelência TripAdvisor 2017***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O hotel TRYP Berrini, administrado pela Meliá Hotels International, recebeu o Certificado de Excelência TripAdvisor 2017 em reconhecimento à qualidade do atendimento oferecido aos hóspedes que utilizaram o hotel. TripAdvisor é um website de viagens de referência mundial, no qual é possível encontrar comentários, fotografias e recomendações de viagens sobre hotéis e destinos nacionais e internacionais de férias, selecionando os melhores hotéis em todo o mundo por meio das opiniões dos seus usuários.

Sobre o TRYP Berrini - Com Certificado de Excelência do TripAdvisor 2017, o TRYP Berrini está localizado próximo à Ponte Estaiada, cartão postal da cidade de São Paulo, e à região da Av. Luiz Carlos Berrini (transfer gratuito do hotel 2ª a 6ª feira, das 7h às 19h), um dos mais atraentes centros de negócios da capital. O hotel dispõe de 200 apartamentos (todos com banheira de hidromassagem) divididos em 20 andares, que oferecem uma atmosfera funcional, moderna e agradável com internet Wi-Fi cortesia e mesa de trabalho.

Os 64 apartamentos Premium estão equipados com camas exclusivas Premium, TV de LCD, TV a cabo, internet de alta velocidade no próprio apartamento, menu de travesseiros, duchas com tamanho especial, secador de cabelo, amenities exclusivos da marca, kit para passar roupas, enxovais da marca Trussardi estilo clean, além de roupões e pantufas e kit café/chá com ebulidor elétrico.

Todos os apartamentos do hotel TRYP Berrini oferecem rádio despertador, minibar, cofre de segurança e acesso por cartão eletrônico. Entre as dependências do hotel estão: fitness (com máquinas da Life Fitness e Olympikus), lobby bar, espaço reservado na cobertura do hotel de sala de massagem com hidromassagem, sauna seca e o restaurante Lucca, especializado em cozinha italiana com serviço à la carte no almoço e jantar e buffet no café da manhã.

Ao compor uma excelente opção para quem busca um destino de negócios, o TRYP Berrini possui completa instalação e infraestrutura com equipamentos audiovisuais de alta tecnologia para a realização de reuniões e eventos. São 6 salas para eventos sociais e empresariais, com capacidade para até 200 pessoas. Para a utilização da hidromassagem, é preciso solicitar reserva com 30 minutos de antecedência para até duas pessoas (funcionamento das 6h às 22h. R$ 100 por 1h30).

Sobre a Meliá Hotels International - Fundada em 1956 em Palma de Maiorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta no mercado espanhol, com mais de 370 hotéis abertos ou em processo de abertura distribuídos em mais de 40 países em quatro continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá Hotels & Resorts, Paradisus by Meliá, ME by Meliá, Meliá Hotels & Resorts, INNSIDE by Meliá, Sol by Meliá e TRYP by Wyndham. O foco estratégico na expansão internacional permitiu à Meliá Hotels International ser a primeira empresa hoteleira espanhola com presença na China, nos Estados Unidos e nos Emirados árabes, além de manter sua liderança em mercados tradicionais como a Europa, América Latina e o Caribe.

O alto grau de internacionalização, seu diversificado modelo de negócios (que a posiciona entre as principais gestoras hoteleiras do mundo), o crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e sua aposta no turismo responsável são as grandes fortalezas da Meliá Hotels International, sendo a companhia turística espanhola com maior reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em todo o mundo. A Meliá Hotels International faz parte do IBEX 35, que é o principal indicador da Bolsa de Valores da Espanha.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 25 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que já administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, sob as marcas Gran Meliá Hotels & Resorts (sua marca de luxo mais universal e emblemática), Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015, 2016 e 2017 e receberam o Certificado de Excelência 2016 e 2017 do TripAdvisor. Informações: www.melia.com.

***Réquiem de Mozart - Coro da UFPR***


Crédito da foto: Gabriel Dom.

***Primeira temporada de 2017 do Coro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) acontece de 6 a 8 de julho, às 20h30, no Teatro da Reitoria. No repertório o Réquiem, de Wolfgang Amadeus Mozart, uma das mais célebres obras do compositor. Durante os três dias de concertos haverá um revezamento de solistas.

“Mozart começou a compor o Réquiem em 1792, mas faleceu antes de concluí-lo. Seu amigo, Süssmayer, a partir de anotações completou o trabalho. Essa é uma das suas obras mais executadas e o que chama atenção na composição é o equilíbrio e a beleza das melodias integradas ao conteúdo dos textos”, explica Alvaro Nadolny, regente e diretor artístico do grupo.

Este ano o Coro da UFPR vai apresentar três Réquiens, o de Mozart, nesta temporada de julho; o de Gabriel Fauré que será em outubro e de Antonín Dvorák em dezembro. O maestro explica que escolheu o “Réquiem” como tema dos concertos por se tratar de obras tecnicamente difíceis que exigem muita dedicação de cada cantor.

“O objetivo é aprofundar a compreensão dos conteúdos, aprimorar a capacidade de concentração dos integrantes do grupo, bem como incentiva-los a progredir tecnicamente para a realização de obras de tamanha beleza e envergadura”, diz. O Coro da Universidade Federal do Paraná completa 59 anos em 2017, é composto, atualmente, por 108 cantores, estudantes de música e membros da comunidade, com idade variada.

Alvaro Nadolny comanda o grupo há 29 anos, desenvolve intenso trabalho de pesquisa e exploração das possibilidades expressivas da voz humana. Os ensaios e concertos também contam com a participação do jovem regente Felipe Biesek, que atua no Coro da UFPR como maestro sob a orientação de Nadolny.

Serviço: Concerto do Coro da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Réquiem de Wolfgang Amadeus Mozart Dias: 06, 07 e 08 de julho (de quinta a sábado), às 20h30 Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 – Curitiba - Centro) Entrada: 1 litro de leite longa vida ou em pó – que será doado Instituto Semeando a Paz. Direção artística e regência: Alvaro Nadolny. Regente assistente: Felipe Biesek. Pianistas: Karina Ferrer Ginest e Herme Drechsel.

***Festivais de música no verão europeu atraem cada vez mais viajantes***


Crédito das fotos: Divulgação.

Foto 01: A cidade de Lucerna fica na Suíça central.

***O verão europeu já é mundialmente conhecido pelo entardecer às dez da noite, bares lotados, Aperols nas taças, cervejas nos copos, altas temperaturas e muita gente na rua. Agora a estação ganhou mais um atrativo para viajantes. Misture esse clima a um dos festivais de música mais cools da Europa.


Foto 02: KKL Culture and Convention Center tem uma das melhores acústicas do mundo.

Esse é o cenário do Blue Balls Festival, que acontece na charmosa cidade de Lucerna, no coração na Suíça Central, entre os dias 21 a 29 de Julho. Do soul ao rock e da fotografia à arte de rua. Esse é o espírito do Blue Balls, que reúne grandes nomes do jazz, blues, soul e rock em perfeita harmonia com exposições de fotos e arte de rua.


Foto: Macy Gray é uma das atrações do Blue Balls Festival.

Tudo começou no início da década de 1990 quando Urs Leierer juntou-se a dois amigos para organizar uma "Sessão noturna no Lago Lucerna". Aconteceu aí a primeira edição do festival no histórico barco Stadt Luzern paddle steamer - uma jam session noturna com 40 músicos. Ao longo dos anos, o Blue Balls cresceu. Agora dura nove dias e atrai mais de 100 mil visitantes por edição.


Foto: Patti Smith é uma das atrações do festival.

Os 120 concertos e eventos já não são realizados em um barco, mas sim no KKL Culture and Convention Center, conhecido por ter uma das melhores acústicas do mundo, no Pavilhão e também no Hotel Schweizerhof. Uma oportunidade perfeita para ouvir ícones da música internacional, mas também para descobrir novos talentos. Esse ano, uma das estrelas é a cantora americana Patti Smith, proeminente no movimento punk.

Além dela, os ícones do blues TajMo, a estudanidense, Macy Gray, o poeta e músico ingles Benjamin Clementine, o cantor sueco de Indie e folk José González, entre muitos outros. Os preços variam de acordo com cada show, mas também há atrações gratuitas pelas ruas da cidade. Para mais informações sobre datas e valores acesse o site: https://www.starticket.ch/de/tickets/blue-balls-festival-17-20170721-2000-kkl-luzern-konzertsaal-luzern.

***Santa Mônica recebe inscrições para a 99ª Colônia de Férias***

***O período de férias escolares é um dos mais aguardados pelas crianças, mas para os pais que mantém suas rotinas normais no trabalho, é o momento de buscar alternativas para que o filho possa estar entretido e ao mesmo seguro.

E, para que as crianças possam interagir e se divertir neste recesso escolar de julho, o Santa Mônica Clube de Campo recebe inscrições para a sua 99ª Colônia de Férias, voltada para que pequenos associados e convidados possam brincar e se divertir em um ambiente seguro e com profissionais especializados, assegurando a tranquilidade dos pais. Serão atividades recreativas e esportivas, com uma programação desenvolvida por faixa etária.

O evento que recebe inscrição até o dia dia 7 de julho é voltado para crianças de 6 a 12 anos. A Colônia de Férias acontece entre os dias 11 e 21 de julho de 2017, na sede do Santa Mônica, de terça a sexta-feira, no período da tarde, das 13h30 às 17h30.

Inscrições: Abertas até 7 de julho na Secretaria do Santa Mônica Valores: Para 4 dias - Associado R$120,00 - Convidado R$180,00. Para 8 dias: Associado R$190,00 - Convidado R$280,00. No valor está incluso: camiseta, lanche e medalha de participação e entrada para o Circo Vostok. Cronograma de atividades, ficha de inscrição e regulamento no site. Mais informações: (41) 3675-4202 e www.santamonica.rec.br.

***ParkShoppingBarigüi apresenta shows de patinação no gelo***


Crédito da foto: Divulgação.

***A partir de julho, todas as segundas, quartas e sextas-feiras terão apresentações artísticas na pista de patinação de gelo do ParkShoppingBarigüi, Os shows, totalmente gratuitos, são comandados pelo coreógrafo Cleber Reikdal da companhia Footwork e serão realizados sempre às 20h. Cleber preparou três coreografias inéditas para cada dia de espetáculo.

Na segunda-feira, um trio de bailarinas se apresentará aos embalos das músicas da década de 1960. Já na quarta-feira, um grupo de seis artistas veste os patins para o espetáculo no ritmo de pop ao som de Sou Luna e Violetta. Por fim, as apresentações de sexta-feira reúnem uma turma de 12 bailarinos que irão contar histórias do universo dos contos de fada, por meio da dança e patinação.

Aulas de patinação no PKB - Neste mês, os clientes do ParkShoppingBarigüi também poderão aperfeiçoar as habilidades na pista de patinação no gelo ou aprender novas técnicas com o professor Cleber. As aulas acontecerão todas as quartas e sextas-feiras, em um horário exclusivo para treino antes do funcionamento do shopping, das 9h30 às 10h30.

O preço é variado: de uma a três aulas, o custo é de R$ 75,00 a aula; de quatro a sete aulas, o custo é de R$ 68,00 cada aula, e acima de oito aulas, o custo é de R$ 60,00 cada aula. As inscrições podem ser feitas na pista de patinação, que funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 23h, sábados, das 10h às 22h, e domingos, das 12h às 21h.

***Programação semanal do MON tem oficina com Uiara Bartira***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) convida o público a participar da programação semanal. Haverá atividades especiais no domingo e quarta-feira, dias 02 e 05 de julho, e horário estendido na quinta-feira, dia 06. No domingo, 02/7, acontece uma oficina de gravura em caixas de leite, das 11h às 14h, sob o comando da equipe do Educativo do MON. Mais tarde, às 14h30 e às 16h, acontece a oficina “Deslocamento da cor”, com a “Artista do Acervo” Uiara Bartira.

A técnica explorada nesta atividade será recorte e pintura e são oferecidas 60 vagas. Na quarta-feira, 05/7, a oficina de gravura em caixas de leite se repete, desta vez das 11h às 17h. Neste dia, haverá também visita mediada pela exposição “Imagens impressas - Um percurso histórico pelas gravuras da Coleção Itaú Cultural”, às 15h. Esta mostra conta com cerca de 150 gravuras que apresentam as diferentes técnicas de gravuras dos séculos XV a XIX.

Na quinta-feira, 06/7, exposições, MON Loja e MON Café funcionam em horário estendido, das 10h às 20h. A partir das 18h, a entrada ao museu é gratuita. Os visitantes poderão aproveitar o tempo extra para visitar as treze exposições em cartaz. A entrada ao MON custa R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Nas quartas a entrada é sempre gratuita. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.

Artista do Acervo - O projeto “Artista do Acervo” tem como objetivo escolher um artista que tenha obras no acervo do museu para realizar oficinas abertas ao público. O museu produz uma entrevista exclusiva com o artista que fica em exibição no miniauditório e, além disso, algumas obras ficam em exposição na sala de oficinas. O encontro acontece sempre aos primeiros domingos do mês.

Sobre a artista - Uiara Bartira nasceu em Curitiba em 27 de março de 1949. Em 1977, formou-se em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Em 1982, concluiu uma especialização em gravura de metal e desenho na The Art Students League e outra em fotogravura no Bob Blackburn Workshop, em Nova Iorque. Implanta e dirige o Museu da Gravura na capital paranaense entre 1989 e 1992.

Em sua trajetória artística, participou de diversas exposições individuais e coletivas e como professora se dedicou a diferentes cursos de teoria e práticas artísticas. Possui obras em diversos acervos de instituições nacionais e internacionais, como o Museu Oscar Niemeyer (PR), Museu Nacional de Belas Artes (RJ), Museu de Arte Contemporânea de São Paulo – MAC (SP) e Museu de arte latino-americana da Universidade de Essex (Inglaterra). Nos meses de julho e agosto a artista realizará oficinas aos primeiros domingos do mês.

Serviço: Domingo no Museu Oscar Niemeyer 02 de julho de 2017 R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada) Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita Venda de ingressos: até as 17h30 - Permanência no museu: até as 18h. Quarta gratuita no Museu Oscar Niemeyer 05 de julho de 2017 Entrada franca das 10h às 18h. Primeira quinta do mês com horário estendido no Museu Oscar Niemeyer 06 de julho de 2017 Horário: das 10h às 20h (café, loja e exposições) Das 10h às 18h, ingressos: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação) Das 18h às 20h: entrada gratuita - Distribuição de ingressos: até 19h30.

Programação: Domingo, 02 de julho Oficina livre com a equipe do Educativo Técnica: gravura em caixas de leite Horário: 11h às 14h Local: Sala de Oficina – subsolo. Oficina “Deslocamento da cor?”, com a “Artista do Acervo” Uiara Bartira Técnica: recorte e pintura Horários: 14h30 e 16h Local: Sala de Oficina – subsolo Vagas: 60 participantes. Quarta-feira, 05 de julho Oficina livre com a equipe do Educativo Técnica: gravura em caixas de leite Horário: 11h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo Mediação com a equipe do Educativo. Exposição: "Imagens impressas- Um percurso histórico pelas gravuras da Coleção Itaú Cultural” Horário: 15h - Local: Sala 3. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h )Tel: 41) 3350 4400 - www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário