quarta-feira, 9 de julho de 2014

Coluna do dia 09/07/14

***AVENTURAS DA PALAVRA CANTADA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta o show Aventuras Musicais, de 18 a 20 de julho, uma viagem ao universo musical do conjunto Palavra Cantada. Com direção da dramaturga Marília Toledo, a dupla Sandra Peres (voz e teclado) e Paulo Tatit (voz e violão) canta, dança e interage com o público e seus brincantes, Daniel Ayres (baixo, percussão e vocal) e Julia Pittier (percussão e vocal). A baterista Michelle Abu e o guitarrista Wen também participam da brincadeira. O público será envolvido em um cenário especial com projeções em lighting mapping, uma técnica de projeção em vídeo que cria a impressão de que as imagens projetadas estão em movimento. O repertório de Paulo e Sandra, diretores musicais do espetáculo, traz novidades de seu mais recente DVD de videoclipes animados, Pauleco e Sandreca, como a releitura das músicas O Leãozinho (Caetano Veloso) e O Vira (Secos e Molhados) e a inédita Músicos e Dançarinos. Os músicos também apresentam sucessos como Sopa, Rato, Vem Dançar com a Gente, entre outros.

O DVD Pauleco e Sandreca, lançado em 2013, reúne 10 videoclipes produzidos pela Pulo do Gato Animações, cada um feito por um desenhista diferente. Além da inédita Músicos e Dançarinos, há canções já famosas como Rato, que agora ganhou uma nova versão com participações especiais: Maria Gadú é a Lua, Ana Cañas é a Nuvem, Wanderléa é a Brisa e Zélia Duncan é a Parede. E, é claro, Paulo e Sandra, são o Rato e a Rata. O disco também traz releituras das músicas O Leãozinho, de Caetano Veloso, e O Vira, do Secos e Molhados, e canções como Eu sou um bebezinho, Menina moleca, Ciranda dos bichos, Quando eu era um peixinho, entre outras. Serviço: Show: Palavra Cantada Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR) Data: de 18 a 20 de julho de 2014 (sexta-feira a sábado)Horário: sexta-feira às 18h, sábado e domingo às 16h e 18h.

***GRACIOSA COMEMORA 87 ANOS COM BAILE DE GALA***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com um Baile de Gala, o Graciosa Country Clube celebra seu aniversário de 87 anos nesta segunda-feira (14/7), às 20h30. A festa a rigor comemora a data em grande estilo, com muita música e decoração especial na Sede Social. Tendo como anfitrião o presidente João Carlos Ribeiro, o evento promete uma noite inesquecível, digna das quase nove décadas de história e tradição do Graciosa. Como acontece todos os anos, desde o primeiro aniversário, a data é sempre homenageada no 14 de julho.

O evento tem organização da Diretoria Social, que tem à frente Eliana Fadel Farracha de Castro, com decoração preparada pela produtora Ilse Lambach. A trilha sonora fica sob responsabilidade do cantor Zé Rodrigo e Soulution Orchestra, interpretando jazz e clássicos da Soul Music, no formato das Big Bands que marcaram época. Sem dúvida um repertório na medida para embalar os casais de sócios na pista de dança e brindar os parabéns ao Graciosa. Informações para os sócios na Secretaria Geral do Clube: 3015-5005 (ramais 1325 e 1385).

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Entre os 12 meninos e meninas que serão carregadores de bandeira na final da Copa do Mundo da FIFA 2014, o curitibano Rodrigo Rocha foi um dos escolhidos e irá representar o Paraná. Por coincidência, o jovem faz aniversário no mesmo dia em que acontecerá a final do Mundial, neste domingo, 13 de julho. Cada cidade-sede terá um representante para levar as bandeiras dos dois países finalistas no jogo mais importante da Copa. Os jovens dos doze estados foram escolhidos pelo especialista em Educação Física, Márcio Atalla.

*****Começou a temporada de descontos na Glitterati. A loja está com descontos de 20% a 50% em diversas peças - é o momento perfeito para escolher os itens que mais combinam com o seu estilo.

*****Perdemos aos 83 anos, o renomado artista plástico Domício Pedroso, que fez parte de uma das gerações mais marcantes da história da arte paranaense. Aluno de Guido Viaro, Domício iniciou sua carreira em 1949 e logo se inseriu no movimento artístico da década de 1950, que afastou os modelos acadêmicos e tradicionais, relevou a modernidade e deu novos rumos às artes do Paraná. Por todo o seu legado, tanto com artista que construiu uma sólida carreira, nacionalmente reconhecida, como produtor e gestor cultural (criou o Centro de Audiovisual da Secretaria de Estado da Cultura e foi coordenador da Funarte no estado), a Fundação Cultural de Curitiba rende sua homenagem, solidarizando-se nesse momento de tristeza com a família e com a classe artística paranaense.

*****A Fundação Cultural de Curitiba inicia dentro de duas semanas a série de quatro seminários preparatórios para a segunda etapa da Conferência Municipal Extraordinária de Cultura. Os seminários acontecem aos sábados, dias 19 e 26 de julho e dias 2 e 9 de agosto, das 14h às 18h, na sede da Uninter – R. Luiz Xavier, 103, Centro - Edifício Moreira Garcez, 7º andar. Informações pelos telefones 3213-7522 e 3213-7566.

*****O inverno está com tudo e este é o momento ideal para trazer mais sofisticação ao closet. Na Alcaçuz, em Curitiba, as peças da coleção Inverno 2014 estão com até 40% de desconto. Os itens prometem valorizar os looks e aquecer os dias frios com muita elegância e conceito. São blazers, calças de montaria, saias e conjuntos com preços mais que especiais. Vale destacar que a liquidação não é válida para os itens selecionados da loja.

*****A Caixa Cultural Curitiba apresenta, hoje 9 de julhoàs 20h, a leitura cênica do quadrinho 7 Vidas, como parte do projeto Cena HQ. Escrita pelo carioca André Diniz e ilustrada pelo curitibano Antonio Eder, a versão da HQ para os palcos será dirigida pela diretora Angela Stadler e terá como atores Guenia Lemos, Janaina Fukushima, Bianca Pickler, Eduardo Ramos, Francisco Malmann. O autor estará presente para um bate-papo com o público após a apresentação.
 
*****O espetáculo “Concertos Românticos”, preparado pela Orquestra de Câmara de Curitiba para este fim de semana, tem como destaques o violino e o piano, nas composições “Concerto em Ré menor para violino e orquestra de cordas”, do alemão Felix Mendelssohn Bartholdy (1809 – 1847) e “Concerto para violino, piano e cordas em Ré maior Op. 21”, do francês Ernest Chausson (1855 – 1899). As apresentações estão agendadas para sexta-feira (11), às 20h, e sábado (12), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. No mesmo local, o público ainda poderá acompanhar o ensaio geral da orquestra, às 10h de quinta-feira (10), com ingresso gratuito.

*****A CWB Triumph já confirmou a presença da marca britânica na segunda edição da Brasil Motorcycle Show. A inglesa Triumph apresenta 15 modelos de motocicletas, roupas e acessórios nesta que é a maior feira de duas rodas Premium do sul do Brasil. O misto de encontro e feira ocorrerá em Curitiba nos dias 21, 22 e 23 de novembro, na Expo Renaut Barigui, em Curitiba/PR. Muitas novidades podem ser aguardadas e negócios poderão ser fechados durante os três dias de evento.

***Inspiração internacional***


Crédito da foto: Divulgação.

***A paisagista Rosângela Sabbag escolheu a Indonésia e a Tailândia para visitar no mês de junho. A fim de conhecer e, mais do que isso, vivenciar diferentes culturas, a profissional percorreu vários lugares interessantes durante os 16 dias que esteve por lá. Os roteiros e destinos escolhidos não foram por acaso, mas decorrentes de sua paixão pela natureza. “A sensibilidade do povo é o que percebi de mais valioso. O respeito e sentimento pela natureza, os trabalhos manuais e a energia positiva são os aspetos que mais me sensibilizaram”, diz a paisagista.

A Casa do Arquiteto Jim Thompson, Grand Palace, Phi Phi Island, o Mercado Flutuante na Tailândia e os Terraços de Arroz, em Ubud em Bali na Indonésia, foram alguns dos locais que marcaram a viagem. O próximo destino a ser visitado ainda é indefinido, mas Rosângela garante que o enriquecimento cultural é decisivo para elaborar seus próximos trabalhos.

/////SAÙDE E BEM ESTAR/////

***Vitaclin aposta em estética masculina***


Crédito da foto: Divulgação.

***Os cuidados com a estética e bem-estar estão em ascensão e vêm ganhando espaço entre o público masculino. Com a proximidade de duas datas em comemoração aos homens - Dia do Homem em 15/07 e Dia dos Pais em 10/08 -, a dica é sair do convencional na hora de presentear e apostar em qualidade de vida. De acordo com Daniele Florencio, especialista em estética e diretora da Vitaclin, o homem moderno está em busca de vaidade. "Diariamente vemos homens que querem bem-estar. Desejando novidades, costumam procurar serviços específicos para cada necessidade", explica a empresária. Para agradar, vale prestar atenção nas preferências do presenteado: apesar de não realizarem tratamentos com tanta frequência quanto as mulheres, os homens são bastante exigentes quando querem soluções para seus problemas.

Entre os destaques da Vitaclin, está a depilação definitiva para a barba, que é realizada por uma equipamento de última geração com laser de diodo projetado especialmente para remoção de pelos indesejáveis. O aparelho distingue a melanina da pele e a melanina do pelo, dirigindo a energia apenas à raiz do pelo, evitando manchas e queimaduras. "O laser atinge o pelo em formação criando uma energia aquecida que o destrói. Quando aquecimento chega às células da raiz, o pelo para de crescer. 

O método é indolor, mas pode causar um leve desconforto de acordo com a sensibilidade de cada pessoa", afirma Daniele. Além disso, é possível presentear com outros procedimentos, como pacotes de massagens relaxantes realizadas através de manobras terapêuticas específicas como amassamento, deslizamentos e percussões que, além de relaxar, proporcionam maior flexibilidade nas articulações; ou então limpeza de pele masculina, que remove impurezas acumuladas na superfície da pele, desobstrui os poros e aumenta a oxigenação dos tecidos. Serviço: Vitaclin | www.vitaclin.com.br Avenida Sete de Setembro, 5881 – Batel Tel: (41) 3026-2626.

***Torneio de futebol para matar saudades da Copa***


Crédito da foto: Divulgação.

***O diretor superintendente da Ecovia, Davi Terna, está animado com futebol. Além do clima de Copa do Mundo que está contagiando o País, Terna aguarda pelo início do campeonato de futebol interno da empresa, a Copa Ecovia. Ao todo seis bolas assinadas pela equipe estão sendo sorteadas em cada área da empresa. Uma camisa oficial da Seleção Brasileira também já fez a alegria dos funcionários que responderam a pergunta “Como é trabalhar em um só time?" As ações serviram de incentivo para as inscrições.

Em sua 6ª edição, o torneio terá início no dia 9 de agosto e envolverá 104 colaboradores em três times femininos e cinco times masculinos. Todos os times receberão uniformes personalizados para defender os seus times, cujos nomes representam a fauna local: Associação Atlética Arara Charmosa, Clube de Campo Onça Valente, Grêmio Esportiva Tucana Poderosa, Esporte Clube Pica-Pau Ousado, Clube Ouriço Unido de Desporto, Associação Esportiva Mico-Leão Arteiro, Sociedade Esportiva Quati Vigoroso e Tatu Destemido Football Clube.

***Triton possui novas revendas no Paraná e Santa Catarina***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O estaleiro Way Brasil, fabricante das lanchas Triton, conta agora com novas revendas nos estados do Paraná e Santa Catarina. Em Santa Catarina, a revenda está localizada em Balneário Camboriú, na Marginal Oeste/BR 101, 4400 – saída 136. A nova revenda é a Boatsp, reconhecida em todo o Brasil por conta da credibilidade e know-how no setor náutico. A empresa possui revendas Triton em São Paulo e Rio de Janeiro e agora estabelece parceria com a Way Brasil para comercializar os produtos em Santa Catarina e no Paraná.

De acordo com o gerente de marketing do estaleiro Way Brasil, Allan Cechelero, a parceria tende a fortalecer a relação com os consumidores e apresentar ao público as opções de lanchas Triton: “Nossos consumidores continuarão sendo bem atendidos, agora com uma rede de revendas maior, que está presente também nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Já estamos atuando em Santa Catarina e, em breve, vamos inaugurar a revenda em Curitiba”, afirma. No Paraná, a revenda está em fase de implantação, contando com um sistema de televendas em Curitiba, que pode ser acionado pelo e-mail vendas@boatsp.com.br e pelo telefone: 3278-7433.

***Nova Villa Bambini***


Crédito da foto: Divulgação.

***Localizado em um dos lugares mais privilegiados de Curitiba, a Villa Bambini reabriu em soft opening. Um lugar onde moda, qualidade e bom preço convivem em harmonia. A loja, já ocupa um lugar de destaque na cidade quando o assunto são enxovais e roupas para os pequeninos. Agora traz não só como novidade o comando da empresária Schanna Basile, mas também roupas para crianças de zero a seis anos. " Decidimos melhorar o que já era bom e ampliar a idade dos nossos clientes", conta a nova proprietária da loja, Schanna Basile.

Novidades também com as marcas que estão disponíveis na loja como as saídas de maternidade assinadas por Mariah Pimenta ou pela Dolce Abbraccio. As internacionais Rose Bleu, marca de neném para a Harrold’s em Londres e na Bom Marche, de Paris; Ralph Lauren, Guess e a alemã Kanz, exclusividade da loja no Brasil, também estão na Villa Bambini. Já as nacionais como Reserva Mini ( marca usada pelo filhos do Luciano Huck e Angélica) e Pinni (marca famosa em São Paulo) e Primo Bambino. Outra novidade são os vestidos de festa exclusivos para a Villa Bambini e sapatos para bebês, meninos e meninas até seis anos. A parte de decoração agora também é um diferencial da Villa Bambini. A loja é a representante oficial no Paraná e Santa Catarina dos móveis do atelier de Lilian Pimenta; móveis em madeira maciça com entalhe estilo provençal, marca com maior destaque hoje no eixo Rio-São Paulo. "Estamos muito felizes em trazer para Curitiba o que há de melhor no mercado de enxovais para nossas clientes", explica a empresária.

Além dos móveis e decoração, a Villa traz toda a linha personalizada de enxovais e ursos importados para serem usados nos detalhes do quarto do bebê por exemplo. A loja ainda possui como opção as pratas Shefield com kits exclusivos para presente ou decoração. A Villa Bambini continua no mesmo local, Alameda Júlia da Costa, 1066, nas Mercês. Com fácil estacionamento e segurança próprio. Uma excelente opção para quem busca qualidade e preço justo em um ambiente delicado e único. Serviço: Villa Bambini Alameda Júlia da Costa, 1066 - Mercês - Curitiba, Paraná Tel: (41) 3336-3920 www.villabambini.com.br

***Exposição "Anônimos" revela faces de Moçambique***


Crédito das fotos: Divulgação.

***De 14 a 20 de julho, Curitiba recebe a exposição "Anônimos". São 14 telas pintadas por Cléber Alves que revelam faces de vários moçambicanos assistidos por trabalhos sociais criados pelo artista durante os oito anos em que vivei em Quelimane, capital da província da Zambézia, no norte de Moçambique. As obras ficarão expostas no Café da Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba, no Largo da Ordem. Parte da renda será revertida na manutenção dos projetos sociais implementados por Alves na África. "A maioria das obras retrata pessoas e cenas comuns, que são anônimas para a maioria dos olhares, mas que ganharam identidade e destaque ao longo dos últimos anos, pois trazem em si a beleza, a simplicidade, a dor e a necessidade de outros iguais a eles que vivem naquele país", explica Alves, que retornou neste ano ao Brasil para participar de cursos de capacitação e levantar recursos para o trabalho iniciado em Moçambique.

Todos os trabalhos são em Acrílico sobre Tela e mesclam técnicas de Realismo, Impressionismo, Abstrato e Digital Drawing, entre outras. Nascido em Alto Piquiri, no Paraná, Cléber Alves tem 40 anos. É missionário por formação, empreendedor social e artista autodidata. Exerce todas as atividades por vocação. Seus primeiros trabalhos de pintura surgiram na adolescência, durante as aulas de Artes da escola pública, mas só começou a produzir com fins comerciais em 2009, com o objetivo de levantar recursos para os projetos sociais que implementou em Quelimane.


"Trabalho em Missões desde 1996. Em janeiro de 2009, expus pela primeira vez meus trabalhos artísticos no espaço cultural do Murima Wa Zambézia, um bar em Quelimane. A venda daqueles quadros serviu para iniciar um programa de fornecimento de leite a bebês desnutridos",conta. "Anônimos" será a primeira exposição de Alves no Brasil, que hoje mora em Pompéia-SP. "Levar essa exposição para Curitiba é a realização de um sonho antigo! 

A cidade tem uma vocação natural para as artes e o Largo da Ordem, endereço do Café IPIC, espaço cultural onde os quadros ficarão expostos, representa o DNA dessa vocação. Isso tudo é muito sedutor para um artista, mesmo para um amador como eu", afirma o artista. Assim como suas telas, Cléber Alves se define como um "anônimo inconformado com a injustiça social e a discriminação humana". Para ele, a arte representa o DNA de uma etnia e é capaz de sobreviver às guerras e ao tempo para, no futuro, recontar a própria história. "Isso não acontece por acaso. Deus fez dessa forma, pois Ele é o Artista por excelência.

A Sua obra é a maior expressão de arte, que se perpetua desde a Criação. Como missionário, empreendedor social e artista, vejo parte de Deus nas expressões de vidas comuns, nas luzes dos olhares anônimos, no grito singelo da criança faminta ou no rosto de uma mulher idosa marginalizada. Então, quando pinto alguém, expresso o que penso ser o sentimento de Deus por aquela pessoa, que não é e nunca foi anônima para Ele, que a criou", explica.

Os preços das telas expostas variam de R$ 100,00 a R$ 3.000,00. Parte da venda das obras será revertida em investimentos nos projetos sociais retratados nas telas. Os quadros que não forem vendidos até o dia 20 de julho permanecerão expostos no Café IPIC até o dia 14 de setembro. A exposição inaugura às 19 horas do dia 14 e estará aberta ao público sempre no período da noite, a partir das 20 horas, à Rua do Rosário, no. 218, Centro, Curitiba-PR. Entrada franca.

***Últimos dias para conferir a exposição “Amazônia Andes no Ave Lola***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Espaço de Criação curitibano Ave Lola, apresenta, até este domingo (13), a exposição do fotógrafo e documentarista José Tezza, “Amazônia Andes: da foz à nascente, do Atlântico ao Pacífico”. A mostra expõe 24 obras, além do livro, de mesmo nome, composto por 180 páginas e 122 imagens e texto, produzidos por João Tezza e Jamilsa Melo. Curitiba será a terceira cidade a receber a mostra, que foi lançada em Manaus e esteve também em Lima, no Peru. A entrada é gratuita, das 14hàs 20h.

A exposição Amazônia Andes, produzida pelo Ave Lola, é o resultado de anos de estudos e um relato da viagem realizada por Tezza, durante o fim de 2012 e o início de 2013. As imagens retratam rios, florestas, a fauna e a flora que permeiam a rotina e a vida do homem. De acordo com o fotógrafo, a inspiração partiu da natureza e da cultura de cada local.

“Essa é uma produção muito especial. Os registros foram feitos com um olhar livre, mas a obra possui formato, direção e produção”, destaca o artista. Os interessados poderão conferir a relação entre os dois espaços retratados na obra, que nunca estiveram tão próximos quanto no relato de José Tezza. As imagens são capazes de exprimir as semelhanças ocultas e a particularidades entre os locais. SERVIÇO: Exposição: Amazônia Andes, da foz à nascente, do Atlântico ao Pacífico Período: até 13/7, de terça-feira a domingo; Horário:14h às 20h, gratuito. Local: Ave Lola Espaço de Criação – Rua Portugal, 339 – Bairro São Francisco.

***O ARANHA MARROM ESTREIA EM CURITIBA***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O espetáculo infanto-juvenil “O Aranha Marrom” estreia dia 19 de julho no Mini-auditório do Teatro Guaíra. Uma homenagem a Stan Lee, o criador do Homem Aranha, e à cidade de Curitiba. Assim como na famosa história o personagem principal é picado por uma aranha geneticamente modificada que lhe confere super poderes, mas também grandes responsabilidades. A novidade é que o enredo acontece na capital paranaense, com referências às particularidades da cidade: a aranha marrom é um animal típico da nossa região, por isso dá nome ao protagonista e à peça, assim como ruas e parques da cidade são cenários da história e a escritora curitibana Helena Kolody é inspiração para a mocinha. As histórias em quadrinhos também inspiram a direção da peça: “Nós brincamos com gags exageradas, cenas em slow motion e até o próprio desnudamento do teatro, onde o público vê os atores montarem as cenas. Essa é a grande magia do teatro”, conta o dramaturgo e diretor Fernando Cardoso.

O espetáculo apresenta recursos de teatro de sombras, já que as crianças e os adolescentes estão muito ligados à tecnologia e ao mundo cibernético. O ator Diogo Biss protagoniza a história e mostra que é possível existir um herói curitibano, ao lado da atriz Mariana Braga que representa Helena Kolody, trazendo poesia e encanto. Fazendo o par romântico na busca de descobrir quem verdadeiramente são deparam-se com toda uma gama de responsabilidades de ser e existir. Fernando Cardoso e Jota Eme dirigem o espetáculo com almas de crianças no resgate do lúdico sem esquecer a atual dinâmica tecnológica da atualidade. E hoje cada ser humano é único e especial, cada um com suas particularidades, e assim vão se colocando diante do mundo acreditando que é possível alimentar no cotidiano o verdadeiro herói que existe dentro de nós, que nos mantêm íntegros e fortes diante dos obstáculos e não deixando nossas almas perdidas, pois para realizar, precisamos acreditar.

SERVIÇO: “O ARANHA MARROM” ESTREIA SÁBADO 19 DE JULHO Mini Auditório do Teatro Guaira, de 19 de julho a 03 de agosto; sábados e domingos às 16h30m - Duração: 60 minutos. Vendas pelo disk ingressos: www.diskingressos.com.br (41) 3315-0808 Bilheteria do Teatro Guaíra: Informações (41) 3304-7979 / 3304-7982.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário