quinta-feira, 3 de abril de 2014

Coluna do dia 03/04/14

***Mostra 2014: quinta-feira tem estreia nacional e mais cinco peças entrando em cartaz***


***O grupo Armazém Companhia de Teatro vem a Curitiba estrear nacionalmente o espetáculo “O Dia em que Sam Morreu” dia 03, às 21h no Guairinha. Repleta de atores consagrados, a montagem “Quem tem medo de Virginia Woolf?” também entra em cartaz às 21h, no Guairão. A segunda peça que integra a Trilogia dos Sonhos – apresentada integralmente durante o festival - “Memória Inventada no Sonho de Alguém”, começa as apresentações em Curitiba também na quinta-feira, 03, às 21h, no Teatro Bom Jesus. Entram em cartaz ainda “LaborAtorial” e “Como estou hoje”, ambas no Sesc da Esquina”, às 19h e 21h30, respectivamente. Para completar, “Se Fosse Fácil, Não Teria Graça” entra em cartaz no Paiol, às 21h. Todas as peças serão reapresentadas nos mesmos horários na sexta-feira.

***“O Dia em que Sam Morreu”*** 


Crédito da foto: João Gabriel Monteiro.

***A estreia nacional do espetáculo “O Dia em que Sam Morreu” promete questionar os valores dos espectadores. Em tempos de banalização do mal, o que realmente tem importância? Como cenário para questões tão cruciais está um hospital. O cirurgião-chefe acredita ter poder sobre a vida dos outros e não mede esforços para chegar aonde quer, até o dia em que um jovem armado invade o hospital e a potência marginal e transgressora desse ato provoca um debate ético onde duas visões de mundo colidem. 

***“Quem tem medo de Virginia Woolf”*** 

***O texto clássico de Edward Albee chega à Curitiba em sua quarta montagem nacional, com Zezé Polessa, Daniel Dantas, Ana Kutner e Erom Cordeiro no elenco. Como em outros textos de Albee, nada é o que aparenta. Escrito há pouco mais de 50 anos, retrata o contexto dos Estados Unidos na época do fracasso do “sonho americano”. Imortalizado no cinema por Elizabeth Taylor e Richard Burton, em filme vencedor do Oscar em cinco categorias, o espetáculo mostra até onde podem ir as pessoas para manter seus relacionamentos, tornando o tema ainda atual e de interesse do público. 

***“Memória inventada no sonho de alguém”*** 

***O amor é o tema central de “Memória inventada no sonho de alguém”, comédia romântica que faz parte da Trilogia dos Sonhos que o grupo carioca Cia Sala Escura de Teatro traz para o Festival de Teatro de Curitiba. O enredo baseia-se em ações e sonhos de um homem que, durante um passeio com seu cachorro, se apaixona por uma mulher que vê passar na rua e, ao perdê-la de vista, decide tentar sonhar com ela todas as noites na esperança de que, um dia, ao acordar, eles estejam de fato apaixonados e juntos.
***“Laboratorial”*** 

***Encenado por Marcelo Valle e com direção de Cesar Augusto e Simon Will, o texto de Diogo Liberano coloca o ator interpretando a si mesmo, em uma construção que mistura realidade e ficção para propor uma reflexão sobre a vida. As experiências vividas em cena pelo ator atravessam alguns conceitos e ideias científicas com a intenção de falar sobre mudanças de paradigmas e suas influências sobre o homem contemporâneo. O espetáculo é uma montagem da Cia dos Atores.

***“Como estou hoje”*** 

***O espetáculo é o outro monólogo da Cia dos Atores que integra a programação do Festival de Curitiba. Encenado por Marcelo Olinto, a peça é a estreia do coreógrafo João Saldanha como diretor. Foi o ator quem convidou o coreógrafo, que acabou por assinar também o texto. Para Olinto, essa troca de experiências com companhias e profissionais de fora do grupo é um dos trunfos da Cia dos Atores. A peça, um misto de teatro e dança, dialoga com o público a respeito de hábitos construídos através do que vestimos.
***“Se fosse fácil, não teria graça”*** 

***A tragicomédia conta a trajetória do próprio ator e diretor da peça, o palhaço Nando Bolognesi. Nando tem esclerose múltipla desde os 21 anos e transforma a doença em comédia, numa “sit down tragedy”, como ele mesmo define, em um contraponto bem-humorado ao termo stand up comedy. "Nunca gostei de stand up comedy", diz. Bolognesi usa a doença - degenerativa, progressiva, incurável e com potencial incapacitante - a seu favor. Em sua montagem, o ator mostra como é possível superar dificuldades aparentemente intransponíveis como uma maneira de levar a vida além de seus próprios limites.

 **********EM EVIDÊNCIA**********

*****Já está tudo preparado para um dos eventos gastronômicos mais esperados pelos curitibanos, o Gastronomix, que acontece no próximo fim de semana (05 e 06), das 11h às 17h, no Museu Oscar Niemeyer. Os ingressos custam R$ 10,00. Mais uma vez, a Banoffi e a Cantina do Délio contribuem para o sucesso do evento.

*****Os últimos dias do Festival de Curitiba trazem três festas para o público que quer prolongar a diversão para além dos palcos. Na quinta-feira, o Vox Bar recebe a Festa Dionisíaca, no dia seguinte o Espaço Cult apresenta o Brasilidades - Festival de Música Brasileira. Para fechar a sequência de baladas, a noite de sábado se prolonga até o último dia do festival com a Cafeína, no Soviet.

*****A Galeria Teix abre nesta quinta-feira (3) a exposição ‘Curitiba, quem é essa?’, que reúne os artistas e fotógrafos Ana Procopiak, Auana Zubek, Claudine Watanabe, Cintya Hein, Faisal Iskandar, Marco Teixeira, Maria Mion, Maringas Maciel, Neni Glock e Roberto Pitella. A abertura acontece às 19h.

*****A Skol mantém a parceria com o Country Festival e anuncia ativações inéditas para o evento. Desde 2007, ano de lançamento, a Skol esteve presente nas várias edições do evento realizadas em diversas cidades do Estado do Paraná. Este ano, além do patrocínio da Skol, a marca promoverá diversas ações de ativação da Skol Beats durante os shows.

*****A partir desta quinta-feira (03), o Shopping Curitiba inicia as novas apresentações do Menu Musical para abril. O projeto é uma parceria com Lumen FM, que neste mês tem repertório de Jazz, Choro, Blues, Rock, Bossa Nova, Música Brasileira e MPB. Os artistas se apresentam no Largo Curitiba, localizado no Piso L2, quintas, sextas e sábados, das 19h às 22h, e domingos, das 17h às 20h.

*****Já está em circulação a nova edição da revista Helena, da Secretaria da Cultura do Paraná. Cada vez mais plural e abrangente, a publicação segue apostando em reportagens especiais que muitas vezes contam histórias inéditas ou pouco conhecidas no Estado. Mais de 20 colaboradores participam deste número 5, entre jornalistas, escritores, acadêmicos, fotógrafos e artistas gráficos. Distribuída gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em outras bibliotecas e pontos de cultura do Estado, a Helena também pode ser lida em issuu.com/revistahelena/docs.

*****Bons ingredientes e a receita certa são elementos indispensáveis para o sucesso de um prato. É isso que a chef Gabriela Carvalho, do Quintana Café & Restaurante, vai apresentar ao público na aula-show da Jasmine Alimentos no Gastronomix, no próximo domingo (06), ao meio-dia. Em sua 6ª edição, a quermesse da alta gastronomia será realizada ao ar livre em barraquinhas no Museu Oscar Niemeyer (MON), das 11h às 17h, e contará, pela primeira vez, com a participação da empresa paranaense que já se tornou referência no segmento de alimentos saudáveis e funcionais.

***Oven inova e apresenta pizzaria fast casual***


Crédito foto: Angélica Fenley Belich.

Na foto: O sócio proprietário da Oven Pizza Customizada, Rafael Soares, com a esposa Aline Moritz Perussolo Soares no lançamento da Oven Pizza Customizada.

***Curitiba acaba de ganhar uma pizzaria inédita no Brasil. Localizada no coração do Batel, e aberta do almoço à meia noite, a casa oferece pizzas individuais assadas em menos de dois minutos em forno de altíssima temperatura, com ingredientes de qualidade, totalmente escolhidos ao paladar do cliente. Em um ambiente convidativo, com estilo moderno e casual, a Oven chega com uma proposta criativa para satisfazer os mais exigentes paladares: as super fast pizzas.

Na casa há duas opções de massa, tradicional e integral, ambas de fabricação própria. Após esta escolha, o pizzaiolo estende a massa em frente ao cliente, coloca o molho (disponível nas versões tomate, tomate e pimenta, ou pesto), e os queijos (muçarela, muçarela de búfala, catupiry, gorgonzola e parmesão). Há nove tipos de carnes entre os complementos: presunto, calabresa, frango, peito de peru, bacon, lombo, presunto de Parma, atum e pepperoni. Rúcula, azeitona preta, milho, palmito e alcachofras estão entre os 13 vegetais que podem ser escolhidos para completar a pizza.

Para finalizar, sete tipos de temperos e especiarias, como funghi, pimenta calabresa, azeite de oliva e manjericão. Para os amantes das clássicas, que não se arriscam como artesãos de suas próprias pizzas, a casa tem 10 sabores prontos no cardápio, como margherita, portuguesa, napolitana e calabresa, entre outras. Seis tipos de bruschettas e cinco saladas também estão presentes no menu, além de dois tipos de pizzas doces (chocolate e banana) e sorvetes. Cervejas nacionais e importadas, vinhos, sucos, chás e refrigerantes completam as refeições de quem busca rapidez e muito sabor, e uma nova maneira de comer pizza.

Serviço: OVEN. Alameda Dom Pedro II, 499 – Batel Curitiba – PR
Tel: 41 3223-4591 - www.oven.com.br

***Governo do Paraná inicia processo de conservação das obras do acervo Ney Braga***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Secretaria de Estado da Cultura, por meio da equipe do Museu Paranaense (MP), faz atualmente um trabalho de conservação das obras pertencentes ao Memorial Ney Braga, localizado na Lapa (PR). As peças, que se encontravam em situação precária de acondicionamento, estão sendo também identificadas e listadas. Compõem o acervo, de cerca de dois mil itens, placas, troféus, medalhas, comendas, diplomas, documentos, fotos, entre outros. “Com este acervo é possível preservar uma parte riquíssima da história do Paraná”, comenta o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro.

Ney Braga nasceu na Lapa em 1917 e foi o político paranaense mais importante no século XX. Foi prefeito de Curitiba, deputado federal, senador, governador por duas vezes, ministro da agricultura, da educação e cultura, além de presidente da Itaipu Binacional. Esta ação reforça a vocação do Museu Paranaense de resguardar e abrigar importantes acervos que contam a história do Paraná.

Outro exemplo disso é o acervo adquirido do extinto Museu Coronel David Carneiro, com mais de cinco mil itens, entre peças de mobiliário, obras de arte, livros, documentos, numismática, ferramentas, utensílios, porcelanas, indumentária e armaria. Há também a coleção de medalhas paranaenses de Julio Moreira e documentos da família do Presidente Farias. Peças que contam um pouco sobre o desenvolvimento industrial do Estado também foram cedidas ao acervo, como as máquinas industriais da Todeschini e da Impressora Paranaense. Além dessas, o Memorial à Indústria da Erva-Mate, por exemplo, é constituído de obras doadas pela família Leão ao Museu Paranaense.


Móveis, embalagens diversas, medalhas, fotos, quadros, livros, ferramentas, material de marketing da empresa, documentos e uma coleção de cuias e bombas de prata para chimarrão compõem as doações. “No Museu Paranaense temos peças de valor histórico inestimável. Além de serem preservadas corretamente, estando aqui, a população pode ter acesso a elas e saber mais sobre a nossa história”, finaliza Renato. SERVIÇO: Museu Paranaense. Rua Kellers, 289, São Francisco, Curitiba – PR Visitação: terça a sexta das 9h às 18h | sábado e domingo das 10h às 16h Entrada franca.

***Fabrizio Giannone apresenta Coleção Inverno 2014***


Crédito da foto: Divulgação.

***Para preparar sua coleção de Inverno 2014, designer Fabrizio Giannone mergulhou em diversos universos, criando sinergia entre eles e apresentando peças requintadas e modernas em suas leituras. Algumas das fontes que inspiraram Fabrizio incluem o movimento Renascentista, a geometria tridimensional e o universo do luxo. Essa coleção também conta com a linha cápsula da designer Eliane Soares. Inspirada na imagem renascentista da “Vênus de Botticelli”, a linha Renascimento traz uma áurea clássica, suave e luxuosa. Com foco na releitura da utilização de pérolas naturais, elas se misturam com as drusas, de brilho incomparável. Esmeraldas trazem o requinte e a cor para as composições maximizadas, como braceletes e maxi brincos, forte tendência da estação.

Para trabalhar a fundo a vertente renascentista e unir o natural, o humano e o espaço, Fabrizio usou as três dimensões – altura, largura e profundidade – para criar também, peças em relevo. Essa linha é composta por brincos, anéis, pendentes e colares, inspirados na geometria pitagórica Euclides. O resultado são joias tridimensionais, com vazados de diferentes espessuras e lapidações únicas. A linha Lucky, desenvolvida pela designer Eliane e Soares para Fabrizio Giannone, faz um estudo do poder da proteção e crenças. A origem bruta e aspecto natural dos materiais com qual Eliane trabalha são destaque dessa coleção cápsula. As peças, que incluem colares, brincos e pulseiras, são coloridas e exuberantes, devido principalmente a utilização do coral como principal material.

A imperfeição natural dos corais criam características únicas a cada peça. Peças cuidadosamente compostas e lapidadas são o foco da linha Luxury. Os destaques são as flores de drusa, que harmoniosamente se misturam a pedras como quartzo fumê perolizado e ágata azul metalizada. Pedras de diversas cores em uma única peça também são destaque da linha Luxury. Por fim, a linha Essential apresenta peças atemporais e clássicas de Fabrizio Giannone. Peças que caracterizam a essência da marca e são renovadas a cada coleção com variação nas cores e materiais fazem parte dessa linha. A Coleção Inverno Fabrizio Giannone 2014 pode ser conferida em Curitiba nas lojas dos shoppings Crystal, Mueller e ParkShoppingBarigüi.

***Estreia em dose dupla***


Crédito da foto: Divulgação.

***As arquitetas Michele Krauspenhar e Samara Barbosa, da SMart Arquitetura, fazem em maio sua estreia em duas grandes mostras de arquitetura e decoração na capital, em propostas que apesar de distintas, marcam o estilo moderno e sofisticado da dupla.

O Espaço Tabriz, na Mostra Artefacto Curitiba, mescla madeira, tons neutros e linhas orgânicas de forma harmoniosa, resultando em um ambiente intimista e de muito charme. Na mostra Casa de Ideias, da Ton Sur Ton, as arquitetas assinam o Loft. Com um estilo mais moderno e descontraído, o espaço prioriza o conforto e o bem-estar e reúne sala de TV, sala de estar e suíte em um projeto funcional e muito requintado.

***Cinco peças e uma farsa***


Crédito da foto: Daniel Sorrentino.

***O escritor e jornalista Otavio Frias Filho lançou neste sábado (29), no Festival de Curitiba, o livro “Cinco peças e uma farsa”. A obra reúne seis peças escritas a partir da década de 90: Tutankáton, Rancor, Típico Romântico, Sonho de Núpcias, Utilidades Domésticas e Breve História de uma Perversão Sexual. Os temas vão desde política, religião, arte e amor, passando pelo romântico, homossexual e transgressivo. O autor autografou o livro no Memorial de Curitiba, onde foi recepcionado pelo diretor do festival, Leandro Knopfholz.

***A Beleza Afro-Brasileira na Galeria Portfolio***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O italiano Giancarlo Mecarelli, fundador e diretor do Paraty em Foco, abre às 19h de sexta-feira (4), na Galeria Portfolio em Curitiba, a exposição fotográfica “Beleza Afro-Brasileira”. As imagens mostram o encanto de mulheres afrodescendentes que posaram pela primeira vez para um fotógrafo profissional. As fotos também ilustram trechos de obras do baiano Jorge Amado, que por vezes retrata o universo feminino e a beleza das negras. A ideia do diálogo entre texto e imagem surgiu do encontro entre Giancarlo e Ovídio Poli Junior, escritor radicado em Paraty que cuidou da seleção dos textos.


A mostra foi exposta pela primeira vez em 2006 durante a Festa Literária de Paraty (FLIP). Com passagem por algumas das maiores agências de propaganda do Brasil, Giancarlo Mecarelli é conhecido como um fotógrafo que tem uma luz muito especial em seus trabalhos de estúdio com modelos. Boa parte do seu trabalho pode ser vista no site fromparaty.com.br. A Galeria Portfolio está localizada na Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico. As imagens estarão expostas e à venda até o dia 23 deste mês.

Serviço: Coquetel e exposição fotográfica “A Beleza Afro-Brasileira”, de Giancarlo Mecarelli. Quando: A partir das 19h de sexta-feira, dia 4. Onde: Galeria Portfolio – Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico. Informações: escolaportfolio.com.br e 41-3252-2540.

***BRINQ MUELLER ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA***


Crédito da foto: Mariana Cavequia.

***Neste sábado (5) e domingo (6), o Shopping Mueller convida os pequenos visitantes do mall para virem se divertir no projeto “Brinq Mueller”. A atração reúne tudo o que as crianças gostam: um ambiente colorido e divertido, itens à vontade para a customização de seus próprios brinquedos, além da interação com outras crianças. O projeto é voltado para crianças de 3 a 12 anos e a participação é gratuita, inclusive, o shopping cede todo o material necessário para as atividades. 

A atração ficará instalada no Piso Subsolo e funcionará no sábado, das 12h às 20h, e no domingo, das 14h às 20h. Lançado no mês passado, o “Brinq Mueller” acontecerá periodicamente, sempre com novas atividades artísticas e decoração temática. Nesta edição, o tema será artesanato com o uso de tecidos. Com opções de diversos retalhos, os pequenos artistas poderão confeccionar seus próprios imãs de geladeira ou marcadores de livros – modelo de vestido, para as meninas, e pipa, para os meninos. 

O miniateliê será decorado com mesas em formato de pipa e terá pufes coloridos, para o conforto dos participantes. Lá, eles poderão soltar a imaginação e se divertir à vontade, contando sempre com o auxílio dos monitores. Para participar, basta os pais ou o responsável se dirigirem até o local do evento, e inscreverem as crianças. As oficinas serão realizadas em intervalos de 30 minutos cada, com capacidade para atender até 12 participantes por sessão. Um responsável deverá acompanhar a todo o momento o seu pequeno artista.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário