quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Coluna do dia 16/10/13

***TURNÊ NACIONAL 2013***


Musical “New York, New York” chega à Curitiba com elenco de atores globais.


Crédito das fotos: Marcos Mesquita.

***A primeira adaptação para o palco realizada no mundo da obra de Earl Mac Rauch, o musical “New York, New York” chega a Curitiba nos dias 18,19 e 20 de outubro. A obra só havia sido adaptada para o cinema em 1977, na magistral produção dirigida pelo grande Martin Scorsese que teve como protagonistas Liza Minnelli e Robert De Niro. A turnê nacional do espetáculo “New York, New York” acontece em nove cidades brasileiras: Brasília, Porto Alegre, Ribeirão Preto (SP), Paulínia (SP), Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Uberlândia(MG) e Rio de Janeiro.

Serão 3 apresentações em cada cidade (com exceção da cidade do Rio de Janeiro onde acontecerão 6 espetáculos) num total de 30 apresentações no decorrer de toda a turnê, que terá duração de cerca de 3 meses. A meta é atingir um público total de cerca de 61.000 pessoas das classes A, B e C a partir da faixa etária recomendada de 10 anos de idade, já que o evento está categorizado como um espetáculo de entretenimento familiar.


Elenco: Atores Protagonistas: Alessandra Maestrini (Rede Globo), Juan Alba (Rede Globo / Rede Record). Atriz Convidada: Julianne Daud (como Carmem Miranda) Direção Cênica: José Possi Neto Direção Musical: Maestro Fábio Gomes de Oliveira Realização Nacional: Maestro Produções Artísticas & Culturais Ltda. A produção em Curitiba está sob a competência da HPimentel Comunicação e Cultura.

Concomitante ao espetáculo acontecerá palestras gratuitas com os diretores e artistas do espetáculo, além de ensaios abertos também gratuitos para estudantes da rede pública local e cidadãos da terceira idade que beneficiando cerca de 15.000 pessoas. Todo o processo de remontagem e apresentações do musical, nas nove cidades da turnê nacional, deverá gerar 339 empregos diretos entre técnicos, artistas e empresas terceirizadas, além de pessoal contratado localmente. Parte dos ingressos será doada a instituições especializadas no trato de pessoas portadoras de deficiências físicas e/ou mobilidades reduzidas. Será organizada uma grande exposição de fotos e imagens sobre a história do “jazz” e das “big bands” com entrada franqueada ao público.

Serviço: Musical “New York New York” Data: 18,19 e 20 de outubro de 2013. Horário: 21 horas (abertura às 20h) Local: Teatro Positivo - Grande Auditório. Valores: A partir de R$80,00 (Inteira) – www.diskingressos.com.br - 41 3315-0808 Atenção: Clube do Assinante Gazeta do Povo têm 50% de desconto. (Serão sorteados ingressos para os leitores).

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****À Benção, Vinícius (Vida e poesia na arte do encontro e desencontro) é a exposição multimídia em homenagem ao centenário de nascimento do poeta Vinicius de Moraes. A mostra será aberta nesta quinta-feira (17), às 19h, no saguão do Canal da Música, em Curitiba. Entrada gratuita.

*****A partir do dia 20 de outubro os clientes do Swadisht Cozinha Indiana podem se deliciar com a culinária típica aos domingos. De terça-feira à sábado, o restaurante está aberto para jantares, das 19h às 23h. Já nos domingos, o mais autêntico restaurante indiano de Curitiba passa a abrir as portas para o almoço, das 11h às 16h. Na segunda-feira não há expediente. Aproveite para apreciar os diversos sabores típicos indianos em uma experiência gastronômica única!

*****O curso de Jornalismo da UniBrasil foi reconhecido como o melhor de Curitiba pelo Exame Nacional do Desempenho de Estudantes (Enade), promovido pelo governo federal. A graduação recebeu a nota 4 - em uma escala que varia de 1 a 5 - e obteve melhoria de desempenho na comparação com a última edição da prova, que ocorreu em 2009. Desde então, houve investimento na melhoria de infraestrutura, aumento de atividades extraclasse e iniciativas relacionadas à prática de mercado e à qualificação da relação professor-estudante.

*****Grupos de dança de deficientes físicos e/ou intelectuais do Paraná e de outros estados se apresentarão na segunda edição do Encontro Para-Dançar nos dias 25 de outubro, às 14 horas, e no dia 26 de outubro, às 20 horas, no Ginásio de Esportes para Pessoas com Deficiência Jamal Farjallah Bazzi, em Ponta Grossa. Além do espetáculo, serão realizados um fórum e três oficinas de dança, também no Ginásio de Esportes Jamal Farjallah Bazzi. A entrada para o espetáculo é gratuita.

*****Para comemorar seu aniversário de criação, o grupo feminino Rosa Flô toma conta do Conservatório de MPB de Curitiba, neste domingo (20), com o show 10 anos de Rosa Flô, a partir das 11h30, dentro do programa Domingo Onze e Meia, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba. No repertório estão composições das integrantes do grupo, além das obra O Gato e o Canário, de Pixinguinha, e Santa Morena, de Jacob do Bandolim. A entrada é franca.

*****Neste segundo episódio, a série Memória do Brasil, exibe o documentário “O Brasil em 80 minutos”, produzido em 1961 por Jean Manzon. O material tem duas partes: a primeira é uma descrição da história recente do Brasil, da morte do presidente Getúlio Vargas à eleição de Juscelino Kubitscheck, incluindo a viagem de JK, antes da posse, pelos Estados Unidos e por vários países da Europa. A segunda parte é descrita como um ‘canto ritmado do Brasil moderno’. O documentário será apresentado pela éParaná (canal 9) às 23h.

*****O TAJ Curitiba agita a cidade às quintas-feiras com a festa Quintaj, sempre ao som dos melhores DJ´s. Nesta semana, o bar indo asiático apresenta como atração principal o DJ Ricardo Castor. A badalação tem início às 19h30min e o warm up fica por conta do DJ Diogo Mazza, residente da casa.

*****No próximo dia 18 de outubro, sexta-feira, a partir das 21h, no Restaurante e Espaço Cultural Alberto Massuda, acontece o show “Cristina El Tarran Canta Chico Buarque”. O repertório escolhido por Cristina traz uma pincelada de cada fase de Chico, como canções feitas para peças de teatro, grandes sucessos e parcerias com artistas como Tom Jobim, Edu Lobos e Francis Hime. “As Vitrines, “Eu Te Amo”, “Quem Te Viu, Quem Te Vê” e “Beatriz” são algumas das canções escolhidas para o show.

***Tendências Ton Sur Ton***


***A Ton Sur Ton vai promover a videoconferência “Experiência de Cores & Estampas” com a designer londrina Tricia Guild, referência internacional em tons e padronagens na quinta-feira (17.out, às 19h). O happy hour para arquitetos, designers e decoradores, promovido em parceria com a Hunter Douglas, líder no segmento de persianas, cortinas e toldos, apresentará as novidades e tendências mundiais do segmento.
 
***Maria Filó: Compre e Ganhe***


***A Maria Filó (Shopping Mueller e ParkShoppingBarigui) está com novidades! Até o final do mês de outubro, nas compras acima de R$800,00, a cliente ganhará um par de mugs com estampas exclusivas. Charmosas, as canecas anunciam que o Verão da Maria Filó será repleto de prints bem charmosos. Maria Filó Mueller (41) 3322-8180 Maria Filó ParkShoppingBarigui (41) 33176617.

***A cozinha vira sala de aula*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***A Versadas está lançando o projeto Harmonize. Por meio de aulas de culinária, departamentos de Recursos Humanos podem avaliar suas equipes, observando e compartilhando os resultados no final da aula. O objetivo desta inovadora proposta, numa metáfora ao que acontece na rotina empresarial, é com a organização, compreensão das receitas, preparação dos ingredientes e execução das tarefas, criar ferramentas estimulantes para a avaliação e motivação de suas equipes. 

O resultado dependerá da competência de cada um e do entrosamento das equipes avaliadas. A Versadas segue a tendência de grandes e pequenas empresas de todo o mundo, que apostam em ações como esta e com criatividade criam novas experiências, para estimular, incentivar e avaliar seus times, tornando mais visível e acessível a importância de alcançar metas. 

***C&S INDICA***

***Especialista em fazer hits para novelas, o italiano radicado no Brasil Paolo lança o solar 'Me Queira Bem', novo disco em português***

 

Crédito da foto: Divulgação.

***Apesar de o italiano ter sido a primeira língua do pequeno Paolo e também das suas primeiras composições que fizeram sucesso no Brasil, foi em português que o cantor e compositor radicado em São Paulo desde os 10 anos alcançou um dos primeiros lugares na lista Top 3 das músicas mais pedidas à TV Globo. Tema de Tessália (Débora Nascimento) e Darkson (José Loreto) em "Avenida Brasil", "Tanta Coisa" mostrou a intimidade do artista com a língua que adotou, ajudou na expansão de seu público e o inspirou a gravar seu nono álbum, sendo o quarto em português. "Me Queira Bem" está sendo lançado pela Som Livre e já tem promessa de hit. "Eu já tinha tido uma música ('Asas da Paixão') entre as mais tocadas nas rádios de São Paulo, mas comecei a gravar em italiano porque tive a possibilidade de ver uma música minha numa novela.

A partir daí pintaram vários convites para gravar outras canções na minha língua materna. Senti que era um diferencial, mas sou aquele artista que gosta de ir onde o povo está. Quando 'Tanta Coisa' tocou na TV e vi meu público aumentar, animei em continuar compondo em português", conta. A paixão pela música brasileira é antiga, tanto que já tinha se arriscado a gravar releituras em outros momentos ("Brincar de Viver", de Guilherme Arantes e Jon Lucien, e "Eu Não Existo sem Você", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, por exemplo) e até chegou a fazer versões em italiano para hits como "Sozinho" (Peninha) e "Amor Perfeito" (M. Sullivan, P. Massadas, L. Olivetti e R. Jorge). Mas não foram essas canções que permearam as trilhas das novelas "Mulheres Apaixonadas", "Alma Gêmea", "Belíssima" e "Passione": distribuídas entre seus vários discos, "Noche de Ronda", "Al Di Là", "Quando ti Penso" e "Malafemmena" foram as escolhidas, respectivamente. Neste novo trabalho, Paolo não traduziu a língua, mas reinterpretou os ritmos ao resgatar e dar sua forma às canções "Se eu não te Amasse Tanto Assim" (Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle), "Apenas Mais Uma de Amor" (Lulu Santos / Nelson Motta), "Sina" (Djavan) e "Sozinho".

O sucesso eternizado por Ivete Sangalo ganhou tom mais romântico, o de Lulu virou um rock com riffs de guitarra e slide, enquanto o hit de Djavan está com ares de pop rock. A composição de Peninha foi transformada num reggae. "São músicas que gosto de ouvir e tocar. Sempre mesclo o repertório nos shows e sinto que o público gosta de interagir. Só música nova, às vezes, cansa. Imaginei que fazer o mesmo no disco seria também uma forma de propor essa interação", comenta. Com faixas pra dar e vender, "Me Queira Bem" mal foi lançado e já tem uma canção entre as dez mais pedidas nas rádios do Rio de Janeiro, de acordo com a Crowley: "Cadê o Amor" é uma das várias parcerias com Rodrigo Basso, que além de compor junto também produziu o disco com Paolo.

Compositor frenético, Paolo não para de fazer música e parece psicografar letras e sons de tão natural que é seu processo de colocá-los pra fora: "Chego a acordar de noite com uma música na cabeça. Anoto, registro num gravador e volto a dormir. Esse álbum tem 20 faixas, sendo que uma é a versão ao vivo de 'Tanta Coisa'. Minha maior dificuldade é cortar músicas, porque cada disco é como um filho que sai pronto. Eu e Rodrigo decidimos deixar assim para testar o repertório para a gravação do DVD que estamos planejando", adianta Paolo. Seu jeito de interpretar é o mesmo que imprime em suas composições próprias. Com gosto musical eclético - apesar da formação clássica, curte sertanejo e é fã de Alicia Keys e Maria Bethânia - e uma voz ligeiramente rouca, o cantor e compositor ítalo-brasileiro enche de romantismo e sensualidade canções como "Arco-Íris", "Cadê o Amor", "Te Amo Tanto", "24 Horas sem Você" e "Amor Amora".

Solar é o melhor adjetivo para definir esse novo trabalho. Uma das inspirações para muitas das suas composições é a praia, que já aparece na faixa título, um reggae no qual o músico avisa: "Hoje rola uma prainha". Lugares praianos como Leblon e Salvador estão no pop "Tudo Baseado no Amor". Com riffs de guitarra distorcidos, "Maresia" também remete ao tema. "Tenho casa na praia e vou pra lá quase todo fim de semana. Também vou muito ao Rio de Janeiro. Sou do signo de Câncer, que é da água. Amo o mar, o contato com a areia e com a natureza. Ver o mar é presente de Deus pra mim", comenta.

O Sol em sua mais melódica forma aparece no pop romântico "Quero Acreditar" ("Mas meu Sol / Só brilhou pra você"), no pop rock "Egoísta" ("Já é de manhã / Abrem-se as cortinas / Menina Lua, vai e acorda o Sol") e no rock "Olha o Sol" ("Olha o Sol / Tá brilhando pra você"). "Coloquei a praia na capa de 'Me Queira Bem', porque esse é um disco que fala de felicidade, é um álbum que fiz inspirado por Jack Johnson e John Mayer", diz Paolo. As faixas "O Dia do Sim", "Tá Gostando de Alguém" e "Dá um Tempo, Amor" completam o repertório do disco que reafirma o talento desse italiano que, depois de se apaixonar pelo Brasil, já conquistou os falantes e/ou os cantantes da língua portuguesa: "Cada trabalho novo é um recomeço, uma vida nova, dá aquela ansiedade... Quero muito saber o que as pessoas vão falar!"

***Aos noivos no SPA Tereza Zanchi***


Crédito da foto: Divulgação.

***Sofisticação, relaxamento e diversas opções de serviços que tornam os momentos que antecedem o casamento inesquecíveis são os destaques apresentados pelo SPA Tereza Zanchi, em parceria com o Bourbon Curitiba Convention Hotel, durante a feira Faça Festa.

Para a edição de 2013, que acontece de 17 à 20 de outubro no Expo Renault Barigui, a marca preparou um estande especial para os noivos, que poderão conhecer os rituais como Day Spa Noivas, Madrinhas, Amigas, Spa Noivo, entre outros. Durante o evento o público ainda poderá desfrutar da Quick Massage.

***Baggio Imóveis promove arrecadação de brinquedos para ONG Arte Geral***


***O Instituto Arte Geral está programando uma linda festa para as 80 crianças atendidas pela instituição. Para isso, conta com o auxílio da Baggio Imóveis, que disponibilizou espaço em seu escritório para a arrecadação dos brinquedos, que deve acontecer ate o próximo dia 18. “Nosso objetivo é engajar funcionários, clientes e parceiros para angariar 100 brinquedos, entre novos e usados em bom estado, para deixar a festa ainda mais bonita”, diz Leonardo Baggio, diretor da empresa e voluntário do Instituto Arte Geral há dois anos.

É a primeira vez que a arrecadação vai ocorrer na imobiliária. A expectativa é grande para que a ação seja um sucesso e consiga, além de arrecadar os brinquedos, engajar todos os colaboradores. “Buscamos sempre incentivar nossa equipe através de ações voluntárias. Temos certeza de que vamos atingir nossa meta”, diz o diretor.

A ação é aberta a toda a comunidade. Para doar, basta levar o brinquedo até a sede da Baggio Imóveis, que fica na Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 301. A festa para a entrega dos brinquedos será no dia 19 de Outubro, no Instituto Arte Geral, que funciona no CRAS do Tatuquara, em Curitiba.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário