quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Coluna do dia 03/10/13

***Fran Rosas e seu “Chapéu de Sobra”***


Crédito da foto: Divulgação.

***Para compor o show que marca sua estreia nos palcos, Fran Rosas usou muito da sua personalidade. Não foi à toa que escolheu para dar nome ao espetáculo que acontecerá dia 08 de outubro, no Teatro Paiol, a canção “Chapéu de sobra”, de Dú Gomide e Estrela Leminski. A música faz analogia à famosa expressão popular “tirar o chapéu”. “Escolhi esse nome, pois trato no show das minhas convicções e mostro que ‘tiro meu chapéu’ para os compositores e músicos envolvidos neste projeto”, comenta a intérprete falando como é forte a admiração e respeito aos compositores apresentados e à vasta diversidade cultural, melódica e poética atreladas a eles.

A figura do chapéu também representa, para Fran Rosas, as ideias que o indivíduo carrega em seu intelecto. “Guardo em meu chapéu caraminholas / Coisas que vivi minhas memórias / Dentro do chapéu trago cartolas / Sambas de verão minhas histórias... Ser o que se é, é o meu negócio...” (trechos da música “Chapéu de Sobra”). Rafael Rosas, produtor musical do show, comenta que para montar a estreia da intérprete o foco desde o princípio foi buscar um repertório que traduzisse quem é a Fran como cantora. “Foi nascendo um repertório leve, extremamente brasileiro, com canções de compositores que ela respeita muito”, explica.

O espetáculo trará uma seleção musical de talentosos compositores da nova safra da música brasileira, entre eles Pedro Altério, Rodrigo Maranhão, Dani Black, Vinicius Calderoni e os curitibanos Dú Gomide, Estrela Leminski, Janaina Fellini, Bernardo Bravo, Cauê Menandro, Thiago Portella, entre outros. No palco, Fran Rosas conta com o trio Rafael Rosas (Produção, Teclados e Arranjos), Glaukus Jansson (Violões) e Leonardo Cardoso (Percuteria). São misturados diversos gêneros brasileiros (baião, afoxé, samba, maracatu, frevo) com influências da world music. Integrando a equipe técnica, Thiago Machosky, é responsável pela sonorização, Ju Choma assina o cenário e Luiz Nobre assume a iluminação. O show conta também com as participações especiais das cantoras Luciane Merlin e Janaina Fellini. O show faz parte do projeto “Terça Brasileira”, da Fundação Cultural de Curitiba.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Nesta quinta-feira, a Scatto apresenta - em sua loja no Shopping Crystal - as tendências em sapatos, bolsas e acessórios para a nova estação. A boutique multimarcas, especializada em peças para festas – como scarpins em cetim e clutches com pedrarias – veste os pés das curitibanas, com estilo e sofisticação, há mais de 13 anos. A partir das 12h, as clientes serão recebidas com docinhos e espumantes. Além disso, quem fizer compras na ocasião irá concorrer a um lindo berloque da joalheria H.Stern.

*****Em comemoração ao Dia das Crianças, a Kipling aproveita a noite desta quinta-feira (3) para promover o coquetel Kipling Kids Day, em sua nova loja no Pátio Batel, ponto mais prestigiado do momento em Curitiba. Durante o evento, as crianças terão a oportunidade única de participar da gravação de vídeos exclusivos da marca mostrando seu talento como cantores, atores ou mesmo como modelos mirins, tudo dentro da própria loja! Além da diversão proporcionada, os vídeos serão divulgados em um canal do Youtube.

*****A Schweppes, marca de refrigerante da Coca-Cola, vai proporcionar uma experiência única aos apreciadores da boa música durante a apresentação do Jazz Meeting, neste domingo (06), no Teatro Guaíra. Durante o evento que traz à capital paranaense apresentações de vários expoentes nacionais e internacionais do jazz contemporâneo, o público poderá experimentar receitas de drinks feitos com Schweppes no bar exclusivo que a marca leva ao teatro. A ação vai mostrar ao público toda a versatilidade do refrigerante no preparo de sofisticadas bebidas, que fazem da marca uma das mais consumidas do mundo por quem busca um sabor diferenciado e especial.

*****A atração da noite de sexta-feira do Santa Marta Bar é o músico Zé Rodrigo, que sobe ao palco da casa para apresentar o show Rock’n’Roll Celebration 3. Clássicos do rock internacional recebem uma nova roupagem e são apresentados ao público em uma versão bastante singular. O setlist é formado por canções como "It’s a Kind Of Magic", do Queen, "Sympathy For The Devil", do Rolling Stones, "Sultans of Swing", do Dire Straits, "Layla", de Eric Clapton, entre outras

*****De 4 a 6 de outubro Curitiba receberá a exposição “Galeria Francisco de Assis e a Irmã Água”. A iniciativa é do Colégio Bom Jesus e tem o objetivo de marcar as comemorações do Ano Internacional para a Cooperação pela Água, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A abertura oficial do evento está marcada para as 19h30 do dia 4 de outubro, na praça de eventos do Palladium Shopping Center, com uma apresentação do coral composto por alunos do colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes.

*****A rota de peregrinação mais importante da Europa, o Caminho de Santiago, é tema de bate-papo nesta sexta-feira (4 de outubro) na Fnac. A partir das 19h30, o escritor espanhol Alberto Lorente apresenta detalhes desta rota turística, convidado pelo Centro Cultural da Espanha. A entrada é gratuita.

*****De 7 a 9 de outubro, acontecerá em Curitiba (PR) o ciclo de palestras Outubro Rosa, sobre prevenção do câncer de mama e promoção da saúde da mulher. O evento é organizado pela Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais em parceria com o Hospital Santa Cruz, que sediará o evento no anfiteatro localizado à Avenida Batel, 1889, no Batel. A entrada é gratuita e os interessados devem confirmar presença pelo telefone (41) 3312-3900.

*****O acordeonista João Pedro Teixeira e o violonista João Egashira se apresentam nesta sexta-feira (4), às 20h30, no Canal da Música, em Curitiba. O show instrumental, intitulado ‘Encontro- João Pedro & João Egashira’ terá única apresentação.

*****A lighting designer Adriana Sypniewski, proprietária da Grey House Iluminação, foi convidada pela conceituada marca Accord para desenvolverr luminárias exclusivas para a marca com a sua assinatura. Seguindo as tendências do mercado, a profissional criou uma linha com design orgânico e atual em que a madeira é a protagonista. A primeira peça produzida foi a SPY, pendente com traços contemporâneos e estrutura em forma de S. Para 2014, Adriana promete mais lançamentos que são verdadeiras obras de arte, unindo inovação e materiais sustentáveis.

*****Para proporcionar uma experiência diferente aos clientes, a Citroën Provence Centro Cívico inicia no próximo dia 8 de outubro (terça-feira) o Citroën Tour, uma série de test drives do novo C4 Lounge em diferentes pontos da cidade, fora da concessionária. O cliente que participar ganha gratuitamente uma garantia estendida de mais dois anos, além dos três originais de fábrica, ao comprar o veículo. O primeiro cenário para a ação será o Shopping Mueller.

*****Em comemoração ao mês das crianças, a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) promove, durante o mês de outubro, a temporada do espetáculo inédito “O Mundo Fantástico de Strambella”, em Curitiba. As apresentações em dois finais de semana: dias 05, 06, 11, 12 e 13 no Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco).

***Clube Curitibano participa de Baile de Debutantes para jovens portadores de deficiência***


Crédito das fotos: Denis Ferreira Netto.

Na foto 01: Denise Mai, voluntária da FEPE, o prefeito Gustavo Fruet, o presidente do Clube Curitibano, Joaquim Miró, e Maristela Arantes, voluntária da Fepe.


Na foto 02: O presidente do Clube Curitibano, Joaquim Miró, e a primeira dama do Clube Curitibano, Maria Cristina Miró, recebem uma debutante na pista de dança.


Na foto 03: Valsa das debutantes.

***O Clube Curitibano, em parceria com a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE), tornaram a noite da última terça-feira (1) mágica e emocionante para 25 adolescentes da Escola da FEPE. Os jovens, meninos e meninas tiveram a oportunidade de comemorar os seus 15 anos em uma festa regada com muito glamour e animação. O Baile de Debutantes da FEPE acontece a cada dois anos e é integralmente realizado através de doações e parcerias com empresas que enxergam a sua responsabilidade na sociedade, como é o caso do Clube Curitibano que cedeu o seu espaço para a realização desse evento.

O presidente da FEPE, Fabio Marcassa, destacou a iniciativa do Clube Curitibano. “Hoje, a inclusão social é um tema bastante discutido, e a diretoria do Clube, através dessa atitude positiva, demostrou o quanto está preocupada com esse assunto”. Para a primeira dama do Clube, Maria Cristina Miró, a emoção de ajudar a proporcionar uma festa linda como essa para esses adolescentes é indescritível. “Ver a alegria no rosto dos 25 debutantes e dos pais que participaram desse momento único não tem preço”

***EXPOSIÇÃO CONCILIAR | UIARA BARTIRA***


Crédito da foto: Divulgação.

***A artista Uiara Bartira realiza em breve uma grande exposição de Desenhos Inéditos e Gravuras Atuais, acompanhada do lançamento do livro e catálogo / caderno de imagens – CONCILIAR, que será lançado na sala Theodoro de Bona do Museu de Arte Contemporânea – MAC /PR, no dia 9 de Outubro, tendo sua abertura às 17 horas.

A mostra reúne perto de 180 obras inéditas, escolhidas entre uma prévia seleção de 300 desenhos de diferentes fases e pesquisas feitas com diferentes materiais, de uma produção de cerca de 1300 trabalhos realizados entre 1985 e 2010, mais as gravuras realizadas no período em que residiu no Rio de Janeiro e que são resultados de investigações de Auto-Cura. “O conciliar de experiências.

Por isso, não nos surpreende a” transparência” de algumas peças, marcadas por enorme sutileza e sensibilidade etérea, quase a evaporar em sua materialidade - é o translúcido presente na obra de Uiara, que faz com que enxerguemos além, através. É o olhar da artista que se deixa atravessar por outros olhares.” O design gráfico e o texto do livro são de Paulo Sandrini, escritor e designer gráfico. Este projeto foi desenvolvido por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com apoio da Sanepar e Ibema.

Serviço: Exposição e lançamento de livro – Conciliar | Uiara Bartira Na sala Theodoro de Bona – MAC – Museu de Arte Contemporânea do Paraná Rua Desembargador Westphalen, nº 16 – Centro – Curitiba. Período de exposição: De 10/10/2013 a 02/03/2014 Horário: De terça a sexta-feira das 10 às 16 horas. Entrada Gratuita. Informações (41) 3323-5337.

***MONNALISA ANTECIPA COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS COM DIVERSÃO, GOSTOSURAS E ARTE***

***No próximo sábado, dia 05 de outubro, das 14h às 19h a grife italiana Monnalisa realiza uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças. Com a intenção de valorizar a alegria da infância, a boutique reconhecida pelo seu DNA europeu, promoverá brincadeiras em torno do universo das artes, aliado as guloseimas que adoçam o coração.

Enquanto as crianças se divertem, as mamães também terão a oportunidade de aproveitar o coquetel temático enquanto conferem as novidades da coleção primavera/verão 2014, que destaca as estampas coloridas por buquê de flores, sobreposições, volumes e comprimentos assimétricos que refrescam os looks da nova temporada.

***Gustavo Tavares e Nelson Faria apresentam Duo Cello & Violão no Curitiba Jazz Meeting***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nesta quinta-feira, 3 de outubro, o show Duo Cello & Violão apresenta Gustavo Tavares e Nelson Faria às 20h30 no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Brasileiros radicados na Noruega e na Suécia, respectivamente, juntos eles realizam extraordinário duo camerístico de violoncelo e violão combinando elementos de música erudita e popular.

Gustavo Tavares, doutor em música, intérprete, arranjador, compositor e professor especialista em música latino-americana, realizou concertos em diversos países e famosos auditórios, como o Kennedy Center (Washington DC), Carnegie Hall (Nova York), Salão da Unesco (Paris), Sala Puccini (Milão), Palladium (Roma) e Royal Academy of Music (Londres). Integrou o grupo Triângulo de música de câmara. É violoncelo solista da Orquestra da Ópera Nacional Norueguesa.

***Jazz Meeting Ensemble apresenta-se com trompetista canadense nesta sexta-feira no Guairinha***


Crédito da foto: Divulgação. 

***Nesta sexta-feira, 4 de outubro, no 6º Curitiba Jazz Meeting, apresenta-se o grupo Jazz Meeting Ensemble com a participação especial do trompetista canadense Ron di Lauro sob a regência do pianista e arranjador André Dequech. O variado repertório compreende clássicos do jazz, pop e world music. 

Compõem o grupo os músicos locais Sérgio Albach (clarinete e clarinete baixo), Gabriel Schwartz (saxofone, flauta e piccolo), Paulo Siqueira (saxofone, flauta e fagote), Edvaldo Chiquini (trompa), Rogério Leitum (trompete), Sérgio Coelho e Rodrigo Vicaria (trombones), Guilherme Efrom (trombone baixo), Péricles Gomes e Samuel Pessati (violoncelos), Alberto Lopes (contrabaixo) e Esdra Nenem Ferreira (bateria). 

O trompetista Ron di Lauro atuou nas orquestras Sinfônica de Montréal, Metropolitain do Grand Montréal, Laval e Sinfônica de Québec, bem como nas big bands de Vic Vogel e Lorraine Desmarais. Acompanhou artistas consagrados como Dizzy Gillespie, Aretha Franklin, Tony Bennett, Michel Legrand, Celine Dion, Michael Bolton e o Cirque du Soleil. Dirige orquestras de jazz e leciona nas universidades de Montréal e McGill. Instrumentista pianista, arranjador e produtor musical, André Dequech atuou com Chet Baker, Michel Legrand, Nina Simone, Dee Dee Bridgewater, Wayne Shorter, Pat Metheny, Francis Hime, Hermeto Paschoal, Egberto Gismonti, Nana Caymmi, Paulo Moura, Amália Rodrigues, Arthur Moreira Lima, Steve Potts, Toninho Horta, Victor Assis Brasil, Radamés Gnatalli e Wagner Tiso, entre outros músicos de renome internacional. 


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário