sábado, 22 de setembro de 2018

Coluna do dia 22/09/18

***Chopin Ou o Tormento do Ideal - Com Nathalia Timberg e a pianista Clara Sverner***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Chopin Ou o Tormento do Ideal é um espetáculo consagrado a Chopin, que associa música e poesia, interpretado pela atriz Nathalia Timberg e tocado por Clara Sverner, uma das maiores pianistas brasileiras, dirigidas por José Possi Neto. O espetáculo chega a Curitiba no dia 22 de setembro, com sessão dupla, às 17h e 20h no Guairinha, com patrocínio da Vivo.

A montagem original teve sua estreia nos primeiros meses do ano de 1987, no Théâtre de la Gaîté-Montparnasse, em Paris. O Pianista Erik Berchot, vencedor (notavelmente) do prêmio Frédéric Chopin de Varsóvia (1980), uniu seus talentos aos do ator e autor Philippe Etesse para compor o belo espetáculo.


Partindo de recortes textuais da vida de Chopin, cartas de George Sand entrelaçadas com declarações e poemas de Musset, Liszt, Baudelaire, Gérard de Nerval e Saint-Pol-Roux, o espetáculo ilumina, neste encontro de música e palavras, vinte anos da vida e da obra do compositor, criando uma possível subjetividade acerca de sua biografia com a objetividade e a poética do seu contexto histórico. Texto e música marcam os acontecimentos e apresentam uma personagem dividida entre um cotidiano vivido, às vezes, dolorosamente e um ideal inatingível.

De um lado do palco, uma das maiores vozes do teatro brasileiro, Nathalia Timberg, e do outro uma das mãos mais habilidosas e sensíveis do piano, além de profunda conhecedora do repertório e do gênio chopiniano - em 2011, a pianista foi indicada ao Grammy Latino pelo disco ‘Chopin por Clara Sverner’. O espetáculo foi sucesso de público em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Santa Maria, Jundiaí, Santo André, Araraquara e Birigui. O Patrocínio da Vivo permitirá a circulação do espetáculo por ainda mais quatro cidades do país: Goiânia, Belo Horizonte, Campinas e Curitiba.


Ficha técnica - Concepção original: Philippe Etesse / Tradução: Nathalia Timberg / Direção: José Possi Neto / Elenco: Nathalia Timberg / Piano ao vivo: Clara Sverner / Direção de produção: Danielle Cabral e Ricardo Grasson/ Cenografia: Chris Aizner / Desenho de luz: Wagner Freire / Figurinos: Miko Hashimoto / Criação e Direção Vídeo Mapping: VJ. Alexandre Gonzales/ Vídeo Designer: Laerte Késsimos / Coordenação de projetos: Contorno Produções e Dcarte / Idealização: Dcarte e Gelatina Cultural / Produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez- Contorno Produções/ Direção assistente: Renato Forner/ Assistente de figurinos: Ana Key Kapaz/ Fotos divulgação: Edson Kumasaka, Ronald Mendes e Juliana Alabarse/ Projeto Gráfico: Lucas Sancho / Iluminador: Marcel Rodrigues/ Produção Local: Diego Marchioro / Assessoria de imprensa: Fernando de Proença/ Administração e Contratos: Exedra Consultoria.

Sobre a Vivo e o Teatro - A Vivo, líder em telecomunicações no Brasil, acredita no teatro como elemento de conexão entre as pessoas. Ao longo dos últimos 14 anos, mais de 1 milhão de espectadores em todo o País, prestigiaram os projetos patrocinados pela empresa. Por meio do Teatro Vivo, em São Paulo, sua principal frente de apoio à cultura brasileira, a empresa oferece ainda um espaço de qualidade, com programação variada, criativa e independente. Um palco que acolhe tanto atores já consagrados como novos artistas.

Serviço: Chopin Ou o Tormento do Ideal Com Nathalia Timberg e Clara Sverner Local: Centro Cultural Teatro Guaíra Guairinha - (R. XV de Novembro, 971) Data e Horário: 22 de setembro - Sábado às 17h e às 20h Valor do Ingresso: Inteira – R$ 50,00 - Meia – R$ 25,00. 50% para estudantes e pessoas de idade igual ou superior a 60 anos. Vendas antecipadas no site do Disk Ingressos: https://www.diskingressos.com.br. Informações: 33150808 - Duração: 70min Classificação indicativa: 14 anos - Gênero: Clássico.

***Jennifer Lopez é a cara da campanha SS19 da Guess***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Especializada em jeans desde 1976, a Guess possui calças, macacões, camisas e jaquetas jeans, femininas e masculinas em diversas lavagens, cores e modelos. Com foco no corpo da mulher brasileira, as peças da Guess Brasil são produzidas em São Paulo com modelagens diferentes para atender à demanda de seu público.


Com tecidos de qualidade, cortes assimétricos e caimento no corpo, as calças são produzidas nacionalmente para acompanhar as tendências e unir os modelos clássicos com a modernidade. Além dos jeans femininos, a marca também aposta em peças masculinas para complementar a coleção.

***Keune Wonderland - Curitiba vai ficar colorida***


Crédito da foto: Divulgação.

***A capital do Paraná recebe no dia 8 de outubro um evento que vai movimentar a cidade, o “Keune Wonderland”. A ideia é apresentar a nova coleção de cores para 300 cabeleireiros e profissionais da área da beleza e mostrar a magia da coloração. De acordo com o Diretor da Keune Curitiba, João Paulo Martins, serão mais de 15 horas no mundo das maravilhas Keune. O evento vai reunir moda e beleza em um único momento e espaço.

Estarão presentes três educadores (Keune e Pivot Point), o criative master Keune, Fabio Arnhold, look and learn pivot point, Rodolfo Di Avansi e o embaixador master da Keune Brasil, Tiago Aprígio. Além dos renomados profissionais, o Keune Wonderland terá muitas atrações, como um delicioso talk show com Léo Tramontin sobre tendências do verão 2019, que vai linkar cabelo, maquiagem e vestuário.

As modelos que vão apresentar as novas cores da keune participarão ainda de um desfile da marca Cantão. O evento será no Taboo, a partir das 9h e tem patrocínio Catharine Hill, Itaipava Go Draft, Glass Vough, TNT Energy Drink, Nordka Vodka, Itaipava Premium. Apoio: Pivot Point e Cantão.

Serviço: Keune Wonderland Data: 8 de outubro(segunda feira) – 9h às 00h Local: Taboo Eventos – Rua Bispo Dom José, 2096 - Batel Inscrições são limitadas - https://www.sympla.com.br/keune-wonderland345076.

***Mafra ganha hipermercado completo que vai atender toda a região***


Crédito das fotos: Marcelo Miranda.

Na foto 01: Brayan Zonta (neto), Andreia Zonta (filha e diretora), Sandra Zonta Gabargo (filha e diretora), Pedro Joanir Zonta (presidente), Lindacir Zonta (esposa), Ricardo Zonta (filho e vice presidente).


Na foto 02: Primeira-dama Iara Bielecki, prefeito de Mafra, Wellington Bielecki, Presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta e sua esposa, Lindacir Zonta.

***O primeiro hipermercado da cidade de Mafra, em Santa Catarina, foi inaugurado no dia 20 de setembro após um investimento de R$ 40 milhões do Condor Super Center, que escolheu o município para continuar a sua expansão no território catarinense. O empreendimento gerou 230 novos postos de trabalho e irá atender aos mafrenses e também aos municípios de Rio Negro, Rio Negrinho, Papanduva, Três Barras, Campo do Tenente, Itaiópolis e municípios vizinhos que estão próximos ao hiper.


A nova loja possui uma usina solar, implantada pela Domínio Solar, com 1.730 painéis fotovoltaicos instalados na cobertura. A tecnologia será a responsável pela geração anual de 754.488 KWh, o equivalente para abastecer 315 residências. A usina ainda evita a emissão de 530 toneladas de CO2 por ano, o que equivale ao plantio de 3.245 árvores. “A implantação de um Condor em Mafra mostra que a cidade e o Planalto Norte estão em um momento diferenciado, atraindo novos investidores.


O Condor é um atrativo para que toda a região do Planalto Norte e Sul do Paraná venham visitar a loja e a nossa cidade”, disse o prefeito de Mafra, Wellington Roberto Bielecki. Segundo o presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta, a escolha do local se baseou em pesquisas que apontaram a necessidade da população de toda a região por um hipermercado completo. “Com este investimento, queremos atender a toda a região com o que há de melhor. Por isso, projetamos uma loja completa, moderna, confortável e bonita. Esperamos criar um laço forte com todos os nossos clientes da região e andar de mãos dadas com eles para oferecer qualidade, economia e conveniência”.


A história do Condor contada por seu fundador, Pedro Joanir Zonta - “A Minha infância foi de muitas dificuldades. Eu, filho de agricultor, comecei a trabalhar muito cedo, com meu pai na plantação de batata, milho e feijão. Com doze anos saí da escola e passei a trabalhar em tempo integral. Então, meu pai resolveu montar uma olaria de tijolos, onde trabalhamos até eu completar 16 anos. Foi quando nos associamos ao meu irmão em um abatedouro de suínos e fábrica de banha e linguiça. Trabalhamos até o final de 73, quando entrou a inspeção federal, e o nosso abatedouro não se enquadrava na nova legislação. Como o imóvel era de propriedade do meu irmão, ele o transformou em açougue. Eu, já casado, com 2 filhos, precisava de renda. Então comprei um caminhão e comecei a transportar areia. Comprava no areal e vendia nas obras. Não ganhava nem para a gasolina.

Foi quando em março de 1974 fiquei sabendo que estava à venda uma loja de supermercado no bairro do Pinheirinho, em Curitiba. Fui até lá e conversei com o proprietário. Ele falou que estaria vendendo para trocar de ramo e que o valor era 85 mil cruzeiros pelas instalações e uma Kombi. O estoque seria acertado no balanço e previa um valor aproximado de 120 mil cruzeiros. Meu capital era 90 mil cruzeiros, emprestei dos meus familiares mais 30 mil. Com isso, consegui o dinheiro para pagar o estoque. Voltei para falar com o proprietário, e fiz uma proposta: pagaria o estoque à vista e as instalações em 10x. Ele aceitou. Combinamos que faríamos o balanço da loja no domingo e que a partir de segunda seria por minha conta. A loja tinha 110 m², com dois caixas e apenas cinco funcionários.

Assim iniciei as atividades do Condor, em março de 1974, com um faturamento mensal de 135.000 cruzeiros, equivalente a 13.500 dólares. Este sonho tornou-se uma grande rede de supermercados. Estamos entre as dez maiores redes supermercadistas do Brasil. Atualmente, a empresa possui mais de 12 mil colaboradores diretos, 48 lojas, entre super e hipermercados, em 18 municípios. Possuímos uma central de distribuição de mais de 70 mil m², que abastece diariamente nossas lojas. Essas lojas somam mais de 180 mil m² de área de vendas e atendemos, mensalmente, mais de 4 milhões de clientes”.

Sobre a loja - Com 4 mil m² de área de vendas, o hipermercado possui 21 checkouts e um mix completo com 20 mil itens, cuidadosamente selecionados para atender aos hábitos de compra dos consumidores locais. Os clientes vão contar, ainda, com uma galeria com 12 lojas de apoio, entre lotérica, farmácia, comércio de calçados, O Boticário, moda feminina, comércio de joias, loja de produtos naturais e acessórios para celular.

A loja também oferece uma praça de alimentação com um restaurante com comida oriental, outro com comida brasileira, uma hamburgueria e uma cafeteria, além de um estacionamento coberto e descoberto com capacidade para 3 mil vagas rotativas. Os departamentos da nova loja foram organizados seguindo o conceito de Gerenciamento por Categorias, que de maneira inteligente e harmoniosa cria um ambiente de compras eficiente e prático.

O hiper tem um setor de eletroeletrônicos, bazar, têxtil, mercearia, hortifruti, açougue com cortes especiais, padaria e confeitaria, fiambreria e adega com grande variedade de rótulos nacionais e importados. Um dos destaques fica por conta da comunicação visual, que utiliza uma harmonização de cores e elementos para facilitar as compras e ajudar o cliente a encontrar o setor que precisa logo ao entrar na loja. Os clientes já são impactados pela beleza da loja ainda na fachada, que conta com um projeto arquitetônico moderno e elegante, projetado por Dinnies & Felix Arquitetura.

Sustentabilidade - Além da usina solar, a loja possui outras diversas tecnologias sustentáveis, como lâmpadas LED em 100% do estabelecimento, que além de serem mais econômicas, duram três vezes mais, reduzem em 50% o consumo de energia elétrica e o descarte no meio ambiente. Outra solução que economiza energia elétrica é o sistema de iluminação dimerizável, que ajusta a intensidade luminosa de acordo com a luz natural.

Também foram instalados na cobertura do estabelecimento os domus prismáticos, que filtram os raios ultravioletas em até 98% e permitem a entrada da luz externa no ambiente. O consumo de energia será ainda mais reduzido com a instalação de portas nos balcões de congelados e refrigerados, implantados pela Eletrofrio, que além de manterem os produtos bem conservados, também reduzem em até 60% a carga térmica. Já para preservar a camada de ozônio, foi utilizado o CO2 no setor de congelados, um gás refrigerante 100% natural que não agride a natureza e não provoca o efeito estufa.

O setor de refrigerados utiliza o Glicool, inofensivo à camada de ozônio e que reduz em até 90% os gases poluentes. Ainda pensando no meio ambiente, a loja conta com um sistema de captação da água da chuva, para ser utilizada na irrigação de jardins, descarga de sanitários e limpeza de pisos. Serviço: O Hiper Condor Mafra está localizado na Avenida Prefeito Frederico Heyse, 1000 Mafra-SC, e seu horário de atendimento é das 8h às 21h de segunda-feira a sábado, e das 8h às 20h aos domingos e feriados.

***Santa Mônica promove neste sábado o Baile de Debutantes 2018***


Crédito da foto: Fábio Wanderley.

***Uma noite memorável. Depois de três meses de preparação e uma série de eventos, está chegando o dia do tradicional Baile de Debutantes 2018 do Santa Mônica Clube de Campo, que será neste sábado (22), a partir das 23h, no Salão Social.

A glamourosa festa promete ser inesquecível para as meninas, que terão a oportunidade de dançar a valsa com o galã teen, o ator Raphael Sander. Serão os anfitriões da noite, o Presidente do Clube Gilberto Foltran e a primeira dama Iracema Foltran que estarão recepcionando as debutantes, suas famílias e amigos, para vivenciarem uma noite que resgata o encantamento desta festa de transição para as meninas.

A programação que foi cuidadosamente elaborada pela Diretoria Social Moniquense que preparou as jovens para o grande dia com Oficinas de Valsa, Andamento, Etiqueta e Postura. Além disso, elas também participaram de eventos sociais e de integração como Chá das Debutantes, Balada e Exposição de fotos, tudo pensado para que o grande dia seja perfeito.

A decoração assinada por Marilu Loss é inspirada nos tons da cor Pantone Ultra Violet, eleita a cor do ano de 2018. Na entrada principal do Salão Social haverá um lindo túnel, decorado com velas, gaiolas, plantas e um mix de flores com Alstromélia, Rosas, Boca de leão e Orquídeas. A cerimonial da badalada noite será a jornalista Carla Lima e o Baile terá animação da Banda Cores e do DJ Jean.

***Be Pink: Seja protagonista nesse Outubro Rosa***


Crédito da foto: Divulgação.

***No mês de outubro várias campanhas são realizadas pelo Brasil para combater o Câncer de Mama. A Keune Brasil e a b.drops, preocupadas com a causa prepararam a Be Pink, uma ação especial baseada em dois pilares: educação e doação.

Na ação serão distribuídos um marca página informativo sobre a importância do autoexame para as clientes da rede e o outro pilar será a doação de cabelos para a confecção de perucas destinadas a pacientes com câncer. Na cidade a Keune Curitiba fechou a ação com exclusividade com a rede Expert Beauty Center.

De acordo com o Diretor da Keune Curitiba, João Paulo Martins três instituições serão beneficiadas com os cabelos doados: Atitude na cabeça, Cabelegria e Américas Amigas. O salão e o profissional que mais arrecadar cabelos entre todos os participantes do Brasil, receberá um super prêmio da Keune Brasil.

As doações poderão ser feitas de segunda a quinta-feira em uma das quatro unidades da rede Expert Beauty Center, localizadas nos bairros Batel, Cabral, ParkShoppingBarigui e Shopping Palladium. O doador terá o cabelo lavado, cortado e secado gratuitamente. É indicado que a pessoa ligue para agendar horário com os profissionais participantes da campanha.

***Instituto Amiga dos Sonhos celebra seu sétimo aniversário***


Crédito da foto: Divulgação. 

***O sonho de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, e que começou com a reunião de algumas amigas, completou sete anos. O aniversário do Instituto Amiga dos Sonhos – IAS foi celebrado no último dia 14 de setembro, durante o evento de abertura da BI & Taxathon – 2ª Maratona de Tributação e Inteligência de Negócios. Parte da renda obtida com a venda dos ingressos foi destinada aos projetos desenvolvidos pelo Instituto. De acordo com a presidente do IAS, Jussara Amaral, o valor recebido pelo Instituto ajudará a realizar os sonhos de mulheres, crianças e idosos de Curitiba e região. 

“Desde 2011, o IAS trabalha levando dignidade a diversos tipos de pessoas em vulnerabilidade social. Já atendemos a centenas de pessoas na realização de diferentes sonhos, inclusive com ajuda jurídica. Com a doação dos valores obtidos com a venda de ingressos para o primeiro dia do evento, vamos poder ampliar o projeto e realizar ainda mais sonhos”, conta. Cerca de 250 pessoas estiveram presentes na ocasião, quando a presidente do IAS fez um breve discurso de agradecimento em que destacou que o Instituto existe graças à ajuda das fadinhas, forma carinhosa como são chamadas as voluntárias que doam parte de seu tempo e, também, das suas áreas de atuação para a causa. Jussara também falou da missão do instituto em servir como elo de responsabilidade social das empresas. 

“Queremos estreitar relações com empresas e empresários dos mais variados setores e segmentos, no intuito de servir como o elo de responsabilidade social, ligando as corporações à comunidade em que estão inseridas”, afirmou Jussara. Durante o evento, foi disponibilizado um cadastro para os interessados em saber como o IAS pode ser o elo de responsabilidade social com as empresas. Além disso, foi apresentado um vídeo em comemoração à data em que, além de depoimentos das voluntárias, havia matérias jornalísticas que destacaram na imprensa a atuação da instituição. 

Sobre o IAS - Criado em 2011, o Instituto Amiga dos Sonhos já tornou realidade centenas de sonhos em diversas campanhas de sucesso, além de atuar em ações pontuais como Páscoa, Dia da Beleza, Campanha do Agasalho, Dia das Crianças e Natal. A Loja dos Sonhos fica localizada na Rua João Bettega, 1919, no bairro Portão, e recebe doações durante o ano todo de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. Profissionais, principalmente ligados às áreas da saúde e educação, podem doar parte do seu tempo e um pouco de suas habilidades. O cadastro pode ser feito no site do instituto (http://www.amigadossonhos.com.br/parceiros).

***Gustavo Borges faz palestra em Curitiba sobre natação e comportamento***


Crédito da foto: Divulgação.

***Na próxima quarta-feira, dia 26, o nadador olímpico Gustavo Borges virá para Curitiba para fazer uma palestra que tem como um dos temas principais: “a piscina que ensina”. Gustavo vai explicar sobre como os princípios aplicados na Metodologia Gustavo Borges são exclusivos e vanguardistas no mundo, já que fazem uma união entre a técnica de natação com questões comportamentais.

Atualmente a metodologia Gustavo Borges está presente em mais de 400 piscinas no país todo com cerca de 170 mil alunos nadando. O aprendizado acontece através de processos mais organizados, que facilitam o trabalho dos professores e fazem com que o aluno tenha noção do seu progresso, em todos os níveis, desde as turmas com bebês de seis meses de idade, até equipes master adulto.

“A Metodologia Gustavo Borges nasceu há 12 anos da experiência do nosso medalhista olímpico Gustavo, um time de nadadores e profissionais de natação de excelência. Foi sendo aperfeiçoada e mais recentemente passou a ser um modelo que vai além do ensino técnico abordando questões comportamentais dos praticante assim como ocorre com o judô, por exemplo”, explica Ramalho. O trabalho que já envolve centenas de profissionais dentro e fora das piscinas vem recebendo reconhecimento internacional.

“Estivemos recentemente na Austrália berço da natação mundial e também nos EUA, país que na atualidade forma os mais vitoriosos nadadores e todos demonstram encanamento com os processos que viemos desenvolvendo ao longo dos anos” completa Ramalho. Tendo festejado recentemente o 26º aniversário de sua primeira medalha olímpica, Gustavo Borges sonha com um Brasil de nadadores e de uma natação mais acessível. “Para termos mais campeões é preciso trabalhar a base do esporte, que são as crianças. Tenho orgulho de fazer parte de um negócio que está fazendo essa transformação”, avalia o Borges.

Serviço: Academia Gustavo Borges Curitiba: www.academiagb.com.br Academia Gustavo Borges Barigui -  Av. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 85, Barigui | Telefone: (41) 3339.9600. Academia Gustavo Borges Mercês Rua Antonio Grade, 563, Mercês | Telefone (41) 3015.2333. Academia Gustavo Borges Tarumã Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 505, Tarumã | Telefone: (41) 3366.3141. São Paulo: Rua José Ramon Urtiza, 901, Morumbi | Telefone: (11) 3744.1476.

***Núcleo do Corpo comemora maioridade***


Crédito da foto: Érica Monique.

Na foto: Equipe técnica de Pilates, Fisioterapia e Dança com Elaine de Markondes e Gylian Dib na comemoração de 21 anos do Núcleo do Corpo.

***A comemoração dos 21 anos do Núcleo do Corpo, espaço dedicado à prática de Pilates, dança e tratamentos clínicos e terapêuticos, reuniu mais de uma centena de convidados para festejar com a médica Elaine de Markondes e a profissional da dança Gylian Dib. A dupla que comanda o Núcleo do Corpo recepcionou amigos e clientes, no The Hall, no último dia 15 de setembro, e surpreendeu os convidados com apresentações de Pilates e dança, numa noite para lá de animada.

***Otto lança "Samba Pra Burro" em vinil pela Polysom***


Crédito da foto: Divulgação.

***Em 1998 o músico e cantor Otto lançava seu primeiro disco solo, "Samba Pra Burro", pela então novíssima gravadora Trama. Com produção de "Apollo 9", o álbum foi reconhecido como um divisor de águas para a música brasileira por trazer uma forte influência da eletrônica.

O primeiro single, "Bob", é uma parceria dele com Bebel Gilberto, inclusive nos vocais. "TV a Cabo", "Renault/Peugeot", "Café Preto" e "Ciranda de Maluco" são outros destaques desse disco, assim como duas faixas cantadas em francês, "Changez Tout" e "Low". Para comemorar os 20 anos de "Samba Pra Burro", a Polysom, em parceria com a Trama, está lançando esse verdadeiro clássico em vinil.

O álbum chega às lojas em outubro, com uma capa especial produzida por Otto e fotografada por Kenza Said. “Esse disco é muito especial. Minha primeira composição, primeira vez que estava sozinho em estúdio, primeiro show. E parece que ele nasceu para os dias de hoje. Parece que estava fora do tempo. E que o tempo dele é agora”, diz Otto.

***Ensax Orquestra se apresenta com o saxofonista carioca Mauro Senise***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Ensax Orquestra se apresenta com reconhecido músico instrumental da música brasileira, o carioca Mauro Senise, no sábado, dia 29/09/18, no Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba. O show “Ensax Orquestra Feat. Mauro Senise”, traz um repertório encantador, com músicas como “Andre de sapato novo”, “Qui nem jiló”, “Toda menina bahiana” e “Pra quê discutir com madame”. O show “Ensax Orquestra Feat. Mauro Senise” também terá em seu repertório os clássicos tocados pelo grupo como: “Suíte dos pescadores”, de Dorival Caymmi, “Tarde em Itapõa”, de Vinicius de Moraes e Toquinho, “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso”, “Trem das onze”, de Adoniran Barbosa, entre outras músicas da cultura brasileira.

Ensax Orquestra nasce da paixão pela música instrumental brasileira - O grupo foi criado em 2015 pelo saxofonista e professor Paulo Campos e tem um repertório marcado por clássicos da música brasileira e arranjos escritos especialmente para a orquestra. O grupo tem se apresentado em alguns dos principais palcos da cidade de Curitiba trazendo, inclusive, convidados ilustres para atuarem como solistas da Ensax Orquestra, tais como o saxofonista Roberto Sion e a cantora Sandra Ávila. Em 2017 a Ensax Orquestra foi convidada a participar do “Jazz na Ilha”, o Festival de Jazz da Ilha do Mel, onde foi um dos principais destaques. Também apresentou o espetáculo “Música no Coração do Brasil”.

O músico carioca Mauro Senise - O saxofonista, flautista, professor e premiado músico, Mauro Senise, é um dos fundadores do conjunto brasileiro de música instrumental “Cama de Gato”. Na sua carreira constam participações em estimados grupos com Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Wagner Tiso e Luis Eça.

Fez memoráveis parcerias com Gilson Peranzzetta, Cristóvão Bastos, Edu Lobo, Antonio Adolfo, Jota Moraes, Romero Lubambo, Kiko Horta e Mingo Araújo, Participou como músico de estúdio de diversas gravações em álbuns de compositores e intérpretes bem como acompanhou Gal Costa, Ney Matogrosso, Paulo Moura, Luiz Melodia, Milton Nascimento, Chico Buarque, em shows pelo Brasil e exterior. Em 2017, participou do álbum “Dos Navegantes”, em parceria com Edu Lobo e Romero Lubambo e venceu o Grammy Latino de 2017 de Melhor Álbum de MPB.

Serviço: Ensax Orquestra Feat. Mauro Senise Local: Teatro Fernanda Montenegro. Shopping Novo Batel. Endereço: Alameda Dom Pedro II, 255, Batel. Telefone: (41) 3224-4986 Data: 29/09 / Horário: abertura às 19:30 início às 20:00 - Os ingressos para o show "Ensax Orquestra" Feat. Mauro Senise” podem ser comprados através do Disk Ingressos. (www.diskingressos.com.br).

***Gabriel Elias lança clipe de “Anjo Protetor”***


Crédito da foto: Divulgação. 

***Desde o início do ano, o cantor e compositor Gabriel Elias está em produção de seu segundo álbum, “Quatro Estações”, previsto para início de 2019. O disco está sendo disponibilizado em quatro diferentes EPs, um a cada estação, nas plataformas digitais, pela Deck. Hoje ele apresenta o clipe de uma das canções favoritas dos fãs, apresentada no EP “Outono”: “Anjo Protetor”. 

O clipe foi gravado em Florianópolis com direção de Stéfano Loscalzo. Acostumado a lançar vídeos sempre tocando e cantando suas músicas, o mineiro apresenta pela primeira vez as imagens que contam uma história, com roteiro. Para interpretar com ele a canção romântica, foi convidada a youtuber Thalita Meneghim, do canal Depois das Onze. 

“‘Anjo Protetor’ é uma música muito especial e que merecia um clipe especial. Logo no fim das gravações, eu mandei a música pra Thalita, que é uma amiga queridíssima e que já gostava do meu trabalho. Ela adorou o som e eu pensei: por que não contracenar com ela em Floripa, que é um lugar mágico? Fiquei muito feliz com o resultado” – conta Gabriel. Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=QltUx4kCxWE.

***MON inaugura mostra sobre o fotógrafo Pierre Verger***


Crédito das fotos: Fundação Pierre Verger.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe dia 27 de setembro, quinta, às 19 horas, exposição sobre o fotógrafo francês Pierre Verger (1902-1996), que transformou seu trabalho em um grande panorama dos cinco continentes, incluindo o Brasil, onde realizou uma profunda pesquisa. Fotógrafo, etnólogo e antropólogo, Verger viveu parte da sua vida na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, inclusive com uma produção escrita significativa sobre esta cultura.

Com curadoria de Alex Baradel e Marcelo Guarnieri, a exposição conta com aproximadamente 150 imagens, e está dividida por núcleos que compreendem distintos momentos do seu trabalho, onde o público pode perceber toda a extensão historiográfica e fotográfica da obra de Verger pelo mundo.


Estão em exibição os primeiros vintages - impressão fotográfica realizada enquanto o autor era vivo; as fotografias para a imprensa francesa, feitas entre 1932-1934; o registro da Segunda Guerra Mundial; o Nordeste brasileiro; os cultos afro-brasileiros; a Segunda Guerra Sino-Japonesa, entre outras documentações. A mostra fica em cartaz até dia 10 de março de 2019. Na hora da inauguração a entrada é gratuita. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 18h.

Confira os núcleos

Vintages mais antigos - Além de algumas fotos de família realizadas no início do século XX, os vintages mais antigos presentes no acervo da Fundação Pierre Verger são ampliações realizadas na Europa no início da década de 1930. É um material precioso, já que os negativos correspondentes foram perdidos durante a guerra. Esse material apresenta um aspecto do trabalho de Verger pouco conhecido – fotos de lazer na França –, anunciando, entretanto, seu interesse pelos corpos, especialmente pelo nu, assim como a busca de horizontes fora da cidade. Nessa época, Verger também produziu vintages das suas fotos feitas na Polinésia para sua primeira exposição realizada no Museu de l’Homme, em 1934. Por não possuirmos tais cópias, apresentamos outras impressões feitas alguns anos depois.

Fotógrafo para imprensa - Em dois anos (1932-1934), Verger passou de fotógrafo amador a um dos fotógrafos mais publicados na imprensa francesa. Identificamos mais de 1.200 fotografias diferentes de Verger publicadas em jornais, revistas e livros, de 1934 a 1939: as primeiras, no jornal francês Paris-Soir, e depois nos mais diversos suportes, notadamente em prestigiosas revistas como Life, Daily Mirror, Arts et Métiers Graphiques. Muitas dessas imagens foram publicadas através da agência Alliance-Photo, precursora da Magnum, cuja diretora Maria Eisner publicou com muita eficiência o trabalho fotográfico de Verger. Existem muitos vintages dessa época, provenientes do acervo da Alliance-Photo, material utilizado para apresentar os clichés dos fotógrafos aos clientes da agência.

A Segunda Guerra Mundial - Durante a guerra, encontrando-se no continente sul-americano, Verger não pôde mais contar com a Alliance-Photo para publicar suas imagens. Viveu anos difíceis, mas continuou publicando. Em um primeiro momento, na Argentina – onde ficou por dois anos –, notadamente na revista Mundo Argentino, para a qual já entregava conjuntos de imagens, formando o que se pode considerar como fotorreportagens, já que são acompanhados de textos, o que pouco fazia até então.

Em um segundo momento, no Peru, onde trabalhou para o Museu de Lima, para quem realizou um trabalho de caráter mais antropológico sobre a cultura andina. Parte desse trabalho foi publicado num dos primeiros fotolivros feitos na América Latina, também um dos primeiros registros de antropologia visual: Fiestas Y Danças em Cuzco.

O Nordeste brasileiro - Quando Verger voltou ao Brasil, em 1946, conseguiu trabalhar como fotógrafo por meio de um contrato assinado com O Cruzeiro, maior revista sul-americana da época. Seguiu assim para o Nordeste, onde realizou, de 1946 até o final de 1948, um de seus mais importantes trabalhos sobre a cultura popular nordestina.

Não somente a cultura afro-baiana, mas também do interior da Bahia, de Pernambuco, Alagoas, Paraíba... No acervo do fotógrafo existem muitos vintages agrupados por temática, com textos e legendas, formando fotorreportagens que foram publicadas tanto na revista brasileira O Cruzeiro – muitas vezes com textos de Odorico Tavares – quanto em revistas internacionais.

Os cultos afro-brasileiros - Desde sua chegada na Bahia, Verger se encantou pelos cultos afro-brasileiros. Muito bem recebido no mundo do candomblé da Bahia e de Xangô do Recife, ele aproveitou seus contatos com antropólogos (Bastide, Monod, Métraux) para poder voltar ao Benim e melhor entender as similitudes entre a cultura afro-baiana e as dos países do Golfo do Benim (Benim e Nigéria).

Essa volta para a África, em 1948, foi a primeira de inúmeras viagens que aconteceram sem descontinuidade até o final da década de 1970. Além de publicar essas fotografias em livros de caráter cada vez mais antropológico (Dieux d’Afrique), Verger também as utilizou diretamente, apresentando impressões de formato pequeno (24 x 18 cm) aos seus interlocutores – não só aos pesquisadores, mas também às próprias figuras retratadas.

Reconhecimento retrospectivo no Brasil – Corrupio (anos 80) - Os “problemas“ enfrentados por Verger na Nigéria, em 1978, marcaram o fim das suas longas viagens para a África. Graças a uma parceria com novos colaboradores, seus trabalhos foram publicados pela primeira vez na Bahia através da Corrupio, editora criada inicialmente para lançar seus trabalhos. Diversos livros foram publicados com sucesso, seguidos de exposições no Brasil, sobre as temáticas baiana e afro-baiana e também sobre a China, em Shangai.

Reconhecimento retrospectivo internacional – Revue Noire (anos 90) - Durante a década de 1980, a equipe de fotógrafos que participaram da Alliance-Photo foi destacada numa exposição com catálogo e o nome de Verger reapareceu timidamente no circuito fotográfico francês. Mas foi no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 que a organização de uma grande exposição na Suíça e em Paris – no Musée d’Art d’Afrique et d’Océanie –, com ampla divulgação, ofereceu uma visibilidade inédita à obra fotográfica de Verger.

Pela primeira vez após a Segunda Guerra, uma exposição de Verger aconteceu com ampliações de boa qualidade, vintages assinados por Verger, alguns dos quais presentes nessa mostra. Le Messager – catálogo da mostra – foi também distribuído nos Estados Unidos, onde Verger era representado por uma galeria indicada por Mario Cravo Neto, amigo baiano que realizou as ampliações de Verger comercializadas nesse local.

Segunda Guerra Sino-Japonesa - É verdade que Verger foi um fotógrafo completamente livre, escolhendo o destino das suas viagens e, consequentemente, os assuntos que fotografava, mas há algumas exceções. Uma delas se deu quando foi contratado para fazer a cobertura da Segunda Guerra Sino-Japonesa, já no final do ano de 1937. A pedido de Maria Eisner, uma das fundadoras da Alliance-Photo, produziu um material que concorreria no mercado com o de ninguém menos que Robert Capa, que também havia ido cobrir o conflito. Mas Verger, segundo seus próprios termos, não era muito corajoso e nunca falou tanto a respeito das fotos feitas nessa época.

Apenas comentou que achava muito “estranho” estar cobrindo um conflito horroroso que gerou tantos mortos, mas sem correr nenhum risco, já que ele e outros repórteres ficavam hospedados em “Concessions” protegidas por leis internacionais. Os vintages aqui apresentados foram utilizados pela agência Alliance-Photo e acabaram sendo publicadas em importantes revistas da época, como Life e Regard. Apesar de não gostar desse material, Verger aceitou o pedido para poder seguir para as Filipinas, país para onde queria muito voltar.

Serviço: Exposição Pierre Verger 27 de setembro de 2018, quinta, 19 horas Entrada gratuita na hora da abertura (19h às 20h30) Sala 4. Até 10 de março de 2019 Terça a domingo, das 10h às 18h – acesso até 17h30 R$20,00 e R$10,00(meia-entrada) Venda: Bilheteria do MON, de terça a domingo Online: https://site.ingressorapido.com.br/mon Quartas gratuitas, das 10h às 18h – acesso até 17h30 Primeiras quartas do mês, das 10h às 20h - acesso até 19h30. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999. Tel: (41) 3350 4400 - www.museuoscarniemeyer.org.br  Terça a domingo 10h às 18h – acesso até 17h30.

***Sessão Sabedoria de setembro exibe o filme “Maria Madalena”***


Crédito das fotos: Divulgação.

***No dia 28 de setembro, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove mais uma edição da Sessão Sabedoria, com a exibição do filme "Maria Madalena" (2018), do diretor australiano Garth Davis. A sessão acontece no miniauditório do museu à partir das 15h e a entrada é gratuita. A classificação indicativa é 12 anos. 


O longa-metragem conta a trajetória de uma das personagens mais enigmáticas da Bíblia: Maria Madalena, interpretada pela atriz Rooney Mara. A jovem, em busca de uma forma de vida diferente da imposta pela hierarquia e sociedade da época, deixa para trás sua família tradicional e a vila de pescadores onde vivia para se juntar a um novo movimento social liderado por Jesus de Nazaré (Joaquin Phoenix). 

Sessão Sabedoria - A ideia do projeto, voltado para a terceira idade e aberto a toda a comunidade, é exibir e criar discussões a partir de filmes que abordam temas considerados relevantes para toda a sociedade. Ao final da sessão é realizado um bate-papo incentivando o público a se manifestar em relação à obra ou aos temas apresentados, fazendo uso das experiências pessoais de cada um. 

Serviço: Sessão Sabedoria – exibição do filme “Maria Madalena” Dia 28/09 (sexta-feira) às 15h Miniauditório do MIS-PR Classificação: 12 anos Entrada gratuita. Museu da Imagem e do Som do Paraná Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro. Curitiba/PR tel: (41) 3232-9113 | www.mis.pr.gov.br.

***Instituto TMO realiza Brechó Solidário de 27 a 29 de setembro***

***Próximo de completar 30 anos, o Instituto TMO vai realizar no final deste mês um brechó solidário. Toda a renda da venda de produtos será revertida para o fundo social da instituição, que poderá viabilizar projetos em prol do Transplante de Medula Óssea (TMO).

O brechó estará aberto ao público nos dias 27, 28 e 29 de setembro (quinta a sábado), das 10h às 18h30, no Shopping Novo Batel - loja 38 do piso térreo, ao lado do Café. Será uma oportunidade de comprar roupas seminovas e acessórios em ótimas condições a preços populares. Estarão à venda peças masculinas, femininas e infantis, tais como blusas, vestidos, japonas de inverno, camisas, ternos, conjuntos infantis, tip-tops, bodys, além de acessórios como sapatos, bolsas e óculos.

No local também estará disponível um saldo de produtos importados e doados pela Receita Federal. Serão aceitos cartões (débito e crédito) e dinheiro como formas de pagamento. Compras acima de R$ 300,00 poderão ser parceladas em 3 vezes no cartão de crédito. 30 anos de Instituto TMO Fundado em 1988 por um grupo de empresários, o Instituto TMO tem como missão desenvolver um trabalho de apoio ao transplante de medula óssea, apoiando diversos projetos inovadores em benefício desta área, como ações beneficentes, jornadas e encontros nacionais, lançamentos de campanhas solidárias e muito mais.

O Instituto TMO tem hoje um acordo de cooperação com o Hospital de Clínicas da UFPR, que é um centro de excelência mundial neste serviço, pioneiro na América Latina. Em novembro, a instituição completa 30 anos de serviços prestados em nome a causa. Entre suas maiores conquistas está a Casa Malice, local que abriga pessoas que realizam tratamento de Transplante de Medula Óssea fora de suas cidades.

Serviço: Brechó Solidário do Instituto TMO Local: Shopping Novo Batel - Loja 38 do Piso Térreo Endereço: Al. Dom Pedro II, 255 – Batel (Curitiba, PR) Data: 27, 28 e 29 de setembro (quinta a sábado) Horário: das 10h às 18h30 Informações: (41) 3016-9663.

***Empreendimento comercial da A.Yoshii se destaca na paisagem urbana de Londrina***


Crédito das fotos: Divulgação. 

***O empreendimento Atsushi Yoshii Tower, lançado oficialmente pela A.Yoshii Engenharia no dia 18 de setembro, é moderno em toda a sua concepção. Aliada à localização estratégica na Gleba Palhano, em Londrina, está a torre linearmente paralela à avenida Madre Leonia Milito, esquina com a Rua Antônio Pisicchio. O posicionamento permitiu direcionar luz natural aos ambientes sem os efeitos da insolação direta, com visual único também a partir de seu interior por meio da utilização de painéis envidraçados na composição da fachada. Esses e outros diferenciais fizeram com que 90% das salas comerciais e lojas fossem comercializadas ainda durante a pré-venda, iniciada em junho deste ano. "Isso evidencia a alta demanda do mercado por espaços na região, valorizada pela mobilidade do seu entorno e crescente taxa de consumo.


A intensa procura mostra que empresários e profissionais liberais estão aliando localização com modernidade e tecnologia para posicionar e alavancar negócios”, afirmou Leonardo Yoshii, presidente do Grupo A.Yoshii. Com uma arquitetura original e contemporânea o edifício se projeta na paisagem urbana integrando-se com todo seu entorno. A eficiência no uso de luz natural minimiza a necessidade de climatização a partir da própria orientação solar da torre que tem a face envidraçada voltada para o sul. O projeto buscou eficientes circulações verticais e horizontais e um sistema construtivo com planta modulada a fim de dar flexibilidade de dimensões e usos.

“Módulos isolados ou integrados atendem a uma gama muito grande de atividades profissionais que, além dos espaços internos, precisam de bom endereço em edifício moderno, com circulações amplas, fácil acessibilidade, vagas de garagem para usuários, além de outros itens de conforto”, ressalta José Carlos Spagnuolo, arquiteto responsável. O edifício terá cisternas para acumulação de águas pluviais para uso de manutenção e será erguido a partir de um sistema construtivo que permite menores perdas e pouco impacto ao meio ambiente.


O empreendimento será construído em um terreno de 4,5 mil m2 com 26 pavimentos e salas modulares de 38 m2 e 49 m2 que podem ser ampliadas, além de sala de reunião e auditório para atendimento dos condôminos, com todos os ambientes entregues equipados e decorados. Em infraestrutura, o empreendimento foi pautado para oferecer o máximo de eficiência. São cinco pavimentos de garagem, sistema de segurança com circuito de monitoramento por câmeras e controle de acesso por catracas, sistema de energia com proteção completa contra incêndio, estrutura para ar-condicionado e laje técnica com acesso facilitado à manutenção.

“A Gleba Palhano mudou o eixo empresarial de Londrina e oferece hoje uma localização estratégica para os profissionais de diferentes segmentos da economia que buscam estrutura moderna e bem posicionada. Ao mesmo tempo, evidencia a força do segmento empresarial da região que está ampliando ou investindo em novos negócios. Estamos conectados com o desejo desse mercado em apostar em novos ambientes corporativos que unam qualidade e potencialidade de projeção profissional”, avalia Leonardo Yoshii, presidente do Grupo A.Yoshii.

O nome do empreendimento, uma homenagem ao fundador da construtora, Atsushi Yoshii, também tem forte relação com o seu posicionamento. “O Atsushi Yoshii Tower traz o legado de um líder na construção civil de Londrina que teve e tem forte influência no desenvolvimento econômico da cidade. A sua reputação e visão empreendedora se funde à imagem do empreendimento que se posiciona como referência para o desenvolvimento e projeção de mais negócios que estimulem a nossa economia”, destacou.

Salas decoradas - A iluminação natural proporcionada por amplas janelas que compõem o projeto arquitetônico do empreendimento é vista pela arquiteta Juliana Meda, responsável pelas duas salas decoradas no showroom da A.Yoshii, como um grande diferencial para quem irá utilizar os espaços do empreendimento.

“O conforto visual trazido pela amplitude das janelas faz com que o trabalho flua melhor e garante chegarmos mais descansados ao final do dia”, afirmou. Segundo ela, a tendência em decoração é utilizar mobiliários e acabamento leves, o que vai proporcionar amplitude de espaço físico e maior funcionalidade para o dia a dia.

“Optamos por uma linha mais europeia, mais delicada e com acabamentos mais finos na decoração. Tudo muito contemporâneo e criativo. A arquitetura e a decoração transferem para o ambiente estímulos como segurança e valorização do profissional e dos negócios que acontecem nesses espaços. A decoração no Atsushi Yoshii Tower comunica confiança e modernidade”, destacou. As salas decoradas podem ser visitadas no showroom da A.Yoshii em Londrina todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 9 e 18 horas. O empreendimento será entregue em maio de 2022.

Sobre o Grupo A.Yoshii - A A.Yoshii Engenharia foi fundada em 1965 pelo engenheiro civil Atsushi Yoshii, em Apucarana (PR) e em 1969 transferiu sua sede para Londrina (PR). No início, cresceu executando obras pelo regime de empreitada global e, atualmente, desenvolve obras de grande porte, como usinas de açúcar e álcool e fábricas de papel e celulose. No segmento de incorporação, com empreendimentos residenciais e comerciais construídos em importantes cidades do Paraná, a A.Yoshii se destaca pela qualidade e pontualidade na entrega.

Em 2009, criou a Yticon, marca do Grupo focada no desenvolvimento de empreendimentos econômicos para quem procura seu primeiro imóvel. Uma das características marcantes da empresa é atuar com equipe própria na execução de obras. Com isso, a A.Yoshii se diferencia pela qualidade dos projetos, respeito aos prazos e atendimento ao cliente. O resultado figura em premiações e rankings nacionais realizados por grandes veículos de comunicação como o jornal Valor Econômico, revista Você S/A, e rankings como o Great Place to Work e ITC – Inteligência Empresarial de Construção, além do Prêmio VivaReal.

***Laguna e Teich são certificadas com selo federal de qualidade e produtividade***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Construtora e Incorporadora Laguna e a Teich Construtora foram reconhecidas com a certificação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). O selo é um instrumento do governo federal para organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. O aumento no número de construções e de financiamentos influencia bancos e clientes a exigir a certificação de construtoras e incorporadoras.

O PBQP-H procura estimular o uso eficiente dos recursos existentes de programas como OGU, FGTS, Poupança, entre outros, e aplicados por diferentes entidades que realizam financiamento de imóveis. Mas a adesão das empresas de construção ainda não é obrigatória. As construtoras que aderem ao programa proporcionam aos financiadores e clientes mais segurança. A Construtora e Incorporadora Laguna e a Teich Construtora são duas das empresas que aderiram ao PBQP-H e já colhem os frutos desta participação.

“É uma segurança para a financiadora e para o cliente que está adquirindo o imóvel, pois o programa exige uma organização e controle dos processos construtivos desde a concepção do projeto até a entrega da obra. Hoje em dia a maioria dos bancos que realizam financiamentos optam por empresas que estão no PBQP-H”, explica Fabio Siqueira Giamundo, Diretor de Engenharia da Laguna e Teich. Para a Laguna, que constrói empreendimentos de alto padrão, integrar o PBQP-H também contribui para a sua credibilidade como empresa.

“Somos uma empresa que pensa sempre em melhorar os processos construtivos e a certificação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat condiz com a nossa essência. Por meio dele mostramos ao mercado a seriedade e preocupação que temos em melhorar todos os nossos processos e satisfazer os clientes”, conta André Marin, diretor de incorporação da Laguna. A Teich Construtora, pertencente ao Grupo Laguna, é especializada em construir de forma terceirizada, para incorporadoras e investidores, imóveis residenciais e comerciais.

A construtora adota a industrialização dos processos construtivos para aumentar a produtividade e reduzir a mão de obra nos canteiros. “Toda a estrutura de trabalho da Teich é compartilhada com a Laguna nos setores de desenvolvimento técnico, suprimentos, planejamento e controle, assistência técnica, qualidade e segurança do trabalho. O reconhecimento com a certificação PBQP-H para as duas construtoras é fruto do bom planejamento, metodologia de trabalho semelhante e com a mesma expertise”, explica o diretor de engenharia do Grupo Laguna e da Teich, Fabio Giamundo.

Sobre a Construtora e Incorporadora Laguna - A Construtora e Incorporadora Laguna atua desde 1996 no mercado imobiliário. A empresa é referência na construção de edifícios residenciais, comerciais e corporativos de alto padrão. A Laguna tem como principal conceito a inovação nos empreendimentos desenvolvidos que, além de exclusivos, estão localizados nas regiões mais disputadas de Curitiba. A Laguna é a empresa do setor com maior número de projetos sustentáveis certificados ou em processo de certificação na Região Sul do país.

Já são quatro projetos certificados pelo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), um pré-certificado também pelo LEED e um em processo de certificação pelo GBC Condomínio: selos Gold e Silver para o Centro de Distribuição de São Carlos (SP), Gold para o Edifício 2820, Platinum para o escritório Laguna Edifício 2820, a pré-certificação Gold para o LLUM e ROC Batel em processo de certificação GBC Condomínio. Mais informações no site www.construtoralaguna.com.br ou pelo telefone (41) 3259-1800.

Um comentário:

  1. The next time I read a blog, I hope that it doesnt disappoint me as much as this one. I mean, I know it was my choice to learn, however I truly thought youd have one thing attention-grabbing to say. All I hear is a bunch of whining about one thing that you would fix should you werent too busy on the lookout for attention. casino bonus

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