sexta-feira, 2 de março de 2018

Coluna do dia 02/03/18

***5ª edição do Festival Internacional de Corais de Curitiba com inscrições abertas***


Crédito das fotos: Divulgação.

***As inscrições de corais para a quinta edição do Festival Internacional de Corais de Curitiba, o CANTORITIBA, estarão abertas de 1º de março a 30 de agosto. Neste ano podem se inscrever coros mistos, femininos, masculinos, da melhor idade e infantojuvenis. O festival, que acontece no mês de novembro, deve reunir grupos de todas as regiões do Brasil e de países como Argentina, Uruguai, EUA, México e Portugal. O evento reúne mostras competitivas e não competitivas, apresentações em teatros de renome e em palcos abertos distribuídos pela cidade, avaliação técnica de todos os grupos e prêmios em dinheiro.


“O festival cresce a cada edição e se torna destino inclusive de grupos internacionais. É uma experiência marcante para quem gosta de música, de divulgação do trabalho e também a chance de conhecer outras culturas musicais”, diz Helcio Pimentel, presidente do festival. As apresentações de abertura e encerramento da 5ª edição do Cantoriba ocorrerão no Teatro Positivo. O edital com regras da edição 2018, bem como os formulários para inscrições estão disponíveis no site http://www.cantoritiba.com.br.

Muitas vozes, mas um só canto - O Festival Internacional de Corais de Curitiba, o Cantoritiba, escolheu o tema “Muitas Vozes, mas um só canto” para sua quinta edição. O canto coral é uma atividade cultural extremamente inclusiva e democrática, e o Cantoritiba é o palco onde essa expressão pode ser amplificada reunindo estilos musicais diferentes, e grupos de estilos e formações completamente diferentes, e encantadores. “Queremos colocar o Cantoritiba na rota internacional dos grandes festivais de canto coral.

Essa é uma oportunidade importante para o país e para a cidade de Curitiba, já que além de permitir maior visibilidade dos grupos nacionais e o intercambio musical, também movimenta de forma significativa a economia local”, destaca o diretor de marketing do evento, José Roberto Krasucki. Para incentivar o interesse pelo canto, a organização vai disponibilizar inscrições sociais e condições especiais de hospedagem para grupos que comprovadamente não tiverem condições financeiras de participar. Essas inscrições serão limitadas e os grupos interessados deverão atender aos critérios estabelecidos no edital do evento.

Sobre o Cantoritiba - Festival Internacional de Corais de Curitiba, o Cantoritiba, marca desde de 2014 anualmente o calendário da cidade de Curitiba (Paraná/ Brasil) reunindo grupos de canto coral do Brasil e demais países da América Latina. Profissionais e amadores compõem este encontro musical que envolve mostras competitivas, não competitivas e palcos abertos. Os corais participantes a cada ano encantam mais o público e atraem um número maior de pessoas em suas audições.

Com apresentações gratuitas em locais públicos e outras com valores acessíveis em grandes teatros da cidade, o festival difunde este estilo musical milenar incentivando a profissionalização dos grupos e a formação de plateia. Para coristas, além de se apresentar em grandes palcos e ter grande visibilidade através de mídias sociais e cobertura de imprensa, também é uma oportunidade de intercambio e intenso aprendizado. Para o público apresentações emocionantes, envolvendo um diversificado repertório e interpretado por corais com diferentes formações e estilos.

***Espaço Cultural do Hospital IPO, recebe a exposição “Luz dos Pinheirais” de Josélia Nassar***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Com curadoria de Eloir Jr. e Carla Schwab, o Espaço Cultural IPO, do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia, recebe a exposição “Luz dos Pinheirais” da artista Josélia Nassar. Em alusão a árvore símbolo do Paraná, o Pinheiro, a mostra é comemorativa e brinda Curitiba nos seus 325 anos.


Sobre a mostra: Paisagens bucólicas e ao mesmo tempo saudosistas e encatadoras, transportam o espectador a uma ambientação de nossas raízes, onde em campos floridos e casarios centenários de nossa próspera Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, emergem as altivas Araucárias.


Símbolo do Estado do Paraná, o Pinheiro está presente em óleo sobre tela nas obras de Josélia Nassar, seja ele solitário e in natura, em sutis piceladas fauvistas, ou lado a lado como se uma revoada de gralhas azuis repousassem em seus bidimensionais e ali depositassem pinhões, que alimentados pelas cores e gestual da artista, florescem como um gigante pictórico. Nesses 325 anos da Capital dos Paranaenses, a mostra “Luz dos Pinheirais” criada pela artista curitibana, faz desta elegante árvore seu tema principal e uma taça natural, convidando todos a um tradicional e enfático “tim-tim”.

Sobre a artista: Natural de Curitiba-PR, Josélia Nassar é licenciada em Pedagogia com especialização em Orientação Educacional pela UFPR, cursou Design de Interiores no CEPDAP, pintura no Colégio Nossa Senhora de Lourdes e frequentou ateliers livres, tais como, Pointevin, Galeria Artestil com Érico da Silva, Atelier Tânia Leal e Curso de desenho e pintura com o Artista Plástico José Maria Figueiredo em Vila do Conde /Portugal. Possui em seu currículo diversas exposições individuais e coletivas, premiações e salões de arte, destancando-se o 41o.Salão de Arte Paranaense. Suas obras encontram-se em acervos particulares nacionais e internacionais.

Serviço: Exposição “Luz dos Pinheirais” de Josélia Nassar De: 27/02 a 09/05/2018 - Horário Livre Local: Espaço Cultural do Hospital IPO Endereço: Rua Goiás, 60 - Água Verde - Térreo Tel: (41) 3314-1500 - Curitiba-PR.

***Continuam os ensaios do Grupo Lanteri para o espetáculo, “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo”***


Crédito da foto: Arnaldo Alves.

***Terceiro final de semana de ensaios para o espetáculo “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo” deve reunir ainda mais integrantes ao Grupo Lanteri. A procura tem sido maior, principalmente de pessoas que participaram no início das apresentações, tendo em vista a comemoração dos 40 anos do Grupo.

Mas também novos interessados em participar podem comparecer no CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional, no bairro Boqueirão, no sábado (03) e domingo (04). Tradicional em Curitiba, o espetáculo da Paixão de Cristo encenado pelo Grupo Lanteri, este ano atinge a marca de 40 apresentações ininterruptas.

O fato motivou a produção de um livro que começou a ser escrito há cerca de um ano. O objetivo é contar a trajetória do Grupo Lanteri com a “sua” Paixão de Cristo por meio de muitos “coautores”. A narrativa vai trazer, prioritariamente, os relatos das histórias vividas por diversas pessoas que ajudaram a consagrar o espetáculo e o Grupo como um dos maiores do Brasil.

Ensaios: Sábados, às 19h – domingos, às 14h30 Local: CEEP – Rua Frederico Maurer, 3015 - Bairro Boqueirão Mais informações em: www.grupolanteri.com.br e www.facebook.com/grupolanteri.

***Amigos do HC e TMO recebem doação para ajuda ao HC***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Representantes do Positivo, Amigos do HC, Instituto TMO, Pró Arte e do Condor.

***A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas e o Instituto TMO receberam neste dia 1º de março um cheque simbólico no valor de R$ 10.789,54 do tradicional Concerto Erudito de Natal Positivo, que novamente contou com o patrocínio do Condor Super Center e do Ministério da Cultura. Com o tema “O melhor presente é o amor”, a apresentação da Orquestra Filarmônica da Universidade Positivo, Grande Coro e Cantores Solistas emocionaram a todos os presentes, proporcionando mais emoção ao Natal curitibano.

Além de reverter para as instituições 100% da renda obtida com a venda dos ingressos, que foram comercializados por um valor social, o espetáculo promoveu a cultura e a música erudita. “Já somos parceiros de longa data do Grupo Positivo e para nós do Condor foi gratificante termos patrocinado esta ação, pois além da sensibilidade artística, o evento vem ao encontro dos ideais sociais da empresa”, destacou a diretora de marketing do Condor, Elaine Munhoz.

Para o presidente da Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, o convite para receber a doação já significa muito para a instituição. “Ficamos sensibilizados com o convite, pois quando se trata de empresas expoentes como o Condor e o Positivo, sabemos que nos tornamos referências e que estamos no caminho certo”. A vice-presidente do Instituto TMO, Betina Muradás, também destacou a importância de lembrarem da entidade e falou sobre o quanto as doações significam para a manutenção dos trabalhos desenvolvidos.

“Todos sabem das dificuldades que as instituições passam e qualquer valor é muito significativo para nós. Quero agradecer esta oportunidade e espero que possamos manter a parceria”. O diretor de marketing do grupo Positivo, Rogério Mainardes, disse da dificuldade em realizar um evento neste nível e qualidade e salientou que a ação foi muito importante para celebrar o Natal e para promover a solidariedade.

***KF a La Carte promove evento especial para mulheres***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o restaurante KF a La Carte promove uma noite especial com um jantar harmonizado com cervejas artesanais. Serão cinco pratos em um menu degustação inspirado no cardápio da casa. Na seleção estão duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa. Destaque para a famosa Fraldinha na mostarda da KF e o Wagyu na flor de sal acompanhado de Nhoque ao molho roti. Cada prato acompanhará um rótulo de cerveja escolhido pela mestre cervejeira Daiane Santos.


Idealizadora do movimento Mulheres Cervejeiras, Daiane trará informações sobre a bebida e promete uma verdadeira experiência num dia que celebra as conquistas e a luta feminina. “Dados do Relatório de Inteligência Setorial do Sebrae (2015) apontam que apenas 12% são mulheres consumidoras de cervejas artesanais. Posicionamos a Mulheres Cervejeiras para formar novas consumidoras, além de parcerias com cervejarias. Acreditamos que essa é a melhor forma de combater a intolerância.


Nossa missão é promover a união entre apreciadores de cervejas artesanais, o empoderamento feminino e a cultura cervejeira” conta Daiane. Os convites para o jantar serão vendidos antecipadamente na própria KF e o valor será de R$ 80,00 por pessoa para até 3 convites e R$ 75,00 por pessoa a partir de 4 convites. O jantar terá início as 19h, com recepção dos convidados num espaço exclusivo. No valor do convite está incluído o menu degustação e a harmonização de cervejas artesanais.


Sobre Daiane Santos - Daiane é cervejeira caseira desde 2012 e idealizadora do movimento Mulheres Cervejeiras. Em 2016, receberam o terceiro lugar no Primeiro Campeonato Paranaense de Planos de Negócios Cervejeiros. Em 2017, lançaram o rótulo de cerveja e Daiane foi palestrante no Primeiro Festival de Cerveja Artesanal de Curitiba, ficando em 1º Lugar na Competição Paranaense de Cervejas Caseira.

Sobre a KF a La Carte - Com ambiente contemporâneo e intimista, a KF a La Carte tem espaço para até 78 pessoas. Localizado anexo à churrascaria KF Grill, o restaurante oferece uma experiência completa para seus clientes. Além dos cortes premium de carnes – raça Nelore, Angus e Wagyu – oferece os churrascos mais saborosos a la carte e, ainda, salmão grelhado e as massas: papardele na manteiga de sálvia, papardele ao molho pesto e nhoque ao molho roti trufado.

Durante o almoço, há opção do prato executivo onde o cliente escolhe um tipo de carne, com um acompanhamento e um molho. Todos os pratos incluem mix de folhas, farofa na manteiga e vinagrete. O projeto é assinado pela designer de interiores Romy Schneider, que se inspirou em Bali. O espaço é a opção ideal para reuniões de negócios, confraternizações, entre outros. O atendimento é de segunda a sábado, para almoço e jantar e domingo Nas terças o restaurante é fechado ao público.

***Diversão em dobro para mamães com bebês: CineMaterna***


Crédito da foto: Divulgação. 

***Após o nascimento de um bebê, manter a vida social torna-se um desafio, uma vez que o tempo livre diminui. O Shopping São José sabe a importância de trazer às mães com bebês oportunidades de entretenimento, mas de forma confortável e segura para os pequenos. Por isso, é parceiro do CineMaterna, que realiza sessões especiais de cinema para mães com nenéns de até 18 meses, incentivando a socialização por meio da cultura e da troca de experiências sobre questões da maternidade. 

Toda primeira terça-feira do mês, há uma sessão especial do CineMaterna, no Cinemark do Shopping São José. No mês de março, a sessão acontece no próximo dia 6 e o filme escolhido por meio de votação entre mães é "Cinquenta Tons de Liberdade". E para proporcionar um momento prolongado de diversão, o restaurante e bar Mustang Sally oferece vouchers de 15% exclusivos para o público do CineMaterna, para serem utilizados após a sessão. Papais e acompanhantes também terão direito ao desconto. Basta apresentar o voucher ao caixa para receber o benefício. 

A casa tem várias opções de aperitivos para petiscar enquanto as mamães conversam sobre o filme assistido, como o Chili Nachos (a porção regular sai por R$19,90 e a Plus, que serve duas pessoas, custa R$29,90) e a porção de frango empanado com batatas rústicas Chicken ‘n’ Chips (R$ 24,90). Outra ótima pedida são os burgers artesanais do Mustang Sally, com batata ou nachos e refrigerante a partir de R$ 24,90. A casa também oferece deliciosas sobremesas como Brownie (R$ 9,00), Churros (R$ 8,00) e Paletas (R$ 11,90) nos sabores brigadeiro, creme trufado, morango com leite condensado, açaí e manga. Nas sessões CineMaterna, os filmes exibidos em geral são de temática adulta. 

O objetivo é oferecer entretenimento em um ambiente especialmente preparado para proporcionar conforto e facilidades para mães e bebês. Dentro das salas há trocadores equipados com fraldas, pomadas e lenços umedecidos – que podem ser usados gratuitamente –, bem como um “estacionamento” de carrinhos de bebês. A sala é levemente iluminada, com som do filme e ar condicionado suaves; e ainda conta com um tapete emborrachado para os pequenos que já andam ou engatinham. Mães voluntárias recepcionam o público e dão assistência em caso de necessidade. Pais e acompanhantes também são muito bem-vindos. 

Serviço: CineMaterna com voucher de 15% para aproveitar no Mustang Sally Dia 06/03, após à sessão de cinema que inicia às 14h10 Endereço: Rua Dona Izabel a Redentora, 1434 – Centro, São José dos Pinhais (PR) Telefone: (41) 3384-5357. Mais informações: Facebook: mustangsallybar - Instagram: mustangsallybar.

***Amigos do HC promovem almoço com o melhor da culinária árabe***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Associação dos Amigos do HC, em parceria com o restaurante Delícias da Casa, promove o Almoço Árabe no dia 04 de março, domingo, às 13h00. Além de saborear os pratos típicos da culinária do oriente médio, os convidados poderão assistir a uma apresentação de dança do ventre. O valor do convite é de R$60,00 e a renda será revertida para o Hospital de Clínicas da UFPR.

O cardápio inclui arroz com lentilha, charuto, kebab, kibe cru, assado e frito, kafta, tabule, esfirra, abobrinha recheada, pão árabe e pastas. Também estão inclusas sobremesas, como pudim de leite, tortas, pavês, mousse de morango e sagu de vinho com creme. Bebidas serão cobradas à parte.

Serviço: Almoço Árabe Data: 04 de março de 2018 - Hora: 13h00 Local: Delícias da Casa (R. Brigadeiro Fraco, 3354) Valor: R$60,00 por pessoa Ingressos: (41) 3091-1000. Patrocínio: NewWay Investimentos. Apoio: NET – Serviços de Comunicação S/A.

***Inscrições para o YLAI terminam neste domingo***


Crédito da foto: Divulgação.

***Terminam neste domingo, 04 de março, as inscrições para a Iniciativa Jovens Líderes das Américas (Young Laeders of the America Iniciative – YLAI), principal programa de intercâmbio dos EUA que oferece ferramentas de desenvolvimento para jovens empreendedores de todo o mundo. Ao todo são 250 bolsas de estudos 100% financiadas pelo Departamento dos EUA, voltadas para projetos e empresas que promovam impacto positivo na sociedade.

Durante as quatro semanas que compreendem o período do intercambio, os perfis selecionados participarão de workshops e cursos de desenvolvimento direcionados ao empreendedorismo e liderança, programa individual de mentoria para aceleração do projeto/negócio, cúpula em Washington para Pitch Competition com premiações em USD, fóruns com empreendedores e autoridades locais, imersão no ecossistema empreendedor norte americano e muito networking estratégico nos EUA e toda América Latina e Caribe. Após o termino do programa, os participantes ainda terão a oportunidade de aplicar para processos do YLAI Reverse, quando os respectivos mentores vêm ao Brasil para desenvolver um trabalho junto à comunidade do fellow participante.

Além disso, passam a pertencer a uma rede internacional de network com ex intercambistas dos EUA no mundo todo, potencializando as oportunidades de investimento para projetos, summits entre outros. Inscrições: Os interessados devem ter entre 25-35 anos (completos até 15/09/2018), possuir fluência na língua inglesa, e experiência mínima de 2 anos de seu do negócio/ projeto, além dos demais requisitos inerentes ao processo de visto, nacionalidade e residência. O cadastro pode ser feito no site do programa, através do link https://goo.gl/xhghjt (site em inglês).

Curitiba no YLAI: A primeira edição do programa aconteceu no ano de 2016, tendo como empreendedora representante de Curitiba a Coach Danielle Fausto. Em 2017 a capital paranaense foi duplamente representada por Stephanie Koller, da Tropicado Brasil (frutas processadas) e por Fabio Fabro, da Fintech Inccount Brasil. Ao todo o programa já levou 40 brasileiros nas edições de 2016 e 2017 e 02 brasileiros na edição piloto.

Para quem se animou com a oportunidade, a Coach Danielle Fausto, participante da primeira edição do programa, dá algumas dicas valiosas: “Prepare um bom plano de negócios e comunique na sua aplicação o impacto positivo que seu negócio gera ou pretende gerar na sua comunidade. Fale sobre seus resultados com orgulho, descreva o potencial de expansão do seu negócio e como participar desse intercâmbio pode contribuir para seu desenvolvimento como líder e empreendedor”, diz Danielle.

***Quanta doa 2,5 milhões de reais em exames para a Prefeitura de Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***O diretor da Quanta Diagnóstico e Terapia, o cardiologista nuclear João Vicente Vítola, entregou ontem, 1º de março, ao prefeito Rafael Greca, a doação de dez mil exames de escore de cálcio, utilizado para diagnóstico de doenças cardiovasculares, equivalente a 2,5 milhões de reais. A doação é um presente à cidade, que completa 325 anos, em 29 de março e, por isso, serão realizados 325 exames por mês até 2020. “Temos conversando desde o ano passado com a prefeitura sobre uma forma de contribuir com o diagnóstico precoce em doenças cardiovasculares da população, que são as que mais matam em todo o mundo, inclusive, em Curitiba.

Com o diagnóstico antecipado, é possível tratar e reduzir a taxa de mortalidade”, diz o cardiologista nuclear João Vítola. “Será um case de saúde pública para o Brasil e também para mundo, pois não há outras iniciativas como essa." Embora não seja ainda oferecido na saúde pública e por planos de saúde, o escore de cálcio é um exame muito eficiente no diagnóstico de doenças cardíacas, principalmente, da aterosclerose - placas de gordura que levam ao entupimento das artérias coronárias.

“Esse é um exame que já está sendo mais utilizado em check-ups cardiológicos, pois consegue detectar se já existe aterosclerose em pacientes que ainda não têm sintomas, mas têm algum fator de risco significativo”, explica o cardiologista Rodrigo Cerci, coordenador do Serviço de Angiotomografia Cardíaca e diretor de Pesquisa e Inovação da Quanta Diagnóstico e Terapia. Para o prefeito Rafael Greca e a secretária de saúde Márcia Huçulak, a doação contribui com as metas de saúde da prefeitura.

"Queremos poupar os corações curitibanos de uma má surpresa no futuro, especialmente, os que têm algum risco cardiológico e participam dos programas de hipertensão nas unidades de saúde da prefeitura. É um presente para os curitibanos, para distinguir a nossa cidade como cidade inteligente e preocupada com seu povo", considera o prefeito. "Vamos avançar na prevenção das doenças do coração, beneficiando os que participam dos programas de prevenção à hipertensão arterial na nossa rede", comentou a secretária. Para ter acesso a esse tipo de exame, será preciso procurar uma unidade de saúde, que encaminhará para um cardiologista, caso necessário.

O cardiologista fará a triagem de quem tem o perfil para fazer o escore de cálcio. João Vítola, que também é presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, explica que a faixa etária que deverá ser atendida com o exame é dos 40 aos 69 anos, no caso dos homens, e dos 50 aos 69 anos, nas mulheres, desde que identificados como pacientes com risco intermediário. "O exame consegue identificar de forma precoce a aterosclerose nos pacientes abaixo dos 70 anos de idade", detalha.

Escore de cálcio - O exame de escore de cálcio consegue identificar quem tem aterosclerose ainda em estágio inicial. Na prática, isso significa mais assertividade no público que precisa de tratamento. “O escore de cálcio serve para os riscos intermediários, pois separa os pacientes de baixo e alto riscos, revelando quem precisa de tratamento nesse grupo”, esclarece o cardiologista Rodrigo Cerci. Realizado em um tomógrafo, sem injeção de contraste, com rápida duração, o escore de cálcio, praticamente, não tem contraindicações.

Quando o resultado mostra um escore de cálcio igual a zero, ou seja, sem nenhuma presença de aterosclerose, só é preciso adotar hábitos saudáveis de vida e evitar os fatores de risco. “Além disso, nesse caso o escore de cálcio não precisará ser realizado anualmente, pois, como a aterosclerose é uma doença que evolui lentamente, se o paciente continuar sem sintomas e cuidando da saúde, pode ficar até cinco anos sem voltar a fazer o exame”, destaca Cerci.

Hino à Bandeira - Em homenagem à cidade e por consequência do seu aniversário, a pedido da Quanta, o músico Paulo Vítola criou um hino à bandeira de Curitiba. O prefeito se emocionou ao ouvir o hino, que fala sobre a magia em viver em Curitiba. Abaixo, segue o link do hino: https://youtu.be/8yYehcSYG10.

***Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta O Anel sem Palavras, no Guairão***


Crédito da foto: Kraw Penas.

***A Orquestra Sinfônica do Paraná, apresentará O Anel sem Palavras, de Richard Wagner (Lorin Mazel), sob regência do maestro titular Stefan Geiger. O concerto da OSP será no dia 4 de março, às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, o Guairão. A entrada é R$20,00 (vinte reais). No programa Richard Wagner (Lorin Mazel) - O Anel sem Palavras. “A execução dessa obra é rara no Brasil, pois requer uma orquestra muito grande como a nossa e também são necessários instrumentos especiais, por exemplo, no total são 8 trompas, sendo 4 tubas wagnerianas.

Há um trombone contra baixo, que tem mais ou menos dois metros, um trompete baixo especial e 18 bigornas, que emitem um som singular”, conta Stefan Geiger, maestro titular da OSP. Em pouco mais de uma hora, a mais famosa ópera alemã, será executada, sem cantores apenas com instrumentos. “Para mim é um grande momento e também é assim para os nossos músicos da OSP, pois alguns deles terão poucas chances de repetir isso. Eu estou consciente de que este momento é único e fico muito grato por isso, especialmente pelo fato da obra ser de um músico alemão,” comenta Geiger.

Wilhelm Richard Wagner (1813-1883): Além de compositor era poeta, libretista, diretor de teatro, maestro e ensaísta alemão. É reconhecido como o principal compositor do romantismo, sendo grande sua contribuição para a reforma do teatro musical. Ao contrário da maioria dos outros compositores de ópera, Wagner, autodidata, sempre escreveu o libreto e o roteiro para suas obras. Ele transformou o pensamento musical em sua idéia de Gesamtkunstwerk (obra de arte total), síntese de artes poéticas, visuais, musicais e dramáticas. Este conceito encontra sua realização no Festspielhaus de Bayreuth, o teatro que ele construiu para a representação de suas peças, onde o Festival de Bayreuth ainda é feito, completamente dedicado a ele.

A sua arte revolucionária, na qual existem, desde o ponto de vista dos libretos, influências da tradição da mitologia nórdica, dos poemas germânicos e cavalheirescos, bem como da filosofia de Arthur Schopenhauer e do ponto de vista musical influências de toda a história de música clássica, desencadeou reações conflitantes no mundo artístico e críticos e entusiastas divididos em "wagneriano" e "anti-wagneriano": foi também por essa razão que o compositor conheceria o sucesso apenas nos últimos anos de sua vida.

O filósofo Friedrich Nietzsche, durante o período de amizade com o compositor, considerou a música de suas obras para a tetralogia O Anel do Nibelungo como o renascimento da arte trágica na Europa, representando o mais alto exemplo do espírito dionisíaco na história da própria música, ou sua aparência instintiva. Mais tarde, o próprio Nietzsche retraiu suas ideias, definindo, ao contrário, a obra de Wagner como expressão de uma civilização decadente. Paradoxalmente, os argumentos do filósofo, nos dois períodos contrastantes, estão entre os mais citados pelos admiradores e pelos críticos do compositor alemão.

O Anel sem palavras: O maestro Lorin Maazel selecionou aqueles que seriam os melhores momentos da ópera O Anel do Nibelungo, de Richard Wagner, sob encomenda da Telarc Records, em 1987. O trabalho de Maazel foi condensar as 17 horas de genial música Wagneriana em 1:15h, relevando os momentos de maior paixão e dramaticidade, articulando vinte excertos do ciclo operístico, relevando os principais temas orquestrais a fim de preencher a ausência do texto e das vozes.

Quando morava em Dresden, precisamente em 4 de outubro de 1848, que Wagner cria o primeiro debuxo de “O Anel do Nibelungo”. Após longos 26 anos de estudos e inspiração Wagner pode finalizar e estrear, em 1874, as quatro óperas no Festival de Bayreuth, regidas por Hans Richter. “O Anel do Nibelungo” reúne as óperas “O Ouro do Reno”, “A Valquíria”, “Siegfried” e “O Crepúsculo dos Deuses”, sintetizando em sua trama diferentes textos de tradição nórdica do século XIII, combinando filosofia, história e mitologia com música, drama, poesia e arquitetura, na busca por uma forma completa de expressão artística.

Ao contrário do que pode parecer, o ouvinte definitivamente não encontrará na seleção de Maazel apenas uma música de acompanhamento, ocasional e fragmentada. Pelo contrário, para além das especificidades técnicas (também elas importantes), a grande revolução de Wagner foi conceber a ópera como um verdadeiro drama musical. Para que isso se tornasse possível, a orquestra, a música instrumental passou a desempenhar na ópera de Wagner o papel de uma espécie de viga mestra, de fio condutor a partir do qual todos os outros elementos (vozes, personagens, enredos) se desenvolvem e se encontram para dar unidade ao conjunto.

O enredo versa sobre o roubo do ouro do Reno pelo nibelungo Alberich, que, renunciando ao amor, forja um poderoso anel e um elmo mágico capazes de derrotar todos e libertar aquele que os possui do jugo dos deuses. Seguem-se então as diversas disputas entre nibelungos, deuses, gigantes, heróis e guíbiches pela posse do anel, tendo como pano de fundo a maldição do anel e o lamento constante das filhas do Reno, guardiãs do ouro mágico. Mais do que uma obra sobre culpa, maldição, opressão, traição ou ganância e poder, O Anel do Nibelungo pode ser visto como uma espécie de panegírico do amor, muito embora de caráter fatalista.

Tanto o poder quanto a maldição do anel, resultados da abjuração de Alberich, simbolizam a renúncia ao amor, e tudo o que se segue é, em essência, um emaranhado de formulações sobre o amor: seja ele o amor incestuoso entre os irmãos Siegmund e Sieglinde; ou o amor fracassado de Fricka e Wotan, origem da ganância e da obsessão pelo poder; ou o amor como ilusão e trapaça de Siegfried e Gutrune; ou, finalmente, o amor como sacrifício de Brünnhilde e Siegfried. Em O Anel sem Palavras, Maazel articula os mais dramáticos, bem como os mais apaixonados momentos do ciclo, numa tentativa feliz de sintetizar o que não pode ser sintetizado, assim como faz Wagner.

Stefan Geiger: Maestro titular - Stefan Geiger recebeu formação musical em Colonia, Trossingen, Bremen, Paris e Philadelphia. Foi bolsista da “Studienstiftung des deutschen Volkes” e ganhou prêmios em diferentes concursos internacionais. A atenção do maestro está tanto para a interpretação do repertório básico de sinfonia como pela busca do novo: Geiger é um dos fundadores e presidente do Júri do “German Music Award”, concurso em cooperação com a Rádio Bremen que, a cada dois anos, oferece um fórum para jovens que compõem músicas para videogames.

Entre os trabalhos que realizou junto à orquestra paranaense estão diversos concertos apresentados desde 2012, incluindo os concertos, tocados ao vivo, com projeção dos filmes: “As Aventuras do Príncipe Achmed (As Die Abenteuer des Prinzen Achmed)”, de Lotte Reiniger, trilha sonora de Wolfgang Zeller; “Metropolis”, de Fritz Lang, trilha sonora de Gottfried Hupertz; “Marinheiro de encomenda (Steamboat Bill Junior)”, de Buster Keaton, trilha sonora de Timothy Brock. A Orquestra Sinfônica do Paraná é mantida pelo Centro Cultural Teatro Guaíra e pelo Serviço Social Autônomo Palco Paraná, e conta ainda com patrocínios (Lei Rouanet) das empresas: BRDE, Elejor e Huhtamaki.

Serviço: Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná - Duração 1h15 Programa do Concerto: Richard Wagner (Lorin Mazel) - O Anel sem Palavras Dia 4 de março, às 10h30 Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão Regência: maestro titular da OSP Stefan Geiger Classificação: maiores de 7 anos - Ingressos: R$ 20,00.

***Helena Caio lança coleção outono-inverno 2018***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Peças sofisticadas e feitas a mão em tons terrosos com acentos de cor como o turquesa, coral e amarelo, traduzem as escolhas da estilista Helena Caio para a próxima temporada. Foram selecionadas para a primeira fase de lançamento as famílias intituladas como “Básico”, “Jungle leaves” e "Africa print", que trazem mistura de materiais, formas, desenhos e texturas. Confira abaixo os detalhes sobre elas.


Coleção outono-inverno - Família básico – trazem os tons terrosos e vibrantes da África, com shapes cargos que remetem ao safari. Também é composta de couro stretch, um material diferenciado que modela e define a silhueta. Para esta família, foram desenvolvidas calças, jaqueta, saias macacões e vestidos. Família jungle leaves – inspirada nas cores do Safari – verde, areia - e o vibrante coral, a pele ganha texturas e estampas que remetem às sombras da savana africana.


Mini saias, vestidos e jaquetas compõem a família. Família Africaprint - Um clash de texturas formando estampas com o chamois e a pelica, inspiradas nos desenhos dos tecidos africanos, deram origem à shapes mais despojados e femininos que compõem essa família. Grife Helena Caio – onde comprar: agende uma visita com hora marcada ao ateliê de Helena em São Paulo ou contate o número de Whatsapp : + 55 11 97477-2727 | comercial@helenacaio.com.br.

A grife Helena Caio, lançada em 2017, traz modernidade ao universo da moda brasileira em peças básicas e outras mais ousadas, que vão desde vestidos tacheados, coletes alongados, calças pantacourt de cintura alta e coloridas jaquetas bombers com flores bordadas, que chegam ao encontro dos desejos de uma mulher arrojada e elegante. "Nossa cliente quer ser diferente mas sempre com a pegada chic de se vestir. Nossas peças são versáteis, atemporais, pois o couro transita em diversos ambientes, e dependo dos acessórios a mesma peça assume diversos estilos".

***Pitty inicia pré-produção de novo álbum***


Crédito da foto: Divulgação.

***Há quase quatro anos sem lançar um álbum de inéditas, a cantora e compositora Pitty começa a compor seu próximo trabalho em março. Sempre dedicada a cada detalhe de tudo o que faz, ela vai se afastar da cidade por alguns dias especialmente para isso.

Todos os projetos da Pitty têm um conceito bem definido e ele começa a ser desenhado nessa primeira fase. Passado esse período, ela entrará em estúdio e deve lançar esse próximo disco até agosto pela gravadora Deck. Em 2014 ela apresentou “SETEVIDAS”, no qual cantava sobre resiliência e força.

Após uma turnê nacional e dois DVDs, um ao vivo e outro em estúdio, a cantora e compositora ficou um pouco mais distante dos palcos, dedicando-se à uma nova fase como apresentadora e à maternidade. Ano passado ela lançou o single “Na Pele”, com participação de Elza Soares e esse ano retorna com força total à música.

***Hotel TRYP São Paulo Higienópolis é contemplado com o prêmio Guest Review Awards 2017***


Crédito da foto: Divulgação.

***O hotel TRYP São Paulo Higienópolis acaba de receber o prêmio “Guest Review Award 2017”, premiação promovida pelo site de viagens e reservas Booking.com, que premia as propriedades mais bem avaliadas no ano no quesito hospedagem, a partir das opiniões apresentadas pelos clientes. O hotel acumulou a nota 8,4, pela excelência em proporcionar ao hóspede a estada perfeita.

Criada há cinco anos pelo site Booking.com, a premiação Guest Review Awards retrata a satisfação do cliente durante a estada no respectivo hotel escolhido no site da empresa. Esse prêmio garante que os empreendimentos que oferecem aos seus hóspedes as melhores experiências recebam o reconhecimento merecido.

Sobre o TRYP São Paulo Higienópolis - Indicado pelo Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo em 2015, 2016 e 2017, e certificado pelo TripAdvisor com selo Ouro do EcoLíderes, em 2016, o hotel TRYP Higienópolis recebeu pelo 4º ano consecutivo o Certificado de Excelência TripAdvisor. O hotel está localizado no sofisticado e tradicional bairro de Higienópolis. O TRYP Higienópolis conta com 252 unidades nos 24 andares (sendo 199 na categoria Premium Room).

Todos estão equipados com camas exclusivas Premium, televisores de LCD 32’’, TV a cabo, internet high-speed gratuita, duchas com tamanho especial, menu de travesseiros, secador de cabelo, balança e amenities exclusivos da marca, além de kit para passar roupas, um kit café/chá com ebulidor elétrico, enxovais da marca Trussardi estilo clean, além de roupões e pantufas.

Entre as dependências do hotel, podem-se destacar o fitness center, sauna seca e piscina externa, com cadeiras long chairs e ombrelones, ideais para drinks no final da tarde ou aos finais de semana. Para eventos empresariais e festas, o TRYP Higienópolis dispõe de três salas que comportam até 160 pessoas com completa infraestrutura de serviços e equipamento audiovisual de alta tecnologia e business center.

Para almoço e jantar, o hotel ainda dispõe do restaurante Giallo, especializado em cozinha internacional. Os hóspedes que possuem animais de estimação podem levar seus cães e gatos de pequeno porte para curtir a estada. Com apartamentos específicos no hotel (com sacada e piso laminado de madeira), os pets ficam hospedados junto a seus donos e têm todo o conforto com uma cama de tamanho médio, dois potes para água e ração, tapete higiênico e, como cortesia, brinquedo/mordedor e um pacote com biscoito ou bifinho de acordo com o animal.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 26 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília e Recife, sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015, 2016 e 2017, e receberam o Certificado de Excelência 2016 e 2017 do TripAdvisor. www.melia.com.

***Instituto Histórico e Geográfico sedia lançamento do livro “Fragmentos do Passado” e exposição inédita de artefatos arqueológicos milenares***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O escritor Douglas dos Santos lança, na próxima terça-feira (dia 6 de março), às 15 horas, o livro “Fragmentos do Passado”, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. O romance é ambientado no tempo de Jesus Cristo e sua narrativa percorre as impressões geradas a partir de moedas da época citadas em textos bíblicos e artefatos arqueológicos coetâneos. As peças, ponto de partida para o trabalho e guias da história, são parte do acervo pessoal do autor e estarão expostas na sede da entidade.


Os objetos auxiliam na narração e dão asas à imaginação do leitor, que se vê remetido à província da Judeia, acompanhando os passos de um casal de aristocratas romanos em fuga das perseguições políticas durante o reinado de Tibério, e ao mesmo tempo sendo testemunhas dos primeiros passos do Cristianismo. A obra traz um pouco dos hábitos e do cotidiano da região, que entrou em ebulição em um período marcado por uma grande transformação, na qual crenças antigas tornaram-se mitologia dando lugar a uma nova fé.


“Fragmentos do Passado” é uma edição do autor e conta com ilustrações do catarinense Marcelo Mueller e reproduções dos artefatos arqueológicos citados na obra. O Instituto Histórico e Geográfico do Paraná fica na Rua José Loureiro, 43, no Centro. O lançamento acontece na terça-feira, dia 6 de março, a partir das 15 horas, com a presença do autor.

***Museu Alfredo Andersen abre mostra e promove palestra no Mês da Mulher***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Museu Alfredo Andersen (MAA) promove dois eventos em março por ocasião do Mês da Mulher da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). Dia 7 de março às 18h abre a exposição “Mulheres” com obras de Alfredo Andersen. Já no dia seguinte, 8 de março, às 9h30, a pesquisadora Clarissa Grassi ministra palestra sobre Maria Bueno, considerada santa por muitos paranaenses e que também foi uma das mulheres retratadas por Andersen.

A mostra reúne nove obras e algumas reproduções de mulheres que viveram entre o final do século XIX e o início do século XX, e faziam parte do convívio social do artista. “As mulheres retratadas são da família, com caráter afetivo, como também retratos que foram encomendados ao pintor”, explica a diretora do museu Débora Maria Russo. Nos retratos de encomenda as mulheres normalmente eram pintadas de maneira mais precisa e sóbria, com tons pouco luminosos e fundo escuro ou cenário idealizado, sendo abordadas de busto e corpo inteiro.

Nos retratos afetivos são usados tons luminosos e existe maior aproximação do artista em relação à modelo. Palestra - Para participar da palestra com a pesquisadora Clarissa Grassi sobre a vida de Maria Bueno é necessário se inscrever antecipadamente pelo e-mail educativomuseualfredoandersen@gmail.com.

Mês da Mulher - A exposição e a palestra fazem parte da segunda edição do Mês da Mulher, evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) em março com atividades voltadas à valorização da mulher em diferentes contextos: na área acadêmica, artística, cultural, pessoal e profissional. Para saber mais sobre a programação organizada pela SEEC para o Mês da Mulher acesse www.cultura.pr.gov.br.

Serviço: Abertura da exposição “Mulheres” Dia 7 de março de 2018 às 18h Período expositivo: até 3 de junho de 2018 Entrada gratuita. Palestra A Vida de Maria Bueno Dia 8 de março de 2018 às 9h30 Inscrições pelo e-mail: educativomuseualfredoandersen@gmail.com. Museu Alfredo Andersen Rua Mateus Leme, 336. Curitiba-PR Terça a sexta-feira, das 9h às 18h Tel: (41) 3222-8262 | (41) 3323-5148 www.maa.pr.gov.br | maa@seec.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário