quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Coluna do dia 18/12/14

***Acessórios para um verão mais bonito***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A chegada da estação mais quente do ano pede uma combinação diferenciada nas cores de looks e acessórios. A marca Ivana Silvério preparou uma linda coleção para deixar homens e mulheres ainda mais charmosos.


São anéis, brincos, colares, pulseiras e o tradicional pingente I$ que dão um toque especial em todos os estilos. As peças podem ser adquiridas através da loja on-line (www.ivanasilverio.com.br) e também no L´Oficiel Cabeleireiros e Estética, que recebeu recentemente o primeiro display exclusivo Ivana Silvério.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Os irmãos e DJs Diego Palladino e Alex Soul apresentam seu projeto It´s so Good neste domingo (21) no Classic Sunday, do badalado TAJ Curitiba. O warm up fica por conta do DJ Bruno Aranega com o melhor do house progressive. Diego Palladino e Alex Soul, integrantes do projeto It´s so Good, têm mais de dez anos de carreira e fazem parte do elenco dos principais clubes da capital paranaense. Assumiram a direção de uma das principais rádios lounge do país, a Leevyn, que direciona suas trilhas para um público com perfil mais crítico e requintado.

*****Inovação e sustentabilidade. Mais do que um carro, são esses dois conceitos que o Pátio Batel está oferecendo aos seus clientes neste Natal, com o sorteio de um BMW i3 – primeiro carro elétrico de uma das marcas automotivas mais desejadas do mundo a ser lançado no Brasil. A escolha do Pátio Batel pelo veículo não foi aleatória: tanto o i3 quanto o empreendimento curitibano contam com um posicionamento visionário, focado em um futuro definido pela sustentabilidade. Tanto que esta é a primeira vez que um shopping brasileiro sorteia um carro elétrico.

*****A sede Concórdia do Clube Curitibano recebeu ontem (16) a Festa de Premiação dos Melhores do Ano da Federação Paranaense de Voleibol. O evento reuniu atletas que se destacaram durante a temporada nas categorias sub-13, sub-15, sub-17 e adulto. A equipe da casa teve 13 indicações, sendo 12 nas categorias sub-13 e sub-15 e uma para Luiz Lima, como Melhor Técnico dos times femininos. Pelos votos dos treinadores, três jogadoras do Clube Curitibano foram premiadas. Milena Vilela e Suelen Caroline conquistaram os prêmio de Melhor Atacante e Levantadora, respectivamente, entre as jovens de até 15 anos. Já entre as meninas de até 13 anos, Juliana Souza foi eleita a Melhor Atleta de 2014.

*****O reitor da Universidade Positivo (UP), José Pio Martins, o diretor-geral da Escola de Comunicação e Negócios da UP, Rogério Mainardes, e o Prefeito de Adrianópolis, João Manuel Pampanini, assinaram, na última segunda-feira (15), um Acordo de Cooperação para Ensino e Pesquisa, que prevê a realização de inúmeras iniciativas com o propósito de melhorar a realidade do município. Distante 130 quilômetros da capital paranaense e integrante da Região Metropolitana de Curitiba, Adrianópolis fica no Vale do Ribeira - região com um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado (que avalia critérios como educação, longevidade e renda).

***Inauguração cool***


Crédito das fotos: Olivia D’Agnoluzzo.

Na foto: Pedro Gabriel do “Eu me chamo Antônio”.


***Em um evento descolado a Caixa Filosofal lançou seu showroom para convidados e imprensa. Os fãs da marca conferiram a nova linha de produtos em homenagem a Paulo Leminski, além de conhecer Pedro Gabriel, fenômeno das redes sociais com “Eu me chamo Antônio” e um dos cinco autores mais consumidos no país. Ele autografou livros e quadros da Caixa Filosofal que levam sua assinatura.

***Crianças carentes de Campina Grande do Sul recebem a visita do Papai Noel na tarde deste sábado***

***Um caminhão com 4.500 brinquedos passará por diversas localidades de Campina Grande do Sul neste sábado e promete não somente distribuir os presentes, mas também alegria e esperança às famílias carentes do município. Intitulada “Caravana Natal de Sorrisos”, a ação está em sua terceira edição e é promovida pelo Grupo Juventude em Ação.

O grupo foi criado há três anos e desde então ajuda na promoção do bem estar social da comunidade mais carente de Campina Grande do Sul. Para a distribuição de presentes, a caravana contou este ano com a ajuda de 10 empresas parceiras.

Umas delas é a Laquila Motopeças e Acessórios, com sede na região. “Este é o segundo ano que participamos e ficamos muito felizes em poder ajudar. Agradecemos aos nossos 200 funcionários que arrecadaram 1.205 brinquedos durante uma gincana na SIPAT deste ano”, diz Vanuzia Reis, Gerente de RH da Laquila. A Caravana concentrar-se-á neste sábado (20) às 14h30 na Rua Vereador Rosemiro F. Dos santos, 44, Jardim Ipanema.

***Óculos espelhados são a cara do verão***


Crédito da foto: Divulgação.

***Tendência nos anos 80, os óculos de sol espelhados voltaram com tudo e se fortalecem ainda mais neste verão. A grande aposta da estação tem modelos variados, mas o que está em evidência são as lentes com cores chamativas. A dica do óptico das personalidades Eric Gozlan é fugir do usual. "Que as lentes espelhadas são o grande must do verão todos já sabem, mas ao invés de apostar no tradicional prata ou dourado, opte pelas lentes coloridas espelhadas em vermelho, verde, laranja", aconselha.

Para quem busca um produto fashion sem fugir do clássico, o modelo Harding da Garrett Leight tem a opção de lente espelhada em cores mais frias, como o verde escuro. Já para os que topam sair do comum, a consagrada grife alemã Mykita é uma boa pedida. A marca tem destaque para a coleção Franz, uma das linhas de espelhados que foram desenvolvidas em parceria com o designer Bernhard Wilhelm e ganhou atenção internacional, sendo utilizada por muitos famosos. As linhas da Mykita trazem cores vibrantes, como o azul ou o vermelho em furta-cor. Nas boutiques Eric Gozlan Lunettes, as coleções das melhores marcas de óculos espelhados já estão sendo vendidas.

Acesse a loja virtual pelo site www.ericgozlan.com.br ou visite uma das unidades em Curitiba, na sede da Alameda Dr. Carlos de Carvalho e na filial do ParkShopping Barigui. Serviço: Eric Gozlan Lunettes Loja virtual: www.ericgozlan.com.br Sede: Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1166 – Centro Tel: (41) 3018-8129. Filial: ParkShoppingBarigüi, loja 222 - Tel:(41) 3085-2449.

***Empreendimento residencial é entregue um mês antes do prazo, em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Swell Construções e Incorporações acaba de receber da Prefeitura de Curitiba o Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras (CVCO), conhecido como Habite-se, do Prime Class Residence, condomínio residencial da incorporadora curitibana no Água Verde. O documento atesta oficialmente a finalização e conformidade dos trabalhos de construção do empreendimento, que está sendo entregue com um mês de antecedência ao prazo previsto no cronograma de obras.

Os compradores que assinaram o contrato de financiamento habitacional (excepcionalmente para o condomínio, isso pôde ser feito na etapa de obras) ou que quitaram seu saldo devedor já podem receber as chaves do imóvel. O empreendimento conta com 89 unidades– com área privativa de 75, 92 e 120 m² -, sendo que 76 estão vendidas. Atualmente, o preço médio das unidades é de R$ 780 mil. O perfil dos compradores do condomínio é formado principalmente por casais, com idade entre 30 e 55 anos, com filhos. O Prime Class Residence foi lançado em setembro de 2011.

***Cervejaria Devassa Itupava oferece espaço para eventos corporativos***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Todo final de ano é tempo de comemorar as conquistas profissionais e confraternizar com os colegas de trabalho fazendo o tradicional amigo-secreto da empresa. Para viver este momento alegre e descontraído, a Cervejaria Devassa oferece um espaço exclusivo para estes pequenos encontros no endereço da Itupava. Segundo Andreia Neves, coordenadora do pronto socorro do Hospital Santa Cruz, que realizou um evento na Cervejaria Devassa recentemente “nossa confraternização foi bem empolgante e agradou a todos. Estávamos em busca de um espaço que pudéssemos dançar e que proporcionasse uma integração com as equipes de assistência e administrativa. Fechamos um cardápio diversificado e recomendamos para novos eventos.


”Dentre os petiscos mais pedidos no cardápio corporativo estão o Gaúcho Chapadão, feito de fraldinha ou alcatra grelhada servida com chips de batata rústica acompanhada de farofa Devassa, molho à campanha e pão de alho; o Afogado na Cachaça, calabresa fatiada, flambada na cachaça com cebolas salteadas e o mini-churrasco Da Laje feito com alcatra, frango, calabresa com queijo coalho acompanhado de banana à milanesa, chips de batata e cebola empanada. Para beber, tem o tradicional chope Devassa nas versões Loura, Ruiva, Negra, Sarará e Índia, mas a casa também oferece drinks como a caipirinha de vodka, de saquê, e o caipilé, uma caipirinha feita com frutas e picolé bastante refrescante para os dias de calor.

Para deixar as comemorações ainda mais animadas, tem o pack com quatro unidades de Devassa Bem Loura (garrafa 600ml) por R$34,90 e a promoção compre e ganhe de Baden Baden Golden feita com canela e frutas vermelhas (garrafa 600ml) e de caipisaquê Azuma Kirin ou caipifruta Azuma Kirin até 31 de dezembro. A Cervejaria Devassa Itupava tem um salão principal, deck e garden com capacidade para até 246 pessoas. Possui completo sistema de áudio e vídeo, kit multimídia e valet park. Todo o espaço pode ser reservado para meetings corporativos, teleconferências, convenções de vendas e palestras motivacionais. As reservas podem ser feitas antecipadamente por e-mail franquiaitupava@cervejariadevassa.com.br ou telefone (41) 3093-6969.

Sobre a Cervejaria Devassa® - Criada em 2002 no Rio de Janeiro como cervejas especiais e, um ano mais tarde, virou Cervejaria, com um conceito diferenciado, baseado na experimentação do produto. A partir daí, as Cervejarias Devassa se tornaram mania no Rio de Janeiro. Em 2007, a aquisição pela Brasil Kirin ampliou a capacidade logística e levou o conceito para outras cidades do país. Em 2009, a cerveja Devassa ganhou o seu primeiro prêmio fora do Brasil: a versão Ruiva recebeu a medalha de bronze na categoria “British Style Pale Ale” do Australian International Beer Awards.

Serviço: Eventos Corporativos Cervejaria Devassa Itupava Data: Diariamente - Horário de funcionamento: 17h às 3h (2ª a 6ªfeira), 12h às 3h (sábado) e 14h às 23h (domingo) Endereço: Cervejaria Devassa Itupava (Rua Itupava, 1148 I Alto da XV I Curitiba-PR) Tel: (41) 3093-6969 - www.cervejariadevassa.com.br

***Sem trabalho na hora da Ceia*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

Na foto: Bacalhau com Broa e Batatas a Murro. 

***Para quem quer fugir do trabalho da preparação da Ceia de Natal, para ter mais tempo para curtir a família reunida, o Empório Portofino oferece diversos pratos que podem ser encomendados até o dia 21/12. O Chef Marcelo Barddal irá preparar, além dos tradicionais pratos com o bacalhau ( Bacalhau com Broa e Batatas a Murro, Bacalhau com Natas, Bacalhau Espiritual, Bacalhau a Gomes de Sá e Bacalhau à Zé do Pipo), outras delícias como quiches, empadões, peru, chester, moqueca de salmão, sobremesas e muito mais. Confira o menu disponível: 

**Cardápio para Natal 2014 Saladas e Entradas Frias: Salpicão de Frango Defumado R$ 60,00/kg Salada de Folhas com Gorgonzola e Nozes, R$ 60,00/4 pessoas; Salada Waldorf R$ 55,00/kg Molhos adicionais: Embalagem de 500ml R$30,00 - Vinagrete de Caipirinha, Vinagrete de Maracujá; Vinagrete de Cajú com gengibre; Molho de iogurte com mel. 

**Entradas Quente: Quiches : Alho PorróR$ 40,00/Kg; Legumes R$ 38,00/Kg; Cogumelos Frescos R$42,00/Kg: Tomate seco com RúculasR$ 38,00/Kg; Presunto Parma com queijo Brie R$ 65,00/Kg; Brie com Cotage R$ 60,00/Kg; Bacalhau R$ 90,00/Kg; Bolinho de Bacalhau R$3,50 unidade. 

**Empadões: Frango com Catupiry R$ 40,00/Kg; Palmito R$ 45,00/Kg; Palmito com camarôes R$ 70,00/Kg. 

**Pratos Quentes: Suínos: Paleta de porco assada, desossada R$ 42,00/Kg; Pernil de porco assado R$ 48,00; Lombo de porco assado à Wellington R$ 55,00; Tender bolinha assado R$ 65,00. 

**Aves: Peru Assado recheado com Farofa (Aproximadamente 4,5Kg) R$ 170,00; Chester Assado recheado (Aproximadamente 3,2 kg) R$ 130,00; Arroz de Pato a moda antiga (Português) R$90,00/kg; Fricassè de Frango R$ 45,00Kg. 

**Peixes e Frutos do Mar: Bacalhau com Broa e Batatas a Murro R$ 120,00/Kg; Bacalhau com Natas R$ 90,00/Kg; Bacalhau a Gomes de Sá R$ 90,00/Kg; Bacalhau Espiritual R$ 90,00/Kg; Bacalhau a Zé do Pipo R$ 120,00/Kg; Moqueca de Salmão com Maracujá R$ 120,00/kg; Camarão na Moranga p/ 6 pessoas R$ 320,00/Kg. Paleta de Cordeiro com Queijo Feta R$ 72,00/Kg; Coroa de Cordeiro com Fio de Ovos R$ 105,00/Kg. 

**Acompanhamentos: Batatas a Murro R$ 22,00/Kg; Arroz Branco com Amêndoas R$ 32,00/Kg; Farofa de Linguiça fresca R$ 28,00/Kg; Farofa de salame de Blumenau R$ 38,00/Kg; Farofa de Cenoura R$ 23,00/Kg; Salpicão de Frango defumado R$ 45,00. 

**Sobremesas: Panetones Artesanais R$ 32,00 (Aprox. 600g); Espumone de Frutas Secas com Creme de Capim Santo R$ 45,00 (Aprox. 750g); Torta de Côco tostada R$ 52,00/Kg; Banoff R$ 52,00/Kg; Strogonoff de Nozes R$ 65,00/kg; Leite Creme com Capim Santo R$ 45,00/Kg. As encomendas serão aceitas até 21/12/2014. As encomendas deverão ser retiradas até o dia 24/12/2014 às 17hs. As sobremesas serão entregues nas embalagens trazidas pelo cliente. Pagamento: 50% no ato do pedido e 50% na entrega. 

Fone para contato: (41) 3039-6111para contato: (41) 3039-6111 Rua Martin Afonso, 1059. Falar com Alice. Mais informações pelo FB: facebook.com/emporioportofinobr e telefone (41)3039-6111. 

***Série de reportagens da RICTV Record é reconhecida no 9º Prêmio Sangue Bom***


Crédito da foto: Divulgação.

***Às vésperas de encerrar o ano de 2014, o jornalismo da RICTV Record, do Grupo RIC Paraná, recebeu mais um prêmio, conquistando o segundo lugar do 9º Prêmio Sangue Bom Jornalismo na categoria “reportagem para televisão” pela série de reportagens Expedição Antártica. Fruto de um trabalho que demandou dois anos, a série foi produzida pelo jornalista Kelson Henrique, com reportagem de Gislene Bastos e Dionei Santos, edição de Edilson Romanini e coordenação de Ivete Azzolini. Durante a expedição os repórteres da RICTV Record acompanharam o projeto de reforma da estação, destruída por um incêndio em fevereiro de 2012.

Os pesquisadores que estão instalados na Estação desenvolvem trabalhos e pesquisas até a exaustão e chegam a conclusões memoráveis. “Eles vivem em condições climáticas desfavoráveis e correm diversos riscos de vida, mas são apaixonados pelo trabalho que fazem”, conta a jornalista Gislene Barros. Para Kelson Henrique, o prêmio traz reconhecimento ao Grupo RIC e ao trabalho da equipe, além de colocar em evidência o jornalismo paranaense. “Fechar 2014 com mais um prêmio é gratificante e é uma prova de que estamos no caminho certo”, conta. Ano de premiações - Esta não foi a primeira vez em que o Grupo RIC Paraná foi premiado em 2014, a rádio Jovem Pan, emissora do Grupo, foi eleita o veículo do ano pelo prêmio Colunistas no Paraná e também ganhou o prêmio Top of Mind Universitário, como rádio mais lembrada de Curitiba.

A série de reportagens “Energia – Desafios do Paraná”, da jornalista Gislene Bastos com imagens de Roberto Drischel, exibida pela RICTV Record, recebeu sexta-feira, dia 16, em Curitiba, o prêmio “Destaque do Jornalismo Paranaense” durante a divulgação dos vencedores da 10.ª edição do Prêmio Ocepar ((Organização das Cooperativas do Paraná) de Jornalismo. O Prêmio IMPAR, projeto do Grupo RIC Paraná, venceu o Prêmio ABERJE 2014 na categoria Comunicação e Organização de Eventos – Região Sul. E o case Arena Mundo RIC conquistou o 1º lugar no AMPRO GLOBES AWARDS.

***Escola Nota 10 forma nova turma em Araucária***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Marilene da Rocha Arruda com a professora Adaiane Ferreira.

***A MRV Engenharia realizou a formatura de mais uma turma do projeto Escola Nota 10, nesta última semana, em Araucária (PR). Ao todo 15 colaboradores que receberam o primeiro diploma de suas vidas, o que representa a eles mais que uma história de superação, o início de uma realização pessoal. “Chego a sonhar com a possibilidade de aprofundar meus estudos e até frequentar uma universidade”, contou a servente Marilene da Rocha Arruda (40). O projeto da MRV, em Araucária, é desenvolvido em parceria com a prefeitura, que já encaminhou a pré-matrícula dos estudantes para o Colégio Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEBJA), com o intuito de incentivar a continuidade dos estudos.

“Cuidar dos filhos, da casa e trabalhar acaba deixando mais difícil buscar frequentar a escola”, comenta a servente. Segundo ela, a oportunidade oferecida pela construtora serviu para que ela se esforçasse para melhorar sua vida. “Com a empresa pagando para eu estudar, não podia, de maneira alguma, deixar a chance escapar”, ressaltou. “Percebi que o que precisava era de um empurrão, uma ajuda, e não vou parar mais de estudar, pois percebi que tudo é possível”, frisou. O Rodolfo Bolzon Martilleni, engenheiro da MRV, ressaltou que o diferencial deste projeto é que os colaboradores frequentam a escola dentro do canteiro de obras e em horário de expediente. “Este projeto está sendo um sucesso. Apenas aqui no Paraná, foram implantadas cinco escolas com atendimento superior a 130 colaboradores”, destacou. Nacionalmente, a construtora conta com 95 escolas com as quais contabiliza mais de 1,7 mil funcionários atendidos.

A secretária municipal de Educação, Janete Schiontek, explicou que, segundo os últimos dados, cerca de 3,5% da população de Araucária é analfabeta ou analfabeta funcional. “Tivemos a grata satisfação desta manifestação da MRV, com a proposta da parceria”, disse. “Certamente este é um exemplo para as demais empresas, a necessidade de investir na educação dos funcionários”, ponderou. De acordo com ela, demais empresas que tenham interesse de oferecer melhores condições de desenvolvimento para seus colaboradores podem entrar em contato com a secretaria. Felicidade - As histórias praticamente se repetem entre os formandos. Uma vida difícil, a necessidade de trabalhar desde muito cedo para ajudar no sustento da família, infelizmente, os afastaram dos bancos escolares. “Este programa é nota 10 mesmo”, destacou o pedreiro gaúcho José da Silva (58). Ele contou que, para estudar, quando pequeno, precisava caminhar cerca 12 quilômetros até a escola e que o trabalho acabou o afastando mais ainda do estudo.

O servente Valdevino Leandro Ferreira (42), estava muito feliz pela oportunidade apresentada pela MRV, tanto que fez questão de agradecer, em separado, a cada um dos representantes da empresa pela confiança depositada nele. “Tenho cinco irmãos e minha mãe também fez o papel de pai, então desde muito cedo a ajudava no sustento da família”, contou. Adaiane Ferreira, a professora do município responsável pela turma, ressaltou que estranhou trocar a tradicional sala de aula em uma escola para uma montada em um canteiro de obras, mas que o entusiasmo e dedicação dos alunos logo a encantaram. “O que lhes faltava, como para tantos outros, era a oportunidade”, diz. Além dos 15 alunos e seus familiares, a solenidade contou com a participação do vice-prefeito, Rui Souza, e de diversas integrantes da Secretaria Municipal de Educação.

***Atores paranaenses participam de comédia coproduzida pela RICTV Record***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: O produtor da Contém Conteúdo, Agnaldo Di Fiori, as atrizes Ittala Nandi, Claudete Pereira Jorge, Luana Ribeiro e o ator Sidy Correa.

***Claudete Pereira Jorge, Sidy Correa e Luana Ribeiro, todos atores paranaenses, fizeram parte do telefilme “Manual Prático da Melhor Idade”, coproduzido pela RICTV, Record e pela produtora Contém Conteúdo. A comédia, totalmente gravada no Paraná, deu início à programação de final de ano da Record e foi ao ar na sexta-feira (12) pela emissora. Dirigido por Adolfo Rosenthal e escrito por Renê Belmonte (“Se Eu Fosse Você 2” e “Assalto ao Banco Central”), o telefilme conta a história de quatro senhoras que têm um plano de fugir de uma casa de repouso em Curitiba, rumo a Foz do Iguaçu.

A produção, além de mostrar as belezas naturais do Estado, deu oportunidade e visibilidade nacional a atores paranaenses, como Claudete. Nascida em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, ela começou a atuar aos 18 e há mais de 40 anos está nos palcos. É a primeira vez que a atriz paranaense estreia em uma produção que foi exibida nacionalmente. No filme, Claudete é a divertida Minerva, uma das quatro protagonistas que fogem para um final de semana de aventuras em Foz do Iguaçu. “Infelizmente, muitas das atrações culturais curitibanas não saem da cidade e com a produção do ‘Manual Prático da Melhor Idade’, a RICTV, Record e a Contém Conteúdo deram a chance para que o Brasil e o mundo conheçam o Paraná”, comemora. A produção no telefilme no Paraná também deu oportunidade a atores que estão começando.

A curitibana Luana Ribeiro,de 24 anos, trabalha há quatro com cinema e TV, e pôde contracenar com atrizes de renome como Iris Bruzzi (Conceição), Ittala Nandi (Zuleica) Stella Freitas (Carlota) e a paranaense Claudete Pereira Jorge. “Recebi o convite em cima da hora e corri pra gravar. O trabalho foi ótimo, inclusive pela convivência com grandes atores e uma ótima produção. A projeção nacional, com certeza, vai nos render frutos”, comemora. Já Sidy Correa, gaúcho naturalizado paranaense – mora há 10 anos em Curitiba – contabiliza experiências em novelas na Record (Bela, a Feia) e outras emissoras, além de filmes como o premiado Estômago. O ator, de 40 anos que atua desde os 13, interpreta o filho da socialite Conceição no telefilme. “O tema do telefilme agrada ao público e tem um apelo interessante para ser transmitido no final do ano. Estamos na torcida para se que se transforme em série”, afirma Corrêa. Melhores momentos do telefilme.

Paraná nas telonas - A RICTV e a TV Record já foram parceiras em produções recentes, como no episódio da série “Milagres de Jesus”, que teve cenas gravadas no Paraná, no entanto, essa é a primeira atuação da RICTV como coprodutora de um telefilme. O projeto faz com que a RICTV passe a ocupar espaço no cenário brasileiro de produção audiovisual e fomenta os potenciais do Estado como mercado artístico e técnico. Segundo o presidente do Grupo RIC Paraná, Leonardo Petrelli, essa é uma oportunidade fundamental de apoiar, além da produção cinematográfica, a regionalização da comunicação, que é uma das essências do Grupo.

“Criamos um movimento que entendemos ser importante: colocar o Estado em uma produção de qualidade e de visibilidade nacional como essa”, declara. O produtor da Contém Conteúdo, Aguinaldo Di Fiori, conta que vem procurando descentralizar as produções audiovisuais do Eixo Rio - São Paulo. “O Brasil é um país com belíssimas riquezas naturais e que, infelizmente, muitas delas não são mostradas. Buscamos fazer um produto contemplativo e que consiga não apenas regionalizar o conteúdo, mas agregar o conteúdo à audiência. No Paraná, por exemplo, fazia muito tempo que uma emissora com abrangência nacional não utilizava o Estado como cenário”, explica.

 ***Espaços culturais funcionam em horário especial nas próximas semanas***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) funciona até às 15 horas nos dias 24 e 31 de dezembro (quarta-feira). Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro (sexta-feira), o Museu volta a funcionar normalmente, das 10h às 18h. Excepcionalmente no dia 30 de dezembro, terça, apenas o MON Café fecha, loja e exposições ficam abertas das 10h às 18 horas. O público poderá conferir as seguintes exposições: “Genesis – Sebastião Salgado”, “Da matéria do Mundo - Eliane Prolik”, “Histórias do Acervo MON – em aberto”, “Das vozes da cidade – Jaime Lerner”, “IDEA/Brasil”, “João Turin – Vida, obra, arte”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer”, “Pátio das Esculturas” e o projeto especial “Isolde Hötte, sua obra”. O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) abre das 10h às 16h nos dias 24 e 31 de dezembro, e das 10h às 19h nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2015.

O MAC abriga a 65ª edição do Salão Paranaense, composto por obras de 24 artistas que apresentam uma diversidade de linguagens e de suportes, dos tradicionais aos inovadores e inusitados. Pinturas, gravuras, vídeos, instalações, fotografias, tridimensionais e outras manifestações presentes na produção contemporânea fazem parte desta edição. O Museu Alfredo Andersen, que abre das 10h às 16h nos dias 24 e 31 de dezembro; e das 9h às 18h nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2015, oferece a exposição “Arte Cerâmica Hoje”, composta por obras de 23 artistas que apresentam um pouco da produção atual do segmento. Integram a mostra obras de artistas que fazem parte do grupo gestor e consultivo do projeto A Cerâmica Contemporânea em Curitiba e participantes do 4º Salão Nacional de Cerâmica, radicados no Paraná.

Quem for ao Museu Paranaense poderá conferir exposições que revelam detalhes e curiosidades da história do Paraná: "Ney Braga – acervo pessoal e político”, “O Paraná Espanhol”, “Circuito da Ocupação do Território Paranaense”, “Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense”, “Copel 60 Anos: a energia do dia a dia” e “Um lar de família: exposição de mobiliário e objetos do cotidiano de uma família de Curitiba”, além do Memorial à Indústria da Erva-Mate. Além disso, os visitantes terão acesso ao aplicativo de tour virtual e áudio tour, com o qual os usuários poderão acessar informações sobre a história do museu, do prédio em que está instalado - o Palácio São Francisco/Garmatter - e de muitos objetos em exposição. O espaço funciona das 10h às 16h nos dias 24 e 31 de dezembro; e das 9h às 18h no dia 31 de dezembro e 2 de janeiro de 2015.

O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) abriga a exposição de atividades feitas pelos próprios alunos no 2º semestre de 2014. A mostra apresenta pinturas, desenhos, esculturas, entre outras técnicas inspiradas nas obras literárias de Adélia Maria Woellner. O espaço funcionará das 10h às 12h nos dias 24 e 31 de dezembro. Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2015 o horário será das 10h às 12h e das 13h às 17h. O Museu do Expedicionário funcionará das 10h às 12h e das 13h às 17h nos dias 24 e 31 de dezembro. Já a Sala do Artista Popular estará fechada do dia 24 de dezembro até o dia 5 de janeiro de 2015. A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) terá expediente normal nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro e estará fechada nos dias 24, 25, 26, 27, 31, 1º, 2 e 3 de janeiro de 2015. A BPP retoma as atividades normalmente a partir de segunda-feira, 5 de janeiro de 2015. A entrada é gratuita em todos os espaços com exceção do Museu Oscar Niemeyer, com ingressos de R$6 e R$3 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação).

***Oi Torre Panorâmica completa 23 anos***


Crédito da foto: Divulgação.

***Essa semana a Oi Torre Panorâmica completa 23 anos de idade. A Torre, que nos finais de semana de alta temporada recebe uma média de mil visitantes por dia, é um dos principais atrativos turísticos da cidade de Curitiba e é a única torre de telefonia do Brasil com mirante aberto a visitação. Localizada no bairro das Mercês, foi construída em 1991 pela estatal Telepar e hoje pertence à Oi.

Em 2013, a Torre recebeu cerca de 110 mil turistas, entre estrangeiros e brasileiros. Ela Tem 109,5 metros de altura, oferece uma vista de 360º da cidade de Curitiba e está no circuito da Linha Turismo da Prefeitura de Curitiba. Serviço: Oi Torre Panorâmica Rua Professor Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 - Mercês Todos os dias (até dia 22 de fevereiro): das 10h às 19h (venda de ingressos até às 18h30min) - Valor: R$ 3,50 (meia entrada para pessoas acima de 60 anos e entre 5 e 9 anos. Crianças abaixo de 5 anos não pagam).

***SUGESTÃO DE PRESENTES***


Crédito da foto: Divulgação.

***Dezembro é o mês dos reencontros, das lembranças e da troca de presentes. A lista de possibilidades, e também de dúvidas, sobre o que presentear é grande. Mas a opção por livros, CDs e DVDs que apresentem uma proposta artística e educativa diferenciada pode ser a escolha certa. Uma das empresas que trabalha com esse foco é a Parabolé Editora. Seus materiais também podem ser uma excelente sugestão paras as férias escolares, pois grande parte do portfólio é voltada ao público infanto-juvenil.

O objetivo da editora é lançar obras que promovam aprendizagens múltiplas por meio da literatura, da música e da arte-educação. Rafael Galvão, sócio-diretor da Parabolé, explica que todos os títulos fazem parte de um projeto mais amplo, com desdobramento em outros materiais além do livro, geralmente CDs, DVDs e espetáculos musicais e teatrais. “Desta forma, o público tem várias maneiras de aproveitamento da obra, por meio de diferentes linguagens artísticas. É uma leitura divertida, qualificada e repleta de detalhes textuais e visuais para crianças, pais e educadores”.

Mas, o que também chama a atenção do público, além do conteúdo, é o projeto visual. “Pensamos cada publicação como um poema, que nem sempre poderá se traduzir, ou se reduzir, a uma determinada análise ou explicação. Seu valor maior consiste na condição de provocar sensações, afetos e inspirar ações”, afirma Galvão. A Parabolé Editora possui três frentes: a infanto-juvenil, nas áreas da música e da literatura; a educacional, que destaca temas pertinentes à educação contemporânea; e a ênfase na cultura brasileira.

SERVIÇO: Os materiais podem ser encontrados nos seguintes pontos de venda: Parabolé editora: Rua Assunta Biagini, 79 – Bigorrilho Curitiba/PR | 41-3027-5821 - Livraria Navegadores: Rua Cel. Dulcídio, 540 – Batel Curitiba/PR | 41-3222-4797 | livrarianavegadores.com.br - Livraria Mercado Livros: A. Cândido Hartmann, 1326 – Bigorrilho Curitiba/PR | 41-3045-9441Escola Trilhas: para pais de alunos e professores da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário