quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Coluna do dia 06/11/14

***Zé Ramalho se apresenta nesta sexta no Teatro Positivo***


Crédito das fotos: Dario Zalis.

***O cantor paraibano Zé Ramalho desembarca nesta sexta, 7 de novembro, em Curitiba com o show “Zé Ramalho - Tour 2014”. A apresentação será realizada no Teatro Positivo – Grande Auditório, a partir das 21 horas. Ele que segue firme pelos palcos há mais de 30 anos, continua fazendo a alegria de milhões de brasileiros, com seus grandes sucessos que já venderam milhões de discos, e o mantêm respeitado pela crítica especializada. Com produção local, o show promovido pela Multi Eventos Promoções, está com os ingressos à venda pelo Disk Ingressos. Na “Tour 2014”, o cantor paraibano faz um passeio pelos clássicos “Avohai, Frevo Mulher, Admirável Gado Novo, Chão de Giz, Beira-Mar, Eternas Ondas, Garoto de Aluguel, Vila do Sossego e Banquete de Signos”. Estas são apenas algumas das inúmeras pérolas que Zé Ramalho lançou e riscam o Brasil de Norte a Sul, derrubando fronteiras e provando que a grande música é universal. Todas estão presentes no novo show, que traz ainda releituras de Raul Seixas (Trem das Sete e Medo da Chuva) e o grande sucesso Sinônimo.


A CARREIRA - Desde o lançamento do primeiro álbum solo, o artista paraibano emplacou de cara o hino “Avohai”. Zé traçou uma ponte que unia Pink Floyd e Beatles a Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, entre tantos outros. Cidade grande e sertão, psicodelismo e regionalismo, o Nordeste inserido no mundo, o universo conectado ao Nordeste. Um trovador urbano comparado por muitos aos ícones da música mundial. Zé Ramalho ultrapassou a barreira de um milhão de discos vendidos, com o êxito fenomenal de “Entre a Serpente e a Estrela”, que fez parte da trilha sonora de uma novela da Rede Globo. Sua história com a dramaturgia televisiva sempre rendeu grandes frutos, incluindo o fenômeno de retornar às paradas de sucesso com uma mesma música, “Admirável Gado Novo”, incluída na trilha de O REI DO GADO, conectando o artista à juventude brasileira e fazendo o CD da novela vender nada menos do que três milhões de cópias, um recorde que permanece inalcançável.

Ao lado dos amigos Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, Zé protagonizou em 1996, um dos projetos mais bem sucedidos da música brasileira, O GRANDE ENCONTRO, que levou multidões aos shows em todo o país e gerou o lançamento de um disco ao vivo, vendendo mais de 500.000 cópias. A continuação do projeto, rendeu outras duas “turnês” vitoriosas, um CD de estúdio e outro gravado ao vivo, que alcançaram a marca de 480.000 unidades, recebendo o disco de ouro e o de platina e, Zé realizou ainda uma apresentação histórica no ROCK IN RIO 3, assistida por mais de 50 mil pessoas em 2001, junto com Elba Ramalho.

O álbum 20 ANOS – ANTOLOGIA ACÚSTICA é seu maior êxito comercial até hoje, com aproximadamente dois milhões de cópias vendidas e vencedor do Prêmio Sharp como melhor projeto gráfico. Este disco deu início a uma trilogia que seguiu com NAÇÃO NORDESTINA, um mapeamento da história musical e política da sua região natal, indicado ao Grammy Latino de melhor álbum regional e, ESTAÇÃO BRASIL, um passeio pelo cancioneiro nacional. Zé Ramalho ainda homenageou Raul Seixas, gravou seu primeiro cd ao vivo, lançou o inédito O GOSTO DA CRIAÇÃO e ainda convidou amigos para participar do CD e DVD PARCERIA DOS VIAJANTES. De 2008 a 2012, retorna com a série ZÉ RAMALHO CANTA: BOB DYLAN; LUIZ GONZAGA; JACSON DO PANDEIRO E BEATLES. Também em 2012 lança “SINAIS’’ CD de inéditas lançado pelo selo AVOHAI.

Em 2013 Consagração no ROCK IN RIO 5 junto com a banda Sepultura (ZÉPULTURA). Seja qual for a jornada, o público sabe que quem a conduz é um dos artistas com a personalidade mais marcante da música popular brasileira. Com sua voz inconfundível e sua poesia apocalíptica, Zé Ramalho escreveu, escreve e continuará escrevendo seu nome na história musical brasileira, seguindo feito um viajante pelas estradas do país, arrastando multidões por onde quer que passe. Há mais de 30 anos, o brasileiro sabe que assistir Zé Ramalho ao vivo é uma experiência única em uma espécie de pacto de fidelidade que se renova ano a ano. ZÉ RAMALHO & BANDA Z CHICO GUEDES - Contrabaixo ZÉ GOMES - Percussão DODÔDE MORAES - Teclados EDU CONSTANT - Bateria TOTI CAVALCANTI - Sopros.

SERVIÇO: ZÉ RAMALHO – TOUR 2014 Data: 07 de novembro de 2014 – sexta-feira Horário: abertura da casa (20 horas) e início do show (21 horas) Local: Teatro Positivo – Curitiba/PR Classificação Etária – Livre Duração do Espetáculo: 90 minutos Ingressos: Valores variam de R$ 86,00 (meia-entrada) a R$ 366,00 (inteira), de acordo com o setor. A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE). Desconto de 50% no valor da inteira para Cartão Fidelidade Disk Ingressos, Clube do Assinante Gazeta do Povo, Clube de Benefícios Teatro Positivo e Bônus Flyer. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei.

 **********EM EVIDÊNCIA**********

*****O Lady&Lord acaba de inaugurar o mais novo salão da rede, na Rua Julia da Costa, 1680, no Champagnat (em Curitiba-PR), atingindo nove estabelecimentos na capital paranaense. Com 1.000 m2 e capacidade para atender mais de 80 clientes simultaneamente, o novo empreendimento é administrado pelas empresárias Laci Zoller Ribeiro e Ana Paula Zoller Ribeiro, com experiência nos setores de transporte, madeira, agropecuaria, construção e moda.

*****A RICTV Londrina é patrocinadora do 11º Prêmio APP Markmídia e 7º APP Universitário, que acontece nesta quinta-feira (06). Incentivando e reconhecendo a capacidade dos profissionais desta área, os prêmios são voltados para mercado de comunicação e elegem os melhores do segmento publicitário e os melhores trabalhos criados por estudantes. O evento acontece às 19h30 no Teatro da Unifil, em Londrina.

*****A IBM, uma das maiores empresas de tecnologia da informação do mundo, vai adotar a solução de faturamento do ERP da TOTVS, líder no desenvolvimento de softwares de gestão na América Latina. A ferramenta será utilizada pela área de Serviços da companhia com o objetivo de aprimorar o controle das transações financeiras e conferir agilidade ao cumprimento das exigências fiscais requeridas pelos Governos Municipais, Estaduais e Federal.

*****O cantor Fábio Jr. apresenta nesta quinta-feira (6), às 21 horas, no Teatro Guaíra, o novo show "O que importa é a gente ser feliz”. A apresentação conta com um set list especial, que foi escolhido pelo público , por meio de uma enquete, com uma lista de músicas que Fábio Jr. disponibilizou em suas redes sociais.

*****Um curso rápido apresenta importantes momentos da arte mundial no Solar do Rosário, entre os dias 8 e 12 de dezembro. Ministrado pelo artista e produtor cultural Jul Leardini, “Grande Panorama da História da Arte” contará com duas turmas, uma na parte da manhã (das 8h30 às 12h) e outra à noite (das 19h às 22h). Informações: (41) 3225-6232 | www.solardorosario.com.br

*****Dia 08 de novembro, próximo sábado, o Estofaria Bar completa quatro anos e, para comemorar, o chef Caio Canabrava preparou para os clientes um pouco da culinária paranaense: o Barreado, símbolo de fartura, festa e alegria. Às 12h, a festa já começa com discotecagem; a partir das 19h, haverá muita música ao vivo com a banda Acoustic Social Rock.

*****Nesta quinta-feira, dia 6, DJ Hiorrana Amancio, residente do badalado TAJ Curitiba, recebe o DJ Alex Dias como atração principal do QuinTAJ. Em ascensão no cenário eletrônico, Alex tem 23 anos de carreira como DJ e 13 como produtor musical. Mantém o seu próprio selo, o ADS Records, e possui mais de 200 músicas lançadas em 30 gravadoras espalhadas pelo mundo todo, as quais já foram tocadas na BBC Radio 1 de Londres e em sets de tops DJs mundiais como Alex Kenji, Paul Van Dyk, Format B, Fedde Le Grand, Eddie Halliwell, Funkagenda, Umek, Andy Cato (Groove Armada) e outros. Dentre suas produções destacam-se “Materia”, lançada no CD do Space Club (Ibiza) e “Scientific (Nato Medrado Remix)” no CD da Global Undergound.

***Condomínio-clube de verdade***


Crédito da foto: Divulgação. 

Na foto: Felipe e Fernanda Santos.

***A PDG entregou em Curitiba um dos seus maiores empreendimentos na cidade, o Reserva Ecoville, o primeiro condomínio clube com funcionamento pleno das suas áreas de lazer como cinema, academia, salão de beleza, entre outros serviços. O diretor da regional sul, Daniel Ruman, e a vice presidente jurídica, Natalia Pires, vieram especialmente de São Paulo para, ao lado do gerente regional, Felipe Sebben, serem os anfitriões do coquetel.

O evento reuniu aproximadamente seiscentas pessoas e movimentou o Ecoville na última semana. O condomínio está localizado na rua Professor Pedro Viriato Parigot de Ouza, 3901, em um dos bairros que mais cresce e se valoriza em Curitiba.

***Pelo desenvolvimento*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

Na foto, Luiz Cláudio Costa, presidente da Record, Leonardo Pretrelli, presidente do Grupo RIC, Beto Richa, governador do Paraná e Marcos Vinícius, vice-presidente da Record. 

***O presidente do Grupo RIC Paraná, Leonardo Petrelli, esteve na sede da Record Nacional, em São Paulo, em um encontro com o Governador do Paraná, Beto Richa, juntamente com o presidente e vice-presidente da Record, Luiz Cláudio Costa e Marcos Vinícius. Na reunião, foram tratados assuntos referentes ao desenvolvimento do país e do Estado do Paraná. 

***Armazém Seu Luiz realiza lançamento da linha alho e óleo dos produtos Marithimu’s***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nos próximos dias 7 e 8 de novembro, a partir das 11h, o Armazém Seu Luiz realiza na loja Iguaçu uma degustação de produtos da marca Marithimu’s. Quem participar da degustação poderá experimentar os lançamentos de especialidades do mar ao alho e óleo: ostra, mexilhão, salmão e truta disponíveis em embalagens de 100g. Assim como a linha de frutos do mar defumados e patês, comercializados pelo Armazém desde 2011 e com excelente aceitação no mercado, os produtos ao alho e óleojá vêm prontos para consumo e foram desenvolvidos para facilitar a rotina das pessoas. A versatilidade é outra característica das especialidades do mar, que podem ser consumidas como aperitivos diferenciados ou para preparar acrescentar a receitas de risotos e massas dando um toque diferenciado ao prato para acompanhar um bom vinho ou cerveja especial.

“Os produtos da Marithimu’s trazem praticidade e agilidade para a mesa daqueles clientes que não tem muito tempo disponível para cozinhar, mas que fazem questão de experimentar novos sabores e texturas. A linha alho e óleo é uma opção diferente para conquistar clientes que não apreciam os defumados, pois tem sabor mais leve e natural.”afirma Alcione Klisievicz, gerente de qualidade do Armazém Seu Luiz. A Marithimu’s utiliza matérias-primas selecionadas e prioriza a manutenção das propriedades e sabor dos frutos do mar.

O método artesanal de produção permite a dedicação e atenção especial em toda a cadeia de processamento do produto, atendendo ao rigoroso processo de qualidade e segurança do alimento exigido pelo Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.). As especialidades do mar são ricas em nutrientes e vitaminas, com baixa caloria e sem conservantes, indicadas para uma dieta nutritiva e saudável. 

Serviço: Degustação Marithimu’s Data: 7 e 8 de novembro (6ª feira e sábado) Horário: 11h às 16h Local: Av. Iguaçu, 481 I Rebouças Tel.: 41 3078-9470 Informações: www.armazemseuluiz.com.br

***Primeiros dentinhos, e agora?***

***Mães de primeira viagem possuem muitas dúvidas e algumas delas estão relacionadas à erupção dos dentes de leite. Quando ocorre? O que fazer para aliviar o incômodo causado antes e durante o processo? Quando levar ao dentista? Quando iniciar a escovação? Para sanar essas questões, a Baby Dreams, em parceria com a odontopediatra Dra. Liliana Temporão, dá algumas dicas de como proceder nessa fase importante.

Com quantos meses? A primeira dúvida geralmente gira em torno de quando nascerão os primeiros dentinhos. Segundo a Dra. Liliana, a média erupcional é aos seis meses, porém não é uma regra e depende muito da criança. Pode acontecer dos quatro meses até um ano de idade.

Higiene desde cedo - Mesmo antes dos dentes nascerem, é importante que a mãe “escove” a gengiva do bebê, pois assim ela está preparando a chegada dos dentinhos. Ela pode ser feita com uma fralda, gaze ou luvas de cuidado oral, sem pasta de dente, somente com água.

Já precisa ir ao dentista? Assim que os primeiros dentes nascem, as mamães devem marcar a primeira consulta ao odontopediatra. “A escovação com uma pasta especial precisa ser iniciada em conjunto com a definição de horários para mamar. Recomenda-se que o bebê durma com a boca limpa, assim as principais escovações serão realizadas antes de dormir e pela manhã”, orienta Dra. Liliana. Temporários, porém importantíssimos - Muitos acham que pelo fato dos dentes de leite serem temporários, não há a necessidade de cuidar deles. Mas não devemos esquecer que dentes de leite também careiam e podem causar um grande incomodo às crianças e aos pais. “Esses dentes, mesmo que temporários, realizam uma parte importante da alimentação: a mastigação. Sem eles, a fala e a estética do rosto também ficam prejudicadas. Além disso, reservam espaço e servem de guia para os dentes permanentes”, explica a odontopediatra.

Alívio já - O desconforto causado pelos primeiros dentes é inevitável. Nessa fase, os bebês querem colocar tudo o que pegam dentro da boca, justamente para aliviar a coceira na gengiva. A dica da Dra. Liliana é deixar os famosos mordedores na geladeira (não no freezer). “Eles ajudam a aliviar a coceira e o incômodo provocados antes e durante a erupção dos dentes de leite, porque massageiam as gengivas do bebê. Outra opção são as dedeiras de silicone que realizam a mesma função”, afirma a doutora. Todas essas orientações podem ser conferidas no Curso para Gestantes, promovido mensalmente, em dois módulos, na Baby Dreams. Serviço: Baby Dreams Endereço: Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1310 – Batel www.babydreams.com.br

***Hospital Erasto Gaertner ressalta a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças masculinas***


Crédito da foto: Divulgação.

***Passado o momento de alertar para o combate ao câncer de mama e colo de útero, é tempo de conscientizar os homens com a campanha Novembro Azul, voltada principalmente para a prevenção do câncer de próstata. É cultural a falta de iniciativa do homem com relação à sua saúde: eles vão oito vezes menos ao médico do que as mulheres e são elas as principais responsáveis por levar seus maridos, filhos e companheiros aos consultórios. O Hospital Erasto Gaertner e instituições de saúde do mundo inteiro se unem durante todo o mês de novembro nessa campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico não só do câncer de próstata, mas de outras doenças masculinas.

Uma doença silenciosa - De acordo com Murilo de Almeida Luz, médico oncologista do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, o tumor de próstata pode se desenvolver por vários anos sem que o paciente tenha algum sintoma específico da doença. Para identificá-lo, o exame do toque retal é fundamental. A estratégia de rastreamento usada na maioria dos países é a combinação deste exame físico com o teste laboratorial do Antígeno Prostático Específico (PSA), permitindo a identificação de lesões em fases mais precoces, antes de algum sintoma e consequentemente diminuindo os índices de mortalidade. “É importante que assim que o paciente receba o diagnóstico de um PSA, procure um médico, antes de achar que tem um câncer. Por outro lado, em torno de 10% dos tumores de próstata têm resultado de PSA normal, ou seja, o paciente tem um resultado do exame dentro dos limites normais e ainda assim, é portador de um tumor agressivo, que só poderá ser identificado através do toque retal”, explica.

Melhor prevenção: hábitos saudáveis - Ainda segundo o Dr. Murilo, o tabagismo e o consumo abusivo de álcool são hábitos que devem ser evitados. O controle da gordura corporal, uma dieta balanceada e exercícios físicos reduzem a chance de alguns tumores e melhoram consideravelmente a saúde geral do paciente, principalmente do ponto de vista cardiovascular. “Não é tão fácil mudar todos os nossos hábitos, mas são dicas que no final contribuirão para uma melhor qualidade de vida”, conclui.

***Campanha de Natal arrecada brinquedos novos para crianças***


Crédito das fotos: Daniel Caron/FAS.

***A campanha Natal da Alegria, promovida pelo Instituto Pró-Cidadania em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS) e a Prefeitura de Curitiba, iniciou nesta semana a fase de arrecadação de brinquedos novos de qualquer valor. Com o slogan “Faça um brinquedo feliz. Doe para uma criança”, a campanha tem por objetivo transformar o Natal de milhares de meninos e meninas em situação de risco e vulnerabilidade social em Curitiba. “Muitas crianças atendidas pela FAS têm uma condição de vida bastante difícil e raramente têm a oportunidade aproveitar um momento como o de abrir um presente de Natal. A campanha nos permite levar essa alegria para um grande número de crianças e partilhar com elas a felicidade da troca de presentes e de afeto”, diz a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet.

Para a presidente do Pró-Cidadania, Francisca Cury, neste momento, a solidariedade dos curitibanos faz toda a diferença. “Queremos que a comemoração seja especial para os pequenos. O pedido por brinquedos novos, e de qualquer valor, é justamente para podermos proporcionar alegria para essas crianças que, muitas vezes, vão ganhar este único presente”, afirma. Além da distribuição dos presentes, três grandes festas movimentarão a cidade e beneficiarão até 3 mil crianças atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e instituições conveniadas à FAS.

Entre as atrações das festas está a presença do Papai Noel; brinquedos infláveis e jogos gigantes, cedidos pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMELJ); a apresentação da Companhia dos Palhaços, com a comédia musical “Concerto em Ri Maior”; e a presença do animador de festas infantis Tio Pipoca, que distribuirá pipoca e algodão doce aos presentes. No ano passado, o Natal da Alegria beneficiou mais de 78 mil crianças. “Neste ano, nossa expectativa está grande e a meta, como no ano passado, é atender o número máximo de crianças. O Natal é um momento único e queremos transmitir essa energia para a criançada”, disse o supervisor de ação social do Pró-Cidadania, Rodolfo Schneider.


Mais de 500 instituições deverão ser atendidas pela campanha. Como contribuir - Para contribuir com a doação de brinquedos novos, procure os pontos de coleta: Lojas Leve Curitiba (Rodoferroviária, Centro, Jardim Botânico, Parque Tanguá, Aeroporto Internacional Afonso Pena e Ópera de Arame), agências da Caixa Econômica Federal, agências do Banco do Brasil e na sede do Pró-Cidadania (Rua Eduardo Sprada, 4520). É possível também fazer a compra de vale-brinquedo no valor de R$ 10, disponíveis nas lojas Leve ou ainda pelo telefone (41) 3040-1582. Cada vale será trocado por um brinquedo novo. Além disso, empresas podem adquirir cotas corporativas, de acordo com o número de crianças que pretendem beneficiar. Mais informações pelos telefones (41) 3040-1528 e 3040-1582.

***Show nesta quinta-feira, dia 6, apresenta repertório do novo CD do grupo, “Mais Agreste”***


Crédito da foto: Divulgação.

***A banda Molungo é a atração da Mostra É Daqui, que valoriza músicos curitibanos. A apresentação será nesta quinta-feira (06/11), a partir das 20 horas, no Pequeno Auditório do Canal da Música. Atualmente formado por Caio Guimarães, Cauê Menandro, Carlito Birolli, Gui Handa, Luís Piazzetta e Fernando Lobo, o grupo Molungo constituiu-se em 2008 em Curitiba, a partir do interesse comum dos músicos pela cultura popular brasileira. O encontro deu-se em um grupo de estudo percussivo de Maracatu de Baque Virado, porta de entrada que despertou a identificação dos integrantes com os diferentes ritmos, costumes e histórias existentes em um país que agrega, em um só idioma, diferentes costumes com alguma ligação que os tornam semelhantes. Molungo formou-se com o intuito de pesquisar os ritmos afro-brasileiros e trazer para as composições autorais do grupo essa mistura essencialmente brasileira.

A pesquisa rítmica atrelada às vivências individuais de cada integrante deu origem a uma sonoridade única, em que percussões, violão, guitarra, baixo e bateria dialogam de forma harmônica com a poesia nas letras compostas pelo grupo. O leque de parcerias do grupo tem recebido o brilho de músicos de renome nacional como André Abujamra (SP), Rodrigo Maranhão (RJ), Siba (PE), Anna Ratto (RJ) além de mestres de cultura popular, como Mestre Moa do Katendê (BA). Em 2009 lançaram seu primeiro CD autoral intitulado “Molungo” e circularam com o show em teatros, mostras e festivais do Brasil, firmando seu nome no Paraná e expandindo seu trabalho para outras regiões do país.

Dessa trajetória de shows, viagens, troca de experiências e pesquisa de outras sonoridades surgiram novas composições, arranjos e timbres que resultaram em “Mais Agreste”, título que dá nome ao novo disco de canções autorais. Gravado de maneira independente o CD traz referências de culturas ancestrais aliadas à modernidade. Um contraponto de tambores com guitarras distorcidas, de poesias e criticas sociais, de tuaregues com fandangueiros, das energias da natureza com a estética urbana. O lançamento do show, que conta a história dessa nova fase do grupo, é recente. A arte do espetáculo foi inspirada no agreste e nas energias que cada integrante do grupo carrega.

O repertório do show traz, nas letras das canções, palavras que traduzem a essência desse povo que tem suas raízes em diferentes etnias, crenças, mitos e religiões. Além de suas músicas serem compostas por arranjos dançantes e percussão que tocam o coração dos espectadores, quando a atenção é voltada para as letras e as mensagens trazidas em cada música, entende-se que é um show a ser contemplado. Cada palavra, cada toque traz consigo um porquê, sentido pela platéia que sai do show cheia de energia e com a alma preenchida de música. A realização da Mostra É Daqui é possível graças à Fundação Cultural de Curitiba, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Curitiba, Apoio da É-Paraná. Incentivo: Volvo, Celepar e Fundação Poty Lazaroto.

Serviço: Show Molungo – Mostra de Música É Daqui Data: 6 denovembro Hora: 20h Local: Pequeno Auditório Canal da Música: Rua Julio Perneta, 695 – Mercês Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia – idosos, estudantes, professores, doadores de sangue e assinantes da Gazeta do Povo). Mais informações: 3331 7513.

***Monarco e Tuco Pellegrino participam de festa de 4 anos do Samba do Sindicatis***


Crédito da foto: Divulgação.

***Para comemorar os quatro anos de batucadas, o Samba do Sindicatis traz a Curitiba o grande Monarco da Portela e o paulista Tuco Pellegrino para uma roda de samba no próximo domingo (09), a partir das 14h, na sede do Vila Fanny Futebol Clube. Os ingressos, vendidos a R$ 30,00, podem ser adquiridos diretamente no local e nos pontos de venda credenciados, Bar São Tomé e Loja Mundo Virtual.

Guardião da tradição portelense, Monarco mudou-se ainda menino para Oswaldo Cruz, onde aprendeu com Paulo da Portela, Antonio Caetano, Rufino, Alcides e outros mestres uma linha de composição e de interpretação muito rara e nobre. É membro da Velha Guarda da Portela desde a sua criação, participando de todas as suas gravações até hoje. Aos 81 anos de idade, acaba de lançar seu quinto disco solo "Passado de Glória – Monarco 80 anos” e é o atual presidente de honra da Portela. Diversas composições suas foram gravados por Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Roberto Ribeiro, João Nogueira, Beth Carvalho, Cristina Buarque, entre outros grandes nomes do samba.

O outro convidado da festa é o cantor e compositor paulista Tuco Pellegrino, considerado um dos grandes expoentes do movimento de pesquisa e disseminação do samba de terreiro pelo país. É fundador do Morro das Pedras e ex-integrante do grupo Terreiro Grande, com o qual acompanhou Cristina Buarque na gravação de dois discos. Em 2010 lançou seu refinado primeiro disco, “Peso é Peso”, e este ano entrou para o seleto grupo dos artistas que participaram de gravação do lendário programa “Ensaio”, comandado por Fernando Faro. 

SERVIÇO: Sindicatis convida Monarco e Tuco Data: 09 de novembro de 2014 - Horário: 14h Local: Vila Fanny Futebol Clube (Rua Cel. Anibal dos Santos, 54 – Fanny) Entrada: R$ 30,00.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário