quarta-feira, 25 de junho de 2014

Coluna do dia 25/06/14

O Cantor Vander Lee é a atração de junho no “Trajeto Lumen Ao Vivo”***

 
Crédito da foto: Divulgação.

***O cantor e compositor Vander Lee confirma presença para o “Trajeto Lumen Ao Vivo” que acontece no dia 30 de junho, às 18h, no Largo Curitiba do Shopping Curitiba. O mineiro vai lançar seu oitavo álbum em Curitiba, intitulado “Loa”. No roteiro, releituras de hits como ‘Românticos’, ‘Contra o tempo’ e ‘Eu e Ela’, entre inéditas autorais, caso de “Tu" e "Siga em paz".

Suas canções já foram gravadas por grandes nomes da música como Rita Ribeiro, Gal Costa, Emilinha Borba, Alcione, Leila Pinheiro, Paula Santoro, Margareth Menezes, Eliana Printes e Luiza Possi. Além do pocket show, ele vai responder às perguntas do público. A entrada é gratuita e as entrevistas serão transmitidas ao vivo, pela Rádio Lumen FM (99.5). Mais informações no fone 41 3271 4700 (Rádio Lumen FM).

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****O espetáculo "Isto é Modinha", produzido pelos músicos paulistas Kátia Baroni, Thiago Machado, Ivan Vilela e Ser Tão Trio, terá apresentações gratuitas para o público curitibano, nesta semana, em cinco diferentes espaços da Fundação Cultural de Curitiba: quarta-feira (25), às 20h, na Capela Santa Maria; quinta (26), às 19h, na Casa Hoffmann; sexta (27), às 19h, no Teatro Universitário de Curitiba; sábado (28), às 19h, na Sala Scabi – Solar do Barão; e domingo (29), às 19h, no Teatro do Paiol.

*****No próximo sábado (28/06), o Brasil entra em campo para enfrentar o Chile nas oitavas de final no Mundial 2014. Nada melhor que reunir a família e os amigos para torcerem juntos no Bar Canabenta, à partir do meio dia.

*****Neste sábado (dia 28) o Grupo Sport Tennis realizará o Treinão Sport Tennis, das 7h às 11h, na loja da Rua Padre Anchieta. Na ocasião, clientes vips serão atendidos por profissionais de educação física e corredores de performance altamente capacitados, para a realização e explicação sobre treinamentos e alongamentos que garantam saúde e bem estar. Além disso, a Sport Tennis oferecerá um delicioso coffe break para os atletas e imprensa.

/////MODA & ESTILO/////

***Botas Arezzo para todos os gostos***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A chegada do inverno é o momento perfeito para tirar as botas do armário e compor looks para as baixas temperaturas. Em Curitiba, as lojas Arezzo apresentam as mais diversas opções de botas que prometem agradar a todos os estilos, em materiais como couro, camurça, nobuck e material alternativo.


Definida como grande tendência para o inverno, as botas over the knee são o must have para os pés, em que a mistura de ousadia com sofisticação transforma e valoriza qualquer composição – a aposta da Arezzo é feita de material alternativo e possui salto mid.


Já as botas de cano curto continuam no topo das listas de desejos femininas, apresentadas em cores terrosas típicas do inverno, além de preto e nude. Para destacar ainda mais o look, as botas contam detalhes como franjas, recortes a laser, detalhes em metal e correntes, matelassê e animal print.

***Jogadores Eternos - A história do futebol através de entrevistas***


Crédito da foto: Divulgação.

***Segundo o ditado popular, futebol, política e religião não se discutem. Mas a regra certamente não se aplica ao Brasil, onde o esporte desperta paixões e nunca pára de gerar polêmicas – ainda mais em época de Copa do Mundo. Outra unanimidade que foge à regra é sobre Pelé - considerado por jogadores e técnicos o Rei do Futebol, o atleta do século e o maior jogador de todos os tempos. Esses e outros assuntos compõem o enredo do livro “Jogadores Eternos: A História do Futebol Através de Entrevistas” (ed. Novas Ideias, 240 pág., R$ 34,90) que o jornalista Carlos Nasser lança hoje (25 de junho), às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação [av. Sete de Setembro, 2775, Centro, Curitiba-PR, tel. 41-3330-5119]. A entrada é franca.

Bastidores vistos de perto Praticado na civilização moderna desde o século XIX, foi nos anos 50 do século XX que o futebol inaugurou uma era histórica: a Era Pelé. Desde que despontou como artilheiro da Copa do Mundo de 1958 na Suécia, até o milésimo gol marcado em 1969 e dedicado às crianças brasileiras, esse mineiro de Três Corações sempre ocupou uma categoria à parte na constelação de estrelas do esporte mundial. “Pelé é uma das raras personalidades que despertam unanimidade de opinião e este livro é sobre ele. É um nome mágico, um mito, uma lenda viva. Há quarenta anos corre o mundo em centenas de línguas”, fala Nasser. Em entrevistas francas e intimistas, jogadores, técnicos e jornalistas depõem sobre as mais brilhantes décadas na história do futebol mundial. Alguns dos personagens tiveram o privilégio de competir ao lado do ídolo e contam sobre as jogadas ensaiadas, a convivência em campo, o exemplo de profissionalismo e seriedade.

Outros enfrentaram o Rei em partidas memoráveis e mesmo os dribles mais humilhantes ficaram em suas memórias, pela perfeição técnica e beleza da coreografia. Entre os 31 nomes com quem Nasser conversou e cita na obra, destaque para os brasileiros Pelé, José Altafini (Mazzola), Valdir Pereira (Didi), Mário Jorge Lobo Zagallo, José Macia (Pepe), o argentino Alfredo Di Stéfano, o inglês Bobby Charlton, os alemães Franz Beckenbauer e Gerd Müller, o italiano Giancarlo De Sisti, o holandês Johan Cruyff – além de jornalistas como o brasileiro Carneiro Neto, o francês Thierry Roland, o italiano Aldo Biscardi e o argentino Eduardo Castiglione. Jogadores Eternos é uma coletânea deliciosa reunida por Carlos Nasser durante uma vida inteira como cronista e como amante do futebol.

Grandes nomes da bola e do jornalismo falam com franqueza e nostalgia sobre a genialidade de Pelé, além de compartilhar com o leitor histórias incríveis de épocas inigualáveis. “Pelé sobe, sobe até onde ele quer. Tem uma impulsão impressionante, acho que nem ele sabe. Além da impulsão, tem que ter o timing certo para chegar antes dele, porque Pelé não é muito alto, mas tem uma impulsão que você não imagina. Parece que sobe, sobe e pára lá em cima. Você cai e ele fica”, cita Ramos Delgado, jogador argentino que atuou no Santos nos anos 60 e 70.

“Cada uma dessas personalidades tem o seu escrete de ídolos, seu dream team, e é com essa galeria de nomes brilhantes que presenteamos o leitor”, finaliza Nasser. Perfil Carlos Nasser é formado em advocacia, divide-se entre São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Durante 20 anos escreveu uma coluna semanal no jornal Gazeta do Povo, em Curitiba. No Maracanã, foi companheiro de Adolfo Millman (o Russo), João Saldanha, Armando Nogueira e Nelson Rodrigues, tendo sido citado por eles em livros e crônicas. Torce pelo Fluminense, mesmo que seja contra a Seleção Brasileira. Conviveu também por muito tempo com o mestre Millôr Fernandes (também tricolor) e com Paulo Francis.

Serviço: Lançamento do livro “Jogadores Eternos: A História do Futebol Através de Entrevistas”, bate-papo e sessão de autógrafos com o jornalista Carlos Nasser Quando:25 de junho, às 19h30 Onde: Livrarias Curitiba do Shopping Estação [av. Sete de Setembro, 2775, Centro, Curitiba-PR, tel. 41-3330-5119.

/////GASTRONOMIA/////

***Novos sabores de pizzas doces na Oven***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Oven Pizza acaba de lançar saborosas opções para os amantes de pizza doces: doce de leite e doce de leite com banana e canela. Especializado em pizzas gourmet feitas inteiramente ao gosto do cliente, o restaurante oferece pizzas individuais assadas em menos de dois minutos em forno de altíssima temperatura, com ingredientes de qualidade.


Além disso, o menu também conta com pizzas tradicionais, bruschettas e saladas. Em um ambiente convidativo, com estilo moderno e casual, a Oven apresenta uma proposta criativa para satisfazer os mais exigentes paladares. Serviço: OVEN PIZZA Alameda Dom Pedro II, 499 – Batel Curitiba – PR Tel: 41 3223-4591 www.oven.com.br

***Mercearia Bresser e a importadora All Wine realizam degustação de vinhos argentinos***


Crédito da foto: Divulgação.

***No dia 25 de junho, a partir das 19h, a Mercearia Bresser, em parceria com a importadora All Wine, promove uma degustação de vinhos argentinos. A ideia é oferecer uma amostra das variedades de vinhos produzidos pelas vinícolas Viña Amalia e Trapézio. “O país vizinho detém a preferência da maioria dos consumidores da bebida, principalmente em razão do custo-benefício dos seus produtos.”, afirma Eduardo Vivacqua, sócio da pizzaria. A degustação começa com vinhos brancos feitos com as uvas sauvignon blanc, chardonnay e torrontés e segue para os vinhos tintos, como o Dos Fincas Cabernet Sauvignon/Merlot, um dos campeões de venda com 91 pontos na revista Wine Enthusiast. A experiência continua com o Viña Amalia Reserva Malbec, o Trapézio Plus e o Viña Amalia Gran Reserva Cabernet Sauvignon. Os premiados vinhos Carlos Basso (92 pontos na revista Robert Parker) e Trapézio Bobo (92 pontos Guia Descorchados), além do surpreendente Carlos Basso Petit Verdot, encerram o evento. A degustação será conduzida pelos sommeliers Daniel Lory e Paulo Vinicius Martins na Mercearia Bresser Cabral.

Sobre a Mercearia Bresser - Inaugurada em 2005, a pizzaria está localizada em dois endereços no Batel e no Cabral. Com capacidade para mais de 200 pessoas, as casas têm um ambiente amplo e aconchegante, decorado como as antigas mercearias e armazéns italianos. Dos seus fornos à lenha saem mais de 30 sabores de pizza para harmonização perfeita com os mais de 140 rótulos de vinho da Adega Bresser. Entre os prêmios conquistados estão: Melhor Pizza pelo Prêmio Bom Gourmet 2013 e três vezes a “Melhor Pizzaria de Curitiba” pela Revista Veja Comer & Beber. Serviço: Mercearia Bresser Data: Diariamente Horário: A partir das 18h30 Locais: Mercearia Bresser Batel (Av. Sete de Setembro, 5831 I tel.: 41 3029-0880 I Curitiba-PR) e Mercearia Bresser Cabral (Av. Munhoz da Rocha, 530 I tel.: 41 3053-0880 I Curitiba-PR).

***Climatização sustentável***

 
Crédito da foto 01:  Gerson Lima.


Crédito da foto 02: Brasilio Wille.

***A TH Air, empresa do Grupo Tech House e comandada pelos empresários Igor Kaufeld e Guilherme Guides Maia, está presente na nova filial do restaurante Ohana, especializado em alimentos orgânicos. Os arquitetos Katia e Nilson Müller escolheram o moderno sistema VRV para o projeto, que além de ecologicamente correto, usa uma única máquina para atender a demanda de climatização dos ambientes. Além do conforto, a tecnologia comercializada pela TH Air também proporciona economia de energia e torna-se um diferencial para o empreendimento. O empreendimento, da Construtora Central, foi inaugurado no dia 22 de abril e fica na Rua Benjamin Lins, 774.

 /////SAÙDE E BEM ESTAR/////

***Mitos e verdades sobre dietas***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A busca pelo emagrecimento leva muitas pessoas a apelarem para dietas que prometem resultados rápidos, porém, muitas vezes não são aliadas à saúde. De acordo com a médica nutróloga Dra. Debora Froehner, da clínica Nutrocare, acreditar que o emagrecimento é proveniente somente de dietas é um grande mito. "Não existe um dia para começar uma dieta, mas sim, um momento para que se inicie uma reeducação dos hábitos alimentares. A reeducação é a forma mais saudável e eficaz de atingir metas reais de emagrecimento", afirma a médica. O plano de emagrecimento baseado na reeducação alimentar apresenta um cardápio balanceado, que leva a perda de peso e medidas sem comprometer o bom funcionamento do organismo.

O objetivo é aprender que é possível comer de tudo, mas de forma equilibrada - um processo individual que precisa ser orientado por um profissão de nutrologia. Em contrapartida, os malefícios de dietas que prometem emagrecimento rápido são inúmeros. "Além de prejudicar seriamente a saúde pela carência de nutrientes, as dietas da moda geralmente levam ao efeito sanfona, o grande vilão para quem deseja emagrecer definitivamente e não somente por um momento. É absurdo pensar que dietas que prometem menos 10 kg em 7 dias serão saudáveis e eficazes", salienta Dra. Debora Froehner. Segundo a nutróloga, existem cinco tópicos principais que confirmam que a reeducação e acompanhamento alimentar são a melhor opção para o emagrecimento real e com saúde:


• Coma com qualidade: dê preferência a alimentos não industrializados. Faça um prato colorido, compondo a alimentação com vários tipos de alimentos; • Alimente-se a cada três horas: isso acelera o metabolismo e evita a vontade exagerada de comer nas próximas refeições; • Fique atento à mastigação: todos os alimentos devem ser bem mastigados. Não existe regra quanto ao números de vezes que se deve mastigar, a questão está na consistência do que é ingerido. Por exemplo, a deglutição de um alimento sólido deve ser na consistência pastosa, pois nossos estômagos não têm dentes; • Hidratar é preciso: principalmente na época de frio temos o mau hábito de esquecer da hidratação. Mas água é sempre fundamental.

O centro regulador da sede no nosso cérebro é próximo ao da fome e por isso algumas vezes confundimos as necessidades e acabamos comendo mais. Boca seca e urina muito escura podem ser sinais de má hidratação; • Exercícios físicos diários: além da redução de peso, o exercício físico mantém o corpo saudável e a mente sã. Serviço: Dra. Debora Froehner - www.nutrocare.com.br Avenida Presidente Affonso Camargo, 1399 - Sala 711 Tel:(41) 3087-7761 / 3087-7759.

***Patinação artística no gelo acontece neste fim de semana no ParkShoppingBarigüi***


Crédito da foto: Divulgação.

***No ParkShoppingBarigüi a Pista de Patinação no Gelo é sinônimo de diversão para garotada. E para animar ainda mais o fim de semana, o shopping preparou uma apresentação especial de patinação artística da escola de Dança Footwork. Let it Go, tema do filme Frozen, será uma das músicas apresentadas. As apresentações acontecem às 20 horas na sexta e sábado, e às 17 horas, no domingo. 

A pista fica até o dia 03 de agosto no ParkShoppingBarigüi. São 450m² de pista, com capacidade para receber até 70 patinadores simultaneamente. Serviço: Apresentação Artística Pista de Patinação Data: Sexta e Sábado, às 20 horas | Domingo, às 17 horas Local: Praça de Eventos do ParkShoppingBarigüi.

***V Mostra Animal de cinema abre inscrições***


Crédito da foto: Divulgação.

***Estão abertas as inscrições de filmes para participar da V Mostra Animal – Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais, que é o maior evento de cinema com a temática animal do país. A Mostra irá acontecer nos dias 29 e 30 de novembro, na Cinemateca, em Curitiba. O objetivo do evento é debater a relação da sociedade com o mundo animal. “A cada ano recebemos um número maior de filmes, o que mostra que o cinema está se consolidando como uma forma de expressão dessa relação: humanos e animais”, observa o coordenador da Mostra, Ricardo Laurino.

A Mostra Animal conta também com versão itinerante que está passando por diversas cidades do país. Podem participar da seleção produções independentes, profissionais, curtas, médias ou longas-metragens que abordem assuntos relacionados ao universo animal. A inscrição pode ser realizada diretamente pelo site www.mostraanimal.com.br, no link “Inscrições”. O prazo para recebimento dos filmes é até o dia 15 de agosto. A participação é gratuita.

***Shopping Curitiba comemora o último jogo na cidade***


Crédito da foto: Divulgação.

***Curitiba recebe na próxima quinta-feira (26) o último jogo, que será disputado entre Argélia e Rússia. A fachada principal do Shopping Curitiba já está iluminada com as cores branco e verde, da Argélia e azul e vermelho, da Rússia. Para quem vai assistir à partida decisiva no estádio, o Shopping disponibiliza estacionamento seguro e acessível, a apenas um quilômetro de distância da Arena (somente 12 minutos de caminhada).

Para os clientes da SulAmérica, o momento é especial, terão 100% desconto no estacionamento no dia do jogo, ou seja, não pagam nada. Para recepcionar os turistas estrangeiros, promotores do CCAA circulam por cada andar, orientando em inglês, os visitantes. Além disso, os torcedores também podem aproveitar a gastronomia diversificada, o cinema e as lojas do Shopping.

***Grupo Revelação retorna a Curitiba neste sábado***


Crédito da foto: Divulgação.

***O grupo Revelação se apresenta neste sábado (28) no Curitiba Master Hall com a turnê “Revelação 360° Ao Vivo”, que tem como base o repertório do DVD com mesmo nome, lançado em 2012. Durante o show também não poderão faltar os grandes sucessos de carreira, entre elas a música “Tá escrito" que vem sendo sucesso, por ser indicada como "música-tema" da seleção brasileira pelos jogadores. O público ainda poderá acompanhar um dos últimos shows com a presença do vocalista Xande Pilares, que anunciou em abril que irá deixar o grupo. O evento que conta com realização da Multi Eventos Promoções, terá ainda a participação do grupo de pagode Imaginasamba. A abertura da casa será às 22 horas e o início dos shows a partir das 23h30.

O Revelação, que tem 22 anos de carreira e já chegou na marca de 2 milhões de discos vendidos, traz no set list canções como “Fala baixinho (Shiii)”, “Ela só vai de camarote” e “Mulher Traída”, presentes no DVD. Além disso, faz homenagens a outros nomes importantes do samba, através das músicas “Quando a gira girou” (Zeca Pagodinho), “Agora viu que perdeu e chora” (Arlindo Cruz) e “Além de Tudo”, “Retalhos de Cetim” e “Charlie Brown” (Benito de Paula). E ainda, não devem faltar os maiores sucessos do grupo, como “Ô, Queiróz”, “Velocidade da luz”, “Coração radiante”, “Grades do coração”, “Deixa acontecer”. O Imaginasamba, que segue a linha do pagode romântico, traz para Curitiba a apresentação da nova turnê de trabalho “Imagina 10 anos”, baseado em seu último DVD.

***Drama inglês “Philomena” será exibido no auditório Brasílio Itiberê***


Crédito da foto: Divulgação.

***Na sexta-feira, 27 de junho, às 15h, no Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura), ocorre a Sessão Sabedoria. Neste mês será exibido o filme “Philomena”, dirigido por Stephen Frears. O projeto, promovido pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), com apoio do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI), é realizado sempre na última sexta-feira do mês. A entrada é franca. A obra é baseada na história real de Philomena Lee, que mais de cinquenta anos depois de ter o filho encaminhado para adoção, contra sua vontade, procura reencontrá-lo com a ajuda de um jornalista, com quem cria um forte laço de afetividade.

Sessão Sabedoria - A ideia do projeto, que é voltado para a terceira idade e aberto a toda a comunidade, é exibir e discutir filmes que abordam temas do interesse de seu público-alvo. Antes de cada sessão é feita uma breve introdução, ressaltando aspectos artísticos ou temáticos relevantes da obra. No final é realizado um debate incentivando o público presente a se manifestar em relação à obra ou ao tema apresentados. Todas as sessões são apresentadas e mediadas pela socióloga Rosângela Chubak, que possui grande experiência em arte-educação e mediação cultural. Serviço: Sessão Sabedoria - Exibição comentada de filmes com temática relacionada à terceira idade Filme "Philomena" 27/06 (sexta-feira), às 15h Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura) - Rua Cruz Machado, 138 | Centro. Curitiba-PR Classificação indicativa: 10 anos Entrada Franca.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário