segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Coluna do dia 16/12/13

***CANÇÕES NECESSÁRIAS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA*** 

 
Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, na próxima terça-feira (17), às 20h, o show “Canções Necessárias”, do violonista carioca Guinga, que encerra a temporada 2013 da Série Solo Música. Sozinho no palco – uma característica do projeto, que traz músicos instrumentistas ao palco do teatro da CAIXA Cultural pelo quinto ano consecutivo –, Guinga apresenta suas canções da forma como elas foram criadas, ou seja, sentado ao violão. O recital de viés intimista traz músicas conhecidas do compositor, como “Comendador Albuquerque”, “Picotado”, “Dichavado” e “Lendas Brasileiras”, composta com Aldir Blanc; “Saci”, escrita com Paulo César Pinheiro; e “Contenda”, com Thiago Amud.

Apresentação solo não é algo inusitado na vida deste ex-dentista que, ao retornar de seu consultório, no Rio de Janeiro, passava as madrugadas em claro dedilhando composições ao violão, enquanto a família dormia. O músico relembra que o rádio, sintonizado no repertório eclético da Rádio Nacional, era seu companheiro e tutor nas noites insones da juventude – influência que pode ser percebida em suas composições, marcadas por diálogos criativos com Ravel, Debussy, os compositores russos e os brasileiros Radamés Gnatalli, Ary Barroso, Garoto, Villa-Lobos e Tom Jobim.

O violonista, compositor e intérprete Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, o Guinga, nascido em 1950, no Rio de Janeiro, aprendeu violão intuitivamente aos 13 anos e, aos 17 anos, teve sua primeira canção classificada no Festival Internacional da Canção (FIC). Formou-se em Odontologia em 1975, atividade que exerceu paralelamente à música. Trabalhou profissionalmente, acompanhando Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira, e teve músicas gravadas por artistas como Elis Regina, Michel Legrand, Chico Buarque, Clara Nunes, Cauby Peixoto, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Ivan Lins, Mônica Salmaso e Quarteto Maogani. Teve como parceiros, entre outros, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nelson Motta, Francis e Olivia Hime.

Com carreira de prestígio em países como Itália, Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha e Canadá, Guinga gravou seis CD pela gravadora Velas: “Simples e absurdo” (1991), “Delírio carioca” (1993), “Cheio de dedos” (1996), “Suíte Leopoldina” (1999), “Cine baronesa” (2001) e “Noturno Copacabana” (2003). Sua discografia se completa ainda, com “Graffiando Vento”, realizado com o clarinetista italiano Gabriele Mirabassi e lançado pelo selo italiano Ejea (2004), “Casa de Villa” (2007) e “Saudade do Cordão” (2009), ambos com o clarinetista Paulo Sérgio Santos, lançado pelo selo Biscoito Fino, gravadora com a qual também lançou “Rasgando Seda” (2012), com o Quinteto Villa-Lobos, e “Francis e Guinga” (2013), em parceria com Francis Hime.

***Amigos de longa data***


Crédito da foto: Divulgação.

***A hostess do Castelo do Batel, Vera do Amaral Lupion, se encontrou com Pelé na semana passada, no lançamento do livro ‘As jóias do rei Pelé’, que aconteceu no Castelo do Batel. Vera e Pelé se conheceram em 1959, em Ribeirão Preto (SP), quando ela havia sido eleita Rainha do Café do Paraná. Ele estava na cidade para uma série de eventos de lançamento do Café Pelé. Nos últimos anos eles têm se encontrado em eventos em prol do Hospital Pequeno Príncipe.

O livro 'As joias do Rei Pelé' contém histórias e fotografias que contam a vida dele, da infância em Bauru até a conquista da Taça Jules Rimet, na Copa de 70. A renda da venda do livro foi revertida para o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A presidente do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, Maria Inês Borges da Silveira, será homenageada nesta segunda-feira (16), às 20h, no Cineplus Cinemas, do Jardim das Américas, em Curitiba, pela realização do Festival de Cinema da Lapa. A proposta é da Associação de Cinema e Vídeo do Paraná (Avec) parceira do IHCL no Festival. O Instituto é o realizador do Festival de Cinema da Lapa que, em novembro deste ano, promoveu a sexta edição.

*****A RICTV Record e a Rádio Jovem Pan Curitiba apoiam o espetáculo “Games Classic Show” que acontece nesta segunda-feira (16) às 20h, no Teatro Guaíra. O evento multimídia traz vários temas musicais dos jogos eletrônicos mais tradicionais e famosos dos últimos 30 anos, com “roupagem” sinfônica surpreendente, com direito a orquestra de Games Classic Show 45 instrumentistas e coral com 12 cantores.

*****O Ministério da Educação (MEC) divulgou a classificação das instituições de ensino superior com base no Índice Geral de Cursos (IGC). Em Curitiba, a FAE Centro Universitário está posicionada, pelo sexto ano seguido, com a melhor avaliação entre as instituições universitárias privadas da capital, com IGC nota 4, em uma escala de 1 a 5. Esta faixa de avaliação 4 da FAE corresponde ao IGC contínuo de 3,26 (que vai de 2,95 até 3,94) – valor que se aproxima do nível máximo de avaliação de qualidade do MEC.

*****O Castelo do Batel recebe nesta terça-feira (17), 1.300 crianças de instituições de Curitiba e Região Metropolitana atendidas pelo Provopar Estadual. A comemoração faz parte do Natal Encantado do Paraná. Os brinquedos que serão entregues foram arrecadados em uma ação que aconteceu em novembro, também no Castelo do Batel. Além do Papai Noel, as crianças terão brincadeiras, camarim de pintura, maquiagem e cabelo, e receberão lanche fornecido pelos apoiadores. Estarão presentes representantes da família Lupion e a secretária do Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

*****O recém inaugurado Shopping Pátio Batel acaba de se juntar ao time de empresas que fazem parte do CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau. Experiência única em compras, lazer, cultura, entretenimento e referência no mercado de luxo de toda a Região Sul, o Shopping agora usufrui de toda a rede de benefícios compartilhados pelos mantenedores da entidade.

*****Nesta quinta-feira (19), às 18 horas, o Museu Alfredo Andersen (MAA) abre a mostra “Premiados do Salão de Cerâmica”. A exposição é composta de peças do MAA, com curadoria de Amarílis Puppi, e faz uma retrospectiva dos premiados no Salão. A mostra permanece até 30 de março de 2014 e a entrada é gratuita. A exposição conta com 23 obras de 17 artistas e faz uma retrospectiva que começa em 1980 e vai até 2004, período em que o Salão tinha prêmios de aquisição e, por isso, as obras pertencem ao acervo do MAA.

*****A mostra Fringe do Festival de Teatro de Curitiba estendeu a data limite para o cadastro de espetáculos até o dia 16 de dezembro. Grupos, produtoras, companhias ou artistas independentes, do Brasil e do exterior, tem até à meia-noite desta data para se cadastrar, via site: www.fringe.com.br/cadastro. A data inicial era 9 de dezembro, mas a produção prorrogou devido ao grande número de solicitações.

***Moncloa Tea Boutique promove degustação na loja do Pátio Batel***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Moncloa Tea Boutique promove degustação de chás no dia 17 de dezembro de 2013 das 17h às 21h. A tea sommelier Thalita Ferronato, que assina a carta de chás da Moncloa, fará uma degustação na loja com sete diferentes tipos de chás, quentes e gelados, mostrando o preparo e modo de servir. Além disso, a tea sommelier, que também representa a marca argentina El CLub del Té no Brasil, dará dicas de harmonização com comidas, Tea Drinks e benefícios do chá para a saúde. O evento é gratuito e aberto ao público.

A Moncloa Tea Boutique fica no piso L3 do Pátio Batel. Inspirada no charme e design dos melhores chás da Europa e Estados Unidos, a Moncloa Tea Boutique traz o conceito de chá gourmet com uma carta de chás composta de 25 sabores de vários lugares do mundo. A bebida é servida no local nas opções quente e gelada e vendida em latas ou pacotes de 45g. Bolachas, biscoitos, alfajores e waffles fazem parte do cardápio. Na boutique há também acessórios para o consumo da bebida, selecionados pela qualidade e pelo design.

***Um trio de sorte***


***A promoção de Natal do ParkShoppingBarigüi está com tudo. Todos os dias, os clientes do shopping que fizerem suas compras acima de R$ 400 e depositarem seus cupons na urna estão concorrendo a 200 kits de uma das mais sofisticadas champagnes do mundo, a Veuve Clicquot. Mais de 100 kits já foram sorteados e três clientes tiveram sorte em dobro. Esther Tereza Wassoler Casagrande, Luciana Salles Worms e Anito Luiz Baretta foram os grandes sortudos.

Ambos depositaram os cupons na urna, mas não esperavam ganhar, muito menos duas vezes. Esther adorou os prêmios, tanto que quando foi buscá-los já aproveitou para colocar mais três cupons na urna. “Nunca ganhei nada, fiquei muito feliz. E agora espero ansiosa pelo sorteio dos dois carros”, destaca a cliente. Luciana vai degustar as champagnes no Natal e Ano Novo e tem certeza que em 2014 a BMW estará em sua garagem. Já o cliente Baretta trouxe a sorte direto de Balneário Camboriú. “Sempre venho para Curitiba e escolho o ParkShoppingBarigüi para fazer minhas compras. Agora meu projeto é voltar para pegar o carro”, comenta todo feliz.

Durante a promoção, todos os cupons sorteados voltam à urna para que os clientes tenham mais chances de ganhar. Ainda dá tempo de participar, para isso basta depositar os cupons até 27 de dezembro e concorrer aos kits e ao sorteio das duas BMW 320i que acontecerá no dia 28 de dezembro.

***Partenope inaugura loja em Curitiba***


Crédito das fotos: Daniel Rodrigues.

Na foto 01: O showroom Partenope – Distribuidor Autorizado Illy. 


Na foto 02: O empresário Luigi Bazzicalupo durante preparo de um Espresso Illy.

***Aconteceu no dia(11), a inauguração da Partenope – Distribuidor Autorizado Illy. Durante toda a noite passaram pelo local dezenas de pessoas que brindaram a abertura do novo empreendimento do empresário Luigi Bazzicalupo. O coquetel ficou sob os cuidados da La Piccola Cosa Gastronomia by Chef Suzana Laporte e os doces personalizados eram da Satis Fudge. Localizado no coração do Portão, o showroom disponibiliza os cafés premium da marca Illy, além de máquinas para espressos e conjuntos exclusivos de xícaras. Durante os primeiros dias de abertura da Partenope, será possível adquirir os produtos com valores especiais.

A Illy foi fundada em 1933, na cidade de Trieste, pelo húngaro Francesco Illy. Presente em mais de 140 países, a marca é um ponto de referência mundial da cultura e qualidade do café. É reconhecida por chefs, gourmets, personalidades e consumidores em todo mundo pela excelência de seu espresso. Seu lendário perfeccionismo e paixão pela qualidade se refletem em cada xícara servida.

***Shoppings Estação e Curitiba ampliam horário de atendimento na semana do Natal***


Crédito da foto: Divulgação.

***Pensando em quem está sem tempo para escolher os presentes de Natal, os shoppings Estação e Curitiba ampliaram ainda mais o atendimento nos últimos dias antes da celebração. Desde o dia 07 de dezembro, os shoppings funcionam até às 23h. A partir do dia 20, o fluxo de pessoas deve ser ainda mais intenso: os espaços vão abrir às 9h e encerrar às atividades à meia noite.

No dia 24, véspera de feriado, o atendimento começa às 9h e termina às 18h. Durante o Natal (25), as lojas estarão fechadas, mas a Praça de Alimentação funciona de acordo com a escolha de cada estabelecimento, que pode abrir entre às 11h e às 22h. Na véspera do Réveillon (31) as lojas abrem às 9h e atendem até às 16h. No primeiro dia de 2014, abrem apenas as praças de alimentação de forma facultativa, das 11h às 22h. Dia 02 de janeiro as lojas atendem do meio dia às 22h; já as praças de alimentação funcionam das 10h às 22h.

***ISAE/FGV promove solidariedade***


Crédito da foto:  Divulgação.

Na foto: Gabriella Pita, colaboradora ISAE/FGV escolhendo seus nomes na árvore de Natal.

***Na última semana o ISAE/FGV entregou presentes de Natal para todas as crianças assistidas pelo Centro de Educação Infantil Conveniado Nazareno – Cenaza. Esta é uma das atividades que busca integrar colaboradores e alunos com alguns dos princípios da instituição como solidariedade, voluntariado e responsabilidade social. “É muito bacana perceber que os valores e princípios do ISAE são traduzidos em ações e nós, temos um papel fundamental nesse processo.”, conta Gabriella Pita, colaboradora ISAE/FGV.

Durante todo o ano são promovidas ações com este propósito, como a Árvore de Natal. Instalada na recepção, a árvore é decorada com nomes de crianças assistidas por alguma instituição de caridade. Em 2013, foi escolhido o Cenaza, estabelecimento conveniado à Prefeitura Municipal de Curitiba que desenvolve ações de educação e cuidado para crianças a partir de 3 meses de idade.

***NATAL NO SHOPPING CRYSTAL***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Shopping Crystal preparou um Natal muito especial. Além do Crystal Sessions Christmas, que promove uma série de atrações musicais para celebrar o final do ano - como o show dos cantores Ed Motta, Luciana Mello e Luiza Possi - os clientes do shopping podem participar da promoção Natal Crystal e Itaucard com Audi exclusivo para você e concorrer ao sorteio de um luxuoso Audi A5 Sportback 0Km.

Para participar, é necessário somar R$450,00 em compras nas lojas participantes e trocar por um cupom até o dia 24 de dezembro. Os clientes que efetuarem as compras com os cartões Itaucard ganham o dobro de cupons. O posto de trocas está instalado no Piso L3 do Crystal. O sorteio acontece no dia 26 de dezembro, ao meio dia. Além da promoção para os clientes, o shopping também realiza ações de incentivo com lojistas em parceria com a Rede, empresa do conglomerado Itaú Unibanco responsável pela captura de transações de crédito e débito das maiores bandeiras nacionais e internacionais.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário