sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Coluna do dia 06/09/13

***A EMOCIONANTE VOZ DE RUBI NA CAIXA CULTURAL CURITIBA***


Crédito da foto: Divulgação. 

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nos dias 13 e 14 às 20h e dia 15 às 19h, show com o cantor goiano Rubi. No show em que comemora 25 anos de carreira, o cantor será acompanhado pelo guitarrista paulista Estevan Sinkovitz Neto. No repertório estão músicas como “Folclore” (Chico César), “Mal menor” (Itamar Assumpção) e “Con toda palavra” (da cantora americana Lhasa De Sela), entre outras de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alceu Valença e da dupla gaúcha Kleiton e Kledir. 

Goiano de nascimento, mas brasiliense de coração, Rubi é bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes da Fundação Brasileira de Teatro. Atuou em espetáculos musicais como “Aldeia dos Ventos” e “Mayã” (de Oswaldo Montenegro) e “Brasil outros 500” (ópera pop de Millor Fernandes com músicas de Toquinho e Paulo César Pinheiro, e arranjos de Wagner Tiso). Radicado em São Paulo, desde 1992, já dividiu palco com Elza Soares, Vânia Bastos, Zélia Duncan e Chico César, entre outros grandes nomes da música brasileira. 

Na atual cena musical paulistana, tem participado de projetos como “Encontros com a Nova Safra da MPB”, “Quinta Mariana”, “Quatro Vozes”, “Catarse”, “Prata da Casa” do SESC São Paulo, além de fazer temporadas em teatros e casas de show, como o Teatro Crowne Plaza. O cantor lançou seu primeiro CD, “Rubi”, em 1998, com músicas de Chico César, Luiz Gonzaga, Zeca Baleiro e Arrigo Barnabé, entre outros. Em 2005 gravou o segundo CD, “Infinito Portátil” e no mesmo ano conquistou o 1º lugar (pelo júri popular) e o 3º lugar (pelo júri oficial) no 8º Prêmio Visa MPB. Em 2007, Rubi lançou o CD “Paisagem Humana” e, em 2012) saiu em turnê com o espetáculo “Consigo”. 

***Moss em festa para comemorar o seu primeiro ano de sucesso***


Crédito das fotos: Gerson Lima.

Na foto 01: Amarildo Monarin, gerente da loja de Curitiba, Giuliana Esposito, gerente da loja em São Paulo, Felipe Schultz, diretor da marca e Luís Bini, gerente de expansão da marca.


Na foto 02: A designer Laudicéia Comelli e o diretor da Moss Para Casa Felipe Schultz.

***Foi prestigiado e concorrido o evento de comemoração do primeiro ano da loja Moss Para Casa, no Batel. Recepcionados pelos empresários Felipe e Hermes Schultz, diretores da marca, os mais de 300 convidados ficaram sabendo em primeira mão do início da expansão da Moss, que se prepara para abrir sua segunda loja, agora em São Paulo.

***Lady&Lord no Vogue Fashion’s Niggth Out***


Crédito das fotos: Camila Alessio.

Na foto 01: O presidente da rede Lady&Lord, Kyrlei Boff, ao lado do ator Rodrigo Simas e de sua esposa Samira Boff.


Na foto 02: O presidente da rede Lady&Lord, Kyrlei Boff, junto da apresentadora Fernanda Motta e de sua esposa Samira Boff.

***O Vogue Fashion's Night Out reuniu ontem (05/09) grandes nomes do mundo da moda para celebrar os 30 anos do Shopping Mueller. A unidade Lady&Lord localizada no shopping também fez parte desta festa. Além de produzir a apresentadora Fernanda Motta e o ator Rodrigo Simas, o salão também comemora neste mês 30 anos de atividades.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****As quadras de saibro do tradicional Graciosa Country Club recebem tenistas de cinco países a partir deste sábado (7), na disputa da sexta e última etapa do Circuito Feminino Future de Tênis. As brasileiras são maioria, mas três estrangeiras aparecem como candidatas ao título. O evento prossegue até a próxima semana, com encerramento no dia 14.

*****Aos 65 anos, e 40 de personagem, Isabelita não usa mais os tradicionais patins desde que sofreu um infarto, em julho de 2012. Sobre o livro, ela diz que é uma forma de reduzir o preconceito no país. "Sou uma drag queen da terceira idade e a palavra gay nunca fez parte do meu dicionário. Quero que as crianças saibam que todas as escolhas são dignas e que não deve existir preconceito."

*****Em parceria com a UniBrasil e o Solar do Rosário, o Graciosa Country Club recebe, no dia 23 de setembro, às 19h30 o poeta, ensaísta, romancista, tradutor e professor Marco Lucchesi, para mais uma edição do evento "Encontro com a Palavra". O mais jovem imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) ministra, em Curitiba, a palestra "A Literatura e a Liberdade" e autografa o livro de poesias "Sphera" (Ed. Record).

*****Neste final de semana (7 e 8), a Galvão em parceria com a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), realiza a 4ª edição do Palco Alternativo. O evento faz parte do Projeto História & Arte, uma iniciativa da empresa para promover eventos culturais gratuitos. Os espetáculos acontecem no sábado (das 11h30 às 14h) e no domingo (das 9h30 às 12h), no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. O Palco Alternativo ocorre em paralelo à Mostra Paranaense de Dança 2013, que está acontecendo no Guairinha até domingo.

*****A Rede de Farmácias Nissei acaba de receber, pela sexta vez consecutiva, o Prêmio Top Nikkey, destacando-se como a rede de farmácias mais lembrada pelo consumidor nipo-brasileiro de Londrina (PR).

*****As 14 debutantes do Graciosa Country Club participaram de um badalado desfile no Shopping Crystal. Utilizando looks das grifes Bo.Bô e Le Lis Blanc, as meninas encantaram todos os presentes. O coquetel para familiares e amigos foi animado pelo som do DJ Bruno Belotto. Para marcar a ocasião, as mães das jovens receberam um lindo mimo da Trousseau.

*****Os profissionais de engenharia, construção, logística, mineração, metais, energia, petróleo, gás, TI e telecom ganharam, na última terça-feira (dia 3 de setembro), o primeiro site de carreiras do setor de infraestrutura do Brasil, o www.infrasectorjobs.com.br O InfraSectorJobs nasceu com a proposta bem definida de oferecer às empresas, recrutadores e profissionais um espaço segmentado com informações específicas do mercado, um dos que mais cresce no País atualmente.

*****A agência curitibana P+G Comunicação Integrada, comandada pelo jornalista Eduardo Betinardi, é a nova assessoria de imprensa do Curitiba Restaurant Week. O evento, que se consagrou como uma das grandes celebrações da gastronomia no Brasil, conquistou os paranaenses e terá a sua oitava edição no próximo mês de outubro, entre os dias 07 e 20.

*****Referência nacional no tratamento de diversas enfermidades, entre elas doenças relacionadas ao fígado, o Hospital São Vicente – FUNEF, uma das instituições filantrópicas mais tradicionais do Paraná, acaba de anunciar seu novo diretor administrativo: o médico curitibano Luiz Fernando Nicz.

*****A Livraria Cultura do Shopping Curitiba recebe no dia 10 (terça-feira), a partir das 19h, o astrólogo e editor João Acuio, do site Saturnália – Astrologia & Cidade, para mais uma edição da série de palestras Terça Astrológica. Os encontros, voltados para leigos, simpatizantes e estudantes da área, buscam promover a cultura astrológica e são realizados na segunda terça-feira de cada mês. A entrada é gratuita, com limite de 96 lugares.

*****O programa Terça Brasileira, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, leva ao Teatro do Paiol, às 20h desta terça-feira (10), o show de lançamento do CD Umuarama, que reúne músicas inéditas do paranaense Marx Cruz. O disco registra variadas linguagens musicais visitadas pelo compositor, sempre enriquecidas com ritmos nacionais.

*****A loja PBKids do ParkShoppingBarigüi recebe no próximo domingo (08) a visita da Barbie. A boneca mais querida entre as meninas estará na loja, localizada no segundo piso do shopping, para divulgação do filme Barbie™ Butterfly e a Princesa Fairy. O filme conta a história de Butterfly e sua mascote Zee em uma mágica aventura pelo país das Fadas de Cristal. Crianças que estiverem no shopping entre 14h e 16h30 poderão tirar fotos e receber autógrafos da boneca. 

***ParkShoppingBarigüi funciona em horário normal neste feriado***

***Neste feriado de Independência (07), o ParkShoppingBarigüi funcionará em horário normal. As lojas estarão abertas das 10h às 22h, as operações da Praça de Alimentação funcionarão das 10h às 23h e o Park Gourmet, das 12h às 24h. A dica para os pais que querem se divertir durante o feriado com os filhos é aproveitar os últimos dois dias do evento Brincando com a Galinha Pintadinha e sua Turma, em cartaz na Praça de Eventos do Shopping. A atração gratuita oferece sete diferentes atividades e ainda conta com a presença da personagem mais amada pela criançada no momento. No sábado, o evento acontece das 10h às 21h e no domingo, das 14h às 21h. Além disso, no domingo (08) quem também marca presença no shopping é a boneca Barbie. A personagem vem até a loja PBKids, localizada no segundo piso, das 14h às 16h30, para divulgar o filme Barbie™ Butterfly e a Princesa Fairy. Neste dia as lojas funcionam das 14h às 20h, a Praça de Alimentação das 12h às 21h e o ParkGourmet das 12h às 22h.

***Horário de Funcionamento do Shopping Crystal***

***Nos feriados de Independência do Brasil e Padroeira de Curitiba, dias 07 e 08 de setembro, o Shopping Crystal funciona em horário normal. No sábado, as lojas abrem das 10h às 22h. Alimentação, lazer e entretenimento funcionam das 11h às 22h. E no domingo, as lojas estarão abertas das 14h às 20h, enquanto alimentação e lazer funcionam das 11h às 22h.

***UMA ANTOLOGIA DA VIOLA DE GAMBA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, na próxima quarta-feira (17), às 20h, pela Série Solo Música, o músico Juan Manuel Quintana tocando viola da gamba. No palco, o músico apresentará o recital denominado, por ele mesmo, “Espírito da Gamba – Uma pequena antologia da música para viola da gamba solo”, no qual faz um histórico da literatura para o instrumento, tocando obras de quatro compositores fundamentais: Tobias Hume (1569-1645), Karl Friedrich Abel (1723-1787), Jean de Sainte Colombe (1640-1700) e Marin Marais (1656-1728). “É um privilégio ter Juan Manuel Quintana na Série, ele que é referência no instrumento e um solista maravilhoso”, destaca o produtor Alvaro Collaço.

A vida de Colombe sempre permaneceu envolta de mistério, em razão da sua modéstia e visão espiritual da música. Foi professor de Jean Rosseau e Marin Marais, este compositor importante do período Barroco, e que seria designado gambista solo da corte de Luis XIV, o Rei Sol. A relação entre Colombe e Marais foi romanceada pelo escritor Pascal Quinard, em seu livro “Todas as Manhãs do Mundo”, que gerou filme homônimo de Alain Corneau, com grande sucesso na década de 1990. Como o livro, o filme é pura ficção, mas considerado um dos principais filmes já feitos sobre música.

***ANTÔNIO ABUJAMRA VEM A FNAC CURITIBA PARA SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DE AUDIOLIVRO NA PRÓXIMA SEXTA***

 

Crédito da foto: Divulgação.

 ***O ator, diretor, escritor e apresentador Antônio Abujamra vem a Curitiba no dia 13 de setembro (sexta-feira) para uma noite de autógrafos do seu audiolivro “Antônio Abujamra lê Fernando Pessoa”, na Fnac. No evento, ele também vai declamar alguns dos poemas da obra. O encontro acontece a partir das 19h30 e tem entrada gratuita. Além das declamações de Abujamra, demonstrando um pouco da obra no palco da Fnac, o público também pode participar. Haverá um microfone aberto para quem quiser declamar suas próprias poesias na loja.

A obra, no formato MP3, tem mais de uma hora e meia de declamações que reúnem 35 poemas do português Fernando Pessoa, incluindo três de seus heterônimos (Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos). Os trabalhos escritos ganham corpo na voz do diretor, ator e apresentador Antônio Abujamra, uma das mais importantes figuras do teatro brasileiro e reconhecido pelo seu humor crítico e a irreverência de suas produções.

Prestes a completar 81 anos (no dia 15), Abujamra foi um dos primeiros artistas a introduzir métodos teatrais de Bertold Brecht e outros conceitos do teatro contemporâneo aos palcos brasileiros. Nos anos 1950, se formou em filosofia e Jornalismo no Rio Grande do Sul, onde deu os primeiros passos no teatro universitário. Foi responsável por aclamadas produções, como a direção de “A Cantora Careca”, em 59, que venceu o Prêmio Juscelino Kubitschek de Oliveira, e “O Casamento”, e 1998, quando ganhou o Prêmio Shell como diretor. Desde 2000, comanda o programa de entrevistas “Provocações”, na TV Cultura.

***Coral de Curitiba precisa de vozes masculinas***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Coral de Curitiba, ligado à Fundação Cultural, está precisando de vozes masculinas. Para participar do coral não é necessário ser músico profissional e os interessados podem se inscrever nos dias de ensaio para audição. Os ensaios acontecem às quintas-feiras, das 19 às 21 horas, na Capela Santa Maria, na Rua Conselheiro Laurindo, nº 273, no Centro de Curitiba. O Coral de Curitiba é um coro amador e existe há 30 anos. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail codecu@yahoogrupos.com.br.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário