domingo, 8 de dezembro de 2019

Coluna do dia 08/12/19

***Fábio Zanon mostra o violão bem Brasileiro de Villa-Lobos e Mignone, na Caixa Cultural***


Crédito das fotos: Eduardo Sardinha.

***Fábio Zanon, um dos mais importantes violonistas do país é a atração da Série Solo Música nesta terça-feira, 10 de dezembro, às 20 horas, na Caixa Cultural de Curitiba. O músico fará um recital com uma das suas especialidades: música brasileira para violão em homenagem aos compositores Francisco Mignone (1897-1986) e Heitor Villa-lobos (1887-1959).

Em novembro completaram-se 60 anos da morte de Villa-lobos, cuja obra para violão tornou-se referência mundial. Um dia antes do recital, na segunda-feira (9), Fábio realiza master-class aberta ao público, às 19h também na Caixa Cultural. “É uma honra ter Fábio Zanon na programação da Série Solo Música. Ele é referência no instrumento, com uma bela carreira internacional.

E o repertório é simplesmente belíssimo, com ambos os compositores realizando um diálogo entre a música clássica e a popular”, diz Alvaro Collaço, curador e produtor do projeto. De Mignone, Zanon fará quatro Estudos. De Villa-lobos, o Choro nº 1, três Estudos e a integral dos Prelúdios. A propósito, a gravação que Fábio realizou em 1997 com a obra integral do compositor é referência. O CD foi lançado nos EUA pelo selo Musicmasters Classics e no Brasil, em 2010, pelo selo Biscoito Fino.


Virtuoso e divulgador do violão - Fábio Zanon é reconhecido internacionalmente, mantendo importante atividade como instrumentista, regente, professor, escritor e comunicador. Natural de Jundiaí, São Paulo, estudou violão inicialmente com seu pai e, mais tarde, com os professores Antonio Guedes, Henrique Pinto e Edelton Gloeden. Mudando-se para Londres em 1990, estudou na Royal Academy of Music com Michael Lewin, e participou de master-classes de Julian Bream e John Williams. Obteve seu mestrado na Universidade de Londres.

Em 1996, venceu dois dos maiores concursos internacionais de violão: o certame Francisco Tárrega (Espanha) e o GFA – Guitar Foundation of America (EUA). Recebeu os prêmios Moinho Santista em 1997, Carlos Gomes em 2005, Bravo! em 2010 e foi indicado para o Grammy Latino em 2011. Em 2014 foi eleito “Fellow” da Royal Academy of Music, onde desde 2009 atua como professor visitante. Seu repertório inclui mais de 40 concertos para violão e orquestra, muitos dos quais executados em estreia mundial, e virtualmente todo o repertório de câmara.

Já tocou nos maiores teatros e festivais e à frente de importantes orquestras em mais de 50 países. Concebeu, escreveu e apresentou cerca de 200 programas para a Rádio Cultura, de São Paulo, inclusive as séries A Arte do Violão e O Violão Brasileiro. É autor do livro Folha Explica – Villa Lobos. Atua regularmente como professor no Master Guitarra Alicante (Espanha) e no Festival de Lisboa Estoril (Portugal). Desde 2014 é coordenador artístico e pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Serviço: Série Solo Música – Fábio Zanon Local: Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro) Data: 10 de dezembro Horário: terça-feira às 20h. Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado das 12h às 20h. Domingo das 16h às 19h.) Duração: 70 minutos. Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes). Master-class com Fábio Zanon Local: CaixaCultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro) Data: 9 de dezembro Horário: segunda-feira às 19h. Ingressos: entrada franca.

***Pelo segundo ano, Electrolux traz Vila de Natal para Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Electrolux, marca centenária e líder em eletrodomésticos no país, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, realiza a segunda edição da Vila de Natal na capital do Paraná. De 28 de novembro a 23 de dezembro de 2019, a Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, vai ser palco da celebração natalina, com entrada gratuita e atividades de gastronomia e lazer para toda a família e amigos. É o segundo ano que a Electrolux patrocina a Vila de Natal em Curitiba. A cidade é sede da marca para a América Latina, o que a torna ainda mais especial.


“Queremos compartilhar momentos em um ambiente para ser vivenciado e celebrado entre a família e os amigos, com comidas deliciosas, muita música, roda gigante, Papai Noel e um show de luzes de emocionar. Essa foi a forma carinhosa que a Electrolux encontrou de retribuir todo acolhimento dado a empresa pelos curitibanos ao longo de mais de 40 anos na cidade”, afirma a Gerente de Marketing Brasil da Electrolux, Andreza Santana. Entre as principais atrações promovidas pela Electrolux, está a famosa Roda Gigante de 20 metros, altura suficiente para se ter uma visão privilegiada de toda a Vila de Natal.


Durante os dias do evento, os participantes poderão experimentar receitas preparadas por renomados chefs na Cozinha Electrolux, um espaço com aulas e dicas de gastronomia abertas ao público. Isso sem falar, na tradicional e tão esperada Casa do Papai Noel e os personagens que dão vida à Vila, como a ajudante do Bom Velhinho, o Monstro da Fonte e o Mecânico da Roda Gigante. “Ao anoitecer, o evento reserva uma magia especial, quando os espaços da praça serão marcados por um show de luzes que destacarão as atrações e criarão uma atmosfera de confraternização com os amigos, família e quem mais estiver por lá”, adianta Andreza.

Lá na Vila Electrolux: Roda Gigante - Com 20 metros de altura, o brinquedo deve ser a estrela da festa. E nesse cenário especial, haverá uma maquinista e um personagem mecânico para interagir com as pessoas que aguardam para ver a Vila de Natal lá do alto, certamente a melhor vista da cidade iluminada. Funcionamento: Quinta e sexta-feira: 18h às 22h Sábado: 12h às 22h Domingo: 12h às 20h30.

Casa do Papai Noel -Ícone do Natal, o Papai Noel estará em sua casa para fazer fotos com os visitantes. Crianças também poderão escrever e deixar suas cartinhas e pedidos desde o primeiro dia do evento. Funcionamento: Sábados: 12h às 20h Domingos: 14h às 18h Fotos gratuitas aos sábados e domingos das 15h às 18h.

Monstro da Fonte - O Monstro das Neves, uma criatura tímida que dá o seu “bom dia” com um forte rugido, mora na fonte da praça e, durante o evento, irá circular pelos arredores para brincar com as crianças. Apresentações: Sextas, sábados e domingos Horários: 18h às 22h.

Cozinha Electrolux - Neste espaço as pessoas poderão participar e assistir as aulas para aprender sobre diversos tipos de gastronomia com os chefs convidados. E, claro, que a cozinha será repleta com os últimos lançamentos de eletrodomésticos da marca. Aulas de gastronomia: Sábados e domingos: 11h, 15h e 18h, receitas natalinas. Sábados 23, 30, 7, 14, 21 Domingos 24, 1, 8, 15, 22.

Feira Gastronômica - E para hora da fome, a feira gastronômica terá várias comidinhas e os participantes ainda poderão assistir aulas com os melhores chefs da região. Funcionamento: Segunda à sábado: 10h às 22h Domingo: 10h às 21h.

Sobre a Electrolux - A Electrolux transforma a vida para o melhor, reinventando as experiências de sabor, cuidado e bem-estar para uma vida mais prazerosa e sustentável em todo o mundo. Como uma empresa global líder de eletrodomésticos, colocamos o consumidor no centro de tudo o que fazemos. Por meio de nossas marcas, que incluem a Electrolux, AEG, Anova, Frigidaire, Westinghouse e Zanussi, vendemos mais de 60 milhões de produtos para cozinhas domésticas e profissionais, em mais de 150 mercados, todos os anos. A Electrolux opera desde 1919, com sua sede localizada em Estocolmo, na Suécia, e as ações ELUXb da Electrolux são cotadas na Nasdaq OMX de Estocolmo.

***Roberto Carlos emociona Curitiba na gravação do Especial de Final de Ano da Rede Globo***


Crédito das fotos: Caroline Hecke.

***Um dos cartões postais de Curitiba, o Teatro Ópera de Arame, recebeu o ídolo da canção latino-americana Roberto Carlos, em dois shows memoráveis, que irão compor as gravações do Especial de Final de Ano, da Rede Globo. Os fãs e admiradores da capital paranaense, que lotaram a plateia, se emocionaram durante as duas noites de gravações, que foram realizadas na última sexta (29) e sábado (30).


Com direito a um passeio completo pelos principais sucessos de sua carreira e uma participação especial surpresa no palco, com a presença do seu amigo de longa data: Erasmo Carlos. Quem esteve presente nos espetáculos, pode acompanhar mais de duas horas de música, com os seus principais sucessos.


No repertório, clássicos como: “Emoções”, “Lady Laura”, “Calhambeque”, “Esse Cara sou Eu”, “Nossa senhora”, “Como vai você”, “Além do horizonte”, “Como é grande o meu amor por você” e outros. O set list completo foi composto por 21 canções. E quase no final das apresentações, Roberto Carlos chamou ao palco a atração surpresa, o seu amigo de longa data, Erasmo Carlos, que com qual compartilhou as canções “Amigo” e “Maria e o samba”.

Como tradicionalmente em seus shows, o cantor Roberto Carlos encerrou a noite, com a entrega de rosas colombianas, nas cores brancas e vermelhas para a plateia. Momento muito especial e que emociona a todos os fãs, por receber essa belíssima homenagem do cantor. Além da captação nas duas apresentações de Curitiba, o Especial de Final de Ano da Rede Globo, contará com imagens da sua turnê internacional, que irá ao ar no especial no dia 20 de dezembro.

***BPW Curitiba homenageia empresárias em jantar de confraternização***


Crédito das fotos: Ana Gabriella Amorim.

Na foto 01: Laila Vezozzo, Birgit Keller Marsilli, Dora Guelmann e Alison Mazza Lubascher.


Na foto 02: A empresária Luciana Falavinha, uma das homenageadas pela BPW Curitiba.


Na foto 03: Birgit Keller Marsili na Cerimônia das Velas da BPW Curitiba em 2019.

***A presidente da BPW Curitiba, Birgit Keller Marsili, recebeu as associadas da entidade para o jantar de confraternização e cerimônia das velas, simbolizando as ambições e os esforços das mulheres dedicadas em todos os países do mundo, com ênfase no desenvolvimento profissional e liderança feminina.

Durante o evento realizado 4 de dezembro, a empresária e contadora Luciana Falavinha, destaque na 31.ª Confam (Convenção da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil) realizada em novembro deste ano, foi homenageada pelo seu desempenho profissional e engajamento na BPW Curitiba. As empresárias Laila Vezozzo e Dora Guelmann também foram homenageadas pelos seus mais de 50 anos de atividades profissionais no mercado.

***Advogado mais jovem a assumir cargo de Juiz no TRE/PR é empossado***


Crédito da foto: Divulgação.

***Na segunda-feira, dia 2 de dezembro, o advogado Thiago Paiva dos Santos foi empossado juiz do TRE – Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Aos 34 anos, ele é o advogado mais jovem a assumir o cargo. Nascido em Assis, São Paulo, em 19 de dezembro de 1984, mudou-se para Maringá nos idos da década de 90 com sua família. Lá, Thiago estudou no Colégio Marista e na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O novo integrante da Corte foi nomeado no dia 26 de novembro pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e ocupa a vaga destinada aos juristas, oriundos dos quadros da advocacia. As boas-vindas ficaram por conta do decano da Corte, desembargador federal Luiz Fernando Wowk Penteado, que apresentou o currículo do jurista. Em seu discurso de posse, Thiago Paiva agradeceu a oportunidade e afirmou que a indicação também valoriza a jovem advocacia brasileira da qual faz parte, destacando a importância da família, dos estudos e do trabalho.

Morando em Curitiba desde 2009, foi na capital do Estado que o profissional constituiu família e fundou, em sociedade com seus amigos e advogados Antônio Claudio Kozikoski Junior e Marcelo Reviglio Bertoncini o Escritório Kozikoski, Paiva dos Santos & Bertoncini Advogados Associados.

Trajetória - Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá-PR, o profissional graduou-se no ano de 2008. É Especialista em Direito do Estado, com área de concentração em Direito Administrativo pela Universidade Estadual de Londrina-PR. Atualmente, o magistrado é Pós-graduando em Direito Civil e Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus de Curitiba/PR.

É também membro da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná (OAB/PR) desde 2013 e membro da diretoria do IPRADE, o Instituto Paranaense de Direito Eleitoral. A nomeação de Thiago aconteceu no último dia 26 de novembro, por meio de um decreto assinado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. A escolha foi feita a partir de uma lista formada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, que elegeu em agosto, dentre os advogados inscritos, três nomes para a apreciação do Presidente da República, segundo determina a Constituição Federal.

“Fico muito feliz com a eleição pelo Tribunal de Justiça e a nomeação pelo Presidente da República. Assumir como juiz no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e trabalhar pelo Brasil e pela justiça, ao lado de pessoas que sempre admirei, é algo extraordinário em vida”, afirmou o recém-empossado. Com 34 anos, Paiva é o mais jovem juiz titular de Tribunal Regional Eleitoral do país e permanecerá no cargo pelo mandato de 02 (dois) anos.

***O olhar sensível de estagiária do Centro Juvenil de Artes dá origem a mostra fotográfica***


Crédito das fotos: Maringas Maciel.

***O olhar sensível de Alessandra Rocio de Andrade, aluna da APAE e estagiária de Educação Especial no Centro Juvenil de Artes (CJA) e no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) de 2014 a 2019, deu origem à exposição fotográfica que leva seu nome. A mostra reúne imagens capturadas por Alessandra no primeiro semestre deste ano, quando participou da Oficina de Fotografia ministrada pelo fotógrafo Aurélio Peluso. Alessandra é dessas pessoas que conquista em pouco tempo. De sorriso fácil e coração puro, é autêntica em suas emoções e no carinho que sente pelos que a cercam.


Nos cinco anos que estagiou entre o CJA e o MCAA fez muitos amigos e conquistou o carinho de todos. “Com sua graça, sua gentileza, seu olhar, a Ale floresceu o Centro Juvenil e ao mesmo tempo ela floriu. Seremos amigas eternamente. Você é muito especial pra nossa casa e encantou esse espaço”, disse uma das professoras na abertura da exposição. “Hoje foi um dia especial. O carinho desses professores, que se preocuparam comigo e organizaram isso tudo pra mim. Eu não tenho o que dizer, só agradecer a Deus mesmo por estar aqui.


Esse tratamento meu não é fácil, é sofrido”, comentou Alessandra, que descobriu no fim do primeiro semestre, enquanto ainda fazia as aulas de fotografia, um câncer de mama. Desde então está em tratamento, e a exposição foi uma forma de homenageá-la. As fotos foram ampliadas pelo professor Aurélio Peluso, um dos personagens principais dessa história com início curioso. Convidado pelo diretor do espaço para ministrar a oficina, foi surpreendido ao notar que tinha apenas uma aluna. “Isso me possibilitou aprender muito sobre como fazer essa oficina. Eu acho que a Alessandra me ensinou muito mais fotografia do que eu a ela.

Como enxergar a vida lá fora, como ver por outros olhos. Então só tenho a agradecer a ela por tudo que fez por mim e pela ajuda que ela me deu nesse primeiro semestre”, comentou Peluso, que sempre quis dar aulas e aquela seria a sua primeira experiência como professor. Hoje sua turma tem 12 alunos, todos cobrindo o lançamento da exposição. O diretor do CJA e MCAA, Luiz Gustavo Vidal Pinto, contribuiu quando, como ele mesmo confessa, entre risos: “Obriguei ela a fazer o curso, por livre e espontânea pressão”. Vidal insistiu que ela fizesse a oficina, mesmo com a relutância inicial da Alessandra, que estava insegura.

“A ideia é que ela abrisse sua visão de mundo. A fotografia iria despertar a visão e o entendimento dela para muitas outras situações porque a arte e a cultura têm esse poder não só na formação do cidadão, como também auxiliam a tornar a pessoa melhor, seja para trabalhar, para empreender, para estudar”, comenta o diretor, que estava emocionado na abertura da mostra. “Eu falei que ia tentar fazer e eu consegui”, relata orgulhosa Alessandra, que já planeja realizar outros cursos, como o de Desenho. O vínculo com o Centro Juvenil veio por meio do contrato de estágio com uma unidade da APAE, onde é aluna. Após o término do tratamento, Ale deseja retornar com suas atividades na instituição, que considera um segundo lar.

Serviço: Exposição fotográfica de Alessandra do Rocio Andrade De 22 de novembro de 2019 até 29 de fevereiro de 2020 Entrada gratuita. Centro Juvenil de Artes Rua Mateus Leme, 56, São Francisco. Curitiba/PR Visitação de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. www.cjap.seec.pr.gov.br | 41 3323-5643 | 41 3223-3805.

***Concerto de Natal beneficente terá entrada gratuita no Teatro Positivo***


Crédito das fotos: Edna Froes.

***Um terrível perigo ameaça o Natal! Mas Cifras, o duende ajudante do Papai Noel, poderá salvá-lo. Esse é o enredo do Concerto de Natal Positivo, um musical interativo que promete encantar não apenas às crianças no dia 13 de dezembro (sexta-feira), no Teatro Positivo, em Curitiba. A aventura envolve músicos de orquestra, cantores, atores, artistas circenses, bailarinos e coral, unindo diversas artes à tecnologia, como projeções e telas de LED. Tudo sincronizado com as luzes ao comando do maestro. A entrada é gratuita, mediante doação de um brinquedo ou quilo de alimento não perecível.


Sob a direção geral de Octávio Nassur, o espetáculo conta uma história de Natal por meio da música, da dança e do teatro. Cifras, o ajudante do Papai Noel, percorrerá os reinos de Beethoven, Tchaikovsky e outros compositores clássicos em busca das fadas da música: Ritmo, Harmonia e Melodia. Com a ajuda delas e das famílias na plateia, Cifras percorrerá uma incrível aventura para salvar o Natal. Os artistas que compõem o espetáculo não são grupos formados. Eles foram selecionados um a um, em Curitiba e São Paulo, conforme os seus talentos e especificidades do Concerto.

"A peça é um modelo inovador de narrativa, apresentando uma saga Natalina por meio de uma história encantadora, envolvente, trazendo a tecnologia e a imersão da plateia em um grande show audiovisual", conta Marcelo Franco, diretor do Teatro Positivo. Entre os clássicos do repertório estão algumas operetas de “O Quebra Nozes”, de Tchaikovsky, incluindo a Dance of The sugar Plum Fairy (em tradução literal, A Dança da Fada Açucarada) e a Sinfonia Número 6 em Fá Maior, de Beethoven, também chamada de “Sinfonia Pastoral”. Nela, o compositor não queria que a obra fosse executada como um simples “quadro sonoro”, mas como uma expressão de sentimentos. É a obra mais conhecida da fase romântica do compositor.

Plateias eruditas - Além de envolver as crianças na magia do Natal, o objetivo do concerto é o de levar aos pequenos os artistas clássicos e formar novas plateias eruditas. “A música clássica contribui para o desenvolvimento de valores e virtudes nos indivíduos, pois suas composições são estruturadas a partir de princípios fundamentais como equilíbrio, harmonia, simetria, clareza e perfeição formal. Com isso, e ao promover a expressividade, a sociabilidade e o sentido de cooperação, a música clássica desenvolve valores como ética, disciplina e respeito”, justifica o presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães. Este será o último espetáculo do ano do projeto cultural Clássicos Positivo, que traz concertos de música clássica da mais alta qualidade para o Teatro Positivo.

Com esse projeto, o Grupo reforça o seu posicionamento enquanto incentivador da cultura no Paraná, investindo na promoção e no desenvolvimento de novas plateias eruditas. A agenda do Clássicos Positivo de 2019 totalizou nove atrações, incluindo espetáculos internacionais, como a Boston Philharmonic Young Orchestra, que se apresentou no dia 27 de junho; e a English Baroque Soloists, sob o comando do regente Sir John Eliot Gardiner, que se apresentou com o Monteverdi Choir, no dia 19 de novembro.

Social e gratuito - O ingresso para o Concerto de Natal Positivo é gratuito. Mas é preciso retirar antecipadamente o ingresso pelo Disk Ingressos e mediante a doação de um brinquedo ou um quilo de alimento por ingresso, na entrada do Teatro, no dia do espetáculo. As doações serão direcionadas a entidades parceiras do Grupo Positivo e outras sugeridas por músicos, artistas e amigos. No dia 12 de dezembro (quinta-feira), data anterior ao espetáculo, um ensaio será aberto a escolas e instituições que possuem crianças em vulnerabilidade social.

Ao término, cada criança receberá um presente, resultado de uma grande arrecadação que está sendo feita em todas as unidades do Grupo Positivo, há algumas semanas. A expectativa é de que mais de 1.500 crianças sejam levadas ao ensaio. Curadoria e direção Direção Geral: Octávio Nassur Direção Artística: Rodrigo Fornos Direção Musical: Débora Bérgamo Direção Cênica: Giovana Póvoas Regência: Alexandre Brasolim Figurinos e preparação vocal: Ricardo Buhrer Produção: Dance & Concept Brasil.

Programação - Ice Dance (Dany Elfman) - A Christmas Festival (Leroy Anderson) - Christmas Fantasy (Dannys Alexander) - The Nutcracker, Op. 71, Act 2: Nº 14b Dance of the Sugar-Plum Fairy (Tchaikovsky) - The Nutcracker, Op. 71, Act 1: Nº 2 March (Tchaikovsky) - The Nutcracker, Op. 71, Act 2: Nº 12 Divertissement – Tea – Chinese Dance (Tchaikovsky) - The Nutcracker, Op. 71, Act 2: Trepak – Russian Dance (Tchaikovsky) - The Flower Duet (Léo Delibes) - The Nutcracker, Op. 71, Act 2: Nº 13 Waltz of the Flowers (Tchaikovsky) - Symphony nº 6 in F Major, Op. 68, Pastoral: I. Erwalchen heiterer empfindungen bei der ankunft auf dem lande – (Beethoven) - The Magic Flute, K. 620, Act I: Zu Hilfe! Zu Hilfe! (Tamino, The Three Ladies) (Mozart) - Mr. Sandman (Pat Ballard) - Santa Claus Is Coming To Town (J. Fred Coots e Haven Gillespie) - Jingle Bells (James Lorde Piepont).

Serviço: Concerto de Natal Positivo – Musical Interativo Quando: 13 de dezembro, sexta-feira, às 20h Onde: Teatro Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Ecoville, Curitiba). Ingresso: retire seu ingresso gratuito no Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br) e entregue como doação um brinquedo ou um quilo de alimento não perecível na entrada do espetáculo.

Clássicos Positivo - Idealizado pelo Positivo, o projeto cultural Clássicos Positivo traz concertos de música clássica da mais alta qualidade para o Teatro Positivo, em Curitiba. Com esse projeto, o Grupo reforça o seu posicionamento enquanto incentivador da cultura no Paraná, investindo na promoção e no desenvolvimento de novas plateias eruditas.

Grupo Positivo - O Positivo nasceu em 1972, a partir da ideia um grupo de professores visionários que criaram um curso pré-vestibular inovador. Hoje, a marca Positivo consolidou sua liderança em todas as áreas em que atua (Ensino, Soluções Educacionais, Cultura, Tecnologia e Gráfica), graças à qualidade de seus serviços e produtos. Na área de Ensino, o Grupo atua desde a Educação Infantil até o Ensino Superior - Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia), Especialização, Mestrado e Doutorado, contando com aproximadamente 52 mil alunos em escolas próprias. Mais de 1 milhão de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

Escolas de mais de 40 países utilizam soluções desenvolvidas pela divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia. A Posigraf, uma das maiores gráficas da América Latina, imprime e distribui mais de 50 milhões de livros por ano. Na área cultural, conta com cinco espaços destinados a eventos e exposições (Expo Barigui, Teatro Positivo - Pequeno Auditório, Teatro Positivo - Grande Auditório, Expo Unimed Curitiba e Estação Eventos). O Grupo Positivo conta ainda com o Instituto Positivo, que tem foco em Investimento Social por meio de ações voltadas para a melhoria da educação pública e, atualmente, beneficia 32 mil alunos da rede pública de ensino.

***Economistas paranaenses debatem as perspectivas para 2020***

***O Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) realiza no dia 9 de dezembro, segunda-feira, às 19h, o evento “Perspectivas da Economia para 2020”.

Os economistas convidados, Lucas Dezordi e Gilmar Mendes Lourenço farão uma análise do cenário econômico em 2019 e apontarão as tendências e oportunidades da economia paranaense, nacional e internacional para 2020.  De forma interativa, após a apresentação, os palestrantes vão debater com o público, esclarecendo dúvidas. O evento é aberto ao público e a entrada é 1kg de alimento não-perecível.

De acordo com o presidente do CoreconPR, Carlos Magno Bittencourt, este evento tem o objetivo envolver os economistas e a sociedade em um debate mais profundo de questões cruciais da Economia do Brasil e do mundo. A análise das perspectivas da economia é realizada anualmente pelo CoreconPR desde o ano de 2010, com o objetivo de apresentar uma análise econômica geral do ano vigente e do próximo ano.

Serviço: Discutindo Economia: Perspectivas da Economia para 2020 Data: 9 de dezembro (segunda-feira) Horário: Às 19h Local: Sede do CORECONPR (Rua Professora Rosa Saporski, 989 – Mercês – Curitiba - PR). Palestrantes: Gilmar Mendes Lourenço - professor de economia da FAE e ex-presidente do Ipardes. Lucas Lautert Dezordi - conselheiro do CoreconPR, professor da Universidade Positivo e sócio da Valuup.

***Garantir o funcionamento das câmeras de segurança é fundamental durante o período de festas e férias***

***As festas de final de ano e férias de verão estão chegando. Muitas pessoas já estão programando os seus roteiros de viagens, sendo esta uma época de grande ausência nas residências, condomínios e empresas, o que aumenta a preocupação com a criminalidade no período. Assim, este é, também, um momento importante para intensificar a segurança nestes ambientes, para que os proprietários possam descansar com tranquilidade.

Em decorrência disso, um mercado que está em franco crescimento é o de equipamentos de Segurança Eletrônica, principalmente no monitoramento com Câmeras de Segurança, que acabam inibindo de forma eficaz a ação de invasores. Entretanto, para assegurar o correto funcionamento desses equipamentos, o nobreak é fundamental, pois mantém o monitoramento de residências, condomínios e empresas, mesmo em quedas de energia elétrica, garantindo a segurança. Dados da última Pesquisa Nacional de Segurança Pública para a Associação Brasileira de Empresas de Segurança Eletrônica demonstram que cerca de 800 mil imóveis no Brasil possuem algum tipo de sistema eletrônico de segurança. Entre estes sistemas de vigilância, está o Circuito Fechado de Televisão, conhecido como CFTV.

De acordo com a pesquisa, as câmeras especialmente as do tipo IP, conectadas à internet, são os equipamentos mais procurados do setor de segurança pública e privada. Atualmente, as câmeras são os produtos mais vendidos do setor, representando 66% das vendas no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional sobre Segurança Eletrônica, realizada pela SMG com exclusividade para a ABESE, Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, com indústrias, distribuidores e prestadores de serviço de todo o país.

O estudo aponta ainda que o segmento movimentou em 2018, o total de R$ 6,52 bilhões no país, com alta de 8% frente ao ano anterior, confirmando que as pessoas estão cada vez mais buscando alternativas para manter seu patrimônio seguro. O nobreak reforça a segurança, pois impede que os equipamentos desliguem, ou parem de funcionar, mesmo durante a interrupção elétrica, comenta o especialista técnico da NHS Claudinei Souza.

“Ele é fundamental para a proteção e autonomia dos equipamentos eletrônicos de segurança. Ele fará a alimentação dos dispositivos, como câmeras, DVR e centrais de alarme, através das suas baterias internas em caso de queda de luz. Sem um nobreak, por mais robusto que seja o sistema de segurança, ele estará vulnerável e poderá ficar inoperante se a energia for desligada”, esclarece. Então, a dica para quem vai viajar, e deseja cuidar do seu patrimônio, é investir na segurança residencial através destes equipamentos.

Sobre nobreaks da NHS - A NHS, empresa paranaense com 31 anos de atuação, é líder de mercado na Região Sul do Brasil como fabricante de nobreaks e soluções de energia solar. Oferece o equipamento para ser utilizado como solução de autonomia, evitando que o morador fique sem o funcionamento das câmeras durante a queda de energia elétrica.

A empresa possui modelos destes aparelhos para o uso integrado aos CFTVs. As linhas Mini 600VA, Premium PDV 600VA, Compact Plus 1400VA são as indicadas para utilização no sistema de câmeras e em outras demandas de automação residencial. Os equipamentos na NHS possuem o melhor custo-benefício do mercado, garantia, durabilidade, além de serem personalizados de acordo com a necessidade e o projeto do cliente. Mais informações no site da NHS: https://nhs.com.br.

***Santa Mônica recebe torneio que encerra o Calendário Paranaense de Tênis***

***Os melhores tenistas do Paraná estarão no parque tenístico do Santa Mônica Clube de Campo, na Região Metropolitana de Curitiba, em Colombo, para participar do torneio Grand Slam Finals 2019, que encerra o calendário anual do Circuito Paranaense de Tênis.

A competição que acontece entre os dias 11 e 15 de dezembro, é promovido pela Federação Paranaense de Tênis com o apoio do Santa Mônica, Murano, Head, Governo do Estado do Paraná, Decathlon e Sandever. Os atletas entram em quadra dando o último gás no ranking de classes, rumo ao título ou para garantir uma boa pontuação para fechar 2019. 

O torneio conta pontos para FPT 2000 Classes. A competição vai reunir atletas da 1ª e 8ª classes nas categorias A, B, C e Super Mast Camp no masculino, e no feminino tenistas da 1ª a 4ª classes nas categorias A e B. Serviço: Grand Slam Finals 2019 Data: 11 a 15 de dezembro.

***PalcoParaná seleciona bailarinos, ensaiador e professor de dança para o Balé Teatro Guaíra***


Crédito da foto: Cayo Vieira.

***O Balé Teatro Guaíra está com um processo seletivo aberto para a contratação de um professor de dança clássica, um ensaiador e formação de cadastro de reserva para bailarinos. Os novos profissionais serão contratados pelo Departamento de Dança do Serviço Social Autônomo PalcoParaná. 

O edital está disponível no site: http://palcoparana.org https://www.fundatec.org.br. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 26 de dezembro de 2019. As provas devem ser realizadas na primeira quinzena de fevereiro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120.

Ensaiador e professor - Para o cargo de ensaiador, o candidato deve ter, entre outros requisitos, ensino médio completo e registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (DRT), na função bailarino, ensaiador ou coreógrafo até a data da contratação.

Já para o cargo de professor de dança clássica é exigido também ensino médio completo e registro como bailarino na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (DRT), entre outros. Para ambos, a remuneração é de R$ 5 mil.

Cadastro de Reserva - Os candidatos a bailarinos devem ter, entre outros, idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (DRT), na função bailarino até a data da contratação. A remuneração é de R$ 4 mil.

Balé Teatro Guaíra - O BTG foi criado em 1969 e é a terceira companhia pública mais antiga do país. Ao todo, nesses 50 anos, o BTG criou mais de 150 coreografias e se apresentou em 200 cidades, 17 estados e 5 países, chegando a um público de mais 1 milhão de pessoas. Atualmente tem 23 bailarinos, contratados pelo PalcoParaná. É mantido pelo Governo do Paraná.

***Um pedaço do Líbano em Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Diz o ditado que família que trabalha unida, permanece unida. E assim tem sido há mais de um ano no restaurante de comida típica libanesa, o Baba Ghandour, onde mãe e filhos colocam a mão na massa, se envolvendo em todos os processos do estabelecimento. Localizado em Curitiba, no coração do Batel, o espaço se destaca por oferecer um verdadeiro tributo ao Líbano por meio de pratos típicos daquele país.


“Grande parte de nossos temperos vem do Líbano, e são preparados exclusivamente para compor os nossos pratos”, conta o proprietário do estabelecimento, Abdo Karim Ghandour. O grande diferencial do restaurante de Abdo é a comida como servida no Líbano, sem alterações. O Baba Ghandour foi inaugurado em setembro de 2018, e de lá para cá, a casa oferece pratos que fazem sucesso entre os clientes.


Os tradicionais quibes, cru e fritos, e esfihas estão entre os queridinhos dos frequentadores, que ainda contam com diversas opções como: o arroz marroquino, os charutos envoltos por folha de parreira e repolho, a famosa kafta, além, do saborosíssimo quibe de batata, raramente encontrado na capital curitibana. Mas não é só isso, o cardápio contempla ainda a famosa Fatuch, salada típica da culinária árabe (folhas verdes, tomate, cebola, pepino, sumak e pão torrado temperado) e o clássico tabule (salsinha, tomate, trigo e temperos especiais). Para completar, existem também opções de sobremesas, como o Ataife, um crepe árabe recheado com nozes e ricota, servido com calda quente.

Pilotando a cozinha e o fogão com maestria está a chef Asma Ghandour, de 66 anos, mãe de Abdo, que tem ao seu lado a filha e braço direito Maha Ghandour. Asma é libanesa e sempre teve apreço por cozinhar, no entanto foi na década de 90 que a paixão pela culinária ganhou ainda mais força na família: durante um período de crise financeira, Asma chegava a vender 400 salgados por dia para complementar o sustento da casa. “Desde criança, meu sonho sempre foi abrir um restaurante árabe”, revela Abdo.

As delícias do Baba Ghandour podem ser saboreadas de terça a sexta, das 11h30 às 14h30, e aos sábados e domingos, das 12h às 16h, e durante o jantar, de terça a sábado, das 19h às 23h. Em dias específicos, a casa recebe dançarinas de dança do ventre. O Baba Ghandour fica na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1345. Mais informações pelo telefone (41) 3082-0505 ou no site www.babaghandour.com.br.

***São Francisco ganha visão contemporânea nas telas de Magali Robaina***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Biblioteca Central da Universidade Positivo recebe, até 13 de dezembro, a exposição “São Francisco, meu amigo”, da artista Magali Robaina. A série, formada por 23 telas compostas por técnica mista, retrata a imagem de São Francisco em uma versão contemporânea. Para Magali, a ideia da mostra é promover uma aproximação com o público e, ao mesmo tempo, prestar uma homenagem ao Santo Padroeiro de causas ecológicas e nobres.


“As telas foram tratadas com a alegria que a espiritualidade que São Francisco pede, com cores vivas e elementos contemporâneos, adaptados aos tempos modernos de uma fé dinâmica e de fácil assimilação”, revela. Segundo a artista, as peças mostram a brasilidade, o folclore e as tradições, além da proximidade com as pessoas e com os animais, a tradição de São Francisco. “Em cada rosto das imagens nas telas a identificação, às vezes de um rosto conhecido, alguém do dia a dia”, finaliza.


Natural de Curitiba, a artista plástica Magali Tieppo Robaina possui formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná. Frequentou atelier de pintura do Museu Alfredo Andersen, tendo como orientadores Dalva Lobo, Ronald Simon, Denise Wendler e Luiz Lavalle e, desde 2013, frequenta o atelier de Arte Edílson Viriato. Serviço: Exposição São Francisco, meu amigo, de Magali Robaina Onde: Universidade Positivo - câmpus sede - Ecoville | Biblioteca Central (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Ecoville) Quando: até 13 de dezembro - Quanto: entrada gratuita.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP).

Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação presenciais, quatro cursos de Doutorado, sete cursos de Mestrado, mais de 190 programas de Especialização e MBA, sete cursos de idiomas e dezenas de programas de Extensão.

A Universidade Positivo conta com três unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), uma unidade em Joinville (SC), além de polos de Educação a Distância (EAD) em mais de 60 cidades espalhadas pelo Brasil. Em 2018, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric.

***Natal: Palladium Curitiba prepara experiência completa***


Crédito da foto: Valterci Santos.

***Em meio a uma floresta de pinheiros, bonecos de neve, ursos polares, focas e pinguins, o Palladium Curitiba traz o “Natal na Floresta Nevada” aos visitantes do empreendimento. O cenário criado por Cecilia Dale faz parte de uma experiência completa que o shopping preparou para uma das datas mais aguardadas do ano. Com 16 metros de altura, a árvore de Natal localizada no interior do shopping apresenta a história da Floresta Nevada aos visitantes que passeiam num trenzinho em forma de trenó, que que passa pelos bonecos de neve, por dentro do pinheiro e pelos demais itens da decoração. “Somos um shopping com um mix de lojas que atende a todas às necessidades dos nossos clientes.

No Natal, sempre levamos experiência aos nossos clientes, que podem aproveitar as promoções, concorrer a um carro e ainda trocar as notas por uma bolsa de piquenique exclusiva”, comenta a gerente de marketing do Palladium Shopping Center Curitiba, Cida Oliveira. Completando a experiência, um parque de diversões com neve de verdade desembarcou no empreendimento. A atração internacional, chamada de “A Incrível Fábrica de Neve”, possui uma tecnologia italiana que leva uma brincadeira gelada aos visitantes, com pista livre, cenografia temática, brinquedos e escorregadores para adultos e crianças.

Também tradicional nesta época do ano, o Palladium Curitiba possui duas opções de prêmios aos consumidores: o “compre e ganhe” e o “compre e concorra”. Com R$ 650 em compras, os clientes podem trocar as notas fiscais por uma exclusiva Picnic Bag - bolsa com divisórias, ideal para as férias na praia ou um piquenique no campo. Já no “compre e concorra”, a cada R$ 200 em compras, os clientes podem concorrer ao sorteio de um automóvel Peugeot 3008. O regulamento das campanhas de Natal podem ser consultado no site https://www.palladiumcuritiba.com.br. Os clientes podem ainda encontrar o bom “velhinho”, no piso L1 do shopping, para tirar uma foto e registrar o momento.

Serviço: Decoração de Natal Data: até 6 de janeiro Local: piso L1, em frente às Lojas Renner Horário: de segunda a sexta-feira, das 11h às 23h; sábado, das 10h às 22h; domingo e feriado, das 12h às 21h Valores: trenzinho para adultos e crianças a R$ 5 por pessoa (pagamento em dinheiro). A Incrível Fábrica de Neve Data: até 15 de janeiro Local: piso L1, em frente às Lojas Americanas Horário: de segunda a sexta das 11h às 23h; sábados das 10h às 22h00; domingos e feriados das 12h às 21h Valores: R$ 35 por 15 minutos; R$ 60 por 30 minutos; pacotes especiais para família podem ser consultados no site https://www.ingressorapido.com.br/event/33345-1.

Trono do Papai Noel Data: até 24 de dezembro Local: piso L1, na mini Praça de Eventos Horário: segunda à sexta das 11 às 23h (intervalo das 14 às 14h30 e das 20 às 20h30; sábados das 10 às 22h (intervalo das 13 à 13h30 e das 19 às 19h30); domingos das 11 às 22h (intervalo das 13 às 13h30 e das 18h30 às 19h) Foto oficial: R$ 15 (pagamento débito ou dinheiro) Endereço: Av. Presidente Kennedy, nº 4121, Portão – Curitiba/PR.

Sobre o Palladium Shopping Center - Um dos empreendimentos do Grupo Tacla Shopping, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. Destaca-se pela área construída de 154 mil m² distribuídos em três pisos, sendo o centro de compras com maior mix do sul do país. O shopping possui 350 lojas, entre âncoras e satélites, praça de alimentação com mais de 30 opções de fast-food, Boulevard com 10 restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX – que também faz parte do Grupo Tacla e possui a maior tela do Brasil. Sua estrutura foi planejada para garantir o conforto dos mais de 1,5 milhão de clientes que passam pelo empreendimento todo mês. Mais informações em: https://palladiumcuritiba.com.br.

Sobre o Grupo Tacla Shopping - Conglomerado com mais de 80 anos de tradição, experiência no varejo e referência no setor em todo país, o Grupo Tacla possui oito empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, sendo eles: Catuaí Palladium Foz do Iguaçu (PR), Jockey Plaza Curitiba (PR), Palladium Curitiba (PR), Palladium Ponta Grossa (PR), Ventura Shopping Curitiba (PR), Itajaí Shopping (SC), Porto Belo Outlet Premium (SC) e Shopping Cidade Sorocaba (SP). Outras duas operações estão em fase de construção no Paraná: Citycenter Outlet, em Campo Largo e Palladium Umuarama. Mais informações em: http://www.taclashopping.com.br.

***Contraponto entre efêmero e perpétuo conduz nova exposição no Museu Paranaense***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Museu Paranaense (MUPA) inaugura no dia 12 de dezembro, às 19h, a exposição “Ephemera/Perpétua”, que vai ocupar três salas do andar superior do Palácio São Francisco. Amplamente multidisciplinar, a mostra de longa duração apresenta em torno de 180 peças do acervo do museu, um dos mais importantes da América Latina nos campos da antropologia, arqueologia e história, e também objetos das coleções do Herbário Municipal de Curitiba, Departamento de Zoologia da UFPR, Museu Casa Alfredo Andersen e Museu Oscar Niemeyer.

Entre o conjunto exposto estarão exsicatas, pinturas, fotografias, vídeos, zoólitos milenares, livros, manuscritos, além de plumárias, adornos e lanças de diferentes etnias indígenas. A entrada é gratuita. Para a diretora do MUPA, Gabriela Bettega, “Ephemera/Perpétua ultrapassa os limites do arqueológico, antropológico e histórico, especialidades do museu, trazendo as outras áreas que já fizeram parte da instituição, como paleontologia, mineralogia e botânica. A exposição propõe correlações inesperadas, narrativas que se sobrepõem, gerando intertextualidade e conexão entre as ciências e a arte.


É uma exposição composta por muitas outras, para diferentes gostos e curiosidades, para visitar e revisitar, como o próprio Museu Paranaense faz com sua história.” Contraponto – Cada um dos objetos selecionados para compor a mostra conta mais que uma história: convida à reflexão sobre o sentido das coleções e dos colecionadores, sobre o que é efêmero e o que é perpétuo, de forma mais sutil ou notória. “O Museu Paranaense é uma espécie de livro de memórias. Não de façanhas, mas do que restou delas. 

Vestígios esquecidos que um coletor ou caçador (daquele gênero muito particular que são os pesquisadores) colheu, classificou, deu sentido, pôs em exibição. Todo museu tem um quê de jazigo efêmero e de berço perpétuo”, diz o texto curatorial. No recorte feito pela curadoria, a exposição sobre efemeridades e perpetuidades põe em evidência tanto a delicadeza dos zoólitos milenares e das pequenas esculturas de cera produzidas pelos Xetá, quanto a exuberância colorida de máscaras indígenas, ao lado de documentos fotográficos e vídeos de Vladimir Kozák. Além disso, o artista Paulo Vivacqua preparou uma instalação, exclusivamente para esta exposição.

“A presença de um artista contemporâneo ao lado de objetos centenários não foi uma decisão aleatória. Faz parte da estratégia desse museu de 143 anos de se renovar, e de ser visto, como de fato é, um museu do século XXI”, explicam os curadores. A lógica temporal/espacial também serve de pretexto para expor questões que ligam o passado ao presente. “É inevitável que estejam presentes questões sensíveis, como as brutalidades praticadas contra os povos originários, o meio ambiente, e os riscos que correm as sociedades com a extinção iminente das abelhas”, comenta uma das curadoras da mostra, Josiéli Spenassatto.

Protagonistas – Ao repassar a trajetória do museu em quase um século e meio de existência, nomes de pesquisadores como Frederico Lange de Morretes, Günther Tessmann, Jesus Moure, Per Karl Dusén, Reinhard Maack, Vladimir Kozák e Wanda Hanke aparecem como alguns dos protagonistas dessa história, com interesses multidisciplinares. Por esse motivo, esses personagens integram a exposição como narradores da história do museu e de suas coleções, que refletem bem a diversidade cultural do Paraná. Há, ainda, aspectos curiosos dos pesquisadores, como quando um deles teve o nome usado para batizar um aracnídeo.

Outro que dá nome a um fiorde na Groenlândia. Havia o que defendia a tese da terra como um só continente e também o que acreditava que tudo está rigorosamente ordenado por Deus. Assinam a curadoria parte da equipe do Museu Paranaense, formado pela arqueóloga Claudia Parellada, a pesquisadora e gestora de conteúdo Giselle de Moraes, a antropóloga Josiéli Spenassatto e o designer Richard Romanini. O texto crítico é do pesquisador Mario Helio Gomes. A exposição “Ephemera/Perpétua” tem o patrocínio da Copel e da Sanepar, e apoio das empresas Affinité, Iluminarte, Lumen, Soter e Stella Artois.

Nova Identidade – A nova exposição marca também o lançamento oficial da nova identidade do Museu Paranaense, que reposiciona a instituição, aproxima o museu ao público contemporâneo e olha para o acervo de forma consoante às temáticas atuais. A logomarca forma o acrônimo MUPA, resultado da união das letras iniciais do nome do museu, como um apelido. O desenho parte do conceito-chave da variabilidade de acervos, pesquisas e atividades que o Museu Paranaense sempre promoveu.

O Museu - Fundado em 1876, o Museu Paranaense é o terceiro museu público mais antigo do Brasil e foi a primeira instituição científica do Paraná. A riqueza de suas coleções – são centenas de milhares de peças – seria por si um motivo para visitá-lo. Mas a variedade e originalidade delas fazem com que seja um dos mais importantes da América Latina. Arqueológico, antropológico e histórico: isto quer dizer que o visitante pode encontrar-se com um fóssil de centenas de milhões de anos ou acompanhar os rituais ameríndios do Paraná, do Amazonas e do Peru, ao conferir o que foi coletado ou registrado, por sua equipe e os seus pesquisadores, ao longo de 143 anos de história.

Serviço: Abertura da exposição “Ephemera/Perpétua” Dia 12 de dezembro de 2019 às 19h Improvisação sonora de Felipe Ayres e convidados Entrada gratuita. Museu Paranaense Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba/PR Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 16h. www.museuparanaense.pr.gov.br | (41) 3304-3300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário