quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Coluna do dia 12/09/19

***Novo figurino de Elza Soares traz referências de sua primeira aparição na TV***


Crédito das fotos: Marcos Hermes.

***"Planeta Fome", novo álbum de Elza Soares, faz uma ligação do começo de sua carreira com os dias de hoje. Além do título remeter à sua primeira aparição na TV, no programa de Ary Barroso, a roupa que ela usa tanto no encarte do álbum como nos shows da turnê, que estreia no Rock in Rio dia 29 de setembro, também traz a memória daquele dia. Elza conta que não tinha o que vestir para se apresentar no "Calouros em Desfile", quando por volta de 14 anos quis tentar a sorte para ganhar o dinheiro do prêmio.


Pegou uma roupa da mãe, que era maior que ela, e encheu de alfinetes. Durante toda a apresentação, Elza sentia os alfinetes quase como se fossem um estímulo para ela continuar. A partir desse dia, sua a carreira deslanchou e ela prometeu sempre carregar um alfinete para nunca esquecer de onde veio. Assim fez e desde então nunca subiu ao palco sem um alfinete com ela. "Fui espetada a vida inteira, passei fome de comida e hoje tenho outras fomes.


Nesse novo figurino quis simbolizar o que sentia, o que sinto. Naquele dia só sentia os alfinetes me espetando", conta. Assim, com direção criativa de Pedro Loureiro e produção de Juliano Almeida, o figurino de Alexandre Linhares traz como referência a própria Elza Soares; uma heroína, uma guerreira de um fim do mundo, de um planeta num estado de caos e que continua guerrilhando. "Minha espada é o microfone e ele corta, corta seco". O álbum "Planeta Fome" será lançado pela gravadora Deck dia 13 de setembro nos aplicativos de música e em outubro, em CD, vinil e cassete.

***BB celebra três décadas de apoio à cultura***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Banco do Brasil (BB) celebra os 30 anos de incentivo à cultura por meio da campanha “Deixe a cultura encontrar o melhor de você”. Com locução do poeta Bráulio Bessa, o filme reforça a posição do BB como um dos principais apoiadores da arte no País. O marco dessas três décadas é a inauguração do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1989.

Ao longo dos tempos, a instituição se tornou o espaço cultural mais visitado do Brasil. Com o sucesso do investimento, o BB ampliou sua presença em outras capitais, com as inaugurações dos CCBBs Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, respectivamente. A nova campanha institucional do BB foi criada pela Lew'Lara\TB​WA, e tem estratégia de veiculação voltada à presença multimeios.


Desse modo, está sendo exibida na Internet, em TV fechada (canais de filmes, entretenimento, artes e variedades), acompanhada também em mobiliário urbano (bancas de revista, outdoors, estações de metrô e vagões) e nos perfis de redes sociais do BB. Diversas salas de cinema do país e os espaços dos CCBBs também exibem o filme que, até dezembro, reitera o poder transformador da cultura.

“É por acreditar na gente brasileira, no mercado da arte, na cultura, que o Banco do Brasil vem ininterruptamente apoiando os investimentos nos seus Centros Culturais. O BB conhece seu papel de agente público, na construção do país”, afirma o diretor de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil, Alexandre Alves. Assista ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=MGAWcxHqXL8.

***Contos (da tradição oral) com música executada ao vivo pela OABS (Orquestra à Base de Sopro de Curitiba) estreia dia 14 de setembro, no Teatro José Maria Santos***


Crédito da foto: Divulgação.

***Um convite para sonhar, Contos é o novo trabalho da Cia Ilimitada montado em parceria com a OABS (Orquestra à Base de Sopro de Curitiba). O trabalho teatral leva ao palco contos da tradição oral com música executada ao vivo pela Orquestra. A estreia será dia 14 de setembro (sábado), às 20h, no Teatro José Maria Santos. A temporada segue até dia 29 de setembro, sempre aos sábados, às 20h e domingos, às 19h. Entrada gratuita.

Embora a classificação seja livre, o trabalho é voltado mais para o público jovem, a partir de 10 anos, e adulto. Além das apresentações abertas o projeto prevê 14 apresentações fechadas para público dirigido das escolas públicas e outras instituições. A montagem reúne narrativas que fazem parte do imaginário universal, suscitam interesse, conflitos, perguntas, anseios permeados pelas complexidades da vida. São velhas histórias adaptadas que buscam instigar a imaginação e a reflexão. Como se faz para ser feliz? É a questão comum presente nas histórias escolhidas.

O projeto reúne um time de artistas do cenário teatral e da música com ampla trajetória na cidade. A direção é de Marcio Juliano, que também compõe o elenco e é o responsável pela dramaturgia. Além de Marcio, a equipe artística é formada por antigos e atuantes parceiros da Cia Ilimitada, como Sérgio Albach, regente da Orquestra à Base de Sopro, que assina a direção musical e o premiadíssimo iluminador Beto Bruel.

As composições são de Davi Sartori, Gilson Fukushima e Albach. A assistência de direção e a preparação corporal é de Mônica Infante. O elenco, além dos 17 músicos da OABS, conta ainda com a atriz Glaucia Domingos e o ator Marcel Szymanski. Este projeto é uma realização da Cia Ilimitada e foi incentivado pela Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Serviço: Espetáculo teatral Contos com a Orquestra a Base de Sopro de Curitiba Data e horário: de 14 a 29 de setembro (sábados, às 20h e domingos, às 19h) Local: Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655 - São Francisco) Telefone: 41 3324 8208 Ingresso: gratuito - Classificação: Livre Duração: 60 minutos - Realização: Cia Ilimitada.

***Federação de Ciclismo premia campeões***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Federação Paranaense de Ciclismo premiou no último sábado, 07 de setembro, em Curitiba, os atletas campeões em suas respectivas categorias no ano de 2018. Foram 52 premiados em cinco modalidades; Campeonato de Estrada e Pista, Mountain Bike Down Hill, XCM e XCO.

Um dos pontos altos da noite foi a homenagem que a Federação fez para o professor Adir Romeo, ex-técnico da Seleção Brasileira e um dos nomes mais representativos do ciclismo paranaense.

“Preparamos uma festa para valorizar o ciclismo paranaense com a presença dos jovens atletas e de grandes nomes do ciclismo paranaense das últimas décadas”, disse o presidente da Federação, Eduardo Pereira.


A Federação Paranaense de Ciclismo foi fundada em 1953, sendo uma das entidades mais antigas do esporte paranaense. Além do foco nos atletas, treinadores, dirigentes e organizadores, a instituição também tem seu objetivo voltado em ações de cicloturismo, onde regiões no estado do Paraná estão sendo mapeadas com o desenvolvimento de rotas fomentando a economia local.

O Plano cicloviário também é outro fator importante à segurança dos ciclistas tanto nas cidades, ciclovias quanto em rodovias de nosso estado, afirma Eduardo Pereira. As Instituições públicas também tem seu papel importante no ciclismo paranaense, pois auxiliam no esporte construindo estruturas como pistas das diversas modalidades fomentando e coordenando o crescimento do ciclismo em todo o estado do Paraná.

Campeão da modalidade Montain Bike, categoria Master A2, Rudah Ferreira do Amaral destacou a iniciativa da Federação. “O ciclismo é uma modalidade com grande história no esporte paranaense e valorizar e destacar quem pratica e se dedica ao esporte é um reconhecimento muito importante”, considera ele.

***Exposição inédita dos designers Olavo Machado e Zanini de Zanine já pode ser visitada gratuitamente no MM Gerdau***


Crédito das fotos: Bárbara Dutra.

***Inspirados pelo concretismo, movimento vanguardista atento a pureza das formas, os designers Olavo Machado e Zanini de Zanine apresentam a exposição "Revisões Concretas". A mostra aborda as influências concretistas no desenho contemporâneo e toma forma em seis obras concebidas exclusivamente para a exposição: sofá, namoradeira, poltrona, chaise e redário - todas feitas a partir do aço, matéria prima da exposição. "Revisões Concretas" ocupa o Rooftop do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal até o dia 30 de setembro. A entrada é gratuita. Revisitado pelos designers, o concretismo é conhecido por investir em cores, linhas, planos e formas.

O conceito buscava a inteligibilidade e a objetividade das coisas através da matemática e da geometria, resultando na relação mais tangível que é a arquitetura e o design. As peças concebidas para a exposição são marcadas pela conexão entre tempo, cultura e tradição, na visão de Olavo e Zanini, que compreendem as diferenças e os pontos em comum entre a arte e o design. “As peças estão no limiar entre a arte, no que diz respeito a escolha do material e formas, e o design, que é nosso background original, pois apesar de serem peças com formato, volume e peso escultural, podem também atender a função de mobiliário”, explica Olavo Machado.


O designer conta ainda que cada peça integrante de “Revisões Concretas” é única, devido ao processo produtivo e de acabamento; visto que o procedimento de oxidação deixa marcas e texturas que não podem ser produzidas. O resultado final, segundo Olavo, é fruto de uma estampa do tempo e cuidado manual dedicado individualmente as peças. Revisões Concretas busca, sobretudo, dar projeção ao design por meio de questões artísticas que ultrapassam aspectos do experimentalismo contemporâneo, da constituição formal dos objetos, do aspecto geométrico, da poesia visual e da interação do público com as obras.

A curadoria realizada pelo premiado arquiteto Pedro Lázaro propõe um diálogo entre as obras e promove o questionamento entre a realidade material e a conceitual e seus desdobramentos. “Revisões Concretas busca não ditar regras nas influências concretistas, a exposição faz uma reflexão estética de um legado intrínseco”, afirma o curador. A mostra promove, também, o lançamento de uma série de miniaturas em aço corten. Os itens colecionáveis serão comercializados pelo Escritório de Arte Marcela Bartolomeo, representante dos designers Olavo e Zanini no mercado de arte brasileira. A exposição é patrocinada pelo Grupo Gerdau e recebe apoio da Allure, PL Arquitetura e do Escritório de Arte Marcela Bartolomeo.

Sobre Zanini de Zanini: @zaninidezanine|@studiozanini | @atelierzaninidezanine | www.studiozanini.com.br - Zanini de Zanine nasceu em 1978 no Rio de Janeiro e cresceu observando o trabalho do pai, o arquiteto e designer José Zanine Caldas. Produziu seu primeiro móvel durante estágio com Sergio Rodrigues. Graduado em Desenho Industrial pela PUC-RJ, começou a produzir móveis de madeira maciça em séries limitadas ou peças exclusivas, baseando-se no uso pioneiro da madeira, legado de seu pai. Em 2005, começou a criar uma nova linha de móveis com peças produzidas industrialmente, usando além de madeira com origem controlada, materiais diversos como plástico, metacrilato, vidro, metais, cerâmicas e partes de outros produtos industrializados.


Em 2011, Zanine criou o Studio Zanini onde assina produtos para marcas nacionais e internacionais. Foi nomeado designer do ano pela Maison&Objet Americas em 2015, além de receber os mais importantes prêmios do design nacional, como o IDEA Brasil e Museu da Casa Brasileira. Entre as premiações internacionais, destaque para o Design Excellence Award New Generation, em que foi o único brasileiro homenageado em 25 anos de premiação no Philadelphia Museum of Art, e o IF Design Award. Zanini possui itens de suas criações nos acervos permanentes do Museu Histórico do Rio de Janeiro, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), no Museu do Design e da Moda de Lisboa (MUDE) e no Philadelphia Museum of Art.

Sobre Olavo Machado: @olavomachadoneto | @omnstudio | www.cucampre.com - www.omnstudio.com - Nascido em Belo Horizonte em 1975, Olavo Machado, formado em administração de empresas, descobriu sua paixão pelo design começando o curso na UEMG e dando continuidade em Milão. Em sua carreira como designer, Olavo acumula prêmios nacionais, como o IDEA Brasil, e vem sendo reconhecido desde 2016 com premiações internacionais, como o Iconic Awards Innovative Interiores.

Participa de mostras ao redor do mundo desde 2010, como a ICFF Nova Iorque, a Salone Satellite, a Valencia Design Week, a Brasil S/A, a DMAIS Design, a MADE SP, a BH Design Festival, entre outras. Sempre foi muito influenciado pelos materiais da região que estão há anos enraizados no coração do Brasil. O designer estuda a interseção entre arte e cotidiano. Seu trabalho sempre nos brinda com algo novo, seja no uso dos materiais ou na finalização de objetos tradicionais, que possuem formas limpas e harmônicas.

Sobre o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal: O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.

O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, entrada franca. Para além da exposição permanente, o MM Gerdau oferece uma programação diversa e para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas. O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

Serviço: Revisões Concretas Quando: De 31/08 a 30/09/ 2019 - de terça a domingo, das 12h às 18h e de 12h às 22h nas quintas-feiras Onde: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal - Praça da Liberdade, s/nº - Prédio Rosa - Belo Horizonte/MG Quanto: Entrada franca Mais informações: www.mmgerdau.org.br.

***Mistério do livro Perfeito Estranho terá lançamento inovador***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Formato inédito de lançamento explora roteiro do livro em um labirinto e permite ao leitor passar pela sensação antes mesmo da leitura. Cenário1: uma mansão em Nova York, herdada por Jack Willber, e a percepção de que há algo estranho, que outra pessoa mora na casa. Cenário 2: a possibilidade de este intruso estar envolvido em 23 assassinatos. O que parece spolier, é o início do livro Perfeito Estranho, de Gustavo Negreiros, que será lançado no dia 19 de setembro, às 19h, no Jockey Plaza Shopping, em Curitiba. O material também estará disponível, a partir desta data, nas plataformas digitais em espanhol e em inglês.

O escritor, de 22 anos, escreveu a obra (310 páginas) em um mês e o fez em formato de roteiro, pronto para ser adaptado para cinema e televisão. Sem nunca ter estado em Nova York, Negreiros definiu a cidade como personagem, influenciado diretamente por séries policiais norte-americanas. “Em Perfeito Estranho há uma maldição hereditária que entrelaça heranças genética, financeira e funcional. Sempre gostei e estudei heranças geracionais. E a repetição de comportamentos de antepassados é uma pista”, afirma o escritor. A história se constrói em três períodos: 1989, 1999 e 2019. “A vida de Jack está ligada a um grande segredo, mas ele não sabe disto.


Ele é jovem, rico, carrega uma maldição. E não se pode matar o que já está morto”, instiga o escritor. Além de Jack Willber e do misterioso personagem, Perfeito Estranho tem como personagens Brian Willians, Marisa Amélia e Ama Dawson. O livro está tendo pré-lançamentos, acompanhados de palestras de Gustavo Negreiros, em escolas de Itapema, cidade onde ele estudou, e em Jaraguá do Sul (SC). Também estão agendados lançamentos nas Livrarias Curitiba do Shopping Palladium, em Curitiba, no dia 9 de outubro, e em Ponta Grossa, no dia 16 de outubro. Outro lançamento já confirmado será na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, no dia 19 de outubro.

Experience – e foi a estrutura instigante do livro que resultou no Perfeito Estranho Experience. O leitor ‘entrará’ no livro antes mesmo de lê-lo. Um labirinto interativo está sendo montado, em um espaço próximo ao cinema, no segundo piso do Shopping. A cenografia, criada pela Perverts, reproduz ambientes e situações que farão o leitor sentir, literalmente, o que acontece na casa. “Nunca um lançamento de livro teve este formato. A criatividade brotou quando li o romance. Será uma experiência instigante na qual quem entrar no labirinto passará a ser personagem também”, conta Meirieli Mesquita, diretora de relacionamento da empresa Perverts Decoração Arte Design.

A super estrutura de lançamento tem também trilha sonora, presente no ambiente cenográfico e nas postagens de plataformas digitais, criada por Felipe Lima. “Gustavo desafiou a produção com este livro. Como responsável pelo marketing, aceitei o desafio porque este será uma case importante para o segmento literário pelo formato inovador”, disse Danielle Prestes, responsável pelo marketing do lançamento. A estrutura ficará montada no Jockey Plaza Shopping até o fim do ano. Bastidores – a divulgação do livro começou há alguns meses em plataformas digitais e redes sociais. No Youtube, além de entrevistas com o autor e responsáveis pela produção, há depoimentos como o do médico oncogeneticista e PHD, José Cláudio Casali, diretor do Centro de Genética do Hospital Erasto Gaetner.

“Gustavo aborda no livro questões relevantes sobre a genética. Esta herança vem dos nossos pais, carregamos esta marca química. Mas o que sobressai deste cruzamento ao longo das nossas vidas? O que pode ser modificado e como fazê-lo? Não devemos aceitar o que está em nosso DNA porque podemos modificar o nosso destino”, afirma Casali. O material de divulgação inclui também depoimento da advogada e especialista em Direito Médico, Renata Farah. “Perfeito Estranho não é a minha primeira obra em formato de roteiro, mas a primeira a ser publicada. Tenho trabalhado muito nesta estrutura de texto e neste contexto. O ser humano surpreende e por isso a história capta a atenção desde a primeira linha. Boa leitura!”, finaliza o autor.

Serviço: Lançamento e noite de autógrafos Perfeito Estranho / Perfeito Estranho Experience Dia 19 de setembro, às 19h Jockey Plaza Shopping Rua Konrad Adenauer, 370 – Bairro Alto, Curitiba / área próxima ao cinema, segundo piso Livro: 310 páginas Editora Texto e Contexto R$37,90. Ebook (português, espanhol e inglês) R$17,90 / US$17,90 Outros lançamentos: locais e datas 18 de Setembro - Pré-Lançamento Escola Municipal - Maria Linhares.

01 de Outubro - Lançamento em Balneário Camboriú - Livraria Catarinense 29 de Outubro - Lançamento em Belo Horizonte - Livraria Cultura. Perfeito Estranho Experience (até dezembro 2019) Jockey Plaza Shopping Segunda a quarta. Das 14h às 20h / Quinta e sexta, das 14h às 21h / Sábado das 12h às 22h / Domingo das 14h às 20h Entrada: R$15,00. Recomendações: Proibido levar itens para o Labirinto. Proibido qualquer tipo de contato físico com os personagens. Proibido fotografar e filmar dentro do Labirinto. Em caso de desconforto pedir ajuda ao staff. Tenha cuidado em manusear os objetos que estão dentro do Labirinto. Em caso de dano será cobrado.

***De volta à Curitiba: Leon & The Knopz***

***A banda 100% curitibana Leon & The Knopz tem apresentação marcada para o próximo dia 19 de setembro no Centro de Artes Guido Viaro. A fundação, de 2014, é de Leon Knopfholz que há tempos está imerso no universo artístico passando pela literatura, cinema até chegar a música.

Sem as amarras da formalidade e sem a pretensão de serem rock stars a banda é movida pela paixão poética e também a busca por profundidade que inspira canções autorais como Alquimia, Meu Amor Já vem e Burra registradas no álbum Made In CWB. Além de Tio Hostil (clique para ouvir) e Sweet Sweet Girl, que chegaram a ser indicadas ao Grammy Latino e Internacional de 2016. Mais do que isso as letras são extremamente versáteis, com pitadas de ironia e sarcasmo. Leon & The Knopz também traz em seu setlist um resgate dos Beatles e Elvis Presley, duas referências essenciais para a banda.

A formação atual conta com Deni Ribas na Guitarra, Rafael Tobias Guidolin, no baixo, Fernando Garcia na Bateria, Raquel Girardi nos Backs e Leon Knopfholz no Vocal: Um retorno ao cenário musical que dá nome à turnê “Back to CWB” e exalta a capital de Leon & The Knopz.

Agenda Cultural: Leon & The Knopz Data e horário: 19 de setembro às 20h Local: Centro de Artes Guido Viaro Endereço: Rua Francisco Mota Machado, 490 – Capão da Imbuia Entrada gratuita.

***Galeria Nara Roesler apresenta coletiva de artistas Brasileiros e Internacionais em sua filial do RJ***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Galeria Nara Roesler | Rio de Janeiro apresenta Reflexões sobre espaço e tempo, mostra coletiva com curadoria de Agnaldo Farias, que reúne trabalhos dos artistas Abraham Palatnik, Alicja Kwade, Angelo Venosa, Artur Lescher, Bruno Dunley, Carlito Carvalhosa, Claude Lévêque, Daniel Buren, Eduardo Navarro, Isaac Julien, Hicham Berrada, Laura Vinci, Lucia Koch e Marco Maggi. A abertura da exposição acontece no dia 16 de setembro e se firma como um dos destaques da programação paralela à ArtRio. Contando com trabalhos em diferentes linguagens - como escultura, pintura, vídeo e instalação - a mostra, como sugere o título, tem como norte diferentes reflexões sobre o espaço e o tempo, tais como nossa percepção da fugacidade e do entorno imediato, além de uma autorreflexão sobre o tema.

Não à toa, há uma forte presença de espelhos nos trabalhos. Um exemplo deste pensamento é a obra da artista polonesa Alicja Kwade, que se concentra na subjetividade do tempo e do espaço. Através de processos químicos, Kwade manipula materiais comuns como madeira, vidro e cobre para explorar a efemeridade do mundo físico. A artista, que inaugurou recentemente a escultura ParaPivot no rooftop do MET – Metropolitan Museum of Art, mencionou na ocasião, que seu "trabalho é sobre estruturas. E o tempo é uma estrutura". Em outro sentido, artistas como Hicham Berrada e Laura Vinci conseguem criar em seus trabalhos um ecossistema autônomo nos quais o ser humano parece estar ausente. Em seu vídeo Celeste (2014), Berrada cria uma fumaça azul cobalto que submerge de um prado tranquilo, transformando o bucolismo do local em uma paisagem pictórica animada, convidando o espectador a uma viagem contemplativa.

Laura Vinci, por sua vez, traz para o interior da galeria um galho e uma talha, que sucitam reflexões sobre a evidente oposicão entre o galho já sem vida, e que por princípio deveria ser leve, e a talha, ferramenta utilizada para realizar a locomoção de objetos extremamente pesados. Os galhos fundidos dão uma nova dimensão à pesquisa desenvolvida pela artista com elementos da natureza, que se iniciou através de pequenas folhas fundidas e banhadas a ouro. Chamadas pela artista de "relíquias de um futuro", estas obras buscam refletir sobre algo urgente em nosso momento atual: o modo como estabelecemos uma relação cada vez mais distante com a natureza. As relações de espaço presentes na discussão central da mostra podem ser facilmente encontradas nos trabalhos dos artistas Daniel Buren e Lucia Koch.

Em Photo-souvenir: Prismas e Espelhos, alto-relevo - n°4, trabalho situado (2017), Buren explora os efeitos de profundidade, superfície e reflexão do espaço em que se insere. Em outras palavras, de acordo com o vocabulário artístico de Buren, cada criação depende absolutamente do local em que aparece e da presença, aqui e agora, do visitante. Já a produção de Lucia Koch possui uma relação estreita com o espaço construído da arquitetura e deste com o usuário. A artista investiga questões de luz e espacialidade através de intervenções com filtros, telas, vídeos e fotografias.

Em Carta (1996/2019), Lucia intervém no espaço através de pequenas estruturas metálicas com películas translúcidas que, fixadas à parede, filtram a luz e projetam sombras coloridas em sua superfície, de acordo com a luz presente no ambiente. Reflexões sobre tempo e espaço é um desdobramento da mostra de mesmo nome apresentada em abril deste ano em São Paulo, fruto de uma colaboração com a galeria francesa Kamel Mennour. A versão a ser apresentada na Galeria Nara Roesler | Rio de Janeiro conta com uma nova seleção de trabalhos que abordam a questão da percepção do tempo de do espaço de maneira diversa. A Galeria Nara Roesler agradece a galeria kamel mennour pela parceria e pela troca entre os artistas nacionais e internacionais.

Sobre a Galeria Nara Roesler - Considerada uma das principais galerias de arte contemporânea do Brasil, a Nara Roesler representa artistas influentes da arte moderna e contemporânea, além de importantes artistas estabelecidos e em início de carreira que dialogam com as tendências inauguradas por essas figuras históricas. Fundada em 1989 por Nara Roesler, a galeria tem a missão de proporcionar a melhor plataforma possível para que seus artistas possam expor seus trabalhos.

Para tanto, desenvolve um programa de exposições seleto e rigoroso, em estreita colaboração com seus artistas; e mantém o programa Roesler Hotel, uma plataforma de projetos curatoriais, e apoia seus artistas continuamente. Além do espaço da galeria, trabalha em parceria com instituições e curadores em exposições externas. A galeria duplicou seu espaço expositivo em São Paulo em 2012 e inaugurou novos espaços no Rio, em 2014, e em Nova York, em 2015.

***Gabriel Peri lança primeiro clipe e música de seu álbum de estreia***

***Primeiro single do cantor Gabriel Peri, a faixa "Visitante" já está em disponível em todos os aplicativos de música, num lançamento da Art Intel Media em parceria com a gravadora Deck. Composta por Gabriel em parceria com o produtor musical Peter Mesquita, a faixa faz parte de seu álbum de estreia "Terra" e conta com um clipe disponível no canal do artista no YouTube.

Com andamento lento, guitarras carregadas de reverb e tremolo e uso criativo de percussões, a canção "é fruto de experiências e inspirações artísticas que acumulei ao longo da vida", no que define Gabriel, que também toca sintetizadores na faixa. João Lenhari, Jorginho Neto e Zafe Costa compõem o naipe de metais que enriquece a trilha ao passo que os instrumentos de cordas ficaram por conta de Peter Mesquita e a bateria por Gabriel Alterio. 

No vídeo, dirigido por Beto Whyte e com direção de arte por Frederico Marcondes (Art Intel Media), Gabriel aparece preso dentro de uma moldura de quadro, numa referência à ideia, abordada na letra, de escapar das sensações provocadas por partidas inesperadas. Além disso, cartas de tarô são usadas, remetendo a versos como "eu vi você chegar e me bagunçar / me enganou o tarô / você ia ficar e não ficou".

A performance é complementada pela dança de uma bailarina presa a fios e por marionetes que, manipuladas por bonequeiros, atuam como se fossem personagens do enredo. Repleta de intertextualidades, a montagem é "bonita e aflita ao mesmo tempo", reflete o cantor. Definido pelo artista como 'a percepção das minhas vivências transformadas em música', "Terra" ainda será antecipado por outros dois singles e clipes, além do manifesto homônimo ao álbum.

Esse manifesto sintetiza em imagem e narrativa o contexto no qual Gabriel se inspirou para criar suas canções, com um roteiro construído de forma poética e introspectiva. O disco é resultado de mais de um ano de pré-produção e criação de arranjos, seguidos de mais tempo de gravação e ajustes finais em suas dez faixas. Com participações especiais de Luedji Luna e Nina Oliveira, o registro será lançado em novembro pela Deck. Ouça o single: https://GabrielPeri.lnk.to/VisitanteSinglePR - Assista o clipe: https://www.youtube.com/watch?v=wCLh3LmOjuU.

***Bossacucanova e Roberto Menescal lançam "Bossa Got The Blues"***

***Quando surgiu, há pouco mais de duas décadas, o Bossacucanova causou furor e interesse ao apresentar uma criativa e original mistura de elementos da música eletrônica e da bossa nova. Desde então, o trio formado por Alex Moreira, Marcio Menescal e o DJ Marcelinho da Lua lançou seis álbuns e atraiu a atenção do público e dos críticos.

O reconhecimento internacional também veio, e, além dos CDs terem sidos lançados no Japão e na Europa com uma turnê que percorreu ambos os lugares, a banda foi indicada ao Grammy Latino em 2002, por conta do álbum "Brasilidade" (2001). Na ocasião, o Bossacucanova havia contado com a colaboração de Roberto Menescal, que participou inteiramente das composições e repete a dose no novo álbum que lança junto ao grupo. Desse modo, chega aos aplicativos de música, pela gravadora Deck, o disco "Bossa Got The Blues". "Primeiramente a gente quis criar algo menos rock e bossa e mais blues. Fazendo jus ao título, o blues roubou um pouco da bossa.

A criatividade, também, do que o Bossacucanova criou na parte rítmica é que me levou a compor dessa maneira, fazendo coisas bem diferentes do que faço normalmente", explicou Roberto Menescal, sobre a gênese do trabalho. Gravado ao longo de 2018 em diferentes estúdios do Rio de Janeiro, o álbum foi inteiramente composto por Menescal, seu filho Marcio, Alex e Marcelinho; a única exceção dentre as 10 faixas ficou por conta de Blues Bossa (Roberto Menescal/J.C Costa Netto). O trio ainda cuidou de toda parte de direção artística, produção, gravação e programação do álbum. Todas as faixas também foram mixadas pelo Bossacucanova no estúdio Mola, com exceção de "1937".

Abertura do álbum e mixada pelo premiado produtor Moogie Canazio, essa música foi escolhida para ser o primeiro single do registro, e conta com um videoclipe disponível no YouTube. Seu título, inclusive, faz referência ao ano de nascimento de Roberto Menescal, que, em mais de 80 anos de vida e seis décadas de carreira, consolidou-se como uma das eminências da bossa nova e ajudou a fazer a ponte entre o gênero e as novidades tecnológicas dos beats e samples. Polivalente, Menescal ainda se responsabilizou por todas as trilhas de guitarra do álbum e participou dos arranjos de base.

Dentre as referências e homenagens, há também a faixa "Laudir's Theme", dedicada ao percussionista Laudir de Oliveira que, além de ter integrado a banda de rock Chicago, também gravou com o Bossa no passado. "Esse álbum que gravamos agora tem algo de novo, que é ser inteiramente instrumental. A ideia original veio deles, a inspiração das melodias veio de mim e eles completaram o trabalho de uma maneira muito legal", explicou Menescal sobre sua relação com o trio. Com vários convidados especiais, "Bossa Got The Blues" torna-se ainda mais especial por se tratar de um dos últimos trabalhos de Paulinho Trompete, que faleceu no início de agosto, após assinar os arranjos de "1937", "Train To Ipanema", "Bossa Got The Blues" e "Vou Nessa".

Além de arranjador, Paulinho foi responsável por tocar trombone, trompete e fluguelhorn no disco. Alguns dos outros notáveis que contribuíram para a riqueza de detalhes e sons do álbum foram Carlos Malta (pícolo, pífano e flauta baixo em dó), Sidinho e Ian Moreira (percussão), Flavio Guimarães (gaita), Jota Moraes (vibrafone), Leo Gandelman (metais, barítono e tenor) e o bloco carnavalesco Rio Maracatu, que trouxe um pouco da música nordestina para o álbum. Moderna desde seu surgimento e sempre aberta às experimentações, a bossa nova ganha peso e torna-se dançante - com samples, instrumentos orgânicos sem agrotóxicos, guitarras, teclados analógicos e muito dub - no novo disco.

O blues se junta à mistura como resultado, principalmente, da influência de Roberto Menescal, que aprecia e entende profundamente do ritmo americano e suas vertentes. Um carro-chefe da música brasileira no exterior, a bossa alinha-se ao blues quase que trazendo de volta à sua terra um pouco do que absorveu em sua circulação pelo mundo. Além das plataformas digitais, "Bossa Got The Blues" também chega em CD e vinil. Com fotos de Marcos Hermes, capa de Luciana Andrade e projeto gráfico de Leandro Arraes, as cópias físicas chegarão às lojas em 13 e 20 de setembro, respectivamente. Ouça o álbum: https://BossacucanovaRobertoMenescal.lnk.to/BossaGotTheBluesPR.

***Hospital Cruz Verde arrecada mais de R$1 milhão na edição 2019 de Leilão Beneficente***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: Otávio Mesquita; Flavio Padovan, presidente do Hospital Cruz Verde; Marilena Pacios, superintendente da instituição; Neneto Camargo e Cesar David.


Na foto 02: Flavio Padovan, presidente do Hospital Cruz Verde, com empresários durante o Leilão Beneficente Cruz Verde.


Na foto 03: Bruno Setúbal, presidente do Conselho Consultivo do Hospital Cruz Verde, com os pais Olavo e Nádia Setúbal.

***A 12ª edição do Leilão Beneficente - Arte Moderna e Contemporânea do Hospital Cruz Verde, realizado no dia 28 de agosto no restaurante Iulia, em São Paulo, obteve recorde de arrecadação. Mais de R$ 1 milhão foi angariado em prol do atendimento e tratamento de pacientes com paralisia cerebral grave. Quase 40 itens, entre obras de artes e experiências, foram arrematados durante o evento. O grande destaque foi o quadro do artista plástico Vik Muniz, vendido por R$100 mil. Os itens foram doados por colecionadores, galerias de arte e empresários que se solidarizaram com a causa.

Sobre o Hospital Cruz Verde - Fundado há 61 anos, o Hospital Cruz Verde é referência no tratamento de paralisia cerebral grave para a América Latina, e recebe recursos públicos que cobrem cerca de 60% de suas despesas. Para manter as atividades e atendimento de alta qualidade no Hospital e no Ambulatório, além da manutenção das salas de reabilitação, consultório odontológico e piscina aquecida, a Cruz Verde conta com outras formas de arrecadação por meio de doações e realização de eventos. O Hospital recebe pacientes com sérias lesões neurológicas e agravos clínicos associados. Na quase totalidade dos casos, os internos vêm de famílias com renda insuficiente e crianças abandonadas.

O Cruz Verde presta assistência integral, fornecendo alimentação com dietas específicas, medicamentos, vestuário, instalações apropriadas, instrumentos e equipamentos especiais e adaptados às necessidades de cada um, numa proposta de atendimento individualizado. O paciente tem acesso a uma equipe multidisciplinar que envolve neuropediatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudióloga e algumas vezes professores especializados. Escola, hidroterapia e passeios externos incluem a programação.

Como a maior parte dos internos não apresenta condições de reabilitação, além de muitos agravantes clínicos, a permanência no hospital é até o óbito. O ambulatório realiza em média 150 consultas pré-agendadas, onde o paciente passa por uma triagem neurológica para avaliar os déficits motores ligados ao desenvolvimento motor, e o déficit cognitivo, relacionados ao desenvolvimento mental.

***Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta com maestro português no Guairão***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) se apresenta no domingo, dia 15 de setembro, às 10h30 no Guairão com o maestro Bruno Borralhinho, convidado de Portugal. O concerto Música para a Corte traz obras de três compositores de períodos diferentes, mas cujas obras têm muitos elementos em comum. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo site da Ticket Fácil. O maestro Bruno Borralhinho é diretor musical e artístico do Ensemble Mediterrain, um grupo de música de câmara fundado em 2002 em Berlim.

Ao longo de sua carreira, ele já tocou com grandes orquestras do mundo e gravou CDs dedicados à música orquestral portuguesa. Sua dedicação à música de seu país lhe rendeu o título de “embaixador da música portuguesa” pelo jornal Público, de Portugal. No programa de concerto estão a Sinfonia nº 1, de Haydn, a Sinfonietta, de Lopes-Graça e a Sinfonia nº1, de Shostakovich. Apesar de serem obras de épocas diferentes e compositores que, em geral, não compartilham da mesma estética musical, as peças do programa regido por Borralhinho têm aspectos em comum. Haydn é considerado um dos pais da sinfonia por muitos historiadores musicais.


Ao todo, ele compôs mais de 100 obras nesse estilo e não é possível ter a certeza de que a Sinfonia nº1 foi realmente a primeira que ele escreveu. No entanto, ela recebe esse nome por ser a mais antiga que sobreviveu aos dias de hoje. A Sinfonietta, do português Lopes-Graça, tem como subtítulo “Homenagem à Haydn”. O nome vem de uma referência à Sinfonia Marcial, uma das últimas obras de Haydn, presente no terceiro movimento. Mesmo quem não está familiarizado com as sonoridades musicais de ambos os compositores consegue perceber o contraste do terceiro movimento com as demais partes da música.

Finalizando o concerto, a Sinfonia nº 1, de Shostakovich, foi escrita quando o compositor tinha apenas 19 anos e ainda era aluno do Conservatório de Leningrado. É uma obra que ainda traz muito da imaturidade de um Shostakovich estudante, porém, nos últimos movimentos, o compositor já nos mostra um pouco de sua genialidade. Ao longo de sua carreira, ele mostrou que gostava da experimentação musical e não de se ater às regras de composição impostas aos artistas pelo regime Soviético. O concerto Música para a Corte tem classificação indicativa de 07 anos e faz parte da programação oficial da Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Além deste concerto, a OSP apresenta outros três programas durante o mês de setembro, incluindo duas apresentações de Carmen, junto ao Balé Teatro Guaíra, no final do mês. Para ficar por dentro de curiosidades, imagens históricas e momentos dos bastidores, siga a OSP nas redes sociais: facebook.com/OrquestraSinfonicaDoParana e @orquestrasinfonicaparana no Instagram. Acompanhe também o Teatro Guaíra no facebook.com/TeatroGuaira e no Instagram @teatroguaira.

Serviço: Música para a Corte | Concerto da OSP Domingo, 15 de setembro, 10h30 Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).

***Bar Crossroads promove esquenta gratuito para o maior festival de música do mundo***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Levando em consideração a paixão pelo estilo musical, o Bar Crossroads, localizado no bairro Água Verde e referência na cena musical da cidade, preparou uma edição especial do seu tradicional Thunderstruck, um evento gratuito e voltado para toda a família, incluindo seus pets, que tem o objetivo de reunir os apaixonados por boa música, gastronomia e que estão à procura de um programa especial para o domingo. No dia 15 de setembro, a partir das 15h, o “Thunderstruck – Cidade do Rock”, promete preparar a atmosfera da cidade para o maior festival musical do mundo, o Rock in Rio, cuja nova edição ocorre nos finais de semana de 27 de setembro a 6 de outubro, no Rio de Janeiro.


O evento, que ocorre no estacionamento do Bar Crossroads, contará com quatro bandas na programação musical, divididas em dois palcos (Palco Thunder – área externa; Palco cross – área interna), gastronomia, chopes artesanais e drinks especiais. A partir das 15h30, o folk rock toma conta do Palco Thunder com Felipe Zoio interpretando os sucessos do estilo musical em versão acústica. Já, às 18h, é a vez da banda Válvula Vapor com o melhor do rock nacional, como Titãs, Paralamas do Sucesso e Capital Inicial.

No Palco Cross, que inicia às 19h, o grupo Backstage promete animar o público com os sucessos do Bom Jovi, seguido pela banda Afoostic, às 21h30, com um repertório que homenageia o Foo Fighters. No intervalo entre os grupos musicais, discotecagem com o DJ Double. No quesito gastronomia, o “Thunderstruck: Cidade do Rock” oferecerá a Thunder Pizza, disponível nos sabores, Calabresa e Margheritta, com valores a partir de R$10, além de hambúrgueres, fritas no cone e doces especiais do Thunder Doces. Para beber, opções de chopes artesanais da Bastards Brewery, Cerveja Heineken e Thunder Drinks com combinações especiais para os apaixonados por coquetelaria.

Seja um Rockstar – Além de toda a programação especial, a nova edição do Thunderstruck ainda contará com layout inédito e com direito a Camarim e Lounge Heineken para o público que quiser se sentir um Rockstar por alguns minutos. O camarim exclusivo fica localizado ao lado do palco externo, apostando em uma decoração interiamente instagramável em que o cliente é pulseirado por uma promotora, assim como nos grandes festivais. Quem postar a foto tirada no espaço com as hashtags #RockstarHNK e #ThunderCidadeDoRock ganha um chope na hora. A promoção é limitada aos 200 primeiros roqueiros e condicionado a um simples cadastro.

Sobre o Crossroads – Tradição há 22 anos na capital paranaense, o Bar Crossroads é referência para os amantes do bom e velho rock’n’roll, sempre apostando no estilo musical e acreditando em bandas da cena local, sejam tributos ou autorais. Além das atrações musicais, que rolam de quarta a sábado, o bar ainda se destaca pelo seu cardápio, com opções de petiscos e hambúrgueres, assim como chopes, doses, caipirinhas e drinks especiais. Destaque também para o Thunderstruck Food Park, evento realizado mensalmente aos domingos e que reúne os mais variados perfis dos amantes do rock com uma programação gastronômica, com música ao vivo e a presença de food trucks diversos.

Serviço: “Thunderstruck: Cidade do Rock” Local: Bar Crossroads (Av. Iguaçu, 2310 – Água Verde) Data: Domingo (15/9) - Horário: das 15h às 00h Mais informações pelo telefone (41) 3243-3711 Entrada: gratuita - Site oficial: www.crossroads.com.br.

***Street 444 Motorcycles promove a festa gratuita Street Day, com música, gastronomia e promoções***


Crédito das fotos: Juan Azevedo.

***No dia 14 de setembro, o Street 444 Motorcycles, localizado na Gen. Mario Tourinho, 699, promove o Street Day, um dia repleto de atrações para os apaixonados pelo universo duas rodas e pela boa gastronomia. O evento, que conta com entrada gratuita, ocorre na unidade do bairro Seminário, um local que reúne gastronomia, chopes artesanais, venda de produtos e acessórios do mundo do motociclismo e é conhecido por ser um Motorcycle Center, reunindo serviços de mecânica, revisão, customização e lavagem, além da comercialização de motocicletas, ou seja, todos os requisitos necessários para quem é adepto do estilo de vida.


Na programação musical, com início às 12h, três bandas especiais prometem animar a data com o melhor do rock’n roll e folk rock, com os grupos Double Rocker, Old Roosters, entre outros, apostando em um setlist repleto de sucessos nacionais e internacionais. Já na gastronomia, estarão disponíveis opções de petiscos, como Batata Frita no Cone (R$20), Bolinho de Costela (R$30 – 10 unidades), Bolinho de Salmão (R$30 – 10 unidades) e Choripan (R$30), que consiste em pão com linguiça e molho chimichurri, acompanhado de fritas. Chopes Colorado e drinks especiais também marcarão presença.


O sábado ainda contará com sorteios especiais de serviços de manutenção para motocicletas, como revisão e lavagem. “O Street Day é o ponto de encontro dos grupos de amigos motociclistas, que se reúnem em um local com boa gastronomia, com conforto e uma programação musical recheada de clássicos do rock”, comenta o sócio-proprietário Paulo Ribas.

Sobre o Street 444 – Presente com duas unidades na capital paranaense, sendo no bairro Batel e no Seminário, o Street 444 aposta na autonomia de atendimento, excelência gastronomia e na liberdade de escolha, indo de encontro com o estilo de vida dos adeptos do motociclismo. A unidade do bairro Batel, o Street 444 – All in One (Rua Pres. Taunay, 444), reúne opções gastronômicas, reunindo desde cortes especiais, pizzas, porções e culinária japonesa, além de chopes artesanais, ampla carta de vinhos e drinks especiais.

A unidade do bairro Seminário, o Street 444 Motorcycles (Gen. Mário Tourinho, 699) funciona como um Motorcycle Center, oferecendo também gastronomia e chopes artesanais, mas indo mais a fundo no universo duas rodas e contando com serviços de manutenção, como revisão, assistência especializada, customização e lavagem, assim como a venda de produtos, acessórios e motocicletas.

Serviço: “Street Day no Street 444 Motorcycles” Endereço: Gen Mario Tourinho, 699 – Seminário Data: 14/9 (sábado) Horário: a partir das 9h Entrada gratuita Telefone: (41)3149-0444 - Site oficial: http://street444.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário