terça-feira, 28 de maio de 2019

Coluna do dia 28/05/19

***BH Design Festival anuncia programação***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O 1º BH Design Festival chega a cidade com a proposta de apresentar o poder da inovação e da criatividade através da ótica do design e de suas vertentes. Para isso, o festival conta com uma programação de eventos e ações em diferentes espaços da cidade, voltadas para discutir e refletir sobre o design no nosso cotidiano, além de promover conexões entre profissionais, admiradores e marcas envolvidas com o design na capital mineira. A história do BH Design Festival começou em 2014, com o DMAIS Design, evento que também propôs um circuito criativo por BH, mas com o foco voltado para a decoração.

Em 2019, o festival retorna com um novo nome, um novo propósito e novas atrações. Criado e produzido por Renato Tomasi, responsável também pela curadoria de locais, marcas, expositores, palestrantes e nomes envolvidos com a programação, o BHDF nasce como uma evolução da semana do design de Belo Horizonte. A criação e concepção da identidade visual do festival, assim como da bandeira que simboliza o conceito do evento, ficaram a cargo do renomado designer mineiro Gustavo Greco, fundador e Diretor Criativo da premiada Greco Design.


Design Summit - Um dos destaques da programação é o Design Summit, uma conferência que já nasce com a proposta de ser uma das principais atividades reflexivas e de conteúdo do segmento no país. O Summit promoverá, ao longo dos dias 30 de maio e 1º de junho, 30 atividades dentre palestras, entrevistas, workshops e painéis especiais, que abordam temas intrínsecos ao contexto do design contemporâneo no Brasil. A conferência, que conta com curadoria da CoolHow e apoio da WeWork, é organizada a partir de três eixos temáticos principais: “Reinvenção do Design Clássico”, “Design e Negócios” e “Design e Tecnologia”.

Desta forma, o público poderá acompanhar encontros onde serão discutidos os desafios que o design clássico enfrenta em um contexto de mudanças e transformações dinâmicas; da importância cada vez maior do design no crescimento e administração das empresas; além de debater sobre a influência de novas ferramentas – como Inteligência Artificial e Realidade Aumentada – no trabalho dos profissionais da área. Para conversar sobre esses assuntos, o BH Design Festival convidou alguns dos principais nomes do universo criativo no Brasil e no mundo.


Dentre os destaques estão o próprio Gustavo Greco; o vice-presidente de design na América Latina da McKinsey & Company, Fabricio Dore; a Fundadora e Diretora Criativa da Hardy Design e do projeto Estufa – Estúdio de Design Inhotim, Mariana Hardy; Chico Adelano e Francisca Limberger, membros da Echos Design Thinking, a maior escola de design do Brasil; além de Maurício Noronha e Rodrigo Brenner, ambos na prestigiada lista “Forbes Under30”, fundadores do Furf Design Studio, único escritório de design a vencer os 3 principais prêmios do segmento no mundo com o mesmo produto. O público interessado pode acompanhar a programação completa e todos os participantes convidados da conferência no site do Design Summit (https://bhdesignsummit.splashthat.com). As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://lets.events/e/design-summit.

Mercado de Design - Seguindo seu compromisso com o fomento do mercado autoral na capital, o BH Design Festival promoverá nos dias 01º e 02 de junho, no Pátio Savassi, uma feira reunindo uma série de marcas e designers que atuam em Belo Horizonte. Serão 20 expositores selecionados a partir de uma curadoria apurada, assinada por Renato Tomasi, responsável também pela produção e direção do festival. Desta forma, o Mercado de Design apresentará o trabalho de designers e produtores que se comprometem a utilizar materiais, mão de obra e matéria-prima local, fortalecendo a comunidade que atuam.

A proposta é apresentar e comercializar acessórios de moda, utilitários, soluções de design para projetos, decoração, dentre outros objetos autorais com assinatura de nomes relevantes do cenário local como Arte em Vidro, Carlos Penna, Eduardo Villas Boas, Fernanda Torquett, Tati Queiroz, Suka Braga, Moda Moon, Nícia Braga, Julia Bianchi e Estúdio Veste. A escolha dos 20 expositores se deu norteada a partir de três eixos principais: Consumo Social, fator relacionando a forma de fabricação das peças, respeito às práticas sustentáveis e ecológicas; Visual Love, fator relacionada ao caráter estético das peças; e Orgulho Local, que consiste na seleção de designers que atuam dentro de Belo Horizonte e que utilizam na fabricação ou auxílio de fabricação das peças a mão de obra local, fortalecendo assim a comunidade que atua.

Circuito- O BH Design Festival ainda conta com um circuito urbano de atividades voltadas para o universo do design, que serão realizadas simultaneamente em alguns dos mais prestigiados espaços da cidade no segmento. Serão exposições artísticas, workshops, oficinas, bate-papos, tours guiados em centros culturais, visitas a galerias de arte, lançamentos de produtos e objetos de design, dentre outras atividades promovidas por marcas, agentes culturais e locais renomados como a CASACOR Minas, DTI Digital, Grande Hotel Ronaldo Fraga, Greco Design, Libertas Coletivo de Arte, Mercado Novo, Lider Interiores, Museu da Cadeira, Pátio Savassi, Escritório de Arte FASAM, Galeria Murilo Castro, A Central, dentre outros.

Sobre o BH Design Festival: O BH Design Festival, é um evento que tem o objetivo de divulgar o potencial criativo de Belo Horizonte e levantar a bandeira do design na capital mineira. O festival conta com uma série de atividades espalhadas por toda a cidade – como circuitos temáticos, feiras de arte, oficinas e tour criativo, que apresentam o poder da inovação e da criatividade por meio da ótica do design e suas múltiplas manifestações. A história do BH Design Festival começou em 2014, com o DMAIS Design, um evento que também promovia um circuito criativo por BH, mas com o foco voltado para a decoração.

Em 2019, o festival retorna com um novo nome, um novo propósito e novas atrações. Criado e produzido por Renato Tomasi, responsável também pela curadoria de locais, marcas, expositores, palestrantes e nomes envolvidos com a programação, o BHDF nasce como uma evolução da semana do design de Belo Horizonte. A proposta do evento é promover conexões entre profissionais, admiradores e marcas envolvidas com o design na capital mineira. O BH Design Festival conta com patrocínio da Rede Mater Dei, apoio da Hunter Douglas, participação especial da Donatelli e A. de Arte, bebida oficia Zuur Gin e apoio institucional da ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores), além da colaboração da UNA e Lets events.

Serviço: BH Design Festival Quando: 28 de maio a 08 de junho Onde: Conferir programação - Instagram: @bhdesignfestival - Facebook: https://www.facebook.com/BH-Design-Festival-317977795489204 -317977795489204. Design Summit Quando: 31 de maio e 01 de junho Onde: WeWork Savassi (Rua Sergipe, 1.440, Funcionários, BH) Público: Estudantes, designers, empreendedores e executivos de diversos setores Link para inscrição: https://lets.events/e/design-summit. Mercado de Design Pátio Savassi Datas: 01 e 02 de junho Horários: Sábado de 11h às 21h e Domingo de 12H às 20h Onde: Shopping Pátio Savassi, PISO L3 (Avenida do Contorno, 6061 – Savassi).

***Modelo Lu Meirelles quer seguir carreira de atriz***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Lucíola Meirelles Diniz Silva ou Lu Meirelles, seu nome artístico, tem 35 anos e é uma modelo do CAST da Ford Models de Belo Horizonte - BH. Lu é Engenheira por formação e modelo por amor. Atualmente além da Ford de BH, no Rio de Janeiro atua na agência Anderson Cassimiro. Sua entrada no mundo da moda é bem recente: novembro de 2017.


Mãe de duas lindas meninas, Lu se divide entre as diversas tarefas de esposa, mãe, modelo profissional e os estudos de teatro no Theatro Net, onde irá concluir em julho de 2020 sua formação de atriz.

“Comecei com o objetivo de me desinibir, porem tomei gosto pela atuação, e nasceu dentro de mim, o desejo de atuar. Meu objetivo profissional hoje, é modelar pra campanhas de empresas de nome e atuar em novelas, seriados, teatro” Declara. Siga Lucíola no Instagram: lumeirellesoficial.

***A “Louca das Plantas” estará em Curitiba em junho para dar curso sobre cuidados com seu Cantinho Verde***


Crédito da foto: Luciana Festi.

***Você que gosta de plantas e quer saber como cuidar melhor do seu cantinho verde não pode perder essa chance! No dia 14 de junho, a blogueira e jardineira Carol Costa vai aterrisar em Curitiba para um curso super descolado, na Agapanthus Floricultura, e vai ensinar você a tratar com muito mais carinho da sua orquídea, das calatheas, das marantas e de outras plantinhas mais. Será apenas uma tarde, entre 14 e 19 horas, mas promete ser bastante divertida, leve e cheia de aprendizado.

As aulas são expositivas com dicas para você entender: Como manter suas plantas com saúde, combatendo pragas e doenças, além de fazer uma adubação certinha. Montar arranjos florais. Tudo isso sem gastar muito tempo e nem tanto dinheiro. Cada aluno receberá o certificado de conclusão via e-mail, além de concorrer ao sorteio de vários brindes como peças e arranjos florais. No dia do curso, haverá venda de arranjos florais, livros da Carol Costa, tarde de autógrafos e muitos selfies com a louca mais autêntica da TV brasileira.

Inscrições e valores - As inscrições poderão ser feitas diretamente na floricultura Agapanthus – Rua Augusto Stresser, 1133 – Juvevê, ou pelo site www.agapanthus.com.br. Serão consideradas inscritas as pessoas que apresentarem comprovante de pagamento. Não haverá reserva de vagas. O pagamento poderá ser parcelado em até três vezes no cartão de crédito. Agora corre que há poucas vagas e elas acabam mais depressa que florada de ipê-branco. São apenas 40 alunos. Sendo assim, garanta logo seu lugar para não perder a oportunidade de aprender mais sobre como cuidar de suas plantinhas.

Sobre a Carol Costa: Jornalista, paisagista e escritora. Criadora do site Minhas Plantas, participa do programa “A Louca das Plantas” da GNT. Carol também tira dúvidas diárias pela Band News FM de São Paulo, no programa “Jardinaria”, para pessoas que têm interesse pelo universo das plantas. A blogueira é uma comunicadora nata. Com seu charme, carisma e conhecimento sobre plantas vai reunindo seguidores virtuais e reais por onde passa e nos cursos e workshops realizados Brasil afora.

Serviço: Como cuidar do seu cantinho verde Data: 14 de junho de 2019 - Horário: 14h às 19h Local: Agapanthus Floricultura Endereço do curso: Rua Augusto Stresser, 1133 Estacionamento gratuito: Rua Bom Jesus, 1001 Valor: R$ 165,00.

***Hospital Novaclínica recebe equipamento que traz mais segurança em cirurgias***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Hospital Novaclínica, por meio da WMC Anestesia e do Projeto Aviver, acaba de receber o Rotem Sigma, equipamento de tromboelastografia totalmente automatizado que realiza a avaliação quantitativa e qualitativa da coagulação sanguínea. 

Ele direciona o médico para uma conduta mais exata durante uma cirurgia ou nos cuidados pós-operatórios na UTI, permitindo uma análise em tempo real dos fatores de coagulação do paciente, assim como de deficiências do fibrinogênio e plaquetas e de excesso de heparina, além de permitir o diagnóstico da hiperfibrinólise e da hipofibrinólise. 

Com isso, é proporcionada mais segurança no tratamento do paciente, diminuição do tempo de internação, das hemotransfusões e dos custos para instituições de saúde.

***Show do cantor Frejat reúne mais de mil pessoas no Clube Curitibano***


Crédito das fotos: Divulgação.


Na foto: O presidente do Clube Curitibano Renato Ramalho e a primeira-dama Laura Fagundes Ramalho com Frejat.

***O show “Tudo se transforma” do cantor Frejat, realizado na última sexta-feira (24) no salão Rubens Arles Bettega, do Clube Curitibano, reuniu mais de mil pessoas.


Sócios do clube e seus convidados assistiram ao show solo do eterno parceiro de Cazuza e vocalista da banda Barão Vermelho e puderam cantar junto grandes hits de todas as fases da carreira do cantor, como Bete Balanço, Por Você e Amor Para Recomeçar.

***Presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia é convidado em evento argentino*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***O presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, Dr. João Vítola, é um dos palestrantes convidados para o XXXVII Congressso Nacional de Cardiologia, promovido pela Federação Argentina de Cardiologia, que ocorre entre os dias 30 de maio a 1º de junho na cidade de Rosário. 

O evento irá reunir renomados especialistas internacionais de diferentes subespecialidades da cardiologia para debater prevenção e avanços no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. 

Vítola, que também é diretor geral da Quanta Diagnóstico por Imagem, irá ministrar palestras sobre integração da imagem cardiovascular no momento atual e no uso da imagem nuclear cardíaca para acompanhamento dos pacientes com doença cardíaca conhecida. 

***Sopas da Abaré Pizzarias para aquecer nestes dias frios***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com a chegada do outono, aumenta a procura por sopas, caldos, massas e pratos quentes, em função das temperaturas mais baixas.

Para quem aprecia uma culinária especial, a Abaré Pizzarias acaba de incluir em seu cardápio opções de sopas nas unidades Campo Largo, Champagnat e Santa Felicidade para aquecer as noites mais frias.

Nas unidades de Curitiba as sopas são à la carte e estão disponíveis nas versões canja, capeletti, eslava e palmito. Já em Campo Largo são diversos sabores na versão buffet.

A Abaré oferece em seu cardápio mais de 100 pratos entre pizzas, massas, sopas, calzones, saladas e sobremesas. Outro diferencial da Rede Abaré é a adega climatizada e a sua ampla Carta de Vinhos.  Obs: As sopas não estão sendo vendidas nas unidades Express.

Composição das Sopas Canja - Cenoura, batata, frango em cubos e arroz. Capeletti - Capeletti e molho à base de frango desfiado. Eslava - Batata, carne e molho à base de tomate. Palmito - Palmito e molho de palmito.

Serviço: Abaré Pizzarias Campo Largo- Rua Rodolfo Castagnoli, 1000 – (41) 3292-2772 Champagnat - Rua Padre Agostinho, 1381 – (41) 3336-0303 Santa Felicidade – Av. Vereador Toaldo Túlio, 1506 – (41) 3272-0660  - www.abarepizzaria.com.br.

***Lellis Trattoria aposta no clássico Italiano reiventado***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com 38 anos de tradição o Lellis Trattoria aposta no clássico Italiano reiventado. Isso explica porque os pratos do cardápio do Lellis ocupem status de clássicos nas escolhas dos frequentadores. Basta conhecer o tradicional couvert da casa, composto por pão italiano, manteiga, sardela, azeitonas pretas e berinjela, para ser arrebatado pela cozinha da trattoria.

Na categoria prato principal opções para todos os gostos, destaques para Salmão a Bela Munierer, servido com camarões, batata sauté, manteiga, salsinha e alcaparras por R$ 179. Filet de Abadejo a Moda Lellis acompanhado de champignon, vôngoli, alcaparra, 4 camarões, mariscos e batatas soutê por R$ 184,50, além das tradicionais delicias do Lellis entre massas, assados e carnes.

Serviço: Lellis Trattoria São Paulo Endereço: Rua Bela Cintra, 1849 Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira das 11h30 às 15h30 e das 19h à 01h. sábados das 11h30 às 17h e das 19h à 1h e domingo das 11h30 às 17h e das 19h à 00h - Reservas: 11. 3064-2727.

***Margot Bistrot oferece estrutura completa e de padrão elevado para realização de mini weddings***


Crédito da foto: Divulgação.

***Casar em um restaurante tem se tornado uma tendência comum entre noivos que desejam celebrar a sua união em locais intimistas e charmosos, refletindo o bom gosto do casal e o seu estilo único, além de surpreender os convidados por meio de uma excelente gastronomia que atende até os paladares mais exigentes. Para acompanhar essa tendência, o Restaurante Margot Bistrot, localizado no Campo Belo, em São Paulo, traz em estilo parisiense um elegante e aconchegante ambiente – o local ideal para realizar seu mini wedding.

Os proprietários do restaurante cuidam diretamente de cada evento, acolhem os noivos e colaboram com todo o projeto do casamento, indicando fornecedores de acordo com o estilo dos noivos, além de apresentar uma gastronomia contemporânea variada com cardápios deliciosos e personalizados, o que faz com que o casamento seja ainda mais especial.

O Margot Bistrot possui ambientes agradáveis e aconchegantes com infraestrutura requintada e que recebe diferentes estilos de casamento. No térreo, o restaurante conta com um ambiente encantador, pé direito alto e teto de vidro. A luz natural que chega ao espaço por uma claraboia permite que uma imponente figueira-indiana e a horta de temperos complementem a atmosfera do local. No andar superior, encontra-se um lounge elegante e aconchegante com uma excelente e completa estrutura, fazendo com que a sua cerimônia seja perfeita e possua um alto padrão de qualidade.

Com estilo intimista, decoração única, sofás, banquetas, mesas e cadeiras aconchegantes, belos móveis, espelhos e obras de arte garimpados ao redor do mundo e telão com projetor, seu casamento será diferenciada e marcante. Ambos comportam festas dos mais variados estilos, atendendo eventos com até 75 convidados, através de jantares, coquetéis ou formatos elaborados de acordo com o pedido dos noivos. Há também a possibilidade de degustar o menu (com agendamento prévio, conforme disponibilidade da cozinha).

O Margot Bistrot é comandado pelo casal Yasmine Bahiense e Marcos Matos. Yasmine é ex-aluna do prestigiado chef francês Paul Bocuse, responsável por difundir a gastronomia francesa no mundo e um dos criadores do movimento nouvelle cuisine, que reinterpretou a culinária francesa tradicional. Também trabalhou no restaurante do estrelado chef espanhol Martin Berasategui, no D.O.M, do chef Alex Atala e no Emiliano.

Serviço: Margot Bistrot, Café e Bar – R. Antônio de Macedo Soares, 1683 - Campo Belo/SP. (11) 2309-9515 Valet com manobrista – R$ 20 Mais informações: ww.margotbistrot.com.br.

***CCBB São Paulo inaugurou a exposição Vaivém no dia 22 de maio, apresentando as redes de dormir na arte e cultura visual no Brasil em mais de 300 obras dos séculos 16 ao 21***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo inaugura no dia 22 de maio a exposição Vaivém, apresentando as redes de dormir nas artes e na cultura visual no Brasil. Com mais de 300 obras dos séculos 16 ao 21 e a participação de 141 artistas – entre eles, 32 indígenas –, a mostra tem curadoria de Raphael Fonseca, crítico, historiador da arte e curador do MAC-Niterói.

“Longe de reforçar os estereótipos da tropicalidade, esta exposição investiga as origens das redes e suas representações iconográficas: ao revisitar o passado conseguimos compreender como um fazer ancestral criado pelos povos ameríndios foi apropriado pelos europeus e, mais de cinco séculos após a invasão das Américas, ocupa um lugar de destaque no panteão que constitui a noção de uma identidade brasileira”, afirma o curador, que pesquisou o tema por mais de quatro anos para sua tese de doutorado em uma universidade pública.

Com pinturas, esculturas, instalações, fotografias, vídeos, documentos, intervenções e performances, além de objetos de cultura visual, como HQs e selos, Vaivém ocupa todos os espaços expositivos do CCBB São Paulo, do subsolo ao quarto andar, e está estruturada em seis núcleos temáticos e transhistóricos. Vaivém tem início com Resistências e permanências, que é apresentado no subsolo do edifício e mostra as redes como símbolo e objeto onipresente da cultura dos povos originários do Brasil.


“Mesmo com séculos de colonização e até com as recentes crises políticas quanto aos direitos indígenas, elas se perpetuaram como uma das muitas tecnologias ameríndias”, diz Fonseca. Neste núcleo, a maioria das obras é produzida por artistas contemporâneos indígenas, como Arissana Pataxó. No vídeo inédito Rede de Tucum, ela documenta Takwara Pataxó, a Dona Nega, única mulher da Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro (BA), que ainda guarda o conhecimento sobre a produção das antigas redes de dormir Pataxó, feitas com fibras extraídas das folhas da palmeira Tucum.

Carmézia Emiliano começou a pintar de maneira autodidata em Roraima. Se tornou conhecida por telas que registram o cotidiano dos indígenas Macuxi, muitas protagonizadas por mulheres, e terá expostas pinturas feitas especialmente para o projeto, além de obras mais antigas. Também da etnia Macuxi, Jaider Esbell criou para a mostra a instalação A capitiana conta a nossa história. 

A uma rede de couro de boi estão presos um texto de autoria do artista e uma publicação com documentos sobre as discussões em torno das áreas indígenas de seu estado. Outro destaque é Yermollay Caripoune, que, vivendo na região do Oiapoque, entre a aldeia e a cidade, participou de poucas exposições fora do Amapá. Na série de seis desenhos que desenvolveu para Vaivém, o artista apresenta a narrativa dos Karipuna sobre a origem das redes de dormir.

O núcleo reúne ainda trabalhos de grandes nomes da arte brasileira, como fotografias dos artistas e ativistas das causas indígenas Bené Fonteles e Cláudia Andujar, e o objeto de Bispo do Rosário Rede de Socorro, uma pequena rede de tecido onde se lê o título da obra. O segundo núcleo da exposição, A rede como escultura, a escultura como rede, tem trabalhos que mostram redes de dormir a partir da linguagem escultórica e que estão distribuídos por diferentes espaços do CCBB São Paulo, a começar pelo hall de entrada.

Rede Social é uma instalação interativa do coletivo Opavivará!, com uma rede gigante que convida o público a se deitar e balançar ao som de chocalhos. Obras de Arissana Pataxó e Luiz Braga - Estão neste núcleo trabalhos do jovem artista Gustavo Caboco, de Curitiba e filho de mãe indígena, e Sallissa Rosa, nascida em Goiânia e filha de pai indígena. Ele apresenta uma série de gravuras em que discute seu pertencimento e não-pertencimento às culturas ameríndias no Brasil.


Ela, um vídeo criado a partir de selfies enviadas por mulheres em redes de dormir, que revela uma visão complexa sobre o lugar da mulher indígena na sociedade contemporânea brasileira. De Hélio Oiticica foram selecionadas fotografias da pouco conhecida série Neyrótika e, de Ernesto Neto, um conjunto de obras do início de sua carreira, nos anos 1980, onde redes não aparecem literalmente, mas são sugeridas em uma dinâmica de tensão e equilíbrio.

A ação Trabalho, de Paulo Nazareth, ganha uma nova versão. Com uma vaga de emprego anunciada em jornal, o artista contratou um funcionário, que deverá permanecer deitado em uma rede instalada no CCBB São Paulo durante oito horas por dia, até o fim da mostra. Integram ainda o segmento redes de artesãs de diversas regiões do Brasil. No segundo andar do edifício estão dois núcleos. Olhar para o outro, olhar para si traz documentos e trabalhos de artistas históricos e viajantes, como Hans Staden, Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas, que registraram os aspectos da vida no Brasil durante a colonização.

Ao lado deles, artistas contemporâneos indígenas foram convidados a desconstruir o olhar eurocêntrico dessas imagens a respeito de seus antepassados e propor novas narrativas. Entre eles, dois do Amazonas: a pintora Duhigó Tukano, que apresenta a inédita acrílica Nepũ Arquepũ (Rede Macaco), sobre o ritual de nascimento de um bebê Tukano, e Dhiani Pa’saro, ainda pouco conhecido fora de seu estado natal, que expõe a marchetaria Wũnũ Phunô (Rede Preguiça), composta por 33 tipos de madeira e inspirada em duas variações de grafismos indígenas: o “casco de besouro” (Wanano) e o “asa de borboleta” (Ticuna).

O coletivo MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin), do Acré, criou para o CCBB São Paulo uma pintura mural que faz referência ao canto Yube Nawa Aibu, entoado para trazer força e abrir os caminhos em cerimônias tradicionais. Já Denilson Baniwá, nascido no Amazonas e residente no Rio de Janeiro, fez intervenções digitais e físicas sobre obras de artistas brancos que retrataram povos indígenas. Em Disseminações: entre o público e o privado as redes surgem em atividades do cotidiano do Brasil colonial, como mobiliário, meio de transporte e práticas funerárias.

Um dos destaques é Dalton Paula, artista afro-brasileiro de Goiás, que lança em suas pinturas um olhar sobre as narrativas a respeito da negritude no Brasil desde a colonização. Os lugares que as redes ocupam na vida contemporânea no Brasil, em especial na região Norte, também estão pontuados nesse núcleo. Fotografias de Luiz Braga, por exemplo, exibem redes de dormir em cenas do dia-a-dia no Pará. No terceiro andar do CCBB São Paulo, Modernidades: espaços para a preguiça, a rede passa a ser associada à preguiça, à estafa e ao descanso decorrentes do encontro entre o trabalho braçal e o calor tropical.

O ponto central é ocupado por “Macunaíma” (1929), livro de Mário de Andrade. O personagem que passa grande parte da história deitado em uma rede está em obras de diferentes linguagens. Carybé foi o primeiro artista a fazer ilustrações de Macunaíma. Um desenho pouco exibido de Tarsila do Amaral mostra o Batizado de Macunaíma. Joaquim Pedro de Andrade dirigiu o longa-metragem que, estrelado por Grande Otelo, completa 50 anos em 2019, e os cartunistas Angelo Abu e Dan X adaptaram a história em quadrinhos.

No espaço também estão Djanira, com o raro autorretrato Descanso na rede, em que surge ao lado de seu cachorro, e peças de mobiliário desenhadas por Paulo Mendes da Rocha e Sergio Rodrigues. No quarto andar está o núcleo Invenções do Nordeste. Nele foram reunidas obras que transformam em imagens mitos a respeito da relação entre as redes e esta região do país, além de trabalhos em que elas surgem como símbolo de orgulho local e de sua potente indústria têxtil.

Destaque para uma série de fotografias de Maurren Bisilliat pelo sertão nordestino e as cerâmicas de Mestre Vitalino que retratam grupos de pessoas enterrando entes dentro de redes. Também no último andar do edifício, uma homenagem a Tunga. O artista que inaugurou o CCBB São Paulo, em abril de 2001, retorna à instituição 18 anos depois. A instalação Bells Falls ganha uma nova versão e é apresentada ao lado dos registros fotográficos da performance “100 Rede”, realizada em 1997 na Avenida Paulista.

Obras de Tunga e Bené Fonteles Itinerância da Exposição Vaivém fica em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo até 29 de julho. A exposição será também exibida nos CCBB de Brasília (setembro/2019), Rio de Janeiro (dezembro/2019) e Belo Horizonte (março/2020). Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Período da visitação: 22 de maio a 29 de julho de 2019 – Entrada gratuita Horário: Todos os dias, das 9h às 21h, exceto terças Telefone: (11) 3113-3651 Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja Clientes do Banco do Brasil têm 10% de desconto com Cartão Ourocard na cafeteria, restaurante e loja Estacionamento conveniado: Estapar Rua Santo Amaro, 272 Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô Valor: R$ 15 pelo período de 5 horas É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB - ccbbsp@bb.com.br | bb.com.br/cultura.

***Carlinhos Brow recebe em Salvador a dupla de cantores Jolt***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Carlinhos Brow recebeu em seu estúdio em Salvador a Jolt, para a gravação de uma música. Essa ação foi de um concurso musical de internet que a Jolt ganhou. A Jolt compôs e mandou o vídeo simples feito em casa e ficaram entre os 10 mais votados do país e por fim foram escolhidos por votos da internet, ganharam um premio financeiro e a gravação do Jingle e do comercial ao lado do Carlinhos Brow na produtora dele em Salvador. Para Maria e Caun vocalistas da Jolt, foi uma oportunidade maravilhosa e estamos muitos felizes. Dupla de irmãos formam a Jolt, duo de irmãos com trabalhos lançados com a produção musical do Rick Bonadio.


Sobre a JOLT: “JOLT” surgiu na cena musical como banda em 2015, formada pelos irmãos Mariana e Cauan, a faixa que deu pontapé na carreira, foi à canção “Não Vamos Parar a batida”, o clipe teve 50 mil de visualizações. “Pessoa Errada” foi à segunda inédita, lançada em 2018, já pelo escritório do Rick Bonadio, o Midas Music e teve pouco mais de 170 mil de visualizações.

“Naquele Lugar” lançado em abril de 2019, essa canção marca a transição e amadurecimento da carreira de banda para Duo, destacando os irmãos Mariana e Cauan como protagonistas de uma nova fase da Jolt, o clipe conta com mais de 30 mil de visualizações. Jolt lançou o projeto “Acústico Live Session”, onde eles recebem convidados para um feat intimista, onde cantam uma série de covers nacionais e internacionais de canções de sucesso que mostram suas afinidades musicais. O primeiro foi feito com as Ravenas, “Sorry Not Sorry” da Demi Lovato.


O segundo feat fi com a cantora e compositora Ariane Vilas Lobos, “Million Reasons” da Lady Gaga. O terceiro foi com a cantora Laura Castro, das BFF Girls, “Dangerous Woman” da Ariana Grande. O quarto feat foi com os cantores Apolo Costa e Manu Cabanas “Forget You” da CeeLo Green & Nicki Minaj Mashup. O quinto e mais recente foi em parceria com a cantora Ana Zimmerman, “Billie Jean” do Michael Jackson. O canal no youtube da “JOLT” ao todo já alcançou 181.790 mil de views.

A banda faz parte do estúdio do Produtor/compositor, Rick Bonadio, que é conhecido internacionalmente pelos grandes sucessos, como Mamonas Assassinas, Charles Brown Jr, Tihuana, CPM22. Bonadio conta com cinco Grammy Latinos, assina grandes produções, como a formação da banda pop feminina ROUGE, jurado do X Factor Brasil, o musical “Rebeldes” na versão brasileira, e agora responsável pelo direcionamento de carreira da banda pop sensação do momento.

***Ator de "O Sétimo Guardião", Jaffar Bambirra lança single e clipe inéditos***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Atualmente parte do elenco da novela "O Sétimo Guardião" (Rede Globo), Jaffar Bambirra decidiu retornar às origens de sua formação artística. Desse modo, o ator, cantor e compositor lança agora, pela gravadora Deck, o single "Quando Fui Seu Par" (Jaffar Bambirra/Nitai Raynsford). A faixa já está em todas os aplicativos de música e ainda conta com um videoclipe, disponível no YouTube. Com forte influência do folk, "Quando Fui Seu Par" também possui traços de MPB, rock e jazz.


De acordo com Bambirra, houve forte inspiração em Bob Dylan, que era constantemente ouvido pelo autor durante o processo de composição e gravação. A produção musical ficou por conta de Pedro Mamede, que além de tocar bateria na faixa, enriqueceu os arranjos e convocou Juliano Cortuah (violão), Lancaster Lopes (baixo), Rodrigo Tavares e Gabriel Salles (teclados) e Bárbara Dias (vocais e arranjos). A mixagem ficou a cargo de Mamede e Gabriel Lucchini e Daniel Musy cuidou da masterização.

O clipe da canção mostra Jaffar no estúdio durante as sessões de estúdio, ao lado da equipe que contribuiu para a gravação da faixa. As filmagens retratam a rotina intimista na qual o artista optou por gravar a música. O vídeo foi dirigido por Nadia Bambirra com direção de fotografia de Daniel Talento. "Quando Fui Seu Par" é o segundo single lançado por Jaffar Bambirra, que já havia disponibilizado "Ilustração" em 2018. Ouça o single: https://JaffarBambirra.lnk.to/QuandoFuiSeuParPR - Assista o clipe: https://www.youtube.com/watch?v=OBucxNVFlxk.

***Alexandre Rossi, o Dr. Pet, é confirmado no maior evento pet de Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nos dias 28, 29 e 30 de junho, Curitiba recebe a terceira edição do Parada Pet, o maior evento pet da região, que ocorre no Museu Oscar Niemeyer. Neste ano, o evento, que já entrou para a programação oficial da capital paranaense, contará com a ilustre presença de Alexandre Rossi, o Dr. Pet, no domingo (30). O especialista em comportamento animal vem acompanhado de sua fiel companheira Estopinha, com dicas especiais para tornar o relacionamento com o seu pet ainda mais especial.

O profissional, que é Zootecnista, mestre em Psicologia e graduando em Medicina Veterinária, possui ampla experiência como palestrante e apresentador de programas de TV e rádio, já tendo participado de quadros no Domingo Espetacular, da Rede Record, no Programa Eliana, do SBT, assim como na Rádio Jovem Pan, com o Pet na Pan.

Atualmente, Alexandre Rossi apresenta o programa “Missão Pet”, no canal pago Nat Geo, além de ser convidado especial do programa É de Casa, da Rede Globo. Rossi é convidado especial da distribuidora Nikko, representando a marca Hill’s Pet Nutrition, uma das patrocinadoras oficiais do Parada Pet.

O evento ainda contará com atividades inéditas para os animais de estimação e seus tutores, gastronomia, concursos, desfiles e os melhores produtos e lançamentos do segmentos, além de uma das maiores feiras de adoção do Paraná, em parceria com o Instituto Fica Comigo. O Parada Pet é apresentado pela Casa do Produtor e conta com a realização da Agência 302, Planeta Brasil Entretenimento e T2.

Serviço: Terceira edição do Parada Pet Data: 28, 29 e 30 de junho Local: Parcão do Museu Oscar Niemeyer (Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico) Evento oficial: https://www.facebook.com/events/344058622900256. Entrada Gratuita - Classificação Livre Apresentação: Casa do Produtor Realização: Agência 302, Planeta Brasil Entretenimento e T2.

***Com garantia de um ano no seminovo, concessionárias melhoram as condições na negociação do carro zero km***


Crédito da foto: Divulgação.

***A cada dez carros zero km vendidos nas concessionárias no Brasil, em média de três a quatro carros entram como forma de pagamento. Essa não é uma negociação fácil. De um lado, o consumidor acha que a loja está pagando pouco, já os lojistas precisam de margem para os impostos, comissão com uma nova venda, às vezes algum conserto, mas principalmente, o risco de demorar à vender o carro, arcando com o custo da manutenção nesse período.

Para minimizar esse risco e deixar o cliente mais contente na negociação do seu usado, as concessionárias encontraram na Gestauto Brasil, empresa pioneira em gestão de pós-venda, uma solução, oferecendo a garantia de um ano em seus seminovos, resultando numa aceleração nas vendas. “Adquirir um seminovo é sempre vantajoso do ponto de vista econômico porque é um carro que já sofreu a desvalorização em relação ao zero km. Mas há sempre uma desconfiança com o histórico e manutenção do veículo. Com a garantia de um ano oferecida pela Gestauto, essa desconfiança é minimizada.

O consumidor sabe que se der algum problema, ele tem a garantia”, explica o diretor da Gestauto Brasil, Felipe Muraski. “Com a Gestauto melhoramos nossas vendas devido à garantia de um ano e diminuímos nosso custo com os pós-venda. Além de sobrar mais tempo para nossos funcionários focarem em vendas, conseguimos rentabilizar o departamento comercial, uma vez que começamos a vender as três opções de garantia a nossos clientes”, disse Maxmuler, diretor da Cevel Veículos.

O cliente com garantia Gestauto conta com oficinas credenciadas em todo o país. O suporte técnico é feito via 0800 e a avaliação do veículo é feita em até 48 horas. A Gestauto Brasil é uma das empresas que mais crescem no setor de automóveis no Brasil. Conta com 50 mil atendimentos e atualmente gerencia 16 mil pós-vendas de 600 clientes entre concessionárias e lojas multimarcas em todo o país.

***Festa anos 80 com participação de Supla, Veraneios e DeLorean agita Curitiba***


Crédito da foto: Manuela Scarpa.

***A música, o cinema e o estilo anos 80 foram tão marcantes na cultura que se mantém em alta até hoje. Muitos dizem que foi o período mais fértil do rock, especialmente no Brasil. Bandas como Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Plebe Rude, Ultraje a Rigor, Engenheiros do Havaí, entre outras que surgiram na década de 80 continuam entre as mais tocadas. Reviver aquela época com o que há de melhor na música anos 80 é a proposta da festa 80´Friends que chega a sua 7ª edição com grande expectativa. O evento será dia 8 de junho no Espaço Torres Kenedy (Paraná Clube) com a presença do cantor Supla, referência nos anos 80, e das bandas curitibanas Veraneios e DeLorean.

Para abrir a festa e animar a galera entre as bandas, o DJ Marcio Fernandes. “Escolhemos como tema esse ano, “o rock conecta” porque é a cara da festa. Através do rock formamos amigos que mantemos até os dias de hoje. E a 80´s friends consegue reunir amigos novos e antigos. É uma festa para celebrar a amizade com boa musica e conforto”, explica Pierre Boulos, idealizador da festa. A festa começa às 22 horas com o DJ Marcio, ex-Moustache Sound And dance, com a Melhor do New Wave, Synthpop, pós punk e pop rock.

Em seguida, a banda Veraneios agita a galera com muito rock nacional a partir das 23h. Convidado especial, Supla será a segunda atração do palco. Já a banda DeLorean fecha a festa com muito pop rock internacional. As atrações da festa vão além das músicas. Com o subtema “Cinema dos Anos 80”, a ambientação leva o público aos anos 80 como em um túnel do tempo. No saguão de entrada, dois carros que levam os nomes das bandas, Veranieos e DeLorean (De Volta para o Futuro) fazem a decoração e ficam disponíveis para fotos.

As mesas estão dividas em quatro setores; “Curtindo a Vida Adoidado”, “The Gonnies”, “Indiana Jones” e “Clube dos Cinco”. Os camarotes levam os nomes de “Ghostbusters”, “Footloose”, “The Lost Boys”, “Top Gun” e “Pulp Fiction”. Haverá exposição de painéis com fotos de cantores e bandas dos anos 80 que fazem parte do livro Let´s Rock do fotografo Marcelo Rossi que estará vendendo sua obra na festa.

Serviço: 80’Friends – O Rock Conecta Atrações: Supla, Veraneios, DeLorean e DJ Márcio Data: 08 de junho – 22 horas Local: Espaço Torres – Avenida kennedy (Paraná Clube) Ingresso: R$ 50,00 – Mesa: R$ 100,00 Camarotes: a partir de R$2.000,00(10 pessoas).

***Fim de semana de saúde e charme na Ilha do Mel***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Um fim de semana em uma pousada charmosa na Ilha do Mel, com caminhadas e práticas de Yoga. Esta será a programação que o professor em Yoga, Sílvio Lopes, e a Astral da Ilha Pousada e Gastronomia prepararam para os dias 14, 15 e 16 de junho. As vagas são limitadas e a programação inclui hospedagem, as práticas, alimentação, estacionamento e transporte náutico. Lopes estuda e ensina Yoga há 19 anos e é o idealizador do Yoga no Parque, programa de aulas abertas que acontece em Curitiba desde 2010.


Cerca de 70 mil pessoas já participaram das aulas que acontecem no Parque Barigüi, Jardim Botânico e Ruínas de São Francisco. “Esta programação na Ilha do Mel é inédita com as práticas de Yoga e com vários serviços inclusos no programa. A Pousada Astral da Ilha tem um cuidado constante com o bem estar dos hóspedes e com o Yoga será um fim de semana para recarregar as energias. Iniciantes acompanharão as atividades tranquilamente”, disse Sílvio Lopes.


A Astral de Ilha Pousada e Gastronomia está na Praia de Fora (Brasília), a 20 metros do mar, junto ao Farol das Conchas, um dos pontos mais conhecidos da região. Estarão disponíveis para este evento 10 quartos para casais, dois quartos triplo ou quádruplo, e um chalé para cinco pessoas. Até o dia 8 de junho este pacote tem o preço de R$ 1.150,00; após esta data, o preço passa para R$ 1.350,00 (sendo 50% no ato da reserva). Informações (41) 3426-8196 / 99872-6469 e contato@astraldailha.com.br - http://astraldailha.com.br.


Confira a programação: Sexta-feira, dia 14 Check-in até às 20h Relax e Meditação na praia (noite) Jantar. Sábado, dia 15 6h30 - Amanhecer com Saudação ao Nascer do Sol e Meditação na Praia de Fora 8h - Café da manhã Tempo livre 12h - Almoço 14h/15h30 – Técnicas respiratórias do yoga – melhoria da capacidade pulmonar, controle do estresse, melhoria do sono Tempo livre 17h10 – Subida ao farol e prática de meditação ao por do sol 19h - Jantar. Domingo, dia 16 6h30 - Prática de Yoga ao Amanhecer na Praia de Fora 7h30 - Café da manhã 9h - Caminhada até a praia do Miguel, yoga e relaxamento 12h - Almoço e check-out.

Nenhum comentário:

Postar um comentário