terça-feira, 9 de outubro de 2018

Coluna do dia 09/10/18

***Representantes do Radisson Hotel Curitiba marcam presença no Gala Pequeno Príncipe***


Na foto 01: Elias Rodrigues, diretor-presidente HCC (Hotel Curitiba Capital, empresa à qual pertence o Radisson), e Marcia Coelho, diretora financeira HCC, prestigiaram o Gala Pequeno Príncipe 2018. Crédito: Marcelo Elias.


Na foto 02: Marcia Coelho, diretora financeira HCC (Hotel Curitiba Capital, empresa à qual pertence o Radisson), Franciele Picolotto, gerente regional de vendas HCC, Monica Arns, gerente-geral Radisson Hotel Curitiba, e Elias Rodrigues, diretor-presidente HCC, marcaram presença no Gala Pequeno Príncipe 2018. Crédito: Valterci Santos.


Na foto 03: Os chefs Hermes Custódio, Mitsuharu Tsumura, Ivan Ralston, Claude Troisgros e Celso Freire criaram menus exclusivos para o jantar. Crédito: Marcelo Elias.

***A 9ª edição do Gala Pequeno Príncipe, tradicional jantar beneficente organizado em prol do Hospital Pequeno Príncipe, foi prestigiado por representantes do Radisson Hotel Curitiba, apoiador do evento. Realizado na última sexta-feira (dia 5) no Castelo do Batel.

O jantar teve menu exclusivo preparado por renomados chefs convidados pelo padrinho e curador Claude Troisgros, chef francês radicado no Brasil: Mitsuharu Tsumura (do restaurante Maido, Peru), Ivan Ralston (Tuju, São Paulo), Celso Freire (Celso Freire Gastronomia, Curitiba) e Hermes Custódio (Castelo do Batel, Curitiba).

***Pandora reúne convidados especiais para lançamento mundial da Coleção Reflexions***


Crédito das fotos: Francio de Holanda.

Na foto 01: Michele Nassi, Laura Wie e Ana Maria Mello1.


Na foto 02: Livia Andrade, Vera Viel e Diana Villas Boas.


Na foto 03: Graziela Falotico, Maurren Maggi e Chris Nunes.

***Quem passou pela movimentada Rua Oscar Freire, em São Paulo, nesta última quinta, 04, percebeu uma agitação na loja PANDORA. A marca recebeu convidados especiais para o lançamento da Coleção Reflexions, como Vera Viel, Manu Gavassi, Ana Paula Siebert, Hortência, Maureen Maggi, Karina Monteiro, Livia Andrade, Laura Wie, Diana Villas Boas, Danilo Faro, Christiane Nunes e Graziella Falotico, respectivamente Diretora de Marketing e Country Manager da PANDORA, entre outros.


O evento em São Paulo seguiu o badalado lançamento que aconteceu um dia antes na cidade de Nice, na Riviera Francesa. Na ocasião, estiveram presentes, no exclusivo Bubble House, desenhado pelo arquiteto Antti Lovag, além dos diretores criativos da PANDORA, Francesco Terzo e A. Filippo Ficarelli, as modelos Ana Beatriz Barros, Winnie Harlow, Olivia Culpo, Ashley Benson, Cecilia Yeung, e os influenciadores digitais Leonie Hanne e Betty Autier.


Sobre a coleção - Apresentando uma nova era de estilo e confiança, a PANDORA lança Reflexions, uma coleção icônica de braceletes e charms que propõe a auto expressão através da criatividade de cada mulher. Uma narrativa que surge em três diferentes materiais: Prata de lei, PANDORA ShineTM e PANDORA RoseTM, permitindo com que todas se sintam seguras e reflitam sua personalidade em combinações divertidas e ilimitadas de joias.


A coleção Reflexions é apresentada em linhas simples e formas geométricas, que tornam as joias atemporais e refletem a força, confiança e autenticidade feminina. Os braceletes surgem com material maleável ornamentado com pedras de zircônia cúbica e, embora luxuosos, seu design versátil permite inúmeras formas e ocasiões de uso.

Charms adornam as composições colaborando para a criação de estilos diversos e, refletindo assim, os traços de personalidade mais profundos de cada mulher. Os designers Francesco Terzo e Filippo Ficarelli se inspiraram em referências da Era Renascentista, uma época que transformou o papel da mulher em vários âmbitos da sociedade, com uma forte influência das figuras femininas que abriram caminho para outros tantos nomes, como Elizabeth I, da Inglaterra, e Caterina de Médici, rainha da França.

“Naquela época, as joias eram consideradas parte vital da auto expressão feminina. Essa característica vai inspirar outras mulheres a se expressarem através da escolha de suas joias. A coleção é um convite para que as mulheres contem suas histórias por meio das joias”, explica Filippo Ficarelli, um dos diretores criativos da marca. Junto a isso, o olhar apurado da direção criativa da marca faz um convite intrigante para que a nova geração de mulheres reflita o melhor de si, com joias que brincam com os paralelos e aposta nos contrastes, uma das maiores tendências da estação.

Em Reflexions, o antigo versus o novo, o minimalismo versus o maximalismo, possibilitam a auto expressão, a criatividade e a individualidade de cada uma, com a customização e personalização das peças. PANDORA Reflexions possibilita uma nova forma de refletir a personalidade através da auto expressão. Um x de eXpressão, eXperiências, que eXcedem as eXpectativas. Um X que multiplica o efeito que cada uma deseja causar com seu estilo pessoal. A coleção Reflexions já está disponível em todas as lojas físicas e e-commerce da PANDORA.

Sobre a PANDORA - A Joalheria PANDORA foi fundada em 1982 em Copenhague, Dinamarca, e é uma das maiores joalherias do mundo. Desenha, fabrica, distribui e vende joias a preços acessíveis com um modelo de negócio integrado. Com as direções criativas de Francesco Terzo & Felippo Ficarelli, as joias PANDORA são pensadas para que cada mulher se sinta criativa em sua própria expressão.

Dentro de um cenário em que as mulheres assumem papeis multifacetados, a PANDORA abre mão de um único rosto para suas coleções com a finalidade de aproximar seu público, inspirando as mulheres a expressarem sua individualidade, refletindo seu estilo próprio. A marca está presente em mais de 100 países nos seis continentes, com aproximadamente 9.300 pontos de venda, incluindo 1.800 lojas conceito, além das vendas por meio de seu e-commerce.

***Liz apresenta coleção 2019 de lingeries sustentáveis***


Crédito da foto: Divulgação.

***A empresária Alison Mazza Lubascher recebe convidados e clientes com um coquetel para o lançamento da coleção de lingeries Liz 2019 nesta quarta-feira, 10 de outubro, às 19 horas, no Café Passion Du Chocolat, no piso superior do ParkShopping Barigui, em Curitiba. A coleção traz novidades de cores como o tom verde Mikonos, além das cores cosméticas já apresentadas pela Liz – branco, blush e sépia.

Outra novidade são as lingeries confeccionadas em lycra biodegradável, que se desintegram ao entrar em contato com o aterro sanitário, quando descartadas. O desfile terá sutiãs com tamanhos diferentes de costas e bojo, calcinhas, bodies, bralettes (bustiês) e o lançamento da nova renda Splendor, que está nas peças da coleção.

***Reserva abre as portas em Balneário Camboriú***


Crédito das fotos: Carlos Alves.

***Uma das mais aguardadas grifes de moda masculina brasileira abriu suas portas em Balneário Camboriú, no piso térreo do Balneário Shopping. Esta é a segunda loja da Reserva no Estado. A outra fica na capital, Florianópolis. Balneário Camboriú foi escolhida por ser uma cidade moderna, antenada, com uma bossa que tem tudo a ver com a marca carioca.


A nova loja, com 96 m² tem um conceito moderno e descolado e é comandada pelos franqueados e irmãos Gabriel e Gustavo Casa, onde já apresenta as novidades da coleção Verão 2019. “A Reserva é a cara de Balneário Camboriú, uma cidade cool que tem tudo a ver com o lifestyle da marca”, afirma Gabriel. Tradicionalmente, para marcar a chegada da marca a uma nova cidade, a Reserva confeccionou uma camiseta que representa o lifestyle local, com a estampa Praia&Balada&Champanhe&Balneário. A peça já é um sucesso na loja.



Sobre da marca - O Grupo Reserva abriga, além da marca masculina de mesmo nome, a infantil Reserva Mini, a feminina Eva, a inovadora Ahlma e o casual maduro e básico de alta qualidade da Oficina. Em julho de 2018, o conglomerado lançou uma célula criativa de colaboração, com o nome de RSV+, onde mensalmente serão desenvolvidas parcerias com marcas do varejo nacional e internacional, não necessariamente da moda.

Em 2016 a marca criou o maior projeto social do mercado de moda brasileiro: o 1P5P, no qual a cada produto vendido na Reserva e Reserva Mini, cinco pratos de comidas são doados a quem tem fome no país. Desde o lançamento já são mais de 18 milhões de refeições doadas (dados atualizados em maio de 2018). É também a única empresa brasileira no ranking das mais inovadoras do mundo, publicado pela conceituada revista norte-americana Fast Company. O grupo conta com 83 lojas, cerca de 2 mil funcionários, além da presença em mais de 1,4 mil multimarcas pelo país.

***Apolar Imóveis lança Programa de Desenvolvimento de Corretores***


Crédito da foto: Gilson Abreu.

Na foto: O reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, com o sócio da Apolar Imóveis, Daniel José Galiano e o coordenador da Pós-Graduação da universidade, Jorge Biff Netto.

***Depois do sucesso do PDE, o Programa de Desenvolvimento Estratégico, lançado em maio para capacitar franqueados e corretores autônomos, a Apolar Imóveis lançou no final de setembro o PDC, Programa de Desenvolvimento de Corretores, novamente em parceria com a Universidade Positivo.

Com uma turma de 50 alunos, o curso é voltado para corretores e franqueados da Rede Apolar, com carga horária total de 65 horas, e vai até a primeira semana de dezembro, abordando temas como desenvolvimento pessoal, excelência em atendimento, estratégia financeira pessoal e aspectos legais e tributários na corretagem de imóveis.

O painel de abertura do PDC contou com a presença do professor Jorge Biff, coordenador estratégico do curso e de Daniel Galiano, diretor-presidente da Apolar Imóveis, que compartilhou trechos da carta institucional da empresa, relembrando os valores e a missão da Apolar Imóveis, além de parabenizar todos os presentes por estarem em busca de um diferencial em suas carreiras.

“É gratificante ver corretores, franqueados jovens e funcionários de longa data saindo de suas zonas de conforto. Isso mostra que eles valorizam a empresa e entendem como funciona o mercado atual, que é muito competitivo”, afirmou Galiano. De acordo com o coordenador estratégico do curso, a participação em programas como o PDC da Apolar Imóveis pode ser um diferencial na carreira dos participantes.

"No cenário atual é importante estar preparado e a Apolar dá um passo à frente da concorrência com o lançamento de mais um curso, depois do sucesso do PDE. Aqui na Universidade Positivo temos uma linha de pós-graduação que aborda as nuances do mercado imobiliário e poderemos dar todo o suporte que eles necessitam em busca de qualificação”. As aulas acontecem toda quarta-feira, às 19h, no campus Santos Andrade da Universidade Positivo.

***Exame de sangue não precisa ser sinônimo de dor para as crianças***


Crédito das fotos: Divulgação. 

***É comum as crianças temerem as picadas de agulha. Seja na hora de tomar uma vacina ou de fazer coleta de sangue. A maioria dos pequenos sofre quando o assunto é injeção e esse tipo de reação gera estresse e pode interferir nos resultados de alguns exames. “A ansiedade e o nervosismo no momento da coleta de sangue podem elevar hormônios como o cortisol, adrenalina e o de crescimento, alterando os resultados”, explica o diretor médico da Unimed Laboratório, Mauro Scharf. Para minimizar o estresse e até mesmo evitar traumas é necessário que os pais estabeleçam uma relação de confiança com seus filhos e falem a verdade. “Cada criança reage de uma forma, por isso é importante ter sensibilidade para perceber o medo e auxiliar nesse momento para tranquilizá-la.” 


O médico explica que não adianta mentir. Contar para a criança como vai ser o exame e explicar para ela como tudo funciona pode ajudar bastante. “Dizer que vai doer só um pouquinho e que logo vai passar acalma a criança. Mesmo assim, os pais precisam saber que ela vai chorar e que o choro faz parte. Não reprima, nem a deixe mais ansiosa. O indicado é agir com naturalidade e passar segurança. Diga palavras de conforto e carinho.” A equipe de coleta e o ambiente também influenciam. Um local mais colorido, lúdico e um atendimento personalizado fazem toda a diferença. 


“Se a criança é recebida em um espaço acolhedor, por um profissional qualificado para esse atendimento, ela se sentirá mais segura e a coleta de sangue passará a ganhar novos significados na vida dela”, afirma Scharf. Conforto e atendimento humanizado são prioridades da Unimed Laboratório. Especialmente para o público infantil, a empresa criou recentemente a Turminha Monstrinhos Saudáveis. Quatro personagens, cada um com um perfil, tornam o atendimento às crianças mais divertido. Eles ilustram o “Certificado de Bravura” e estão representados em materiais para colorir, painel e plaquinhas para as crianças tirarem fotos no laboratório. 

“Cada personagem representa a personalidade de muitos dos nossos pequenos pacientes e acreditamos que pais e filhos irão se identificar com eles”, comenta Carolina Mello Dorneles, responsável pelo marketing. Além dos mascotes, na Megaunidade as crianças são recebidas no espaço kids, que tem uma ampla área de lazer com parquinho e uma sala de estar colorida com televisão e programação infantil, além de uma parede toda de quadro-negro para as crianças exercitarem a criatividade. 

Sobre a Unimed Laboratório - A Unimed Laboratório é uma rede laboratorial com unidades de coleta distribuídas nos principais pontos de Curitiba e Região. Uma estrutura completa para cuidar da saúde e do bem-estar com a qualidade de serviços e de atendimento Unimed. A Megaunidade da Unimed Laboratório (Av. Iguaçu, 1815, Água Verde) proporciona a visualização do local no qual as análises são realizadas, ambiente próprio para crianças, equipamento especial para encontrar veias difíceis na coleta de sangue, pesquisa de qualidade on-line e café especial para o desjejum. Mais informações no site www.unimedlab.com.br.

***Vitor Britto, da novela As Aventuras De Poliana, faz participação especial na peça Somos Tão Jovens***


Crédito da foto: Divulgação.

***O ator Vitor Britto, atualmente no ar como Jeferson na novela As Aventuras De Poliana, do SBT, faz uma participação especial no espetáculo Somos Tão Jovens, na sessão de domingo, 14 de outubro, às 18h, no Teatro Augusta. O espetáculo Somos Tão Jovens, de Vinícius de Oliveira com direção de Ricardo Grasson traz questões sobre preconceitos, sonhos, relacionamentos e sexualidade.

O elenco conta com os com jovens atores Danillo Branco, Júlio Oliveira, Gabriel Moura, Bruno Damásio, Fernando Burack e Luis Fernando Delalibera acompanhados por uma banda formada por Kelly Martins, Léo Rosso e Victhor Vieira. A montagem está em cartaz no Teatro Augusta até 11 de novembro.

***Máscara vegana com carvão vegetal da Pharmapele promove limpeza profunda e desobstrução dos poros***

***As máscaras faciais já são queridinhas de grande parte das pessoas na hora de realizar a rotina de cuidados com a pele. Isso por que as máscaras são um dos produtos mais versáteis para o tratamento da pele do rosto, com benefícios como hidratação, aumento da luminosidade e até mesmo fechamento dos poros. Esta popularização faz com que o mercado cosmético traga cada vez mais novidades para este tipo de produto. 

A Pharmapele, por exemplo, agora conta com uma máscara vegana de limpeza profunda enriquecida com carvão ativado 100% vegetal e sustentável. Ideal para remover células mortas e desobstruir os poros, principalmente de pessoas com a pele normal e mista, o produto age como um ímã sobre o tecido, absorvendo toxinas e impurezas e deixando a pele sedosa, revitalizada e luminosa. “A Máscara de Limpeza Profunda ainda conta com silício orgânico em sua formulação, um componente estrutural da pele que contribui para a preservação do metabolismo celular, promovendo alta hidratação e a melhora da elasticidade e firmeza do tecido, além de combater os sinais do envelhecimento, devolvendo a vitalidade e o aspecto radiante à pele”, explica Luisa Saldanha, diretora técnica da Pharmapele. Além disso, o produto tem ação antipoluição, protegendo a pele das agressões causadas pelos materiais poluentes que estão ligados à formação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. 

De efeito peel off, o que facilita sua remoção e torna seu uso ainda mais prático, a máscara deve ser aplicada em uma camada uniforme sobre o rosto limpo e seco, deixando agir por 20 minutos até a completa secagem. Em seguida, retire a máscara por completo, começando pelas extremidades e utilizando água para remover qualquer resíduo. Para um resultado duradouro, utilize o produto semanalmente. O produto não é testado em animais e também não utiliza ingredientes de origem animal. Fonte: A Pharmapele é uma rede de farmácias de manipulação, com 30 anos de experiência em medicamentos personalizados e cosméticos de tratamento. São 70 lojas presentes em todo o Brasil. A Pharmapele é metade ciência, metade beleza e bem-estar por inteiro. www.pharmapele.com.br.

***14 de outubro é dia da II Caminhada da Saúde do Hospital Novaclínica***


Crédito da foto: Divulgação.

***No dia 14 de outubro, o Hospital Novaclínia promove a II Caminhada da Saúde, das 8h30 às 11h30, no Parque São José, em São José dos Pinhais, região da Grande Curitiba. A atividade faz parte das ações do hospital para o Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A caminhada inicia às 8h30 e, logo depois, serão oferecidos exames de saúde gratuitos, aula de aeróbica e dança e atividades para as crianças, além de dicas e orientações sobre hábitos de vida e alimentação saudáveis e como evitar o câncer.

Os participantes podem fazer a doação de 1kg de alimento não perecível ou um brinquedo, que serão encaminhados para instituições de caridade. O Parque São José está localizado na Avenida Comendador Franco, 100 – São José dos Pinhais. Mais informações na página oficial do Facebook www.facebook.com/HospitalNovaclinica.

Serviço: II Caminhada da Saúde Hospital Novaclínica Data: 14 de outubro Horário: 8h30 às 11h30 Local: Parque São José - Avenida Comendador Franco, 100 – São José dos Pinhais, região da Grande Curitiba.

***Riders Pub lança drinks especiais em prol do Outubro Rosa***

 
Crédito das fotos: Priscila Fiedler.

Na foto: Fernanda Lopes, proprietária do Riders Pub.

***O Riders Pub, localizado no bairro Batel e que aposta na temática do universo do motociclismo e do rock n’roll, apresenta drinks inéditos em prol do Outubro Rosa. O mês ficou conhecido pela campanha de conscientização, que tem o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.


O pub criou três opções, o The Mayans (R$16,90), composto por tequila, licor, suco de laranja, grenadine e mousse; o Flake (R$14,90), com gin, licor de pêssego, suco de limão e grenadine; e o Road Girl (R$16,90), com rum, suco de limão e amora, criado em apoio às mulheres apaixonadas pelo universo duas rodas e que representam cerca de 22% do número total de motoristas no Brasil, de acordo com última pesquisa realizada pelo Denatran – Departamento Nacional de Trânsito - e divulgada pela ABRACICLO – Associação do Segmento de Duas Rodas. Parte da renda arrecadada da venda dos drinks, durante o mês de outubro, será doada à AAMA - Associção das Amigas do Mama.


“É preciso conscientizar a todos sobre a importância da prevenção e de um diagnóstico inicial. Eu, como mulher, entendo a importância disso e quero que o meu público também compreenda e ajude a impulsionar a campanha. Por isso, parte do valor das vendas será doada a uma instituição que auxilia no tratamento do cancêr de mama. Além disso, o universo feminino está ganhando a visibilidade que merece, inclusive no universo duas rodas, mostrando que o nosso lugar é onde a gente quiser”, comenta Fernanda Lopes, proprietária do Riders Pub.

Sobre o Riders Pub - Em um ambiente temático e descontraído, o Riders Pub leva o cliente ao universo das motos, carros e do rock and roll dos anos 80. Concorreu aos principais prêmios gastronômicos da capital em 2017, na categoria “Melhor Hamburgueria” e “Melhor Pão com Bolinho”, e é ganhador do prêmio internacional de excelência 2018 do TripAdvisor. O bar tem capacidade para 80 pessoas e conta com estacionamento próprio gratuito e com a opção de delivery.

Serviço: Riders Pub Local: Rua Desembargador Motta, 1836 |Curitiba – PR Telefone: (41) 3598-0064 - facebook.com/RidersPubCuritiba. Horário de atendimento: Segunda a Quinta das 17h às 00h e Sexta e Sábado das 17h às 1h da manhã.

***Restaurante O Jardineiro passa a abrir também para happy hour e realiza Quinta da Comédia***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O restaurante O Jardineiro acaba de inaugurar sua happy hour. A casa agora abre também no período noturno às quintas, sextas e sábados, a partir das 19 horas, com cardápio especial e diversas atrações culturais. E nesta quinta-feira (dia 11/10), a partir das 20 horas, o restaurante recebe o comediante Marco Zenni. Trata-se da nova atração a casa, a Quinta da Comédia O Jardineiro. Os ingressos antecipados custam R$25 e já podem ser adquiridos no local ou podem ser comprados na hora por R$30 (de acordo com a disponibilidade da casa).


O restaurante O Jardineiro também conta com uma área externa de 300 m2 e um estacionamento próprio e gratuito para até 30 carros. Durante as noites de happy hour, a casa oferece um cardápio exclusivo, com comidas de boteco assinadas pelo chef Fredy Dias. Dentre os destaques do cardápio noturno, estão porções como bolinho de feijoada e carne seca com mandioca. Nas carnes, as atrações são a salsicha alemã com chucrute e batata, iscas de carne com alho poró e o escondidinho de carne seca.

E dentre os sanduíches, há desde opções clássicas como pão com pernil e pão com bolinho, até mignon 4 queijos, mignon do churrasqueiro e o sanduíche do russo As noites de quinta-feira, sexta-feira e de sábado também contam com diversas marcas de cervejas e as tradicionais caipirinhas do bar da casa, nos sabores abacaxi, limão, maracujá e morango, além de carta com mais de uma dezena de cocktails.

Serviço: Quinta da Comédia no restaurante O Jardineiro Quando: dia 11 de outubro (quinta-feira) Horário: abertura da casa, às 19h. Início do show, às 20h End: Avenida Manoel Ribas, 227 - São Francisco, Curitiba (PR) Estacionamento próprio e espaço Kids Informações e reservas: (41) 3092-4419.

***Coro da UFPR – 60 anos***


Crédito da foto: Divulgação.

***Este é um ano comemorativo para o Coro da UFPR que completa seis décadas de dedicação à pesquisa, estudo e difusão da música erudita por meio do canto coral. As apresentações serão de 17 a 20 de outubro, às 20h30, no Teatro da Reitoria.

Nesta quarta-feira, dia 10 tem ensaio geral a partir das 20h na sala da Orquestra Filarmônica, no 3º andar do prédio histórico da UFPR (entrada pela Praça Santos Andrade) e no dia 16 (terça), às 20h o ensaio será no Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 – Centro).

Durante os quatro dias aproximadamente 150 artistas dividirão o palco. Além da participação dos cantores atuais do Coro da UFPR, o espepetáculo contará com ex-integrantes do Coro e de grupos convidados, como a Orquestra Filarmônica da UFPR e o Coro do Colégio Estadual do Paraná - CEP (este fundado um ano antes pelo mesmo Maestro Mario Garau).

Programa: “Halleluyah (Messias)”, do compositor Georg Friedrich Händel; “Ave Verum Corpus”, de Wolfgang Amadeus Mozart. “Pressso il Fiume Stranier (Parafrasi del Salmo – Super Flumina Babulonis)” de Gounod. “Schicksalslied (Canção do Destino), de Brahms e “Pai Nosso”, “Agnus Dei” e “Kyrie” (Missa de Santa Cruz), de Alvaro Nadolny. Entrada gratuita. Colaboração: Leite longa vida ou em pó (em prol do Instituto Semeando a Paz).

***Tecpar entrega primeira unidade do protótipo da Casa Sustentável***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, apresentou, nesta terça-feira (9), o protótipo da Casa Sustentável, que testa tecnologias verdes em uma moradia de 44 metros quadrados com custos que podem ser enquadrados nas condições do Minha Casa, Minha Vida. O protótipo, uma das ações do projeto Smart Energy Paraná, foi instalado no câmpus do Tecpar em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, e será usado como referência para construções de moradias sociais no Paraná. A Casa Sustentável é uma residência com sala, cozinha, dois quartos e um banheiro. Os diferenciais do projeto vão desde a geração própria de energia elétrica ao aproveitamento da água da chuva.

O termo de compromisso assinado entre as instituições nesta terça-feira prevê que outras duas casas sejam construídas para gerar dados para os estudos do Tecpar, uma em Jacarezinho e outra na região metropolitana. A intenção é avaliar os dados dos três protótipos para chegar a um modelo que possa ser replicado em todas as regiões do Paraná. O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, destacou, durante a apresentação da Casa Sustentável, que os dados gerados pelas tecnologias instaladas no protótipo agora serão validados. “Vamos validar este piloto para que esse protótipo se torne referência para construção de moradias populares no Paraná.


O Tecpar, à frente do projeto Smart Energy Paraná, busca soluções na área de energias sustentáveis e, com a parceria com a Seti e com a Cohapar, soma competências para atender as demandas do Estado”, afirmou. A Casa Sustentável cumpre sete de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas para serem cumpridos até 2030. O principal deles é o número 11, que prevê tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis. O secretário do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, ressaltou a importância de buscar novas soluções sustentáveis na área de construção, explicando que 15% do custo de uma construção é referente à obra e os outros 85%, à manutenção da construção.

“O protótipo vai mostrar se com um investimento um pouco maior na construção podemos acrescentar tecnologias que vão baratear a manutenção da casa no futuro. O Tecpar está buscando inovações e as validações do instituto agora serão importantes para apontar quais as melhores soluções nesta área”, explicou. Cacá Pereira, superintendente de projetos da Cohapar, explicou que os estudos que serão realizados pelo Tecpar serão importantes para a construção de moradias populares. “Esse projeto poderá gerar novas informações para viabilizar uma cartilha de boas práticas de construção”, disse.

Para Aroldo Messias de Melo Junior, diretor geral da Seti, a Casa Sustentável é um projeto de grande envergadura para o Paraná. "O Tecpar sempre trabalhou na área de Ciência e Tecnologia e agora, ao apontar soluções na área de moradia social, apoia o Paraná para alavancar os índices de sustentabilidade", analisou. Rodrigo Salvadori, secretário em exercício do Planejamento e Coordenação Geral, explica que a sociedade está engajada na busca da sustentabilidade. "Governos, municípios e empresas buscam as melhores práticas para compensar os efeitos sobre o meio ambiente", afirmou.

Características - O sistema elétrico da Casa Sustentável foi dimensionado para uma demanda de 200 kWh por mês, a média de consumo de uma casa de até quatro pessoas. Como o sistema de geração elétrica está ligado à rede, caso o consumo seja menor, o usuário terá um bônus que poderá ser abatido em meses de maior utilização de energia. Caso seja maior, o usuário só pagaria a diferença entre o que gerou e o que consumiu a mais. Além da própria geração, a Casa Sustentável otimiza ventos, com o sistema de ventilação cruzada, que permite a circulação de ar pelos cômodos da casa com a orientação das janelas, contribuindo para o conforto térmico do ambiente.

A Casa Sustentável conta ainda com aproveitamento de água da chuva para uso na descarga de vasos sanitários, limpeza e irrigação de jardim, e foi pintada com tinta com baixo nível de Compostos Orgânicos Voláteis (COV) – linha conhecidas como “sem cheiro" –, e produzida com telha cerâmica na cor branca com utilização de lã de PET no forro, que ajuda no conforto térmico interno. Presenças - Participaram ainda da cerimônia de apresentação da Casa Sustentável o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Tecpar, Julio Salomão; o diretor Industrial, Rodrigo Silvestre; o diretor Comercial, Reginaldo Joaquim de Souza; e o diretor de Administração e Finanças, Valdir Pignata.

***Pasqualotto realiza o pré-lançamento do Azzure Residence, em Itapema***


Crédito da foto: Divulgação.

***Referência na construção civil de Santa Catarina, a Pasqualotto Construtora lança de frente para a Avenida em Meia Praia, o Azzure Residence. O Azzure Residence será edificado na Rua 316, esquina com a Avenida Nereu Ramos, na Meia Praia, em rua direta ao mar, a 310 metros da praia. Com alto padrão de acabamento e ampla área de lazer o Azzure consiste um uma torre de apartamentos, sendo duas unidades por andar.

Os apartamentos se dividem em dois tipos, o primeiro com duas suítes e duas demi-suítes, em 148,32 m² e outro com 3 suítes, numa área de 116,70 m². O empreendimento terá dois elevadores, áreas sociais mobiliadas e decoradas, deck com piscina adulto e infantil, terraço descoberto, salão de festas, sala de jogos, academia, brinquedoteca e playground, numa área de aproximadamente 580 m².

Nenhum comentário:

Postar um comentário