terça-feira, 27 de março de 2018

Coluna do dia 27/03/2018

***Malvino Salvador interpreta o ‘Boca de Ouro’, personagem de Nelson Rodrigues, em espetáculo do Festival de Curitiba***


Crédito das fotos: João Caldas.

***O bicheiro Boca de Ouro, personagem icônico do submundo carioca, criado por Nelson Rodrigues, ganha toques mitológicos na adaptação que o diretor Gabriel Villela apresenta na Mostra 2018 do Festival de Curitiba, nos dias 31 de março, às 21h, e 1º de abril, às 19h, no Guaírão. O espetáculo terá audiodescrição para deficientes visuais (haverá 50 fones; deve-se chegar meia hora antes, portando RG). O personagem, interpretado pelo ator Malvino Salvador, é um lendário bicheiro carioca, figura temida e megalomaníaca, que tem esse apelido porque trocou todos os dentes por uma dentadura de ouro e que também é conhecido como Drácula de Madureira.

Quando Boca é assassinado seu passado é vasculhado por um repórter. A fonte é dona Guigui, a volúvel ex-amante do contraventor, uma mulher que, ao longo da peça, revela diferentes versões do bicheiro, interpretada por Lavínia Pannunzio. Os atores Mel Lisboa e Claudio Fontana fazem o casal Celeste e Leleco. Já Leonardo Ventura interpreta o fiel e apaixonado marido de Guigui, Agenor. Chico Carvalho é Caveirinha, o repórter rodrigueano, que carrega em si o olhar afiado e crítico do dramaturgo-jornalista, que durante anos trabalhou em redações e conheceu de perto os vícios e contradições da imprensa.


Chico também interpreta a grã-fina Maria Luiza. Cacá Toledo e Guilherme Bueno completam o elenco. Jonatan Harold assume o piano desta gafieira carioca oferecendo a ambiência musical para Mariana Elisabetsky interpretar as canções imortalizadas por Dalva de Oliveira. Como toda a ação proposta por Nelson Rodrigues parte da mente contraditória de Dona Guigui, as diferentes narrativas da personagem são exploradas pelo encenador de forma muito diversa. A cada versão de Guigui, a arena de Gabriel Villela circula, ressaltando o espaço arquetípico convergente, assim como o salão circular de uma gafieira, ou um ciclo de vida que se encerra.

Dentro das iconografias do subúrbio carioca, Gabriel se utiliza da simbologia do Candomblé e das mascaradas astecas no espetáculo. A casa de Celeste e Leleco traz muitas representações de Orixás sincretizados. A figura de Iansã (Guilherme Bueno) aparece toda vez que uma cena de morte acontece. Iansã faz a contrarregragem das mortes da história. O Brasil cabe todo nesta arena: a política, as narrativas contraditórias, a libido, a festa da gafieira, o jogo do bicho, a fé e a música. Retratos de uma época que nos mostram que o Brasil pouco mudou e, que nosso dramaturgo nascido em Pernambuco em 1912 e radicado no Rio de Janeiro, nunca foi tão atual.


A montagem recebeu sete indicações ao prêmio Aplauso Brasil: melhor ator (Malvino Salvador), melhor atriz (Lavínia Pannunzio), melhor ator coadjuvante (Chico Carvalho), melhor atriz coadjuvante (Mel Lisboa), melhor direção (Gabriel Villela), melhor cenografia (Gabriel Villela) e melhor espetáculo. Mel Lisboa também foi indicada aos Prêmios Shell de Melhor Atriz e Aplauso Brasil de Melhor Atriz Coadjuvante. O diretor Gabriel Villela também foi indicado ao Prêmio Shell SP e a peça foi escolhida a melhor do ano pelo jornal O Estado de São Paulo.

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores - O Festival de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pela Cielo, com patrocínio da Vivo, Denso do Brasil, Uninter, Copel Telecom, Sanepar, Governo do Estado, Ebanx, Tradener Comercialização de Energia, GRASP e Renault do Brasil. O aplicativo de mobilidade oficial do Festival de Curitiba é Uber. Os eventos simultâneos – Guritiba, MishMash e Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público. O Guritiba é apresentado por Perkins Motores, Mili, Parati e Unimed Curitiba, com patrocínio da Caterpillar e New Holland e apoio da Peróxidos do Brasil e Brose do Brasil.

O Grupo Boticário, este ano, apresenta o MishMash, evento que tem também o patrocínio da Schattdecor. O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo, Havan, Sistema Fiep e Madero. E este ano, o segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio da Aveo Vision, da Ford Center e da FH. O Gastronomix, quermesse de alta gastronomia do Festival de Curitiba, por sua vez, tem o patrocínio da Melitta e da Compagás, com apoio da Lowçucar, Da Magrinha, Booking.com e conta ainda com a Oxford Porcelanas como fornecedora da louça oficial do evento. As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.

Ingressos - A venda dos ingressos está disponível pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2018” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi, com funcionamento das 11h às 23h, de segunda a sexta; no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller, de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h. O valor dos ingressos para os espetáculos da Mostra vai de gratuito a R$ 70,00 (inteira) mais taxa administrativa.

Os preços para os espetáculos do Fringe variam de gratuitos a R$ 60,00 (inteira), além da taxa administrativa. Clientes Ebanx têm desconto de 50% em espetáculos da Mostra e do Fringe. O ingresso do MishMash custa R$ 40 (inteira) mais taxa administrativa. O preço da entrada do Risorama é R$ 70 (inteira) mais taxa administrativa. O Gastronomix, este ano, custa R$ 12 (não consumível) mais taxa administrativa. O Guritiba custa R$40 (inteira) mais taxa administrativa.

Ficha Técnica: Texto – Nelson Rodrigues; Direção, Cenografia e Figurinos – Gabriel Villela; Elenco – Malvino Salvador, Lavínia Pannunzio, Mel Lisboa, Claudio Fontana, Chico Carvalho, Leonardo Ventura, Cacá Toledo, Mariana Elisabetsky, Jonatan Harold e Guilherme Bueno; Iluminação – Wagner Freire; Direção Musical e Preparação Vocal – Babaya; Especialização Vocal e Antropologia da Voz – Francesca Della Monica; Pianista – Jonatan Harold; Diretores Assistentes – Ivan Andrade e Daniel Mazzarolo; Foto – João Caldas Fº; Produção Executiva – Luiz Alex Tasso; Direção de Produção – Claudio Fontana. Temporada: 31 de Março às 21h e 1º de Abril às 19 horas, no Guairão.

***Curitiba comemora seus 325 anos com fashion film***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Conhecida pela beleza de seus parques, praças e pela qualidade de vida, Curitiba está prestes a comemorar 325 anos. Para homenagear o aniversário da capital paranaense, a Forum Model produziu um fashion film em importantes pontos da cidade, com produção de moda de Victor Sálvaro. O conceito do filme foi inspirado em três pilares que fazem de Curitiba um modelo internacional: o urbanismo, o meio ambiente e o aspecto cultural e histórico.


“Assim, escolhemos pontos turísticos que representassem essas questões significativas da cidade”, conta Alyson Michalski, diretor do fashion film. O lançamento do vídeo será no dia do aniversário da cidade, 29 de março, no Hard Rock Café. O evento tem início às 19 horas e o filme será exibido às 21h.


"A produção mostra as belezas turísticas e naturais da cidade. Nada mais certo do que lançá-lo no Hard Rock, que é um ponto turístico não só em Curitiba, mas em várias cidades do mundo", disse Guilherme Schneider, diretor da Forum Model. Durante a festa, as modelos apresentarão produções exibidas no filme em um desfile pelos corredores da casa. O fashion film tem apoio da Prefeitura de Curitiba e será veiculado em seus canais oficiais.

Ficha técnica - Realização: Forum Model Produção geral, direção de arte e estilo: Victor Sálvaro Fotografia e edição: Luciana Sálvaro Beleza: Wagner Stope Direção de cena: Alyson Michalski Assistencial de Direção: Camila Sailer, Bruno Coleto, Gustavo Benato. Direção de fotografia: Roger Gonzalez Assistente de produção: Alexandre Scandelari Marcas/estilistas/designers: Rafael Chaouiche, Francesca Córdova, Mateus Nudelmann, Charlye Madison, Iara Siviero, Edson Eddel, Juliano Fonseca, Modifixe, Karla Pereira, Hype Brasil, Tiça Muniz, Atelie Flor de Vedete, Lívia Moro, Arbol, Silvia Döring, Sueli Zavadinack, Salma Nasser, Rodrigo Alarcon, Ellen Piragine, Tatiana Gravina, Nanda Gagliastri, Elyane Fiusa, Marcos Novak , Naddya Ermmendoefer, Taisa Burlett , My Hat, Le Blanc. Direção de arte gráfica: Edson Moraes Marketing Forum Model: Alyson Michalski Modelos: Kamille Enzo, Júlia Gabardo, Emily Mayara e Juliana Picussa (Forum Model).

Agradecimentos: Guilherme Schneider (Diretor Forum Model), Ana Castro (Superintendente da Fundação Cultural de Curitiba); Lilian Ribas (Conservatório de MPB), Fátima Pereira Lopes (Fundação Cultural de Curitiba), Sônia Nóbrega (Superintendência da Prefeitura de Curitiba), Sr. Orlando Sálvaro e Isabella da Paz, Marcelo Cattani (Secretário de Comunicação da Prefeitura de Curitiba e Presidente da Fundação Cultural).

***Lara Fabian volta ao Brasil com grande show no Espaço das Américas***


Crédito da foto: Divulgação.

***Lara Fabian volta ao Brasil com sua mais recente turnê que divulga seu mais recente single, "Chameleon". A apresentação acontece no Espaço das Américas, na sexta-feira, dia 28 de setembro. Lara Fabian é a rainha das trilhas sonoras das novelas. Em sua carreira, já emplacou diversas músicas nos folhetins da Rede Globo. E seu show será regado de clássicos e muita nostalgia e memória afetiva. No repertório, não faltará a música "Love by grace", que fez enorme sucesso no Brasil por ter sido tema da personagem Camila (Carolina Dieckmann) enquanto ela lutava contra a leucemia, na novela Laços de Família.

Outra música que foi tema de novela O Clone foi "Meu grande amor", versão que Lara gravou em português da música "Si tu m'aimes" que já tinha sua versão em inglês, "To love again". Mas, ela cantará também "The Last Goodbye", tema da personagem Moa (Alinne Moraes) na novela Da Cor do Pecado e "I Guess I Loved You", que era o tema do romance de Viriato (Marcello Antony) e Maria Eduarda (Débora Falabella) na novela Senhora do Destino. Os ingressos já estão disponíveis.

Para efetuar a compra, basta ir pessoalmente às bilheterias do Espaço das Américas (de segunda a sábado das 10h às 19h - sem taxa de conveniência) ou acessar o site da Ingresso Rápido (https://goo.gl/XdEXmP). Os ingressos vão de Setor Azul: R$ 430,00 (inteira) e R$ 215,oo (meia) | Setor Azul Premium: R$ 560,00 (inteira) e R$ 280,00 (meia) | Camarote Mundo: R$ 450,00 | Setor A, B, C e D: R$ 180,00 (meia) e R$ 360,00 (inteira) | Setor E, F, G e H: R$ 155,00 (meia) e R$ 310,00 (inteira).

Serviço - Lara Fabian | Espaço das Américas Data: 28 de setembro de 2018 (sexta-feira) Horário de Abertura da casa: 19h Horário do Show: 21h - Censura: 14 anos Local: Espaço das Américas (Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda - São Paulo - SP) Acesso para deficientes: sim Ingressos: Setor Azul: R$ 430,00 (inteira) e R$ 215,oo (meia) | Setor Azul Premium: R$ 560,00 (inteira) e R$ 280,00 (meia) | Camarote Mundo: R$ 450,00 | Setor A, B, C e D: R$ 180,00 (meia) e R$ 360,00 (inteira) | Setor E, F, G e H: R$ 155,00 (meia) e R$ 310,00 (inteira). Capacidade da casa para este evento: 3.949 lugares Compras de ingressos: Nas bilheterias do Espaço das Américas (de segunda a sábado das 10h às 19h - sem taxa de conveniência ) ou Online pelo site Ingresso Rápido (https://goo.gl/XdEXmP). Formas de Pagamento: Dinheiro, Cartões de Credito e Debito, Visa, Visa Electron, MasterCard, Diners Club, Rede Shop. Cheques não são aceitos.

***“Só Saudade” e “Bonita” estarão no disco de Fernanda Takai em homenagem a Tom Jobim***


Crédito da foto: Divulgação.

***Em estúdio finalizando as gravações do álbum “O Tom da Takai”, uma homenagem a Tom Jobim, Fernanda Takai revela parte do repertório. Ela buscou, junto da dupla luxuosa de produtores e arranjadores formada por Marcos Valle e Roberto Menescal, produzir novos arranjos para canções menos regravadas do que os clássicos mais conhecidos.

Entre as 12 do álbum estão as músicas “Só Saudade” e “Bonita”: “Nós não pensamos nas coisas mais conhecidas ou óbvias para o repertório. Focamos na voz da Fernanda, como diz o título, no que ficaria muito bom no ‘tom da Takai’. E acredito que acertamos em cheio”, diz Menescal. Menos conhecida do grande público, “Só Saudade” é uma composição de Tom Jobim com Newton Mendonça, de 1956.

Figurando entre os grandes sucessos do disco, “Bonita” tem letra em inglês assinada por Ray Gilbert e Gene Lees: “O álbum está ainda mais lindo do que a gente poderia imaginar. Um entrosamento enorme entre os músicos e as canções. Horas de trabalho no estúdio que se transformam em puro doce de leite”, conta Takai

"Procuramos alguns Lados B do Maestro, mas nem por isso, com menos qualidade. E músicas que se adequassem ao estilo e à voz suave e personalíssima da Fernada Takai”, explica Marcos Valle. “Buscamos também trazer novidades nos arranjos, porém sem tirar a característica do Tom”. “O Tom da Takai” tem previsão de lançamento para final de abril pela gravadora Deck.

***Clube Curitibano inova e utiliza realidade aumentada em revista***


Crédito da foto: Divulgação.

***A edição de março da revista do Clube Curitibano, distribuída aos associados e parceiros do clube, traz uma novidade tecnológica pioneira no segmento editorial. A equipe responsável pela revista produziu uma matéria especial de capa sobre a peça “Ballet, Sangue e Mistérios no Clube dos Cantores Alemães”, que estará na Mostra Fringe da atual edição do Festival de Teatro de Curitiba.

A peça é encenada pelo grupo de teatro do clube e extraída da obra da escritora britânica Ágatha Christie. A grande sacada é que a matéria de capa, por meio do aplicativo Realidade Aumentada Brasil, que pode ser baixado no telefone celular, faz com que os personagens “saltem” das páginas, se tornando quase reais aos olhos do leitor, com mensagens que deixam um ar de suspense e aguçam a curiosidade para saber quem matou Dominique Schlesinger.

***Passeio Ciclístico Condor bate recorde de público para o aniversário de Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

Foto 01: Dir. Operações Condor Maurício Bendixen; dir. MKT Condor Elaine Munhoz; Ganhador Bike Thiago Lomba; Secr Esp e Lazer de CTBA Marcelo Richa.


Foto 02: Diretor Operações Condor, Maurício Bendixen; diretora MKT Condor, Elaine Munhoz; Secr Esporte e Lazer de CTBA, Marcelo Richa.

***Mais de 3.500 ciclistas comemoraram os 325 anos de Curitiba no Passeio Ciclístico Condor, neste domingo, dia 25 de março. Em um trajeto de aproximadamente 7 km, participantes de todas as idades pedalaram ao som de um trio elétrico, que animou o passeio durante todo o percurso. Os ciclistas se concentraram no Condor Água Verde e partiram até o Parque Barigui. O Condor distribuiu camisetas e viseiras alusivas ao evento, além de bebidas, biscoitos, barras de cereal, entre outros. Os ciclistas que terminaram o trajeto participaram ainda de um sorteio de bicicletas e de diversos outros prêmios.


Para a diretora de marketing do Condor, este passeio surpreendeu todas as expectativas. “Os curitibanos vieram em peso e ficamos muito orgulhosos que a prática de exercícios está mais enraizada entre a população e que o passeio ciclístico se consolidou no calendário de comemorações do aniversário da cidade”. Com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), o evento contou ainda com a presença do secretário da SMELJ, Marcelo Richa, que foi ao passeio com sua esposa e seus dois filhos de bicicleta.

“É um grande presente de aniversário que o Condor dá para toda a população de Curitiba e é um dos maiores passeios ciclísticos de todo o nosso calendário. Além deste grande momento de diversão e confraternização entre os amigos e as famílias, também tem uma mensagem de incentivo a hábitos saudáveis e a prática de atividade física. Não tem como ficar de fora dessa e eu aproveitei este momento para trazer a minha família”, disse Richa. Quem também não perde o Passeio Ciclístico Condor é a Patrícia Cardoso, que todos os anos marca presença junto com um grupo de amigos e familiares de Pinhais, totalizando aproximadamente 45 km de ida e volta.

“Nós não perdemos nenhum e já ficamos ansiosos esperando pelo dia. A motivação para estarmos aqui é comemorar o aniversário de Curitiba e encontrar os amigos. A ação serviu para conhecermos diversas pessoas e com isso ganhamos amigos e aumentamos o grupo de pedalada”, conta. Outra pessoa que espera criar laços de amizade com o evento é Hassan Haidar, que devido a correria com sua profissão de geólogo, não conseguia realizar o sonho de participar de um passeio como este e de se manter praticando atividade física.

“A velhice chegou e com ela comecei a ficar fitness, pois passei a me preocupar e percebi que chegou a hora de ser mais saudável. Este é o meu 1º passeio de muitos que ainda irei, mas além da saúde valorizo a interação que acontece aqui, pois hoje estou tendo a oportunidade de conhecer diversas pessoas que já cruzei na rua e não interagi, estou vendo muitos rostos familiares”, destacou Haidar.

“Esta é a primeira vez que participo e ganhei a bicicleta logo no primeiro sorteio e, como a minha já estava no limite, o prêmio veio em excelente hora”, disse um dos sorteados, Thiago Humberto Lomba. O evento contou com o patrocínio das empresas: Bauducco, BRF-Sadia, Café Leão, Cicles Langer, Colli, Colgate, Dacolonia, Enova Foods, Fischer, Forno de Minas, Frooty, Isabela, Kimberlly Clark – Intimus, Linea, Lowçucar, Matte Leão, Melitta, Mondelez – Tang, Nutrimental – Nutry, Nutrinectar, Oi, Ouro Fino, Parati e Verde Campo.

***Tarde Social no Clube Curitibano***


Crédito das fotos: Henrique Rigo.

Foto 01: Gleusa Fleischfresser e Rosi Requião Thá.


Foto 02: Nilde Vidal e Vera Manassés.


Foto 03: Rogério Cordoni.

***O Chá para Todos do Clube Curitibano reuniu cerca de cem mulheres no Salão Poty Lazzarotto, na tarde de quinta-feira, 22. Elas assistiram ao desfile da loja Shirley Moda Feminina e a uma apresentação do músico Rogério Cordoni, cover de Elvis Presley. Além disso, participaram do sorteio de brindes da loja e desfrutaram de um delicioso café colonial servido pelo Clube Curitibano.

***Campanha “Eu Conheço um Autista Campeão” reforça potencial de pessoas com autismo e promove conscientização contra o preconceito***

***Lançada pelo portal Super Spectro em razão do Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, 02 de abril, ação reforça também a importância do diagnóstico precoce já na infância. 1 em cada 68 pessoas no mundo é faz parte do espectro autista. Apesar disso, o conhecimento que se tem sobre esta condição costuma ser muito pouco ou bastante superficial.

O que faz com que o Autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), passe despercebido em tantos casos é que ele não se não se manifesta apenas de uma forma e não é visível num primeiro contato com a pessoa como ocorre com portadores de Síndrome de Down e X-Frágil por exemplo.

É por isso que atualmente se fala em Espectro Autista – pois neste espectro, cada pessoa é diferente e tem características peculiares. Para contribuir com a ampliação do conhecimento sobre o TEA, o Super Spectro – um portal de notícias lançado em 2017 e dedicado a trazer informações sobre o autismo – criou a campanha “Eu Conheço um Autista Campeão”, que ajuda a mostrar para as pessoas típicas - ou seja, que não são autistas - que cada pequena evolução pode ser transformadora e uma verdadeira vitória na vida de quem faz parte do espectro autista e de seus familiares.

Em razão do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o Super Spectro e alguns parceiros que embarcaram nesta ideia vão espalhar por Curitiba alguns outdoors sobre a temática e realizar uma ação de conscientização nas três unidades da Academia Gustavo Borges na cidade, nos bairros Barigui, Mercês e Tarumã. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o tema e alertar a população sobre a importância de enxergar os sinais do autismo e buscar o diagnóstico precoce. A campanha Eu Conheço um Autista Campeão conta com o apoio da Academia Gustavo Borges, da Outdoor Mídia, Macrovisa, Gráfica Exclusiva, Instituto Dr. Ney Leprevost e Pier Vereador.

Sobre o Transtorno do Espectro Autista - Considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que faz com que a pessoa pense e reaja a situações de maneiras atípicas, o Autismo está presente em cerca de 1% da população mundial. Seriam aproximadamente duas milhões de pessoas somente no Brasil, sendo que a incidência é muito maior em homens e meninos. Quanto mais cedo ele for diagnosticado, mais rapidamente a família pode iniciar as intervenções adequadas – que normalmente consistem em terapias diversas, fonoaudiologia, acompanhamento psicológico, ensino adaptado e/ou outras abordagens.

O autismo já pode ser identificado antes da criança completar o primeiro ano de vida! Fique de olho nos sinais: Não olha nos olhos, centra o olhar em detalhes ou ponto fixo; Não responde a chamados verbais ou sonoros; Não iniciam a fala antes dos três anos ou iniciam a fala de maneira não funcional, ou seja repetem o que escutam; Aprecia mais objetos do que pessoas; Dá sinais de incômodo em ambientes estranhos, lotados e/ou barulhentos.

Se você conhece uma criança que possui alguns destes sinais, sugira uma visita ao portal Super Spectro ou informe-se sobre o autismo. Quanto maior o conhecimento a respeito do TEA, mais rapidamente as famílias chegam ao diagnóstico e mais qualidade de vida a pessoa pode ter. Entre em contato com o Super Spectro para saber mais sobre a campanha "Eu Conheço Um Autista Campeão". Contato: (41) 3029-1912 - contato@superspectro.com.br - www.superspectro.com.br.

***Vox Urbe reúne Ivan Justen, Adriano Estrurilho e Adriano Smaniotto no Espaço Fantástico das Artes***


Crédito das fotos: Divulgação. 

Foto 01: Adriano Smaniotto.

***O segundo encontro do Vox Urbe 2018, evento de literatura que abre espaço para autores locais, acontece no Espaço Fantástico das Artes como parte da programação da Curitiba Mostra o Vox Ludens, dentro do Festival de Curitiba (FTC). Será no dia 30 de março (sexta-feira), às 20 horas, com leituras, reflexões e música. Participam do bate-papo, o poeta Ivan Justen Santana, o escritor e músico Adriano Esturilho, produtor do evento, o escritor Adriano Smaniotto e o Coletivo Poesia Abstrata.


Foto 02: Ivan Justen.

A noite, que tem entrada gratuita, termina com récita e o show “Tudo urge no meu estar tranquilo” do multiartista Luiz Felipe Leprevost. O Vox Urbe 2018 foi lançado no último 22 de março na Cinemateca. Nesta edição recebe patrocínio do PROFICE - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, com incentivo da Copel. Dirigido pelo escritor, músico e produtor cultural Adriano Esturillho, o Vox Urbe é um dos principais eventos de poesia em atividade no Paraná e tem como princípio abrir espaço para os poetas da cena local lerem e compartilharem seus poemas e pensamentos com o público.


Foto 03: Leprovost. 

O evento nasceu em 2011 nas noites de terça-feira do já extinto Wonka Bar em Curitiba, com o apoio da empresária e produtora cultural Ieda Godoy, que cedia seu espaço e estrutura. Agora, neste novo momento, o projeto ganha estrutura de produção, equipe e divulgação para ampliar seu público. Também terá um calendário estruturado com mesas-redondas com autores e coletivos de literatura, shows, oficinas, lançamentos e sessões de autógrafo. Assinam a curadoria, Ricardo Pozzo e a produtora cultural Manoela Leão, que empresta sua experiência de eventos aprovados pelo público como o Litercultura.

O Vox Urbe tem entrada gratuita em todos os eventos e a ideia é transformar esses encontros em noites de trocas culturais com a interseção de outras artes como a música e a performance. A expressão do latim ”vox urbe” (que significa “vozes da cidade”) traduz bem o espírito desse evento que proporciona uma experiência literária única. “Mantivemos a tradição do sarau e da leitura de poemas. O foco continua na divulgação dos poetas curitibanos com abertura para o intercâmbio com convidados de outros locais”, conta Adriano Esturilho. Estão programadas mais duas datas do Vox Urbe até o final do mês de maio. Confira programação em anexo.

Serviço: Vox Urbe – Vox Ludens Local: Espaço Fantástico – Alameda Princesa Izabel, 465 Data: 30 de março - Hora: 21 horas Entrada gratuita. Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná. Apoio: Copel.

***Joalheria PANDORA e Kopenhagen apresentam terceira edição do Ovo Sweet Treasure***

***A joalheria dinamarquesa PANDORA e a Kopenhagen, grande líder no segmento de chocolates finos no Brasil, se uniram para criar um ovo de Páscoa que traduzisse a sofisticação e elegância de ambas as marcas. Em sua terceira edição, o ovo Sweet Treasure, de 1 kg, é confeccionado artesanalmente com chocolate ao leite, mesclado com damasco seco, avelã, castanha-de-caju, uvas passas e ainda acompanha deliciosas trufas com quatro sabores diferentes.

A edição especial carrega o colar floating locket, um relicário de prata de lei, clássico da joalheria PANDORA. A joia pode comportar Petite Elements que podem ser comprados a parte com valor especial para quem adquire o ovo. Com valor de R$ 499,00, o resultado da parceria entre as duas marcas chega às lojas da Kopenhagen no final de fevereiro. Sobre a PANDORA - A Joalheria PANDORA foi fundada em 1982 em Copenhague, Dinamarca, e é uma das maiores joalherias do mundo. Desenha, fabrica, distribui e vende joias a preços acessíveis com um modelo de negócio integrado. A marca está presente em mais de 100 países nos seis continentes, com aproximadamente 9.300 pontos de venda, incluindo 1.800 lojas conceito, além das vendas por meio de seu e-commerce. Floating locket é um lindo relicário de prata de lei com paredes de vidro transparentes. A joia pode comportar os Petite Elements que são delicadas peças que carregam o propósito de guardar lembranças perto do coração.

Sobre a Kopenhagen - Marca de luxo com 90 anos de história que se mostra ousada e inovadora. Esta é a Kopenhagen, líder e precursora no segmento de chocolates finos no Brasil que, desde 1928, está presente nos mais doces momentos dos fãs e apreciadores dos sabores únicos de seus produtos. A Kopenhagen demonstra ser a escolha certa na hora de presentear ou degustar clássicos como: Nhá Benta, Língua de Gato, Chumbinho, Lajotinha, Bala Leite ou Cherry Brandy. Hoje, a marca possui mais de 350 lojas, duas delas lojas-conceito, uma na cidade de São Paulo, na Rua Oscar Freire, e a outra no Rio de Janeiro, no Village Mall.

***Brunch de Páscoa no Four Points by Sheraton***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Hotel Four Points by Sheraton organiza no próximo domingo (dia 1º) o Brunch de Páscoa. O cardápio contará com uma mesa especial de doces, além de todos os itens do tradicional e delicioso brunch servido no hotel todos os domingos: frutas, saladas, pratos quentes - risoto, massas, pizzas, ovos mexidos, quiche, panquecas, waffles, tapiocas, moqueca vegana (com palmito e alcachofra) -, tortas, sucos, café, chás.


O serviço inclui ainda uma taça de espumante de cortesia da Adega Muf’s, parceira do Four Points. O brunch será realizado a partir das 12h30 e contará também com música ao vivo. O preço por pessoa é de R$ 90 (mais taxas), com estacionamento gratuito incluso.


Serviço: Brunch de Páscoa Local: Hotel Four Points by Sheraton Endereço: Av. Sete de Setembro, 4.211 - Batel Horário: 12h30 às 15h30 - Preço: R$ 90 + taxas (R$ 9) - estacionamento gratuito incluso Reservas: (41) 3340-4000.

***55SP lança vinil da dupla Tetine no dia 28 de março***


Crédito da foto: Divulgação.

***A 55SP lança no próximo dia 28 de março, quarta-feira, às 19 horas, o novo projeto sonoro da dupla Tetine, chamado “O Bandido” em seu novo espaço expositivo no bairro de Santa Cecília. O evento é gratuito.

O vinil, em edição limitada de 15 unidades será apresentado ao público durante uma inédita ação sonora e de transmissão diretamente de Londres, onde os artistas vivem, envolvendo a manipulação de tapes, vozes, found sounds e instrumentos eletrônicos em forma de uma listening party.

Mais do que um disco, mas sim um objeto sonoro, o picture disc de 12 polegadas “O Bandido” foi feito manualmente em um torno jamaicano dos anos 50 e gravado com agulha de diamante e vem acompanhado de quatro gravuras dos artistas. O lançamento na 55SP faz parte da programação paralela da Feira Plana. A curadoria é de Julia Morelli.

Tetine - Formada em 1995 em São Paulo, pelos artistas Eliete Mejorado e Bruno Verner e infundida com um radicalismo brasileiro contemporâneo que empurra os limites de um vocabulário híbrido, Tetine criou uma infinidade de álbuns, obras sonoras e performances Spoken Word para a música eletrônica, incluindo filmes e vídeos. Bruno Verner e Eliete Mejorado também dirigem o programa de rádio Slum Dunk na Resonance Fm 104.4 - (www.resonancefm.com) praticamente desde o início da estação em Londres no ano de 2002. Em Slum Dunk, eles seguem tocando todo tipo obscuro e inesperado da música brasileira.

Sobre a 55SP - Criada para difundir a arte contemporânea, a 55SP vem fomentando o novo colecionismo e a relação do comprador com arte e a produção artística. Além de trabalhar divulgando novos artistas, aposta em nomes consolidados do mercado, produzindo, com o suporte de curadores, edições limitadas e exclusivas de obras. Também é responsável por exposições, performances e ocupações que podem acontecer exclusivamente online, em galerias ou até mesmo em espaços comuns.

Serviço: Lançamento do vinil “O Bandido” da dupla Tetine na 55SP 28 de março, quarta-feira, às 19 horas Local: Rua Barão de Tatuí, nº 377, Santa Cecília Mais informações em www.55sp.art e http://www.feiraplana.org/programacao-lineup.

***Carol Dias recorre a curso de inteligência emocional***


Crédito da foto: Divulgação.

***A ex-Panicat Carol Dias, que lançou seu canal no YouTube há poucos meses e já possui mais de 200 mil inscritos, conta que recorrerá a um curso de inteligência emocional. "É um curso para ter uma vida melhor, trabalhar com emoções, lidar com o emocional, com pessoas, com grupos e com a sociedade em geral. Hoje a medicina está trazendo um estudo de genes para saber quais são os remédios que se adaptam às pessoas, principalmente os remédios psiquiátricos. Porque muitas vezes as pessoas ficam chutando os remédios e não dá certo.

Então eles trouxeram dos Estados Unidos uma técnica que vou ter acesso e vou fazer em mim. Vou falar para as pessoas de estudo dos genes, que indica quais os remédios indicados para determinados tipos de pessoas para que os psiquiatras e médicos em geral tenham facilidade de indicar um tratamento que vai dar certo para ela", detalha Carol Dias. "Achei genial este estudo de genes. Se eu não fosse modelo, seria psiquiatra. Várias entrevistas em veículos dos Estados Unidos estão falando disso pois é um assunto muito inteligente e pode resolver inúmeros problemas psiquiátricos.

É um tratamento caro, obviamente. Os brasileiros trouxeram e vou demonstrar o estudo do meu gene. Isto vai resolver problemas de muitos jovens que não se adaptam aos remédios e que trocam de psiquiatra muitas vezes. Isso é um assunto que eu abordo muito e mais uma vez vou fixar que a sociedade está doente. Existem muitas pessoas depressivas, com ansiedade e que precisam tratar isso", ressalta a modelo e youtuber.

***Gastronomix 2018 apresenta sua receita de sucesso durante comemoração do 10º aniversário***


Crédito das fotos 01 e 02: Divulgação.

Foto 01: Chef Celso Freire, Curador do Gastronomix.

***Uma dose de ousadia, dez litros de inteligência, doze pitadas de felicidade e 20 xícaras de notas musicais. Estes são alguns dos ingredientes da receita de sucesso do Gastronomix–encontro gastronômico onde os astros são os profissionais das caçarolas e a música instrumental e as artes também brilham em cena.


Foto 02: Chef Eva dos Santos (Bistrô do Victor). 

Nesta edição, a quermesse da alta gastronomia mais popular do Brasil reúne chefs de todo o país, além de uma personalidade internacional da área, para celebrar o seu 10º aniversário. O evento ocorre nos dias 07 e 08 de abril, no Museu Oscar Niemeyer (MON), sob a curadoria do chef Celso Freire. Todos os cursos oferecidos no Gastronomix terão interpretação para libras, a linguagem brasileira de sinais.


Foto 03: Chef Gabriela Vilar (Quintana) - Foto: Lina Sumizono. 

Ao todo, são 29 profissionais da cozinha, distribuídos em 25 barracas. No cardápio, quitutes para todos os paladares, com pitadas dos quintais regionais de cada participante. Na execução, os profissionais da cozinha vão reproduzir as iguarias de maior sucesso de vendas do Festival. Os pratos são servidos em porções que variam de 150 a 180 gramas e custam entre R$ 15 e R$ 25.

Do total de tendas, cinco são de fora do Paraná, como a dupla André Generoso e Vitor Generoso (pai e filho, respectivamente), de Maceió/AL. André, com 30 anos de experiência pilotando seus fogões, carrega suas raízes mineiras, mescladas às de Vitor, o filho, que enveredou para a mesma carreira e foi em busca de aperfeiçoamento. Com formação clássica (Institut Paul Bocuse/França, em Lion), ambos somam suas habilidades. O resultado¿ cozinha sustentável, da maior categoria.

Do Paraná - Entre os paranaenses, Délio Canabrava, por exemplo, trará de volta seu famoso Gnocchi Ripieni Al Gorgonzola i Fungui, enquanto Rosane Radecki, do Girassol, em Palmeira, vai preparar seu consagrado pão no bafo.Das mãos de Fabiano Marcolini, da Fabiano MarcoliniAlimentari, o público poderá provar o Pão no vaso. Para adoçar o paladar, cinco barracas, com profissionais da cozinha da capital paranaense, criaram versões para lá de açucaradas.

Polyana Rodrigues, daGruéChocalateria, apresenta seus profiteroles (carolinas com sorvete de chocolate branco, coulis de bala de banana e mendiant de chocolate); Carolina Garofani, da Caramelodrama, elabora aboscolana com gelato de canela (torta de frutas vermelhas). Como não podia deixar de ser, a torta Banoffi é a atração de Renata Ferrian Canabrava (Banoffi Bistrô e Confeitaria). Já KaryneIankoski (Bee. O empório Natural) prepara o Brownie com sorbet de frutas orgânicas. Para encerrar a seção doce, Mariana Salata, da Mary Ann Apple Factory, trará delícias açucaradas criadas especialmente para a celebração do 10º aniversário do evento.

Atrações paralelas - Para quem gosta de ar livre, não falta espaço para curtir nos gramados. Quem prefere sombra pode aproveitar os mais diversos lugares para sentar e os pontos debaixo das árvores. Durante todo o evento há shows, aulas de gastronomia gratuitas, atividades para crianças e degustação de cafés Melitta.

Gastronomix confere vida própria e contabiliza 11 edições realizadas - Em 2017, a quermesse da alta gastronomia mais popular do país, que há09 anos reúne personalidades do segmento em uma verdadeira festa ao ar livre, seja para assumir caçarolas, proferir workshops e/ou palestras, alçou voos. Além das 09 edições realizadas em paralelo aos palcos cênicos do Festival de Curitiba, viajou com o mesmo formato para Foz do Iguaçu (PR) e para Florianópolis (SC) contabilizando 11 edições já realizadas.

Patrocinadores - O Gastronomix - evento de Música Instrumental com Gastronomia e Arte - tem o patrocínio da Melitta, Compagas, com apoio da Lowçucar, Da Magrinha, da Booking.com. Conta também com a Oxford Porcelanas como fornecedora da louça oficial do evento. 

Serviço: 12ºevento do Gastronomix 10 anos Gastronomix Curitiba Dias 07 e 08 de abril (sábado e domingo) Local - Museu Oscar Niemeyer Das 11h às 18h Entrada – R$ 12,00, sem consumação os pratos custam entre R$ 15,00 e R$ 25,00.

***Vintage Culture assina nova coleção da Chilli Beans***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Chilli Beans anuncia o lançamento da coleção em parceria com o projeto do DJ e produtor, Lukas Ruiz, o Vintage Culture. O estilo musical House Music ganha a assinatura diferenciada de Lukas que despontou no cenário nacional, indo na contramão das tendências musicais atuais e construindo seu próprio estilo com fortes influências do nu disco e referências que vem do cenário musical dos anos 80/90.


Os produtos da coleção reforçam o pilar musical da marca que o convidou para participar do processo criativo junto aos designers da pimenta. Composta por óculos de sol, grau e relógios, a linha traz referências do estilo de Vintage Culture que possui forte influência Army e street em seu lifestyle. Shapes minimalistas e detalhes metalizados como pinos e placas aparentes, são destaques nos modelos.


Opções que combinam com todos os tipos de rostos, desde o redondo com alusão aos acessórios utilizados nas pick-ups até os mais retros, com aparência geométrica. Nas hastes dos óculos e na caixa dos relógios, aparecem estampados trechos de grandes hits do Vintage, reforçando os valores e a personalidade do DJ.

Na cartela de cores, tons de verde, metalizado e texturas camufladas ganham destaque. Toda a coleção Chilli Beans Vintage Culture está disponível em todos os pontos de venda da marca, com preço médio de R$259,80. SAC Chilli Beans 0300 555 0300 Facebook: facebook/ChilliBeansBR Instagram: @chillibeansoficial www.chillibeans.com.br.

Sobre a Chilli Beans - A Chilli Beans iniciou suas atividades no final dos anos 90, sob o comando do empresário Caito Maia. Vinte anos depois, se consolida como a maior rede especializada em óculos escuros da América Latina. A empresa tem mais de 700 pontos de venda, incluindo Brasil, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, Chile, México, Tailândia e Caribe.

Tendo o fast fashion como plataforma de negócios, com lançamentos de 10 novos modelos por semana, a Chilli Beans foi pioneira no conceito de ótica self service, que permite ao cliente manusear e experimentar os produtos, e também a primeira marca do segmento a inaugurar uma máquina de customização, que permite que o cliente fabrique seus próprios óculos. Recentemente, Caito Maia, presidente da Chilli Beans, contou a história de sucesso da marca na Harvard Business School.

Nenhum comentário:

Postar um comentário