quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Coluna do dia 07/09/17

***Dia de Luz, Festa de Sol! Roberto Menescal e a Bossa Nova***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Não foi à toa que a música O Barquinho virou símbolo da Bossa Nova: as imagens de luz, paz e beleza representavam a tranquilidade daquela batida suave, a doçura e a sofisticação do movimento que ganhou o mundo. Completando 80 anos em 25 de outubro, o autor dessa canção, Roberto Menescal, segue trabalhando pela música brasileira, tranquilo, recebe as merecidas homenagens dos amigos de todas as gerações.

Com curadoria de Giselle e Solange Kfuri, Menescal é o anfitrião de importantes nomes da nossa música interpretando sucessos da bossa clássica, instrumental, suas influências (jazz e samba) e da nova bossa com arranjos contemporâneos, em shows nos Centros Culturais Banco do Brasil de Brasília (8 a 10 de setembro), São Paulo (21 a 24 de setembro) e Rio (19 a 21 de outubro).


Violonista, guitarrista, compositor de clássicos da MPB como Rio, Você e Bye, Bye Brasil, o capixaba começou cedo na música – embora formado em Arquitetura, foi deslizando nas cinco cordas do violão que abriu uma janela panorâmica na música brasileira – como músico, compositor de mais de 400 canções, em parcerias históricas com Carlinhos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Aldir Blanc, Chico Buarque, João Donato e tantos mais; professor de muitos outros músicos (entre os quais Marcos Valle) e diretor musical/artístico da gravadora Polygram e de diversos selos.

Menescal continua, incessantemente, aberto a novo talentos, disposto a ouvir, descobrir e ajudar a divulgar as novas gerações. Formações em homenagem - Os shows de setembro e outubro apresentam sete formações – cerca de 130 arranjos novos, como ressalta o homenageado. Marcos Valle estará em Brasilia (com Cris Delanno), São Paulo e Rio (com Fernanda Takai, do Pato Fu, que gravou um disco em homenagem a Nara Leão, uma das mais importantes figuras da trajetória pessoal e profissional de Menescal). Ainda em Brasília, uma das noites traz as cantoras locais Cely Curado, Márcia Tauil, Nathalia Lima e Sandra Duailibe, que lançaram o disco Elas cantam Menescal (2012).


Ivan Lins e Leila Pinheiro, expoentes da geração pós-bossa, formam mais uma dupla em Brasilia e São Paulo, assim como o saxofonista Leo Gandeman, o violonista Lula Galvão e Cris Delanno. Somente em São Paulo, uma noite traz Simoninha e a apresentadora Sabrina Parlatore, atuando como cantora. A formação exclusiva do Rio tem Zélia Duncan, Danilo Caymmi e Wanda Sá em tributo ao mestre.

Programação no CCBB SP 21 de setembro: 13h - Menescal convida Ivan Lins e Leila Pinheiro. Repeteco do show de Brasília: Ivan Lins e Leila Pinheiro se reúnem para lembrar inclusive os inicios de carreira que Menescal presenciou e ajudou a disparar. Em 1970, Menescal dirigiu a gravação de Elis Regina para Madalena. E Leila teve o dedo do amigo em Bênção Bossa Nova (de 1989). 22 de setembro: 20h - Menescal convida Simoninha e Sabrina Parlatore - Uma dupla diferente mostra como Menescal é uma influência democrática.


Simoninha traz de volta o balanço do pai em clássicos como Balanço Zona Sul e Sá Marina. Já a apresentadora Sabrina Parlatore mostra o lado intérprete em canções revividas com a malemolência de jazz e blues – entre elas, Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira). 23 de setembro: 20h - Menescal convida Leo Gandelman, Lula Galvão e Cris Delanno - A Bossa instrumental faz sua parada estratégica com o saxofonista carioca Leo Gandelman e o violonista brasiliense Lula Galvão para uma viagem em clássicos como Surf Board, de 1966.

Voz de instrumento virtuose, a companheira constante – desde 1991 - Cris Delanno se junta a cordas e sopros. 24 de setembro: 20h - Menescal convida Marcos Valle e Fernanda Takai - Marcos Valle, ex aluno e companheiro de estrada, faz uma viagem ao início da bossa nova em repertório que inclui composições de outros autores, como Carlos Lyra. Fernanda Takai coloca sua voz delicada a serviço do gênero que homenageou com o disco Pela luz dos olhos seus, uma celebração de Nara Leão.

Serviço: Roberto Menescal comemora 80 anos Dia 21: 13h - Menescal convida Ivan Lins e Leila Pinheiro. Dia 22: 20h – Menescal convida Simoninha e Sabrina Parlatore. Dia 23: 20h – Menescal convida Leo Gandelman, Lula Galvão e Cris Delanno. Dia 24: 20h – Menescal convida Marcos Valle e Fernanda Takai. Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo Rua Álvares Penteado, 112 - Centro CEP: 01012-000 | São Paulo (SP) (11) 3113-3651 ccbbsp@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

***Polysom lança dois álbuns de Tom Jobim


***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Polysom vai lançar pela incrível coleção “Clássicos em Vinil”, em parceria com a gravadora Warner, dois álbuns do genial Tom Jobim: “Urubu” (1975) e “Terra Brasilis (1980). “Urubu” foi gravado em Nova York pela banda base formada pelo próprio Tom (piano, Fender Rhodes e vocal), Ron Carter (baixo), João Palma (bateria) e Ray Armando (percussão), e grande orquestra com arranjos e regências de Claus Ogerman. Algumas músicas de destaque são “Ângela”, “Lígia” e “Saudades do Brasil”.


“Terra Brasilis” é um álbum duplo com produção de Aloysio de Oliveira e arranjos de Claus Orgeman com versões em inglês para clássicos de Tom, como “Wave”, “Dindi”, “Samba de uma Nota de Só”, “Garota de Ipanema”, “Desafinado”, “Sabiá”, “Modinha” e “Se Todos Fossem Igual a Você”, entre outras.

***Greta Scarano usa Tommy Hilfiger no 74º Festival de Cinema de Veneza***


Crédito da foto: Getty Images.

***A atriz Greta Scarano usou óculos da Tommy Hilfiger nessa segunda-feira, 4, no 74º Festival de Cinema de Veneza. O modelo é da nova coleção da marca, que será apresentada no NYFW.

***Revitalização da Praça do Homem Nu é finalizada***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Encerrou na última sexta-feira (01) a ação de revitalização da Praça 19 de Dezembro. A limpeza abrangeu a face oeste do painel em granito do artista curitibano Poty Lazzaroto (1924-1988), o obelisco e o Homem Nu, do também paranaense Erbo Stenzel (1911-1980), e a Mulher Nua, do paulista Humberto Cozzo (1900-1981). O painel de Poty, elaborado em azulejos, que fica na face leste, em frente à Escola Tiradentes, também sujo por vândalos e que retrata com imagens um pouco da história paranaense, da mesma forma foi contemplado na iniciativa de limpeza e desimpregnação da sujeira e pichação.

Para realizar essa ação, a Associação Comercial do Paraná e a Fundação Cultural de Curitiba contaram com o apoio do Grupo OVD, detentor da Marca VONDER que cedeu alguns produtos específicos com essa proposta de remoção inteligente, entre eles, o Removedor de Multipichação, Limpador Desincrustante e Impermeabilizante Água, Óleo, Pichações e Fuligem. Todos os produtos tem princípios ecológicos, com composição aquosa e livre de solventes à base de petróleo ou resina, ou seja, protegem e limpam sem danificar a matéria-prima original, preservando a superfície a ser trabalhada e suas características, como pôde ser visto, principalmente no caso do painel do Poty.


Os produtos da VONDER utilizados para limpeza e impermeabilização não trazem impactos ao meio ambiente, sendo altamente recomendados pela excelente relação de remoção por área, com baixo custo, além de inúmeras vantagens para esse tipo de descontaminação, impregnada por diversos tipos de tintas em superfícies porosas por anos. “Nossa linha conta com produtos que agregam alta tecnologia e eficiência para esse tipo de trabalho e nada melhor que demonstrar isso na prática em um dos mais importantes cartões postais de Curitiba, cidade da Matriz da nossa empresa”, destacou o diretor comercial do Grupo OVD, Valter Lima Santos.

A empresa lançou recentemente a linha de produtos no mercado brasileiro, que são provenientes da França e utilizados em inúmeros monumentos e cidades históricas pelo mundo e altamente recomendados pela excelente performance e eficácia na remoção de pichações nos materiais mais difíceis, além da impermeabilização, após a conclusão da limpeza, que prepara o material para as próximas remoções, ajudando inclusive na manutenção contra infiltrações e repelindo a sujeira para facilitar as limpezas subsequentes, ou seja, conservando e protegendo os ativos históricos e urbanos.

Para manutenção, após a aplicação dos produtos utilizados, caso haja a reincidência dos atos de vandalismo com novas pichações, basta apenas a limpeza com o removedor. Isso serve, não apenas para os monumentos que foram restaurados, como também para qualquer comerciante ou cidadão que queira utilizar os produtos VONDER nos muros de condomínios, lojas e residências.

***La Cena abre Festival de Dança de Cascavel***


Crédito da foto: Karin van der Broocke.

***O G2 Cia de Dança abre no dia 9 de setembro, às 20h30, o Festival de Dança de Cascavel com o espetáculo La Cena. As apresentações acontecerão no teatro municipal da cidade e a entrada é gratuita.

A coreógrafa e diretora do espetáculo, Cleide Piaseck, inspirou-se nos contos e personagens de Hoffmann (Quebra-Nozes & Camundongo Rei e o Homem de Areia); de Neil Gaiman (Sandman) e Serguei Diaguilev (Ballets Russes). La Cena conta a história de um grupo de empregados contratados para trabalhar na mansão do Sr. Stahlbaum, na preparação da festa de fim de ano.

Após alguns incidentes no local de trabalho, todos mergulham em um sono profundo o que desperta os desejos mais secretos e inconfessáveis pesadelos. Além da apresentação, o departamento técnico e de produção do Centro Cultural Teatro Guaíra fará oficina básica de técnicas em iluminação e sonorização para teatro nos dias 7 e 8 de setembro.

Serviço: La Cena Dia 9 de setembro às 20h30 Teatro Municipal Sefrin Filho Rua Rio de Janeiro, 905 - Centro Entrada franca.

***Fran Rosas apresenta show de lançamento do novo álbum em Curitiba***


Crédito da foto: Fabio Palombino.

***A cantora paranaense Fran Rosas apresenta, no próximo dia 30 de setembro, às 20h no Teatro Sesc da Esquina, em Curitiba, o show de lançamento do seu primeiro álbum “Lume”, lançado no último mês. Apesar de ser o seu primeiro disco, essa não é a estreia de Fran Rosas nos palcos. A cantora vem se consolidando no cenário musical curitibano com seus espetáculos “Chapéu de Sobra”, “Mosaicos” e “Brilhante – Elis Regina”, apresentados em várias cidades brasileiras.

Além de já ter se apresentado também no palco do consagrado espaço cultural Circo Voador, no Rio de Janeiro. Com o show “Lume”, Fran traz um repertório repleto de músicas que marcaram sua carreira, como “Estrela de Brilhar” e “Cicatriz”, e interpreta canções de alguns compositores como Tó Brandileone, Maninho, Leprevost, Estrela Leminski, Celso Viáfora e Djavan, que fazem parte do seu mais novo trabalho.

Surpreendente e ousado, apresentando uma mistura de pop, jazz, bossa e maracatu, o show mostra ainda mais a originalidade e expressividade da cantora que dedica-se à música popular brasileira desde o início da sua carreira. “Este show é o mais importante da minha carreira, com certeza o de maior maturidade, pois reuni neste trabalho grande parte da minha trajetória musical, minhas escolhas e parcerias importantes até aqui.

Quero que o show seja leve, livre, iluminado, como o nome já diz. Uma calmaria em tempos difíceis”, detalha a artista. Acompanhado por Rafael Rosas (teclados e direção musical), Lucas Sangalli (bateria), Marcio Rosa (percussão), Daniel Sehnen (baixo), Emmanuel Bach (violão, guitarra e trio de metais), Rodrigo Vicaria (trombone), Douglas Chiullo (trompete) e Aloísio de Pádua (saxofone), Fran Rosas também assina a direção artística do show que marca a estreia da Turnê, com previsão também de apresentação em outros estados brasileiros.

Serviço: Show de lançamento disco Lume – Fran Rosas Data: 30 de setembro de 2017 Horário: 20h Local: Teatro Sesc da Esquina - Rua Visconde do Rio Branco, 969 – Centro, Curitiba/PR. Ingressos: R$30 e R$15 (meia entrada e comerciário). Compras pelo site: www.sympla.com.br/franrosaslume ou na bilheteria do teatro no dia do evento. Classificação: Livre. Informações: contato@franrosas.com.br - www.franrosas.com.br.

***Novos conceitos de arquitetura hospitalar são estratégias para a promoção da saúde***


Crédito das fotos: Rubens Nemitz Jr.

***A medicina avança a passos largos em busca de novas soluções de tratamento e cura para doenças. Em paralelo, outras ciências seguem o mesmo rumo colaborando e agregando alternativas e melhorias para tratamentos. Mas não apenas a medicina, fisioterapia, farmácia ou psicologia fazem parte deste rol. Há muito tempo a arquitetura e engenharia vem ganhando espaço e mostrando o quanto podem fazer a diferença no processo de cura de um paciente.


Foto: Decoração com padrão hoteleiro.

Por volta dos anos 60, as estruturas padronizadas e o ambiente “frio”, que anteriormente queriam demonstrar higiene e tecnologia em saúde, passaram a ser criticadas. A arquitetura pós-moderna promoveu uma reflexão sobre o impacto dos ambientes frios e impessoais na recuperação do paciente e começou a mudar esse cenário. Profissionais se especializaram no tema e cada vez mais clínicas e hospitais passaram a buscar os recursos da arquitetura para proporcionar maior conforto e satisfação do paciente e facilitar o trabalho dos profissionais de saúde.


Foto: Apartamento privativo.

Segundo especialistas, a iluminação hospitalar influencia o equilíbrio fisiológico e psicológico dos pacientes e as cores, além de humanizar o ambiente, promovem a sensação de bem-estar e melhoram o processo de cura. Já a utilização de áreas com ventilação natural, além do conforto, auxiliam no combate à infecção hospitalar devido à renovação constante do ar. Outro fator, não perceptível ao olhar dos usuários, mas de fundamental importância num projeto, é o conforto higrotérmico, que deve funcionar controlando o acúmulo de calor natural da estrutura e dispensando a umidade excessiva do local.


Foto: Sala de estar para acompanhantes.

Os móveis, objetos de arte e decoração complementam o objetivo de humanizar o ambiente e trazer a atmosfera doméstica para dentro do hospital. Um exemplo de como as novidades na arquitetura hospitalar vem ganhando força e passando a fazer parte do planejamento estratégico das instituições de saúde é a nova ala de internação do Centro Hospitalar da Nossa Saúde, em Curitiba. Inaugurada no final de agosto, a nova ala disponibiliza leitos de internação com ambientes em padrão hoteleiro e funcionalidades que colaboram com os serviços de saúde.

“Nossa proposta foi promover ao máximo o bem-estar dos pacientes e todos os detalhes foram pensados visando a descaracterização hospitalar”, comenta a engenheira civil Luciana Costin, responsável pelo projeto. “Na decoração optamos por leveza e contemporaneidade, com linhas retas nos móveis e uma paleta de cores em cinza, branco, amadeirado e detalhes em laranja, que é a cor da vitalidade. Aplicamos uma iluminação indireta e de serviço nos leitos e um piso vinílico amadeirado, proporcionando assim maior aconchego ao ambiente”, complementa.

Os apartamentos são privativos e semi privativos, equipados com mobiliário diferenciado, wi-fi, TV, frigobar e um sistema integrado de gasoterapia. Ainda, segundo a engenheira, além do inox nas áreas mais críticas, nos bate-macas e tampos dos postos de enfermagem foi utilizado o Silestone, uma superfície sólida monolítica que garante melhor higienização e prevenção contra microorganismos. Pensando no conforto dos profissionais de saúde, que passam muito tempo dentro do hospital, a principal preocupação foi criar postos de trabalhos ergonômicos e facilitar o acesso aos leitos.

E como uma das metas do hospital também é tornar a estrutura mais sustentável, soluções elétricas com baixo custo de manutenção foram utilizadas. Também, durante a obra, houve o cuidado com a minimização dos resíduos de construção civil e sua correta destinação. O projeto arquitetônico também contribuiu, e muito, para facilitar as necessidades de internação e a segurança hospitalar. Para as internações que exigem no máximo 12 horas de internação, foi projetado um apartamento para procedimentos de Day Hospital. Por outro lado, para os pacientes de risco, foram criados dois apartamentos com leitos especiais, respiradores e equipamentos de monitorização.

E para os casos com necessidade de isolamento, dois apartamentos com uma antecâmara para assepsia, que só permite o acesso e saída do leito do paciente após os procedimentos necessários de higiene. “Além de propiciar um ambiente agradável para pacientes e acompanhantes, buscamos planejar a nova ala utilizando todos os recursos possíveis para promover a saúde do paciente e melhorar as condições de trabalho dos colaboradores”, revela Dulcimar De Conto, diretora geral da Nossa Saúde, operadora de planos de saúde.

Sobre a Nossa Saúde - Criada em 1990, a Nossa Saúde é uma operadora de planos de saúde com atuação em Curitiba, Região Metropolitana e litoral paranaense. Disponibiliza planos de saúde para pessoa física e jurídica e possui Centros Hospitalares em Curitiba e São José dos Pinhais, com atendimento exclusivo aos beneficiários, em urgências, emergências, consultas, exames e cirurgias em diversas especialidades. É a única operadora de saúde a oferecer pronto atendimento 24 horas em São José dos Pinhais e, além dos Centros próprios, conta com uma ampla rede de prestadores de serviços credenciados. Mais informações www.nossasaude.com.br.

***Rinoplastia: A importância de preservar a parte funcional do nariz***

***Seja funcional, reparadora ou estética, a cirurgia do nariz – mais conhecida como rinoplastia – já está entre as dez mais realizadas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Segundo o médico otorrinolaringologista do Hospital IPO, Cezar Berger, essa intervenção pode ter o objetivo de aumentar, diminuir, afinar, engrossar ou alterar qualquer estrutura desta região do corpo, corrigir dificuldades respiratórias decorrentes de anormalidades na estrutura do nariz, melhorar a aparência ou proporção do nariz, realçar a harmonia facial e melhorar a autoestima.

“O importante é que a rinoplastia não tenha a parte funcional do nariz comprometida, não importa o motivo por que ela foi realizada”, declara o especialista. Berger diz ainda que não existe idade para o paciente fazer a cirurgia, mas se for a estética é ideal que seja feita depois da menarca (primeira menstruação) nas mulheres e após os 16 anos nos homens. O médico alerta ainda sobre os cuidados redobrados com as cirurgias realizadas no IPO.

“Sempre ressaltamos sobre as indicações, que não é para todos os pacientes e qual o desejo da pessoa com a cirurgia, realizamos uma boa anamnese, além da importância dos cuidados pré e pós operatórios. Assim como outras cirurgias, a rinoplastia também leva um tempo para a total recuperação e pela percepção dos resultados esperados. Embora este procedimento seja permanente, a cartilagem do nariz pode continuar a remodelar o tecido, alterando o resultado ao longo do tempo.

Sobre o Hospital IPO - O Hospital IPO é especializado no tratamento de ouvido, nariz e garganta, e conta com uma equipe multidisciplinar de áreas relacionadas à otorrinolaringologia. Atualmente possui o único pronto-atendimento 24 horas da especialidade no sul do País, mais de seis centros de tratamento, estrutura educacional volta para a otorrinolaringologia, mais de 150 médicos atendendo em 20 especialidades e mais de 20 unidades de atendimento no Paraná e Santa Catarina.

O grupo surgiu com união de um grupo de professores de medicina da Universidade Federal do Paraná, em outubro de 1992, para a criação de um centro especializado em otorrinolaringologia, ofertando consultas, exames, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Em junho de 2000 inaugurou seu hospital, um edifício de 11 mil metros quadrados, dispostos em 10 andares, localizado em Curitiba, no bairro Água Verde. Mais informações no site:  www.ipo.com.

***Crianças carentes visitam a Arena da Baixada***

***No próximo domingo (10), 42 crianças que participam da escola de futebol da Associação de Moradores e Organizadores da Vila Marta, participarão de um passeio à Arena da Baixada. Lá eles irão conhecer o Clube Atlético Paranaense, receber chuteiras e, para finalizar, assistirão ao clássico Atletiba no estádio. O jogo está previsto para às 11h. A ação é realizada pela organização social Samaritan`s Feet Brasil.

Segundo Wesley Oliveira, diretor da instituição, o objetivo é oferecer um momento de alegria e motivação a essas crianças. “Queremos empoderar e motivar essas crianças por meio do esporte, mostrando que esse caminho pode ser trilhado por elas”, destaca. De acordo com a voluntária da escola de futebol, Cintia Lopes, a grande maioria das crianças nunca pisou em um estádio antes, o que faz com que a expectativa deles só aumente a cada dia. “Eu vejo esse momento como único para todas as crianças.

Conseguiremos mostrar a elas que, por meio do esporte, muitas coisas boas podem acontecer”, ressalta a voluntária. Ela afirma ainda que ações como essa fortalecem a autoestima das crianças elas, mostrando que, “apesar de morarem em uma comunidade carente, não quer dizer que elas não possam alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos, afinal tudo depende da força de vontade de cada uma delas”, conclui Cintia.

***Estilista Sandra Kanayama inspira lounge externo em mostra de decoração***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Que moda e decoração tem tudo a ver, ninguém mais duvida. E a Mostra Artefacto Decor + Fashion provou isso ao convidar grandes arquitetos e decoradores para criar a partir de figuras relacionadas ao mundo da moda. O lounge externo da mostra é uma linda homenagem do paisagista Wolfgang Schlögel à estilista curitibana Sandra Kanayama.


Profissional experiente, que há 9 anos expõe na mostra, Schlögel conta que quando ficou sabendo que teria de criar um espaço para uma personalidade da área da moda ou do design logo pensou em Sandra. Ele a havia visto uma única vez, mas foi o suficiente para se inspirar. “Eu tinha um escritório dentro de uma loja e uma vez a vi chegar, muito elegante e delicada. Me chamou a atenção pela postura”, conta.


Ao conversar com Sandra sobre o projeto, o paisagista optou por trabalhar com cores semelhantes à palheta usada nas roupas da marca – cinza, preto e marsala - no mobiliário e no grande tapete, que é o ponto focal do espaço. “Na área externa não conseguimos fazer uma ligação tão literal com o personagem”, diz. O lounge tem um espaço de 120 m2 e é emoldurado por canteiros verdes e bromélias.

***Horário de funcionamento da Valesul Chevrolet no feriadão***


Crédito da foto: Divulgação.

***Pensando em aproveitar o feriadão para comprar um carro? A Valesul Chevrolet, concessionária que faz parte do maior grupo Chevrolet do sul do Brasil, estará de portas abertas nesta sexta, 8, das 8h às 20h, e sábado, 9, das 8h às 18h, para atender ao público. O único dia que a concessionária, localizada na Av. das Torres, 1.680, logo após o Portal de São José dos Pinhais, estará fechada é na quinta, 7, feriado da Independência do Brasil.

Na sexta, 8 e no sábado, 9, os interessados podem comprar carros novos e seminovos, com as melhores taxas do mercado e ainda aproveitar serviços de pós-venda para Chevrolets, como troca de óleo, pneus e filtros. A Valesul Chevrolet está localizada na Av. das Torres, 1.680 - São José dos Pinhais.

***Elegância e integração marcam projeto de residência no Alphaville***


Crédito das fotos 01, 02, 04 e 05: Divulgação / Foto 03: Nenad Radovanovic. 

***Pensada para uma grande família de seis pessoas, a residência de 550 metros quadrados situada no bairro do Alphaville, em Curitiba-PR e projetada pelo escritório Kátia Herzog Arquitetura e Interiores, leva em consideração uma rotina agitada. Quatro dos moradores são filhos jovens, que gostam de reunir os amigos, assim como os pais, que adoram receber visitas.


Para tanto, a residência dispõe de salão de festas, sala de estar, sala de jantar e cozinha, todos projetados e pensados na integração entre os ambientes e a harmonia entre moradores e convidados. “É comum que o anfitrião acabe por ficar cozinhando para o convidado, enquanto que o último fica deslocado em outro ambiente. Não queríamos que fosse assim nessa casa. Portanto, os ambientes criam proximidade entre as pessoas”, explica a designer Kátia Herzog.


Os outros espaços da residência também ficam em sintonia com o todo. São, no total, quatro suítes, três closets, seis banheiros, home theater, lavanderia e área externa, que conta com piscina aquecida coberta. O escritório é responsável tanto pelo projeto de interiores, como o arquitetônico e paisagístico. Enquanto que a obra levou um ano e meio para ficar pronta, a área interna precisou de quatro meses para completar a decoração.


O estilo neoclássico e contemporâneo de Kátia aparece nos belos lustres, papéis de parede e painéis 3D em laca. “Gosto de usar cores claras no projeto para que fique elegante, bem iluminado e para que o próprio morador não se canse, mas sempre adapto o projeto ao gosto do cliente, trazendo sua identidade à decoração”, conta Kátia. O destaque fica para o elegante uso do mármore e das cores fendi e preto. O toque final da decoração fica para os móveis personalizados, com corte a laser, e o acabamento chanfrado.


A residência, o primeiro projeto do escritório, conta com uma iluminação de qualidade, lançando mão de lâmpadas LED, que iluminam pontualmente cadeiras e espaços de trabalho, como mesas e balcões. Na sala de jantar, predomina a luz mais serena, que traz aconchego ao espaço. Outro ponto que contempla a ecologia é a eficiência energética da casa, que conta com ar-condicionado, mas que visa não utilizá-lo, já que os pés direitos são altos e há piso de porcelanato térmico, garantindo uma sensação agradável em qualquer estação.

Sobre o escritório Kátia Herzog Arquitetura e Interiores: Projetando residências de alto padrão, o escritório Kátia Herzog Arquitetura e Interiores atua há seis anos no mercado sob o comando da designer de interiores Kátia Herzog. Formada pela Universidade Curitiba, a profissional segue uma linha de projetos nos estilos neoclássico e contemporâneo, que valorizam a iluminação dos ambientes. O escritório desenvolve projetos arquitetônicos, de interiores e paisagísticos, lançando mão de uma composição de materiais nobres e harmonização de cores. Sua equipe de profissionais é composta por uma arquiteta, um engenheiro e três designers de interiores, incluindo a fundadora.

Serviço: Kátia Herzog Arquitetura e Interiores. Rua Barão dos Campos Gerais, 355 - loja 34 - Shopping Royal Center. Juvevê - Curitiba-PR Site: www.herzog.arq.br - Instagram: @projetosherzogdesign.

***Próximo 98 nas Escolas acontece dia 27 de Setembro***

***Realizado desde 2009 pela rádio 98FM Curitiba, o projeto 98 nas Escolas já está em sua 9ª edição e promete aproximar ainda mais os estudantes dos meios de comunicação, em especial, o rádio. O evento acontece mensalmente em escolas da rede estadual de ensino da Grande Curitiba para alunos do ensino médio com atrações de cunho cultural, educacional, esportivo e de carreira.

O primeiro evento de 2017 aconteceu dia 23 de Fevereiro, no Colégio Estadual Papa João Paulo I, que fica localizado no bairro Boa Vista, em Curitiba. O segundo aconteceu dia 30 de Março no Colégio Estadual João Turin, no Rebouças. O terceiro aconteceu dia 25 de Abril no Colégio Estadual Conselheiro Carrão, no Uberaba.

O quarto foi dia 31 de Maio, no Colégio Estadual Professor Algacyr Munhoz Maeder, no Bairro Alto. O quinto foi dia 30 de Junho no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes, no bairro Juvevê, o sexto foi dia 28 de Julho no Colégio Estadual Prof José Guimarães. A sétima edição foi realizada dia 16 de Agosto no Colégio Estadual Professora Isabel Lopes Santos Souza.

Já a oitava edição acontecerá dia 27 de Setembro no Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg. A programação conta com: Workshop de Grafitti; oficina de maquiagem, oficina de ciências com exposição e simulação de experimentos; campeonato de manobras Game of Skate, premiação, DJ, palestra da Uninter com o tema “Gestão de Carreira: Você já está planejando seu futuro?”, pocket show com a dupla Gustavo Toledo e Gabriel, e o encerramento do evento fica por conta do grupo de humor Tesão Piá. As escolas que tiverem interesse em receber o projeto 98 nas Escolas devem enviar e-mail para ouvinte@98fmcuritiba.com.br para análise. Os próximos eventos serão divulgados na programação da 98FM. O projeto tem patrocínio do Centro Universitário Internacional Uninter.

Sobre a 98FM - Na sintonia 98,9FM o ouvinte encontra uma mistura de informação, entretenimento e muita música boa, essa é a 98FM Curitiba, uma emissora de rádio antenada às mudanças de comportamento dos ouvintes e que valoriza a cultura e a economia da Grande Curitiba. Com grande audiência e alcance a 98FM chega aos celulares, casas e carros de mais de 600 mil de ouvintes por mês.

***Lapa recebe mostra fotográfica de casamentos retratados por Glück***


Crédito das fotos: Guilherme Glück.

***Em setembro, o Museu da Imagem e do Som do Paraná leva a exposição “As noivas de Glück” para a Casa Lacerda, na Lapa-PR. A exposição abre no dia 15 de setembro, às 18h30, e permanece em cartaz até o dia 15 de outubro de 2017.


Em suas fotografias, Guilherme Glück registrou a cultura local (principalmente a lapeana) do início do século XX. A mostra é composta por fotografias capturadas em cerimônias da época na região sul, com enfoque nas noivas. O acervo do fotógrafo com mais de 40 mil chapas de vidro pertence ao MIS-PR.


Guilherme Glück - Nascido em Santa Catarina, Guilherme Glück se estabeleceu na Lapa e trabalhou como fotógrafo ambulante. Ele percorreu a região norte de Santa Catarina e sul do Paraná, onde fez registros fotográficos do cotidiano dos habitantes, seus costumes e tradições. Seus retratos do dia a dia regional são considerados um legado para a fotografia paranaense.

Serviço: Abertura da exposição “As noivas de Glück” Dia 15 de setembro de 2017 às 18h30 Período expositivo: até 15 de outubro de 2017 Entrada gratuita. Museu Casa Lacerda Rua XV de Novembro, 67 – Centro. Lapa/PR Visitação: terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Entrada: R$ 2 e R$ 1 (meia). Meia para estudantes, professores e doadores de sangue. Entrada gratuita toda terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário