sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Coluna do dia 18/11/16

***Troféu Raça Negra 2016 homenageia a cantora Elza Soares***


Crédito da foto: Stéphane Goanna Munnier.

***O Troféu Raça Negra, um dos mais importantes eventos do gênero em todo o país, premia personalidades que se destacaram na sociedade, em especial frente à comunidade negra. Este ano, fazem parte da seleta lista nomes como o da Presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia e do Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip.


Crédito da foto: Daryan Dornelles.

O ex-senador norte-americano, militante dos direitos dos negros, o reverendo Jesse Jackson, também participará da solenidade. Em sua 14ª edição, o evento homenageia a cantora Elza Soares, dona de uma das maiores vozes do Brasil. Realizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobras, a premiação trará ainda vários artistas interpretando canções que marcaram a carreira da diva do samba e da MPB.


Crédito das fotos: 03, 04, 05, 06, 07 e 08: Divulgação.

A festa acontecerá no dia 21 de novembro de 2016, na Sala São Paulo, e reunirá centenas de convidados, entre personalidades públicas, representantes do governo e instituições parceiras. Conhecida como o “Oscar” do cenário afro, a solenidade premia pessoas de destaque da comunidade negra nacional e internacional.


Entre os nomes agraciados este ano estão o sambista Arlindo Cruz; a judoca medalhista de ouro nas olimpíadas do Rio 2016, Rafaela Silva; Sabrina de Paiva e Raissa Santana, Miss São Paulo e Miss Brasil 2016, respectivamente; David Uip, Secretário da Saúde do Estado de São Paulo; a americana Kim Cape, Secretária Geral do GBHEM (General Board of Higher Education and Ministry), entre outros. Este ano, a apresentação ficará a cargo do casal de atores Fábio Rhoden e Lidi Lisboa, junto com os também atores Érico Brás e Kênia Maria –mestres de cerimônia e premiados com o troféu na edição de 2015.


Quem também repete a bem-sucedida participação no evento é o ator Eduardo Acaiabe, que assina novamente a direção geral da festa. No palco do Troféu Raça Negra 2016, várias atrações e participações especiais foram escolhidas a dedo para homenagear a cantora Elza Soares, considerada pela BBC de Londres uma das vozes do milênio.


O cantor e compositor Chico César, o tenor David Marcondes, o cantor Rubi, o rapper Bnegão, o cantor e compositor Liniker e a cantora Juçara Marçal irão se apresentar cantando grandes sucessos da homenageada, que também irá fazer uma performance surpresa na festa. O Coral da Universidade Zumbi dos Palmares e as crianças da Escola de Sampa Vai-Vai também farão parte da homenagem à Elza Soares.


Participações especiais - Premiado com o Troféu Raça Negra em outras edições, o ex-senador e militante dos direitos dos negros, o Reverendo americano Jesse Jackson, fará uma participação especial no evento, assim como a atriz mineira e mestre de cerimônia da edição de 2015, Érika Januza.


Elza Soares- A escolha de Elza Soares como homenageada reforça a importância de seu trabalho, principalmente neste momento em que vêm ganhando mais destaque as discussões relacionadas ao empoderamento feminino.

“Elza Soares nos representa. Ela personifica a mulher negra, vitoriosa, que conseguiu conquistar o seu lugar mesmo em um universo ainda repleto de preconceitos relacionados à raça, gênero e condição social”, explica Francisca Rodrigues, presidente do Troféu Raça Negra. Da infância pobre na Favela Moça Bonita ao estrelato, Elza Soares traçou um caminho de muita luta até conquistar o lugar que hoje ocupa e sempre mereceu.

Atualmente, a artista apresenta o show A Mulher do Fim do Mundo (direção-geral de Guilherme Kastrup), espetáculo e disco homônimo aclamados pelo público, que causaram enorme impacto na crítica brasileira, resultando nos prêmios de "Melhor Show Nacional", da Folha de S.Paulo e do Estado de S.Paulo, de "Melhor Álbum", pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e de "Melhor Álbum de 2015" e "Melhor Música de 2015" ("Maria da Vila Matilde") pela revista Rolling Stone Brasil.

LISTA DOS PREMIADOS 

1.Elza Soares: cantora. 2.Carmen Lúcia: Presidente do Supremo Tribunal Federal. 3.Arlindo Cruz: cantor. 4.Raul Botelho: Tenente-Brigadeiro do ar, da Aeronáutica Brasileira. 5.Papa Paul Kisolokele: religioso de Angola. 6.kim Cape: secretária geral do GBHEM - presidente do fundo norte-americano de investimentos do Instituto Metodista de Serviços Educacionais. 

7.Arnaldo Niskier: escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. 8.Rafaela Silva: judoca ganhadora da medalha de ouro nas olimpíadas do Rio 2016. 9.Cláudio Lamachia: presidente do Conselho Federal da OAB. 10.Sheila Cristina Nogueira da Silva: mãe de Carlos Eduardo (19 anos), assassinado por uma bala perdida no Rio de Janeiro.

11.David Uip: Secretário da Saúde do Estado de São Paulo. 12.Sabrina de Paiva: miss São Paulo 2016. 13.Mauro Silva: Campeão da Seleção Brasileira e vice-presidente da Federação Paulista de Futebol. 14.Rodney Williams: vice-presidente da Microsoft Brasil. 15.Raissa Santana: miss Brasil 2016. 16.Francisco Macena: chefe de gabinete da Prefeitura de São Paulo. 17.Walter Feldman: presidente da Federação Paulista de Futebol. 18.Antônio Mosquito: empresário angolano.

Sobre o Troféu Raça Negra - O Troféu Raça Negra, realizado pela Faculdade Zumbi dos Palmares e Afrobras, foi criado em 2000, durante as comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil, e se tornou anual a partir de 2004, sempre reconhecendo a atuação de uma pessoa de destaque da comunidade negra nacional ou internacional.

Martinho da Vila, Nelson Mandela, Emílio Santiago, Martin Luther King Jr, Jair Rodrigues e Milton Nascimento, Michael Jackson, Wilson Simonal e Cartola foram alguns dos laureados em edições anteriores do prêmio. A Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com a ONG Afrobras, realiza também a FlinkSampa - Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, que acontece no Memorial da América latina, nos dias 18 e 19 de novembro.

Serviço: Troféu Raça Negra 2016 Data: 21 de novembro Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos) Hora: 19h - Evento para convidados.

***Santa Mônica promove baile de aniversário de 55 anos neste sábado (19)***

***Um dos mais tradicionais clubes do Paraná, o Santa Mônica Clube de Campo, comemora em grande estilo e com muito glamour os seus 55 anos de história. E, para brindar essa trajetória de sucesso, promove no próximo sábado, dia 19, no Salão Social, o clássico e refinado baile de aniversário.

A recepção dos convidados e associados será feita pelos anfitriões do evento, o presidente do Clube, Aniceto Zanuzzo e sua esposa Léa Maria Zanuzzo. A concorrida festa dos moniquenses terá início 20h30, com a abertura do salão, seguida do jantar, homenagens e baile. A noite terá como atração a Banda Nobre Arte, que promete encantar e agradar todo o público, com sua alegria e requinte para a celebração deste dia especial.

O clube que foi fundado no dia 15 de novembro de 1961, neste ano tem motivos de sobra para comemorar, pois está em pleno desenvolvimento. Acaba de inaugurar o seu grande e moderno empreendimento, o Complexo Aquático com piscina olímpica, homologada para sediar competições internacionais. No mês de dezembro irá inaugurar as quadras de Beach Tennis muito esperadas pelos associados, e no mês de março de 2017, irá estrear seu novo Campo de Golfe, com 18 buracos. É por estes e outros motivos, que o Santa Mônica tem se tornado uma referência para todo o Brasil.

Serviço: 55º Baile de Aniversário do Santa Mônica Clube de Campo Data: 19 de novembro (Sábado) Local: Salão Social do Santa Mônica (Rod. Régis Bittencourt, 5000) Animação: Banda Nobre Arte Traje: Passeio Completo. Programação: 20h30 – Abertura do Salão 21h às 22h30 - Jantar 23h – Homenagens 23h15 – Início do Baile Valores: R$ 60,00 associado e R$ 90,00 convidado Ingressos à venda na Secretaria do Clube. Mais informações: 41-3675-4202 ou social@santamonica.rec.br.

***Show do cantor Tiago Abravanel em prol da Campanha Mão Amiga do Hospital Erasto Gaertner***


Crédito das fotos: Divulgação.

***No dia 7 de dezembro, quarta-feira, às 21h, o cantor Tiago Abravanel realiza um show exclusivo em prol da Campanha Mão Amiga do Hospital Erasto Gaertner. O evento, que acontece no Clube Curitibano, será uma ação para a construção do Erastinho, o único Hospital Oncopediátrico exclusivamente voltado para crianças e adolescentes com câncer no Paraná. Os ingressos podem ser comprados pelo site do Disk Ingressos: http://www.diskingressos.com.br/evento/5074. No final de 2015, foi lançada a Campanha Mão Amiga com o objetivo de arrecadar recursos financeiros e doações que auxiliem na construção do Erastinho. 

Já conhecido por sua especialidade e por realizar cerca de 93% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde, o Hospital Erasto Gaertner traz esta novidade para os pequenos pacientes do sul do Brasil. Com 4.800 metros quadrados, o novo hospital terá um ambiente moderno e humanizado, especializado no tratamento da doença. O acesso aos melhores profissionais e equipamentos será garantido, sempre focando no tratamento multiprofissional que o câncer demanda.


A expectativa é dobrar o número de procedimentos realizados por ano em comparação com as estatísticas atuais (mais de 11 mil atendimentos). A Ala Pediátrica, atualmente em funcionamento no Hospital Erasto Gaertner, será totalmente transferida para o Hospital Erastinho, que possibilitará a reformulação dos espaços, tornando-os humanos, induzindo um novo tipo de tratamento, focado no paciente e com a melhor infraestrutura e avançada tecnologia, tornando a recuperação ainda mais eficaz.

O pavimento térreo contará com Lobby, Ambulatório, Unidade de Quimioterapia de curta e de longa duração e Coleta de Banco de Sangue. O segundo pavimento terá Unidade de Internação e acesso ao Centro de Convivência da Família. Já o último pavimento contará com Centro Cirúrgico, Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O Hospital Erastinho é o segundo projeto a ser executado no Plano Diretor da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, que traça as principais obras de reforma e ampliação do Hospital Erasto Gaertner para os próximos 15 anos, com avanços consideráveis em uma estrutura moderna e diferenciada. Para garantir a construção desta nova instituição, o engajamento da sociedade organizada é indispensável.

Muitos parceiros já estão mobilizados pela causa, como a Ecoverde Corretora de Seguros, o Clube Atlético Paranaense e a Agência Guarda-Chuva, responsável pela criação da campanha em prol do Erastinho. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná já anunciou um aporte de R$ 9 milhões para a construção do novo Hospital. A proposta é mostrar ao público que todos podem “dar uma mão” no projeto, com ações ousadas e que incentivem a participação da comunidade e de celebridades que impulsionem a visibilidade da Campanha.

Serviço: Hospital Erasto Gaertner R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR Telefone: (41) 3361-5000 - www.erastogaertner.com.br.

***Grupo Positivo lidera ranking de maiores empresas do setor de Educação***


Crédito das fotos: Divulgação. 

Na foto 01: Lucas Guimarães, vice-presidente do Grupo Positivo.

***A Revista Amanhã, em parceria com a PwC, divulgou o ranking com as 500 maiores empresas, públicas e privadas do Sul do Brasil. A premiação acontece nesta quinta-feira, 17, às 19h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O Grupo Positivo se destacou como a maior empresa do setor de educação, com receita líquida de R$920,53 milhões. Nesse segmento, as empresas foram avaliadas em dois critérios: faturamento e rentabilidade.


Na foto 02: Sede da Editora Positivo, em Curitiba (PR).

O método utilizado para definir o ranking da revista consistiu em um indicador exclusivo, o Valor Ponderado de Grandezas (VPG), que tem como base fatores do balanço financeiro, como patrimônio líquido, receita líquida e lucro (prejuízo) líquido das empresas. Em outras palavras, o VPG mostra o desempenho e o tamanho de cada companhia durante o ano e, nesse caso, o resultado do Grupo Positivo foi de R$ 529,42 milhões.

Cerca de 80% da receita do Grupo Positivo é destinado à educação e, apesar do momento político e econômico brasileiro não ser favorável, a previsão é terminar o ano de 2016 no azul, afirma o vice-presidente do Grupo, Lucas Guimarães. Os outros 20% da renda são frutos da operação gráfica. Em julho desse ano, a companhia, pela primeira vez, investiu no crescimento inorgânico, assumindo a administração do Posiville, em Joiville (SC), colégio com 25 anos de história e três unidades na cidade.


Na foto 03: Universidade Positivo - Câmpus Ecoville. 

“Estamos prospectando novas aquisições no ensino básico e superior”, afirma Guimarães. O Positivo nasceu em 1972, a partir da ideia um grupo de professores visionários que criaram um curso pré-vestibular inovador. Hoje, a marca Positivo consolidou sua liderança em todas as áreas em que atua Ensino, Soluções Educacionais, Cultura, Tecnologia e Gráfica, graças à qualidade de seus serviços e produtos.

Na área de Ensino, o Grupo atua desde a Educação Infantil até o Ensino Superior - Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia), Especialização, Mestrado e Doutorado. Mais de 1 milhão de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão. Escolas de mais de 40 países utilizam soluções desenvolvidas pela divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática. A maior fabricante brasileira de computadores possui plantas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e na Argentina.

A Posigraf, uma das maiores gráficas da América Latina, tem filiais e representações em todo o Brasil, Mercosul e Estados Unidos. No ano em que completou 40 anos, o Grupo Positivo também lançou o Instituto Positivo, para centralizar e potencializar as ações de responsabilidade social e investimento social privado das suas empresas e unidades educacionais. Link para os resultados: http://www.amanha.com.br/500maiores/#500maiores.

***Agapanthus Floricultura lança coleção de Natal 2016***


Crédito das fotos: Edna Froes.

***A Agapanthus inova mais uma vez neste Natal. Para encantar os olhos daqueles que buscam algo diferente, a floricultura lança, no próximo dia 23 de novembro, duas coleções inéditas assinadas pelo artista floral Michel Benevenute com inspiração europeia: uma de limão siciliano e outra de maçãs. As novas coleções temáticas combinam muito bem com o clima mais quente das festas de fim de ano.


A aposta em arranjos e guirlandas com a decoração de frutas promete mudar o conceito e incrementar, com sofisticação, casas, lojas e escritórios. Este ano a Agapanthus também vai disponibilizar uma linha de guirlandas leves, feitas a partir de folhas secas e preservadas. Ainda estará comercializando a conhecida coleção orgânica composta por plantas suculentas, orquídeas, tuias e poinsetias.

Quem for conferir o lançamento da coleção de Natal, poderá participar da tarde de autógrafos do livro O Mistério da Biblioteca. Uma das autoras é a diretora da floricultura, Márcia Carazzai que estará à disposição para falar sobre a obra, das 14 às 18 horas.

Serviço: Lançamento coleção Natal Data: 23/11/2016 Local: Agapanthus Floricultura Rua Augusto Stresser 1133, Juvevê Horário: das 14 às 18 horas.

***Novembro Azul: Coisa de Homem***

***Com o intuito de atrair a atenção da população para a saúde do homem, o hospital Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná (IMCP) aderiu à campanha Novembro Azul e estará realizando uma série de palestras nos dias 22, 23 e 24 sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

A campanha Novembro Azul: Coisa de Homem, promovida pelo IMCP, irá começar na terça-feira (22/11) com um café da manhã para os colaboradores do hospital, e contará com a presença do urologista Dr. Thadeu Brenny Filho.

A abertura oficial será realizada pelo diretor presidente do hospital, Dr. José Lazzarotto. Nos dias 23 e 24 de novembro (quarta e quinta-feira) todos os funcionários do hospital, homens e mulheres, participarão de palestras e atividades promovidas pelos acadêmicos de enfermagem do Centro Universidade Campos de Andrade.

***Ator de Cidade de Deus vem a Curitiba, neste fim de semana, para apoiar projeto Palco Escola***


Crédito da foto: Divulgação.

***O ator Alexandre Rodrigues, que fez sucesso ao interpretar o personagem Buscapé, protagonista do filme Cidade de Deus (2002), estará em Curitiba, nos dias 19 e 20 de novembro, para apresentar um workshop sobre tevê e cinema aos alunos de escolas públicas participantes do projeto sociocultural Palco Escola.

Além dele, que hoje é considerado padrinho da iniciativa, participam do workshop a preparadora de elenco Cacá Santini e o empresário Wagner Feriatto (da agência Guaraná Models). As palestras vão abordar temas como carreira profissional, desenvolvimento de habilidades, autoestima, mercado de trabalho, produção geral, audiovisual e quebra de paradigmas. Nas aulas práticas, serão realizadas atividades de expressão corporal, preparação vocal, interpretação para teatro, cinema e tevê, exercícios teatrais, improviso, entre outras.

O evento é gratuito para os alunos do Palco Escola. Para outros interessados, o valor da inscrição é de R$ 300. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas presencialmente no Pé no Palco. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3029-6860 e pelo Whatsapp (41) 99161-7383.

“Para nós é uma honra contar com o apadrinhamento do Alexandre, que na infância superou as dificuldades de acesso a bens culturais que atingem muitas crianças brasileiras. Nosso objetivo com o Palco Escola e com esse workshop é, além de ajudar os alunos a romperem essas barreiras, inspirá-los com histórias como a de Alexandre”, conta a diretora de produção do Pé no Palco e responsável pelo projeto, Giselle Lima. Alexandre Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro, em 1983.

Após sua estreia no cinema, em Cidade de Deus, participou também de várias novelas e séries de televisão. Em 2007, atuou no clipe da música P.D.A. (We Just Don’t Care), do cantor americano John Legend. Entre seus trabalhos recentes no cinema estão Proibido Proibir (2007) e Anita e Garibaldi (2012). Na televisão, fez Totalmente Demais (2015), Joia Rara (2013), entre outros.

Mais sobre o Palco Escola - O Palco Escola é uma iniciativa da Associação Amigos do Pé no Palco – Ação em Valores Humanos, ligada ao Espaço Cultural Pé no Palco e viabilizado pelas Lei Rouanet, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e por recursos vindos de pessoas físicas e jurídicas que acreditam na educação por meio da arte. O projeto oferece aulas de teatro gratuitas a alunos de escolas públicas de Curitiba e, ao longo dos anos, já atendeu mais de 1.500 estudantes. Seu público-alvo é formado por crianças e adolescentes de 8 a 17 anos que geralmente não têm acesso aos bens culturais.

Todo o trabalho é acompanhado por uma equipe de orientadores composta por arte-educadores, psicólogos, pedagogas e supervisoras artísticas. De forma lúdica e criativa, os alunos aprendem a se expressar melhor, levando os ensinamentos do teatro para a vida pessoal e profissional. Atualmente, o projeto conta com uma turma de iniciantes, que ingressou em 2016, e uma turma de iniciados, começada ano passado.

Nos dias 26 e 27 de novembro, as duas turmas apresentarão, no Espaço Cultural Pé no Palco, os textos Confusão do Galinheiro – O Caso dos Ovos de Ouro (de Lia Machado) e Inverno Dentro dos Tímpanos (adaptação dos contos de Luiz Felipe Leprevost). Mais informações estão disponíveis no site www.palcoescola.com.br.
 
***Cenário do Teatro Musical ganha destaque em Curitiba***

***Curitiba sempre foi o palco de vários nomes do cenário artístico brasileiro, muitos deles reconhecidos nacionalmente. Pensando nos novos talentos, o Projeto Broadway, escola de artes voltada a formação em teatro musical, inicia no dia 26 de novembro, durante o Festival de Ópera do Paraná, a Companhia Projeto Broadway, a 1º Companhia de Teatro Musical do estado.

Débora Bergamo, sócia e professora da escola, explica que a Cia Projeto Broadway é formada por professores, alunos e ex-alunos, todos escolhidos por audições, buscando sempre o perfil ideal para cada personagem. “Procuramos artistas com habilidades sólidas da área da interpretação, dança e do canto”, afirma. O teatro musical é uma boa maneira de novos artistas ingressarem neste meio, trabalhando pontos essenciais que todo artista deve conhecer: canto, dança e teatro - Anna Preto é um dos exemplos.

Aluna do Projeto Broadway, Preto teve a oportunidade de participar e ser protagonista de uma das mais conhecidas peças infantis, A Pequena Sereia, em São Paulo, dirigida por Mario Góes, colocando à prova todo o aprendizado que obteve na Escola. “Trabalhar com pessoas tão competentes para a montagem de um espetáculo é o desejo de todo ator! Aqui, estamos colocando em prática tudo o que vimos durante a formação no Projeto, porém, com ainda mais disciplina e seriedade, pois nos tornamos uma CIA profissional e isso é um grande passo para todos nós!”, destaca a artista.

Junto às apresentações deste mês vieram também novas oportunidades para os artistas, que terão chance de participar dos projetos marcados para o começo do próximo ano – as inscrições para as audições estão abertas no site www.projetobroadway.com.br. “Estamos muito gratos com esta oportunidade e seguimos com muitos projetos já em andamento para 2017, como por exemplo, a estreia de uma peça montada originalmente na Broadway, da qual adquirimos os direitos de montagem e adaptação”, finaliza Bergamo.

***As profissões do futuro no Papo U***

***A próxima edição do Papo U Gazeta do Povo tem como tema as profissões do futuro. Jovens que atuam em áreas promissoras vão compartilhar suas experiências e contar quais caminhos seguiram para sair na frente. O encontro será no dia 30 de novembro, a partir das 19h, no Museu Oscar Niemeyer (MON). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.  

Com tantas mudanças e transformações das últimas décadas, o mercado de trabalho também passa por uma revolução. Atividades deixam de existir, outras surgem a partir dos avanços tecnológicos.

Para trazer esse novo cenário, o evento contará com a mediadora Mariana Ayres, gamer da Microsoft, e as palestras de Nayane Morais, programadora da Mirum Agency; Diego Ximenes, um dos fundadores da 99 Jobs e Jean Gustavo Hansen, professor e fundador do Boot (uma plataforma de aulas online). 

Os participantes poderão curtir o som da banda The Folkin´Dads e comidas do food truck Nebraska Burgers. Os estudantes que participam do Papo U ainda recebem um certificado de duas horas complementares.

Papo U - O Papo U é uma evolução do Papo Universitário Gazeta do Povo. Trata-se de uma plataforma completa de conteúdo e relacionamento com o público jovem, que conta com conteúdo online, impresso, vídeos e eventos. O objetivo é conectar os jovens a temas relevantes que estão em discussão.

Serviço: Papo U – Profissões do futuro Data: 30 de novembro (quarta-feira) Horário: 19h Local: MON - Museu Oscar Niemeyer Endereço: R. Mal. Hermes, 999 Banda: The Folkin´Dads Food Truck: Nebraska Burgers Certificado de participação: 2 horas complementares.

Gazeta do Povo - A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), é uma grande plataforma de comunicação, que está presente o tempo todo na vida dos paranaenses, seja com informação e diferentes opiniões nas plataformas impressa e digital (online, mobile e tablet), em projetos especiais e eventos. Com uma história de 97 anos e com olhos no futuro, a Gazeta do Povo se renova diariamente e coloca no mercado novos produtos, serviços e iniciativas para estar ainda mais próxima do leitor.

***Mulheres aprendem como se vestir em brechó***


Crédito da foto: Gustavo Mafra.

***A BPW Curitiba promove o Happy Business “Um novo conceito de Brechó” com a empresária Alexsandra Oenning, dia 22 de novembro (terça-feira), das 19 às 22 horas, no brechó Le Blanc. 

A visual merchandiser Karol Greenhalgh dará dicas de como montar looks para as ocasiões mais variadas do dia a dia. O Le Blanc fica na Rua Atílio Bório, 1.111, no Alto da XV. Mais informações e inscrições podem ser feitas através do e-mail secretaria@bpwcuritiba.com.br.

***Racismo Institucional é tema de campanha da Master para o Governo do Paraná***

***Segundo dados do IBGE, 82,6% dos negros afirmam que a cor da pele influencia nas oportunidades de trabalho. Uma realidade que se confirma em outros números: profissionais negros ganham em média 36% menos que os brancos, ocupam apenas 18% dos cargos de elite e são 60,6% dos desempregados.

Entre os muitos fatores que mais contribuem para essas estatísticas, está o Racismo Institucional, problema que se manifesta quando instituições públicas ou privadas atuam de forma diferenciada em relação a uma pessoa por conta da sua origem étnica, cor ou cultura, privando-a de oportunidades profissionais e sociais diariamente.

Para chamar atenção para esse problema grave, o Governo do Paraná em parceria com a Assessoria Especial da Juventude e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, assinam a campanha “Teste de Imagem”, criada pela Master Comunicação. Nela, profissionais de RH reais foram convidados para um experimento. Primeiro eles foram separados em dois grupos. Depois, um mediador mostrou ao grupo 1 imagens de pessoas brancas em situações comuns do dia-a-dia. Já o segundo grupo viu imagens com as mesmas situações, mas com pessoas negras.

O resultado foi alarmante, a grande maioria das respostas dos RHs do segundo grupo, colocou os negros em posição social inferior à dos brancos, muitas vezes os descrevendo de maneira pejorativa. Isso que mostra que mesmo sem perceber, muita gente ainda comete atos de racismo. 

Além dos filmes que trazem as reações dos RH’s, a campanha também conta com mídia impressa e um site, o contraracismo.pr.gov.br que traz informações e estatísticas sobre o racismo institucional. Link do Youtube: https://youtu.be/m6M_PiqmGZg.

Ficha técnica: Agência: Master Comunicação; Cliente: Governo do Paraná / Consepir; Título: “Teste de imagem"; Direção de Criação: Felippe Motta; Head of Art: Jorge Uesu; Redação: Bruno Trindade; Direção de Arte: Pesly Krieger; VP de Planejamento: Marcelo Romaniewicz; Direção de Atendimento: Cícero Rohr; Gerente de Atendimento: Danielle Béllio; RTVC: Mayane Milinavicius e Daniela Machado; Mídia: Thatiana Almeida e Juliana Selbach; Produtora: Trunkshot; Direção: Bernardo Tomsons; Produtora de áudio: Jamute; Locutor: Candieiro; Aprovação: Márcio Villela, Fabíola Maziero e Edson Lau Filho.

Sobre a Master Comunicação - A Master é uma das maiores agências do Brasil. É ousada e eficaz porque inova nas campanhas que desenvolve para os seus clientes e apresenta os resultados esperados. Fundada em 1989, tem quatro escritórios: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Com 180 funcionários, está no Top Five do Ranking Nacional das Agências Independentes.

***MON tem programação especial na semana de aniversário***


Crédito da foto: Joel Rocha.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) completa 14 anos no dia 22 de novembro. Para comemorar o aniversário, haverá uma programação especial entre os dias 19 e 25, como uma oficina com o artista Retamozzo, outra em Comemoração ao Dia da Consciência Negra e outras com a equipe da Ação Educativa, um evento para crianças e mais um encontro para o público adulto. As comemorações começam no sábado, 19, com o projeto inédito “Uma Noite no MON”.

O evento é voltado para crianças de 8 a 11 anos, que participarão de uma visita noturna ao museu repleta de atividades lúdicas. As inscrições para esta edição estão encerradas. No domingo, dia 20, terá oficina livre para todos os visitantes do MON, das 11h às 17h, sem necessidade de inscrição prévia. A proposta é confeccionar bonecas com materiais reciclados. Na terça-feira, 22, a programação é dedicada ao público adulto, principalmente quem tem mais de 60 anos, com uma edição especial do projeto “Arte para Maiores”.

O historiador do MON, Ricardo Freire, irá conduzir uma mediação pelo Espaço Niemeyer, abordando a trajetória do arquiteto, assunto que será aprofundado na exposição “Oscar Niemeyer: Vida e Obra – Arquitetura é invenção”. Depois, haverá a prática artística “Museu dos sonhos”. O encontro começa às 13h45 e se encerra às 17h, e tem o custo de R$ 6,00 mais o valor do ingresso. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone 3350-4468 ou pelo e-mail agendamento@mon.org.br. Na Quarta Gratuita, 23, o MON oferece entrada franca a todos os visitantes.

Haverá oficina de desenho com a equipe da Ação Educativa, das 11h às 14h, tendo como referência a obra “Serpente”, também conhecida como Moreia, do artista Francisco Brennand. Mais tarde, às 15h, o artista Rettamozo promove a oficina “ComoVer a terra/ ComoVer Curitiba”, na área externa do MON, no Parcão. A oficina será de pintura e tem vaga para 60 participantes. Na quinta-feira, 24, tem oficina de escultura com papel reciclado, das 11h às 17h. Encerrando a programação de aniversário, uma oficina de monotipia na sexta-feira, 25, também das 11h às 17h.

O Museu Oscar Niemeyer - O projeto do prédio principal é de 1967, mas o edifício foi inaugurado apenas em 1978, sob o nome de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco. Em 2001, 23 anos depois da inauguração, foi decidido que o espaço deixaria de ser a sede das secretarias de Estado e passaria a abrigar um museu. Oscar Niemeyer foi chamado, então, para projetar o anexo conhecido como torre do Olho e, em 22 de novembro de 2002, foi inaugurado o Novo Museu, mais tarde rebatizado com o nome do arquiteto que o desenhou.

Serviço: Semana de aniversário do Museu Oscar Niemeyer De 19 a 25 de novembro de 2016 Programação: Sábado, 19 de novembro Projeto "Uma noite no museu" Horário: 17h às 21h30 Nº de vagas: 50 crianças - Vagas esgotadas. Domingo, 20 de novembro Oficina livre com a equipe da Ação Educativa. Comemoração ao Dia da Consciência Negra Técnica: Confecção de boneca com materiais reciclados Horário: 11h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo. Terça-feira, 22 de novembro "Arte para Maiores Especial" Horário: 13h45 às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo Informações: (41) 3350-4468 ou agendamento@mon.org.br Valor por sessão: R$ 6 + ingresso (maiores de 60 anos pagam apenas a sessão).

Quarta-feira, 23 de novembro (entrada gratuita) Oficina livre com a equipe da Ação Educativa Técnica: Desenho. Referência: Obra "Serpente", de Francisco Brennand Horário: 11h às 14h Local: Sala de Oficina – subsolo. Oficina "ComoVer a terra/ ComoVer Curitiba", com o artista Rettamozo Técnica: Pintura Horário: 15h Local: Área externa do MON - Calçada do Parcão 60 vagas. Quinta-feira, 24 de novembro Oficina livre com a equipe da Ação Educativa Técnica: Escultura com papel reciclado Horário: 11h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo.

Sexta-feira, 25 de novembro Oficina livre com a equipe da Ação Educativa Técnica: Monotipia Horário: 11h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada) Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita Venda de ingressos: até as 17h30 Permanência no museu: até as 18h www.museuoscarniemeyer.org.br.
 
***Mercados de Natal iluminam Lucerna***


Crédito da foto: Divulgação.

***A cidade de Lucerna, localizada no coração da Suíça, é conhecida pelo lindo cenário de montanhas combinadas com o Lago de Lucerna, que fica ainda mais charmosa durante o período natalino. Isso porque, durante os dias 3 a 21 de dezembro, a cidade se ilumina abrigando barracas decoradas onde comerciantes oferecem artesanato local além de produtos que são especialidades regionais como vinho quente, queijos, pães, chocolate, enquanto sons festivos de corais e bandas embalam os visitantes. Nos mercados de Natal de Lucerna, visitantes de toda parte do mundo podem viver a atmosfera, costumes e tradições do país.


Além do comércio, uma das atrações mais tradicionais e esperadas é o ‘Live on Ice’, uma pista de patinação de gelo no centro da cidade, na praça Franziskaner, em frente ao KKL Luzern, que todos os anos tem apresentações no gelo. Mas os visitantes também podem se aventurar patinando no gelo de 24 de novembro a dois de janeiro. Próxima aos principais centros econômicos do país, Lucerna preserva charme bucólico e a variedade cultural característica de uma capital.


Localizada entre lagos e montanhas, fervilha o ano inteiro, oferecendo opções diversas para todas as idades, bolsos e gostos: do pitoresco ao provinciano a cidade vem atraindo cada vez mais viajantes que que querem visitor a região e os lugares ao entorno. O acesso ideal para chegar a Lucerna é de trem (a cada meia hora de Zurique e Berna) ou carro (rodovia A2 / A4). Voos: SWISS e companhias parceiras - www.swiss.com.

Conheça mais: Algumas trações e museus; Ponte da Capela - A Ponte da Capela foi construída na primeira metade do séc.14. Torre da água - A Torre da Água é octogonal, tem mais 34m e foi construída em 1.300, compondo a fortificação da cidade. Igreja Jesuíta - Construção datada de 1666, foi a primeira obra barroca sagrada da Suíça.

Muralha Musegg e suas torres - Faz parte do círculo de fortificação estabelecida após 1386. Monumento do Leão - Mundialmente famoso, o monumento foi esculpido no rochedo em memória dos soldados mortos nas Tulherias em 1792. Museu de arte de Lucerna - Abriga exposições temporárias nacionais e internacionais. O Museu está entre os principais da Suíça. Para mais informações acesse o site: www.luzern.com - http://www.luzern.com/en/art-culture/christmas. 
 
***Nando Reis volta a Curitiba com seu show intimista***


Crédito da foto: Divulgação.

***Mesmo com mais de 30 anos de carreira, Nando Reis vem se reinventando e mostrando que a música brasileira de qualidade permanece viva e pulsante em suas veias. Renovando-se a cada temporada e mostrando saber plenamente fazer uso de sua incrível criatividade artística, seja como músico ou compositor.

Nando Reis retorna a Curitiba neste sábado, dia 19 de novembro, para o show de encerramento da sua turnê acústica “Nando Reis - Voz e Violão – No Recreio – Volume 1”, que lotou recentemente o Teatro Positivo – Grande Auditório. Com realização da Prime, a apresentação intimista será no Teatro Guaira (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), a partir das 21h15. A ideia da turnê é apresentar as canções bem como foram concebidas.

Com uma atmosfera totalmente intimista, seus ávidos fãs, que não se concentram em apenas uma geração, podem esperar uma apresentação emocionante. No palco, somente o artista empunhando seu violão, combinando a doce vibração das cordas com sua voz e algumas batidas no instrumento, que funciona às vezes de percussão. Os dois encontros são marcados pela poesia de Nando e a força de seu violão. O repertório é recheado de sucessos consagrados como “All Star”, “Diariamente”, “Espatódea” e “Relicário”.

Além disso, versões de seus clássicos também marcam presença como “Luz dos Olhos”, “O Segundo Sol”, “Quem Vai Dizer Tchau” e “Nos Seus Olhos”. A turnê leva o nome do mais recente álbum do Nando, gravado com maestria. “Voz e Violão, no Recreio – Volume 1” foi produzido pelo próprio artista e contou com a mixagem de Jack Endino em um estúdio em Seattle, nos Estados Unidos. Além de disponibilizar o álbum nos formatos digitais e em CD, Nando resolveu também gravar em vinil duplo.

Os ingressos estão disponíveis e variam de R$66,00 (meia-entrada) a R$226,00 (inteira), de acordo com o setor. Plateia Premium - R$226,00 (inteira) e R$116,00 (meia-entrada)/ Plateia A - R$206,00 (inteira) e R$106,00 (meia-entrada)/ Plateia B - R$186,00 (inteira) e R$96,00 (meia-entrada)/ 1º Balcão A - R$156,00 (inteira) e R$81,00 (meia-entrada)/ 1º Balcão B - R$146,00 (inteira) e R$76,00 (meia-entrada)/ 2º Balcão A - R$136,00 (inteira) e R$71,00 (meia-entrada)/ 2º Balcão B - R$126,00 (inteira) e R$66,00 (meia-entrada). A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Informações extras nosite (www.ingressos.tguaira.pr.gov.br/bilheteria/vendainternet).

Serviço: Nando Reis – Turnê ´Nando Reis - Voz e Violão – No Recreio – Volume 1´ Quando: 19 de novembro de 2016 (Sábado) Local: Teatro Guaíra - Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (R: Conselheiro Laurindo, s/n) Horários: Abertura do Teatro: 20h15 / Início do show: 21h15 Duração do show: cerca de 120minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário