sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Coluna do dia 05/12/14

***Mostra “Loren 80 – La piu bella” celebra aniversário da atriz italiana Sophia Loren***


Crédito das fotos: Divulgação.

***De 9 a 14 de dezembro (terça-feira a domingo), sempre às 19h, a Cinemateca de Curitiba exibe uma seleção especial, com curadoria do cineasta Antonio Cava, de filmes estrelados pela atriz italiana Sophia Loren, que completou 80 anos em 2014. No mesmo período, das 14h às 22h, o espaço também exibe uma exposição com 30 trabalhos do fotógrafo pessoal da atriz, Tazio Secchiaroli. No dia de abertura, às 18h, haverá coquetel, visita guiada da exposição com o curador Antonio Cava e breve debate sobre a filmografia de Sophia Loren com o crítico Marden Machado e o fotógrafo Dico Kramer.


Sophia Loren está entre as atrizes mais famosas do mundo e é considerada a estrela mais brilhante da Itália. Atuou em mais de cem filmes e ganhou prêmios como o Leão de Ouro em Veneza, cinco Globos de Ouro, o Bafta e um Oscar de Melhor Atriz. Ainda adolescente, Loren foi descoberta pelo produtor Carlo Ponti, com quem se casou mais tarde. Estreou em Hollywood no filme Orgulho e Paixão, com Frank Sinatra e Cary Grant. Em 1962, levou o Oscar de melhor atriz por Duas Mulheres, de Vittorio de Sica.

Foi a primeira vez que uma atriz recebeu o prêmio pelo desempenho em um filme de língua não inglesa. Para marcar seus 80 anos, Loren protagonizou o curta Voce Umana, adaptação do texto de Jean Cocteau dirigida pelo seu filho Eduardo Ponti. Também lançou o livro de memórias Ontem, Hoje e Amanhã – A Minha Vida. Fotografias – O cineasta Federico Fellini foi quem descobriu e apelidou o fotojornalista Tazio Secchiaroli de paparazzo. O fotógrafo indiscreto virou até personagem no filme A Doce Vida, mas abandonou o trabalho de rua para se especializar na fotografia de bastidores. Procurava usar o mesmo filme dos diretores para que as fotos tivessem a textura do filme rodado.

Loren e Marcello Mastroianni o tinham como fotógrafo pessoal, estabelecendo uma relação profissional e de amizade que durou anos. Secchiaroli morreu em 1998. Os trabalhos em preto e branco, também selecionados por Antonio Cava, foram digitalizados diretamente de fotografias e negativos originais, em Milão, sob supervisão do filho do fotógrafo, David Secchiaroli e da pesquisadora Giovanna Bertelli. A mostra e a exposição têm produção da Cava Produções Artísticas e apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e Consulado Geral da Itália em Curitiba.

Programação de filmes: Dia 9: Matrimônio à Italiana, de Vittorio de Sica. Comédia dramática. O filme de 1964 completa 50 anos. Domenico (Marcello Mastroianni) se encanta pela prostituta Filumena (Loren), e propõe que ela mude de vida.

Dia 10: Um dia muito especial, de Ettore Scola. Drama, 1977. Antonietta (Loren), negligenciada pelo marido fascista, e o radialista Gabrielle (Marcello Mastroianni) conhecem-se no dia em que Roma celebra a visita de Hitler a Mussolini.

Dia 11: Arabesque, de Stanley Donen. Suspense e ação, 1966. David (Gregory Peck), perito em leitura de hieróglifos, se infiltra em organização comandada por Nejim Beshraa. Ele conhece Yasmin Azir (Loren), a amante de Nejim, que o ajuda a fugir.

Dia 12: El Cid, de Anthony Mann. Épico, 1961. Charlton Heston e Loren estrelam esta super produção sobre a história do lendário herói espanhol. Dia 13: Ontem, hoje e amanhã, de Vittorio de Sica. 1963. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Loren e Mastroianni vivem encontros e desencontros em três divertidas histórias. Língua italiana legendas em português. 164 minutos.

Dia 14: Os girassóis da Rússia, de Vittorio de Sica. Clássico romântico, 1970. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, Giovanna (Loren) se recusa a aceitar que o marido (Mastroianni) tenha morrido em combate na Rússia.

Serviço: Mostra Loren 80 – La Piu Bella. Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco). Data: Abertura - 9 de dezembro, terça-feira, às 18h Exposição - 9 a 14 de dezembro, terça-feira a domingo, das 14h às 22h. Exibições de filmes - 9 a 14 de dezembro, terça-feira a domingo, às 19h. Classificação: 12 anos - Entrada franca.

***Fabrizio Giannone lança linha de óculos***


Crédito da foto: Kelly Knevels.

Na foto: Paula Bernieri, a anfitriã Gisah Miró Ziliotto e Andrea Silva no coquetel de lançamento da primeira linha de óculos assinada pelo designer italiano Fabrizio Giannone.

***A grife de joias contemporâneas Fabrizio Giannone promoveu coquetel de lançamento de sua primeira coleção de óculos, que faz parte da linha Madeira, no dia 2 de dezembro, terça-feira, na loja do ParkShoppingBarigüi, em Curitiba. Conhecidos pela paixão em comum por matérias primas brasileiras, a Notiluca, especializada em óculos de madeira, e o designer Fabrizio Giannone decidiram firmar parceria.

Unindo moda, design, qualidade e luxo, as duas marcas criaram uma coleção moderna e irreverente. Destacado por utilizar pedras brasileiras em seus acessórios, Fabrizio selecionou as drusas metalizadas para os modelos femininos e cristal para o masculino, iluminando os óculos da Notiluca. Cinco opções estarão disponíveis no mercado, todos produzidos com madeiras 100% brasileiras, certificadas pelo IBAMA/Ministério de Meio Ambiente e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Imbuia, louro-faia e muiracatiara foram as madeiras utilizadas, e além disso, opções com laminação azul estarão disponíveis. As pedras trazem um toque especial para os óculos, drusas metalizadas em dourado e azul, refletem a marca de Fabrizio Giannone.

No modelo masculino, feito com imbuia, o cristal localizado na ponta da aste, traz elegância e sofisticação. Produzidos a mão, os modelos possuem lentes Carl Zeiss, líder mundial no setor óptico com mais de 150 anos de tradição. Na coleção Notiluca por Fabrizio Giannone, as lentes escolhidas foram a do tipo gradiente na coloração marrom e possuem proteção total contra raios UVA/UVB. As peças estão à venda nas três lojas da marca em Curitiba, nos shoppings Crystal, Mueller e ParkShoppingBarigüi. Os valores variam de R$ 549,90 a R$ 599,90.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A Rede de Hotéis Deville acaba de lançar o site www.deville.com.br em versão mobile, adaptada às plataformas de smartphones e tablets. Com isso, hóspedes de todo o Brasil e do exterior terão ainda mais facilidade e agilidade para consultarinformações e fazer reservas em uma das nove unidades da Rede, localizadas em quatro regiões do País (Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste). O lançamento faz parte do movimento de modernização do grupo hoteleiro - em constante evolução há 40 anos.

*****Os alunos do primeiro ano do ensino fundamental do Grupo Educacional Dom Bosco lançam seus primeiros livros com noite de autógrafo para os pais na Fnac Curitiba, nos dias 9 e 10 (terça e quarta-feira) de dezembro. Resultado de um projeto em sala de aula, o “Meu Primeiro Livro” foi editado pela escola com texto e desenhos dos próprios alunos dentro do tema “viagens”. Os livros chegam nestes dias para uma noite de autógrafos, quando os pequenos presenteiam os pais com as obras autografadas. No dia 9, são os alunos das unidades Ahú e Mercês, já no dia 10, os da unidade Batel. Os eventos têm início às 19h30.

*****O Sobrancelhas Design, maior franquia especializada em sobrancelhas no Brasil, que possui uma unidade em Curitiba, está com uma promoção especial para o fim de ano. A cada serviço de design de sobrancelha ou na compra de algum produto da linha de maquiagem da SD, a pessoa recebe um código para concorrer a uma viagem com acompanhante para Milão e a cinco iPhones 6 Plus. O cadastro para a promoção deve ser feito no site www.sobrancelhasdesign.com.br

***Repórteres e apresentadores da RPC fazem show neste sábado (6)***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Sandro Dalpícolo, Dulcinéia Novaes e Rogério Cordoni.

***Neste sábado (06/12), a RPC vai realizar um show de solidariedade em Curitiba. É o ‘Som de Natal’, evento que vai reunir pessoas que você já conhece, mas de um jeito que nunca viu. Os jornalistas da RPC que, todos os dias, levam informação com credibilidade para a casa dos telespectadores, vão soltar a voz na festa natalina.

Veja só quem vai cantar: Sandro Dalpícolo, Giselle Camargo, Dulcinéia Novaes, Jairo Nascimento, Malu Maza, Feliphe Abreu e Jasson Goulart. Eles vão contar com a participação especial da Margot Brasil da rádio Mundo Livre FM, do André Nogueira, locutor 98FM, e com o talento de outros colaboradores da RPC e da ÓTV que também curtem música. O sábado especial vai começar às 14h, no Quartel do Boqueirão. Toda a família vai se divertir com atividades, atrações musicais e surpresas. Subirão ao palco da RPC: Coral Nosso Canto, Rogério Cordoni (Cover do Elvis) e a dupla paranaense que está fazendo sucesso no The Voice Brasil: Vitor e Vanuti.

A entrada é gratuita, mas quem quiser colaborar, durante o evento serão arrecadados brinquedos para doação a crianças carentes. A criançada vai se divertir com brincadeiras e aventuras, como: cama elástica, paredão de escalada, high jump, arvorismo e recreacionaista. Também terá exposição de blindados do Exército e a presença especial do Papai Noel. Tudo isso com pipoca, algodão-doce e picolé à vontade. SERVIÇO: Som de Natal RPCData: sábado, 6 de dezembro Horário: abertura dos portões às 14h Local: Quartel do Boqueirão - Avenida Marechal Floriano Peixoto, 9431.

Sobre a RPC TV - A RPC TV é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo no Paraná. A emissora foi pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país, em outubro de 2008. Também fazem parte do GRPCOM a ÓTV, canal de TV multiplataforma, os jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Tribuna, o portal de notícias ParanáOnline, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.

***Romantik reinaugura loja no juvevê***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Na próxima terça-feira, dia 9 de dezembro, a loja Romantik bem-estar e decor realiza evento de reinauguração, a partir das 16h30. Na ocasião, os convidados poderão conhecer móveis lindos elaborados no estilo provençal e demais objetos de decoração com design romântico. Durante o evento, realizado na Rua Alberto Bollinger, 420 - loja 17, no bairro Juvevê, será possível conhecer as principais novidades de marcas consagradas de beleza, como: Antik, L'Occitane, La Façon e a italiana Nesti Dante – que também fazem sucesso na loja.


Sobre a Romantik - Sofisticada e encantada por essa viagem ao passado, todos os produtos da loja visam despertar os sentidos das mulheres de bom gosto. Além de presentes, no estabelecimento são encontrados artigos para banho e corpo (hidratantes, esfoliantes, sabonetes, sais e espumas de banho, entre outros) e móveis de decoração no estilo provençal (aparadores, armários, penteadeiras, quadros, abajures e espelhos).

Serviço: Romantik bem-estar e decor Shopping Royal Street Center - Rua Alberto Bollinger, 420 - loja 17. Fone:3088-1834 Shopping Jardim das Américas - Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – loja 62B. Fone: 3266-2731.

***Heroína – Alexandre Linhares comemora sete anos dedicados à arte vestível***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Quem conhece Alexandre Linhares, sabe que ele não é afeto a tendências impostas pela moda, nem a supervalorização do produto e cultura estrangeiros. É um incentivador da produção local, aprecia o pensamento livre de condicionamentos, a sinceridade e transparência na forma de ser e de agir, além da preocupação constante com destino e reuso de materiais e resíduos. Tem sua vida comprometida exclusivamente com o fazer artístico, uma dedicação que nesta semana completa sete anos à frente da Heroína – Alexandre Linhares. Para celebrar a data, o espaço na Alameda Prudente de Moraes, 445, estará de portas abertas durante o sábado, dia 6 de dezembro, das 11h às 20h, comemorando com clientes e amigos, as histórias e realizações ali construídas. Será uma boa oportunidade para conhecer o complemento de “todas as árvores são lindas”, lote de peças focado no desespero pela preservação ambiental.

A loja-ateliê é notória pela informal relação com clientes, e a comemoração seguirá na mesma atmosfera. “7 é um número significativo”, afirma Alexandre. A partir das 18h, a comemoração terá a participação do músico Leo Fressato, interpretando canções de sua autoria, com voz e violão. Na mesma ocasião, será divulgado o ganhador da promoção #heroínaalexandrelinhares7anos, que escolhe uma, entre as dezenas de histórias e fotos enviadas por clientes, contando momentos vividos junto de sua roupa, ou da relação destes com a marca curitibana.

Alexandre Linhares não lança roupas, mas ideias - Cada objeto que leva sua assinatura, além de ser uma peça de roupa, é uma peça de arte. Sua inspiração vem de fontes distantes da moda propriamente dita. Baseia seu trabalho em assuntos instigantes ou inusitados, utilizando desde temas que perturbam sua mente, como a desigualdade social ou o descaso com a cultura local (tema este trabalhado sob o véu do fechamento do cine Ritz) e a sensação de viver atado numa camisa-de-força, até a delicadeza da cor das flores no chão - no trajeto de sua casa ao ateliê, ou o timbre da voz de sua amiga, Jô Marçal. Suas roupas são vestidas por boa parte dos artistas da cena musical de Curitiba (seja “à paisana” ou no palco), assim como por personalidades de setores diversos das artes no Brasil. É preciso ter um mínimo de sensibilidade e beleza no olhar, para enxergar o brilho sutil de sua criação.

Durante seus sete primeiros anos na Heroína - Alexandre Linhares, o criador seguiu a intuição e fez tudo e somente o que acredita como legítima forma de expressão, tendo apresentado até então 33 coleções, ou lotes, de peças. Sobre essa história, pontua: “Não vejo uma linha definida ou um limite entre o antes e o agora. Vejo um dégradé. Estes sete anos foram uma escola e um laboratório. Continuarei seguindo o trajeto, sem fazer curvas.” Serviço: 7 anos de Heroína – Alexandre Linhares Quando: Sábado, dia 6 de dezembro, das 11h às 20h. Onde: Alameda Prudente de Moraes, 445, Mercês. Informações: 3233-4810 / h-al.com Sobre Heroína – Alexandre Linhares

**2007 - Camisetas são bordadas com imagens de santas e outras referências religiosas. Chega o convite para a venda de camisetas no 1º MEGA BAZAR LÚDICA. Nasce a Heroína em 5 de dezembro.

**2008 - A Heroína começa a ser comercializada em vários espaços de Curitiba, como Hacienda Café, Novo Louvre, Roberto Arad e Gappy Store. É realizada mais uma edição do MEGA BAZAR LÚDICA. Lançamento das coleções “heroína – 1ª coleção”, “special black label collection”, “old school”, “memórias do mar, memória das águas” e “artsy”.

**2009 - A loja-atelier Heroína muda-se para a Alameda Prudente de Moraes, 445. São lançadas duas coleções com textos-manifestos: "heroínas aladas” com “manifesto da mulher e da camiseta” e “heroínas aladas, 2o. ato” com “texto para sulita”. Também são lançadas “les fleurs pour Marlize” e “heroínas aladas, 3o. ato”. São customizadas camisetas da Hering para a “Campanha do Câncer de Mama” a convite de uma das ações da marca em Curitiba.

**2010 - Criação das coleções “M”, “nos seus olhos”, “sim, sim, sim”, “ipê roxo”. É apresentada a performance “SIM, SIM, SIM”. É um dos artistas convidados a criar duas peças para o desfile da IC! Berlin (marca alemã de óculos) no Mercedes-Benz Fashion Week (Alemanha), depois leiloadas para arrecadar fundos para um instituto de crianças deficientes visuais no Brasil.

**2011 - Estréia no “Ideia Moda”, evento que revela os novos talentos da moda paranaense e integra o Paraná Business Collection (PBC), com a coleção “deus”. Lança "sem título, ° 1 ou autocura”, “o nome dele em mim” e “querido franz,”. Realiza “Círculo”, uma exposição individual no Café do Top, Shopping Mueller, e na The Kettle. Escreve artigo sobre a fotógrafa Gio Soifer para o Jornal Indústria e Comércio. Participa do júri do “Fashion People” do Shopping Mueller. Cria figurinos para o Grupo Fato. Em dezembro, desfila no Fashion Mob em São Paulo.

**2012 - Lança “à margem e à sombra” e "o amor embalado" - coleção inspirada na obra e vida dos artistas Christo e Jeanne-Claude em uma exaltação à liberdade artística. Em junho, participa pela segunda vez do “Ideia Moda” com “a coleção que discute a camisa-de-força”. Integra a comissão julgadora do IX Prêmio João Turin para Novos Designers de Moda. Cria figurinos para a Camerata Antiqua de Curitiba. Figurino também para a cantora Clarissa Bruns, que grava dvd com Jair Rodrigues. Participa da exposição “Estados d’Espírito” como estilista representante do Paraná apresentado e selecionado pela jornalista Adélia Maria Lopes. É convidado a integrar a grade oficial do Paraná Business Collection e apresenta a coleção “última sessão”. Em 20 de novembro, expõe a obra “vestido, 012” na galeria Zilda Fraletti, em Curitiba.

**2013 - Lança “compacto duplo” e apresenta o desfile da coleção no The Kettle. Cria “vazio”. Desfila “esculturas de vazio” no Salão Noiva Sul. Integra o 1º Festival Ornitorrinco, com “fragmento de sim,sim,sim”. Faz o figurino para as cantoras Vilma Ribeiro e Janaina Fellini (em turnê nacional). Lança “vazio pós-esculturas de vazio”, com vídeo manifesto. Dá início ao “quadrilátero do milho”, coleção dividida em quatro tempos, sendo o primeiro tempo “introdução-semeando” apresentado em forma de instalação no Piola. O segundo tempo de “quadrilátero do milho” “quanto um chapéu-de-palha” foi exposto na Galeria Teix, integrando a XX Bienal Internacional de Arte de Curitiba. O terceiro tempo “industrialização” se deu na forma de performance no “II Deforma”, evento paralelo à “Semana D”. Participa do júri do “X Prêmio João Turin”

 **2014 - Lança “é, não é e é”, onde o objeto e o observador são formados na ação visual de quem vê. Cria figurino para a cantora Rogéria Holtz e figurino para cena do curta-metragem “o balé da chuva”, com Leticia Sabatella. Realiza a exposição “santa chorando sangue”. Promove a terceira edição virtual do “grande leilão Heroína – Alexandre Linhares”. Exposição “êxodo botânico” na Galeria Em Casa. Divulga o lote “cidade de sombras”.Lança a coleção “todas as árvores são lindas”.Figurino para o Grupo Fato. Figurino para o Luiz Felipe Leprevost para o show “A felicidade nem sempre é muito engraçada”. Participa de exposição em homenagem ao PotyLazarottona comemoração de 1 ano do Shopping Pátio Batel. Faz ação na Casa Cor no espaço dos arquitetos André Largura e Giovana Kimak. Escreve artigo “sem título” para a Revista Deforma, abordando os processos do cultivo do algodão até a fabricação de uma camiseta e o descaso de quem a veste. Expõe Pop-up na Carmesim espaço de arte e design. Integra a Exposição “Material de Construção” no Arquivo Público Municipal de Antonina.

***Spoleto distribuirá copos com mensagens para o Natal***

***“O mundo com você fica mais feliz” e “O bom é ter você sempre por perto” são algumas das mensagens com as quais o Spoleto vai presentear seus clientes no Natal. Intitulada Meu Natal é Você, a ação contempla lançamento de quatro combinados de refeição e coleção de copos personalizados com frases “de carinho” impressas nos mesmos. Na compra de uma das quatro sugestões de combos, o cliente leva um copo colecionável, disponível nas cores “natalinas” dourado, vermelho, verde e roxo.

A campanha, em parceria com a Coca-Cola, começou no dia 2 de dezembro e dura enquanto estiver estoque nos quase 350 restaurantes da rede espalhados pelo país.

Mecânica: refeição completa = copo - Massa Tradicional + Almôndega + Bebida (a partir de R$ 28,90) - Massa Tradicional + Frango adicional + Bebida (a partir de R$ 25,90) - Fettuccine Alfredo + 4 ingredientes adicionais + Bebida (a partir de R$ 25,30) - Gnocchi + mil folhas + Bebida (a partir de R$ 24,90).

LOJAS NO PR: Spoleto Shopping Palladium Av Presidente Kennedy, 4121, Loja 3045 Pav 3 - Portão Curitiba - PR - Spoleto Beal Cascavel Av. Brasil, 4967 Loja 03 - Centro Cascavel - PR Spoleto Boulevard Londrina Shopping Av. Theodoro Victorelli, 150, Loja EUC FF 11 - Helema Londrina - PR Spoleto Estação Curitiba AVENIDA SETE DE SETEMBRO, 2775, LOJA 1067 TERREO - Rebouças Curitiba - PR Spoleto Park Shopping Barigui R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 Loja 203A - Mossungue Curitiba - PR Spoleto Shopping Maringá Av. São Paulo 120 Loja 433 Zona 01 - Centro Maringá - PR Spoleto Shopping Mueller AVENIDA CÂNDIDO DE ABREU, 127, LOJA 007 NÍVEL G1 - Centro Cívico Curitiba - PR.

***Sofisticação em forma de Pastel de Belém***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Doce Fado, tradicional doçaria portuguesa de Curitiba (PR), irá inaugurar sua primeira loja dentro de um shopping já em grande estilo, no Pátio Batel, no dia 11 de dezembro. A loja, que começa a estruturar seu plano de franquia, trará um novo formato, com um portfólio maior de produtos, incluindo sopas, saladas e sanduíches, além dos tradicionais doces já consagrados. Todos os itens do cardápio poderão ser acompanhados de vinhos e licores portugueses e consumidos ali mesmo, nas mesas do terceiro piso do shopping, onde a Doce Fado será instalada.

“Queremos reforçar nosso posicionamento em Curitiba e expandir nosso modelo de negócio, a marca já é reconhecida pelo público e iremos trazer novas opções de produtos e de consumo aos clientes”, explica Leonardo Romanelli, sócio da Doce Fado. Os carros chefes da Doce Fado, o Pastel de Belém e de Santa Clara, impulsionarão a venda dos outros produtos, “iremos manter e expandir a qualidade e preferência pelos nossos doces às opções de salgados que ofereceremos na loja”, explica Paulo Cordeiro, chefe português e sócio.

Na inauguração da Doce Fado no Pátio Batel, serão lançados dois novos sabores de pão, reforçando essa proposta, o de Castanha-do-Pará com Damasco e o de Tomate Seco com Manjericão e Queijo, opções para paladares refinados em um dos ambientes mais sofisticados da cidade. Sobre a Doce Fado - A Doce Fado é uma padaria e doçaria tradicional portuguesa que traz um pouco da cultura do país para o Mercado Municipal de Curitiba (PR). A empresa é resultado da união das famílias Cordeiro e Galvão (tradicionais no segmento em Portugal) à família Romanelli - atuante na área de indústria de alimentos no Brasil há mais de 60 anos.

O cardápio da Doce Fado é variado, composto por mais de 30 opções entre doces, salgados e pães, destacando-se o pastel de Belém e o pastel de Santa Clara, além de produtos portugueses importados, como vinhos, azeites e licores. Para manter a tradição e o sabor original das receitas, os ingredientes são todos portugueses e a cozinha é comandada pelo sócio e chef português, Paulo Cordeiro, que elabora todos os produtos de forma artesanal. 

Serviço: Doce Fado Mercado Municipal – Curitiba (PR) Av. Sete de Setembro, 865 - Box 55 Telefone: (41) 9663-6580 Horário de Funcionamento: terça-feira a sábado das 9h às 18h e domingo das 9h às 13h Shopping Pátio Batel Avenida do Batel, 1.868 – 3º piso Horário de Funcionamento: segunda-feira a sábado das 10h às 22h e domingo e feriados das 11h às 20h.

***COLECIONE fotografias da Galeria Portfolio***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Em celebração ao marcante ano que 2014 representou para a Galeria Portfolio, será realizado neste fim de semana, dias 6 e 7 de dezembro, das 14h às 20h, o COLECIONE. O evento comercializará, a preços especiais, imagens em fine art, em dois diferentes formatos, dos fotógrafos que durante o ano foram representados pelo espaço cultural no Centro Cívico. Também serão vendidas obras das nove exposições que estiveram este ano na Galeria Portfolio, e outros trabalhos autorais dos fotógrafos.


“Durante todo o ano, realizamos diversas exposições individuais e coletivas, valorizando, fomentando e promovendo o interesse pela fotografia como obra de arte, seja ela para colecionismo ou decoração de ambientes”, afirma o diretor da Galeria Portfolio, Nilo Biazzetto Neto. Todas as imagens estarão assinadas e certificadas pela Galeria Portfolio.

Serviço: Evento COLECIONE, da Galeria Portfolio. Dias 6 e 7 de dezembro, das 14h às 20h. Local: Galeria Portfolio. Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico. Entrada: Gratuita. Sem restrição de idade. Informações: www.escolaportfolio.com.br / 41-3252-2540.

***Tapete no verão, pode sim***


Crédito da foto: Divulgação.

***Quando se fala em decoração para a casa de verão, o último elemento lembrado é o tapete. Aliás, tapete e verão parecem antônimos aos olhos dos leigos, pois esse item geralmente remete a sensação de “aquecer”. Porém a função desse artigo decorativo vai além do conforto térmico em dias de frio, ele serve também como isolante acústico e delimitador de espaço.

A Yellowart Tapetes, que está no mercado há mais de 20 anos, sugere dois modelos ideais para a estação do calor. O modelo Kilin é artesanalmente produzido no tear e tem como característica as cores vibrantes e os desenhos geométricos ou listras.

De origem oriental, é dupla face e possui a textura de um tecido, transmitindo a sensação de leveza. Já o modelo Sisal é confeccionado em fibra natural que lembra uma “corda” em tom marrom, com fios entrelaçados e engomados durante o processo de fabricação. São tapetes rústicos e combinam com ambientes mais descontraídos, como casas de campo e de praia. “Um espaço sem tapete fica vazio e sem vida, por isso a importância deles em todos os ambientes, independente da estação do ano.


Esses modelos em específico são apropriados para o calor devido ao material de fabricação, além de serem esteticamente agradáveis”, explica Fabiana Murta de Albuquerque, administradora da loja. Ambos os tipos podem ser encontrados na loja física da Yellowart Tapetes, localizada na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1237, no bairro Batel, em Curitiba (PR).

Sobre a Yellowart Tapetes - A Yellowart Tapetes atua no segmento há mais de 20 anos, oferecendo qualidade e variedade de produtos atraindo assim, principalmente, profissionais da arquitetura, decoração e design. Oferece serviços de limpeza e restauração das peças com a opção de leva e traz, facilitando o dia a dia dos clientes. Além disso, oferece também a opção de customização de tapetes, para pessoas que desejam um item único. Serviço: Yellowart Tapetes Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1237, Batel - Curitiba (PR) www.yellowart.com.br

***Salão Solidário e Vimax em prol de vítimas da Aids***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nesta segunda-feira, dia 8 de dezembro, os profissionais do Vimax Art Hair Beauty promovem a campanha Salão Solidário em prol de vítimas da Aids. Os valores arrecadados com esta ação beneficente nesta data serão doados para a Sociedade Viva Cazuza, que atende crianças e adolescentes carentes portadores do vírus da doença e dá assistência social a pacientes adultos em tratamento na rede pública na cidade do Rio de Janeiro, além de difundir informações científicas sobre HIV/Aids e esclarecer as dúvidas de profissionais de saúde ou leigos.

O Vimax está fazendo preços especiais durante esta campanha e o corte de cabelo feminino custará R$ 59,90, enquanto que o corte masculino, R$ 39,90. O Vimax fica na Rua Gonçalves Dias, 532, Batel, Curitiba. Tel. 3342-1286.

***Vencedores do Prêmio Portugal Telecom de Literatura serão conhecidos no dia 8 de dezembro, no Oi Futuro***

Crédito da foto: Divulgação.
***O Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa anuncia no dia 8 de dezembro (segunda-feira), às 19h, no Oi Futuro em Ipanema, os vencedores da 12ª edição. A cerimônia, que acontece pela primeira vez no Rio de Janeiro, apresentada pela atriz Fernanda D’Umbra e pelo ator Marat Descartes, será uma homenagem aos 12 livros finalistas. O vencedor de cada uma das três categorias – poesia, romance e conto/crônica – será escolhido na manhã do próprio dia 8 entre os 12 finalistas – quatro obras de cada categoria.

Nessa mesma manhã, será definido também o Grande Prêmio Portugal Telecom, disputado entre os 3 vencedores. Os quatro livros finalistas da categoria poesia são Brasa enganosa, de Guilherme Gontijo Flores, editora Patuá; Observação de verão seguido de Fogo, de Gastão Cruz, Móbile Editorial; Ximerix, de Zuca Sardan, Cosac Naify; e Vozes, de Ana Luísa Amaral, Iluminuras. Na categoria romance, os quarto finalistas são A cidade, o inquisidor e os ordinários, de Carlos de Brito e Mello, Companhia das Letras; Matteo perdeu o emprego, de Gonçalo M. Tavares, Foz Editorial; O drible, de Sérgio Rodrigues, Companhia das Letras; e Opsanie Swiata, de Verônica Stigger, Cosac Naify. O livro de contos/crônicas vencedor será escolhido entre Asa de sereia, do paranaense Luís Henrique Pellanda, Arquipélago Editorial; Entre moscas, de Everardo Norões, Confraria do Verbo; Nu, de botas, de Antonio Prata, Companhia das Letras; e Viva México, de Alexandra Lucas Coelho, Tinta da China.

O Júri - O Júri que se reúne no dia 8 de dezembro para deliberar é formado pela curadora-coordenadora e consultora literária da Portugal Telecom, Selma Caetano, a escritora Cintia Moscovitch (curadora de contos e crônicas), o poeta Sérgio Medeiros (curador de poesia), o crítico literário Lourival Holanda (curador de romance), e pelos jurados eleitos pelo Júri Inicial João Cezar de Castro Rocha, José Castello, Leyla Perrone-Moisés, Luiz Costa Lima, Manuel da Costa Pinto e Regina Zilberman. Booktrailers envolveram alunos da Oi Kabum! do Rio, Recife, Salvador e BH - Pelo terceiro ano, estudantes da Oi Kabum!, Escola de Arte e Tecnologia do Oi Futuro, instituto de Responsabilidade Social da Oi, foram responsáveis pela criação de booktrailers dos finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura. Os jovens, que têm entre 16 e 21 anos e são moradores de comunidades do Rio, Belo Horizonte, Salvador e Recife, foram desafiados a criar vídeos de até um minuto que transpusessem o universo de cada obra finalista para a linguagem audiovisual.

O resultado, que será exibido pela primeira vez na entrega do Prêmio, é uma coleção original de vídeos que exploram diversas técnicas de produção e de animação, combinando elementos de videoarte, do videoclipe e da literatura. A Oi Kabum! atua em quatro cidades brasileiras – Recife, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro – e é voltada para jovens de comunidades populares urbanas, estudantes ou egressos da rede pública, já tendo formado mais de 800 jovens. O programa faz com que os jovens se apropriem das tecnologias da comunicação e da informação em processos criativos, para atuar no trabalho artístico e cultural. Seleção do prêmio é realizada em três etapas - Em 2014, a inscrição ao prêmio novamente foi dividida nas categorias poesia, romance e conto/crônica.

As três categorias foram avaliadas separadamente, valorizando assim cada gênero em suas singularidades. A escolha dos vencedores é realizada em três etapas, marcadas pela transparência de critérios. A sua estrutura democrática e a excelência e diversidade do corpo de jurados elege sempre um conjunto de finalistas efetivamente representativo do melhor da atual literatura em língua portuguesa. Na primeira etapa de votação, um amplo e qualificado júri de 206 profissionais da literatura em língua portuguesa indicados pela curadoria selecionou por meio de votação online 64 semifinalistas ao Prêmio, dentre um total de 489 livros inscritos, todos publicados no Brasil, no ano de 2013.

Na segunda etapa o Júri Intermediário avaliou as 64 obras classificadas na etapa anterior e elegeu os doze finalistas (quatro de cada categoria).Nesta terceira etapa o Júri Final escolhe o vencedor de cada categoria entre os doze finalistas da etapa anterior, e, depois de votar nos três vencedores, realiza nova discussão para eleger o Grande Prêmio Portugal Telecom 2014, entre os três vencedores. José Luiz Passos, Cíntia Moscovich e Eucanaã Ferraz foram os vencedores de 2013.

No ano passado, o Prêmio Portugal Telecom distribuiu o total de R$ 200 mil, divididos da seguinte forma: Prêmio Portugal Telecom Romance: R$ 50 mil reais Prêmio Portugal Telecom Poesia: R$ 50 mil reais Prêmio Portugal Telecom Conto/Crônica: R$ 50 mil reais Grande Prêmio Portugal Telecom 2013: + R$ 50 mil reais
 - O grande vencedor foi o pernambucano José Luiz Passos, escolhido entre os ganhadores das três categorias, pelo romance O Sonâmbulo Amador, Alfaguara. Na categoria poesia, o escolhido foi Sentimental, de Eucanaã Ferraz, Companhia das Letras. O vencedor da categoria conto/crônica foi Essa coisa brilhante que é a chuva, de Cíntia Moscovich, Record. SERVIÇO: PRÊMIO PORTUGAL TELECOM DE LITERATURA 2014 - Oi Futuro (R. Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema) 08 de dezembro, às 19h.

***Tropical Dia Bacana em prol da Santa Casa de Curitiba reuniu padrinhos no Pátio Batel***


Crédito das fotos: Rafael Danielewicz.

Na foto 01: Da esquerda para direita - presidente do Lions Clube de Curitiba Centro, Aurélio Franceschi, Eduardo Filho, Coordenador do Setor de Captação da Santa Casa e os sócios da Tropical Banana Marcio Luís Antunes da Rosa e Bibo Kaufmann.


Na foto 02: Equipe Tropical Patio Batel.

***Pelo quarto ano consecutivo, a solidariedade foi o prato principal do cardápio da Tropical Banana. Nesta quinta-feira, dia 4 de dezembro, a rede de alimentação saudável promoveu o IV Tropical Dia Bacana. Nesta data, as 11 lojas de Curitiba e São José dos Pinhais doarão 15% do faturamento do dia para a restauração do ambulatório da Santa Casa de Curitiba, que atenderá, mensalmente, 40.000 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os padrinhos escolhidos para a data foram: o triatleta Guilherme Manocchio (vencedor do Ironman de Fortaleza), o campeão Mundial, Europeu, Sul-americano e Brasileiro de Jiu Jitsu, Ivan Danielewicz Júnior, a presidente da Abrasel-PR, Jilcy Rink, e o presidente e vice-presidente do Lions Clube de Curitiba Centro, Aurélio Franceschi e Ari Stechman Neto. 

Para recepcioná-los na loja do Pátio Batel, estavam os sócios da Tropical Banana, Bibo Kaufmann e Marcio Luís Antunes da Rosa, e os representantes da Santa Casa, Suzana Cristina Scherner Cavalcante, assessora da Diretoria, e Eduardo Filho, Coordenador do Setor de Captação. Vale lembra que todos que compraram na Tropical Banana nesta data receberam um voucher válido até o dia 31/01/2015. Com ele, na compra futura de um sanduíche + suco natural, a mini salada de frutas é gratuita.

***Exposição Guirlandas do Bem é inaugurada em clima de solidariedade no Shopping Jardim das Américas***


Crédito da foto: Amanda Marciniak.

Na foto: A Diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro (centro), ladeada por Marina Pastre (à esquerda) e Juliana Pastre (à direita), do Shopping Jardim das Américas.

***O Shopping Jardim das Américas inaugurou, na última quinta-feira (04), a exposição artística Guirlandas do Bem. Com um coquetel para comemorar a ação solidária, o Shopping recebeu convidados e os quinze artistas que participaram da criação das guirlandas. A verba gerada com a venda das peças será revertida em doação ao Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, que esteve representado no evento pela presença da diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

A mostra tem orientação da artista visual Carla Schwab e curadoria dos artistas Eloir Jr. e Kézia Talisin. Cada guirlanda, que tem no mínimo 60 cm de diâmetro, apresenta a exclusividade do olhar do artista, o que faz com que cada peça seja singular. Conforme os objetos natalinos forem adquiridos, serão substituídos por plotagens fotográficas para que o público possa continuar apreciando a arte criada para a exposição. Para ver de perto as Guirlandas do Bem, basta visitar o Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas – no 1º piso. A mostra estará disponível para visitação até o dia 06 de janeiro de 2015. Mais informações pelo telefone (41) 3366-5885.

Serviço: Shopping Jardim das Américas Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Curitiba Telefone: (41) 3366-5885 www.jardimdasamericas.com.br - www.facebook.com/shoppingjardim

***Madeira nobre***


Crédito da foto: Divulgação.

***Presentear com criatividade e ainda ajudar quem precisa, essa é a proposta do Marceneiro Curitiba com a linha de móveis feita com madeira reciclada dos cavaletes políticos. São 7 itens, entre luminárias, cabideiros, banquetas e outros móveis de pequeno porte desenvolvidos a partir da ideia de dar um fim adequado a todo lixo acumulado durante a campanha eleitoral.

Com preços que variam entre R$ 49,00 e R$ 249,00, as peças são feitas com madeira reaproveitada dos cavaletes e aliam design a praticidade, ótimas opções de presente para o Natal. E a destinação da venda dos produtos é nobre: metade do lucro da venda será revertida para o Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba. As moradoras inclusive emprestaram seus nomes para batizar os móveis. O prazo de entrega é de 15 dias para todo o Brasil para compras pelo site www.moveisloja.com.br, e à pronta entrega na Feira Gastronômica Alto Juvevê, nos dias 13 e 14 de dezembro das 11h às 19h, na Praça Brigadeiro Mario Eppinghauss. 

***“GUIRLANDA DO BEM”*** 


Crédito das fotos: Divulgação.

***Neste Natal, o Shopping Jardim das Américas prepara o mês de Dezembro para confraternizar com arte e solidariedade. Sob orientação da artista visual Carla Schwab e Curadoria dos artistas Eloir Jr. e Kézia Talisin, quinze artistas paranaenses, sendo eles: Ana Müller, Aninha Sacchelli, Carla Schwab, Cecifrance Aquino, Celso Parubocz, Cristiane Zaleski, Eloir Jr., Katia Velo, Kerlyng Cecchini, Kézia Talisin, Malú Azevedo, Mônica Pailo, Noeli Tarachuka, Oswaldo Fontoura Dias e Ruth Mara, foram convidados para participar com sua arte na elaboração de Guirlandas Natalinas intituladas “GUIRLANDAS DO BEM”, onde a temática, linguagem visual e pictórica de cada artista é o que fará a diferença nesta ação festiva e com alma solidária.


“Cada “Guirlanda do Bem” terá o diâmetro mínimo de 60 cm como base e serão criadas com a arte que cada artista domina em sua dinâmica de trabalho, o que resultará em arte objeto que irá decorar o espaço cultural do Shopping durante esta ação natalina e aos locais a que elas forem destinadas por quem adquiri-las. Foi um desafio aos artistas, acolhido com muita satisfação, prazer e desejos de alcançar o objetivo a ela criada “”, relata o curador da mostra, Eloir Jr.

As Guirlandas estarão disponíveis para venda ao público e a verba gerada pelo nobre gesto de aquisição, assim como a arte criada pelos artistas serão revertidas em total doação ao Instituto de Pesquisas do Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba-Pr. A medida que as Guirlandas forem adquiridas, as mesmas serão substituídas por plotagens fotográficas artísticas o que possibilitará ao público apreciar durante todo o mês de Dezembro, a arte criada para o evento de ação social e solidária.

SERVIÇO: Exposição de Guirlandas Artísticas “GUIRLANDAS DO BEM” Local: Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas – 1º. PISO Endereço: Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 - Jd. das Américas Coquetel de Abertura: 04/12/2014 às 19h30min. Telefone: 41 – 3366-5885 Visitação: 05/12/2014 à 06/01/2015 - Horário comercial - Entrada Livre.

***O CANTO DE RENATA ROSA NA CAIXA CULTURAL*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, no dia 9 de dezembro, às 20 horas, show da cantora, compositora, rabequeira e percussionista Renata Rosa, última atração da Série Solo Música deste ano. Na segunda-feira, 08 de dezembro, às 15 horas, ela ministra um workshop de canto, com entrada livre, aberto ao público em geral. A cantora paulistana, radicada em Pernambuco, explica que o solo criado especialmente para a apresentação é formado por um universo de encontros poéticos. “As composições e improvisações têm em sua base uma influência forte da cultural popular: a linguagem poética e musical dos cocos, cirandas, cantos de trabalho, Jurema, polifonias vocais caboclas estão em franco diálogo com a inspiração que encontro em canções do médio-oriente e na música clássica”, explica. 

A cantora - Nascida em São Paulo, Renata Rosa descobriu sua linguagem musical na adolescência, ao se mudar para Recife. Ali, apaixonou-se pela música tradicional pernambucana e o som da rabeca de Luiz Paixão, que se tornaria seu mestre. O canto sinuoso e polifônico dos índios do Baixo São Francisco, o universo poético-musical da Mata Norte de Pernambuco e o interesse pela música do Norte da África, do Oriente Médio e da Península Ibérica compõem o mosaico de referências. Seu disco de estreia, Zunido da Mata, recebeu prêmios como o Choc de L’Année, do Le Monde de la Musique, e críticas favoráveis nas publicações francesas Coup de Couer, Bravo! e 5 Etoiles. Por Mantos dos Sonhos, o segundo disco, recebeu o Prêmio da Música Brasileira de Melhor Cantora Regional. 

Desde 2003, Renata Rosa realizou mais de 190 concertos na Europa, com destaque para sua apresentação no Museu do Louvre, Théâtre de la Ville e Théâtre des Bouffes du Nord (Paris) e Sala Flagey da Filarmônica de Bruxelas. Em 2014, além de nova turnê pela França, dividiu palco com Emily Loizeau, no MIMO 2014, em Olinda, Pernambuco. Renata Rosa também realiza trabalhos como atriz, entre eles, pode-se citar o papel da protagonista Maria Safira, na minissérie A Pedra do Reino, da TV Globo (2007), dirigida por Luiz Fernando Carvalho. 

Serviço: Show: Série Solo Música – Renata Rosa Local: Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 09 de dezembro de 2014 (terça-feira) Horário: às 20h Ingressos: Vendas a partir de 06 de dezembro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário